• Nenhum resultado encontrado

MATRIZES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MATRIZES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATRIZES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MATRIZES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MATRIZES

O Excel possui uma notação especial que permite que as operações que envolvem matrizes sejam feitas rapidamente. Nesta aula, no entanto, nos focaremos no procedimento usual das operações matriciais. Assim, o preenchimento da planilha é intuitivo, desde que se saiba como as operações matriciais são feitas e como inserir fórmulas no Excel.

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MATRIZES

Considere a seguinte planilha:

Se quisermos somar a matriz A com a matriz B, temos que somar os elementos correspondentes, ou seja o 1 com o 11, o 2 com o 12 e assim por diante. Como no Excel costumamos usar os endereços das células em vez de seus valores, o primeiro termo da matriz resultante da soma de A com B seria:

Cada uma das células da matriz resultante deve ser a soma de elementos correspondentes das matrizes A e B. Assim, a matriz preenchida seria:

Como são 9 células, podemos utilizar o preenchimento automático para maior eficiência. Atente-se ao fato de que na cópia automática não há arraste na diagonal, então o arraste é feito primeiro na vertical e depois na horizontal (ou primeiro na horizontal e depois na vertical). A planilha acima está com as fórmulas expostas apenas para clareza na explicação. A matriz resultante é apresentada com o resultado das somas já processadas:

(2)

MULTIPLICAÇÃO POR UM ESCALAR

Um escalar é um número real. Na multiplicação de um escalar por uma matriz, o procedimento é bastante simples: basta multiplicar o escalar por todos os elementos da matriz. O resultado é também uma matriz de mesma ordem da matriz envolvida na multiplicação.

Retomemos a primeira planilha apresentada. Se quisermos multiplicar a matriz A por 5 podemos fazer:

Nesse caso, a cópia com atualização automática pode ser utilizada, sendo necessário apenas o preenchimento da célula B9 = 5*B1. Como resultado, a matriz acima apresentará:

No entanto, e se quisermos usar o escalar como parâmetro livre? Se eu decido que a multiplicação não será mais por 5 e sim por 10 terei que fazer todo o procedimento novamente substituindo o 5 por 10? Nesses casos o melhor é usar o endereço de uma célula, em vez de um número. Considere novamente a primeira planilha apresentada nesta aula. Na célula L1 está guardado o valor de um escalar que, neste caso, vale 5. Para fazer a multiplicação desse escalar, chamado de k, pela matriz A, fazemos:

O que são aqueles “$”? Esse símbolo tem o significado de “não atualize”, ou seja, ele está dizendo que quando a célula G9 for copiada, a letra L não deve ser atualizada e a linha 1 também não deve ser atualizada. Ao copiar a célula G9 para o restante da matriz obtemos:

Repare que na célula G10, o endereço L1, que é onde fica o escalar, permaneceu L1, enquanto que o B2 foi atualizado. Se não colocarmos o “$” antes do L e antes do 1, a célula G10 ficaria L2*B2 produzindo uma resposta incorreta. Não se esqueça de colocar DOIS “$”, um ANTES da letra e outro ANTES do número.

(3)

MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES

Dentre as operações com as matrizes, a multiplicação de uma matriz por outra é a menos intuitiva. É preciso tomar um cuidado redobrado para não executar a multiplicação da mesma maneira que se executa a adição. NUNCA faça a multiplicação de matrizes apenas multiplicando os elementos correspondentes, esse procedimento NUNCA deve ser aplicado.

A maneira correta de fazer multiplicação de matrizes é fazer a multiplicação dos elementos da linha da 1ª matriz pelos elementos correspondentes da coluna da 2ª matriz, onde os resultados devem ser somados constituindo um único item posicional na matriz resultante. O enunciado completo é meio complicado de memorizar, mas, para resumir, lembre-se sempre: Multiplicação de matrizes é sempre linha por coluna.

Como exemplo, consideremos a seguinte multiplicação:

(0 1 2 3 4 5) . ( 10 5 1 2 −1 0 ) = (0.10 + 1.1 + 2. (−1) 0.5 + 1.2 + 2.0 3.10 + 4.1 + 5. (−1) 3.5 + 4.2 + 0.5) = ( −1 2 29 23) Para executar a multiplicação acima, adotamos o seguinte procedimento: Para o elemento da primeira linha e primeira coluna da matriz resultante (cujo resultado será -1), fizemos a multiplicação da primeira linha da primeira matriz com a primeira coluna da segunda matriz. O 1º elemento da linha foi multiplicado com o 1º elemento da coluna, o 2º com o 2º e o 3º com o 3º (ou seja, NÃO se faz uma distributiva entre todos os elementos). Os resultados são então somados o que resulta em -1. O elemento da 1ª linha e 2ª coluna da matriz resultante (cujo resultado é 2) foi obtida pela multiplicação da 1ª linha da 1ª matriz com a 2ª coluna da 2ª matriz e assim por diante.

Repare que:

 As matrizes multiplicadas não precisam ter a mesma dimensão.  A 1ª matriz SEMPRE fornece a linha na multiplicação.

 A 2ª matriz SEMPRE fornece a coluna.

 O número de elementos na linha multiplicada deve ser igual ao número de elementos da coluna multiplicada.

 A matriz resultante tem o mesmo número de linhas da primeira matriz e o mesmo número de colunas da 2ª.

 A multiplicação das matrizes não é comutativa, ou seja, A x B não é necessariamente igual B x A.

O seguinte esquema sumariza a análise que deve ser feita para verificar se a multiplicação é possível e qual será a dimensão da matriz resultante:

(4)

Exemplos:

 A3x2 B2x1 = (AB)3x1

 C3x1 D3x1 = Impossível

 E2x3 F3x4 = (EF)2x4

 F3x4 E2x3 = Impossível (não-comutativa)

No Excel, o procedimento é basicamente o mesmo. Devemos apenas nos lembrar de que não é aconselhável usar números nas fórmulas e sim endereços de células. Como exemplo, podemos considerar a multiplicação da matriz A pela matriz B da primeira planilha apresentada na aula.

Repare que neste caso, não é apropriado utilizar a cópia com atualização. Cada célula deverá ser preenchida INDIVIDUALMENTE (na aula que vem, veremos como fazer a multiplicação de modo mais eficiente, mas por ora é desta maneira que devemos executar a multiplicação de matrizes).

EXEMPLO

Considere a planilha abaixo.

Qual a fórmula a ser inserida nas céluas: a) D8

b) H7

Solução:

Primeiro vamos verificar se é possível fazer a multiplicação e, em caso afirmativo, qual a dimensão da matriz resultante. A matriz C possui 3 linhas e 2 colunas assim podemos escrever C3x2, enquanto que a matriz D é escrita como D2x3 (2 linhas e 3 colunas). Assim, fazendo esquematicamente:

(5)

Ao olhar para o esquema acima, verificamos que os dois índices internos são iguais (2), ou seja, é possível fazer a multiplicação. Se fossem diferentes, não haveria o mesmo número de elementos na linha da primeira matriz e na coluna da segunda matriz, de modo que a multiplicação não poderia ser feita. Os dois índices externos não precisam ser iguais, apenas indicam quantas linhas e quantas colunas terá a matriz resultante.

A mesma análise pode ser feita para a multiplicação D.C. Note que, embora a multiplicação também seja possível, a matriz resultante terá duas linhas e duas colunas. Torna-se óbvio aqui, que a multiplicação de matrizes não é comutativa, ou seja, a ordem dos fatores ALTERA o produto.

Neste exercício não são solicitadas as fórmulas para todas as células, somente para uma. Lembrando que a multiplicação de matrizes é feita de linha por coluna, como sabemos qual linha e qual coluna são multiplicadas para dar determinado elemento? Basta lembrar que a primeira matriz manda na linha e a segunda manda na coluna. Assim:

a) D8 – é a célula do elemento que fica na 2ª linha e 3ª coluna, ou seja, devemos fazer a multiplicação da 2ª linha de C (1ª matriz) pela 3ª coluna de D (2ª matriz):

Lembre-se que não é aconselhável usar os números e sim os ENDEREÇOS DAS CÉLULAS. Portanto NÃO FAÇA =10*1 + 5*(-2), pois, embora forneça o resultado correto, tal resposta torna a planilha inflexível. A resposta seria então:

D8 = B3*H2 + C3*H3

b) H7 corresponde ao elemento da 1ª linha e 2ª coluna da matriz resultante. Assim:

Note que a primeira matriz na multiplicação é a matriz D, portanto é a linha da matriz D que devemos usar na multiplicação. A resposta será:

(6)

EXERCÍCIOS – OPERAÇÕES COM MATRIZES

Para entregar: 4 ou mais estrelas.

1. (⋆) Considere a seguinte planilha:

Determine a fórmula a ser colocada nas seguintes células: a) C9 b) G7 c) D13 d) H11 e) B15 f) I16

2. (⋆) Considere a planilha com a matriz A e os escalares m e n.

Determine a fórmula a ser colocada nas seguintes células: a) B25

b) G26 c) C29 d) F28

(7)

Para os exercícios 3 e 4 considere a planilha a seguir:

3. (⋆) Verifique se as seguintes multiplicações de matrizes são possíveis e, se são, qual a dimensão da matriz resultante.

Operação É possível? Dimensão da matriz resultante a) B.D ( )sim ( ) não

b) D.A ( )sim ( ) não c) C.D ( )sim ( ) não d) E.F ( )sim ( ) não e) F.D ( )sim ( ) não f) F.C ( )sim ( ) não g) C.E ( )sim ( ) não

4. (⋆) Considere o seguinte complemento da planilha dada anteriormente:

Determine a fórmula a ser colocada nas seguintes células, caso a operação seja possível: a) C49

b) H48 c) C53 d) F52

(8)

Para os exercícios 5 e 6 considere a planilha onde as matrizes estão designadas por letras maiúsculas e os escalares identificados por letras minúsculas:

5. (⋆⋆) Sabendo que as matrizes W, X, Y e Z são dadas pelas seguintes operações: W = (a + b). B

X = b.B – d.A Y = e.(X – W) Z = f. (Y – g..W)

Determine a fórmula da primeira célula de cada uma das matrizes:

6. (⋆⋆) Sabendo que as matrizes M e, M2 são dadas pelas seguintes operações: M1 = b.A.C + d.B.C

M2 = e.D.A + g.B

Determine a fórmula da primeira célula de cada uma das matrizes:

7. (⋆⋆) Na planilha a seguir, a tabela apresenta uma lista com os custos envolvidos na fabricação de alguns produtos.

(9)

Sabendo que na célula G97 é colocada a porcentagem sobre o preço de custo total que a fábrica pretende lucrar, preencha a matriz V com a fórmula apropriada para que sejam dados os preços de venda dos produtos mencionados na tabela.

8. (⋆⋆) A planilha a seguir foi feita por uma empresa especializada na fabricação de três produtos. A empresa é capaz de contabilizar o custo envolvido na manufatura, no transporte e na matéria-prima de cada um dos produtos, conforme a tabela “Custo por Produção”. No mês de janeiro, os quatro polos de produção fabricaram a quantidade de produtos descritas na tabela “Quantidade Fabricada”.

Com base nessas informações, responda:

a) Quanto a Matriz gastou no total com transporte? b) Quanto a Filial 3 gastou no total com matéria-prima?

c) Quanto a Filial 1 gastou no total com a manufatura de todos os produtos? d) Quais as fórmulas utilizadas nas células da tabela “Custo Total” para a obtenção

das respostas acima?

9. (⋆⋆⋆) As Transformações de Lorentz descrevem as medidas de espaço e tempo de dois observadores em sistemas de referência distintos, de acordo com a Relatividade Especial de Einstein. Considerando que um corpo se desloca na direção de x, as Transformações de Lorentz são dadas por:

( 𝑐𝑡′ 𝑥′ 𝑦′ 𝑧′ ) = ( 𝛾 −𝛽𝛾 0 0 −𝛽𝛾 𝛾 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 ) ( 𝑐𝑡 𝑥 𝑦 𝑧 )

(10)

sendo os termos linha (‘) as coordenadas do sistema em movimento e o termo sem linha, as coordenadas do referencial em repouso. Temos ainda o termo 𝛽 =𝑣

𝑐 e:

𝛾 = 1

√1 − 𝛽2

Se uma espaçonave viaja com velocidade equivalente a 𝛽 = 0,9 até Vega, distante 𝑥 = 26 anos-luz da Terra e chegará lá quando 𝑡 = 28,9 anos de acordo com o referencial de quem fica na Terra, qual será o tempo marcado no referencial dos astronautas que viajam na espaçonave quando chegarem em Vega? (adote 𝑐 = 1 ano-luz / ano, 𝑦 = 0 e 𝑧 = 0).

Referências

Documentos relacionados

A qualidade dos dados de campo depende não só da acurácia dos sensores e do sistema de aquisição de dados, bem como da taxa de amostragem e tempo de leituras em cada ponto. Para

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Inicialmente é feito um resumo de matrizes, no Capítulo 3, diagonalização de ma- trizes, se cria o ambiente inicial das condições para se calcular as raízes de matrizes, no Capítulo

Isto nos leva a crer que quando o plano “Águas do Vale” falava em estabelecer as bases para implementação do mercado de águas, na verdade ele

Já que os apóstolos foram os sucessores dos profetas do Antigo Testamento, não há, pois, hoje, possibilidade de haver apóstolos como os doze e Paulo, pois eles

O objetivo deste módulo é descrever aos alunos como as atualizações parciais da página e o armazenamento em cache podem otimizar a capacidade de resposta de um aplicativo

O mínimo de pontos em atividades de ensino e orientação é 32, dos quais pelo menos 16 pontos devem ser relativos ao ensino de graduação, 25% do que exceder 32 pontos e

Não havia iluminação e “muzzle flash” para os tiros disparados pela arma, além do GameObject “Shooter” (script controlando o disparo de projéteis) estar