• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo. ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar o perações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantida de de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as habilidade s de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte americanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescent es eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadore s mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014.

GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreende -se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo fun cional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tanto no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra-se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tratada. 06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas n o trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros adminis tradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de in terpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos des tacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas

federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 1990) . Em relação ao SUS, leia as afirmações, a seguir.

I As instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade e

pesquisa não fazem parte dos serviços que compõem o SUS.

II

A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) desde que em caráter complementar, quando as disponibilidades para cobertura assistencial de uma determinada área forem insuficientes. Nesse aspecto, terão preferência as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.

III

Não é permitida a participação direta ou indireta de empr esas ou de capitais estrangeiros, na assistência à saúde, exceto, quando por meio de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiame nto e empréstimos.

IV As ações e os serviços de saúde, executados pelo SUS, serão organizados, no âmbito

Estadual, de forma centralizada e hierarquizada, em níveis de complexidade crescente.

V Os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino estão integrados ao

Sistema Único de Saúde (SUS), desde que haja convênio firmado. Das afirmações, estão corretas

A) apenas II e IV. B) I, II e IV. C) II, III e V. D) apenas III e V.

12. Com a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), foram desenvolvidos trabalhos para atender, prioritariamente, quatro marcas específicas dessa política. A opção que corresponde a uma dessas marcas é:

A) todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde, mas os serviços de saúde não se responsabilizarão por sua referência territorial.

B) grupos de Humanização nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) e nos serviços de saúde, serão consolidados e ex pandidos para melhor articulação, valorização e formulação de políticas de humanização, nas diferentes práticas e instancias gestoras da saúde.

C) as dimensões técnico-científicas, nas práticas de atenção e gestão, serão garantidas para fortalecimento e estímulo dos processos integradores e promotores de compromissos e responsabilizações.

D) as unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores.

13. De acordo com a I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013), durante a parada cardíaca, a prioridade é realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de boa qu alidade e desfibrilação imediata. Nesse processo, os socorristas devem estabelecer um acesso

intravenoso (IV), sem interrupção das compressões torácicas. Considerando -se esse

procedimento, em relação à administração intravenosa periférica, deve -se escolher, de preferência, o acesso venoso

A) em veia antecubital e recomenda-se, após administração (em bolus) de cada droga por esse acesso venoso, a infusão em bolus de 20ml de solução salina isotônica e elevação do membro por 10 a 20 segundos.

B) em veia radial ou ulnar e recomenda-se, após administração (em bolus) de cada droga por esse acesso venoso, a infusão em bolus de 10ml de solução salina isotônica e elevação do membro por 3 a 5 segundos.

C) em veia antecubital e recomenda-se, após administração (em bolus) de cada droga por esse acesso venoso, a infusão em bolus de 10ml de solução salina isotônica e elevação do membro por 3 a 5 segundos.

D) em veia radial ou ulnar e recomenda -se, após administração (em bolus) de cada droga por esse acesso venoso, a infusão em bolus de 20ml de solução salina isotônica e elevação do membro por 10 a 20 segundos.

(9)

14. As afirmações a seguir, dizem respeito aos fundamentados no conhecimento sobre a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Leia -as.

I

Na medição da Pressão Arterial (PA), em consulta na Unidade de Saúde, o indivíduo deverá ser investigado para doenças arteriais se apresentar diferenças de pressão, entre os membros superiores, maiores de 20/10 mmHg para as pressões sistólica/diastólica respectivamente.

II

O efeito do avental branco (EAB) é a diferença de pressão obtida entre a medida conseguida no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou inferior a 20 mmHg, na pressão sistólica e ou de 10mmHg, na pressão diastólica.

III

De acordo com a medida casual na Unidade de Saúde em maiores de 18 anos, a classificação da pressão arterial corresponde à ótima; normal; limítrofe; hipertensão estágio I; hipertensão estágio II; hipertensão estágio III e hipertensão sistólica isolada. IV

A hipertensão sistólica isolada é definida como comportamento anormal da PA sistólica, geralmente igual ou maior a 140 mmHg, com PA diastólica normal, que se apresenta igual ou menor que 90mmHg.

Das afirmações, estão corretas

A) II e IV. B) I e III. C) III e IV. D) I e II.

15. No cuidado ao paciente, em situa ão de emerg ncia, é necessário o controle hemodin mico

rigoroso. Nesse aspecto, um dos cuidados refere -se medida da ressão enosa entral. determina ão ade uada do plano de refer ncia ero é um pré -requisito importante para a determinação exata dessa pressão e, nas práticas diárias, são utilizados diferentes níveis de referência zero. No entanto, o mais utilizado corresponde ao eixo que une o plano frontal da linha axilar média e o plano horizontal no nível do quarto espaço intercostal. O nome correto desse eixo é

A) Flebostático. C) Mesostático.

B) Sub-external. D) Antero-Lateral.

16. Na elaboração do plano de cuidados de enfermagem ao paciente em estado epiléptico, destaca-se o “risco de trauma relacionado atividade convulsiva”, considerado um dos diagnósticos principais. Nesse aspecto, a intervenção de enfermagem correta para esse diagnóstico é

A) manter o paciente lateralizado para permitir a drenagem das secreções, evitar o comprometimento da ventilação e de trocas gasosas.

B) inserir uma espátula na cavidade oral, como medida de proteção durante a convulsão, para evitar lesões na língua e/ou o bstrução da via aérea.

C) conter o paciente enquanto ele estiver se debatendo, de modo a protegê -lo de outros traumas, durante o episódio de convulsão.

D) afrouxar a roupa do indivíduo, em crise convulsiva e colocar um objeto macio sob a sua cabeça, como medidas de proteção e segurança, nos episódios de convulsão.

17. A seção I do Código de Ética dos profissionais de enfermagem aborda as relações com as pessoas, a família e a coletividade. Nesse aspecto, é responsabilidade e, portanto, dever do profissional de enfermagem:

A) executar ou participar da assistência à saúde, sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto, em iminente risco de morte.

B) recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

C) aprimorar os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, da família e da coletividade e do desenvolvimento da profissão .

D) participar da prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.

(10)

18. Para administração de uma hidratação venosa, foi prescrito 1500 mL (mililitros) de soro glicosado a 5% para ser infundido em 24 horas. Nesse ca so, o gotejamento, em micro gotas por minuto deve ser, aproximadamente, de

A) 42 micro gotas por minuto. B) 21 micro gotas por minuto. C) 63 micro gotas por minuto. D) 84 micro gotas por minuto.

19. A assistência cir rgica ao paciente é complexa e envolve algumas etapas nas fases pré,

trans e pós-operatória as quais devem ser otimizadas para minimizar as perdas desnecessárias de vidas e as complicações sérias. Nesse sentido, prezando pela segurança do paciente, apoiados pelas orientações para a cirurgia segura da OMS, é preciso seguir dez objetivos básicos e essenciais em qualquer caso cirúrgico. Com base nessa informação, leia as afirmações a seguir.

I

As cirurgias em locais errados têm maior chance de ocorrer quando acontecerem em local com membro contralateral e houver falta de comunicação entre os membros da equipe.

II

Como verificação de segurança, o cirurgião deve dizer, em voz alta, o nome do paciente, a operação a ser realizada, o local e a lateralidade da cirurgia. Nesse momento, que antecede à incisão cutânea, não é necessária a participação do enfermeiro.

III

A equipe deverá estar preparada para qualquer intercorrência que evidencie perda da função respiratória, risco de grandes perdas sanguíneas e reação adversa a drogas ou reação alérgica que ameacem a vida do paciente.

Das afirmações,

A) II e III estão corretas. B) apenas II está correta.

C) I e III estão corretas. D) apenas III está correta.

20. A Pancreatite aguda é um processo autodigestivo do pâncreas e dos tecidos circundantes pelas suas próprias enzimas, o que pode levar à inflamação e à necrose dos tecidos com risco iminente de morte. As causas mais comuns que podem provocar a pancreatite aguda são A) alcoolismo e cálculos biliares.

B) ingesta elevada de sal e trauma abdominal. C) tabagismo e hemorragia digestiva alta.

D) ingesta inadvertida de medicamentos e diabetes descompensada.

21. A Enfermagem Brasileira, diante das transformações socioculturais, científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). Dessa forma, a atual resolução que aprova a reformulação do CEPE é a Resolução

A) COFEN – 242/2000. B) COFEN – 311/2007. C) COFEN – 421/2012. D) COFEN – 441/2013.

(11)

22. A Resolução do O N n disp e sobre a presen a do nfermeiro no tendimento

ré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido. Sobre essa Resolução, é correto afirmar:

A) em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima , a assist ncia de enfermagem destinada ao atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar somente deve ser desenvolvida na presença do enfermeiro, em situações de risco conhecido ou desconhecido.

B) em ual uer servi o pré-hospitalar, prestado por técnicos e auxiliares de enfermagem, a assist ncia de enfermagem somente poderá ser reali ada sob a supervisão direta do

médico regulador.

C) na unidade de UTI móvel, a assistência de enfermagem pode ser realizada pelo técnico de enfermagem, em situações de risco conhecido e, exclusivamente, no atendimento pré -hospitalar, sem a necessidade de supervisão do enfermeiro.

D) na unidade móvel básica, a assistência de enfermagem pode ser realizada pelo auxiliar de enfermagem, em situações de risco conhecid o ou desconhecido, no atendimento pré -hospitalar, com a supervisão direta do técnico de enfermagem ou do enfermeiro.

23. Dentre as infecções a que os profissionais de saúde estão expostos, a imunização não é uma medida de prevenção recomendada para

A) hepatite C. B) hepatite B. C) H1N1. D) tuberculose.

24. A proteção integral da criança e do adolescente está embasada em documentos jurídicos internacionais e na Legislação Brasileira. Em relação à garantia legal para assegurar que crianças e adolescentes, vítimas de violência, tenham direito à assistência especial, é co rreto afirmar:

A) o profissional da área de saúde tem acesso às informações íntimas sobre a pessoa atendida, as quais devem ser preservadas em qualquer situação, mesmo nos casos em que seja exigida a sua revelação.

B) o Estatuto da Criança e do Adolescent e (ECA) afirma ser dever somente da família e do poder publico assegurar, com prioridade, a efetivação de direitos à saúde, à dignidade, ao respeito e à liberdade.

C) para efeito de vigilância epidemiológica, as violências e os acidentes não fazem parte do grupo de doenças e agravos não transmissíveis.

D) o Artigo 245 do ECA considera infração administrativa o fato de o profissional e/ou a instituição, ao tomar conhecimento de casos de violência à criança, não comunicá -los à autoridade competente.

25. Em relação às condutas recomendadas para as situações de risco, durante e após o parto, é correto afirmar:

A) no caso de hepatite B/C e/ou HIV/HTLV positivo, deve -se realizar, se necessários, aspiração cuidadosa do RN, banho precoce e injeções somente após o banho.

B) iniciar aleitamento materno na primeira hora de vida, inclusive, em partos cesáreos, com pacientes HIV positivo e HTLV positivo.

C) manejo ativo do terceiro período do parto, incluindo pinçamento tardio do cordão umbilical (aos 2 ou 3 minutos), principalmente, em mãe com RH negativo, Hepatite B/C, HIV e/ou HTLV positivo.

D) aplicar imunoglobulina anti-D até 5 dias após o parto, independente do grupo ABO, caso o tipo de sangue da mãe seja RH negativo, o do recém -nascido seja RH positivo e o Coombs direto dê negativo.

(12)

26. O Ministério da Saúde tem desenvolvido políticas públicas voltadas para a criança e o recém -nascido. Nesse sentido, a estratégia de Atenção Integrada das Doenças Prevalentes da Infância relativas ao neonato (AIDPI Neonatal) consiste em:

A) avaliar a criança de 0 a 5 anos de idade, porém não classificar as doenças e identificar o tratamento específico.

B) avaliar, exclusivamente, crianças de 0 a 2 meses de idade, detectando os sinais clínicos, mediante a formulação de perguntas e real izar exame físico.

C) atender a gestante, entrevistar a mãe ou o responsável pela criança de 0 a 2 meses, reconhecer os sinais clínicos, eleger os tratamentos apropriados e proporcionar orientações para a prevenção.

D) avaliar crianças de 0 a 5 anos de ida de, classificar as doenças por meio de um sistema organizado por cores e identificar o tratamento específico.

27. Em relação a situações de risco que podem ser identificadas durante a gestação, é correto afirmar:

A) operação cesárea, por si só, não apres enta riscos que podem levar a complicações para o recém-nascido.

B) idade inferior a 15 anos e acima dos 35 anos não está relacionada à maior morbidade, à mortalidade fetal e à do recém -nascido.

C) períodos entre os partos muito longos relacionam -se a riscos que podem levar ao aumento da mortalidade materna ou fetal.

D) baixa estatura (menor que 1,45 m), baixo peso (menor que 45 kg) ou peso excessivo (maior que 75 kg) estão associados à maior morbidade, à mortalidade fetal e à do recém -nascido.

28. O procedimento de atenção imediata ao recém -nascido, indicado para um caso de presença de líquido amniótico com mecônio, associado à frequência respiratória irregular e frequência cardíaca menor que 100 é

A) iniciar reanimação com massagem cardíaca imediata.

B) aspirar e realizar sucção endotraqueal uma única vez, antes de iniciar a reanimação. C) reanimar antes de aspirar e observar após, no mínimo, 1 hora.

D) realizar cuidados de rotina e oxigênio inalatório.

29. O processo de enfermagem é um método sistemático de prestação de cuidados, constituído por 5 passos. O passo que consiste na determinação das prioridades imediatas e no estabelecimento dos resultados esperados é denominado

A) diagnóstico. B) planejamento. C) investigação. D) avaliação.

30. As duas leis federais que compõem a Lei Orgânica da Saúde são: A) 8.142/90 e 141/12.

B) 8.080/90 e 7508/11. C) 8.080/90 e 8.142/90. D) 8.142/90 e 2488/11.

(13)

31. De acordo com o Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um Sistema Único de Saúde. As diretrizes, a partir das quais esse Sistema está organizado, são:

A) descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. B) universalidade, integralidade e preservação da autonomia.

C) igualdade da assistência, direito à informação e descentralização político -administrativa. D) equidade, integração das ações e capacidade de resolução dos serviços.

32. Considerando as especificidades anatômicas e fisiológicas do neonato, em relação ao seu aparelho respiratório, é correto afirmar:

A) a frequência respiratória média no RN a termo é de 20 a 30 incursões respiratórias por minuto, devendo ser avaliada durante 1 minuto.

B) são comuns as variações de frequência e ritmo respiratório no RN, observando -se pausas respiratórias, no prematuro.

C) a respiração do recém -nascido é do tipo torácico e deve ser avaliada, especialmente, quando o RN estiver em repouso.

D) a presença de tiragem intercostal, supraeste rnal e infraesternal é normal quando o recém -nascido nasce prematuro.

33. Acerca dos cuidados na prevenção de Infecção, relacionada à Assistência à Saúde, envolvendo o uso de cateter central e veia periférica, é correto afirmar:

A) a técnica asséptica deve ser garantida na inserção do cateterismo de veia, Cateter Central de Inserção Periferia (PICC) e cateter por flebotomia.

B) o cateter central por flebotomia oferece menor risco de infecção, devendo ser a via preferencialmente utilizada.

C) a cultura de ponta de cateter deve ser realizada em todas as situações de retirada do acesso venoso central.

D) a troca do curativo transparente, no cateter venoso central, deve ser realizada a cada 24 horas, com o objetivo de prevenir infecção.

34. De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança 2013, em relação ao Calendário Básico de Vacinação, é correto afirmar:

A) a vacina da poliomielite 1, 2 e 3 atenuada deve ser administrada no lactente aos 2 e 4 meses de idade, e a poliomielite inativada, ao 6 meses de idade.

B) a vacina pneumocócica 10 valente conjugada deve ser administrada em 3 doses, sendo a primeira, a segunda e a terceira doses administradas, respectivamente, aos 2, 5 e 7 meses de vida.

C) a vacina meningocócica C está incluída no calendário básico de vac inação da criança cuja primeira dose deve ser administrada, no lactente, aos 3 meses de idade.

D) a vacina rotavírus humano, introduzida no calendário básico de vacinação da criança em 2006, deve ter sua primeira dose administrada na criança ao nascer.

35. O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança é fundamental para a identificação prévia de problemas ou riscos para a sua saúde. Em relação a esse acompanhamento, de acordo com a Caderneta de Saúde da Criança 2013, é correto afirmar: A) o acompanhamento do desenvolvimento da criança deve ser realizado somente por um

médico que, preferencialmente, seja um neurologista pediatra.

B) a vitamina A ajuda no desenvolvimento e crescimento da criança, e, por isso, toda criança de 6 a 59 meses de idade deve ser suplementada.

C) o Ministério da Saúde recomenda, no mínimo, 2 consultas de rotina no primeiro ano de vida para acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento da criança. D) a anemia pode provocar alterações no desenvolvimento d a criança, e, para evitá-la, toda

Referências

Documentos relacionados

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

Acredito que com isso podemos entender como funcionava, brigávamos o tempo todo, eu estava errado o tempo todo, sentia raiva e ciúmes o tempo todo (ela tinha muitos

A interpretação gráfica ficará restrita aos dois primeiros eixos, uma vez que os demais eixos apresentam contribuições muito baixas ou nulas para a variância

Se o nome do host do equipamento foi registrado no servidor DNS ou WINS, você pode inseri-lo.. Clique em [Configurações

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, uma vez que os dados clínicos de segurança e farmacocinética nessa população

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila