• Nenhum resultado encontrado

PARCERIA COM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS POS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARCERIA COM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS POS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Fotos

Jorge Sato, fotógrafo brasileiro que retrata o mundo com um olhar imprevisível e surpreendente. Campus RJ

Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 2º- andar Shopping Leblon – Leblon

22430-060 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil Campus SP

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184 – 15º- andar Vila Olímpia

04548-004 – São Paulo – SP – Brasil Campus BH

Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

30140-083 – Belo Horizonte – MG – Brasil Campus Aloysio Faria

Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

34000-000 – Nova Lima – MG – Brasil

www.fdc.org.br

atendimento@fdc.org.br 0800 941 9200

“O Terceiro Setor precisa beber nas águas da gestão profissional. Enquanto o mundo social careceu de ferramentas de gestão, o mundo privado desenvolveu forte cultura de gestão organizacional. Transferir e adaptar para o social as boas práticas de gestão profissional é o objetivo da FDC na Parceria com Organizações Sociais – POS. Para a Rede Cidadã, o mais importante nessa parceria com a FDC é o compartilhamento com outras organizações, é manter viva a lucidez da estratégia organizacional, a gestão de resultados e o desenvolvimento dos nossos líderes.” Fernando Alves Diretor Executivo Rede Cidadã

PARCERIA COM

ORGANIZAÇÕES

SOCIAIS — POS

Presença nacional,

reconhecimento mundial.

(2)

Saiba mais:

www.fdc.org.br atendimento@fdc.org.br 0800 941 9200 A parceria com a Fundação Dom Cabral é essencial para fortalecer o relacionamento

do ChildFund Brasil com outras organizações sociais, ampliando assim sua capacidade para troca de experiências com profissionais que vivenciam os desafios do desenvolvimento social. A capacitação dos nossos líderes é outra vantagem importante, pois investir em pessoas inovadoras e visionárias contribui para o alcance de resultados e sucesso da organização. Por meio da POS, conseguimos o apoio técnico e competente para o aperfeiçoamento de processos vitais e significativos para o ChildFund Brasil. Por fim, a excelência da marca FDC nos assegura que estamos no caminho certo. Gerson Pacheco

Diretor Nacional ChildFund Brasil

A parceria da Fundação Dom Cabral com o Instituto Ester Assumpção possibilitou a revisão do nosso planejamento estratégico de forma eficiente, bem como contribuiu para fortalecer nossa equipe em relação à nossa capacidade de gestão organizacional. Outro ponto importante dessa parceria é a possibilidade de conexão com outras organizações sociais e empresariais para a construção de uma nova visão sobre a atuação das organizações sociais no desenvolvimento de projetos sociais de forma sustentável. A FDC nos apresenta a todo momento ferramentas, novas ideias, temas atuais e competência na condução dos trabalhos com a nossa diretoria e a equipe do Instituto.

Oswaldo Ferreira Barbosa Júnior Superintendente

Instituto Ester Assumpção

“Estamos na Parceria com Organizações Sociais – POS desde 2011 e entendemos que essa participação nos possibilitou traçar o planejamento estratégico do Instituto IT Mídia, balizando metas e indicadores e capacitando a equipe em gestão. Além de ter otimizado nosso dia a dia, nos dando consistência de modo a alcançar resultados sociais mais sólidos, reduzindo a evasão dos bolsistas da faculdade e inserindo-os no mercado de trabalho de forma duradoura e perene.”

Adelson de Sousa Presidente Instituto IT Mídia

Campus Aloysio Faria

Conheça a Fundação Dom Cabral

Uma das melhores escolas de negócios

do mundo, pelo ranking de educação executiva

do Financial Times

Conexão entre teoria e prática, formação acadêmica com experiência empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há mais de 38 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos, em vários países. A FDC oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Inglaterra, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.

Nossa filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. A FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 35 mil executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa.

(3)

Parceria com Organizações

Sociais — POS

As Organizações Sociais têm exercido papel importante na realização de projetos que beneficiam a sociedade civil. Por isso, a FDC desenvolveu um projeto diferenciado: a Parceria com Organizações Sociais – POS. Através dessa parceria, oferece sua competência em gestão e formação de executivos para contribuir com a melhoria de resultados dessas organizações. Nosso desafio é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude. Para isso, é preciso que elas incorporem ferramentas de gestão ao seu dia a dia.

Cooperação entre Organizações Sociais

Nascida da experiência de Parceiros para a Excelência, o PAEX, metodologia de sucesso presente há 20 anos em empresas de médio porte, a POS é o Programa que a Fundação Dom Cabral dispõe para as Organizações Sociais interessadas na melhoria de sua gestão. Baseia-se na construção conjunta de conhecimento, por meio da troca de experiências entre organizações com características e objetivos comuns. A mediação da FDC reúne executivos das organizações, que discutem temas relevantes, trocam experiências e encontram soluções compartilhadas. Trata-se de um esforço focado na profissionalização da gestão de Organizações Sociais e na promoção de melhorias de resultados a médio e longo prazos, baseado na construção gradativa de conhecimento. Tudo para que as boas intenções sejam transformadas verdadeiramente em ações efetivas. O desejo da FDC aqui é ajudar cada organização a aperfeiçoar aquilo que faz de melhor: contribuir para a transformação da sociedade.

(4)

Cooperação que gera resultados

Participar da Parceria com Organizações Sociais – POS da Fundação Dom Cabral tem sido uma das melhores experiências vivenciadas pela equipe da Ramacrisna. Primeiro, porque é uma troca de conhecimentos realmente vivida pela equipe da instituição juntamente com os professores da FDC. Cada passo em direção à melhoria da gestão é compartilhado pelo grupo e implementado coletivamente. Isso faz com que todos sejam corresponsáveis pelos resultados obtidos, consolidando os laços profissionais e afetivos da família Ramacrisna. Participar da POS permitiu à Ramacrisna melhorar seu processo de gestão e a qualificação de seus colaboradores, cujo efeito é a otimização do uso dos recursos. Podemos citar alguns exemplos práticos resultantes da parceria: a Fábrica de Telas Ramacrisna, através da melhoria de gestão, adquiriu dois novos equipamentos automáticos, ampliou sua planta e aspira já neste ano ser a primeira no ranking em Minas Gerais. Conseguiu ampliar de 2010 para 2011 em 68% o número de pessoas atendidas, além de melhorar qualitativamente os serviços prestados. Possibilitou a primeira fusão entre uma organização social e uma grande empresa, levando para a Vilma Alimentos a produção e distribuição das Massas Ramacrisna, e através do recebimento dos royalties pelo uso da marca, aumentou a participação desse departamento nas atividades sociais. A competência dos profissionais da Fundação Dom Cabral surpreende e permite passos ousados e ao mesmo tempo consistentes na profissionalização da gestão da organização, aprimorando a cada ano os setores, os processos e os profissionais que atuam na administração.

Solange Botaro Vice-Presidente Ramacrisna

• Definição da estratégia de gestão da Organização Social com base em um modelo integrado.

• Estabelecimento de indicadores de performance.

• Acompanhamento periódico de metas.

• Redesenho dos processos com maior impacto nos resultados.

• Realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados.

• Melhoria nos resultados dos projetos. • Ampliação dos horizontes a partir

do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.

(5)

Dinâmica de funcionamento

A metodologia da POS é desenvolvida com o objetivo de melhorar a eficiência e otimizar resultados, e prevê uma série de reuniões de acompanhamento nas organizações, avaliações periódicas da performance e diversas outras ferramentas que possibilitam o acompanhamento sistemático do aprendizado, além de encontros com os demais parceiros, que fomentam a construção de soluções compartilhadas.

Trata-se de um Programa de longa duração (3 a 5 anos), que demanda um compromisso de mais longo prazo da organização parceira, a dedicação de tempo do principal dirigente e dos demais gestores para as atividades da parceria, a disponibilidade de participar do intercâmbio e a troca de experiências com as outras organizações participantes.

A união do conhecimento acadêmico com as práticas do dia a dia

O Programa da POS se desenvolve em torno de três eixos: Processo de Gestão, Conhecimento e Intercâmbio. MONITORIA INTERCÂMBI O REUNIÕES MENSAIS DE ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS AGM GESTÃO PROJETO ESTRATÉGICO CONHECIMENTO E PDD

(6)

Atividades

Processo de gestão

É o eixo central do Programa da POS e visa à implantação da metodologia de gestão por resultados. É desenvolvido separadamente com o grupo de gestores da Organização Social específica – presidente (principal dirigente), diretores e gerentes e envolve um processo sistematizado de reuniões, com a coordenação técnica de professores da FDC e utilizando ferramentas que possibilitem o aprendizado. São realizadas as seguintes etapas:

Projeto estratégico da instituição Desenvolvimento conjunto da visão de futuro da instituição, elaboração e implementação do planejamento estratégico, juntamente com a organização, com perspectiva de cinco anos.

Contrato de resultados

O contrato de resultados deriva do projeto estratégico, com as metas anuais estabelecidas.

Avaliações gerenciais mensais Acompanhamento e avaliação dos resultados das metas estabelecidas, verificação da tendência de seu alcance e redirecionamentos necessários de ações.

Monitorias

Momento em que professores especialistas da FDC e profissionais da organização parceira trabalham em conjunto, para a melhoria da gestão, unindo a teoria ao dia a dia das diversas áreas. A monitoria é feita de forma customizada e as metodologias de gestão são gradativamente implementadas, de acordo com as necessidades de cada organização. Além das ferramentas das áreas de finanças, marketing, pessoas, processos e projetos, também são implantadas ferramentas específicas para as Organizações Sociais, vinculadas ao seu planejamento estratégico, à avaliação de impacto de projetos sociais, mobilização de recursos e voluntariado.

(7)

Comitê de presidentes

Em um grupo restrito, formado pelo principal dirigente de cada organização parceira, são discutidos temas atuais e problemas comuns, promovendo o desenvolvimento e a integração da parceria. Grupo de dirigentes

Os dirigentes das organizações parceiras se encontram e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional. Esses encontros com os demais parceiros fomentam a construção de estratégias para a superação de dificuldades e de propostas inovadoras da organização.

Encontro anual da rede

Presidentes e principais gestores têm a oportunidade de intercâmbio com outras organizações e empresas, setores, países e culturas. O encontro é uma oportunidade para trocar ideias sobre cenários e subsidiar a elaboração do projeto estratégico. • Estratégia. • Marketing. • Finanças. • Pessoas. • Processos. • Projetos. Intercâmbio

O eixo Intercâmbio baseia-se na construção coletiva de conhecimento, por meio da troca de experiências entre organizações sociais que, mesmo tendo características específicas, estão comprometidas com a transformação de pessoas e comunidades. Essa construção, mediada pela Fundação Dom Cabral, reúne dirigentes das Organizações Sociais, promovendo discussões temáticas relevantes, troca de experiências, proporcionando, assim, a busca compartilhada por estratégias de gestão que contribuam para o sucesso institucional de seus programas e projetos. São realizadas as seguintes atividades:

Conhecimento

No eixo Conhecimento, os gestores das organizações participam do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD, em conjunto com dirigentes das outras organizações parceiras e executivos do PAEX – Parceiros para Excelência. Trata-se de um Programa de formação de 96 horas, dividido em seis módulos, com foco em gestão por resultados e ênfase em:

(8)

Exemplo de cronograma anual de atividades

A figura a seguir mostra um exemplo das atividades realizadas anualmente, com uma carga horária de 216 horas, com o propósito de levar as organizações parceiras a gerar os resultados previstos e esperados com o máximo de eficiência.

COMITÊ DE PRESIDENTES 4 a 8 horas GRUPO DE DIRIGENTES 4 a 8 horas GRUPO DE GESTÃO

Metodologias: Projeto Estratégico • Marketing • Processos • Finanças • Pessoas • Gestão e Avaliação de Projetos

GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE DIRIGENTES PDD 96 HORAS Atualização em conteúdos de padrão internacional Avaliação gerencial mensal 4h/organização Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial Estratégia organizacional16 horas

Gestão de pessoas 16 horas Gestão de processos 16 horas Gestão de finanças 16 horas Gestão de marketing 16 horas Gestão e avaliação de projetos 16 horas Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Avaliação gerencial mensal 4h/organização Avaliação gerencial mensal 4h/organização Avaliação gerencial mensal 4h/organização Revisão projeto estratégico M éd ia 4 0 h or as Revisão projeto estratégico Revisão projeto estratégico Atualização em conteúdos de padrão internacional Discussão de temas e problemáticas comuns Atualização em conteúdos de padrão internacional Atualização em conteúdos de padrão internacional Discussão de temas e problemáticas comuns

(9)

COMITÊ DE PRESIDENTES 4 a 8 horas GRUPO DE DIRIGENTES 4 a 8 horas GRUPO DE GESTÃO

Metodologias: Projeto Estratégico • Marketing • Processos • Finanças • Pessoas • Gestão e Avaliação de Projetos

GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE DIRIGENTES PDD 96 HORAS Atualização em conteúdos de padrão internacional Avaliação gerencial mensal 4h/organização Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial Estratégia organizacional16 horas

Gestão de pessoas 16 horas Gestão de processos 16 horas Gestão de finanças 16 horas Gestão de marketing 16 horas Gestão e avaliação de projetos 16 horas Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Monitorias em

organizações 4h/organização mensal 4h/organizaçãoAvaliação gerencial

Avaliação gerencial mensal 4h/organização Avaliação gerencial mensal 4h/organização Avaliação gerencial mensal 4h/organização Revisão projeto estratégico M éd ia 4 0 h or as Revisão projeto estratégico Revisão projeto estratégico Atualização em conteúdos de padrão internacional Discussão de temas e problemáticas comuns Atualização em conteúdos de padrão internacional Atualização em conteúdos de padrão internacional Discussão de temas e problemáticas comuns

(10)

Minas Gerais:

Annis Design ASMARE

Associação Divina Providência Assoc. Alphaville Lagoa dos Ingleses ASSPROM

CEP Voluntários Vale ChildFund Brasil Corpo Cidadão CTA-ZM FAENOL Fundação Doimo Fundação Guairá

Fundação Hospital de Olhos Hospital da Baleia

INOT

Instituto Ester Assumpção Instituto Kairós

Instituto Minas pela Paz Instituto Sérgio Magnani ISTA

Olympico Club Museu dos Brinquedos NAEPT Projeto Providência Ramacrisna Rede Cidadã Revista Ecológico Shopping Uai Transportadora Figueiredo VERDENOVO BA, ES, RJ, SP e SC : Abrale APAE SP APAE Salvador Bairro da Juventude Celafiscs CIEE - ES CUFA Fundação Bachiana IMAPOR Instituto IT Mídia Instituto João XXIII V.I.D.A.S.

Algumas organizações

Referências

Documentos relacionados

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,

Para atingir o objectivo pretendido, que é saber quais as diferenças entre os resultados dos esforços e das armaduras numa laje vigada de betão armado obtidos a partir

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

7 Se o registo provisório por natureza de aquisição de direito ou de constituição de hipoteca voluntária necessariamente postula a ulterior titulação do negócio através

Assunto: Pedido de registo de aquisição provisória por natureza (artigos 2.º, n.º 1, a), 47.º, n.ºs 1 e 4 e 92.º, n.º 1, g) e n.º 4, todos do Código do Registo Predial) de 25%

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

A decisão de integração do mHealth nos sistemas de saúde levanta questões relacionadas com a natureza dos serviços a serem fornecidos, viabilidade financeira das

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura