• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Iniciação Científica no Ensino Médio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Iniciação Científica no Ensino Médio."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção: Unidade: Depto de Matemática Título: Modalidade:

Iniciação Científica no Ensino Médio

Ano Base: 2016

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras Escolas da cidade e da região, Escolas Técnicas e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Três Lagoas.

Início: 01/01/2016

Término

Telefone: (18) 37431282, (18) 991359120

Email: jaime@mat.feis.unesp.br

Local de realização: Departamento de Matemática (DMAT). Laboratório de Ensino da Matemática (LEM).

Ensino Médio

Grande Área: Ciências Exatas e da Terra Educação Ano Inicial: Lattes: 31/12/2016

Identificação

Matemática http://lattes.cnpq.br/1404319585967080 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 2016

O ano de 2015 o projeto, ainda em fase de execução, está indo muito bem. Temos alunos da cidade de Ilha Solteira e o IFMS, Campus de Três Lagoas trabalhando diversos tópicos da Matemática,junto a seus orientadores. Acreditamos no seu bom andamento e por isso avaliamos ele de modo satisfatório, cumprindo-se as metas e objetivos traçados no início do ano. Por outro lado, já estamos preparando o evento de fim de ano onde serão apresentados todos os trabalhos que estão sendo executados.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Jaime Edmundo Apaza Rodriguez

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Ensino-Aprendizagem

(2)

Descrição Anexo

Trabalhos realizados em 2014 Estudo da Trigonometria e Aplicacoes PRONTO.ppt

Trabalhos realizados em 2014 Resumo_João_Unesp.docx Trabalhos realizados em 2014 Resumo_Gabrielle_Unesp.docx Trabalhos realizados em 2014 Resumo_Estela_Unesp.docx Trabalhos realizados em 2014 Resumo_Elias_Pedro_Unesp.docx

Trabalho apresentado no exterior Versão.Final.PERU.doc

Estrutura

Fundamentação Teórica:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – volume III (Brasil, 2000), o papel da Matemática nesse nível escolar é contribuir para que o aluno desenvolva processos de pensamento e adquira atitudes e hábitos que lhe sejam úteis não só no âmbito da própria Matemática, mas que também possam levar ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, gerando hábitos de investigação que possam formar uma visão abrangente e científica da realidade que os cerca.

A literatura que discute iniciativas de iniciação científica junto a alunos do Ensino Médio é recente e não abrangente. Nela, a maior parte dos estudos (por exemplo, Ferreira, 2003 e Mota, Souza e Andrade, 2005), discute experiências nos moldes no Programa PIBIC Jr do CNPq, em que um professor da universidade atua como orientador em um projeto de iniciação científica de um aluno do Ensino Médio.

Existem também estudos que discutem propostas inovadoras, em que o orientador do aluno do Ensino Médio é um professor da escola e o professor da universidade atua como colaborador neste processo (Santos Junior, Asbarh, Correia e Medeiros, 2013).

O que podemos apontar em comum em todos os estudos que analisamos é a contribuição dessas propostas não só para a formação do aluno do Ensino Médio, como para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos.

Mota, Souza e Andrade (2005) discutem a experiência de Iniciação Científica no ensino Médio, realizada junto ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, destacando que introduzir os alunos do Ensino Médio na prática da pesquisa científica, contribuiu para que esses alunos desenvolvessem habilidades como a mentalidade científica e criatividade dos alunos, estimulando os alunos a participar de eventos científicos e a publicar trabalhos e estimulando o professor orientador a formar equipes de pesquisa e contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmistificando a ciência e articulando pesquisa e ensino.

Santos Junior, Asbarh, Correia e Medeiros (2013) apontam que os projetos de iniciação científica no Ensino Médio permitem aos alunos o desenvolvimento da capacidade de realizar pesquisas escolares e das habilidades de leitura e escrita, despertando o interesse dos alunos pela investigação científica, tornando-os capazes de organizar a informação e o conhecimento adquirido de forma sistematizada e lógica, permitindo ao aluno desenvolver habilidades de comunicação e expressão por meio da apresentação de sua pesquisa.

Ferreira (2003) enfatiza que as propostas de iniciação científica no Ensino Médio não se restringem à acumulação de experiências individuais, mas que a relevância estratégica desse tipo de programa institucional leva os pesquisadores-orientadores a enfrentar questões e problemas próprios da educação, o que leva a discussões que podem resultar na formulação de propostas pedagógicas.

1) Despertar o interesse de alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática e pelo início na pesquisa.

2) Conduzir o aluno da Licenciatura a conhecer o ambiente escolar de forma mais Objetivos:

(3)

abrangente, permitindo o desenvolvimento de uma visão diferenciada do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.

3) Propiciar uma maior interação entre os alunos do

ensino médio (e portanto dos professores da rede pública, pais e cidadãos inseridos no processo) com alunos da licenciatura em Matemática e portanto, uma interação mais profunda com a universidade.

Cada aluno do curso de Licenciatura em Matemática poderá trabalhar com, no máximo, dois alunos do Ensino Médio. Uma vez escolhido o tema a ser desenvolvido, (escolha realizada em conjunto entre os alunos e o Coordenador) o trabalho será realizado, basicamente, em duas etapas. A primeira é uma fase de preparação do aluno sobre os conhecimentos básicos que precisará estudar e ter o domínio suficiente para logo encarar, numa segunda etapa, o estudo específico do assunto escolhido. Serão realizadas reuniões semanais entre os alunos e o Coordenador para resolver qualquer duvida e acompanhar o andamento dos estudos e portanto do projeto.

Metodologia:

Ferreira, C. A. Concepções da Iniciação Científica no Ensino Médio: Uma Proposta de Pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde. 1(1): 115-130. Fiocruz: Rio de Janeiro, 2003. Santos Junior, L. F.; Asbarh, R. S. F.; Correia, A. P.; Medeiros, M. C. L. A implantação de um projeto de Iniciação científica no ensino médio como estratégia para o desenvolvimento de competências e interesse dos alunos pela ciência. Anais do 2º Congresso Pesquisa do Ensino – Ciências e Biologia. Sinpro: São Paulo, 2013. Mota, L. M.; Souza, J. D.; Andrade, T. C. Qual o Papel da Iniciação Científica no Ensino Médio? – Uma Experiência no CEFETBA. Anais XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física: São Paulo, 2005.

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, v. III. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 18 junho 2012.

Referencias:

Ao final do projeto espera-se:

1. Contribuir a uma real interação escola-universidade.

2. Ter possibilitado o desenvolvimento da capacidade de orientação dos alunos do curso de Matemática e a capacidade de estudo/pesquisa do aluno orientando.

3. Ter despertando nos alunos do Ensino Médio o interesse pelo estudo constante e dedicado da Matemática, permitindo o desenvolvimento de uma visão diferenciada do processo ensino-aprendizagem para ambas as partes.

Resultados Esperados:

Janeiro a março de 2016:

Procura e seleção de alunos da Matemática interessados em participar do projeto; discussão dos possíveis tópicos a serem abordados e seleção final.

Março a junho de 2016:

Após determinarmos os temas que serão abordados junto aos alunos do Ensino Médio, os bolsistas e os alunos das escolas, realizarão um estudo dos conteúdos matemáticos que são pré-requisitos para a discussão dos temas escolhidos.

Julho a dezembro de 2016:

Desenvolvimento das atividades sobre os temas escolhidos e a elaboração de um relatório final (monografia).

Cronograma de Atividades:

Considerando os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), especialmente nas questões que abordam conteúdos matemáticos, podemos observar que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. Além disso, os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática que realizam estágio supervisionado nas escolas e os professores de Matemática da rede pública, nos relatam que há um grande desinteresse e desmotivação dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Matemática. Diante disso, e da mesma forma que há projetos de Iniciação Científica na Universidade, Release para

(4)

propomos o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica com alunos do Ensino Médio, como uma forma de estimulá-los no estudo de Matemática, promovendo um contato com a pesquisa científica. Como os alunos do Ensino Médio são orientados por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, nosso projeto também contribuirá para uma aproximação da Universidade com a escola e possibilitará os bolsistas o desenvolvimento de uma visão diferenciada dos problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática.

Busca-se através deste projeto que, o conhecimento presente na universidade, possa atingir as escolas da cidade e região para promover seu melhor desenvolvimento, visando uma formação de qualidade do aluno do ensino médio.

(5)

Participantes do Projeto

O projeto permite uma articulação com a comunidade educativa da cidade e/ou região, integrando discentes e docentes em um trabalho conjunto na formação diferenciada de alunos e com um futuro perfil de pesquisa.

O projeto envolverá como participantes (além do Coordenador, Vice-Coordenador e uma professora colaboradora):

1) 5 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. 2) 2 alunos de pós-graduação.

3) 4 Professores da rede pública de Ilha Solteira, 5 professores do IFMS, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, 2 professores de uma escola estadual em Avaí. 4) Um servidor técnico administrativo da UNESP,Ilha Solteira.

Nível de Exequibilidade

O projeto é divulgado no Curso de Matemática, nas escolas da cidade e região, no IFMS, Três Lagoas e uma escola próxima à cidade de Bauru. O projeto está sendo divulgado também através da mídia local e do jornal do Campus de Ilha Solteira, assim como nos jornais da cidade. Também temos contato com a Secretaria Regional de Ensino (Andradina) para conhecimento e divulgação dos interessados.

Ja temos colaboradores trabalhando em duas escolas da cidade, uma escola em Andradina, uma outra escola estadual em Avaí e no IFMS, Três Lagoas, MS.

Visibilidade para a Universidade

Temos realizado parcerias com três escolas, uma de Ilha Solteira, outra de Pereira Barreto e outra em Avaí para prestar colaboração realizando um reforço matemático dos seus alunos, via palestras com os seus professores.

O projeto esta sendo divulgado: 1) Na mídia da FEIS.

2) Cartazes elaborados para tal fim.

3) Nas escolas da cidade e regiões próximas, a través dos nossos colaboradores, via cartazes.

4) Nas redes sociais, por exemplo, FACEBOOK, WhatsApp, etc.

Indicadores de Impacto

Um dos objetivos é continuar a atingir o ámbito interno da universidade. Para o ano de 2016, além dos nossos bolsistas e alunos participarem de alguns eventos locais e/ou regionais, também pretendemos ir além, participando de eventos internacionais. Por exemplo, um resumo do projeto foi submetido, aprovado e apresentado em 2014 no VII Colóquio Internacional sobre Ensenãnza de las Matemáticas, na cidade de Lima, Perú, sendo muito elogiado e até intenções de imitar o nosso projeto para poder implementá-lo em escolas desse país.

Assim pretende-se dar continuidade a este indicador propondo novos trabalhos tanto a nível nacional quanto internacional para os próximos anos.

A nível interno, dentro da universidade, pretende-se fazer um trabalho em conjunto com o curso de Licenciatura em Física, a efeitos de estabelecer ações conjuntas que permitam motivar os alunos do ensino médio pelo estudo da Matemática e Física, pois temos notado nos últimos anos uma baixa procura por estes cursos assim como uma alta evasão dos mesmos.

Interno (no âmbito da Universidade)

(6)

Indicadores de Impacto

Durante estes 5 anos em que estamos desenvolvendo o projeto de extensão, vemos que os alunos bolsistas têm a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar. Enquanto no estágio supervisionado, muitas vezes, os alunos desempenham o papel de simples observadores das práticas escolares, por meio do projeto de extensão os bolsistas podem exercer um papel mais ativo e participativo no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, compreendendo as dificuldades dos alunos e desenvolvendo atividades que possam contribuir para a m o t i v a ç ã o d o s a l u n o s d o E n s i n o M é d i o e p a r a o aprofundamento dos conteúdos de matemática trabalhados nesse nível de ensino. Nesse processo de trabalho, ao orientar os alunos do Ensino Médio, os bolsistas passam a ter mais autonomia, desenvolvendo uma atitude de professor pesquisador, contribuindo, dessa forma, para uma formação profissional mais abrangente.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

Importância na Formação do Aluno

Os alunos bolsistas que atuam como orientadores dos alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar (o projeto político pedagógico da escola, os conteúdos matemáticos trabalhados nas diferentes séries, o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, as dificuldades de aprendizagem em Matemática dos alunos, o material didático utilizado na escola pública, etc). No estágio supervisionado, muitas vezes, os alunos desempenham o papel de simples observadores das práticas escolares. Por intermédio do Projeto de Extensão, os bolsistas podem exercer um papel mais ativo e participativo no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, compreendendo as dificuldades dos alunos e desenvolvendo atividades que possam contribuir para a motivação dos alunos do Ensino Médio e para o aprofundamento dos conteúdos de matemática trabalhados nesse nível de ensino. Nesse processo de trabalho, ao orientar os alunos do Ensino Médio, os bolsistas passam a ter mais autonomia, desenvolvendo uma atitude de professor pesquisador, contribuindo, dessa forma, para uma formação profissional mais abrangente.

Geração de Produtos e Processos

Até o momento, foram produzidos 11 trabalhos de Iniciação Científica:

1. Em que dia da semana Ilha Solteira foi fundada?

2. Uma breve História de um dos resultados mais usados no Ensino Médio.

3. A Matemática por trás das Frequências Sonoras. 4. Introdução à Aritmética e Criptografia.

5. Desenvolvimento de Jogos com alunos do Ensino Médio através de Estudos Dirigidos. 6. Relações Métricas no Triângulo Retângulo: Algumas Aplicações.

7. Aplicações das Funções Exponenciais e Logarítmicas. 8. A Trigonometria: Fundamentos e Aplicações.

9. A Aplicação da Geometria Analítica Plana no Ensino Médio. 10. Estudo das Cônicas e algumas Aplicações.

11. Introdução à Geometria Analítica utilizando o GeoGebra e algumas Aplicações.

Foram realizados 3 eventos:

I SICEM – Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio, 9 de dezembro de 2011.

II SICEM – Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio, 11 de dezembro de 2012.

III SICEM – Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio, 6 de dezembro de 2013.

(7)

IV SICEM – Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio, 12 de dezembro de 2014.

Foram apresentados 6 trabalhos em eventos:

Rodriguez, J.E.A.; Balieiro Filho, I. F.; Souza, N. R. INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES. In: II Congresso Nacional de Professores; XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia - SP. Anais do II Congresso Nacional de Professores; XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. São Paulo: Editora da Unesp, 2014. p. 4065-4072.

Rodriguez, J.E.A.; Balieiro Filho, I. F.; Souza, N. R. UNA ALTERNATIVA PARA APRENDER MATEMÁTICA EN EL COLEGIO: LA INICIACIÓN CIENTIFICA. In: Actas del VII Coloquio Internacional de Enseñanza de las Matemáticas. Lima: Editora , 2014. p. 574-580.

Rodriguez, J.E.A.; Balieiro Filho, I. F.; Souza, N. R. LA INICIACIÓN CIENTÍFICA COMO POSIBILIDAD PARA APRENDER MATEMÁTICA EN EL NIVEL SECUNDARIO. Em Anais do VII CIBEM, Montevideo, 2013. 8 páginas.

Rodriguez, J. E. A.; Balieiro Filho, I. F. ; Souza, N. R. Uma experiência com Projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio: Despertando o interesse dos alunos pela pesquisa Matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba, Brazil. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2103. v. 1. p. 1-8. Balieiro Filho, I. F.; Rodriguez, J. E. A. A INICIAÇÃO C I E N T Í F I C A C O M O P O S S I B I L I D A D E P A R A A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Atas do ProfMat 2012. Coimbra: APM, 2012.

Rodriguez, J. E. A. ; Balieiro Filho, I. F. ; Souza, N. R. A Matemática e a Construção da Cidadania. In: XI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2012, São José do Rio Preto. Anais do XI EPEM. São José do Rio Preto, 2012. p. 1-10.

Coerência entre Objetivos e

Fundamentação Teórica

Os objetivos da nossa proposta são:

1) Despertar o interesse de alunos do Ensino Médio pelo início à pesquisa e pelo estudo da Matemática.

2) Levar o aluno da Licenciatura a conhecer o ambiente e s c o l a r d e f o r m a m a i s a b r a n g e n t e , p e r m i t i n d o o desenvolvimento de uma visão diferenciada do processo de ensino e aprendizagem da Matemática e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.

Conforme a literatura sobre o tema, introduzir os alunos do Ensino Médio na prática da pesquisa científica, contribuiu para que esses alunos desenvolvam habilidades como a mentalidade científica e a criatividade dos alunos (Mota, Souza e Andrade, 2005), além de possibilitar o desenvolvimento da capacidade de realizar pesquisas escolares e das habilidades de leitura e escrita, despertando o interesse dos alunos pela investigação científica (Santos Junior, Asbarh, Correia e Medeiros, 2013).

Como enfatizamos no referencial teórico, segundo a literatura consultada, as iniciativas de iniciação científica no Ensino Médio contribuem para não só para a formação do aluno do Ensino Médio, mas também para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. No caso do projeto de extensão que estamos desenvolvendo, os alunos da licenciatura envolvidos são levados a enfrentar questões e problemas

(8)

próprios da educação, o que leva a discussões que podem resultar na formulação de propostas pedagógicas (Ferreira, 2003).

Em nosso projeto, a orientação dos alunos do Ensino Médio é realizada por alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Esse é um diferencial da nossa proposta em relação aos projetos dos quais encontramos relatos na literatura. Além disso, considerando o modelo de orientação que propomos, podemos afirmar que se estabelece uma relação mais próxima entre o orientado (aluno do Ensino Médio) e o orientador (aluno da Licenciatura), já que ambos têm linguagens e interesses em comum.

Portanto, há coerência entre os objetivos da proposta e a fundamentação teórica apresentada.

(9)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim O projeto envolve a participação efetiva da população

externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa e extensão, tendo atividades que não o caracterizam apenas como um curso ou um evento?

Sim Sim Sim

O projeto está bem redigido, possuindo coerência entre os

(10)

Quantidade Título

5 1. A INICIAÇÂO CIENTIFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMATICA NO ENSINO MÉDIO. 2. UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL MEDIANTE OS RESULTADOS DO ENADE 2011.

3. O ENSINO DA TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS.

4. LA INICIACIÓN CIENTÍFICA COMO POSIBILIDAD PARA APRENDER MATEMÁTICA EN EL COLEGIO.

5.UNA ALTERNATIVA PARA APRENDER MATEMÁTICA EN EL COLEGIO: LA INICIACIÓN CIENTIFICA.

Resumo em Eventos Internacionais

4 1) TRABALHANDO COM A TRIGONOMETRIA

2) TRABALHANDO COM FUNÇÕES EXPONENCIAIS E FUNÇÔES LOGARITMICAS

3) A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.

4) INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES. Resumo Expandido em Eventos

Nacionais

5 1. A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.

2. O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE ESTUDOS DIRIGIDOS. 3. INTRODUÇÃO À ARITMETICA: O LEMA DE EUCLIDES.

4. TEORIA DE CONJUNTOS, CONJUNTOS NUMERICOS, FUNÇÕES ELEMENTARES.

5. INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES. 6. A Iniciação Científica no Ensino Médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da Matemática. Apresentação de Trabalhos em

Eventos - oral Nacional

11 1. Em que dia da semana Ilha Solteira foi fundada?

2. Uma breve História de um dos resultados mais usados no Ensino Médio.

3. A Matemática por trás das Frequências Sonoras. 4. Introdução à Aritmética e Criptografia.

5. Desenvolvimento de Jogos com alunos do Ensino Médio através de Estudos Dirigidos.

6. Relações Métricas no Triângulo Retângulo: Algumas Aplicações. 7. Aplicações das Funções Exponenciais e Logarítmicas.

8. A Trigonometria: Fundamentos e Aplicações.

9. A Aplicação da Geometria Analítica Plana no Ensino Médio. 10. Estudo das Cônicas e algumas Aplicações.

11. Introdução à Geometria Analítica utilizando o GeoGebra e algumas Aplicações.

Monografias

(11)

Nome Email Participante Função

Participantes

Amanda Cantele Maffei amandamaffei@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

Andre Luiz da Silva ANDRE_LUIZ@ADM.FEIS.UNESP. Técnico Administrativo Colaborador

Carla Marilla Caldeirani Lino carlamarillaa@gmail.com Aluno Voluntário (sem

Caroline Madureiro Silva carolmadureiro@gmail.com Aluno Voluntário (sem

Douglas Matheus Gavioli Dias mgaviolidias@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

ELEN VIVIANI PEREIRA DA SILVA elen.xereta@gmail.com Externo Colaborador

FELIPE DELFINI CAETANO FIDALGO felipaomat@gmail.com Externo Colaborador

Fernanda Alves Ozório fernanda81238@aluno.feis.unesp.br Externo Colaborador

Inocencio Fernandes B Filho balieiro@mat.feis.unesp.br Docente Colaborador

Jaime Edmundo Apaza Rodriguez jaime@mat.feis.unesp.br Docente Coordenador

Nair Rodrigues de Souza nair@mat.feis.unesp.br Externo Colaborador

Renata Fenelon Palomo re_feneloon@hotmail.com Aluno Voluntário (sem

RENATO FERREIRA DE SOUZA renatoferreira_desouza@yahoo.com. Externo Colaborador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 5

Atividades previstas: 1) Preparação dos alunos das escolas nos pre-requisitos fundamentais e necessários da Matemática.

2) Estudo dirigido com os alunos das escolas, dando o suporte necessário para seu aprimoramento no estudo e compreensão da Matemática.

3) Reuniões periódicas com o Coordenador e alunos das escolas para observar o andamento do projeto.

4) Elaboração de relatórios mensais, final, e apresentação dos trabalhos que serão apresentados no evento de fim de ano.

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

6 educadores escolas rede pública

18 alunos UNESP ensino estudantes

15 alunos escolas rede pública

(12)

Detalhes dos Participantes

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Amanda Cantele Maffei

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Colaboradora nas atividades anuais do projeto. 4

Licenciatura em Matemática

Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

Especialização Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Andre Luiz da Silva

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Apoio na parte logistica do projeto, preparação do material para o projeto e no planejamento e execução do evento de fim de ano.

Faculdade de Engenharia Depto de Matemática 4 Graduando Nome : Aluno Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Carla Marilla Caldeirani Lino

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

30/12/2016 05/01/2016

Colaboradora nas atividades do projeto. 4

Licenciatura em Matemática

Curso:

(13)

Observação:

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Caroline Madureiro Silva

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Colaboradora na organização das atividades anuais do projeto. 4

Licenciatura em Matemática

Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Douglas Matheus Gavioli Dias

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Colaborador nas atividades inerentes do projeto. 4

Licenciatura em Matemática

Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

ELEN VIVIANI PEREIRA DA SILVA

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

30/12/2016 05/01/2016

Colaboradora nas tarefas auxiliares do projeto. 4

(14)

Observação: Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

FELIPE DELFINI CAETANO FIDALGO

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Colaborador na execução do projeto. 4 Instituição : UNICAMP Mestrado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Fernanda Alves Ozório

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista: Observação: 30/12/2016 05/01/2016 Colaboradora 4

Instituição : E.E. Dr. Anis Dabus

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Inocencio Fernandes B Filho

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Apoio em todas as tarefas inerentes ao projeto. Faculdade de Engenharia

Depto de Matemática

(15)

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Jaime Edmundo Apaza Rodriguez

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

31/12/2016 01/01/2016

Coordenar todas as atividades inerentes ao projeto, assim como estabelecer todos os contatos com o pessoal que trabalha no projeto e que se encontra fora da cidade de Ilha Solteira.

Faculdade de Engenharia Depto de Matemática 6 Doutorado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Nair Rodrigues de Souza

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Professora do IFMS e colaboradora em todas as atividades inerentes ao projeto.

4

Instituição : Insituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS

Graduando

Nome :

Aluno

Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Renata Fenelon Palomo

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

30/12/2016 05/01/2016

Colaboradora na organização das tarefas de cada aluno. 4

Licenciatura em Matemática

Curso:

(16)

Observação: Mestrado Nome : Externo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

RENATO FERREIRA DE SOUZA

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista: Atividade prevista:

Observação:

30/12/2016 05/01/2016

Professor de uma escola de Avaí e colaborador na preparação de alunos. 4

(17)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo Atividades academicas 30 25,00 750,00

Material de consumo material de estudo 3 32,00 96,00

Material de consumo Papel de impressão certificados 5 16,00 80,00

Material de consumo Pen-drive para armazenar dados 10 16,00 160,00

Transporte Terrestre Passagens para viagem dos professores do IFMS

4 30,00 120,00

Transporte Terrestre Viagem professores das escolas 2 200,00 400,00

Hospedagem/Alimentação Hospedagem e alimentação dos professores 6 150,00 900,00 Total: Total:R$ 0,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 2.506,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 2.506,00

(18)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 31/08/2015

Trata-se de um ótimo projeto, muito bem elaborado e escrito. A proposta integra ensino, pesquisa e extensão. A participação no projeto irá possibilitar o desenvolvimento da capacidade de orientação dos alunos do curso de Matemática e a capacidade de estudo e pesquisa para o aluno orientado, além de despertar nos alunos do Ensino Médio o interesse pelo estudo da Matemática, desenvolvendo uma visão diferenciada do processo ensino aprendizagem tanto para os alunos da graduação quanto do ensino médio.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho do Departamento de Matemática, em reunião no dia 18/09/2015. 18/09/2015 Aprovado Data da análise 18/09/2015 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

Trata-se de um projeto em continuidade e contempla todos os itens que fundamentam a extensão.

Conta com a participação de alunos de Ilha Solteira e IFMS de Três Lagoas atuando em diversos tópicos da Matemática. De avaliação do seu coordenador, o trabalho está sendo bem desenvolvido, cumprindo os objetivos propostos. Encontra-se em preparação um evento de fim de ano onde serão apresentados todos os trabalhos desenvolvidos até o momento.

Em vista de sua importância para a nossa unidade, manifesto-me favoravelmente à sua aprovação.

24/09/2015

Parecer Local

(19)

Bolsistas

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Table 7 presents the 20 features obtained using the GLCM, in which few chosen features have vital information regarding the tumor section, which further can be

O entrevistado após a pergunta feita pelo pesquisador receberá os cartões preenchidos com os atributos (e definições) e cartões em branco. Para responder as questões o

Em continuidade ao desenvolvimento da metodologia de Avaliação da Percepção dos Atributos para projetos, os atributos citados na lista acima, somados as