• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM BEM ESTAR ANIMAL - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM BEM ESTAR ANIMAL - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL Nº 01/2016

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM BEM ESTAR ANIMAL - SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu comunica a abertura de inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Bem Estar Animal, no período de 30 de maio a 15 de junho de 2016, para o semestre letivo que terá início em 08 de agosto de 2016, objetivando o preenchimento de vagas conforme disponibilidade dos orientadores do programa.

Linhas de Pesquisa:

Linha 1: Bem Estar Animal e Bioética Linha 2: Saúde Animal e Saúde Pública

Público alvo: Profissionais com nível superior (diploma de graduação): médicos veterinários, zootecnistas, biólogos ou profissionais das diferentes áreas do conhecimento, que se integrem às linhas de pesquisa, e identifiquem a necessidade de incorporação do bem estar animal nas suas atividades de trabalho.

Duração do curso: 24 meses

Início das aulas: 08 de agosto de 2016 Horário das aulas

O número de aulas por semana dependerá da quantidade de créditos que o aluno optar por se matricular. Os horários das aulas serão definidos semestralmente em concordância com os alunos e os professores.

Períodos possíveis: manhã, tarde ou noite. I - INSCRIÇÕES:

As inscrições são feitas via internet, pelo site, no período de 30 de maio a 15 de junho de 2016 Acesse o site: http://portal.fmu.br/mestrado/ onde estarão disponíveis as orientações. Clique no botão “inscrições” para se inscrever.

II - TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 150,00

III - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO:

Todos os documentos devem ser entregues obrigatoriamente no dia da prova (25/06/2016) em formato físico e formato digital salvo em CD (PDF).

(2)

2 Documentos administrativos acadêmicos (NÃO ENCADERNAR)

• Ficha de inscrição preenchida (Anexo I deste documento)

• Declaração de disponibilidade de tempo (Anexo II deste documento) Documento original e uma cópia ou uma cópia autenticada:

• Diploma do curso de graduação registrado (cópia frente e verso);

• Certificado de conclusão do curso de graduação (cópia frente e verso). O Certificado de conclusão de curso é dispensado em caso de entrega do diploma do curso de graduação registrado;

• Histórico escolar do curso de graduação (cópia frente e verso); • Carteira de Identidade;

• CPF;

• Registro Civil (certidão de nascimento ou casamento); • 1 (uma) foto 3x4 recente;

• Passaporte (em caso de candidato estrangeiro);

• Visto de regularidade no País, fornecido pela Polícia Federal (em caso de candidato estrangeiro). Documentos específicos

• Currículo documentado, modelo CNPq Lattes (disponível em: http://lattes.cnpq.br/);

• Pré-projeto de pesquisa, onde o candidato deverá indicar a Linha de Pesquisa pretendida, com estrutura a partir do modelo constante no Anexo III. A entrega do projeto de pesquisa é indispensável para realização das etapas do processo seletivo.

Observações:

• A inscrição só será homologada mediante a entrega de toda a documentação exigida até a data limite informada. Em caso de desistência ou não cumprimento dos requisitos de inscrição, não haverá devolução do valor da taxa de inscrição.

• Em caso de diploma de Instituição estrangeirara os documentos deverão ser revalidados por universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar, reconhecido pelo governo.

VI - PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção ocorrerá em quatro etapas, na seguinte ordem:

ETAPA 1 - Prova escrita sem consulta sobre tema relativo à área de concentração escolhido pela Comissão de Seleção entre os assuntos tratados nas disciplinas obrigatórias do Programa e tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato, capacidade de exposição escrita e domínio da língua portuguesa. A nota para aprovação é sete em escala de zero a dez e é pré-requisito para as outras etapas. Ou seja, o candidato que obtiver nota inferior a sete estará automaticamente eliminado.

Bibliografia:

Broom, D. M. Comportamento e bem-estar de animais domésticos / Donald M. Broom, Andrew F. Fraser ; tradução: Carla Forte Maiolino Molento. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2010. 438 p.

Grandin, T. O bem-estar dos animais: proposta de uma vida melhor para todos os bichos / Temple Grandin e Catherine Johnson; tradução: Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. 334 p.

(3)

3 Feijó A. Utilização de animais na investigação e na docência: uma reflexão necessária. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2005. p. 145.

Felipe S. T. Ética e Experimentação Animal: fundamentos abolicionistas. Florianópolis: UFSC; 2007. p. 45. Bentham J. Uma introdução aos princípios da Moral e da Legislação. São Paulo: Abril Cultural; 1984. p. 63. (Os Pensadores).

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso, 8.ed.rev., Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2010. Roquete, F., Amorim, M., Barbosa, S., Souza, D., Carvalho, D. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

Data e horário da prova: 25/06/2016 às 10h.

Local: Avenida Liberdade 749 – 7º andar – Liberdade.

ETAPA 2 - Prova escrita sem consulta de língua estrangeira, inglês ou espanhol, e que consistirá na tradução de texto da língua estrangeira, apresentado na ocasião da prova pela Comissão de Seleção. Esta prova será avaliada em uma escala de zero a dez.

Data e horário da prova: 25/06/2016 às 10h

Local: Avenida Liberdade 749 – 7º andar - Liberdade

ETAPA 3 - Avaliação do conteúdo do pré-projeto apresentado por ocasião da inscrição e de sua aderência à linha de pesquisa à qual se candidatou. Esta etapa também será avaliada por uma nota de zero a dez.

ETAPA 4 - Entrevista do candidato pela Comissão de Seleção, envolvendo a análise do histórico escolar, curriculum lattes, produção intelectual e outros atributos tais como expressão oral, potencialidade para a carreira acadêmica e para contribuir com a produção do conhecimento em direito da sociedade da informação. Esta etapa será avaliada por uma nota na escala de zero a dez.

Data e horário da entrevista: 25/06/2016 às 14h. Local: Avenida Liberdade 749 – 7º andar – Liberdade.

Para admissão ao Programa o candidato deverá obter no mínimo a nota sete, resultante da média das notas obtidas nas etapas acima descritas. O sistema de convocação será classificatório, ou seja, serão convocados para matrícula os candidatos que obtiveram as maiores médias entre os concorrentes até o preenchimento do número de vagas oferecidas. Em caso de empate o candidato com maior produção acadêmica será o escolhido.

IV - DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS

Os candidatos deverão consultar o site http://portal.fmu.br/mestrado/ clicando no botão acompanhamento de matrícula, a partir do dia 27 de junho a partir das 12h00.

V - MATRÍCULA

No período 28 de junho a 06 de julho de 2016.

Emissão do contrato de prestação de serviços e boleto para pagamento: acesso pelo linlk

(4)

4 COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será composta pelos professores do Programa de Mestrado em Saúde e Bem Estar Animal.

DISPOSIÇÕES FINAIS

No ato da inscrição o aluno aceita as regras do presente Edital e do Regulamento do Programa de Mestrado em Saúde e Bem Estar Animal.

Profa. Luciana M. Darwich Pró-Reitora Acadêmica

(5)

5

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO

Processo Seletivo 2016/2

Linha de Pesquisa

( ) Bem Estar Animal e Bioética

( ) Saúde Animal e Saúde Pública

DADOS PESSOAIS

Nome do candidato

Data de nascimento sexo: RG CPF

Nacionalidade Naturalidade

Endereço

Nº Complemento

Bairro: Cep

Cidade: UF

Telefone residencial (DDD + número) Telefone celular (DDD + número)

Email @

DADOS PROFISSIONAIS

Instituição / Empresa Endereço

Bairro Cidade Cep UF

Email profissional Telefone (DDD + número)

Função área

LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROVA: ( ) INGLÊS ( ) ESPANHOL

FACULDADE DE ORIGEM:

CURSOU PÓS-GRADUAÇÃO NA FMU: ( ) SIM ( ) NÃO

Data: / / ...

(6)

6

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE TEMPO

Em relação à dedicação aos estudos:

O candidato dispõe de tempo integral e se dedicará em regime de dedicação exclusiva ( ) sim ( ) não

Semanalmente, o candidato terá disponível para pesquisa: ( ) 40 a 30 horas

( ) 30 a 20 horas ( ) 20 a 10 horas ( ) menos de 10 horas

Atividade profissional

Regime de trabalho (horas/semana):

Outras atividades (discriminar):

O candidato declara estar ciente do fato de que, se declarada disponibilidade de tempo para o curso, não poderá requerer prorrogação e/ou trancamento sob esta alegação.

Ciente:

(7)

7

ANEXO III - Pré-projeto de pesquisa

Pré-Projeto de Pesquisa, apresentado de maneira clara, que demonstre o conhecimento preliminar do candidato em relação ao tema e a maneira como irá abordá-lo na pesquisa.

Deverá ocupar, aproximadamente, 15 folhas digitadas em espaço 1,5 (entre linhas), folha A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Deverá ser estruturado nos seguintes tópicos.

o Título do pré-projeto de pesquisa, linha de pesquisa à qual se vincula, nome do candidato, local e data.

o Delimitação do tema e problema de pesquisa: exposição do assunto que se pretende investigar, delimitado em um objeto de pesquisa. Deve-se explicitar conceitualmente o tema, além de demonstrar sua relação com a área de concentração e com uma das linhas de pesquisa propostas ;

o Objetivos: delimitação, feita com a maior clareza possível, daquilo que pretende o estudo. o Justificativa da pesquisa: exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e

dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. o Breve referencial teórico:

o Metodologia de Pesquisa: descrição do modo como o estudo será realizado, através da seleção das técnicas de pesquisa dentre aquelas apontadas na literatura. Deverá guardar relação com o tema da pesquisa.

o Cronograma de execução: organização do tempo disponível para a realização das etapas da pesquisa, em concordância com seus prazos e requisitos. Deverá observar o prazo de 24 (vinte e quatro) meses para desenvolvimento da pesquisa e redação da dissertação.

Referências

Documentos relacionados

8 Pagamento: Uma vez finalizado o Leilão o Arrematante deverá (i) pagar o valor do lote arrematado (equivalente ao valor do Lance vencedor) ou, a importância equivalente ao

a) Verificação de conformidade das dimensões do transformador. b) Constitui falha a não conformidade de qualquer uma das dimensões em relação às indicadas

Segundo Campos e Baptista (2013, pp. 115-117), o dinamismo da cultura e das artes, bem como todo o seu potencial criativo podem gerar mudanças de comportamento e promover o

Os macrófagos infectados conforme item 5.3.3 foram incubados na presença dos sobrenadantes das culturas fúngicas que apresentaram maior potencial atividade anti

O caráter revolucionário já expresso no referencial teórico é empregado nos artigos relacionado à ideia de totalidade 31 do pensamento marxiano. Para haver

SUPLENTE: Pedro Adriano Cruz Escola Secundária Gomes Teixeira,

Como era visto pela nobreza (e pela própria Igreja) com desconfiança devido a suas posições favoráveis aos índios, escravos e cristãos novos (BOSI, 1977), Padre Vieira parte de

Os resultados demonstram que, até 2012, os índices Endividamento total, Retorno do Patrimônio Líquido, Cobertura do investimento, Retorno total, Retorno sobre ativo e Fluxo