• Nenhum resultado encontrado

CARTA PACTO. propor ações para diminuir os impactos socioambientais, para melhorar a qualidade de vida e do ambiente, na região em que habitamos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTA PACTO. propor ações para diminuir os impactos socioambientais, para melhorar a qualidade de vida e do ambiente, na região em que habitamos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O V Encontro Cultivando Água Boa, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2008, contou com a presença de mais de 3.500 participantes. Foi uma oportunidade para:

 dialogar, refletir sobre as crises socioambientais, o modelo civilizatório e as transformações imprescindíveis e necessárias, em especial no jeito de ser/sentir, viver, produzir e consumir;

 apresentar as boas práticas socioambientais regionais;  buscar construir uma nova ética; e

 propor ações para diminuir os impactos socioambientais, para melhorar a qualidade de vida e do ambiente, na região em que habitamos.

Nós, participantes, daremos a continuidade desse encontro por meio da realização das ações propostas nos encontros municipais, que antecederam o V Cultivando Água Boa, pactuando a milhares de mãos os nossos compromissos pessoais e coletivos com essas propostas, através das seguintes linhas norteadoras:

1. GESTÃO POR BACIAS HIDROGRÁFICAS Proposta 1

Fortalecer a parceria para dar continuidade ao Programa de Gestão por Bacias Hidrográficas na BP3 que compreende o desenvolvimento das seguintes ações:

Elaboração de projetos de controle ambiental – PCAs

 Diagnósticos de propriedades

 Diagnósticos de bacias hidrográficas Práticas conservacionistas de água e solos

 Conservação de solos ( terraceamento)

 Plantio Direto – Plantas de cobertura e rotação de culturas

 Isolamento, proteção com cerca e recuperação da mata ciliar

 Adequação e cascalhamento de estradas rurais

Saneamento rural

 Instalação de abastecedouros comunitários

 Destinação adequada de embalagens de agrotóxicos

(2)

Proposta 2

Apoiar e incentivar a criação de planos municipais para gerenciamento de recursos hídricos e do fundo de reserva.

Proposta 3

Apoiar a criação do Comitê Regional visando estudar e elaborar projetos que viabilizem os pagamentos de serviços ambientais (ICMS ecológico, créditos de carbono, facilitação de crédito agrícola).

2. DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL Proposta 1

Fortalecer a agricultura familiar através do(a)

 Capacitação dos agricultores quanto a estruturas organizacionais, buscando a consolidação das associações;

 Reforço da assistência técnica no município;

 Integração de entidades e órgãos representativos, buscando a implantação da agricultura sustentável, consolidando a atividade e aumentando o número de produtores orgânicos

 Formar jovens e consumidores conscientes em relação a importância da

agricultura sustentável. Proposta 2

Agregar valor aos produtos da agricultura familiar e orgânica

 Construção e reestruturação de edificações para a implantação de agroindústrias;  Estabelecer pontos de venda locais e/ou regionais.

Proposta 3

Promover a produção sustentável

 Elaboração de políticas públicas para restrição e regulamentação do uso de agrotóxicos (como 2,4-D e outros) e proteção das propriedades orgânicas;

 Solucionar os passivos ambientais e encontrar alternativas que garantam a sustentabilidade das propriedades familiares (diversificação de culturas, turismo rural, conservação de solos, destinação de dejetos...);

 Abrir o debate sobre o pagamento de Serviços Ambientais prestados por

(3)

Proposta 1

Executar ações de capacitação, educação e informação sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde - SUS e sobre segurança alimentar e nutricional, que envolvam gestores, profissionais, usuários e instituições de ensino.

Proposta 2

Incentivar a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, com garantia de qualidade, segurança e eficácia, através da pesquisa e implantação de arranjos produtivos locais de plantas medicinais, do estímulo à criação de hortos municipais e de farmácias de manipulação de fitoterápicos, com prioridade para o SUS.

Proposta 3

Facilitar o acesso aos serviços e produtos derivados de plantas medicinais e fitoterápicos para o SUS a partir da implantação de programas municipais de Fitoterapia, com participação de equipes multidisciplinares, devidamente capacitadas, além dos diversos segmentos da sociedade civil organizada com ênfase nas práticas sociais

4. GESTÃO DE RESÍDUOS E INCLUSÃO SOCIAL – COLETA SOLIDÁRIA. Proposta 1

Formação política dos catadores para autogestão. Proposta 2

Viabilizar infra-estrutura e capacitação técnico-operacional para o trabalho de coleta seletiva realizada pela Associação e/ou Cooperativa de Catadores.

Proposta 3

Consolidar a Coleta Seletiva Solidária Municipal. Proposta 4

Reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas associações e cooperativas dos catadores por meio de contratação do poder público.

(4)

Proposta 5

Formação sócio-política dos técnicos para o trabalho com os catadores.

5. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proposta 1

Fortalecer e dar visibilidade aos movimentos de Educação Ambiental nos municípios construindo estratégias que promovam a sinergia entre eles – Agenda 21, Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, Programa de Formação de Educadores e Educadoras Ambientais - Programa FEA, Salas Verdes e demais programas e ações de Educação Ambiental no município

Proposta 2

Enraizamento da Educação Ambiental por meio da construção participativa e efetivação de Políticas Públicas estaduais, regionais e municipais

6. PISCICULTURA E AQUICULTURA Proposta 1

Comercialização e industrialização – apoio logístico, divulgação dos produtos, mecanismos de comercialização, estruturas para abate de peixes, beneficiamento e armazenamento com certificação sanitária, inclusão na merenda escolar, asilos e hospitais, feiras municipais, desenvolvimento da agroindústria de peixes e criação de produtos diferenciados e enlatados, aproveitamento de subprodutos do peixe (descarte, couro, víscera, escamas e carcaça).

Proposta 2

Capacitação técnica – cursos de capacitação em aqüicultura (alevinagem, manejo, nutrição, seleção de matriz, comercialização, beneficiamento, sanidade animal e sustentabilidade) para pescadores, aquicultores e jovens, pesquisa em seleção e melhoramento genético de espécies nativas, capacitação de pescadores para atendimento turístico, cartilha de boas práticas em aqüicultura com toda a cadeia, treinamento das merendeiras em pratos a base de peixe.

(5)

Proposta 3

Políticas - fomento para sistemas de integração na produção de peixe de forma cooperativa, fortalecer o associativismo, subsídio para pescadores artesanais e pequenos aquicultores, garantia de comercialização e preço mínimo, seguro para aqüicultura, linhas de crédito para aquisição de insumos, assistência e orientação técnica, facilitar o licenciamento ambiental, coibir a pesca predatória com maior fiscalização principalmente durante o defeso, incentivos para construção, adequação e manutenção de tanques escavados, envolvimento das escolas de ensino fundamental e médio na cultura de criar e consumir peixe, liberar o cultivo de tilápia em tanque-rede, proibir também a pesca de espécies exóticas durante o defeso, canal da piracema na barragem de Yaciretá, acelerar junto ao congresso nacional a tramitação do projeto de lei que transforma a SEAP/PR em Ministério da Pesca e Aqüicultura.

7. ENERGIAS RENOVÁVEIS E EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS Proposta 1

Verificar a viabilidade da aplicação dentro da Plataforma de Energias Renováveis do Motor movido a Ar Comprimido.

Proposta 2

Implantação de micro turbina nos moldes feito pela Eletronorte no /canal da Piracema.

Proposta 3

Construção pela ITAIPU de casa modelo com todos os elementos de sustentabilidade tais como: energia solar, reuso de água, etc.

Proposta 4

Premiação para projetos de final de graduação da área de arquitetura desenvolvidos dentro dos conceitos de sustentabilidade. ( prêmio nos moldes praticados pela Caixa Econômica Federal – caixa abelha)

Proposta 5

Treinamento técnico para moradores que for construir casas no interior do município no sentido de aproveitamento das águas de chuvas.

(6)

Proposta 6

Aplicação dentro da Plataforma de Energias Renováveis de aquecedores solar a partir de garrafas PET e caixas de leite TETRAPLAC.

Proposta 7

Parceria ITAIPU/PMFI para treinamento dos técnicos da secretaria de planejamento no sentido de fiscalizar e/ou orientar nas novas construções obedecendo à Lei aprovada na câmara municipal sobre Sustentabilidade

8. JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE Proposta 1

Criar coletivos jovens, com o apoio do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, possibilitando a compreensão, sensibilização, motivação e envolvimento do público jovem, buscando uma maior participação de jovens lideranças sócio-ambientais, e considerando a atuação conjunta dos demais parceiros da Bacia do Paraná 3, REJUMA e outros coletivos, visando a futura expansão para a Bacia do Prata.

 Instituição do GT formado por lideranças jovens da BP3, com os seguintes representantes:

 Mato Grosso do Sul: Pámela Tel

 Programas Governamentais: Daiane Maria de Jesus de Melo

 Clubes de serviços: Grazieli de Souza, Isabela Olsen Pierazo e Alex de França Repossi

 Comunidade Acadêmica: Sâmara Rafaele Santin e Maikon Hilgert

 Grêmios Estudantis: Roberto Guimarães Gomes Castillo, Cristiane Pereira da Silva

 Representante da Diretoria Regional da Juventude/ FETAEP: Tiago Telka

 Representantes de Foz do Iguaçu: Patrícia Anne Furst  Representantes do Paraguai: a ser definido.

 Possibilitar a participação de monitores jovens na Linha Ecológica, atuando nos processos de formação e capacitação, servindo de disseminadores das idéias do Coletivo Jovem.

 Buscar mecanismos que possibilitem apoio ao Coletivo Jovem na elaboração de projetos locais e regionais, com perspectiva de captação de recursos para realização dos mesmos.

(7)

Proposta 1

Formação de uma Rede Regional – Trinacional – de Museus e Patrimônio Cultural e Natural (25 de Novembro de 2008).

Proposta 2

Realização de um inventário na Rede Regional – Trinacional – de Patrimônio Cultural e Natural (2009/2010).

Proposta 3

Que o Acordo de Cooperação Técnica entre Itaipu e Ministério da Cultura contemple as recomendações e propostas da Rede Regional – Trinacional – de Museus e Patrimônio Cultural e Natural (2009).

10. SUSTENTABILIDADE DAS COMUNIDADES AVA-GUARANI Proposta 1

Valorização e fortalecimento da cultura ava-guarani, a partir do sagrado. Proposta 2

Resgate da agricultura tradicional e pecuária das comunidades indígenas. Proposta 3

Diálogo interno para independência e fortalecimento da comunidade e da associação indígena.

Proposta 4

(8)

CONCLUSÃO

Diante das propostas apresentadas e repactuadas declaramos:

“É fundamental que façamos a nossa parte para assegurar a qualidade do

meio ambiente e a qualidade de vida das populações, em especial o

cuidado com a água, como condição de vida presente e das futuras

gerações do nosso planeta”.

Foz do Iguaçu, 25 de novembro de 2008.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Por isso, respondendo a Heurgon acerca de sua tese, Le Goff sinalizou que em função de suas leituras, havia conquistado certa familiaridade com o conjunto da Idade Média,

Quanto à parceria e coparticipação entre professor e aluno, a ênfase deve ser dada às ações do aluno para que ele possa aprender o que se propõe, além dos

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-