• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 2017 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE ARTES VISUAIS SESI/PR - CURITIBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 2017 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE ARTES VISUAIS SESI/PR - CURITIBA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL 2017 para seleção de novos participantes do NÚCLEO DE ARTES VISUAIS SESI/PR - CURITIBA

O Serviço Social da Indústria – SESI/PR abre inscrições para o processo de seleção de participantes para o Núcleo de Artes Visuais SESI/PR na cidade de Curitiba. Para tanto, informa aos interessados os procedimentos e as condições necessárias para a referida inscrição.

1. INTRODUÇÃO

O Núcleo de Artes Visuais SESI/PR é um programa de formação para artistas iniciantes e não iniciantes que pretendem ampliar seus conhecimentos e desenvolver processos artísticos contemporâneos em interlocução com agentes culturais com atuação em âmbito nacional. O projeto oferecerá 12 vagas para artistas de todo o território nacional, que ao longo de 6 meses desenvolverão seus processos criativos sob a orientação do Professor Dr. Ricardo Basbaum. Além de encontros coletivos e individuais, que serão pautados por investigações sobre o lugar do artista no sistema da arte, os artistas participarão de uma série de oficinas e palestras com críticos, historiadores, artistas e curadores.

2. OBJETIVOS

 Propiciar um espaço para experimentações poéticas e desenvolvimento de linguagens contemporâneas.

 Promover a diversidade da produção contemporânea, a experimentação e a articulação das linguagens artísticas com outras áreas do conhecimento.

 Oferecer, gratuitamente, um processo de aperfeiçoamento de excelência em artes visuais.

 Tecer uma rede de trocas entre os artistas e agentes de outras localidades.  Promover a democratização da cultura e acesso aos bens culturais.

 Incentivar e promover o cenário das artes visuais no estado.

3. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

 Poderão participar da seleção artistas maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil (RNE), estes, desde que residam no país há pelo menos dois anos. Ambas as condições deverão ser comprovadas quando do ato da inscrição, mediante a apresentação dos documentos correspondentes.

 Ter disponibilidade para frequentar as aulas, oficinas, encontros e palestras nos horários pré-estabelecidos.

 Não serão aceitas inscrições de coletivos. Os integrantes de coletivos interessados em participar deverão se inscrever individualmente.

(2)

4. INSCRIÇÕES:

O candidato deverá apresentar os seguintes itens:

 Ficha de inscrição e carta de intenção (carta sobre o porquê o artista quer participar do programa e descrição de projeto/pesquisa em andamento) em 3 laudas. (ANEXO I) devidamente preenchidas e assinadas.

 Cópia de RG e CPF / (RNE para estrangeiros)  CV (máximo 2 laudas)

 Portfolio comentado (trabalhos em vídeo devem ser hospedados em plataformas para a comissão ter acesso, informar link e senha de acesso)

 A ficha de inscrição pode ser obtida no site www.sesipr.org.br/cultura.

 O material deverá ser enviado exclusivamente pela web para o endereço nucleodeartesvisuais@sesipr.org.br

 O candidato deverá enviar arquivo único em formato PDF (tamanho máximo 30 MB) através do WeTransfer, - plataforma online para transferência de arquivos. (https://www.wetransfer.com/). As inscrições enviadas em outros formatos ou que ultrapassarem o tamanho estabelecido por este edital não serão aceitas. No caso de vídeos, os links deverão constar dentro do arquivo PDF.

 O arquivo deverá indicar no assunto do e-mail que a inscrição se refere à cidade de CURITIBA.

 A inscrição é gratuita, porém, caso o proponente seja selecionado, será cobrada uma taxa única de R$100,00 para ser paga via boleto bancário.

4.1 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DAS INSCRIÇÕES

 A confirmação de recebimento da ficha de inscrição será por e-mail.

 A lista dos selecionados de cada módulo será divulgada no site www.sesipr.org.br/cultura

 A produção não se responsabiliza por problemas de comunicação entre as partes decorrentes de erros dos contatos (e-mail e telefone) informados na ficha de inscrição. É de inteira responsabilidade do candidato informar corretamente estes dados.

5. CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO:

Inscrições: 18 de abril a 14 de maio de 2017

Início do Programa de Formação: 09 de junho às 19h (reunião com a coordenação).

A entrega ou o envio da ficha de inscrição implicará na total aceitação das disposições deste Regulamento.

(3)

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

 Uma Comissão de Seleção formada por dois profissionais da área de artes visuais, indicados pela coordenação do Núcleo de Artes Visuais SESI/PR será responsável pela seleção de 12 participantes.

 Caberá à Comissão de Seleção: selecionar os 12 participantes, desclassificar proponentes que não preencherem as condições de participação, bem como indicar uma lista suplementar em ordem decrescente - para a eventualidade de desistência ou impossibilidade de participação de algum dos selecionados. O processo de seleção será realizado em etapa única.

 O resultado da seleção será divulgado através do site do SESI Cultura

www.sesipr.org.br/cultura no mês de maio de 2017.

 Os selecionados serão contatados via e-mail pela equipe do Sesi Cultura para a realização da matrícula. Para os participantes selecionados será cobrada uma taxa única de matricula no valor de R$ 100,00 que será paga através de boleto bancário.  A Comissão de Seleção terá total autonomia e liberdade de seleção, não cabendo

nenhum recurso das suas decisões.

 Os artistas selecionados deverão comparecer obrigatoriamente à primeira reunião do Programa no dia 09 de junho.

7. CRONOGRAMA DE AULAS

Todas as atividades serão realizadas no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto, nº 458 em Curitiba.

Durante o período do Núcleo de Artes Visuais 6 (seis) meses, todos os meses serão realizados pelo menos 1 (hum) encontro de 2 (dois) dias com o orientador do programa, Ricardo Basbaum. As orientações seguirão o formato de conversas em grupo e apresentações individuais de suas investigações.

Em paralelo a isso, uma programação de palestras e oficinas irão expandir as questões discutidas em grupo proporcionando o contato e trocas com artistas de referência para a circulação de obras e projetos de arte no Brasil.

Maio

Seleção dos artistas participantes do programa. Junho

07/06 - Conversa com a coordenação.

23 e 26/06 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h) Julho

07/07 - Palestra Margit Leisner e Thais Rivitti 20 e 21/07 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h) Agosto

(4)

24 e 25/08 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h) Setembro

21 - 23/09 - Oficina com Beatriz Lemos

29 e 30/09 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h) Outubro

06/10 - Palestra com Jorge Menna Barreto

20 e 21/10 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h) Novembro

08-10/11 - Oficina com Julia Buenaventura (16h) 17/11 - Orientação Com Ricardo Basbaum (8h)

8. OBRIGAÇÕES DO NÚCLEO DE ARTES VISUAIS SESI/PR

 O Núcleo de Artes Visuais SESI/PR disponibilizará espaço para as atividades, profissionais qualificados e cursos gratuitamente, porém, não se responsabilizará por gastos pessoais dos participantes do projeto, como compra de materiais para as obras/atividades trabalhadas no Núcleo, transporte, alimentação e hospedagem.  Organizar o calendário das atividades, manter os participantes informados sobre

possíveis alterações nos cronogramas, intermediar a comunicação entre ministrantes, participantes e a instituição.

 Ao final do programa emitir certificado de participação aos selecionados.

9. OBRIGAÇÕES DO ARTISTA SELECIONADO

 Os artistas selecionados deverão assinar um contrato com os termos de participação do programa de formação.

 Ter pelo menos 75% de presença nas atividades que compõem a programação. O descumprimento poderá acarretar em desligamento do programa e multa, previstos em contrato.

 No caso de desistência ou não cumprimento das obrigações, outros artistas inscritos poderão ser convocados para preenchimento das vagas.

10. DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM

 Pela adesão ao presente edital, o(a) candidato(a) inscrito(a) que venha a ser selecionado(a) autoriza o SESI Cultura a utilizar os registros das ações e etapas do projeto, bem como as imagens de seus resultados na produção de catálogos, em mídia impressa, internet, mídias digitais, eletrônicas e audiovisuais, sem ônus e por tempo indeterminado, para fins de divulgação.

 O SESI poderá ainda autorizar a utilização dessas imagens para fins educacionais e de divulgação, sem comercialização.

(5)

 Ao se inscrever no presente edital, o candidato(a) declara a

inexistência de plágio, bem como garante ter a autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre a produção artística, se responsabilizando, inclusive, por eventuais reivindicações de terceiros quanto ao uso não autorizado, indenizando, se for o caso, o SESI Cultura e o Sistema FIEP regressivamente em e eventual ação condenatória.

11. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Informações gerais sobre o edital poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3322- 2111 ou pelo e-mail nucleodeartesvisuais@sesipr.org.br

Gerência de Cultura SESI Paraná

Gerente de Cultura SESI Paraná: Anna Paula Zétola

Gestão do Projeto Núcleos Criativos: Ana Luiza Suhr Reghelin

Gestão do Projeto Núcleo de Artes Visuais: Adara Garbuglio De Oliveira Coordenação e Produção do Núcleo de Artes Visuais: Ana Rocha Orientação dos participantes: Professor Dr. Ricardo Basbaum

Realização:

(6)

Currículo Convidados:

Beatriz Lemos - Atua como curadora especializada em artes e redes. É editora do selo de publicações Sismos Editorial e idealizadora da plataforma Lastro (www.lastroarte.com). Mestra em História Social da Cultura (PUC-RJ). Atualmente, integra os júris curatoriais do 5º Prêmio EDP Energias na Arte - Tomie Ohtake e do 20º Festival de Arte Contemporânea - Sesc/Videobrasil.

Jorge Menna Barreto - Jorge Menna Barreto é artista e pesquisador. Há 20 anos deixa que o lugar determine aquilo que irá construir e, mais recentemente, o que irá comer. É professor no Instituto de Artes da UERJ e doutor em Poéticas Visuais em Artes pela USP (2012). Desde sua pesquisa de pós-doutorado na UDESC (2014), tem investigado relações possíveis entre agroecologia e as práticas site-specific em arte.

Julia Buenaventura - Crítica e historiadora da arte com foco na América Latina. Atualmente, é pós-doutoranda na ECA-USP (Bolsa CAPES), onde desenvolve uma pesquisa comparativa entre as diferentes histórias da arte na América Latina no século XX.

Margit Leisner - Artista, Estudou ballet clássico e mais tarde graduou-se em Artes Visuais na F + F Schule für Kunst und Mediendesign em Zürich, Suíça. Realizou o inventário do arquivo de performance arte Schwarze Lade/The Black Kit. Práticas curatoriais são elemento chave em seu trabalho. Desde 2014 realiza o projeto Farol Arte e Ação.

Monica Novaes Esmanhotto - Atua como profissional das artes visuais, desde 2005, nas áreas comercial, organizacional, estratégica, de comunicação e capacitação para instituições privadas e públicas dentro e fora do brasil. Foi gerente executiva do projeto Latitude, entre 2011 e 2015.

Thais Rivitti - é graduada em jornalismo e filosofia, mestre em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e colabora com publicações especializadas, onde escreve sobre artes visuais desde o início dos anos 2000. É diretora do Ateliê 397, espaço independente de arte, onde desenvolve projetos de exposições, publicações, debates e cursos;

Referências

Documentos relacionados

A técnica de transferência de oócito envolve a utilização da égua receptora com o objetivo do trato reprodutivo possuir um ambiente saudável para

A ideia de construção de interfaces está baseada na proposta de Saito e Dias (2013) e tem por objetivo articular história e ensino de matemática com vistas a refletir sobre os

72 O ângulo de medida α/2, cujo cateto oposto corresponde à metade do comprimento da soalha, neste caso, com valor de 19 cm (a), tem como cateto adjacente a medida x,

torre ou em uma janela de qualquer edifício, que está numa grande praça ou em campo aberto, desejar medir uma linha reta colocada no mesmo plano sobre o qual está a parede

Segundo Shaeffer-Novelli (1995), deve-se induzir a recomposição plantando ou transplantando espécies dominantes. Para isso, deve-se observar a altura, a área basal,

Se, por um lado, as histórias de antigamente da região do Noroeste amazônico ressaltam o compartilhamento da condição de pessoa por huma- nos e animais, por outro, elas também

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – Foirn em conjunto com a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro ACMIRN convidam

O objeto do presente presente Termo de Contrato é contratação de serviços continuados, sem dedicação de mão de obra exclusiva, de empresa especializada