• Nenhum resultado encontrado

JOGOS ABERTOS DE PORTO ALEGRE 2014 REGULAMENTO GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOGOS ABERTOS DE PORTO ALEGRE 2014 REGULAMENTO GERAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER GERÊNCIA DE EVENTOS

JOGOS ABERTOS DE PORTO ALEGRE – 2014 REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I – DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES

Art. 1º - O evento “Jogos Abertos de Porto Alegre” nortear-se-á pelos princípios de:

a) PARTICIPAÇÃO: É através dela que a promoção torna-se autopromoção, projeto próprio, forma de co-gestão e possibilidade de auto-sustentação;

b) INCLUSÃO: Garantia ao cidadão da igualdade de acessos aos serviços e espaços de lazer enquanto um direito social;

c) EDUCAÇÃO: Entende o esporte como instrumento no processo de emancipação individual e coletiva, que investe no desenvolvimento da consciência crítica e da capacidade de participação e protagonismo.

d) SOLIDARIEDADE: Percepção do cenário esportivo como espaço e tempo de relação humana, de respeito ao outro, aos limites e diferenças que caracterizam o universo esportivo.

e) LAZER – Buscar no esporte a sua dimensão de jogo, de lúdico, de fruição, de prática corporal prazerosa, transformando desconhecidos em companheiros e parceiros de alegria.

CAPÍTULO II – DOS OBJETIVOS

Art. 2º - São objetivos dos Jogos Abertos de Porto Alegre:

a) Legitimar os espaços de lazer e recreação como direito social.

b) Promover a articulação comunitária vinculada ao lazer, esporte e recreação.

c) Promover uma visão de esporte como momento de educação para o lazer, valorizando o respeito e a ética;

d) Envolver a comunidade e os vários segmentos da SME de forma integrada, buscando um sentido de convergência e corresponsabilidade destes diversos atores na sua operacionalização;

e) Valorizar o professor como agente motivador e de qualificação pedagógica na construção de uma nova cultura de prática esportiva.

CAPÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 3º - O evento será coordenado pela Gerência de Eventos da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, que terá as seguintes atribuições:

a) Tomar as providências de ordem técnica e administrativa com respeito à realização do evento. b) Elaborar o regulamento específico por modalidade, o qual será apresentado no respectivo congresso

técnico.

c) Encaminhar à Comissão Disciplinar da SME situações de condutas e atitudes incompatíveis com a moral desportiva ocorridas ao longo do evento, que não tenham sido solucionadas pela Comissão Organizadora Local para apreciá-las, julgá-las e ou resolvê-las.

d) Zelar pelo cumprimento do regulamento geral e específico e decidir os casos omissos.

COMISSÃO DISCIPLINAR – Formada por representantes da SME, constituída por 06 membros e publicada em Diário Oficial do Município.

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL – Formada pelo representante da SME e pelos responsáveis das equipes envolvidas, no local do evento. Tem por atribuições:

 Avaliar a estrutura e as condições gerais para realização dos Jogos, buscando solucionar eventuais necessidades.

 Zelar pelo cumprimento dos regulamentos geral e específico.

Solucionar ou encaminhar às comissões competentes os problemas ocorridos no local. CAPÍTULO IV – DA REALIZAÇÃO

Art. 4º - Os jogos serão realizados no período entre agosto a novembro de 2014, tendo por espaços as praças, parques, campos, ginásios, centros de comunidade e outros disponibilizados pela comunidade envolvida.

(2)

2 CAPÍTULO V – DA ABRANGÊNCIA

Art. 5º - Poderão inscrever-se equipes representando grupos da SME, clubes, escolas e associações esportivas e grupos organizados.

CAPÍTULO VI – MODALIDADES E CATEGORIAS

Art. 6º – As modalidades e categorias para o ano de 2014 serão as seguintes: MODALIDADE

HANDEBOL FUTSAL VOLEIBOL BASQUETE FUTEBOL CATEGORIA Mini / Pré-mirim 03/04 (M/F) 03/04 (M/F) 03/04 (M/F) 03/04 (M/F) 03/04 (M/F) Mirim 01/02 (M/F) 01/02 (M/F) 01/02 (M/F) 01/02 (M/F) 01/02 (M/F) Infantil 99/00 (M/F) 99/00 (M/F) 99/00 (M/F) 99/00 (M/F) 99/00 (M/F) Infanto-juvenil 97/98 (M/F) 97/98 (M/F) 97/98 (M/F) 97/98 (M/F) 97/98 (M/F)

CAPÍTULO VII – DAS INSCRIÇÕES

Art. 7º - As inscrições poderão ser efetivadas por e-mail (eventos@sme.prefpoa.com.br), fax, ou na Gerência de Eventos, no período de 02 à 30 de junho de 2014, até às 18h, registrando na ficha de inscrição: modalidade, categoria, naipe, endereço, bairro, nome , telefone e e-mail da entidade e do responsável pela equipe. O número de equipes por modalidade e categoria será limitado, conforme o regulamento específico para cada modalidade.

Art. 8º - As instituições somente poderão inscrever uma equipe por categoria e naipe.

Art. 9º - A confirmação de inscrições será feita durante os Congressos Técnicos de cada modalidade, sendo obrigatória a presença do responsável pela equipe ou seu representante. A ausência do representante implicará na exclusão da equipe na modalidade, podendo ser substituída conforme lista de espera presente no congresso.

Art. 10º - A participação dos alunos federados será normatizada pelo regulamento específico da modalidade.

Art. 11 - Para fins de categoria valerá o ano de nascimento do participante.

Parágrafo 1º - Segundo os princípios norteadores dos Jogos Abertos de Porto Alegre, todos os

responsáveis por equipe, professores e lideranças comunitárias deverão observar as faixas etárias estipuladas conforme capítulo IX.

Art. 12 - Os responsáveis pelas equipes deverão apresentar aos mesários, antes do jogo, a ficha de inscrição e os documentos que comprovem o ano de nascimento dos participantes.

Art. 13 - Para a inscrição nos Jogos Abertos de Porto Alegre somente será aceito um dos documentos de identificação abaixo relacionados, conforme as categorias:

a) Mirim, infantil, Infanto-juvenil: Carteira de Identidade, Passaporte ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;

b) Pré-mirim: Carteira de Identidade, Passaporte, Certidão de nascimento ou relação nominal timbrada e assinada pelo responsável pela instituição.

Obs.: Somente serão aceitas fotocópias autenticadas dos documentos acima relacionados.

PARÁGRAFO ÚNICO : PROPOSTA DOS FESTIVAIS  Texto em anexo

Art. 14 - A inclusão de participante com idade acima do estipulado neste regulamento, a participação de atleta federado, dependendo da modalidade, e a participação de atleta por mais de uma instituição na mesma modalidade, implicará:

(3)

3 a) No afastamento do participante irregular da equipe no momento da constatação.

b) Na exclusão de equipe, caso já tenha realizado jogos com a participação irregular. c) As equipes excluídas não gerarão pontos nem saldos para as demais no quesito de

classificação.

d) A apresentação da documentação comprobatória da inscrição na federação é de responsabilidade do reclamante e devera ser entregue na SME ao responsável pela modalidade.

e) No afastamento dos Jogos Abertos de Porto Alegre do responsável técnico da equipe infratora, em todas as modalidades, no ano em curso.

PARÁGRAFO ÚNICO: Se a comprovação da inscrição irregular for anterior à realização da rodada subsequente, a vaga gerada pelo afastamento da equipe infratora será preenchida pela próxima equipe na ordem de classificação. Se a comprovação for posterior à realização da rodada subsequente, a vaga decorrente do afastamento da equipe infratora não será preenchida, sendo prerrogativa do Responsável pela modalidade da SME definir a formatação da rodada/etapa.

Art. 15 - O aluno não poderá ser inscrito por mais de uma instituição na modalidade, estando sujeito às penalizações previstas no art. 14.

Art. 16 - As fichas de inscrição poderão ser completadas com o nome dos integrantes da equipe até momentos antes do início de seu jogo, até o limite estabelecido no regulamento específico de cada modalidade.

CAPÍTULO VIII – DOS ASPECTOS DISCIPLINARES

Art. 17 – Toda a situação ou conduta de atleta, responsável por equipe, dirigente ou torcida (identificada com equipe, escola, instituição ou comunidade) incompatível com a moral desportiva – seja de promoção ou participação em distúrbios durante o evento – será relatada pela Comissão Organizadora Local e encaminhada à Comissão Disciplinar da SME e poderá, de acordo com a gravidade do fato, ser punido da seguinte forma:

a) Exclusão do(s) atleta(s) e/ou equipe(s) e/ou responsável(eis) técnico(s) dos Jogos Abertos de Porto Alegre;

b) Ter a participação vetada em outros eventos da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

Art. 18 – Os protestos e recursos deverão ser encaminhados por escrito à Comissão Disciplinar da SME no prazo máximo de dois dias úteis após o ocorrido.

Art. 19 – Sobre não comparecimentos, desistências e abandonos de rodada:

Parágrafo 1º - O não comparecimento de uma equipe na rodada (W.O.) implica na sua eliminação do

JAPA na edição em curso.

Parágrafo 2º - A desistência de uma equipe deverá ser comunicada ao responsável pela modalidade na

SME, no prazo de 05 dias úteis antes da rodada, não incidindo sobre esta as penalidades previstas no Art. 19, parágrafo 1º.

Parágrafo 3º - Em caso de abandono na rodada, a equipe será desclassificada do JAPA em curso e o

responsável técnico será afastado desta e da próxima edição dos Jogos, independentemente da instituição a que esteja ligado.

CAPÍTULO IX – DAS REGRAS

Art. 20 – As modalidades esportivas serão disputadas de acordo com os regramentos definidos em Congresso Técnico, podendo acolher adaptações nos seus regulamentos específicos, a fim de permitir alcançar objetivos pedagógicos de cada faixa etária.

Art. 21 – Cada equipe indicará um árbitro que junto aos indicados pelas demais equipes – e sob a orientação da Comissão Organizadora Local – conduzirão os jogos.

Parágrafo 1º: A equipe que não apresentar seu árbitro será penalizada com o afastamento do

responsável técnico na modalidade, naipe e categoria.

Parágrafo 2º: Não será permitida a indicação de árbitros que sejam participantes como atletas na

(4)

4

Parágrafo 3º: A Comissão Organizadora Local acompanhará o desempenho da arbitragem, orientando-a

e, se necessário, promovendo a substituição dos árbitros.

CAPÍTULO X – DA PREMIAÇÃO

Art. 22 – Serão conferidas medalhas às equipes classificadas em 1º; 2º; 3º e 4º lugares e troféus até a 3ª colocação. O número de medalhas será estabelecido pelo regulamento específico de cada modalidade.

CAPÍTULO XI – DOS CONGRESSOS TÉCNICOS

Art. 23 – Serão realizados Congressos Técnicos conforme a necessidade de cada modalidade.

Art. 24 – Os Congressos Técnicos serão realizados no auditório da SME, na Av. Erico Verissimo, 843, às 19 horas.

MODALIDADE DATA DIA DA SEMANA

Handebol 04 agosto Segunda

Futsal 01 julho Terça

Voleibol 03 julho Quinta

Futebol 10 julho Quinta

Basquete 12 agosto Terça

(5)

5 Anexo 1

PROPOSTA DOS FESTIVAIS

A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) é responsável pela organização e realização de ações e atividades de ordem técnica e prática junto à sociedade, com o objetivo de promover a inclusão social. Por meio da democratização do acesso ao esporte, recreação e lazer, busca a participação efetiva da sociedade, tornando-a corresponsável pelo desenvolvimento local.

O esporte recreativo e o lazer são meios de atração para atividades capazes de oferecer as mais gratificantes emoções de auto realização, conhecimento, intensificação de relações sociais, melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Em 2014, a SME propõe a inclusão de FESTIVAIS ESPORTIVOS E RECREATIVOS no JAPA (Jogos Abertos de Porto Alegre). Esta primeira edição dos festivais será realizada nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal.

A proposta dos Festivais esportivos surge como estratégia de concretização dos objetivos de possibilitar participação das crianças nas diferentes modalidades, ampliando o repertório de habilidades e capacidades motoras, tanto aprendizagem e prática do esporte nas horas de lazer, como para uma chance de futura atuação no alto nível desportivo.

Os festivais são encontros esportivos e recreativos para meninos e meninas de até 11 anos, onde a participação é livre, e as crianças podem estar vinculadas a uma equipe ou jogarem em equipes construídas no momento do jogo.

Nestes encontros, a premiação acontece quando há possibilidade da mesma ser para todos os participantes.

As regras dos festivais são simples e adaptadas, a fim de possibilitar a participação de todos, com modificações estruturais (tamanho da quadra, bola, equipamentos e número de jogadores) e técnicas (tempo de jogo, sistemas e arbitragem).

A divulgação do FESTIVAL 2014 será veiculada nas escolas, nos espaços esportivos da SME e nas entidades parceiras, com informações detalhadas referentes a regras e inscrições.

Referências

Documentos relacionados

1 — Além dos membros que devam integrá -lo por força de disposição legal imperativa, o Conselho Científico é composto pelo Diretor, que preside com mandato de três anos,

As propostas que atenderem às condições fixadas por este edital, bem como das exigências de infraestrutura mínima e as orientações do Manual Geral para Organizadores,

Gonçalves, José Luís, Timor-Leste: os desafios da língua e da educação, In Carvalho, Adalberto Dias de (org.), Contemporaneidade Educativa e Interpelação Filosófica.,

Assim como uma campanha política ajuda a crescer um partido e seus líderes, a campanha pelo Centenário iria apresentar a hierarquia filosófica do Senhor Sri Krishna, a

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

(A contingência não precisa ser invariável).. Este esquema pres- supõe que o estímulo age tanto sobre o falante, como sobre a comunidade que reforça; se não for assim, a

Some algorithms for equitable col- oring are also described; in particular, it is shown that the problem admits an XP algorithm for chordal graphs when a parameterized by the

Na proposta orçamentária do Conselho Diretor e aprovada pelo Conselho Deliberativo, o valor de contribuição mensal de dependente pai, mãe e sogro(a) até 80 anos para 2018 não