• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO de Atividades do PIBID de FILOSOFIA do ano de Sub-coordenadora: Profa. Fernanda Machado de Bulhões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO de Atividades do PIBID de FILOSOFIA do ano de Sub-coordenadora: Profa. Fernanda Machado de Bulhões"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO de Atividades do PIBID de FILOSOFIA do ano de 2011

Sub-coordenadora: Profa. Fernanda Machado de Bulhões

ESCOLA ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS HOMEM Supervisor: Clévio de Carvalho Lourenço

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL Supervisora: Rosa Ramos Regis da Silva

20 Bolsistas PIBID/CAPES: Alexandre de Oliveira Ferreira Ana Luíza Araújo Dias

Bruno Camilo de Oliveira

Cláudio Loureiro Pereira Guimarães Cloviana Carmoniza Bispo da Silva Débora Virgínia da Silva Salviano João Paulo Rodrigues dos Santos Josean Dantas

Leandro Soares Silva Magnum Luiz de Oliveira

Maiara Valesca do Nascimento Moreira Maria Izabel dos Santos Gomes

Paulo Henrique Bezerra Justino de Souza Pedro Danilo Galdino Vitor Pereira Roberto Alves de Almeida

Tarcísio Alves dos Santos Tiê do Nascimento Dantas

Luiz Geovanes Barbosa Rodrigues Diego Alyson Silva Costa

João Daniel Lopes Filho

6 Bolsistas PIBID/REUNI:

FRANCISCO EDUARDO DE OLIVEIRA CARLOS ALBERTO SILVA DE LIMA ELVIS CRISPIM DOS SANTOS SILVA THALLES ARTHUR SOUZA DE QUEIROZ DÂNIGUI RÊNIGUI MARTINS DE SOUZA WENDELL BARBOSA DO NASCIMENTO

(2)

AÇÕES:

- CRIAÇÃO de um blog: pibid-filosofia-ufrn.blogspt.com

O blog com seus vários links tem como principal objetivo servir como apoio aos professores de Filosofia do Ensino Médio, dispondo de artigos, sites de endereços de Revistas de Filosofia e diversos planos de aula e inclusive uma Proposta de Estrutura Curricular; a intenção é ser útil àqueles que irão dar aulas de filosofia sobretudo nas escolas públicas. O blog também contém o histórico do nosso pibid e suas realizações, eventos etc. O blog é sempre atualizado e segue expandindo seu conteúdo. Consideramos que a criação desse blog é de fundamental importância, pois nossa experiência pode servir para um número grande de docentes e também discentes.

- REUNIÕES SEMANAIS na UFRN

Essas reuniões periódicas são fundamentais para o desenvolvimento de nosso trabalho. Duas vezes por semana todo o grupo se reúne (coordenador, supervisor e bolsistas) em torno de 2 horas para realizar vários objetivos:

-planejar as ações na escola;

-debater sobre o que lá ocorre; em grupos pequenos preparar planos de aula e que serão depois apresentados aos demais e discutidos;

-planejar como as intervenções dos bolsistas nas aulas; escolher o material bibliográfico que servirá como base das aulas ministradas pelos supervisores com auxílio dos bolsistas naquele Bimestre;

-elaborar formas alternativas de docência como histórias em quadrinhos, jogos de memória.

-Há sempre uma preocupação de elaborar uma metodologia que realmente consiga tornar mais acessível, fácil e compreensível e, assim, mais prazeroso o difícil discurso da filosofia.

- Há sempre uma preocupação em produzir um material filosófico-pedagógico que fique permanente nas escolas e também no blog

OBS: Estas reuniões periódicas continuaram ocorrendo no período de greve dos professores.

- ATIVIDADES NA ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS HOMEM - Em cada sala atuaram em cada turma 2 a 3 bolsistas

- os bolsistas coordenaram o debate dos alunos que divididos em pequenos grupos escolheram para refletir uma determinada questão , por exemplo, “o que é liberdade?”

(3)

- Exibição de uma passagem do Documentário “Janela da Alma” de João Jardim e Walter Carvalho que trata da visão, do olhar humano, seguido de debate visando estimular os próprios alunos a refletirem sobre os temas abordados.

- Divisão dos alunos em pequenos grupos para a produção de um pequeno texto sobre um tema próximo a eles, um fato social ou cultural etc.

- Participação dos bolsistas na Feira de Cultura da escola.

- Apresentação de Palestras; como no período vespertino, o professor de filosofia teve problemas de saúde tendo que se ausentar, os bolsistas mais adiantados no curso fizeram palestras sobre temas básicos, como por exemplo “o que é filosofia?”.

- SELEÇÃO DE BOLSISTAS de INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Do dia 27/04 a 04/05 foi aberta na Secretaria do Curso de Filosofia inscrições para concorrer a 2 bolsas da CAPES e 6 REUNI. 14 alunos se inscreveram e foram entrevistados e avaliados pela Comissão de Seleção composta pela Profa. Fernanda M. de Bulhões e Prof. Cinara Nahra Leite. No dia 13 foi divulgado o resultado.

-SELEÇÃO de PROFESSOR SUPERVISOR do PIBID/FILOSOFIA

NO final de abril a Professora Rosa Ramos Regis da Silva participou e passou na seleção de Supervisor que ocorreu na Escola Estadual Winston Churchill substituindo o Prof. Adaécio Dias Lopes que lecionava, como o professor Clévio, na ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS HOMEM A formação da Professora Rosa Ramos Regis da Silva:

Graduação em Filosofia/Licenciatura na UFRN no ano de 2004, antes de acontecer uma Reforma na Estrutura Curricular do curso de Licenciatura que, seguindo a exigência imposta pelo MEC, acrescentou a carga horária de 400hs a serem (além das disciplinas obrigatórias de Estágio já oferecidas pelo Departamento de Educação). Entrou na grade curricular da Licenciatura 7 disciplinas obrigatórias de 4 créditos cada uma denominadas de Laboratório que têm como objetivo desenvolver as habilidades da Prática de Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Além destas disciplinas de prática, o licenciando também passou a ter que realizar 200 hs de atividade-científica-cultural, o que o obrigou a participar de eventos de Extensão que emitem certificados e comprovam as horas.

Como estou na UFRN desde 1996, participei como membro do Colegiado e depois como Coordenadora do curso desta Reforma Curricular e pude constatar que esta Reforma melhorou significativamente a formação dos alunos de Licenciatura. Conclusão: a professora Rosa se graduou em Licenciatura em Filosofia na UFRN quando o curso ainda não preparava bem o futuro professor para o Ensino Médio. Numa conversa franca e

(4)

objetiva, a própria Rosa falou das grandes dificuldades que teve ao assumir a função de professora da Escola Winston Churchil em março de 2009.

- ATIVIDADES NAESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHIL

A Escola fechou suas portas devido à greve dos professores do dia 3 de maio a 20 de julho, por isso a atuação dos bolsistas teve de fato início na escola em agosto. Como a professora Rosa informou que seus alunos dos três níveis do Ensino médio não conheciam nada a respeito de Filosofia e que mostravam um desinteresse pela disciplina, e como também a professora assumiu que tinha dificuldade em atrair a atenção dos alunos e fazer planos de aula de modo a motivá-los a se interessar pela disciplina, achei que a melhor forma dos bolsistas atuarem na escola era na sala de aula. De agosto a dezembro, cada um dos 16 bolsistas que atuam junto à professora Rosa adotou uma turma, se tornou uma espécie de padrinho desta e acompanhou a professora em todas as aulas (que é uma vez por semana) da turma adotada ministrando junto desta o conteúdo já previamente determinado. Acordamos (eu e a professora) que seria o mesmo conteúdo a ser dado em todas as turmas. Em nossas reuniões semanais planejamos, sob minha coordenação, o conteúdo das aulas para cada bimestre. Em geral, cada turma tem 7 aulas de filosofia por bimestre. No entanto, na prática, este número é alterado por motivos variados, principalmente porque, depois do recreio, os alunos não ficam na escola porque alguns professores de outras disciplinas faltam e eles não querem ou não agüentam esperar.

- OFICINA de PRODUÇÃO e CORREÇÂO de PROVAS com todos os bolsistas

Antes e depois do período de avaliação nas escolas, nossas reuniões semanais tiveram como principais objetivos: desenvolver nos bolsistas a habilidade de elaborar as questões das provas (de acordo com o conteúdo dado) e de avaliar as respostas dadas pelos estudantes. Os pibidianos leram as provas feitas, corrigiram a lápis e sugeriram uma nota, porém a responsabilidade pela avaliação é dos supervisores. Nas 20 turmas da professora Rosa em que os bolsistas atuam, como o conteúdo dado é basicamente o mesmo, a partir das sugestões de questões feitas pelos bolsistas, elaborei 2 provas (uma para as turmas que viram só Sócrates e outra que inclui Platão) para ser aplicada a todas as 20 turmas e servir como parâmetro para a produção de outras provas, a prova tem 6/ 7 questões, somente 2/3 de múltipla escolha. Com certeza, esta atividade foi bastante produtiva para os alunos da licenciatura, pois os aproximou da realidade concreta do ofício de professor. Houve reflexão e debate sobre a importância na elaboração das questões das provas. Chamei a atenção de que o Ensino de filosofia não deve ensinar e cobrar apenas um determinado

(5)

conteúdo objetivo, mas também deve estimular o raciocínio lógico, argumentativo, por isso introduzi na prova uma questão totalmente subjetiva, para a qual não há uma resposta certa, mas o que é exigido e avaliado é a argumentação utilizada para justificar a resposta dada. A questão por mim introduzida foi: Se você encontrasse com Sócrates (ou Platão) sobre o que você conversaria com ele? Justifique.

- EVENTO de EXTENSÃO - regional 16 hs: “Terceiro Encontro Integrativo do PIBID/UFRN – Filosofia” – 2 e 3 de julho - Todo o grupo PIBID/Filosofia participou do Encontro.

-No dia 2, manhã: conferência sobre “os desafios da formação de professores no Brasil atual”; tarde: exposição dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos do Edital 2007, que mostraram diversas formas de atuar, como jogos interativos.

NO dia 3, a programação (coordenada por mim) teve como participantes todo o grupo do PIBID/FILOSOFIA da UFRJ e também o grupo do PIBID/UERN, presentes o Coordenador, Prof. José Francisco das Chagas, a supervisora, Sueny Nóbrega, e três bolsistas.

- manhã, de 8:00 às 9:45: Apresentação do grupo do PIBID/UERN pelo Coordenador, o Prof. José Francisco das Chagas, a supervisora, Sueny Nóbrega, e três bolsistas; fizeram Comunicações mostrando o modo como trabalham e os resultados conseguidos na Escola; de 10:00 às 11:00: apresentação dos bolsistas e dos Supervisores do PIBID/UFRN, fazendo uma retomada do que foi já feito e 11:00 às 11:30: debate geral

-tarde, de 14:00hs às 16:00hs: “Oficina de planos de aula”

Prof. Dr. Markus Figueira da Silva. Analisou o modo de construção de alguns planos de aula, mostrando a pertinência ou não de alguns recursos utilizados; 16:15 às 18:00hs: Apresentação de uma Proposta de Plano de estrutura Curricular no Ensino Médio. Profa. Dra. Fernanda Bulhões. A proposta contém um plano curricular a ser ministrado nos três Níveis do Ensino Médio.

EVENTO - nacional 15hs: “II Simpósio ideia&mímeses: pensando o Brasil” - 24 a 26 de agosto - Coordenação: Fernanda Bulhões

O "II Simpósio ideia&mímeses: pensando o Brasil" foi o primeiro evento (gratuito) do DFIL que teve como proposta lançar a luz da filosofia sobre o pensamento de artistas brasileiros. O objetivo do evento foi promover a reflexão e o debate interdisciplinar sobre temas e autores nacionais, atraindo assim alunos dos cursos de Filosofia, Letras, Artes e de Humanas em geral. O evento contou com a participação de 10 professores da UFRN e 2 convidados externos, Prof. Dr. Wanderley C. de Oliveira (UFSJ) e em destaque a Conferência de abertura do Prof. Dr. Roberto Machado (UFRJ): "O teatro excessivo de Nelson Rodrigues". Todos os alunos vinculados ao

(6)

PIBID participaram como ouvintes do evento e receberam o certificado. EVENTO: “XXI Semana de Filosofia/10 anos de Pós-Graduação”: Filosofia e Alegria” – 4 a 7 de outubro - nacional 40hs . Coordenador: Sérgio Dela Savia. Coordenadora Adjunta: Fernanda Bulhões

A Semana de Filosofia constitui um evento tradicional do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Neste ano, o evento chega a sua vigésima primeira edição como expressão da produção do Curso de Filosofia. A XXI Semana de Filosofia pretende ser um evento de extensão capaz de reunir professores, pesquisadores, alunos e demais interessados com o objetivo de promover e divulgar a pesquisa e reflexão filosófica.

A maioria dos aulnos do PIBID participou e recebeu certificado.

EVENTO : “II EPOF”. Coordenação: Fernanda Bulhões. 4 a 6 de outubro - regional 9hs.

Este evento aconteceu em paralelo à XXI Semana de Filosofia e dá continuidade ao EPOF, no qual os estudantes da pós-graduação e da graduação têm um espaço para apresentar Comunicações. Foram realizadas 29 Comunicações, 5 de alunos do PIBID.

- ELABORAÇÃO (outubro e novembro) E PRODUÇÃO do

Jornal do

Adoidecente

(arquivo em anexo) O jornal do adolescente doido, porém decente!

1ª edição/Dez. 2011

Tema: Realidade e aparência: Nem tudo que parece é!

Corpo editorial:

Editora e redatora chefe - Fernanda Bulhões

Arte e capa - Fernanda Bulhões, Bruno Camilo e Magnun Luiz Diagramação - Bruno Camilo e Pedro Danilo

Artigos:

Você já parou para pensar? O duelo dos incertos. Fernanda Bulhões As imagens que enganam, Bruno Camilo

O poder da propaganda, Débora Salviano Matrix e a filosofia, Pedro Danilo

Fala aluno! Magnun Luiz Você sabia? Maria Izabel

História em Quadrinho: Maurício de Sousa

Contato ou sugestões:

http://www.adoidescente.jex.com.br Blog://pibid-filosofia-ufrn.blogspot.com/ Email: pibid_filosofia_ufrn@hotmail.com

A idéia de fazer o jornal surgiu em uma das reuniões quinzenais dos coordenadores dos subprojetos quando vi um jornal feito pelos colegas, um em A2, das Ciências Sociais, outro em A4, da Geografia. Adorei! Me dei

(7)

conta de que fazer um jornalzinho, com matérias pequenas, leves e interessantes para serem lidas pelos jovens alunos das escolas seria excelente.

Dei o nome ao jornal de O jornal do adoidecente; o jornal do adolescente doido, porém decente com o intuito de quebrar a resistência e os preconceitos que geralmente os jovens têm em relação à filosofia - disciplina recém introduzida nas escolas e considerada muito difícil, muito abstrata e que trata de assuntos que nada tem a ver com a realidade do cotidiano.

Nas nossas reuniões semanais falei com os bolsistas sobre a idéia de fazer o jornalzinho e os convidei a participar, de 26 bolsistas apenas 5 quiseram pois seria uma atividade extra, além das horas já destinadas ao pibid.

Depois de várias reuniões e descobertas, conseguimos editar em dezembro o primeiro jornal do adoidecente. Fiquei muito contente com o jornalzinho impresso, 4 folhas em A4, as letras e imagens em preto e a folha amarela, ficou lindo!!! E também baratinho. Os

O jornal aborda questões e filósofos relevantes da história da filosofia como também fala de assuntos atuais e familiares aos alunos do Ensino Médio. A linguagem utilizada é simples e de fácil compreensão, acompanhada de imagens para atrair a atenção dos jovens estudantes.

Os objetivos da produção deste jornalzinho (tipo cartilha) são vários:

- servir como material didático, inclusive o conteúdo do quarto bimestre é exatamente o que está na primeira edição do jornal. Foram impressos 220 jornais, para os bolsistas, para os supervisores, diretores, outros professores da escola e 35 ficam guardados na biblioteca da escola para ser usado nas turmas, passado para os alunos na aula e depois guardado novamente na escola, pois assim fica um material que pode ser reutilizado sempre. pois combinei com a professora Rosa que o conteúdo do quarto bimestre de todas as turmas deve ter como base os temas abordados nesta primeira edição.

- contribuir para que os bolsistas possam promover aulas usando uma metodologia mais criativa e lúdica.

- estimular os bolsistas a produzirem textos, pois estes precisam melhorar a escrita, tanto no aspecto argumentativo quanto no aspecto gramatical

- despertar a curiosidade dos alunos das escolas pelo saber filosófico mostrando que estudar filosofia não precisa ser uma tarefa chata, pesada e difícil. Ao contrário, conhecer as questões e os temas filosóficos pode ser muito interessante e até mesmo divertido.

- Como o jornal está disponível no nosso blog, ele pode ser utilizado por outros professores do Ensino Médio da rede pública.

Nesta primeira edição meus textos, que servem como uma espécie de introdução ao tema escolhido, foram:

(8)

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR?

Você já parou para pensar que, muitas vezes, nos sentimos super certos e convictos de algo e, para nossa surpresa, esse algo não é nada do que pensávamos? Você já parou para pensar que nem tudo que parece realmente é? Que nem tudo que reluz é ouro, que nem tudo que balança cai?

Pois é! É bom parar e repensar suas certezas porque nem sempre elas estão realmente certas. Às vezes, estamos iludidos e enganados sobre as coisas e sobre as pessoas. E saiba que a filosofia pode te ajudar a pensar sobre as coisas tão importantes do seu cotidiano e da sua vida.

O duelo dos incertos

Um: - Quem vem lá?

Dois: - Não sei, não dá para ver direito... Um: - Já sei, é João.

Dois - Não, não! Agora vejo bem, tenho certeza, é José, com seu boné.

Um: - Não, não! Vejo melhor que você. Tenho certeza absoluta: é João com seu violão. Dois: - Eu aposto o que você quiser!

Um: - Como eu não tenho dúvida, eu topo. Dois: - Faça a proposta!

Um: - Faça você primeiro! Dois: Não, faça você. Um: Não, você. (e assim vai...)

Três: - Vejam: quem chega, não é João com seu violão nem José com seu boné: é Teresa com sua beleza!!!

A segunda edição do jornal está prevista para fevereiro de 2012 e o tema será: O que é Filosofia? Serve para algo?

Observações da COORDENAÇÃO:

Como coordenadora do PIBID, desde março deste ano, quando entrei para substituir o professor Markus Figueira que se afastou para fazer o pós-doutorado, conheci a dura realidade das escolas e dos professores do estado e, mais especificamente no que diz respeito ao Ensino de Filosofia, que está de volta às escolas há pouco tempo, percebi que os PCN são bem úteis, orientam, mas deixam o professor muito solto, pois não há uma estrutura curricular bem determinada, com os conteúdos dos níveis pré-estabelecidos.

Com o objetivo de: 1- auxiliar os professores do PIBID; 2- delimitar os conteúdos a serem trabalhados como planos de aulas pelos bolsistas; 3- através do blog, auxiliar diversos professores de filosofia do Ensino Médio; elaborei uma PROPOSTA de ESTRUTURA CURRICULAR no ENSINO

(9)

MÉDIO que defini: Nível, Ementa, Filósofos, Conteúdo, Objetivos e Áreas, Cf. Anexo 2. O objetivo desta proposta éoferecer aos professores de filosofia uma orientação básica, que possa facilitar seu (difícil) ofício. Esta Proposta pode e deve ser adaptada para melhor servir na prática docente. CARACTERÍSTICAS da PROPOSTA:

- Compreende os três anos do Ensino Médio como um único curso formado por 12 BIMESTRES, uma unidade que deve contemplar (em linhas gerais) toda a história da Filosofia - Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea - e as subáreas mais relevantes: metafísica, ética, estética, teoria do conhecimento, lógica e política.

- O planejamento das aulas é feito por BIMESTRES, já que as avaliações devem ser bimestrais segundo as regras atuais do MEC. Os Bimestres nas Escolas Públicas são compostos de 8 AULAS, porém às vezes são 7 aulas. É preciso estar atento ao calendário. De 8 aulas separar 1 dia para avaliação, 1 para revisão, que é importante, ficam 6 (ou 5) aulas para apresentar os conteúdos. Como é inerente à filosofia o estímulo ao questionamento e ao debate, sem os quais seu ensino perde o sentido, os conteúdos não podem ser extensos pois o tempo de cada aula é de 50/45 minutos. - Vincular História da Filosofia a Temas/Conceitos, isto é, apresentar os principais filósofos da História da Filosofia e suas teorias fazendo referência a idéias e questões que permanecem atuais.

- Como é enorme a quantidade de filósofos e teorias é preciso escolher os mais relevantes, o que é sempre difícil e de certo modo subjetivo. Aqui, os filósofos e os conceitos relativos à Filosofia Antiga são trabalhados em 4 BIM (Nível 1) , os relativos ao período Medieval e Moderno em 4 BIM (Nível 2) e os relativos à Filosofia Contemporânea em 4 BIM (Nível 3). Ou seja, há se prioriza o período ANTIGO e o CONTEMPORÂNEO, pois o primeiro é a base de nossa cultura ocidental que funda a nossa forma de pensar e agir e o segundo diz respeito à realidade em que efetivamente vivemos.

- O professor deve usar uma metodologia que leve a reflexão filosófica para o universo conhecido e familiar dos alunos, desse modo, o universo tão distante, abstrato e complexo da filosofia torna-se mais próximo, mais acessível e, por isso, muito mais interessante aos alunos.

- A ênfase está na forma do modo de se pensar e não no conteúdo a ser aprendido. Ou seja, o mais importante é despertar o pensamento crítico, questionador e argumentativo, assim como estimular a capacidade de analisar e interpretar textos/discursos/ realidades – sejam de ilustres filósofos ou não.

Referências

Documentos relacionados

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Por intermédio da Tabela 10, derivada das curvas características de operação, é possível determinar os valores de “r” para razões toleráveis de qualidade iguais a 1 - 2 - 3