• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL"

Copied!
119
0
0

Texto

(1)

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Profa. SELMA SANTOS

Selma.santos1@hotmail.com CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN

MINISTÉRIO DA

PREVIDÊNCIA SOCIAL

MINISTÉRIO DA

FAZENDA

CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS - CNSPPRIVADOS - CNSP CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - CNPC

BACEN

CVM

SUSEP

PREVIC

Instituições financeiras captadoras de Demais instituições financeiras Bancos de câmbio Outros intermediários financeiros Bolsa de Mercadoria &Futuros Bolsas de Valores Resseguradores Sociedades seguradoras Sociedades de capitalização Entidades abertas de previdência complementar Entidades fechadas de previdência complementar (FUNDOS DE PENSÃO) CRSFN

CRSNSP

CRPC

IRB-BRASIL RE Ó RG Ã O S N O R M A TIV O S EN TID A D ES SU PER V IS O R A S

OP

ERA

D

ORE

S

Outros intermediários financeiros (recursos de Companhia abertas Administrador de carteiras de valores

SEGMENTAÇÃO DO SFN

(2)

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de regulação por instituições financeiras e auxiliares, públicas e privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Com relação ao SFN julgue os itens a seguir.

01 – A área operativa do SFN é formada pelas instituições financeiras públicas e privadas, que atuam no mercado financeiro. ( V )

VERDADEIRO – HÁ INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS 02 - A área normativa do SFN tem como órgão máximo o Banco Central do Brasil (BACEN). (F)

FALSA – O ÓRGÃO NORMATIVO MÁXIMO DO SFN É O CMN 03 - São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas públicas e privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. (V )

VERDADEIRO – É LETRA DE LEI. ESTA É A DEFINIÇÃO QUE ESTÁ NO ART. 17 DA LEI 4.595, DE 31.12.1964

04 - O SFN atua na intermediação financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que estão superavitários, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários, com falta de dinheiro. (V )

VERDADEIRO – ESTA É A INTERMEDIAÇÃO: O AGENTE SUPERAVITÁRIO TRANSFERE RECURSOS PARA O AGENTE DEFICITÁRIO

05 - O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma das principais entidades supervisoras do SFN. (F )

FALSA – O BNDES É UMA ENTIDADE OPERADORA DO MERCADO

06 - Há dois grandes grupos de entidades no SFN; o subsistema normativo, que trata da regulação e da fiscalização e o subsistema operativo, que trata da intermediação do suporte operacional e da administração. (V )

VERDADEIRO – PARA A BANCA CESPE.

NO ENTANTO, O SITE DO BACEN CONSIDERA TRÊS SUBSISTEMAS: ÓRGÃOS NORMATIVOS, ENTIDADES SUPERVISORAS E ENTIDADES OPERADORAS.

Conceito de INSTITUIÇÃO FINANCEIRA LEI 4.595/64 –ART. 17

(3)

07 - O SFN é administrado por 8 diretores, todos nomeados pelo Presidente da República, por indicação do Ministro da Fazenda, com mandato de 4 (quatro) anos, podendo serem

reconduzidos uma única vez. (F )

FALSA – O SISTEMA FINANCEIRO NÃO TEM CORPO DIRETIVO 08 - O SFN é composto exclusivamente pelas instituições financeiras públicas, sob a coordenação do Banco Central do Brasil. (

F

)

FALSA – CUIDADO COM AS EXPRESSÕES “EXCLUSIVAMENTE”, “SOMENTE”, “APENAS”, ETC. O SFN É COMPOSTO TAMBÉM PELAS IF PÚBLICAS, MAS NÃO SOMENTE POR ELAS.

09 - O SFN tem como órgão executivo o Conselho Monetário Nacional, cujo presidente é o Ministro da Fazenda. (

F

)

FALSA – O CMN NÃO EXECUTA NADA. ELE DÁ AS DIRETRIZES

10 - As instituições financeiras não monetárias, não

integram o SFN, visto que elas não emitem a moeda

escritural. (F

)

FALSA – AS IF NÃO MONETÁRIAS INTEGRAM, SIM, O SFN 11 - BRB-CESPE - 2011

A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item a seguir.

Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.

1. Certo 2. Errado

FALSA – OS ERROS ESTÃO NAS PALAVRAS:

1) “EXECUÇÃO DESSAS POLÍTICAS”: O CMN FIXA AS DIRETRIZES DA POLÍTICA MONETÁRIA

MAS NÃO EXECUTA

A POLÍTICA MONETÁRIA. QUEM EXECUTA A POLÍTICA MONETÁRIA É O BACEN;

2) “FISCALIZÁ-LAS”: FISCALIZAR É FUNÇÃO DO BACEN.

12 - CESPE/BB/Escriturário/2008

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de regulação, instituições financeiras, instituições auxiliares públicas e privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN, julgue os itens a seguir.

(V ) Há dois grandes grupos de entidades no SFN: o subsistema normativo, que trata da regulação e da fiscalização, e o subsistema operativo, que trata da intermediação, do suporte operacional e da administração.

VERDADEIRO – PARA A BANCA CESPE.

NO ENTANTO, O SITE DO BACEN CONSIDERA TRÊS SUBSISTEMAS: ÓRGÃOS NORMATIVOS, ENTIDADES SUPERVISORAS E ENTIDADES OPERADORAS.

(4)

13 - O SFN atua na intermediação financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que estão superavitários, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que ,estejam deficitários, com falta de dinheiro. (V )

VERDADEIRO – ESTA É A INTERMEDIAÇÃO: O AGENTE SUPERAVITÁRIO TRANSFERE RECURSOS PARA O AGENTE DEFICITÁRIO

14 - O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma das principais entidades supervisoras do SFN. (F )

FALSA – O BNDES É UMA ENTIDADE OPERADORA DO MERCADO

15 -BACEN/ANALISTA/2002 – COM ADAPTAÇÕES

Na atual estrutura do Sistema Financeiro Nacional, sobre a competência exclusiva para a emissão de moeda, julgue os itens abaixo:

(F) Tesouro Nacional

(F) Ministério do Planejamento (F) Casa da Moeda

(V) Banco Central do Brasil

(F) Superintendência da Moeda e do Crédito

16- BACEN/ANALISTA/2002- COM ADAPTAÇÃO

Sobre as instituições que podem captar recursos por meio de depósitos à vista, julgue os itens abaixo:

(V ) Banco Múltiplo com carteira comercial (V) Banco Comercial

(V ) Caixa Econômica (V) Cooperativa de Crédito (F) Banco de Desenvolvimento

17 - CESPE/BASA/Técnico Bancário/2004

Com relação aos intermediários financeiros que operam no SFN, julgue os itens a seguir.

Bancos de investimento são especializados em operações

financeiras de curtíssimo prazo. (V)

FALSO – OS BI SÃO FORNECEDORES DE CRÉDITO DE MÉDIO E LONGO PRAZOS

18 - Os bancos comerciais, cuja denominação social deve conter a expressão BANCO, captam principalmente depósitos à vista, livremente negociáveis, e depósitos de poupança. Esses bancos são tradicionais fornecedores de crédito para pessoas físicas e jurídicas. (V)

PARA GRAVAR:

IF CAPTADORAS DE DEPÓSITOS À VISTA: 1) BANCO MÚLTIPLO COM CARTEIRA

COMERCIAL;

2) BANCO COMERCIAL; 3) BANCO COOPERATIVO 4) CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 5) COOPERATIVAS DE CRÉDITO

(5)

VERDADEIRO – OS BANCOS COMERCIAIS FORNECEM CRÉEDITO DE CURTO E MÉDIO PRAZOS A PESSOAS FÍSICAS (EX. CHEQUE ESPECIAL) E PESSOAS JURÍDICAS (EMPRÉSTIMO DE CAPITAL DE GIRO ÀS EMPRESAS)

19 - Caixas econômicas captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional. (V) VERDADEIRO –AS CAIXAS ECONÔMICAS RECEBEM DEPÓSITO À VISTA DO PÚBLICO DE DEPÓSITOS DE POUPANÇA. ATUAÇÃO MAIS FORTE NO CRÉDITO HABITACIONAL.

20 - Empresas corretoras e distribuidoras atuam especialmente nos mercados de câmbio, de títulos públicos e privados, de valores mobiliários e de mercadorias e futuros. (V)

VERDADEIRO.

21 - CESPE – BB/ESCRITURÁRIO/2008

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de regulação e por instituições financeiras e auxiliares, públicas e privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN, julgue os itens seguintes.

São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. ( V )

VERDADEIRO – É LETRA DE LEI. ESTA É A DEFINIÇÃO QUE ESTÁ NO ART. 17 DA LEI 4.595, DE 31.12.1964

22 - CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

Tanto as sociedades de crédito, financiamento e investimento (conhecidas por financeiras) quanto os bancos de investimento são instituições financeiras privadas constituídas sob a forma de sociedade anônima. Basta a denominação social para diferenciá-las.

( ) CERTO ( ) ERRADO

VERDADEIRO – Tanto as CFI quanto os BI têm que ser uma S/A. O que diferencia as duas é que no nome delas tem que constar “sociedade de crédito, financiamento e investimento” e “banco de investimento”

20) PEGADINHA!!!!!!!!!!!

ANTES, somente as CORRETORAS podiam atuar na bolsa, mas agora as Distribuidoras também podem. Decisão Conjunta BACEN/CVM

nº 17, de 03.03.2009

21) Conceito de

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA LEI 4.595/64 ART. 17

22) EXEMPLOS PARA GUARDAR:

Nomes de financeiras (CFI):

Itaú Unibanco Financeira S/A. – CFI Financeira Alfa S/A CFI / Alfa SofisaS/A CFI / Sofisa

Nomes de Bcos. Investimento:

Bco Standard de Investimentos S/A Bco Alfa de Investimento S/A / Alfa Banco Opportunity de Investimento S/A

(6)

23 - CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação.

( ) CERTO ( ) ERRADO

24 - CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

O banco de desenvolvimento (cujo controle é de um estado) e o banco comercial cooperativado (cujo controle é de cooperativas de crédito) devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.

( ) CERTO ( ) ERRADO

FALSO: Banco de Desenvolvimento: S/A CAPITAL ABERTO Banco Cooperativo: S/A CAPITAL FECHADO

25 - CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

No Brasil, as instituições financeiras públicas são consideradas

auxiliares da execução da política de crédito do governo

fed

eral.

( ) CERTO ( ) ERRADO

VERDADEIRO: EMPRESAS PÚBLICAS QUE ATUAM COMO ENTIDADES AUXILIARES DE APOIO AO GOVERNO FEDERAL.SÃO

ELAS: BB - CEF - BNDES - BASA - BNB

Lei 4.595/64: art 22:

“Art. 22. As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares da execução da política de crédito do Governo Federal.”

COOPERATIVAS DE CRÉDITO:

Lei 5.764, de 16/12/1971

Lei Complementar 130, de 17/4/2009 Resolução CMN 3.859, de 275/2010 Caixa Econômica = SBPE + SFH Cooperativas crédito = SFH

O banco cooperativo é S/A de capital fechado, pois os acionistas são OBRIGATORIAMENTE as cooperativas.

(7)

26 - CESPE-UNB-2009 – PROCURADOR DO BACEN

Quanto às regras jurídicas que norteiam o SFN, sua fiscalização, bem como o papel e a atividade de suas instituições, assinale a opção correta.

A) Pessoa física que exerça, eventualmente, captação e aplicação de recursos financeiros de terceiros, em moeda estrangeira, está equiparada legalmente a instituição financeira. (V)

VERDADEIRO: Art. 17, parágrafo único da Lei 4.595/64

B) O BACEN pode comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional com a finalidade de suprir deficits fiscais do governo.(F)

FALSA – Art. 164, § 1º, da Constituição da República

C) O Banco do Brasil não está obrigado a submeter à aprovação do Conselho Monetário Nacional seus programas de recursos e aplicações, de forma que se ajustem à política de crédito do governo federal. (F)

FALSA – LEI 4.595, art. 22 – parágrafo 1º

) Lei 4.595/64 – art. 22 – “§ 1º O Conselho Monetário Nacional regulará as atividades, capacidade e modalidade operacionais das instituições

financeiras públicas federais, que deverão submeter à aprovação daquele órgão, com a prioridade por ele prescrita, seus programasde recursos e aplicações, de forma que seajustem à política de crédito do Governo Federal”

D) Nos processos administrativos punitivos, instaurados pela área de fiscalização do BACEN, compete ao diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro dessa instituição, ouvida a Procuradoria-Geral, decidir sobre a aplicação das penalidades. FALSA – Se tem origem na área de fiscalização, ficará subordinado ao Diretor de Fiscalização e não de Normas. Os processos administrativos punitivos, no âmbito do Banco Central, são conduzidos pelo Departamento de Controle e Análise de Processos Administrativos Punitivos – Decap. Para saber mais sobre a instauração, acesse o link:

http://www4.bcb.gov.br/fis/PAD/port/Menu/ProcessoAdminis trativo.asp

E) À Procuradoria-Geral do BACEN compete, a partir de denúncia, instaurar processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade de diretor da instituição.

FALSA – A Procuradoria não pode instaurar processo, de acordo com o contido no link acima.

27 - BACEN – ANALISTA- 2010 (com adaptações)

Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidasneste artigo, de forma permanente ou eventual.

27) DICA DA PROFESSORA: GUARDE AS MONETÁRIAS, que são poucas. As demais serão não monetárias. MONETÁRIAS: recebem depósitos à vista (contas-correntes). São elas:

- bancos comerciais

- bancos múltiplos com carteira comercial - bancos comerciais cooperativos

(8)

As instituições financeiras podem ser monetárias ou não

monetárias, dependendo se captam ou não depósitos à vista.

Nesse sentido, julgue os itens abaixo: _V__ bancos comerciais

_V__ cooperativas de crédito _V__ caixas econômicas _F__ bancos de investimento _F__ bancos de desenvolvimento

28 - BASA- CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO - 2007

Com a Lei da Reforma Bancária, houve a especialização do sistema financeiro. A subdivisão desse sistema pode ser explicada por meio da seguinte metáfora: imagine que existam quatro tribos de índios, sendo que a tribo das instituições financeiras teria como cacique, chefe maior, o BACEN; a tribo das bolsas de valores, corretoras de valores e distribuidoras de valores mobiliários teria como cacique a CVM; a tribo das sociedades seguradoras, associações de previdência privada aberta e sociedades de capitalização teria como cacique a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); e, por fim, a tribo das entidades de previdência privada fechada teria como cacique a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC. Pode-se, ainda, comparar a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), cujo conselho cuida de todas as tribos indígenas no Brasil, com o CMN, responsável maior do SFN, que formula a política da moeda e do crédito e outras políticas importantes para o bom funcionamento do SFN, como um todo.

Tendo o texto acima como referência inicial e com relação aos órgãos e autarquias mencionados, julgue os itens a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

a) Autorizar a emissão de papel-moeda e fixar as diretrizes e normas de política cambial, inclusive compra e venda de ouro e quaisquer operações em moeda estrangeira, é competência privativa do CMN.

CERTO – Lei 4.595/64 – art. 4º I e V

b) Nos casos de urgência e de relevante interesse do SFN, o presidente do CMN, que é o ministro da Fazenda, tem a prerrogativa de deliberar sozinho, de forma monocrática, independentemente do referendo dos demais membros do Conselho.

FALSA – Lei 4.595/64 – art. 6º, §1º

c) Na Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP), os ativos e contratos registrados incluem: letras de câmbio, certificados de depósito bancário (CDBs) subordinado, cotas de fundo de investimento financeiro e títulos públicos federais emitidos após fevereiro de 1992.

(9)

FALSA – A CETIP não “registra títulos públicos federais emitidos após fevereiro de 1992”. Só registra títulos privados. d) As bolsas de valores podem deixar de ser entidades sem fins lucrativos, transformando-se em sociedades anônimas. Nesse caso, não somente as corretoras podem ser sócias, mas também qualquer pessoa física ou jurídica.

CERTO – Resolução CMN 2.690, de 28/01/2000

e) É atribuição da SUSEP fiscalizar a constituição, a organização e o funcionamento das sociedades seguradoras, das sociedades de previdência privada aberta e das sociedades de capitalização. Zelar pela liquidez dessas sociedades é função privativa da SPC. FALSO – pela última parte: A SPC (hoje PREVIC) só cuida das Entidades fechadas de previdência (FUNDOS DE PENSÃO) c) A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) é a atual responsável por fiscalizar a execução das normas gerais de contabilidade, atuária e estatística fixadas pelo Conselho de Previdência Complementar.

FALSO– É a SUSEP – Decreto 81.402, de 23/2/78 – art. 8º, III

29 - BB –ESCRITURÁRIO - 2011 – (FCC) com adaptações

Sobre a composição do Sistema Financeiro Nacional, julgue os itens abaixo destacando o que exerce ação SUPERVISORA no âmbito do SFN.

(A) a Caixa Econômica Federal. (B) o Banco Central do Brasil. (C) o Banco da Amazônia. (D) o Banco do Nordeste. (E) o Banco do Brasil.

ENTIDADES SUPERVISORAS DO SFN: 1) BACEN

2) CVM 3) SUSEP 4) PREVIC

30 - BB- ESCRITURÁRIO – 2011 – FCC – com adaptações

O Sistema Financeiro Nacional é integrado por:

(A) Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

(B) Secretaria do Tesouro Nacional e Conselho Monetário Nacional.

(C) órgãos normativos, entidades supervisoras e operadores. (D) Receita Federal do Brasil e Comissão de Valores

Mobiliários.

(E) Secretarias estaduais da Fazenda e Ministério da Fazenda.

(10)

O sistema financeiro mundial vem se dinamizando cada vez mais, impulsionado por rápidas e constantes transformações. A abertura à concorrência nos mercados financeiros, os avanços da tecnologia e das comunicações, a demanda por mais e melhores serviços financeiros e a concentração no setor bancário são alguns dos fatores que causam profundas mudanças no ambiente de negócios.

BACEN. Manual da Supervisão. Internet: <www.bc.gov.br> (com adaptações)

Tanto o BACEN quanto a CVM fiscalizam o mercado de capitais. ( ) CERTO ( ) ERRADO

BACEN – Lei 4.595/1964- art, VII:

Art. 11. Compete ainda ao Banco Central da República do Brasil:

VII - Exercer permanente vigilância nos mercados financeiros e de capitais sobre empresas que, direta ou indiretamente, interfiram nesses mercados e em relação às modalidades ou processos operacionais que utilizem;

CVM – Lei 6.385/1976

32 - BASA – CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO – 2012

Com referência a aspectos diversos do SFN e às opções diversas de crédito disponíveis no âmbito desse sistema, julgue os itens: Uma das diferenças entre os financiamentos de capital de giro e os financiamentos de capital fixo é que, nestes, o contrato, em geral, é de médio prazo, enquanto, naqueles, é de prazo maior.

( ) CERTO ( ) ERRADO ERRADO:

CAPITAL DE GIRO: É destinado a suprir as necessidades do dia-a-dia;(curto prazo)

CAPITAL FIXO: para compra de máquinas e equipamentos (mais longo prazo)

33 - BACEN – ANALISTA – 2010 –Cesgranrio – com

adaptações

Julgue os itens abaixo sobre as instituições financeiras não monetárias:

(F_) incluem os bancos comerciais. (F_) incluem as cooperativas de crédito. (F_) incluem as caixas econômicas.

(V_) captam recursos através da emissão de títulos. (F_) captam recursos através de depósitos à vista.

34 - AVULSA:

A respeito do Sistema Financeiro Nacional, julgue os itens abaixo Indicando aquele que NÃO é um órgão normativo do SFN:

IF monetárias: (CAPTAM DEPÓSITOS À VISTA) - bancos comerciais; - bancos múltiplos -Bancos cooperativos - CEF; - Cooperativas de crédito;

IF não-monetárias (NÃO CAPTAM DEP. VISTA) -bancos de investimento; - bancos de desenvolvimento; - agência de fomento; -SCI; - APE; -Cia Hipotecária;

(11)

( ) Conselho Monetário Nacional – CMN ( F ) Banco Central do Brasil – BACEN

( ) Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP

( ) Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) ÓRGÃOS NORMATIVOS DO SFN:

- CMN - CNSP -CNPC

35 - AVULSA:

A respeito do Sistema Financeiro Nacional, julgue os itens abaixo. Todos são entidades supervisoras do SFN, EXCETO: (V ) Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)

(V ) Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) (V ) Banco Central do Brasil (BACEN)

(V ) Comissão de Valores Mobiliários - CVM (F ) Conselho Monetário Nacional – CMN ENTIDADES SUPERVISORAS DO SFN: - BACEN - CVM -SUSEP -PREVIC

36 - AVULSA:

A respeito do Sistema Financeiro Nacional, julgue os itens abaixo. Todos são entidades operadoras do SFN, EXCETO: (F ) Banco Central do Brasil – BACEN

(V ) Instituições captadoras de depósitos à vista (V ) bolsas de mercadorias e futuros

(V ) sociedades seguradoras (V ) bolsas de valores

BACEN é entidade SUPERVISORA DO SFN

37 - AVULSA:

A respeito do Sistema Financeiro Nacional, julgue os itens abaixo.

(F ) No âmbito do SFN, as entidades supervisoras do sistema, que podem ser autarquias, ou empresas públicas, são os órgãos que executam as decisões emanadas dos chamados operadores do sistema.

FALSO – (1) as entidades SUPERVISORAS não são ÓRGÃOS (2) os SUPERVISORES não EXECUTAM nada (3) os SUPERVISORES não executam decisões de

OPERADORES (é o contrário)

(V) Atualmente, o Conselho Monetário Nacional é integrado por 3 representantes, sendo eles: o Ministro da Fazenda, na

(12)

qualidade de Presidente; o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. Composição do CMN:

- Min. da Fazenda (como Presidente)

- Min. do Planejamento, Orçamento e Gestão; e - Presidente do BACEN

(F ) Dentre outros, o Conselho Monetário Nacional tem como objetivo: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento, assim como zelar pela iliquidez das instituições financeiras.

FALSO – O CMN tem a função de zelar pela LIQUIDEZ e não pela Iliquidez.

38 - AVULSA:

A definição de instituição financeira está disposta no art. 17, da Lei 4.595, de 31.12.1964, como se segue:

Art. 17. Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.

Parágrafo único. Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

As instituições financeiras realizam operações ATIVAS e operações PASSIVAS. Sobre o assunto, julgue os itens abaixo: ( V) Ao CAPTAR recursos dos poupadores, a instituição a instituição financeira está realizando uma operação PASSIVA. ( V ) Ao APLICAR os recursos captados dos poupadores, a instituição está realizando uma operação ATIVA.

(V) Quando o correntista (poupador) faz um DEPÓSITO no banco, a instituição está fazendo uma operação PASSIVA. (V) Quando a instituição faz um EMPRÉSTIMO para o correntista, ela está fazendo uma operação ATIVA.

(V ) Ao fazer uma operação ATIVA ou uma operação PASSIVA, a instituição está desempenhando uma atividade típica, que é a INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA.

39) BACEN-ANALISTA – CESPE - 2000

Na estrutura do Sistema Financeiro Nacional, o Subsistema Operativo, que tem por função operacionalizar a

FIQUE DE OLHO!!!!! OPERAÇÃO PASSIVA = Captar recursos (ou receber depósitos)

OPERAÇÃO ATIVA = Aplicar os recursos captados (ou emprestar o dinheiro)

PERIGO!!! VENENO!!!!

(13)

transferência de recursos do poupador para o tomador, inclui:

(V) bancos de investimento.

( V) sociedades de crédito, financiamento e investimento. (V) bancos múltiplos sem carteira comercial ou' de crédito imobiliário.

(V) cooperativas de crédito. (V) bancos comerciais.

40) BACEN-ANALISTA – CESPE - 2000

As instituições ou entidades que prestam serviços a poupadores e tomadores mediante a compra e venda de títulos e valores mobiliários e câmbio fazem parte do Sistema de Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários e

compreendem as: (V_) bolsas de valores.

(V_) sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários. (V_) entidades de mercado de balcão organizado.

(V_)sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. (V_) bolsas de mercadorias e de futuros.

41) BACEN-ANALISTA – CESPE - 2000

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é composto pelo ministro da Fazenda, pelo ministro do Planejamento,

Orçamento e pelo presidente do BACEN e tem como principais atribuições:

(V_) expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras.

CERTO - (ART. 4º, XII, DA LEI 4.595 de 1964)

(F_) delimitar o capital máximo das instituições financeiras. FALSO- (Art. 4º, XIII, da Lei 4.595, de 1964)

(F_) estabelecer limites para as alíquotas de tributos federais (imposto de renda. contribuição social. PIS etc.) aplicáveis às instituições financeiras autorizadas a funcionar no país . FALSO -

(V_) determinar recolhimentos compulsórios e encaixes obrigatórios de depósitos à vista. do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras

CERTO – Art. 4º, XV, da Lei 4.595, de 1964)

42) BACEN-ANALISTA – CESPE – 2000-Com adaptações

Na estrutura do Sistema Financeiro Nacional, o Subsistema de

Supervisão possui as funções de editar normas que definam os

POR FAVOR, LEIA UMA VEZ MAIS AS COMPETÊNCIAS DO CMN NO ART. 4º DA LEI 4.595.

(14)

parâmetros para a transferência de recursos dos poupadores aos tomadores e de controlar o funcionamento das instituições e entidades que efetuem atividades de intermediação

financeira. Participa da composição desse subsistema o(a) (V_) BACEN.

(F_) Banco do Brasil S.A.

(F_) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. (V_) Comissão de Valores Mobiliários.

(V_) PREVIC. INSTITUIÇÕES SUPERVISORAS DO SFN: BACEN CVM SUSEP PREVIC

43 - BB- ESCRITURÁRIO – 2013 – FCC com adaptações

Sobre as entidades supervisoras do SFN, julgue os itens abaixo:

( F ) Receita Federal do Brasil e Resseguradores.

( F ) Comissão de Valores Mobiliários e Bolsas de Mercadorias e futuros.

( V ) Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados.

(F ) Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

(F ) FEBRABAN e Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

44 - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.

A intermediação financeira é uma atividade típica das

instituições financeiras. Sobre o assunto, julgue o item a seguir: Ao captar recursos dos poupadores, a instituição está

realizando uma operação passiva e ao aplicar esses recursos, está realizando uma operação ativa.

( ) CERTO ( ) ERRADO

45 - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Sobre os órgãos normativos do SFN, julgue os itens a seguir: À exceção do Banco Central do Brasil, o Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Previdência Complementar e Conselho Nacional de Seguros Privados são órgãos normativos do SFN. ( ) CERTO ( ) ERRADO ÓRGÃOS NORMATIVOS DO SFN: - CMN - CNSP - CNPC

46) BANPARÁ – 2012 – TÉCNICO BANCÁRIO - COM

ADAPTAÇÕES

PERIGO! VENENO!

1) OPERAÇÃO PASSIVA = CAPTAÇÃO DE

RECURSOS

Ex.: depósitos à vista (Conta corrente)

e depósitos a prazo (CDB e RDB)

2) OPERAÇÃO ATIVA =

APLICAÇÃO DE RECURSOS

(15)

“O SFN – Sistema Financeiro Nacional é formado por um

conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos entre agentes superavitários e deficitários. O SFN é constituído por todas as Instituições Financeiras, públicas ou privadas, bancárias ou não.”

Sobre as IFs bancárias ou não, JULGUE os itens abaixo:

(_V_) IFs bancárias recebem depósito à vista, criam moeda. IFs não bancárias não recebem depósito à vista. Operam com ativos não monetários: ações, CDB, títulos.

CERTO

(_F_) Cooperativas de crédito são IFs, mas não captam depósito à vista.

FALSO – As CC podem captar depósito à vista e a prazo somente de associados

(_F_) IFs bancárias são associadas aos bancos comerciais e as não bancárias aos bancos de desenvolvimento, e ambas recebem depósito à vista, criando moeda.

FALSO – as IF não monetárias NÃO CAPTAM depósitos à vista (F_) As IFs bancárias não trabalham com dinheiro em espécie e as não bancárias trabalham com todo tipo de ações e valores monetários.

FALSO – As IF MONETÁRIAS (ou bancárias) trabalham, sim com dinheiro em espécie pois RECEBEM DEPÓSITOS À VISTA (F_)IFs bancárias não recebem depósito à vista, operam com ativos não monetários.

FALSO – porque as IF BANCÁRIAS (ou MONETÁRIAS) recebem depósitos à vista.

47) BANPARÁ – 2012 – TÉCNICO BANCÁRIO - COM

ADAPTAÇÕES

Dentro do Sistema Financeiro Nacional, existe um subsistema

normativo, em que consta um órgão máximo que estabelece

diretrizes, mas não executa. Entre suas finalidades está a de estabelecer diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia, regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos de política monetária e cambial.

Com relação a esse órgão máximo dentro do SFN julgue os itens abaixo:

(F) CVM (ESTE É ENTIDADE SUPERVISORA) (F) SUSEP (ESTE É ENTIDADE SUPERVISORA) (V) CMN (ESTE É ÓRGÃO NORMATIVO) (F) BACEN (ESTE É ENTIDADE SUOERVISORA) (F) IFs (AS IF SÃO OPERADORAS DO SFN)

48) BANPARÁ – 2012 – TÉCNICO BANCÁRIO - COM

ADAPTAÇÕES

(16)

As Sociedades Anônimas são regidas pela LEI 6.404/76 – Lei das S/A. A característica principal deve-se ao fato de que seu capital social é dividido em ações. Podem ser de capital aberto ou fechado. Sobre as Sociedades Anônimas de Capital Aberto julgue os itens a seguir:

(F ) Que não podem negociar suas ações no mercado mesmo que devidamente registradas na CVM.

FALSO – Se registradas na CVM podem ser negociadas

(F) Que podem negociar suas ações na bolsa de valores devidamente registradas na CMN.

FALSO

(F) Que necessitam captar os recursos dos acionistas fundadores/proprietários para quitação de obrigações adquiridas e vendem ações no mercado.

FALSO

(F) Que não têm um nome definido no mercado, estando aberta a negociações diversas.

FALSO

(V) Que podem negociar suas ações no mercado devidamente registradas na Comissão de Valores Mobiliários.

CERTO

49) CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos

entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e

governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e

entidades em uma complexa rede de relacionamentos que

envolvem

a

normatização,

a

supervisão

e

a

operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue o

item seguinte.

Segundo a lei pertinente, quando ocorrer grave

desequilíbrio no balanço de pagamentos, o CMN

determinará o monopólio das operações de câmbio ao

BACEN.

( ) CERTO ( ) ERRADO

A CESPE considerou a questão ERRADA, mas pode ser sujeita a recurso. O texto está de acordo com a letra da lei, logo, estaria correta.

No meu entendimento, a CESPE considerou ERRADA por não estar o texto completo, ou seja, NÃO SÓ QUANDO OCORRER GRAVE DESEQUILÍBRIO, mas, também, QUANDO HOUVER RAZÕES PARA PREVER A IMINÊNCIA DE DESEQUILÍBRIO.

50) BB – ESCRITURÁRIO – 2012 – FCC com adaptaçõe

s

ATENÇÃO!!!!!

QUESTÃO MALDOSA!

QUESTÃO SUJEITA A RECURSO, POIS NÃO ESTÁ SUFICIENTEMENTE CLARA!

Art. 4º, XVIII, Lei 4.595, de 1964: XVIII - Outorgar ao Banco Central da

República do Brasil o monopólio das operações de câmbio quando ocorrer

grave desequilíbrio no balanço de pagamentos ou houver sérias razões para prever a iminência de tal situação;

(17)

O Sistema Financeiro Nacional é formado por um

conjunto de instituições voltadas para a gestão da política

monetária do Governo Federal, cujo órgão deliberativo

máximo é o Conselho Monetário Nacional.

As funções do Conselho Monetário Nacional são:

(F) assessorar o Ministério da Fazenda na criação de

políticas orçamentárias de longo prazo e verificar os

níveis de moedas estrangeiras em circulação no país.

(F) definir a estratégia da Casa da Moeda, estabelecer o

equilíbrio das contas públicas e fiscalizar as entidades

políticas.

(V) estabelecer as diretrizes gerais das políticas

monetária, cambial e creditícia; regular as condições de

constituição, funcionamento e fiscalização das

instituições financeiras e disciplinar os instrumentos das

políticas monetária e cambial.

(F) fornecer crédito a pequenas, médias e grandes

empresas do país, e fomentar o crescimento da economia

interna a fim de gerar um equilíbrio nas contas públicas,

na balança comercial e, consequentemente,

na política cambial.

(F) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional,

organizando as sessões deliberativas de crédito e

mantendo seu arquivo histórico.

51) BB – ESCRITURÁRIO – 2012 – FCC com adaptaçõe

s

Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional

desempenha funções de fundamental importância para o

equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um

todo.

Sobre a função de assegurar o funcionamento eficiente e

regular dos mercados de

Bolsa

e de

Balcão j

ulgue:

(F) Casa da Moeda

(F) Caixa Econômica Federal

(V) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

(F) Secretaria da Receita Federal

(F) Superintendência de Seguros Privados (Susep)

ATENÇÃO!

MERCADO DE BOLSA

: é o ambiente FÍSICO, onde ocorrem as operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

MERCADO DE BALCÃO

:Não há um ambiente físico para a realização das operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, que ocorrem POR TELEFONE.

(18)

52) CEF – CESGRANRIO – 2008 – com adaptações

O Sistema Financeiro Nacional, também conhecido como

Sistema Financeiro Brasileiro, compreende um vasto

sistema que abrange grupos de instituições, entidades e

empresas. Nesse sentido, julgue os itens abaixo:

( F ) uma rede de instituições bancárias, ONG, entidades e fundações que visam principalmente a transferência de recursos financeiros para empresas com déficit de caixa;

FALSO – ONG não faz parte do SFN

(V) Um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, a transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, Governo) superavitários para os deficitários;

CERTO

(F) dois subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras, operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários.

FALSO – totalmente errada

(F) Instituições financeiras e filantrópicas, situadas no território nacional, que têm como objetivo principal o financiamento de obras públicas e a participação ativa em programas sociais.

FALSO – totalmente errada

(F) Agentes econômicos e não econômicos que objetivam a transferência de recursos financeiros desde que previamente autorizada pela CVM., para os demais agentes participantes do sistema.

FALSO

53) CEF –ESCRITURÁRIO - CESGRANRIO – 2008 – com

adaptações

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela operacionalização das políticas do Governo Federal, principalmente, para habitação, saneamento básico e apoio ao trabalhador. Julgue os itens sobre as principais atividades da Caixa Econômica Federal:

(_F_) elaboração de políticas econômicas que irão auxiliar o Governo Federal na composição do orçamento público e na aplicação dos recursos em atividades sociais, como esporte e cultura.

(_F_) elaboração de políticas para o mercado financeiro, viabilizando a captação de recursos financeiros, administração de loterias, fundos, programas e aplicação dos recursos e obras sociais.

( F_) captação de recursos financeiros para as transferências internacionais auxiliando os trabalhadores brasileiros residentes no exterior.

( V__) administração de loterias, fundos (FGTS), programas (PIS) e captação de recursos em cadernetas de poupança, em

53) DECRETO-LEI Nº 759, de 12 de agosto de 1969 Art. 2º A CEF terá por finalidade:

a) receber em depósito sob a garantia da União, economias populares, incentivando os hábitos de poupança;

b) conceder empréstimos e financiamentos de natureza assistencial, cooperando com as entidades de direito público e privado na solução dos problemas sociais e econômicos;

c) operar no setor habitacional, como sociedade de crédito imobiliário e principal agente do Banco Nacional de Habitação, com o objetivo de facilitar e promover a aquisição de sua casa própria, especialmente pelas classes de menor renda da população;

d) explorar, com exclusividade, os serviços da Loteria Federal do Brasil e da Loteria Esportiva Federal nos termos da legislação pertinente;

e) exercer o monopólio das operações sobre penhores civis, com caráter permanente e da continuidade; f) prestar serviços que se adaptem à sua estrutura de natureza financeira, delegados pelo Governo Federal ou por convênio com outras entidades ouempresas. Parágrafo único. A CEF poderá, observadas as condições estabelecidas pelo ConselhoMonetário Nacional, realizar quaisquer outras operações no mercado de capital, restrita a subscrição para revenda e a distribuição no mercado de títulos ou valores mobiliários aos papéisemitidos por pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas e sociedades de economia mista.

(19)

depósitos à vista e a prazo e sua aplicação em empréstimos vinculados substancialmente à habitação.

(_F_) estruturação do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando o Banco Central na elaboração de normas e diretrizes para administração de fundos e programas como FGTS e PIS.

DECRETO-LEI Nº 759, de 12 de agosto de 1969 Art. 2º A CEF terá por finalidade:

a) receber em depósito sob a garantia da União, economias populares, incentivando os hábitos de poupança;

b) conceder empréstimos e financiamentos de natureza assistencial, cooperando com as entidades de direito público e privado na solução dos problemas sociais e econômicos;

c) operar no setor habitacional, como sociedade de crédito imobiliário e principal agente do Banco Nacional de Habitação, com o objetivo de facilitar e promover a aquisição de sua casa própria, especialmente pelas classes de menor renda da população;

d) explorar, com exclusividade, os serviços da Loteria Federal do Brasil e da Loteria Esportiva Federal nos termos da legislação pertinente;

e) exercer o monopólio das operações sobre penhores civis, com caráter permanente e da continuidade;

f) prestar serviços que se adaptem à sua estrutura de natureza financeira, delegados pelo Governo Federal ou por convênio com outras entidades ou empresas.

Parágrafo único. A CEF poderá, observadas as condições estabelecidas pelo ConselhoMonetário Nacional, realizar quaisquer outras operações no mercado de capital, restrita a subscrição para revenda e a distribuição no mercado de títulos ou valores mobiliários aos papéisemitidos por pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas e sociedades de economia mista.

A CEF pode fazer também:

1) Administração de fundo de investimento; 2) Operações de arrendamento mercantil; 3) Operações de leasing;

4) Operações de câmbio

54) CEF –ESCRITURÁRIO - CESGRANRIO – 2008 – com

adaptações

A reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002 no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) teve como foco o direcionamento para a administração de riscos, principalmente os riscos de crédito e liquidez. Dentre as mudanças conduzidas em 2001 e 2002 destaca-se a:

(F) alteração da política cambial estabelecendo regras mais flexíveis para as transferências internacionais.

(F ) definição de um capital mínimo baseado no risco de crédito para os bancos comerciais e bancos de investimento.

(F) manutenção da tabela de tarifas operacionalizada por bancos comerciais e caixas econômicas.

(V) realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.

(F) reestruturação das operações de empréstimos, principalmente das operações de leasing e CDC.

(20)

55) CEF –ESCRITURÁRIO - CESGRANRIO – 2008 – com

adaptações

O mercado que opera a curto prazo destinando os recursos captados ao financiamento de consumo para pessoas físicas e capital de giro para pessoas jurídicas, através de intermediários financeiros bancários, é o mercado

( V ) de crédito ( F ) de capitais (F ) de câmbio (F ) de ações (F ) monetário

CONSELHO MONETÁRIO

NACIONAL – (CMN)

56) O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei 4.595/64, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne ao CMN, julgue os itens seguintes:

(V ) É competência do CMN definir a forma como o Banco do Brasil administra as reservas vinculadas.

A CESPE DEU A QUESTÃO COMO ERRADA. NO ENTANTO, A LEI 9.069, DE 29.05.1995, DIZ QUE É COMPETÊNCIA DO CMN. PARA MIM, A QUESTÃO ESTÁ CORRETA.

(F) Cabe ao Banco Central do Brasil estabelecer normas a serem observadas pelo CMN.

FALSO – o ÓRGÃO NORMATIVO é o CMN

(V ) As funções do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamentos às reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.

CERTO – art. 3º, I – lei 4.595, de 1964

(F) Na sua mais recente composição, o CMN passou a ser integrado pelo Ministro da Fazenda, pela Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo presidente do Banco do Brasil.

CMN – COMPOSIÇÃO  Ministro da Fazenda

 Min. do Planejamento, Orçamento e Gestão e  Presidente do Banco Central

(LEI 9.069, de 29.06.1995 – cap. II),

FALSO por que é o Presidente do BACEN e não do BB

(V ) Compete ao CMN fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em direitos especiais de saque e em moeda estrangeira.

LEI 9.069, DE 29.06.1995 (PLANO REAL) ART. 3º:

§ 4º O Conselho Monetário Nacional, segundo critérios aprovados pelo Presidente da República: I - regulamentará o lastreamento do REAL; II - definirá a forma como o Banco Central do Brasil administrará as reservas internacionais vinculadas;

(21)

CERTO – art. 4º, V – Lei 4.595, de 1964

(F ) Apenas a partir de reuniões consideradas não-sigilosas do CMN são lavradas atas, cujo extrato é publicado no DOU – Diário Oficial da União.

FALSO – O CMN lavra atas de todas as reuniões sigilosas

ou não sigilosas.O erro está na palavra APENAS

(V ) O Banco Central do Brasil (BACEN) é o principal executor das orientações do CMN.

CERTO – Compete ao BACEN cumprir e fazer cumprir as

deliberações expedidas pelo CMN (art. 9º, lei 4595)

(V) O CMN obrigatoriamente deverá se reunir uma vez por mês, ou em caso extraordinário sempre que for necessário, e convocado pelo seu presidente.

CERTO – ART. 8º, PAR. 4º, da Lei 9.069, de 1995

O Conselho reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês, e, extraordinariamente, sempre que for convocado por seu Presidente.

(V ) O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar, inclusive, no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos. (V )

(V ) É competência do CMN, zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.

CERTO – ART. 3º, VI, DA LEI 4.595, DE 1964.

57)

CESPE/BB/Escriturário/2008

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão normativo, responsável pelas políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. A respeito do CMN, julgue os itens:

(F ) Na sua mais recente composição, o CMN passou a ser integrado pelo ministro da Fazenda, como presidente do conselho, pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo presidente do Banco do Brasil.

FALS0 – não é o presidente do BB e, sim, do BACEN

(V) Compete ao CMN fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em direitos especiais de saque e em moeda estrangeira.

VERDADEIRO – letra de ei – art. 4º,V, Lei 4.595, de 1964

( V) São regulamentadas por meio de resoluções as matérias aprovadas pelo CMN, normativo de caráter público, sempre divulgado no Diário Oficial da União (DOU) e na página de normativos do Banco Central do Brasil.

(22)

As matérias aprovadas são regulamentadas por meio de Resoluções, normativo de caráter público, sempre divulgado no Diário Oficial da Uniãoe na página de normativos do Banco Central do Brasil.

(F)Apenas a partir de reuniões consideradas não-sigilosas do CMN são lavradas atas, cujo extrato é publicado no DOU.

FALS0

De todas as reuniões são lavradas atas, cujo extrato é publicado no DOU

58) BACEN/ANALISTA/2002 – COM ADAPTAÇÕES

Sobre as atribuições do Conselho Monetário Nacional, definidas pela Lei 4595/64 e legislações posteriores, julgue os itens abaixo:

( V) disciplinar o crédito em todas as suas modalidades. ( V) fixar as diretrizes e normas da política cambial.

( F) executar a política monetária. (ESTA FUNÇÃO É DO BACEN) (V) expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras.

(V) disciplinar as atividades das bolsas de valores.

59) BRB-CESPE - 2011

A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue;

Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete — além de fixar as diretrizes e normas das políticas monetárias e cambiais e cuidar da execução dessas políticas — autorizar as emissões de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras, bem como fiscalizá-las.

1. Certo 2. Errado FALSO – nos seguintes pontos:

1) O CMN não executa; (EXECUTAR é função do BACEN) 2) O CMN não fiscaliza. (FISCALIZAR é função do BACEN) LEI 4.595, art. 4º - CMN e art. 8º BCB

60) CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue o item seguinte.

O CMN é autarquia supervisora máxima do SFN e tem por finalidade formular a política da moeda e do crédito, com o objetivo de estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.

( ) CERTO ( ) ERRADO O CMN é o ÓRGÃO MÁXIMO DO SFN: CMN Não é Autarquia;

(23)

61) BACEN – ANALISTA- 2010 (com adaptações)

Com relação à competência do Conselho Monetário Nacional – órgão superior do sistema financeiro nacional – julgue os itens abaixo indicando aquele que NÃO é de sua competência: (F) estabelecer a meta de inflação.

(F)zelar pela liquidez e pela solvência das instituições financeiras.

(F)regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.

(F) regular o valor interno da moeda, prevenindo e corrigindo surtos inflacionários ou deflacionários.

(V) fixar o valor do superávit primário do orçamento público. LER AS COMPETÊNCIAS DO CMN – art. 4º Lei 4.595

SOMENTE A ÚLTIMA NÃO É DA COMPETÊNCIA DO CMN E, SIM, DOS MINISTÉRIOS DA FAZENDA E DO PLANEJAMENTO,

ORÇAMENTO E GESTÃO.

62) BB – ESCRITURÁRIO 2011 – FCC com adaptações

Um dos integrantes do Conselho Monetário Nacional (CMN) é o Ministro da Fazenda. Sobre isso, julgue os itens abaixo: (F) Presidente do Banco Central do Brasil e Presidente da Comissão de Valores Mobiliários.

(V) Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Banco Central do Brasil.

PARA MEMORIZAR:

Composição do CMN: 1) Min. Fazenda;

2) Min. Planejamento, Orçamento e Gestão; 3) Presidente do BACEN

(F) Presidente do Banco Central do Brasil e membros do Comitê de Política Monetária.

(F) Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento

Econômico e Social (BNDES) e Presidente do Banco Central do Brasil.

(F) Presidente do Banco do Brasil e Presidente da Caixa Econômica Federal.

63) BB – ESCRITURÁRIO -2006 – FCC – com adaptações

O Conselho Monetário Nacional constitui a autoridade maior na estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Dentre as suas competências, é correto afirmar que:

(F) concede autorização às instituições financeiras, a fim de que possam funcionar no país.

FALSO – É O BACEN- art. 10, X, “a” – Lei 4.595, de 1964

VAMOS MEMORIZAR:

AUTORIZAÇÃO DE

FUNCIONAMENTO DE IF NACIONAL:

NO PAÍS:

BACEN

(24)

(F) efetua o controle dos capitais estrangeiros. FALSO – É O BACEN – art.10, VII– Lei 4.595, de 1964

(v))regula a constituição, o funcionamento e a fiscalização das instituições financeiras.

CERTO – ART. 4º, XXII – Lei 4.595, de 1964 (F) fiscaliza o mercado cambial.

FALSO – É O BACEN – ART. 11, III – LEI 4.595, DE 1964

(E) recebe os recolhimentos compulsórios das instituições financeiras

FALSO – É O BACEN – art. 10, IV, Lei 4.595, de 1964

64) BB – ESCRITURÁRIO – 2011 – FCC – Com adaptações

A função de zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras autorizadas a funcionar no País é:

(F) da Federação Brasileira de Bancos. (F) do Fundo Garantidor de Crédito. (F) da Comissão de Valores Mobiliários. (F) do Ministério da Fazenda.

(V) do Conselho Monetário Nacional.

65) BASA – CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO - 2012

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Sempre que for necessário, competirá ao CMN limitar as taxas de juros, de maneira a assegurar taxas favorecidas aos financiamentos que se destinem a promover, entre outros, investimentos indispensáveis às atividades agropecuárias. ( ) CERTO ( ) ERRADO

LEI 4.595 de 1964 – art. 4º, IX

66)

BASA – CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO - 2012

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Segundo a lei pertinente, quando ocorrer grave desequilíbrio no balanço de pagamentos, o CMN determinará o monopólio das operações de câmbio ao BACEN.

( ) CERTO ( ) ERRADO

LEI 4.595, de 1964 – art. 4º, XVIII

VAMOS MEMORIZAR:

UM DOS OBJETIVOS DO CMN É:

“Zelar pela liquidez e solvência

das instituições financeiras”

LER: art. 3º, lei 4.595, de 1964

(25)

67) BASA – CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO - 2012

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O CMN é autarquia supervisora máxima do SFN e tem por finalidade formular a política da moeda e do crédito, com o objetivo de estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.

( ) CERTO ( ) ERRADO

LEI 4.595, de 1964 –art. 2º

68) BASA – CESPE – TÉCNICO BANCÁRIO - 2012

O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Poderão assistir às reuniões do CMN convidados do presidente desse conselho e assessores credenciados individualmente pelos

conselheiros.

( ) CERTO ( ) ERRADO

DECRETO 1.307, DE 09.11.1994. § 1° Poderão assistir às reuniões do CMN:

a) assessores credenciados individualmente pelos conselheiros;

b) convidados do presidente do conselho, cf. previsto no inciso VII do art. 8° deste regimento;

c) funcionários da secretaria-executiva do conselho, credenciados pelo Presidente do BACEN.

§ 2° Somente aos conselheiros é dado o direito de voto.

69)

AVULSA:

O art. 3º da Lei 4.595, de 31.12.1964 elenca os objetivos da Política adotada pelo CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. Sobre isso, julgue os itens abaixo.

(V) Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

(V) Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as

depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais;

( F) Zelar pela liquidez e insolvência das instituições financeiras;

FALSO: zelar pela LIQUIDEZ e SOLVÊNCIA

(V)Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no

FIQUE DE OLHO!!!!!!

I - ADAPTAR volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento;

II REGULAR o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais; III - REGULAR o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

IV – ORIENTAR a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional; V - PROPICIAR o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos; VI - ZELAR pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

VII - COORDENAR as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.

(26)

balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira;

70) BACEN–ANALISTA–ESAF – 2002 – COM ADAPTAÇÕES

Entre as atribuições do Conselho Monetário Nacional,

definidas pela Lei 4595/64 e legislações posteriores, não se inclui:

(F ) disciplinar o crédito em todas as suas modalidades. (F ) fixar as diretrizes e normas da política cambial. (V ) executar a política monetária.

CERTO - PORQUE ESTA É FUNÇÃO DO BACEN

(F ) expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras.

(F ) disciplinar as atividades das bolsas de valores

CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS

PRIVADOS - CNSP

71) BRB-CESPE-2011 - ESCRITURÁRIO

Julgue o item subsequente, relativos ao sistema de seguros privados e previdência complementar.

Compete ao Conselho Nacional de Seguros Privados fixar as diretrizes e as normas dos seguros privados bem como prescrever critérios de constituição das sociedades seguradoras, de capitalização, entidades de previdência privada aberta e resseguradores e determinar limites legais e técnicos das respectivas operações.

1. CERTO 2. ERRADO Art. 32 do Decreto-lei 73, de 1966

72) BRB-CESPE-2011

Julgue o item subsequente, relativos ao sistema de seguros privados e previdência complementar.

Por constituírem exemplo típico de sociedade de capitalização, os fundos de pensão devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere à aplicação dos recursos dos planos de benefícios.

1. CERTO 2. ERRADO

ERRADO porque: sociedade de capitalização é uma coisa e fundo de pensão (Entidade Fechada de Previdência Privada) é outra coisa.

73) CESPE/BB/Escriturário/2008

O Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar é constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), pelas sociedades seguradoras autorizadas a operar em seguros privados e pelos corretores de seguros habilitados. No que se refere ao SSPPC, julgue os itens a seguir.

(27)

( F ) As entidades fechadas de previdência complementar correspondem aos fundos de pensão. São organizadas sob a forma de empresas privadas, sendo somente acessíveis aos empregados de uma empresa ou de um grupo de empresas ou aos servidores da União, dos estados e dos municípios.

FALSO – os fundos de pensão são organizados sob a forma de FUNDAÇÃO ou SOCIEDADE CIVIL.

(V) As entidades de previdência fechada devem seguir as diretrizes do CMN quanto à aplicação de recursos dos planos de benefícios.

CERTO - SIM. É preciso seguir orientação do CMN com relação aos limites mínimos e máximos, de forma a assegurar a liquidez e prevenir aplicação em ativos ilíquidos.

74) CESPE – CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) inclui um representante do(a) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

( ) CERTO (F ) ERRADO

FALSO: O CNSP é composto por 6 membros, sendo eles: 1)Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante, na qualidade de Presidente;

2)Superintendente da - SUSEP,

3)Representante do Ministério da Justiça 4)Representante do BACEN

5)Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social

5)Representante da CVM

LOGO, não tem representante do MPOG

75) AVULSA:

Com relação às funções do CNSP, julgue os itens abaixo: (V ) REGULAR a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao CNSP bem como a aplicação das penalidades previstas;

(F ) COORDENAR as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa; FALSO – É FUNÇÃO DO CMN

(V ) FIXAR as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; (V ) ESTABELECER as diretrizes gerais das operações de resseguro;

(V ) prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites

75) Dentre as funções do CNSP estão:

1)REGULAR a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas

2) FIXAR as características gerais dos contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro;

3) ESTABELECER as diretrizes gerais das operações de resseguro;

4) PRESCREVER os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações; e 5) DISCIPLINAR a corretagem de seguros e a profissão de corretor.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho envolve o estudo da capacidade de adsorção de poluentes, usando carvão fibra de coco da baía bem como, a caracterização da biomassa proveniente através

Depois de ilustrar com uma passagem de Manuel Bernardes, em que comenta acerca dos sentidos de “explicando”, “remos” e “golfo”, Garcia afirma serem as palavras

O adquirente do estabelecimento, salvo disposição em contrário, responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados,

Os dados de área e porcentagens de área sobre as observa- ções quanto ao aspecto das culturas, relevo e ocorrência de erosão, são simples estimativas, pois a separação das

Considerando a necessidade de uma política educacional que favoreça, de modo geral, a ampla evolução das capacidades de todos os alunos, este trabalho objetiva refletir sobre

Em dezembro de 1995, ocorreu o 7&#34; Workshop de Educação Agroambiental^ na Cati, que reuniu especialistas das áreas de pesquisa, extensão e ensino para dis­ cutir e

Considerando os Quartéis de Concentração das exportações (Tabela 2), nota-se um aumento do número de países que exportam arroz e uma diminuição do número de países

O mercado das transferências de jogadores de futebol é marcado pela liberdade na contratação de atletas Carmichael et al., 1999 e entre Brasil e Portugal mostrou-se bem movimentado,