• Nenhum resultado encontrado

MÓDULO 3 GASTRONOMIA. Módulo 3 Gastronomia e Ecoturismo E ENOTURISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÓDULO 3 GASTRONOMIA. Módulo 3 Gastronomia e Ecoturismo E ENOTURISMO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

GASTRONOMIA

E ENOTURISMO

(2)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

GASTRONOMIA

Descobrir a cozinha de um país, passear pelos seus mercados de rua, comprar, degustar e conversar com as grandes estrelas da gastronomia, percorrer itinerários enológicos... tudo isto e muito mais é o turismo enogastronômico.

A gastronomia é parte da herança cultural de um povo. A cozinha catalã remonta a tempos imemoriais, com uma longa tradição de receitas recolhidas nos manuais antigos. Um grande exemplo é o Livro de Sent Soví, um livro de receitas catalão do século XIV que é considerado um dos mais antigos da Europa e chave no nascimento de cozinha catalã.

A Catalunha tem se posicionado como referência internacional no campo da gastronomia, fato reconhecido quando foi eleita Região Europeia da Gastronomia 2016. Ferran Adrià, Carme Ruscalleda, Joan Roca, Carles Gaig ou Sergi Arola, entre outros, tornaram-se embaixadores da nossa cultura. A Catalunha totaliza 65 estrelas no Guia Michelin 2017.

(3)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

Além dos grandes nomes da cozinha catalã, o panorama gastronômico conta os Coletivos de Cozinha, grupos de restaurantes e outros

estabelecimentos gastronômicos, com propostas baseada no produtos locais, na cozinha e no território que as representam. São os seguintes:

A Catalunha tem se posicionado como referência internacional no campo da gastronomia, fato reconhecido quando foi eleita Região Europeia Gastronomia 2016. Ferran Adrià, Carme Ruscalleda, Joan Roca, Carles Gaig ou Sergi Arola, entre outros, tornaram-se embaixadores da nossa cultura. A Catalunha totaliza 65 estrelas no Guia Michelin 2017.

Na Costa Brava:

- Cuina de l’Empordanet - Cuina del Vent

- Girona Bons Fogons

- Grup Gastronòmic del Pla de l’Estany - Girona Territori d’Estrelles

(4)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

Na Costa Barcelona:

- Club de Tast del Gremi d’Hostaleria de Sitges - Corbera Sabors - Col·lectiu Cubat - Cuina Vallès - Cuina VO - Vilafranca Ve de Gust

Nos Pirineos:

- Cuina Pirinenca de Cerdanya - Cuina Volcànica

- Cuines de la Vall de Camprodon - Fogons de la Vall de Ribes - La Xicoia

- El Club dels Sabors del Berguedà

Em Barcelona:

- Barceloneta Cuina

Nas Terres de l’Ebre:

- Cuina La Ràpita-Delta de l’Ebre

- Club de Gastronomia de l’Ametlla de Mar - L’Essència de l’Arròs d’Amposta

Em la Costa Daurada:

- El Gust és Nostre

- Tarragona Gastronòmica - Terra i Taula

Nas Terres de Lleida

:

- Noguera Cuina

Em Paisatges Barcelona

:

- Osona Cuina

- Els Fogons del Bages - Cardona Sabors

(5)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

qualidade dos alimentos, como denominações de origem e indicações geográficas protegidas. Os produtos orgânicos ocupam um lugar significativo na oferta agroalimentar catalã e são avaliados pelo Conselho Catalão de Produção Agrícola Ecológica (CCPA) que os auditoria e certifica. Outro movimento a considerar é o Slow Food, ano após ano ganhando adeptos.

Este associação internacional quer salvaguardar alimentos, matérias-primas e técnicas de cultivo e processamento herdados por usos locais consolidados ao longo do tempo. Um total de 63 restaurantes em toda a Catalunha receberam o distintivo KM 0 que outorga a associação ao Slow Food.

O artesanato tem um papel importante na mesa. Mediante a vinculação de cozinha, produto e território destaca-se o trabalho de artesãos que produzem produtos relacionados com os alimentos, sejam eles utensílios de cozinha ou para colocar sobre a mesa: cestas, colheres e garfos de madeira boj, copos de cristal, tigelas de barro...

A região tem inúmeros workshops e rotas gastronômicas que estão distribuídos pela geografia catalã e, assim, permitem descobrir o território. Durante o ano, são organizadas mais de trezentas atividades e mostras enogastronômicas. Destacam-se as bienais, como o Fórum Gastronômico, que este ano será realizado em Girona de 19 a 21 de novembro, a Alimentaria Barcelona, Muestra de Vinos y Cavas de Cataluña e Mercat de Mercats (Mercado de Mercados), ambas em Barcelona, e a Feira sobre Saúde e Alimentação Slow Food (Lleida).

A cozinha catalã disponibiliza aos sentidos uma série de opções para viver gastronomia local de diversas maneiras, antes ou depois da refeição. Visitar os mercados de rua; desfrutar de um dia de pesca com pescadores profissionais; cozinhar pratos; estadia gastronômica em um hotel; visitar lojas de queijo artesanal, fábricas de embutidos ou azeite; conhecer o interior das vinícolas; visitar museus, centros de exposições e pesquisa especializada...essas são propostas que esperam por todos que querem desfrutar da comida e enoturismo na Catalunha.

(6)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

ENOTURISMO

A Catalunha tem uma herança de vinhos com mais de dois mil anos de história, que remonta ao tempo em que gregos e romanos desembarcaram em Empúries. Hoje, com uma área de mais de 65.000 hectares de vinhedos e uma produção anual de mais de 380 milhões de garrafas de vinho e cava, a Catalunha é um dos destinos enoturísticos mais promissores da Europa.

O enoturismo permite ao visitante viajar através das doze denominações de origem catalãs para descobrir uma paisagem de vinho diversificada e atraente desde vinhedos cercados pela brisa do mar a outros que se estendem através das grandes planícies do interior ou subindo as montanhas. Ao longo do ano é possível visitar mais de trezentas bodegas, passear pelas vinhas, desfrutar de um rico patrimônio e harmonizar o vinho e a gastronomia, entre outras propostas.

(7)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

Grandes vinícolas reconhecidas em todo o mundo; vinícolas familiares e tradicionais; com produção orgânica e biodinâmica; edifícios modernistas conhecidos como as catedrais de vinho; fazendas centenárias; a arquitetura mais vanguardista...são, todos eles, elementos que mostram aos visitantes os segredos dos vinhos catalães.

A história do vinho da Catalunha também se pode descobrir visitando os vários museus e centros de interpretação de Vinho e Cava, entre os quais estão os seguintes: o Castell del Vi (Falset), o Centro Enoturístico y Arqueológico de Vallmora, o CIC Fassina-Centre d’Interpretació del Cava (Sant Sadurní d’Anoia) e o Vinseum (Vilafranca del Penedès).

Muito mais que doze denominações de origem

A Catalunha certifica a qualidade de seus vinhos através de doze denominações de origem: DO Alella, DO Conca de Barberà, DO Costers del Segre, DO Empordà, DO Montsant, DO Penedès, DO Pla de Bages, DOQ Priorat, DO Tarragona e DO Terra Alta, além da DO Cava e da DO Catalunhya.

Vale a pena destacar algumas rotas enoturísticas perfeitamente estruturadas através da geografia catalã, como a Rota do Vinho do Priorat, a Ruta do Vino de Lleida-Costers del Segre, a Rota do Vinho DO Empordà, Enoturismo Penedès e Enoturismo DO Alella.

(8)

Módulo 3 – Gastronomia e Ecoturismo

Além disso, a visita enoturística pode coincidir com qualquer um dos mais de 180 eventos enogastronômicos realizados na Catalunha durante todo o ano, e ser combinada com atividades de todos os tipos para conhecer os vinhedos de maneiras diferentes: caminhando, de bicicleta elétrica, segway, mountain bike, 4x4, a cavalo ou mesmo de helicóptero ou a vela, para terminar o dia com um sessão de vinoterapia. A Catalunha tem cerca de 40 agências de viagens e empresas especializadas na organização de experiências completas e premier de enoturismo.

Note que muitas das experiências de turismo do vinho são projetadas para serem apreciadas em família, como casal, com amigos, além de estarem preparadas para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

A Agência Catalã de Turismo lançou a marca Enoturismo Cataluña para desenvolver, fortalecer e consolidar propostas específicas para experiências de turismo do vinho e atividades com elevado valor agregado, contribuindo para o conhecimento e disfrute o do patrimônio e da cultura do vinho catalão.

Referências

Documentos relacionados

Conforme relatado na Seção 3, a sistemática para a geração de componentes referentes as demais features do domínio (e.g. funcionais, ambiente operacional, tecnologias do domínio

Neste estudo foram estudadas as cavernas do Fazendão, Paredão, Boca do Sapo, e Abrigo da Glória (na Serra de Itirapina); os abrigos do Roncador (Analândia), Santo Urbano

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Constatou-se que mesmo em um território com identidade supostamente homogênea - habitada por colonos de origem italiana - coexistem diversas ruralidades, expressas

Nesse artigo conheceremos o programa Resgate Cultural & Conservação de Tartarugas Marinhas responsável pelo resgate e valorização de importantes informações culturais

Este trabalho consiste na pesquisa e especificação de sensores (instrumentos de campo) responsáveis pela aquisição e atuação nas variáveis de processo do

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento

Alguns positivos, de acordo com Hall (2004 p. 11), podem ser descritos como: a) maior exposição do produto ao consumidor; b) estabelecimento de uma fidelidade entre produtor e