• Nenhum resultado encontrado

Recuperação Semestral de Biologia 2018 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da recuperação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recuperação Semestral de Biologia 2018 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da recuperação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Recuperação Semestral de Biologia

2018

Nome: _____________________________________nº ______ 1o​ Ano ________ Disciplina:_________________________ Professor: Soraia, Tales, Glauco, Thierry e Danilo.

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue.

2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os ​trabalhos deverão ser ​entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

5. Lembre-se a recuperação não é uma punição, o objetivo dela é te ajudar a estudar melhor ,com mais clareza e segurança. Conte com seus professores e monitores nesse processo. Estamos juntos.

Conteúdos da recuperação

Origem da vida

Evolução

Classificação dos seres vivos

Botânica

Vírus

Bactérias

Protista

Objetivos da recuperação

A recuperação semestral tem como objetivo suprir todas as defasagens de conteúdos que

são muito importantes para a continuidade do 2º semestre e do curso de Biologia. Rever

conteúdos e exercitar é uma maneira muito importante para resolver essas dificuldades.

Aproveite esse momento e se dedique o máximo que você puder.

Descrição do trabalho

Após rever o conteúdo, resolva os exercícios escolhidos do nosso livro didático.

(Sônia Lopes e Sérgio Rosso). BIO volume Ùnico. Também resolva os exercícios

selecionados por seus professores.

(2)

FRENTE 1( 2º momento)

Pág. – 124 ( Exercícios 3 e 4)

Pág. _ 356 ( Exercício 3)

FRENTE 2( 2º momento)

Pág. – 375 ( Exercícios 3 e 6)

Pág. _ 389 ( Exercício 4)

3º Momento frente 1 e frente 2

1​. ​(​UNICID - Medicina) Os coacervados são estruturas microscópicas, esféricas, circundadas por moléculas orgânicas, conforme mostra a imagem.

Essas estruturas, estudadas pelo pesquisador russo Aleksandr Oparin, representariam uma etapa importante para a teoria sobre o processo que deu origem à vida na Terra.

a)Quais moléculas orgânicas constituem os coacervados? Qual a importância dos coacervados para a teoria sobre a origem da vida?

b)O processo de origem da vida, por meio da formação dos coacervados, se aproxima mais das ideias defendidas pela biogênese ou pela abiogênese? Justifique sua resposta.

2​. ​(​FUVEST​) Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibiótico.

a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução. b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.

3​. ​(Fac. ​SANTA MARCELINA - Medicina) As figuras ilustram dois órgãos homólogos: uma asa de morcego e uma nadadeira de baleia.

(3)

a) O que são órgãos homólogos?

b) Por que os órgãos homólogos são considerados evidências da evolução biológica? Cite outra evidência evolutiva que não seja homologia entre órgãos.

4. (​UFPR​) O atobá-pardo é uma ave marinha com ampla distribuição em diferentes partes do globo. Seu nome comum varia muito de lugar para lugar, como, por exemplo, “brown booby” (Estados Unidos), bruinmalgas (África do Sul), alcatraz (Portugal) e “bruine gent” (Holanda), entre outras denominações. Tendo em vista essa diversidade de nomes, parece irônico que cientistas busquem utilizar ainda mais um nome – Sula leucogaster – para se referir a essa espécie. Discorra sobre as vantagens do uso do nome científico.

5. (​UFES​) Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. Os vírus são organismos bastante peculiares em relação à sua estrutura corporal e à sua reprodução e, muitas vezes, não são considerados seres vivos. No que se refere aos vírus, explique

a) o que diferencia o corpo de um vírus do corpo dos demais organismos vivos; b) como se reproduzem os vírus de RNA;

c) o motivo pelo qual parte da comunidade científica não considera vírus como ser vivo.

6. (​FUVEST​) Duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns são a uretrite não-gonocócica que, tudo indica, é causada pela ​Chlamydia trachomatis e o herpes genital, causado pelo ​Herpes

simplex

. A tabela a seguir compara algumas características desses dois agentes infecciosos.

a) Esses organismos são vírus, bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas ou animais? Justifique sua classificação com base nas características mencionadas na tabela.

b) Esses dois agentes infecciosos indicados podem ter seu crescimento populacional representado pelo gráfico acima? Justifique sua resposta.

(4)

4º momento frente 1 e frente 2

FRENTE 1

1​.​ (Ufjf-pism 3 2016) A borboleta lua-azul, ​Hypolimnas bolina

​ , habita as ilhas Samoa e estava

sendo atacada por um parasito que destruía apenas embriões do sexo masculino, o que causou um sério desequilíbrio entre os sexos. Os machos chegaram a representar apenas da população de borboletas. No entanto, após dez gerações, o sexo masculino voltou a representar da

população de borboletas. O aumento da proporção de machos não se deve ao desaparecimento do parasito, pois ele ainda estava presente, mas não era mais letal aos embriões do sexo masculino.

http://misterioscuriosidades.blogspot.com.br/2013/06/8-exemplos-que-evolucao-continua-em-acao. html a)​ ​Com base na Teoria Sintética da Evolução, quais os fatores evolutivos permitiram que a

população de machos se restabelecesse?

b) Se essa população resistente ao parasito fosse isolada geograficamente, por um longo período de tempo, de outras populações da mesma espécie que não sofrem o ataque deste parasito, o que iria acontecer? Qual o processo evolutivo responsável?

c) Como no exemplo da borboleta lua-azul, indivíduos de uma mesma população apresentam características diferentes. Quais os mecanismos responsáveis por gerar essa variação entre os indivíduos?

2​.​ (Fuvest 2015) No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais.

Considere a classificação tradicional das plantas em algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

a) Qual(is) desses grupos de plantas independe(m) da água para a fecundação? Que estrutura permite o encontro dos gametas, em substituição à água?

b) As briófitas, primeiro grupo de plantas preponderantemente terrestre, têm tamanho reduzido. As pteridófitas, surgidas posteriormente, são plantas de grande tamanho, que chegaram a constituir extensas florestas. Que relação existe entre o mecanismo de transporte de água e o tamanho das plantas nesses grupos?

3​.​ (Uerj 2015) As principais etapas do ciclo de vida de um vegetal encontrado nos dias de hoje estão representadas no esquema a seguir. Nele, as letras A, B e C correspondem aos tipos de divisões celulares que ocorrem durante o desenvolvimento desse vegetal.

Sabendo que a fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito, identifique o tipo de ambiente em que frequentemente é encontrado esse vegetal, justificando sua resposta.

(5)

Indique, também, a letra correspondente ao tipo de divisão celular desse vegetal na qual ocorre a meiose, justificando sua resposta.

FRENTE 2

4​.​ (Ufc 2009) Leia os termos a seguir, que constituirão as respostas da questão.

Conjugação - Transdução - Transformação - Pelos sexuais - Plasmídeo - Mutação - Antibiótico - Parede celular

Analise as assertivas, que versam sobre microrganismos, associe as expressões em destaque nelas contidas a um termo descrito acima e transcreva-o.

ASSERTIVAS

a.1) Em um determinado experimento, placas de Petri contendo meio de cultura foram cultivadas com microrganismos. Passado certo período, bactérias começaram a colonizar tal placa. Porém, em regiões próximas aos microrganismos inicialmente cultivados na placa de Petri, ​algo

presente no meio​ impediu o crescimento bacteriano.

b.1) A aquisição de resistência pode se dar geneticamente ​sem interação com outros

microrganismos​.

c.1) A recombinação gênica em bactérias pode proporcionar resistência a antibióticos, ​envolvendo

apenas dois organismos vivos​.

d.1) Um dos tipos de diagnose bacteriana é o método de coloração de Gram. Entretanto, as micoplasmas não apresentam a ​estrutura detectada por esse método​.

d.2) A análise ultraestrutural dessas bactérias revela uma ​estrutura genética​ que as agrupam no Domínio Bacteria.

e.1) A bactéria ​Staphylococcus aureus

​ apresenta-se como importante contaminante em infecções

hospitalares. Alterações no padrão de resistência destes microrganismos podem estar relacionadas à ​ação de bacteriófagos​.

f.1) Em biotecnologia, um gene de interesse pode ser introduzido em ​Escherichia coli

​ através da

absorção de dna presenta em meio cultivado​.

f.2) Por meio de ​estruturas ligantes de origem protéica​, a ​E. coli

​ ...

f.3) ... ​transfere naturalmente​ o gene de interesse para ​Agrobacterium

​ , bactéria utilizada como

vetor natural de manipulação genética de plantas. f.4) Para tanto, a ​E. coli

utiliza, como vetor, ​material genético​ disperso no citoplasma.

TERMOS ASSOCIADOS a.1) _____________________________ b.1) _____________________________ c.1) _____________________________ d.1) _____________________________ d.2) _____________________________ e.1) _____________________________ f.1) ______________________________ f.2) ______________________________ f.3) ______________________________

(6)

f.4) ______________________________

5​.​ (Ufjf 2012) Em 2010 e início de 2011, a imprensa noticiou a existência de uma superbactéria, a Klebsiella pneumoniae carbapenemase

​ (KPC), como responsável pela morte de várias pessoas. A

KPC está restrita a ambientes hospitalares e os pacientes imunologicamente debilitados são os mais suscetíveis a ela. Nos últimos anos, algumas bactérias têm se revelado resistentes à maioria de antibióticos, como a KPC, com capacidade de transmitir a resistência aos seus descendentes, além de enviarem através de seu material genético essa informação para bactérias vizinhas, as quais “aprendem” a se defender dos ataques dos antibióticos.

Com relação às bactérias:

a) Em qual dos reinos, segundo Whittaker ou Margulis e Schwartz, as bactérias se encontram? b) Qual das figuras abaixo (A e B) corresponde a uma célula de bactéria? Cite DUAS características

morfológicas que definam esse tipo de célula.

c) Como as bactérias resistentes a antibióticos transmitem a resistência aos seus descendentes? d) Nem todas as bactérias são patogênicas, algumas desempenham papéis importantes na

manutenção da vida na Terra, destacando-se a transformação do gás nitrogênio em uma forma assimilável pelos seres vivos, assim como seu retorno para a atmosfera. Cite o nome das QUATRO etapas desse ciclo.

6​.​ (Unicid - Medicina 2016) Responda:

a) As bactérias podem realizar um ou mais tipos de reações químicas, tais como fermentação, quimiossíntese, respiração celular ou fotossíntese. De acordo com a reação realizada, as bactérias podem ser divididas em dois grupos, conforme o tipo de nutrição: autotróficas e heterotróficas. Dentre as reações citadas, quais delas relacionam-se exclusivamente com o tipo de nutrição autotrófica?

b) Dentre as bactérias aeróbicas, anaeróbicas facultativas e anaeróbicas obrigatórias, qual teria maior chance de sobrevivência no meio ambiente? Justifique sua resposta

5º momento frente 1 e frente2

1​.​ (Uema 2016) O Reino Plantae​

​ é representado por mais de espécies, cuja história

evolutiva foi marcada pela grande capacidade adaptativa na conquista gradual e extensa do ambiente terrestre, durante a qual as plantas desenvolveram estruturas e mecanismos especiais capazes de superar problemas como a perda de água para o ar e a garantia da fecundação. A árvore evolutiva abaixo representa o surgimento de algumas dessas características, mostrando que a longa história evolutiva das plantas envolveu vários passos.

(7)

Após analisar a árvore, explique cada passo evolutivo característico das embriófitas, traqueófitas, espermatófitas e antófitas.

2​.​ (Ufba 2006) As plantas exerceram um papel essencial no cenário da evolução. Ao colonizarem a Terra há aproximadamente 430 milhões de anos, elas abriram o caminho para os animais e para os primeiros ecossistemas terrestres. A figura I ilustra ​Pecopteris miltani

​ (fóssil, 390 milhões de anos) e

Dryopteris filix-mas

(atual), e a II mostra um cone fossilizado (240 milhões de anos) e ​Picea abies

(atual).

A partir dessas informações e da análise das figuras, identifique os grupos representados e indique a característica que marca a transição entre eles, destacando a importância do registro fóssil para a consolidação da Teoria da Evolução.

3​.​ (Ufg 2005) As briófitas e as pteridófitas são vegetais característicos de ambientes úmidos. a) Explique como ocorre o transporte da água no interior desses organismos.

b) Apresente uma razão para o fato de as briófitas serem consideradas organismos importantes na dinâmica das comunidades.

4​.​ (Unicamp 2013) A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo

científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos.

A doença de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro

(8)

a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa.

a) Indique o agente causal da doença de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por Chagas. b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria

possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?

5​.​ (Udesc 2009) O artigo "Algas que movem motores" publicado na revista ​Super Interessante

​ ,

edição 256 de setembro de 2008, registra que as microalgas de águas salinas do Nordeste brasileiro estão sendo estudadas como possíveis biocombustíveis. "... as microalgas que nem sequer são visíveis a olho nu, quando coletadas e tratadas, podem gerar biodiesel com alta produtividade". Com base na informação acima:

a) Descreva as três principais características das algas. b) Qual é o papel ecológico das algas?

c) Cite duas outras matérias primas utilizadas na produção de biocombustíveis.

6​.​ (G2 1996) Analisando o esquema adiante que representa o ciclo vital de uma alga haplobionte (N) e com genoma igual a 8 cromossomos, responda:

a) Quantos cromossomos apresentam as estruturas I e II, respectivamente?

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Foi relatado que pacientes com doença de Parkinson tratados com agonistas dopaminérgicos e outros tratamentos dopaminérgicos como entacapona em associação com levodopa,

Algas unicelulares, bactérias, protozoários e fungos Whittaker Animalia Plantae Protista Fungi Monera Animais Plantas Algas, Protozoários Fungos Procariotos Woese Archaea

(UNESP) A fórmula "em bastão" abaixo representa um hidrocarboneto. b) Escreva a fórmula estrutural e dê o nome oficial de um hidrocarboneto de cadeia acíclica e normal que

número atômico Compreender que átomos de mesmo número atômico apresentam propriedades químicas semelhantes Perceber que a distribuição de elétrons não se dá por ordem

Mesmo assim, continua a poder utilizá-lo para recolher dados da sua actividade, mas não o pode utilizar em sessões de treino com um sensor de frequência cardíaca nem sincronizar

RECUPERAÇÃO FINAL Linguagem verbal e não verbal Variedade

Lemgruber (2000) também desenvolveu um levantamento de Teses e Dissertações sobre o ensino de Ciências físicas e biológicas no Ensino Fundamental e Médio,

de curso do Bacharelado em Produção Cultural, um egresso do curso que nem atua na área pode ser convidado para compor bancas de TCC. O conselheiro André Silva informou que