• Nenhum resultado encontrado

2. Calendário da Seleção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Calendário da Seleção"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo para ingresso no 2º semestre de 2013.

Inscrição e Seleção de Candidatos para Ingresso no Curso de Mestrado Turma Especial de MINTER – Universidade do Estado de Minas Gerais

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária no Curso de Mestrado Turma Especial de MINTER – Universidade do Estado de Minas Gerais tem por objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados, brasileiros, em nível de Mestrado, com sólida formação básica e aplicada em Microbiologia. Qualifica os profissionais para o desenvolvimento do ensino e pesquisa básica e aplicada em Microbiologia voltada para a Ciência Agropecuária.

1.1 Vagas: Mestrado - 12 (doze), sendo 08 vagas exclusivamente para candidatos com vínculo de professor com a UEMG, as 04 vagas restantes poderão ser preenchidas por candidatos que atendam aos requisitos do item 1.3.

1.2 Linhas de pesquisa: a)Biologia, Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos; b)Ecologia Microbiana; c)Microbiologia Aplicada; d)Genética e Biologia Molecular de Microrganismos

1.3. Inscrição

A inscrição será realizada na UEMG, Campus de Frutal-MG, através do preenchimento de solicitação e encaminhamento da documentação relacionada abaixo, através de SEDEX ou deverá ser entregue diretamente na Secretaria de Pós-Graduação, no horário das 12:00h às 18:00h, na seguinte ordem: a) Requerimento de inscrição (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br) b) Cadastro do candidato e Fonte de Financiamento (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br);

c) Linha de pesquisa e área de interesse (http://www.uemgfrutal.org.br) d) Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Cédula de identidade ou RNE para candidatos estrangeiros; - CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Título de Eleitor com comprovante da última eleição; - Documento Militar;

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso. Formulário próprio (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br)

e) Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;

f) Curriculum vitae impresso, documentado e encadernado, obrigatoriamente conforme Modelo (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br)

g) Atestado da Instituição de origem liberando o candidato para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício;

h) Comprovante original de pagamento da Taxa de Inscrição de acordo com Resolução UNESP nº 44 de 22-05-1989, no valor de R$ 51,00 (Cinquenta e um reais), recolhidos na Secretaria de Pós-Graduação, da UEMG em Frutal-MG.

(2)

Se enviado pelo correio, cheque nominal à Fundação Renato Azeredo. Não haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga, seja qual for o motivo alegado;

i) Uma foto 3x4, recente.

O pedido de inscrição será julgado pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação. A INSCRIÇÃO será aprovada somente com orientadores com disponibilidade de orientação de acordo com o Item 3. A assinatura do orientador será obtida pela Seção Técnica de Pós-graduação da FCAV/UNESP que encaminhará os documentos para os professores orientadores de Jaboticabal. A anuência será revelada através da assinatura do orientador no Requerimento de Inscrição do candidato. Entretanto, esta anuência não implica na seleção automática do candidato.

1.4 Seleção

A seleção para ingresso será feita em uma primeira etapa, por meio de Prova de Conhecimentos Básicos em Microbiologia e Prova de Conhecimentos em Língua Inglesa. A Prova de Conhecimentos Básicos em Microbiologia será discursiva, sem consulta a qualquer meio bibliográfico em papel (livros, apostilas, etc...) ou eletrônico, e eliminatória, ou seja, só participarão da segunda etapa do processo de seleção os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). A Prova de Conhecimentos em Língua Inglesa tem caráter classificatório, poderá ser utilizado o dicionário.

Na segunda etapa serão avaliados o Curriculum Vitae e Histórico Escolar dos candidatos aprovados na primeira etapa, podendo ser seguida de uma entrevista, a critério do Conselho do Programa de Pós-Graduação. O Curriculum Vitae deverá ser elaborado conforme modelo específico exigido para o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária e poderá ser obtido no site da UEMG (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br).

A pontuação do currículo se dará apenas para os itens devidamente documentados.

O resultado da seleção será divulgado na página da UNESP, Câmpus de Jaboticabal na Internet (http://www.fcav.unesp.br/#337,35ite da3) e no site da UEMG – Campus de Frutal (disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br).

Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula no período regulamentar, pré-estabelecido no calendário escolar no Item 2. Juntamente com o seu orientador, cada candidato deverá proceder a escolha de disciplinas que comporão o seu plano de atividades durante o curso, bem como elaborar o Projeto de Pesquisa referente ao trabalho de Dissertação.

2. Calendário da Seleção

2.1. Período de Inscrição - 17 a 26/julho/2013, exceto sábados e domingos. 2.2. Número de Vagas - ver Item 1.1.

2.3. Provas de Conhecimentos Básicos em Microbiologia e Prova de Conhecimentos em Língua Inglesa:

(3)

02/agosto/2013 às 14:00h (Conhecimentos em Língua Inglesa) Local: Bloco A – Piso 3, na UEMG, Campus de Frutal.

2.5. Seleção: 05/agosto/2013 a 23/agosto/2013

2.4. Divulgação dos resultados da seleção – 26/agosto/2013

2.5. Matrícula dos candidatos selecionados será realizada no Campus de Frutal - MG – 28/agosto/2013 a 30/agosto/2013

2.6.Início das aulas – 2º. semestre/2013

3. Docentes do Curso e Prováveis Orientadores: Orientador: Antonio Carlos Monteiro

Linha de pesquisa: Ecologia microbiana Orientador: Everlon Cid Rigobelo

Linha de Pesquisa: Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos Orientador: Hélio José Montassier

Linha de Pesquisa: Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos; Genética e biologia molecular de microrganismos

Orientador: Jackson Antonio Marcondes de Souza

Linha de Pesquisa: Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos Orientador: João Martins Pizauro Junior

Linha de Pesquisa: Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos; Genética e biologia molecular de microrganismos

Orientador: José Carlos Barbosa

Linha de Pesquisa: Genética e biologia molecular de microrganismos; Ecologia microbiana

Orientadora: Katia Cristina Kupper

Linha de Pesquisa: Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos Orientadora: Maria Benincasa

Linha de Pesquisa: Microbiologia aplicada Orientadora: Lúcia Helena Sipaúba Tavares Linha de Pesquisa: Ecologia microbiana Orientadora: Lúcia Maria Carareto Alves

Linha de Pesquisa: Genética e biologia molecular de microrganismos; Biologia, bioquímica e fisiologia de microrganismos

Orientador: Manoel Victor Franco Lemos

Linha de Pesquisa: Genética e biologia molecular de microrganismos Orientadora: Márcia Justino Rossini Mutton

Linha de Pesquisa: Microbiologia aplicada Genética e biologia molecular de microrganismos

(4)

Orientador: Roberto Alves de Oliveira

Linha de Pesquisa: Microbiologia aplicada; Ecologia microbiana Orientador: Ruben Pablo Schoken-Iturrino

Linha de Pesquisa: Microbiologia aplicada

4. Importante: Não será admitida a inscrição de candidatos sem a anuência de um dos orientadores com disponibilidade de vaga para orientação, acima especificado.

5. Disposições finais

A FCAV/UNESP/Jaboticabal e a UEMG – Campus de Frutal, não se responsabilizam por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. O candidato selecionado que não efetuar sua matrícula na data estipulada terá a vaga cancelada automaticamente.

Os candidatos não selecionados poderão retirar o currículo no prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Após esse prazo, a documentação poderá ser incinerada.

Demais Informações poderão ser obtidas na Secretaria de Pós-graduação da UEMG - Campus de Frutal, pelo fone/fax (34) 3423 2700 ou (16) 3209 2705 (FCAV-Jaboticabal) (Disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br) - Home Page: http://www.fcav.unesp.br; e-mail: posgrad@fcav.unesp.br.

6. Conteúdo e bibliografia para a prova de seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária 6.1. Conteúdo para a prova:

1) Introdução à microbiologia: conceituação: microrganismo e microbiologia. Estrutura das células procariótica e eucariótica. Classificação dos organismos vivos e a posição taxonômica dos microrganismos. Sistemática e nomenclatura dos microrganismos. Áreas de estudo em Microbiologia.

2) Conceitos básicos de bioquímica: estrutura, função e metabolismo de carboidratos; aminoácidos, peptídeos e proteínas; e lipídeos.

3) Técnicas de estudo de microrganismos: coleta de amostras, contagem e isolamento, cultivo em culturas puras, conservação de culturas puras, microscopia, técnicas de coloração.

4) Nutrição, cultivo e crescimento de microrganismos: classificação nutricional dos microrganismos, nutrientes para o cultivo de microrganismos, tipos de meios de cultura, condições físicas para o cultivo de microrganismos, reprodução e crescimento dos microrganismos.

5) Controle de microrganismos: fundamentos do controle microbiano, agentes antimicrobianos, controle de microrganismos por agentes físicos e por agentes químicos.

(5)

6) Bacteriologia: estrutura celular, morfologia, fisiologia, reprodução e crescimento e sistemática das bactérias

7) Micologia: estrutura celular, morfologia, fisiologia, reprodução e classificação dos fungos.

8) Virologia: ultraestutura, morfologia, classificação e replicação dos vírus. 9) Microalgas: características gerais das principais classes de microalgas. 10) Princípios básicos de ecologia microbiana: populações e comunidades microbianas, interações microbianas.

11) Conceitos básicos de biologia molecular: Introdução à tecnologia do DNA recombinante. Conceito de clonagem molecular. Enzimas envolvidas na clonagem molecular: endonucleases de restrição, polimerase, enzimas modificadoras do DNA e do RNA (metilases, nucleases, ligases, quinases, fosfatases). Vetores de clonagem (plasmídios). Construção do DNA recombinante (clonagens). Transformação bacteriana. Isolamento de DNA plasmidial. Identificação do DNA clonado.

6.2. Bibliografia recomendada:

Alexopoulos, C.J.; Mims, C.W.; Blackwell, M. Introductory Mycology. 4th ed., New York, John Wiley, 1996, 869p.

Atlas, R. M. Principles of Microbiology. Boston, McGraw-Hill,1997, 1298p. Atlas, R. M.; Bartha, R. Microbial Ecology – Fundamental and Applications. 4th ed., Menlo Park, Benjamin/Cummings, 1998, 695p.

Bicudo, C. E. de M.; Menezes, M. D. Gêneros e Algas de Águas Continentais do Brasil. 2a ed., São Carlos, Editora Rima, 2006, 489p.

Brown, T. A. Clonagem gênica e a análise de DNA: uma introdução. 4ª ed., Porto Alegre, Editora Artmed, 2003, 376p.

Knipe, D. M.; Howley, P. M.; Griffin, D.; Lamb, R. A.; Martin, M. A.; Roizman, B.; Straus, S. Fields. Virology. Philadelphia, Lippincott Wiliams & Wilkins, 2007, 3177p.

Lehninger, A.L., Nelson, D.L., Cox, M.M. Princípios de Bioquímica. 3a ed., São Paulo, Sarvier, 2002. 975p.

Margulis, L.; Schwartz, K. V. Cinco Reinos. 2a ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2001, 497p.

Pelczar Jr., M. J.; Chan, E.C.S.; Krieg, N. R. Microbiologia – Conceitos e Aplicações. 2a ed., São Paulo, Makron Books, 1996, Vol. I e II.

Santos, N. S. de O.; Romanos, M. T. V.; Wigg, M. D. Introdução à Virologia Humana. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002, 254p.

Silveira, V. D. Micologia. 5a ed., Âmbito Cultural Edições, 1995, 332p.

Tortora, G. J.; Funke, B. R.; Case, C. L. Microbiologia. 2a ed., Porto Alegre, Artmed – Bookman, 2005, 920p.

Trabulsi, L. R.; Alterthum, F. Microbiologia. 4a ed., São Paulo, Atheneu, 2005, 718p.

Vermelho, A. B.; Pereira, A. F.; Coelho, R. R. R.; Souto-Padrón, T. Práticas de Microbiologia. 1a ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2006, 256p.

Referências

Documentos relacionados

Deve ser levado em conta, que 46% do total dos ácidos graxos saturados detectados na carne de búfalo corresponderam ao ácido esteárico, nos cortes de alcatra e chã de dentro e 42%

Relatos de superdose em humanos com tinidazol são poucos e não fornecem dados consistentes dos sinais Não há um antídoto específico para o tratamento da superdose com o tinidazol.

As juntas que apresentavam pouco adesivo em relação às outras, ou seja, quantidade menor ou igual a 0,20 gramas foram identificadas com o número 1.. Resultando em 21

Com relação sobre a definição do termo Educação Física grande parte dos alunos responderam de forma semelhante com a LBD 9394/96, que afirma que a educação física, integrada

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A principal contribuição desse trabalho é a apresentação de uma solução de localização que, quando implantada em uma rede social móvel, o usuário e seus amigos possam ser

Neste sentido, no Relatório Ambiental Anual (RAA) deverá ser apresentada explicitação do plano de manutenção efectuado aos sistemas instalados, incluindo indicação

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início