• Nenhum resultado encontrado

Formulários Personalizados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formulários Personalizados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Pag.: 1

Formulários Personalizados

Um desafio para os programadores de folhas é tornar fácil e interactivo o acesso aos dados, de forma que o utilizador não se perca. Imagine alguém que irá consultar dados na folha, mas não sabe onde eles estão nem como fazer operações com eles. Para situações como esta pode usar ferramentas que permitem criar um ecrã em que o utilizador não precise conhecer os comandos do Excel para operar, mas apenas clicar em botões, tornando interactiva a consulta aos dados.

Ao trabalhar em software, constantemente nos deparamos com caixas de diálogo para enviar informações ao computador, configurando as opções desejadas e, quando confirmamos, os dados são processados conforme a nossa escolha. Um exemplo é o menu Exibir da caixa Opções, que pode ser acedida escolhendo Ferramentas/Opções. Ela possui caixas de selecção nas partes superior e inferior, como em Opções de janela, contendo, dentre outras, as caixas Quebras de página e Fórmulas, que são controlos dependentes apenas deles, ou seja, se marcar a caixa, para desmarcar é preciso clicar nela mesma.

Também nessa caixa, há outros controlos como o grupo de opções Objectos, cujas opções são dependentes umas das outras. Por exemplo, se escolher Ocultar tudo, os outros botões ficarão desmarcados, assim como se escolher outro botão, os demais ficarão desmarcados, pois em um grupo de opções somente uma opção pode ser escolhida.

Existem outros controlos, como as caixas de selecção, também chamadas de caixas de verificação, como Barra de fórmulas, que depende somente dela para estar ou não seleccionada, caixas de combinação, como aquela em que você escolhe a fonte de uma célula, dentre outros.

O nosso objectivo é criar um formulário para consultar os dados da folha da figura 8.2, que permitirá conhecer os controlos da barra de ferramentas Formulários. Para aceder, terá de escolher Programador/Controlos/Inserir/Controlos do Formulário. Crie um livro contendo duas folhas: uma chamada Export, com os dados da figura 8.2; outra com o nome de Consulta, vazia.

(2)

Pag.: 2

Seleccione a folha Consulta, pois nela será criado o formulário, e siga estes passos para inserir o primeiro controle na folha:

1. Na barra de ferramentas Formulários, clique no botão Caixa de combinação. Note que o rato se transformou em uma cruz preta.

2. Posicione o rato em qualquer célula da folha, arraste e solte para desenhar um objecto, como o da figura 8.3 apresentada em seguida.

Técnicas para editar os controlos

Criou uma caixa de combinação, que é um objecto sobrepondo as células. Antes de conhecer as funcionalidades dessa caixa, conheça algumas técnicas para editar o objecto, que também servirão para os demais e para outros objectos que inserir em uma folha, inclusive figuras e cliparts.

(3)

Pag.: 3

Para editar um objecto, é necessário que ele esteja seleccionado. Enquanto o objecto estiver seleccionado, surgem as oito alças de redimensionamento, nos quatro lados e nos quatro cantos. Se surgirem somente seis, é devido ao tamanho do objecto. Clique em uma célula qualquer e note que as alças desaparecem do objecto. Como este é um botão de formulário no qual podem ser inseridos itens, ao posicionar o rato sobre o ele, este se transforma em uma mão. Quando clicar, por se tratar de uma caixa de combinação, será aberta uma lista com os dados de origem do objecto, que no momento não existem.

Para seleccionar o objecto, fazendo surgir novamente as alças, siga uma destas técnicas:

 Pressione a tecla CTRL, clique no objecto e solte o botão do rato. Cuidado para não

arrastar o rato enquanto pressiona CTRL, senão o objecto será duplicado.

 Clique com o botão direito do rato no objecto. Será aberto um menu de atalho.

Pressione a tecla ESC uma vez para fechar o menu e manter o objecto seleccionado.

 Exiba a barra de ferramentas Desenho, clicando no botão correspondente na barra de

ferramentas Padrão. Clique na ferramenta Seleccionar objectos, que tem o formato de uma seta branca. Com isso o rato estará na forma de selecção de objectos. Clique no objecto. Depois desactive essa ferramenta clicando novamente nela ou pressionando ESC, senão não conseguirá mais seleccionar células.

 Havendo vários objectos na folha, para seleccionar todos, escolha Editar/lr Para. Clique

no botão Especial e escolha Objectos. Outra forma é seleccionar um objecto qualquer por uma das técnicas anteriores e pressionar CTRL-SHIFT + Barra de espaços. Para seleccionar dois objectos, após seleccionar um deles, pressione CTRL+SHIFT e clique no outro, ou então, com a ferramenta Seleccionar objectos activa, arraste o rato, enquadrando os objectos a seleccionar.

Havendo mais de um objecto na folha, caso pelo menos um deles esteja seleccionado, pressione a tecla TAB para activar o próximo ou SHIFT+TAB para activar o anterior.

Para tirar a selecção de apenas um objecto, pressione a tecla SHIFT e clique no objecto. Para tirar a selecção de todos os objectos, clique em qualquer célula da folha ou pressione a tecla ESC.

Para redimensionar, use as técnicas já conhecidas em vários softwares, ou seja, posicione o ponteiro do rato em uma das alças e arraste. Para mover, arraste o objecto clicando dentro dele. Para mover em apenas um sentido, horizontal ou vertical, pressione SHIFT enquanto arrasta, ou use as setas de direcção do teclado.

(4)

Pag.: 4

Para ajustar o objecto às linhas de grade, pressione a tecla ALT enquanto arrasta.

Se desejar que ao alterar a largura, arrastando um lado, o outro seja ajustado proporcionalmente, posicione o ponteiro do rato sobre a alça a arrastar, pressione a tecla CTRL e arraste. Com isso o outro lado será redimensionado com a mesma proporção, expandindo ou contraindo em relação ao centro da figura. Isso também pode ser feito no ajuste da altura. Para excluir um ou mais objectos, seleccione-os e pressione a tecla DELETE.

Elaboração de um formulário

Agora vamos voltar ao desenvolvimento do formulário.

Para facilitar o trabalho, na folha Export crie os seguintes nomes para os intervalos:

Caixa de combinação

A caixa de combinação que inserimos na folha é um controlo que tem como objectivo exibir os valores de uma lista, permitindo ao utilizador escolher um deles. O nosso objectivo é listar os nomes dos países do intervalo nomeado como Países. Para isso é preciso abrir a caixa Formatar controlo do objecto. Para exibir essa caixa, com o objecto seleccionado, siga um destes métodos, cujas técnicas servem também para os demais controlos do formulário:

 Clique no botão Propriedades de controlo, localizado na barra de ferramentas

Formulários.

 Escolha Formatar/Controlo (CTRL+1).

 Dê um duplo-clique no objecto (caso o objecto seja um Botão de opção, que é o

assunto do próximo tópico, é preciso dar o duplo-clique na borda e não no meio do botão).

 Clique com o botão direito do rato no botão e escolha Formatar controlo. Nesse caso o

botão não precisa estar previamente seleccionado.

 Se o objecto não estiver seleccionado, também pode dar um duplo-clique no objecto

pressionando antes a tecla CTRL.

Clique na barra de Controlo, na qual deve ser feita a configuração das funcionalidades do objecto, que são:

 Intervalo de entrada: essa caixa deve conter a origem dos dados a serem listados

pelo controlo. Como o nosso objectivo é listar os países, digite Países, que é a região nomeada do separador Export. Também pode ser inserida a referência do intervalo, que seria Export!A4:A11.Esse intervalo pode estar em qualquer folha, inclusive em outra

(5)

Pag.: 5

pasta de trabalho, e pode ser referenciado da mesma forma como é feita a referência a endereços de outros arquivos em uma fórmula. Os dados desse intervalo devem estar em uma coluna e não em uma linha, pois nesse caso seria mostrado apenas o primeiro item.

 Vínculo da célula: é uma célula, que também pode ser de outra folha, que conterá o

número da posição do item escolhido na lista. Essa célula é de fundamental importância, pois será a base de todas as fórmulas a serem criadas de acordo com o item escolhido. Digite G1.

 Linhas suspensas: é o número de itens a serem exibidos ao clicar no botão. Se a lista

tiver mais itens do que o especificado, surgirá uma barra de rolagem. Digite cinco para que sejam exibidos cinco países por vez.

 Sombreamento 3D: marque essa caixa se quiser que o botão tenha aparência

tridimensional.

Clique no botão OK para confirmar.

Agora tire a selecção da caixa de combinação, clicando em uma célula qualquer, e clique novamente nela. Será exibida a lista dos cinco primeiros países. Como há mais, surgiu uma barra de rolagem que lhe permite exibir os demais. A ordem da lista depende de como os itens estão dispostos no intervalo de origem, então os países estão classificados em ordem crescente porque na lista de origem estão assim. Se você inserir um novo item na lista do separador Export, ele será listado na caixa de combinação automaticamente, desde que seja seguida a técnica geral de acréscimo de linhas em um intervalo, ou seja, insira a nova linha no meio da lista, nunca antes do primeiro nem após o último registo.

Seleccione um item, como França. Note que o valor da célula G1 à qual o controle está vinculado é 4. Esse número representa a posição que França ocupa na lista, e baseado nele é que se criam fórmulas de acordo com a escolha.

(6)

Pag.: 6

Então vamos criar uma fórmula para tornar a caixa de combinação funcional. Na célula A5 digite "Valor total". O objectivo é criar uma fórmula que retorne o valor total das exportações do país escolhido. Esse valor está no intervalo nomeado como Total. Para obter esse valor, vamos usar a função ÍNDICE, que retorna o valor de uma célula segundo a posição que a célula ocupa em uma matriz. A matriz é Total e o número da linha é exactamente a posição que o país escolhido ocupa na lista de países, número retornado pela célula G1. Para ter mais informações sobre a função ÍNDICE, consulte o capítulo "Funções". Então, na célula B5 digite esta fórmula:

=ÍNDICE(Total;G1)

Para consultar o valor total de outro país, escolha-o na lista

Botões de opção

Conhecerá a funcionalidade de outro controlo, o Botão de opção. Na barra de ferramentas Formulários, clique no botão Botão de opção e depois arraste o rato sobre as células para desenhar o botão. Após soltar o rato, surgirá um objecto com o rótulo de "Botão de opção" seguido de um número, que não tem a menor importância qual for. O nosso objectivo é criar um botão de opção para os seis primeiros meses do ano. Como o botão ainda está seleccionado, digite "Janeiro" para alterar o rótulo. Depois exiba a caixa formatar controlo, seguindo uma das técnicas descritas anteriormente.

Na barra Controlo, em Vínculo da célula, digite G2 para que esse botão fique vinculado a essa célula. Marque a caixa Sombreamento 3D, para que o botão tenha aparência tridimensional e clique no botão OK.

(7)

Pag.: 7

Quando criar mais botões de opção na folha, eles já estarão automaticamente vinculados à célula G2. Antes de entender o efeito dessas configurações, crie mais cinco botões, rotulando-os como Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho, como mrotulando-ostra a figura seguinte. Se preferir, pode duplicar o botão de Janeiro pressionando a tecla CTRL e arrastando o controlo. Esses seis botões fazem parte de um grupo de opções.

Em um grupo, apenas um botão de opção pode estar seleccionado. Então, clique em qualquer célula para que nenhum botão fique seleccionado e clique no botão "Fevereiro". Note que "Janeiro" não está seleccionado. Depois clique em "Janeiro" e observe que somente esse botão é seleccionado. Quando "Janeiro" estiver seleccionado, na célula G2, que é a vinculada aos botões, surgirá o número 1; se for "Fevereiro", o valor de G2 será 2, e assim para os demais meses. Essa ordem depende directamente da ordem de criação do botão, portanto, quando você criou o botão de Março, é fundamental que ele tenha sido criado após o de Fevereiro, e assim para os demais. Porém, se você criar todos os botões e depois rotular, fique atento ao valor que o rótulo deverá representar, senão pode ter resultados inconsistentes nas fórmulas.

Por exemplo, após criar Janeiro, se criou todos os demais e depois digitou os rótulos, quando seleccionou Março e em G2 surgiu um número diferente de 3, como 5, você deve alterar o rótulo desse botão para "Maio", encontrar o que contém o número 3 e rotulá-lo como "Março". Faça este teste: seleccione "Janeiro" e veja se o valor de G2 é 1, "Fevereiro" 2, "Março" 3, "Abril" 4, "Maio" 5 e "Junho" 6. Se for preciso, modifique o rótulo do controlo.

No separador Export, o intervalo nomeado como Valores contém o valor de cada mês. O nosso objectivo é criar uma fórmula que retorne o valor referente ao país escolhido na caixa de combinação no mês escolhido no grupo de opções. Na célula A7, digite "Valor mensal", em B7 digite esta fórmula:

=ÍNDICE(Valores;G1;G2)

Esta fórmula também foi elaborada com a função ÍNDICE. A matriz é Valores, que é o intervalo contendo o valor de todos os meses. Como a matriz possui oito linhas e seis colunas, é necessário definir o número da linha e da coluna. O segundo argumento, número da linha, é definido pela escolha do País na caixa de combinação. Então, como essa caixa está vinculada à célula G1, esta é a referência. Como há vários meses na lista, quando clicar no botão de opção do mês a consultar, o número do botão será inserido em G2, que é o valor do segundo argumento da função, número da coluna. Então, a escolha do país define o número da linha e a do mês, o número da coluna. Por exemplo, se escolher China e o mês de Fevereiro, o resultado será 29.900, correspondente ao valor da segunda linha da segunda coluna da matriz Valores.

(8)

Pag.: 8

É possível haver mais de um grupo de opções na mesma folha, bastando para isso isolar cada grupo. Para ilustrar melhor, seleccione toda a folha Export (CTRL+T), copie (CTRL+C), insira uma nova folha e cole. Renomeie essa folha como Import e digite novos valores das colunas B até G, como mostra a figura seguinte. Em A1, digite "Importações do 19 Semestre de 2003". Portanto, este é o separador de importações.

Nesse separador, nomeie os seguintes intervalos:

Seleccione novamente o separdor Consulta.

O nosso objectivo é criar mais um grupo de opções contendo dois botões rotulados como "Exportações" e "Importações", para que seja escolhida o separador a consultar. Antes de fazer isso, vamos isolar os botões dos meses.

(9)

Pag.: 9

Na barra de ferramentas Formulários, clique no botão Caixa de grupo e desenhe um rectângulo de forma que os seis botões dos meses fiquem dentro dele, como mostrou a figura 8.11. É fundamental que todos os botões fiquem dentro da caixa de grupo, pois assim somente um dentro do grupo pode ser marcado. Para ter certeza, clique em cada um deles, e se conseguir marcar mais de um, significa que algum está fora, pertencendo, portanto, a outro grupo. Aparentemente, os botões podem estar dentro da caixa, mas terá certeza disso se seleccionar. Por exemplo, na próxima figura, o botão de Junho está fora da caixa. É preciso diminuir o tamanho do botão ou aumentar a largura da caixa de grupo.

Altere o rótulo da caixa de grupo para "Mês".

Agora crie mais um grupo de opções rotulado como "Tipo", contendo dois botões de opção com os rótulos "Exportações" e "Importações". Defina G3 como vínculo da célula. Quando marcar "Exportações", G3 deve ser igual a 1, "Importações", 2.

Os valores da folha referem-se às exportações, mas vamos alterar as duas fórmulas para que a consulta seja feita conforme o tipo escolhido.

A única dúvida nas duas fórmulas é a matriz. Na célula B5, é preciso inserir uma condição para que a matriz seja Total quando G3 for igual a 1, pois significa que o tipo escolhido é "Exportações"; caso contrário, será Totallmport. Para isso deve-se usar a função SE apenas no primeiro argumento de ÍNDICE. Altere a fórmula dessa célula para:

=ÍNDICE(SE(G3=l;Total;Totallmport);G1)

Em B7 a única dúvida também é a matriz. Quando escolher "Exportação", o valor de G3 será igual a 1, portanto a matriz deve ser Valores. Caso escolha"Importação", definido G3 como 2, a matriz deve ser Valoreslmport. Então altere a fórmula de B7 para:

(10)

Pag.: 10

Controle giratório

Você conhecerá agora o controle giratório, que é usado em aplicações nas quais se deseja definir um número por meio de um botão.

Para ilustrar, seleccione toda a folha Export e copie; insira uma nova folha na pasta de trabalho e cole; renomeie essa folha como "EstimExport". Essa folha conterá a estimativa de exportação para o primeiro semestre de 2004. Então, na célula A1 digite "Estimativa de exportações para o 12 Semestre de 2004". A partir da linha 3, insira duas linhas, e no intervalo B4:G4 digite os respectivos valores, que referem-se à estimativa percentual de cada mês: 20%, 10%, 15%, -10%, 0% e 32%. Exiba esse intervalo com duas casas decimais e no formato de percentagem.

Agora apague as células dos valores mensais, intervalo B6:G13, em B6 crie a seguinte fórmula e depois copie para as demais células desse intervalo, para calcular o valor estimado de todos os meses:

=Export!B4*(1+B$4)

O nosso objectivo é inserir um botão com o qual o utilizador possa alterar a percentagem. Na barra de ferramentas Formulários, clique no botão Controlo giratório; desenhe o botão na célula B3.

Exiba a caixa Formatar controlo, como fez com os controlos anteriores. Em Valor actual, deixe como está, pois este é o valor do botão actualmente e não nos importa qual seja. Em Valor mínimo digite 0 (zero). Esse campo deve ter um número inteiro entre 0 (zero) e 30.000 e refere-se ao valor mais baixo para o controlo. Em Valor máximo, digite 1000, que será o valor mais alto para o controle e também deve ser um número inteiro entre 0 e 30.000. Em Alteração incremental, digite 1, que será o incremento para cima ou para baixo. Em Vínculo da célula, digite B3 e marque Sombreamento 3D. Clique no botão OK.

Agora desactive o botão e depois clique nele. Você verá que na célula vinculada, B3, surgirá um número inteiro cujo valor é alterado para mais ou para menos conforme você clica no controle giratório. O valor mínimo é 0 (zero) e não pode ser superior a 1.000. Quando alterado, o próximo valor será uma unidade maior ou menor, pois 1 é a Alteração incremental. Como o objectivo é que o valor percentual seja alterado pelo controlo, na célula B4, cujo valor actual é 20%, digite a seguinte fórmula:

(11)

Pag.: 11

Agora, quando clicar no botão, será alterado o valor de B3 que gera o valor de B4 que, por ser referência das fórmulas do intervalo B6:B13, altera os valores de Janeiro, que alteram os totais (coluna H).

Vamos fazer alguns ajustes. Para que possa haver fracção de percentagem, com 32,1%, é preciso dividir o valor de B3 por 1.000. Então ajuste a fórmula de B4 para:

=B3/1000

Agora, quando o valor de B3 for 321, por exemplo, B3 será 32,1%. Mas para que não seja tão demorado chegar a 100%, exiba a caixa Formatar controlo e aumente a alteração incremental de 1 para 5. Depois de confirmar, digite 0 (zero) em B3. Clique agora na seta para aumentar o valor do controlo e veja que o próximo valor é 0,5%, depois passa a ser 1,0%, e assim sucessivamente até 100%.

Como deve estar notando, o importante em um controlo giratório é trabalhar a fórmula para fraccionar o valor do botão, pois nas suas propriedades não é permitido que a alteração incremental, assim como nenhum dos outros valores, seja um número fraccionado, como 0,5. Como a estimativa também pode ser negativa, é preciso fazer outro ajuste na fórmula. Seria simples se pudéssemos definir um valor mínimo controlo um número negativo, como -300, mas o mínimo possível é 0 (zero). Então vamos novamente alterar a fórmula, para que a percentagem seja de no mínimo -30%. Como o valor mínimo do controlo é 0 (zero), quando B3 for igual a esse número, a percentagem deve ser igual a -30%. Para isso basta subtrair 0,3 (ou 30%) do valor, ficando a fórmula de B4 assim:

=B3/1000-0,3

Dessa forma, quando o botão atingir o seu valor máximo (1.000), B4 será igual a 70%. Para que o máximo da percentagem seja 100%, altere o valor máximo do controle para 1300.

Esse controlo permite alterar os valores de Janeiro. Para criar um controlo para os demais meses, seleccione o intervalo B3:B4 e arraste a alça de preenchimento até a coluna G, criando assim um controlo para cada mês, além de gerar as fórmulas da linha 4. Caso não tenha conseguido, para que funcione é preciso que o botão esteja totalmente enquadrado pela selecção das células. Tente fazer novamente seleccionando B2:B4.

Mas ainda não terminou. Ao clicar nos novos botões, os valores alterados ainda são os de Janeiro. Isso ocorre porque o vínculo da célula desses botões ainda é B3. O único ajuste que você deve fazer é modificar esse vínculo. O de Fevereiro, vincule a C3; de Março, a D3; de Abril, a E3; de Maio, a F3 e de Junho, a G3.

(12)

Pag.: 12

Neste exemplo, os controlos foram vinculados às células sob eles. Esta não é a configuração ideal, pois após proteger a folha, o formulário ficará vulnerável, porém, mais adiante, quando protegermos os dois formulários, conhecerá uma forma segura de fazer isso.

Barra de rolagem

Vamos agora abordar as funcionalidades de outro controle de formulário: a barra de rolagem.

Para conhecer esse controle, no separador Consulta digite os dados do intervalo A9:B13 da figura seguinte, que irá calcular os investimentos da empresa. A fórmula que retorna o valor futuro na célula B1 3 é:

=VF(B11;B12;-B10);

Na célula B10, use a validação para restringir o valor da célula a um número decimal maior que 0 (zero).

A barra de rolagem tem funcionalidade similar ao controle giratório, ou seja, a célula vinculada também retorna um número inteiro de 0 (zero) a 30.000. O nosso objectivo é inserir uma barra de rolagem para alterar o número de períodos de B12

Então, na barra de ferramentas Formulários clique no botão Barra de rolagem. Você pode definir o sentido horizontal ou vertical da barra, arrastando o rato no sentido desejado. Neste exemplo, posicione o rato no lado esquerdo da célula B12 e arraste para a direita, para desenhar uma barra de rolagem horizontal, como mostra a figura 8.17.

(13)

Pag.: 13

Exiba a caixa Formatar controle. Em Valor Mínimo, digite 0 (zero); em Valor máximo, 36; em Alteração incremental, 1; em Mudança de página, 5. Esta é a única propriedade diferente do controle giratório e define o valor do incremento para quando clicar no corpo da barra. Portanto, quando clicar nas setas da barra de rolagem, o incremento será 1, porém se clicar no corpo dela, o valor da barra será cinco unidades a mais ou a menos. Em vínculo da célula, digite G4, marque Sombreamento 3D e clique no botão OK.

Desactive o controlo e depois clique na barra de rolagem. Veja que o valor de G4 será um número inteiro de 0 a 36.

Para que a barra altere o número de períodos, em B12 crie esta fórmula:

=G4

Nesse caso, em vez de vincular a G4 poderia ter sido B12, pois não é necessário fraccionar o valor, mas devido à protecção, deve ser feito dessa forma, conforme abordaremos adiante.

Insira outra barra de rolagem em B11, desta vez para alterar a taxa. Vincule a G5, defina 0 (zero) como valor mínimo, 100 como máximo, 1 como Alteração incremental e 5 como Mudança de página. Em B11 digite esta fórmula:

=G5/1000

Caixa de seleção

Outro controlo de formulário é a Caixa de selecção, também conhecida como Caixa de verificação. Esse controle retorna na célula vinculada um valor lógico VERDADEIRO, quando marcada, ou FALSO, se desmarcada.

O nosso objectivo é inserir, no separador Consulta, uma Caixa de selecção para que o utilizador decida se será exibida na célula B14 a diferença entre o valor aplicado e o não aplicado. Primeiramente, na barra de ferramentas Formulários, clique no botão Caixa de selecção e desenhe o controlo na célula A14. Como rótulo, digite "Calcular diferença". Depois exiba a caixa Formatar controle, para definir as propriedades do controle. Em Vínculo da célula, digite G6 e marque Sombreamento 3D. Clique no botão OK.

Agora, desactive o controlo, depois clique nele para marcá-lo. Veja que o valor de G6 é VERDADEIRO. Se desmarcar, será FALSO.

Na célula B14 crie a seguinte fórmula, que, quando o controlo estiver marcado, calcula o valor da diferença entre o valor aplicado e o principal; quando desmarcado, deixa a célula vazia:

=SE(G6;B13-B10;"")

Como o valor de G6 sempre será VERDADEIRO ou FALSO, o teste lógico não precisa ser G6=VERDADEIRO, mas se preferir fazer dessa forma, a fórmula também poderia ser mais extensa, assim:

(14)

Pag.: 14

Caixa de listagem

O controlo Caixa de listagem tem as mesmas funções que a caixa de combinação. A diferença é visual, pois na caixa de listagem pode ser visualizado mais de um item por vez, enquanto na caixa de combinação é preciso clicar para exibir vários itens.

Formatação do formulário

Use os recursos de formatação do Excel para que os dados sejam facilmente interpretados, inclusive pode inserir figuras, usando a barra de ferramentas Desenho, dentre outras opções. Quanto aos controlos, botões de opção e caixas de selecção podem ter a cor de fundo alterada, mas a fonte não. Caixas de combinação e de listagem só podem ser redimensionadas.

Depois de formatar, escolha Ferramentas/Opções<guia>Exibir e desmarque Cabeçalhos de linha e coluna e Linhas de grade, além disso pode desmarcar Barra de fórmulas, Barra de status, Barra de rolagem horizontal, Barra de rolagem vertical e Guias da folha, limpando assim todo o ecrã. Adiante verá como ocultar as barras de ferramentas também, deixando o ecrã como na próxima figura, porém, sem a exibição das guias das folhas, para mudar de folha terá que pressionar CTRL+PAGE DOWN para seleccionar a folha da direita, ou CTRL+PAGE UP para seleccionar a da esquerda. O ideal é criar uma macro para navegar pelas folhas, como faremos mais à frente.

Referências

Documentos relacionados

a) A microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada será convocada a apresentar novo lance, o qual deverá ser feito no prazo máximo de 05(cinco) minutos

Para o estudo foram utilizadas três áreas de produção de soja, com mais de três anos de cultivo orgânico, vincu- ladas à Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai Ltda

Como objetivos específicos, a ação busca ampliar o conhecimento sobre os museus; apresentar o MHNJB como espaço educativo e um possível locus de atuação do

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

Mas, como o objetivo fi nal do socialismo é o único fator deci- sivo que distingue o movimento social-democrata da democracia burguesa e do radicalismo burguês, o único fator

Nishizawa et al (1999) modelaram um pavimento composto do tipo WTUD considerando o efeito do gradiente térmico sobre este, chegando à conclusão de que para um gradiente negativo, em

3 - Em matéria urbanística é delegada a competência para coordenar os termos de apreciação e a tramitação de todos procedimentos de controlo prévio urbanístico

- Por fim, optar pela redução dos custos de armazenagem dos produtos em depósito forçará a organização a despender mais recursos em prol do transporte destes mesmos materiais