• Nenhum resultado encontrado

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SõBRE O TESTE DA ARVORE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALGUMAS OBSERVAÇÕES SõBRE O TESTE DA ARVORE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SõBRE O TESTE DA ARVORE AGOSTINHO MINICUCCI

Vimos aplicando, há alguns anos, em crianças, adolescentes e adultos, o teste da árvore, segundo a técnica Koch, associando-o, sempre que possível, a outras provas de personalidade e, em particular, à grafo-logia e ao PMK, com as quais apresenta êle boa correlação.

Outrossim, foi-nos dado, no trato diário e diuturno com essa pro-va, chegar a algumas conclusões um tanto diferentes das obtidas por Koch. O nosso trabalho ainda se encontra em fase de elaboração e críti-ca, porém quisemos trazer a esta Revista algumas de nossas observações.

1.a - Antes de entrar na análise da árvore, nós costumamos classificá-la em sentido negativo ou positivo. Arrolamos a árvore como negativa, sempre que aparecer um dêstes sinais:

a) raízes; b) tronco irregular; c) tronco sombreado; d) tronco angular; e) galhos em salsichas; f) formas estereotipadas.

A classificação da árvore como negativa ou positiva faz-nos mo-dificar a interpretação que os sinais apresentam para a análise da personalidade.

Passemos a um exemplo para ilustrar melhor a conclusão a que chegamos, fruto de observações demoradas.

Na página 76, no tocante à árvore inclinada à esquerda, Koch assinala o seguinte:

"Atitude defensiva, aversão, defesa, resistência, fortificação de-fensiva, adaptação restringida, autodomínio, ter contrôle sôbre suas paixões, restringido nos afetos, mascarado, disfarçado, dissimulado, mêdo de expressar os afetos, temor de mostrar-se afetuoso, constran-gido, inibido, restrinconstran-gido, repressão, repressão da sensibilidade, atado ao passado, parte da a.tividade refreada."

Se bem que, em linhas gerais, sigamos essa interpretação, sepa~

ramos a.s qualidades positivas das negativas, segundo a conformação da árvore. Senão vejamos: sentido positivo:

Capacidade de abstração. Abnegação, renunciamento (é típico em pessoas dadas à clausura). Preocupação em esconder o próprio sen-timentalismo, recorrendo ao domínio de si mesmo. Repressão angustiosa do afeto e da emotividade."

I

I

i

I

!

I

I

I

i I

I

f

I

(2)

56 ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOTÉCNICA

Corresponderia, no PMK ao D. S. grande nos lineogramas sagi-tal e vertical da mão esquerda e pequenos nos correspondentes da mão direita.

Em sentido negativo, nós interpretaríamos:

"Oposição, agl'essividade, resistência, desobediência, rebelião, instinto de oposição. Cadeia de desejos, inclinações, aspirações e ten-dências reprimidas que se descarregam, neste caso, em forma de incre-dulidade, desdém, orgulho que distancia, suspeita dos demais, acusa-ções sem base, críticas, mordacidade e tôda essa série de ressentimentos que tornam o caráter difícil, refratário e desagradável. Pode-se obser-var também em pessoas inclinadas a tomar posições negativas, a negar o evidente por princípios de disconformidade, por instinto de contra-dição ou maldade. Ainda repressão às tendências homossexuais laten-tes, reconhecidas pel;: consciência como tal."

2.a - Fizemos uma aplicação do teste da árvore em meninos e púberes dos 4.° e 5.~ anos primários de grupo escolar, com a idade de 10, 11, 12 e 13 anos. Aplicamos também o teste da figura humana, seg'undo a técnica Machover.

Na idade do aparecimento da puberdade, no sexo masculino, encontramos, na árvore, o galho serrado no tronco (o toquinho) em quase tôdas as provas de 11, 12 e 13 anos. Dificilmente aparece em árvores desenhadas por crianças de 10 anos. É raríssimo encontrar-se êsse sinal nas árvores de meninas.

Koch apresenta êsse desenho na página 77 do seu livro The Tree Test, interpretando-o como:

"Inibição provocada pelo inusual, para o agir. Inibição condu-zindo o ser a se tornar anti-social, insolente, arrogante, independente."

Se bem que essas características correspondam bem à persona-lidade em crise do adolescente, nós julgamos ser êsse um símbolo fáli-co, no púbere, ou ainda a necessidade de exibicionismo do jovem.

Székely diz que o exibicionismo (aqui, na árvore o toquinho) "sexual pode consistir na exibição dos órgãos genitais, mas também no desenho de repr-esentações obscenas. Tal conduta muitas vêzes é sintomática de ignorância e desajustamento com respeito à sexualidade ou bem uma tentativa de supercompensar sentimentos de inferioridade, real ou imaginária. Os adolescentes são particularmente _propensos a um mais geral exibicionismo, que se expressa em seu afa de chamar a atenção vestindo··se de uma maneira extravagante, falando em voz alta, contàndo histórias chocantes, destinadas a escandalizar os demais." "Em psicanálise" - continua Székely - "o exibicionismo se interpreta como negação da castração ("eu tenho, veja") e ao mesmo tempo como um convite a uma mulhe~ (menina) a que exiba

cc'!

que não tem". Trata-se de dois gestos mágIcos. Na mulher se transpo~ do exibicionismo dos genitais a outra parte do corpo ou aos enfeItes.

(3)

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SÔBRE O TESTE DA ÁRVORE 57 Nas árvores desenhadas pelas púberes, notamos que poucas foram as que não usaram lápis de côr e a quase totalidade dos desenhos das árvores eram enfentados com fIôres e frutos.

Sabe-se que flôres e frutos, no desenho da árvore significam

auto-admiração, necessidade de adornar-se, exibir-se, decorar-se, gôsto pela dramatização e expressividade, atividade fantasista, tão a gôsto

da môça-adolescen

te.

.

Outrossim, quando no desenho da árvore do jovem aparece o galho serrado (toquinho) é certo encontrar-se no desenho da figura humana gravata, charuto, cigarro, revólver ou bengala. :esses sinais correspondem, na técnica Machover, ao exibicionismo sexual.

Fizemos ainda outras observações no tocante a essa prova de tão fácil aplicação e tão útil a professôres e orientadores. Em tempo oportuno, dá-Ia-emos a lume.

SUMMARY

The authoT presents a study about the tree test and his obser-vations about:

a) the negative form of the tree interpretation;

b) the positive form of the tree interpretation;

C) the new interpretation of the frontal branch cut and its cor-relation with the teen-age.

RÉSUMÉ

L'auteur prés·ente une étude du test de l'arbre et ses observa-tions sur:

a) la forme positive de l'interprétation de l'arbre;

b) la forme négative de l'interprétation de l'arbre;

c) la nouvelle interprétation de la branche d'arbre touffue à la tige et sa corrélation avec la puberté.

RESUMO

O autor apresenta um estudo acêrca do teste da árvore e suas observações acêrca de:

a) a forma negativa no desenho da árvore e sua interpretação;

b) a interpretação da forma positiva no desenho da árvore;

c) a nova interpretação atribuída ao galho serrado, no tronco da árvore e sua correlação com a puberdade.

BIBLIOGRAFIA

1) KOCH, Carlos - The Tree Test - Hans Huber Publisher - Beme - 1952.

2) VELS. Augusto - Escritura y Personalida<i - Luis Miracle, editor - Barcelona, _

l,8 edição - 1955.

3) SZll:KELY, Béla - Diccionario EnCiclopédico de la Psique - Editorial Claridad _ Buenos Aires - 1950.

4) GOODENOUGH, Florence - Test de Inteligencia Infantil - Editorial Paidos - Bue-nos Aires - 1951.

5) MACHOVER, Karen - Proyección de la Personalidad en el Dibujo de la Figura Huma-na - Cultura - Havana.

(4)
(5)
(6)
(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

A palha de café carbonizada e o esterco de curral nas dosagens de 50% e 75 % e casca de arroz carbonizada com 25% foram os substratos que proporcionaram melhor vigor e uniformidade

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Frequência relativa, densidade relativa, abundância relativa e índice de valor de importância de espécies daninhas em oito áreas de pastagens da Região do Médio Vale do Rio

imii lorlc demais para ser influenciado por uma pessoa indecisa. Deu-lhe inil.i i sua atenção. Com sua personalidade vibrante, com sua càpacidade de i i.ii sempre no meio do

de entrega de armas.. É a principal cau- sa de mortes e ferimentos graves entre os jovens, e mata mais de 34 mil brasileiros por ano, 95 por dia, um a cada 15 minutos. Buscando

A estabilidade térmica nas baixas temperaturas (Figura 4a), foi de aproximadamente 50% da sua atividade inicial aos 14 dias para a polimetilgalacturonato liase (PMGL)

Jsou radiostanice, které už mají SV vestavěnou (Zirkon 1), dále jsou pak SV externí (Smart 1, Slavík), v prove- dení jako krabička, která se připojí k ra- diostanici

É de realçar que a presente realização descreve a utilização integral dos CLPS ou a utilização do permeado de ultrafiltração concentrado por osmose inversa (PUFC)