• Nenhum resultado encontrado

Nível Fundamental AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nível Fundamental AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

1. Este Caderno contém 50 questões, todas de múltipla escolha (numeradas em algarismos arábicos). Confira a numera-ção das questões e o número de páginas, antes de responder a prova. Em caso de falhas na impressão ou falta de alguma questão, solicite imediata substituição do Caderno.

2. Cada questão de múltipla escolha contém apenas uma alternativa correta.

3. Preencha, na folha de respostas, o espaço correspondente à alternativa escolhida, utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

4. Não é permitida a utilização de nenhum material de consulta que não seja o fornecido pela COMPROV.

5. Durante a prova o candidato não deverá comunicar-se com outros candidatos.

6. A duração da prova é de quatro horas, já incluído o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas.

7. O candidato será avisado de que o tempo de prova estará chegando ao final, quando faltarem 30 minutos.

8. Permanecer na sala onde realiza a prova por, no mínimo, 3 (três) horas.

9. Deixar o local de prova com o seu gabarito, no mínimo, após 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos do início da prova.

10. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes nas presentes instruções ou na folha de respostas pode-rá implicar na anulação da prova do candidato.

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO - UFCG

16 de setembro de 2012

Nível Fundamental

Vestibulares

(2)

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO - UFCG

16 de setembro de 2012

Nível Fundamental

Vestibulares 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

GABARITO DO CANDIDATO

(3)

PORTUGUÊS Leia o texto abaixo e responda às questões 1, 2 e 3.

O celular que escraviza

Eles roubam nosso tempo, atrapalham os relacionamentos e podem até causar acidentes de trânsito. Quando é a hora de desligar? Estamos viciados. Em qualquer lugar, a qualquer momento do dia, não conseguimos deixar de lado o objeto de nossa dependência. Dormimos ao lado dele, acordamos com ele, o levamos para o banheiro e para o café da manhã – e se, por enorme azar, o esquecemos em casa ao sair, voltamos correndo. Somos incapazes de ficar mais de um minuto sem olhar para ele. É através dele que nos conectamos com o mundo, com os amigos, com o trabalho. Sabemos da vida de todos e informamos a todos o que acontece por meio dele. Os neurocientistas dizem que ele nos fornece pequenos estímulos prazerosos dos quais nos tornamos dependentes. Somos 21 milhões – número de brasileiros com mais de 15 anos que têm smartphones, os celulares que fazem muito mais que falar. Com eles, trocamos e-mails, usamos programas de GPS e navegamos em redes sociais. O tempo todo. Observe ao seu redor. Em qualquer situação, as pessoas param, olham a tela do celular, dedilham uma mensagem. Enquanto conversam. Enquanto namoram. Enquanto participam de uma reunião. E – o pior de tudo – até mesmo enquanto dirigem.

“É uma dependência difícil de eliminar.”, diz o psiquiatra americano David Greenfield, diretor do Centro para Tratamento de Vício em Internet e Tecnologia, na cidade de West Hartford. “Nosso cérebro se acostuma a receber essas novidades constantemente e passa a procurar por elas a todo instante.”. O pai de todos os vícios, claro, é o Facebook, maior rede social do mundo, onde publicamos notícias sobre nós mesmos como se alimentássemos um grande jornal coletivo sobre a vida cotidiana. Depois dele, novas redes foram criadas e apertaram o nó da dependência. Programas de troca de fotos como o Instagram conectam milhões de pessoas por meio das imagens feitas pela câmeras cada vez mais potentes dos celulares. Os aplicativos de troca de mensagem, como o Whatsapp, promovem bate-papos escritos que se assemelham a uma conversa na mesa do bar. O final dessa história pode ser dramático. Interagir com o aparelho – e com centenas de amigos escondidos sob a tela de cristal – tornou-se para alguns uma compulsão tão violenta que pode colocar a própria vida em risco.

Parece exagero? Pense na história da garota americana Taylor Sauer, de 18 anos. Em janeiro, Taylor dirigia numa rodovia interestadual que liga os Estados de Utah e Idaho quando bateu a 130 quilômetros por hora na traseira de um caminhão. Ela trocava mensagens com um amigo sobre um time de futebol americano. Uma a cada 90 segundos. Seu último post foi: “Não posso discutir isso agora. Dirigir e escrever no Facebook não é seguro! Haha.” Se não estivesse teclando, provavelmente teria avistado o veículo à frente, que andava a meros 25 quilômetros por hora.

(...) No Brasil não é diferente – pelo menos é a impressão dos profissionais que trabalham na área. “Minha experiência sugere que essa é a quarta maior causa de acidentes, só atrás do excesso de velocidade, uso de álcool e drogas e cansaço”, diz Dirceu Júnior, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Não custa lembrar que dirigir usando celular é passível de multa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, de 1997. A gravidade da infração é média: R$ 85,13 no bolso e 4 pontos na carteira de habilitação. Mas a punição não inibe os dependentes do celular. Mais de 1.600 pessoas são multadas todo dia por esse motivo só no Estado de São Paulo.

(...) Quando a multa sobre usar celular no trânsito foi criada, não existiam os smartphones. Se dirigir falando ao celular era perigoso, com os smartphones o perigo se multiplicou. Teclar é incompatível com guiar um carro. A área do cérebro encarregada da concentração necessária para escrever, o lobo frontal, é a mesma responsável por manter a atenção na pista e nos veículos à frente. O cérebro só faz bem uma coisa ou outra. Um estudo do Instituto de Transportes da Universidade Tecnológica da Virgínia, nos Estados Unidos, revela a magnitude da distração causada por esse hábito. Dirigir falando ao telefone duplica o risco de um acidente. Quando se tecla, o risco se multiplica por 23.

Dirigir mexendo no celular é mais perigoso até do que sob o efeito do álcool ou drogas, segundo o Institute of Advanced Motorists, entidade de segurança do trânsito do Reino Unido. Os pesquisadores usaram um simulador para medir a reação dos motoristas em diferentes circunstâncias. Quem estava distraído com redes sociais no celular teve uma reação 38% mais lenta a um imprevisto, como a freada abrupta de um carro à frente. Quem fuma maconha ficou com 21% mais lento. Os reflexos daqueles que beberam entre três e quatro latas de cerveja foram atrasados em 12%.

(BARIFOUSE, Rafael. O celular que escraviza. Revista Época, 11 de junho de 2012. Com adaptações) 01 Após a leitura do texto, é possível afirmar que o autor NÃO

a) denuncia a relação perigosa entre celular e a ação de dirigir veículos. b) relaciona as ações do nosso cotidiano com o uso excessivo do celular. c) apresenta pesquisas de instituições mundiais renomadas para informar o leitor. d) se posiciona contra o uso do celular nas situações do dia-a-dia.

e) alerta os motoristas quanto à perda de atenção quando do uso dos aparelhos celulares

02 De acordo com o texto, o uso do celular causa dependência porque a) se trata de um aparelho que pode acessar redes sociais como o Facebook. b) proporciona a comunicação entre as pessoas do mundo inteiro.

c) libera estímulos prazerosos, que viciam, para o cérebro dos usuários. d) é possível carregá-lo para todos os lugares aonde as pessoas vão. e) é possível acessar a internet para troca de e-mails.

(4)

03 Assinale a alternativa em que o sentido do trecho sublinhado está indicado corretamente.

a) “Dirigir mexendo no celular é mais perigoso até do que sob o efeito do álcool ou drogas...” (6o §) – indica comparação.

b) “E – o pior de tudo – até mesmo enquanto dirigem.” (1o §) – indica continuidade.

c) “... provavelmente teria avistado o veículo à frente, que andava a meros 25 quilômetros por hora.” (3o §) – indica inferioridade.

d) “... tornou-se para alguns uma compulsão tão violenta que pode colocar a própria vida em risco.” (2o §) – indica superioridade.

e) “... teve uma reação 38% mais lenta a um imprevisto...” (6o §) – indica inferioridade.

04 Assinale a alternativa em que o verbo sublinhado funciona como sinônimo daquele sublinhado no trecho abaixo.

a) “Abandonei meus livros, meu violão’, diz Paulo March, angustiado proprietário de Zep, um iPhone cujo nome homenageia a banda de rock Led Zeppelin. ”

b) “Alheio aos avanços tecnológicos, rendeu-se ao smartphone – um artefato amigável mesmo para os que pegaram a revolução digital no meio da vida.”

c) “A solução para alertar os usuários de celular para seus perigos passa por descobrir por que o aparelhinho é tão sedutor...” d) “Eles criaram uma teoria para explicar como vive o dono de um celular moderno.”

e) “Algumas atitudes simples podem ajudar a diminuir a dependência.”

05 Avalie os trechos abaixo, considerando as regras de acentuação e de ortografia, e assinale o(s) correto(s).

I- “Dispositivos eletronicos como os celulares geram a sensação de prazer para o cérebro porque ele se sente recompensado a cada novidade recebida.”

II- “A descarga de uma substância estimulante para nossos neurônios, a dopamina, encarregásse de gerar a sensação agradável.” III-“O comportamento dos adolescentes é particularmente preocupante por dois motivos: primeiro, porque eles estão aprendendo

hábitos que levarão para a vida adulta. Em segundo lugar, por razões biológicas, os jovens têm menos controle sobre seus impulsos e, portanto, mais dificuldade para dosar o uso do smartphone.”

Está(ão) escrito(s) corretamente:

a) I e III. b) I e II. c) Apenas II. d) Apenas III. e) I, II e III.

06 Ao colocar os substantivos sublinhados no plural, também deverão flexionar-se:

“Como o fabricante prevê que, até o fim da década, o celular tradicional estará praticamente extinto, o caminho da humanidade em direção aos smartphones parece não ter volta.”

a) os, décadas, das, tradicionais, humanidades, parecem. b) os, preveem, das, décadas, tradicionais, estarão. c) os, preveem, os, tradicionais, estarão, extintos.

d) das, décadas, tradicionais, estarão, extintos, humanidades. e) preveem,os, das, tradicionais, estarão, humanidades.

07 Assinale a alternativa em que as palavras sublinhadas contém dígrafos e que indica a quantidade correta. a) “No Brasil não é diferente – pelo menos é a impressão dos profissionais que trabalham na área.” – 3 dígrafos. b) “Estamos viciados.” 1 dígrafo.

c) “Com eles, trocamos e-mails, usamos programas de GPS e navegamos em redes sociais.” – 2 dígrafos. d) “É através dele que nos conectamos com o mundo, com os amigos, com o trabalho.” – 2 dígrafos.

e) “(...) a qualquer momento do dia, não conseguimos deixar de lado o objeto de nossa dependência.” – 3 dígrafos.

“Os celulares mitigam a solidão, nos colocam num mundo que funciona 24 horas por dia, permitem ordenar informações em meio a um oceano caótico de variedades.”

(5)

08 Leia os trechos 1, 2, 3 e 4 e assinale a alternativa correta quanto aos tipos de frases. (1) “Estamos viciados.”

(2) “Observe ao seu redor.” (3) “Quando é a hora de desligar?” (4) “O tempo todo.”

a) São considerados tipos de frases o 1 e o 2, por apresentarem verbos de ação. b) O trecho 3 não é considerado um tipo de frase, por ser uma pergunta.

c) Os quatro trechos podem ser considerados frases, por apresentarem sentido completo. d) Apenas o trecho 4 é considerada frase por não apresentar um verbo.

e) Apenas os trechos 1, 2 e 3 são considerados frases por apresentarem verbo.

09 Considerando o uso do pronome relativo, assinale a alternativa cuja substituição do pronome sublinhado está de acordo com as regras gramaticais.

a) em que – refere-se ao “Facebook”. b) nas quais – refere-se às “notícias”.

c) para onde – refere-se à “maior rede social”. d) que – refere-se ao “Facebook”.

e) para que – refere-se à “maior rede social do mundo”.

10 Considerando as regras de divisão silábica, assinale a alternativa cujas palavras estão separadas corretamente. a) ó.dio / fé.ri.as / psi.co.lo.gia.

b) an.si.o.sas / psi.co.lo.gia / pro.fis.si.o.nais. c) pro.fi.ssi.o.nais / e.fi.ci.en.te / fé.rias. d) ó.di.o / an.sio.sas / e.fi.ci.en.te. e) psi.co.lo.gi.a / fé.ri.as / pro.fis.si.o.na.is.

O pai de todos os vícios, claro, é o Facebook, maior rede social do mundo, onde publicamos notícias sobre nós mesmos como se alimentássemos um grande jornal coletivo sobre a vida cotidiana.

(6)

MATEMÁTICA

11 Identifique a alternativa que apresenta o registro correto e completo por ordens e classes dos seguintes algarismos indoarábicos, respectivamente:

7 000 004 001 080; 7 038 423 296

a) Sete unidades de trilhão, quatro unidades de milhão, uma unidade de milhar e oito centenas simples;

Sete unidades de trilhão, três dezenas e oito unidades de milhão, quatro centenas, vinte dezenas e três unidades de milhar, duas centenas, nove dezenas e seis unidades simples.

b) Sete unidades de trilhão, quatro unidades de milhão, uma unidade de bilhar e oito dezenas simples;

Sete unidades de bilhão, três dezenas e oito unidades de milhar, quatro centenas, vinte dezenas e três unidades de milhão, duas centenas, nove dezenas e seis unidades simples.

c) Sete unidades de bilhão, quatro unidades de milhão, uma centena de milhar e oito dezenas simples;

Sete unidades de bilhão, três dezenas de milhão, quatro centenas, vinte dezenas e três unidades de milhar, duas centenas, nove dezenas e seis unidades simples.

d) Sete unidades de trilhão, quatro dezenas de milhar, uma centena e oito dezenas simples;

Sete unidades de bilhão, três dezenas e oito unidades de milhar, quatro centenas, vinte dezenas e três unidades de milhão, duas centenas, nove dezenas e seis unidades simples.

e) Sete unidades de trilhão, quatro unidades de milhão, uma unidade de milhar e oito dezenas simples;

Sete unidades de bilhão, três dezenas e oito unidades de milhão, quatro centenas, vinte dezenas e três unidades de milhar, duas centenas, nove dezenas e seis unidades simples.

12 Numa divisão, o quociente e o resto são iguais a 5. E a soma do dividendo e divisor é 53. Indique a alternativa que apresenta os valores do dividendo e do divisor. respectivamente.

a) 8 e 45. b) 43 e 10. c) 45 e 8. d) 30 e 23. e) 39 e 14.

13 Observando o conjunto das frações a seguir, conclui-se que elas:

{3/5, 6/10, 18/30, 24/40, 9/15,...} a) Estão em ordem crescente.

b) São sequenciadas.

c) Estão em ordem decrescente. d) São equivalentes.

e) São equidistantes.

14 Em geometria, os termos triângulo, quadrângulo, pentágono, octógono eneágono indicam: a) O grau de um ângulo.

b) O polígono convexo ou côncavo. c) A união de uma poligonal simples. d) O número de lados de um polígono. e) Poligonais abertas ou fechadas.

15 Faça as transformações de unidades de massa e indique os resultados, respectivamente.

72 hg em g 4,79 g em kg a) 7200 g 0,00479 kg. b) 72,00 g 000,479 kg. c) 7,200g 000047,9 kg. d) 720g 0,00479 kg. e) 72000 0,479 kg.

(7)

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

16 No computador, as informações são armazenadas em arquivos e organizadas em diretórios. O outro nome que é usado para se referir aos diretórios é: a) Ficheiro. b) Pasta. c) Ícone. d) Atalho. e) Programa.

17 No editor de textos Word, para se “colar” um trecho copiado de um texto, deve-se clicar em: a) Tecla Shift + letra C.

b) Tecla Control + letra C. c) Tecla Control + letra V. d) Tecla Enter.

e) Apenas tecla Shift.

18 O Windows é um sistema operacional cujas informações e cujos programas são exibidos em janelas. Uma janela de programa possui uma barra com diversas funções, como Salvar, Editar, Ajuda, entre outras funções. Essa barra é chamada de:

a) Barra de tarefas. b) Barra de botões. c) Barra de design. d) Barra de menu. e) Paleta de cores.

19 Navegar na Internet tem um certo risco para o computador, já que muitos vírus se espalham através dela. Para se prevenir contra vírus de computador, é importante:

a) Manter sempre o seu antivírus atualizado. b) Desligar sempre o computador.

c) Fechar todos os programas antes de desligar o computador. d) Informar sempre dados completos nos sítios da Internet. e) Colocar senha em arquivos e pastas.

20 O navegador de Internet é o programa que permite visualizar as páginas da Web com notícias, vídeos, fotos e diversos outros conteúdos multimídia. Qual dos aplicativos abaixo é um navegador de Internet ?

a) Microsoft Word. b) MS Paint. c) MSN Messenger. d) Internet Explorer. e) Windows Media Player.

(8)

LEGISLAÇÃO

21 Nos termos do Código de Ética Profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal, os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética. Esse código prevê a constituição de uma Comissão de Ética - composta por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente - no prazo de:

a) 30 dias. b) 45 dias. c) 60 dias. d) 75 dias. e) 90 dias.

22 Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. A essa Comissão também compete aplicar, ao servidor público, a pena de:

a) Advertência. b) Suspensão.

c) Destituição da função. d) Demissão.

e) Censura.

23 Consoante o disposto na Lei 11.091/05, o conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições, corresponde ao conceito de:

a) Plano de carreira. b) Nível de capacitação. c) Nível de classificação. d) Ambiente organizacional. e) Nível de padrão.

24 O desenvolvimento do servidor na Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, segundo a Lei 11.091/05, levará em conta o incentivo à qualificação, assim terá por base um percentual calculado sobre:

a) A progressão por capacitação profissional. b) A progressão por mérito profissional.

c) O padrão de vencimento percebido pelo servidor. d) O nível de capacitação mantido pelo servidor.

e) A mudança de nível de capacitação obtida pelo servidor.

25 O processo disciplinar do servidor público com fundamento na Lei 8.112/90 poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetiveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada. Entretanto, a comissão revisora terá prazo para conclusão dos trabalhos, que será de:

a) 15 dias. b) 30 dias. c) 45 dias. d) 60 dias. e) 90 dias.

(9)

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

26 De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), os níveis da educação escolar brasileira são:

a) Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. b) Ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

c) Educação infantil, educação fundamental, ensino médio e educação superior. d) Educação básica e educação superior.

e) Educação básica, ensino médio e educação superior.

27 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) especifica o dever do Estado com a educação escolar. Qual das alternativas abaixo NÃO é um dever previsto nessa Lei?

a) O Estado deve garantir atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

b) O Estado deve garantir material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde ao aluno, no ensino fundamental público.

c) O Estado deve garantir a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

d) O Estado deve garantir a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.

e) O Estado deve garantir que educandos com necessidades especiais frequentem escolas regulares, em condições idênticas aos demais alunos.

28 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) estabelece que: I – Os Municípios devem oferecer, com prioridade, o ensino fundamental.

II – Os Municípios devem assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

III – É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental. IV – As universidades são instituições que devem possuir um corpo docente formado por, no mínimo, um terço, com titulação

acadêmica de mestrado ou doutorado; São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.

29 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes:

I – Piso salarial profissional.

II – Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação e na avaliação do desempenho. III – Carga horária diária de trabalho de até oito horas.

IV – Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho. São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) I, II, III e IV.

30 A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, estabelece que:

a) O piso salarial profissional é fixado como a remuneração inicial dos professores formados em cursos de licenciatura. b) O direito ao piso salarial está condicionado ao efetivo exercício do magistério.

c) O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

d) Para receber o piso salarial, o profissional estará obrigado a uma jornada de 40 (quarenta) horas semanais.

e) O percentual de 25% da carga horária do professor deve ser destinado a atividades de preparação das aulas e atendimento aos alunos.

(10)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 31 Considere a seguinte situação:

O auxiliar administrativo João Alves ao digitar um memorando solicitando a reserva do auditório do Centro EF da UFCG, para a realização de uma palestra, no dia 01 de setembro de 2012, deixou duas lacunas no texto, para preencher depois, pois estava com dúvidas. O texto é o seguinte:

“Solicito a Vossa Senhoria a reserva do auditório XY para o professor José Vieira proferir a palestra ‘A responsabilidade do funcionário público’, que ___________ no dia 01 de setembro de 2012, às 18 horas.”

“Certo de contar com _______ colaboração....” As formas que completam, corretamente, as lacunas são: a) Realizar-se-á e vossa.

b) Se realizará e sua. c) Realizará e vossa. d) Realizar-se-á e sua. e) Se realizará e vossa.

32 Ao digitar o memorando citado, João Alves deve obedecer a uma forma de apresentação determinada. Os itens corretos são: I- Fonte do tipo Times New Roman de corpo 12.

II- A margem lateral esquerda com no mínimo 3,0cm de largura. III- A margem lateral direita com 1,5cm de largura.

IV- Espaçamento simples entre as linhas. V- Uma linha em branco entre os parágrafos. Estão corretos os itens:

a) I, II, III, IV e V. b) Apenas I, III e V. c) Apenas II, III e IV. d) Apenas I, II, IV e V. e) Apenas I, II e III.

33 Assinale a redação correta de um memorando que deve conter as seguintes informações: memorando circular nº29, enviado pelo chefe de gabinete do Presidente do INSS, no dia 19 de dezembro de 2007, aos gerentes regionais, gerentes executivos e chefes das Unidades de Recursos Humanos, informando que, nos dias 24 e 31 de dezembro, seria ponto facultativo a partir das 14 horas.

I -

Memorando-circular nº29/INSS/GABPRE

Brasília, 19 de dezembro de 2007. Aos Gerentes Regionais

Gerentes Executivos

Chefes das Unidades de Recursos Humanos Assunto: Horário de expediente (Natal e Ano Novo)

1. A Portaria SE/MP nº 740, de 27 de dezembro de 2006, republicada no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de janeiro de 2007, estabeleceu ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro de 2007, a partir das 14 horas.

2. Assim, incumbiu-me o Senhor Presidente de informar que o expediente nas Unidades deste Instituto, nos referidos dias, será até às 14 horas.

Atenciosamente,

(assinatura) Nome

(11)

II-

Memorando-circular nº29/2007 Em, 19 de dezembro de 2007.

Aos Gerentes Regionais Gerentes Executivos

Chefes das Unidades de Recursos Humanos Assunto: Ponto facultativo no Natal e Ano Novo

Prezados Gerentes e Chefes,

1. A Portaria SE/MP nº 740, de 27 de dezembro de 2006, republicada no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de janeiro de 2007, estabeleceu ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro de 2007, a partir das 14 horas.

2. Assim, incumbiu-me o Senhor Presidente de informar que o expediente nas Unidades deste Instituto, nos referidos dias, será até as 14 horas.

Atenciosamente,

(assinatura) Nome

Chefe de Gabinete do Presidente

III-

Memorando-circular nº29/2007 Em Brasília 19 de dezembro de 2007. Aos Gerentes Regionais

Gerentes Executivos

Chefes das Unidades de Recursos Humanos Assunto: Horário de expediente (Natal e Ano Novo)

A Portaria SE/MP nº 740, de 27 de dezembro de 2006, republicada no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de janeiro de 2007, estabeleceu ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro de 2007, a partir das 14 horas.

Assim, incumbiu-me o Senhor Presidente de informar que o expediente nas Unidades deste Instituto, nos referidos dias, será até as 14 horas.

Atenciosamente,

(assinatura)

Chefe de Gabinete do Presidente

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

a) I, II e III. b) Apenas I e III. c) Apenas I e II. d) Apenas I. e) Apenas II.

34 O memorando se distingue do ofício pela (pelo)

a) indicação do lugar e data, pois no memorando coloca-se no alto da página, à direita; no ofício, vem embaixo da página, à direita. b) assunto, pois no memorando abordam-se tópicos de interesse de todos em geral e, no ofício, fala-se somente de temas

particulares.

c) circulação, pois o memorando promove comunicações internas entre unidades de um mesmo órgão e o ofício é enviado de uma instituição para outra.

d) numeração dos parágrafos, já que no memorando eles são numerados e no ofício não há a exigência de numeração.

e) indicação do destinatário, pois no memorando o destinatário é indicado pelo nome e cargo ocupado, seguido do vocativo, e no ofício não há a indicação do cargo nem o emprego do vocativo.

(12)

Leia a declaração abaixo para responder à questão 35.

D E C L A R A Ç Ã O

Declaramos, para os devidos fins, que a professora Fulana de Tal, matrícula SIAPE 1111-1, participou como orientadora, no período 2010.2, da Banca Examinadora da monografia “O uso do memorando”, tendo como examinador o professor Sicrano de Tal, da aluna Beltrana de Tal, defendida no dia 01 de dezembro de 2010.

Campina Grande, 06 de dezembro de 2010.

(assinatura) Nome

Cargo

35 Assinale os trechos que permitem, pelo menos, duas interpretações, fugindo, assim, à característica de clareza, que a redação oficial deve apresentar.

I- Declaramos, para os devidos fins, que a professora Fulana de Tal, matrícula SIAPE 1111-1, participou como orientadora (...). II- (...) Banca Examinadora da monografia “O uso do memorando”, tendo como examinador o professor Sicrano de Tal (...).

III- (...) Banca Examinadora da monografia “O uso do memorando”, tendo como examinador o professor Sicrano de Tal, da aluna Beltrana de Tal.

IV- (...) participou como orientadora, no período 2010.2, da Banca Examinadora da monografia “O uso do memorando” (...). Estão ambíguos os itens:

a) I, II, III e IV. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas I e IV. e) Apenas III e IV.

36 Leia o início do documento abaixo e, em seguida, assinale o tipo de redação oficial em que ele se encontra. Ao Magnífico Reitor

Jota Eme

Universidade Federal de Xis Campus Universitário

Assunto: Concessão de bolsas de estudo Magnífico Reitor,

a) Apenas ofício e aviso. b) Ofício, aviso e memorando. c) Apenas ofício e memorando. d) Apenas aviso. e) Apenas ofício.

(13)

37 As frases abaixo foram retiradas de um ofício. Leia-as, reorganize o texto e assinale a alternativa correta. 1) Havendo 44 candidatos inscritos,

2) Solicito a Vossa Senhora, mais uma vez, 3) No horário das 07 às 13 horas.

4) A permissão para utilização das dependências da Escola Técnica Federal, na data supra citada. 5) Tendo em vista a realização do 17º concurso para Procurador da República,

6) E considerando as ótimas instalações dessa instituição de ensino, gentilmente cedidas por ocasião dos concursos anteriores, 7) Mais a sala dos professores como apoio,

8) Nossa necessidade será de 02 salas de aula,

9) Cuja prova está prevista para o dia 02 de maio de 1999, A sequência correta é:

a) 1, 2, 3, 4, 6, 8, 5, 9, 7. b) 5, 9, 6, 2, 4, 1, 8, 7, 3. c) 1, 8, 3, 9, 6, 2, 7, 4, 5. d) 5, 9, 2, 3, 4, 8, 1, 6, 7. e) 2, 4, 5, 3, 8, 7, 1, 6, 9.

38 Levando em consideração a objetividade e a clareza da redação oficial, corrija o texto abaixo e assinale a alternativa que contém essa correção.

Solicitamos a gentileza de V. Sa. no sentido de providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, da retificação da Portaria nº 818/GD, de 25/11/2004, que trata da averbação de tempo de serviço de Fulano de Tal, servidor deste Centro Federal. a) Solicitamos a sua gentileza no sentido de providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, da retificação da Portaria... b) Solicitamos-lhe a gentileza no sentido de providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, da retificação da Portaria... c) Solicitamos a V. Sa. a gentileza de providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, da retificação da Portaria... d) Solicitamos a V.Sa. no sentido de providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, da retificação da Portaria... e) Solicitamos no sentido de V.Sa. gentilmente providenciar a publicação, no Diário da União, da retificação da Portaria... Leia a carta abaixo para responder às questões 39 e 40.

Estamos encaminhando a Vossa Senhoria a Portaria R/Nº643 devidamente assinado pelo Magnífico Reitor, relativo à sua Nomeação para o cargo de Professor Assistente Nível 1 – Retide. Trata-se de um fato de maior significância, não somente do ponto de vista pessoal e profissional, mas, igualmente, para a Universidade Federal de X.

Nesta oportunidade, em nome da Administração Central da Universidade, transmitimos a Vossa Senhoria o mais vivo reconhecimento pela sua aprovação do Concurso Público de provas e títulos realizado por esta Instituição.

Sempre que puder ser útil, esta Superintendência de Recursos Humanos terá a maior satisfação em vos servir e atender. Cordialmente,

39 O primeiro parágrafo da carta contém erros que foram corrigidos nos itens a seguir. Assinale os itens corretos.

I- Estamos encaminhando a Vossa Senhoria a Portaria R/Nº 643, devidamente assinada pelo Magnífico Reitor, relativa à sua nomeação para o cargo de Professor Assistente no nível 1 – RETIDE.

II- Trata-se de um fato da maior significância não somente para Vossa Senhoria, do ponto de vista pessoal e profissional, mas igualmente para a Universidade Federal de X.

III- Estamos encaminhando à Vossa Senhoria a Portaria R/Nº 643 devidamente assinada pelo Magnífico Reitor, relativo a sua nomeação para o cargo de Professor Assistente Nível 1 – RETIDE.

IV- Trata-se de um fato de maior significância, não somente para o ponto de vista pessoal e profissional, mas, igualmente para a Universidade Federal de X.

O(s) item(ns) correto(s) é(são): a) Apenas I e IV.

b) Apenas II e III. c) Apenas I e II. d) Apenas IV. e) Apenas I.

(14)

40 O segundo e o terceiro parágrafos devem ser corrigidos conforme está mostrado nos itens:

I) Nesta oportunidade, em nome da Administração Central da Universidade transmitimos à Vossa Senhoria o mais vivo reconhecimento pela sua aprovação e classificação do concurso público...

II) Nesta oportunidade, em nome da Administração Central da Universidade, transmitimos a Vossa Senhoria o mais vivo reconhecimento pela sua aprovação e classificação no concurso público...

III) Sempre que puder ser útil, essa Superintendência de Recursos Humanos, terá a maior satisfação em vos servir e vos atender. IV) Sempre que puder ser útil, esta Superintendência de Recursos Humanos terá a maior satisfação em servi-lo e atendê-lo. O(s) item(ns) correto(s) é(são):

a) Apenas I e III. b) Apenas II e III. c) Apenas II. d) Apenas IV. e) Apenas II e IV.

41 Das afirmativas que seguem, qual delas NÃO está relacionada ao arquivo?

a) Conjunto de documentos armazenados que transita por vários locais diferentes dentro de uma instituição. b) Lugar onde se guardam documentos.

c) Acervo de documentos.

d) Móvel que facilita o manuseio de documentos.

e) Conjunto de informações armazenadas no sistema computacional de um disco rígido de um computador.

42 Com a finalidade de se preservarem os documentos antigos, muitas vezes, faz-se necessária a sua restauração. Assim, assinale a alternativa que NÃO constitui um método de restauração de documentos.

a) Plastinação. b) Lavagem em formol. c) Varredura. d) Impregnação com prata. e) Alisamento.

43 A que sistema de classificação este exemplo abaixo se refere? J. Direção.

J3. Chefia de Gabinete. J3.6. Secretaria Executiva. J3.7. Auxiliar Administrativo.

a) Sistema mnemônico. b) Sistema alfanunérico. c) Sistema de números digitalizados. d) Sistema letramérico. e) Sistema de cadeia crescente.

44 Avaliando as afirmativas sobre a arquivologia que seguem, qual delas NÃO é correta? a) Após a microfilmagem, nenhum documento público original pode ser eliminado.

b) Todo e qualquer documento oficial ou público, que tenha guarda permanente, não deve ser destruído após sua digitalização ou microfilmagem.

c) A microfilmagem proporciona a preservação de um documento a longo prazo.

d) Todo microfilme possui uma cópia, que deve ser armazenada em local diferente do original.

e) Pode-se utilizar dois métodos de preservação de documentos ao mesmo tempo: a digitalização e a microfilmagem; assim, as consultas rápidas aos documentos são feitas digitalmente.

45 No que diz respeito aos arquivos públicos podemos afirmar que:

a) São considerados arquivos públicos: Os conjuntos de documentos produzidos e/ou recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito municipal, estadual e federal em resultado de suas atribuições administrativas.

b) São considerados arquivos públicos: O apanhado de documentos recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos apenas de âmbito federal.

c) São desconsiderados arquivos públicos: Os conjuntos de documentos produzidos e/ou recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito municipal, estadual e federal em resultado de suas atribuições administrativas.

d) São públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter filantrópico, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços particulares no exercício de suas atividades.

(15)

46 Assinale a alternativa que apresenta as classificações de arquivo:

a) Entidade promotora (Federal ou Estadual); Natureza dos documentos (orgânico e inorgânico); Estágio de maturação (recente ou antigo); Extensão e tamanho (setorial ou meridional).

b) Entidade impressora (público ou privado); Origem dos documentos (especial ou especializado); Estágio de desenvolvimento (intermediário e permanente); Extensão de sua atuação (mundial e documental).

c) Entidade mantenedora (público ou privado); Natureza dos documentos (especial ou especializado); Estágio de evolução (corrente, intermediário e permanente); Extensão de sua atuação (setorial ou central).

d) Entidade mantenedora (privativo ou dominativo); Proveniência dos documentos (especial ou comum); Estágio de evolução (antigo, recente ou intermediário); Extensão de abrangência (compartimentalizado ou abrangente).

e) Entidade evolutiva (público ou privado); Nascimento do documento (especial ou especializado); Parte de procedimento (corrente, intermediário e permanente); Extensão de seu desenvolvimento (setorial ou central).

47 Em um processo ou documento, é comum que novos documentos sejam juntados, à medida que tramita por todas as instâncias até seu encerramento. Esta juntada de documentos é definida como:

a) A colocação no processo ou documento de um novo documento, que não deve ser protocolada, mas apenas executada diretamente pela Unidade Geradora do processo, que é interessada.

b) A inserção de um novo documento protocolado, a ser executada pelo parecerista ou relator, que deverá obrigatoriamente ser vinculado à Unidade Protocolizadora interessada, mediante determinação, por despacho, de seu dirigente.

c) A inserção no documento de um novo documento a ser realizada indiretamente pela Unidade Protocolizadora interessada, a partir de uma demanda do relator do processo, mediante determinação, por despacho, de seu dirigente.

d) A inserção no processo ou documento de um novo documento protocolado, a ser executada diretamente pela Unidade Protocolizadora interessada, mediante determinação, por despacho, de seu dirigente.

e) A inserção no processo, de um novo documento a ser executada diretamente pela Unidade Protocolizadora interessada, a partir de um despacho realizado pelo secretário da Instituição Federal.

48 Acerca da conservação de documentos, leia as afirmações e assinale as corretas:

I- No que diz respeito às instalações físicas, deve-se evitar locais com muita umidade e com ar seco.

II- O local para a instalação do arquivo deve ser um ambiente que receba a luz direta do sol para evitar a formação e a proliferação de fungos, além de se utilizar a iluminação natural e assim economizar energia elétrica.

III- Para se evitar que o documento sofra com a ação da oxidação, deve-se evitar seu contato com objetos metálicos, como clipes e grampos.

IV- A utilização de máscaras contra gases é muito recomendada e tem a finalidade de proteger o arquivista da intoxicação dos vapores exalados por alguns tipos de papéis.

V- A alta umidade relativa do ar é fundamental para a conservação de documentos em papel, sendo recomendado que o ambiente seja umidificado artificialmente, se for o caso.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

a) Apenas I, II e V. b) Apenas I e III. c) Apenas II, III e IV. d) Apenas I, IV e V. e) Apenas III, IV e V.

49 A definição “Usa símbolos, decorrentes das unidades organizacionais para catalogar os cabeçalhos de assunto” refere-se a qual tipo de sistema de arquivamento?

a) Arquivos de temas. b) Mnemônico. c) Orgânico d) Metamórfico. e) Numérico-Triplex.

50 Assinale abaixo a alternativa que apresenta a definição de arquivo especial e arquivo especializado, respectivamente:

a) São arquivos para documentos cuja forma física (suporte) exige cuidado especial, diferenciado, por causa da sua preservação ou manuseio; São aqueles que mantêm em sua guarda documentos de determinada área do conhecimento.

b) São arquivos com forma geométrica relacionada ao documento, relacionada ao suporte do documento. Ex: Quadrado, circular, retangular; são arquivos relacionado a assuntos diversos de uma área do conhecimento. Ex: Arquivo Médico, Arquivo Cartográfico, Arquivos de Engenharia.

c) São arquivos relacionados à forma física e textura do documento, relacionado ao suporte do documento. Ex: Papéis especiais, jornais e dobraduras; são arquivos relacionado a assunto específico que mantém relação com diferentes áreas do conhecimento. d) São arquivos em que os suportes têm uma forma física que exige cuidado especial, indiferenciado, por causa da sua preservação

ou manuseio; São aqueles que mantêm em sua guarda documentos de determinada área do conhecimento.

e) São arquivos em que os suportes têm uma forma física e estrutural que exige cuidados especiais, indiferenciados, por causa do seu manuseio; São aqueles que mantêm em sua guarda documentos de várias áreas do conhecimento.

(16)

R

A

S

C

U

N

Referências

Documentos relacionados

Daniel: uma dezena de milhar, cinco centenas de milhar, três unidades de milhar, sete dezenas e seis unidades.. Leandro: uma centena de milhar, cinco dezenas de milhar, três

Zidovudina é também usada na infecção pelo HIV durante a gestação e para prevenir a transmissão materno-fetal em esquemas que incluem o uso do medicamento pela mãe antes e durante

O Projeto EducAção Socioambiental (Concurso de Redação e Concurso Literário ), realizado há 37 anos, além de colaborar com a formação de crianças e adolescentes

[r]

Princípios de logística de entrada, de compras, de logística de apoio à produção, armazenagem, gerenciamento de estoques, distribuição física, transportes e logística

AS PALAVRAS SÃO FORMADAS DE UMA, DUAS, TRÊS, QUATRO SÍLABAS OU MAIS... UNIDADES, DEZENAS E CENTENAS FORMAM A CLASSE DAS

RODRIGUES RAÇÃO PRODUZIDA COM PRODUTOS REGIONAIS PARA PEIXES DE ÁGUA DOCE EM CATIVEIRO ABAETETUBA 82 NÃO APROVADO. HERMÍNIO TAVARES SOUSA

Observa-se que estes valores foram elevados, superiores a 0,93 para todas as funções, tanto para a raça Guzerá como para a raça Sindi, indicando boas aproximações e que para