• Nenhum resultado encontrado

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Qui.

Semana 4

Allan Rodrigues

Gabriel Pereira

(Victor Pontes)

Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

(2)

06/03

07/03

Ligações Químicas: Teoria do octeto, ligação iônica e ligação metálica

15:00

Geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares

13:30

Número de oxidação (compostos orgânicos e inorgânicos)

15:00

Ligações Químicas: ligação covalente

19:15

Funções inorgânicas: óxidos

19:15

CRONOGRAMA

Funções inorgânicas: Bases

13:30

13/03

14/03

(3)

20/03

Funções inorgânicas: Ácidos

15:00

Teorias ácido-base

13:30

Funções inorgânicas: Sais

19:15

21/03

27/03

Reações químicas: Adição, Decomposição, Simples troca e Dupla troca, condições para ocorrencia de reações

15:00

Balanceamento redox

13:30

Balanceamento de equações por tentativa e reações redox

19:15

28/03

(4)

Ligações

Químicas:

Te-oria do octeto,

ligação iônica e

ligação

metáli-ca

01. Resumo 02. Exercícios para aula 03. Exercícios para casa 04. Questão contexto 05. Gabarito

06

mar

(5)

14

3

Q

ui.

RESUMO

Regra do octeto

Ao se ligarem, os átomos tendem a adquirir 8 elé-trons na camada de valência (última camada). Com isso, eles passam a ter a mesma estrutura eletrônica do gás nobre mais próximo.

Ligação metálica

Quando 2 ou mais átomos de um metal, diferentes ou não, se ligam. Os metais podem ter 1, 2 e 3 elé-trons na camada de valência. Como essa é camada mais afastada do núcleo, atrai pouco esses elétrons, que se desprendem facilmente do átomo e ficam percorrendo o metal, chamamos isso de “mar de elétrons” característica única dos metais. O átomo que perde elétrons se transforma em um cátion, e recaptura os elétrons, voltando à forma de átomo. Em suma, o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados em uma nuvem de elétrons livres.

Principais ligas metálicas

✓ Aço – Fe + C ✓ Latão – Cu + Zn ✓ Bronze – Cu + Sn

✓ Aço inoxidável – Fe + C + Cu+ Ni ✓ Joias – Au +Cu

Propriedades das ligas

metá-licas

O metais tem algumas caraterísticas bem únicas, são sólidos e apresentam brilho metálico, são bons condutores de calor e eletricidade no estado sólido à temperatura ambiente, possuem elevados pontos de fusão e ebulição e apresentam resistência à tra-ção e choques mecânicos.

Ligação iônica

A ligação ocorre doação e recepção definitiva de elétrons. O átomo que doou os elétrons (geralmen-te metal) transforma-se em um íon positivo (cátion); quem recebe os elétrons (geralmente ametal) trans-forma-se em um íon negativo (ânion). Essa ligação é caracterizada pelas forças de atração eletrostática entre esses íons, ou seja, DDP(diferença de poten-cial).Ela ocorre entre um metal + ametal, cuja dife-rença de eletronegatividades é maior que 1,7 (∆en ≥ 1,7) ou igual.

Exemplos Ca+ F

eletronegatividades: Ca = 1,0 F = 4,0 Δen = 4,0 - 1,0 = 3,0

3,0 > 1,7 , logo a ligação entre o Ca e o F é consi-derada iônica

Fórmula do composto: CaF2

EXERCÍCIOS PARA AULA!

1.

O conjunto de elementos químicos engloba dos no grupo 3 e no bloco f da ta-bela de classificação periódica dos elementos, com exceção dos actinídeos, é denominado “metais terras raras”. Esses metais são encontrados comumente na forma de óxidos, sendo o caráter iônico dos óxidos diretamente proporcional ao raio atômico do metal. O metal terra rara componente do óxido de maior caráter iônico possui o seguinte símbolo:

a) Ac b) La c) Lu d) Sc

(6)

14

4

Q

ui.

2.

Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte

tendência para: a) perder 5 elétrons. b) perder 1 elétron. c) perder 2 elétrons. d) ganhar 2 elétrons. e) ganhar 1 elétron.

3.

Os átomos de certo elemento químico metálico possuem, cada um, 3 prótons, 4 nêutrons e 3 elétrons. A energia de ionização desse elemento está entre as mais baixas dos elementos da Tabela Periódica. Ao interagir com halogênio, esses átomos têm alterado o seu número de:

a) prótons, transformando-se em cátions. b) elétrons, transformando-se em ânions. c) nêutrons, mantendo-se eletricamente neutros. d) prótons, transformando-se em ânions. e) elétrons, transformando-se em cátions.

4.

Assinale a alternativa que apresenta composto com ligação química essencial-mente iônica? a) NaI. b) CO2. c) HCl. d) H2O. e) CH4.

5.

Dois átomos de elementos genéricos A e B apresentam as seguintes distribui-ções eletrônicas em camadas: A → 2, 8, 1 e B → 2, 8, 6. Na ligação química entre A e B,

I. O átomo A perde 1 elétron e transforma-se em um íon (cátion) monovalente. II. A fórmula correta do composto formado é A2B e a ligação que se processa é do tipo iônica. III. O átomo B cede 2 elétrons e transforma-se em um ânion bi-valente.

Assinale a alternativa correta: a) Apenas II e III são corretas. b) Apenas I é correta. c) Apenas II é correta. d) Apenas I e II são corretas. e) Todas as afirmativas são corretas.

(7)

14

5

Q

ui.

EXERCÍCIOS PARA CASA!

1.

A nanofiltração é um processo de separação que emprega membranas poliméri-cas cujo diâmetro de poro está na faixa de 1 nm. Considere uma solução aquosa preparada com sais solúveis de cálcio, magnésio, sódio e potássio. O processo de nanofiltração dessa solução retém os íons bivalentes, enquanto permite a passagem da água e dos íons monovalentes.

As espécies iônicas retidas são: a) sódio e potássio

b) potássio e cálcio c) magnésio e sódio d) cálcio e magnésio

2.

Por meio das ligações químicas, a maioria dos átomos adquire estabilidade, pois ficam com o seu dueto ou octeto completo, assemelhando-se aos gases nobres. Átomos de um elemento com número atômico 20, ao fazerem uma ligação iôni-ca, devem, no total:

a) perder um elétron. b) receber um elétron. c) perder dois elétrons. d) receber dois elétrons. e) compartilhar dois elétrons.

3.

Um consórcio de empresas do setor eletroeletrônico está desenvolvendo um novo tipo de solda sem Pb. É uma liga à base de Sn em que o Pb foi substituído por Cu e Ag, fornecendo a seguinte composição: SnAg3,9Cu0,6. Elas são aplica-das, atualmente, na soldagem da maioria das placas dos computadores moder-nos.

Considere as seguintes afirmativas.

I. A ligação entre os componentes da liga é do tipo covalente.

II. O Sn é um metal e os outros componentes da liga (Ag e Cu) são ametais. III. À exceção da Ag, o Cu é o metal que melhor conduz eletricidade. Com base nas afirmativas dadas, assinale a correta:

a) I apenas. b) II apenas. c) II e III apenas. d) III apenas. e) I e III apenas.

(8)

14

6

Q

ui.

4.

O amianto, conhecido também como asbesto, é um material constituído por fi-bras incombustíveis. É empregado como matéria-prima na fabricação de ma-teriais isolantes usados na construção civil, como fibrocimento. O uso dessas fibras vem tendo queda desde a década de 1960, quando estudos confirmaram os efeitos cancerígenos desse material, principalmente sobre o aparelho respira-tório. Entre seus componentes, além do SiO2 , estão o óxido de magnésio (MgO) e o óxido de alumínio (Al2O3).

Em relação ao composto MgO, analise as afirmativas:

I. A ligação entre o magnésio e o oxigênio se dá por transferência de elétrons, sendo classificada como ligação iônica.

II. Os átomos não alcançaram a configuração do gás nobre após a ligação. III. Após a ligação entre os átomos de magnésio e o oxigênio, há formação de um cátion Mg2+ e um ânion O2–.

Está(ão) correta(s) apenas: a) I.

b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

5.

O alumínio e o cobre são largamente empregados na produção de fios e cabos elétricos. A condutividade elétrica é uma propriedade comum dos metais. Este fenômeno deve-se:

a) à presença de impurezas de ametais que fazem a transferência de elétrons. b) ao fato de os elétrons nos metais estarem fracamente atraídos pelo núcleo. c) à alta afinidade eletrônica destes elementos.

d) à alta energia de ionização dos metais. e) ao tamanho reduzido dos núcleos dos metais.

6.

Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades. A partir de definições desse tipo, a ideia transmitida ao estudante é a de que o constituinte isolado (moléculas)contém os atributos do todo. É como di-zer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição etc. Tais propriedades per-tencem ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas mantêm entre si.

Adaptado de OLIVEIRA, R. J. O Mito da Substância.Química Nova na Es-cola, n. o 1, 1995. O texto evidencia a chamada visão substancialista que ainda se encontra pre-sente no ensino da Química. A seguir estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.

(9)

147

Q

ui.

I. O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.

II. Uma substância macia não pode ser feita de moléculas rígidas.

III. Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtu-de das interações entre suas moléculas.

IV. A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se ex-pandem.

Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas:

a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

7.

Considere uma substância simples constituída por um dos elementos químicos situados na região indicada da tabela periódica:

Essa substância simples devem apresentar, nas condições ambientes, a seguinte propriedade:

a) encontra-se no estado gasoso.

b) tem predomínio de ligações covalentes entre seus átomos. c) é boa condutora de eletricidade.

d) reage vigorosamente com água e com sódio metálico. e) tendem a formar ânions quando reage com metais.

8.

Uma substância pura, sólida, que é também um isolante elétrico, pode apresen-tar todos os tipos de ligações, exceto:

a) Metálica b) Covalente polar c) Iônica

d) Covalente apolar e) Molecular

(10)

14

8

Q

ui.

QUESTÃO CONTEXTO!

Partindo da interpretação do quadrinho, de qual tipo de ligação os memes quími-cos participaram? Justifique sua resposta.

GABARITO

01.

Exercícios para aula!

1. b 2. e 3. e 4. a 5. d

02.

Exercícios para casa!

1. d 2. c 3. d 4. e 5. b 6. d 7. c 8. a

03.

Questão contexto

Ligação covalente, como a diferença de eletronega-tividade entre o Flúor e o Hidrogênio é menor que 1,7 podemos considerar a interação intramolecular como covalente.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Um dos principais objetivos do projeto atual é identificar quais os mecanismos que no filme operam para que exista esse pensamento afetivo, como a já citada câmera sem corpo

A leitura de pressão diferencial entre a câmara suja e a limpa, irá determinar quando a limpeza irá ocorrer, e diferentemente do sequenciador comum, o sistema de shutdownclean,

você pode gerenciar. Mesmo que não haja uma receita para uma cultura perfeita, você precisará de uma maneira de medir sua cultura única ao longo do tempo. Será fundamental rastrear

A VMware, como provedora líder mundial de virtualização de desktops e data centers, oferece as melhores e mais confiáveis soluções para transformar o ambiente de TI

Atualmente existe um conjunto de leis que assegura à pessoa com deficiência, seus direitos civis. Portanto se reconhece que a pessoa com deficiência é um

Serão utilizados os preconizados pela metodologia do ensino, devendo cada instrutor e monitor (caso haja) dirigir as atividades de forma a atender os objetivos do Curso, em especial

Utilizando uma imagem de satélite adquirida pelo software SAS Planet, através do método de interpretação visual, será feita a classificação de uso e cobertura do solo, servindo

Assim, objetivou-se analisar modelos de pontas hidráulicas, pressões de trabalho e a adição do adjuvante LI-700 na ocorrência da deriva do herbicida 2,4-D em tomate