• Nenhum resultado encontrado

A PUBLICIDADE DE FESTAS: RELATÓRIO DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PUBLICIDADE DE FESTAS: RELATÓRIO DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual de Campinas

Fernanda Resende Serradourada

A PUBLICIDADE DE FESTAS:

RELATÓRIO DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO:

O Projeto de Desenvolvimento realizado por mim visava à confecção do folder de uma festa. Esse folder iria ser elaborado através da escolha de uma festa de algum curso da Unicamp com posterior conversa com os organizadores a fim de ser encarregada da parte publicitária do evento, mais especificadamente da criação do folder da festa. Após conseguir ser encarregada da criação desse produto, um software seria escolhido para servir como ferramenta da criação do mesmo. Assim, com o programa desejado, seria feita uma pesquisa de imagens para serem colocadas no folder e depois dessa pesquisa o folder, em si, seria feito. Com o folder pronto, chegaria a hora de realizar a sua tiragem numa gráfica sucintamente com a sua distribuição pelo campus da Unicamp. Finalmente esse produto seria apresentado à sala. Portanto, seriam esses os passos para a elaboração do produto que, como sendo um folder, é quase um produto de “praxe” para os estudantes de Comunicação, ou seja, seu processo de criação é bem conhecido e praticado por estudantes dessa área.

Sou estudante de graduação do curso de Midialogia na Unicamp e desde criança sempre me interessei pela área de Comunicação e Artes em geral, principalmente o estudo da mídia, sua produção e seus efeitos. Como estudante de mídia acho prazeroso e importante conhecer não só a criação de folders em si, mas também a publicidade como um todo.

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial e ela é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. Estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade (WIKIPEDIA, 2009).

A atividade publicitária teve início na Antigüidade Clássica, onde se encontram os primeiros vestígios, conforme demonstram as tabuletas descobertas em Pompéia. As

tabuletas, além de anunciarem combates de gladiadores, faziam referências às diversas casas de banhos existentes na cidade. Nesta fase, a publicidade era sobretudo oral, feita através de pregoeiros, que anunciavam as vendas de escravos, gado e outros produtos, ressaltando as suas virtudes (MUNIZ, 2009).

A primeira etapa da publicidade, que se prolongou até à Idade Média, evidenciava sua atividade a serviço dos mercadores e comerciantes, que, através de gritos, ruídos e gestos, procuravam tornar conhecido do público a sua mercadoria (MUNIZ, 2009).

Com o advento da era industrial, a produção em massa e a conseqüente necessidade de aumentar o consumo dos bens produzidos, a técnica publicitária foi-se aperfeiçoando, passando a ser mais persuasiva nas suas mensagens e perdendo, quase que por completo, o seu sentido unicamente informativo. A concorrência desenfreada entre as várias marcas, praticamente obrigou o aparecimento de um tipo de publicidade mais agressiva, chamada

(2)

publicidade combativa, com a tentativa de impor um produto, ao invés de sugeri-lo. Isto deu origem a muitos excessos que só foram barrados com a entrada em vigor da legislação que regulou a atividade publicitária (MUNIZ, 2009).

Atualmente, a maior parte das mensagens publicitárias é sugestiva e têm por base os estudos de mercado e de motivações. A publicidade informativa e combativa, não deixou de existir completamente, seu espaço foi preenchido pelas relações públicas, enquanto a propaganda ocupou o lugar da publicidade combativa. A publicidade contemporânea mitifica e converte em ídolo o objeto de consumo, revestindo-o de atributos que freqüentemente ultrapassam as suas próprias qualidades e a sua própria realidade (MUNIZ, 2009).

A propaganda hoje, é responsável pelo sustento de boa parte da mídia e é inseparável do setor de negócios e de produção, sua maturidade e capacidade de adequar-se às novas

realidades que se constituem através de todo o século XX é que a transforma em um dos bons setores de negócios do país. O exigente público brasileiro - acostumado com a alta qualidade e profissionalismo que se imprimiu às peças publicitárias veiculadas na mídia - é também responsável pela exigência de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste setor (FCL, 2009).

RESULTADOS DO PROJETO:

PRÉ-PRODUÇÃO:

Na pré-produção seria feita a escolha da festa de um curso da Unicamp, essa festa foi

escolhida através da visualização de cartazes de festas espalhados pelos murais da Unicamp e através do meu gosto pessoal, ou seja, escolhi a festa que mais me agradava de acordo com o meu gosto musical, o rock. Então, a festa “Condadorockfest” foi escolhida para ser a festa em que eu criaria o folder. Vale lembrar que a festa já possuía folders próprios e que eu faria apenas mais um como complemento desses.

Após a festa ser escolhida eu deveria fazer uma pesquisa de imagens a serem colocadas no folder baseada no tema da festa. Essa pesquisa foi feita no mesmo dia em que a festa foi escolhida utilizando-se do site Google na área de imagens, com imagens procuradas sob o tema “rock”, pois afinal eu queria escolher imagens para serem colocadas no folder que condiziam com o tema da festa, o rock.

As imagens, portanto, foram escolhidas. Elas foram guardadas numa só pasta de arquivos do meu computador, e assim, fui escolher o programa a ser usado para a confecção em si do folder. A escolha do programa foi feita na base de tentativas, ou seja, eu comecei tentando fazer o produto, não como eu queria fazê-lo mas só para testar se o programa era realmente bom, num programa que considerava mais adequado (Microsoft Word), porém, acabei fazendo o produto em outro programa devido às dificuldades e limites que o primeiro programa me impôs à minha edição de imagem. O programa que eu acabei usando foi o Microsoft Publisher (Imagem 1), o próximo programa que testei após o Microsoft Word, um programa destinado ao trabalho de imagens e confecções de folders.

(3)

Imagem 1: figura qualquer sendo editada no Microsoft Publisher

PRODUÇÃO:

Na produção eu deveria escolher uma imagem a ser usada no folder. Para essa tarefa eu fui

até a pasta de imagens que eu havia feito, então escolhi uma imagem que eu considerava estar mais bonita e apta para a elaboração do folder (Imagem 2). Escolhida a imagem comecei a trabalhá-la, aumentei o tamanho dela sem que ela perdesse a qualidade nessa mudança de tamanho. Fiz isso através da mudança de pixels da própria, aumentando-os proporcionalmente aos pixels originais, isso só foi possível porque o Microsoft Publisher (Imagem 1), o

programa escolhido, tinha essa ferramenta de mudança de pixel.

(4)

A imagem aumentada, então, foi posta em todo o tamanho do folder de forma que ela fosse uma imagem atrás do que seria escrito no folder. Feito isso, eu escrevi o nome da festa na parte direita do folder, juntamente com a data e uma frase em inglês (“Only good songs”) que traduzia a música que iria ser tocada na festa, toda a parte escrita da festa foi colocada com o mesmo tipo de letra alterando apenas o tamanho e as cores (algumas palavras foram escritas em preto e outras em vermelho). Na parte inferior esquerda do produto, coloquei o site da festa onde se encontravam todas as informações para os interessados sobre a mesma. O site já existia e fora criado pelos organizadores da festa, alguns alunos do curso de Engenharia. O folder então já estava criado, faltava ir numa gráfica e realizar a sua tiragem. Para isso eu procurei na lista telefônica as gráficas que se encontravam mais perto de minha casa, então, escolhi uma e fui até ela. Chegando à gráfica fiz a tiragem de apenas um folder, que estava destinado à apresentação do produto em sala, porque a tiragem de folders é muito cara e porque a festa já tinha outros folders espalhados pelo campus da Unicamp, ou seja, eu realizar a tiragem de apenas um folder não prejudicaria a parte publicitária da festa. Portanto, realizei a tiragem de apenas um folder que custou dois reais. A tiragem de um produto não ficou cara, não obstante, pensando na quantidade de folders que eu teria que espalhar pelo campus da universidade ficaria um preço muito alto.

PÓS-PRODUÇÃO:

Na pós-produção eu teria que espalhar os folders pela Unicamp. Isso não ocorreu porque, como já foi dito, eu realizei a tiragem de apenas um folder que estava destinado à

apresentação do meu produto em sala sendo uma atividade cobrada pela disciplina de

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Midialogia. Então, fiz a apresentação do meu produto em sala.

A apresentação foi feita sem outros recursos, apenas utilizei o folder e contei bem

parcialmente como havia sido a produção daquele produto para minha sala e para o professor. A duração da mesma foi muito rápida.

FATORES POSITIVOS E NEGATIVOS:

NEGATIVOS:

Os pontos negativos foram muitos, um deles foi o fato de que eu desejava que a festa fosse

escolhida aleatoriamente e que a escolha não fosse influenciada por meu gosto pessoal. Porém, acabei escolhendo a festa que desejava por me identificar com ela e pela facilidade de achar imagens que estavam relacionadas com o tema (música estilo rock), portanto, acabei não seguindo meus planos. Outro ponto negativo foi a não realização da conversa com os organizadores da festa para ser encarregada da parte publicitária da mesma (um dos meus objetivos específicos), isso não foi realizado devido à minha falta de tempo provocada pela grande quantidade de trabalhos finais pedidos pelo curso no fim do semestre. Então, o meu trabalho e o folder criado por mim ficaram desconhecidos pelos organizadores do evento, o que poderia acarretar graves problemas, porém não me preocupei com esse fato mais tarde pois realizei a tiragem de apenas um folder que acabou nem sendo divulgado. Portanto, acabei não seguindo um objetivo específico planejado pelo meu projeto de desenvolvimento.

A escolha do programa para a realização do produto acabou superando o tempo que eu destinava para essa atividade, encontrei vários problemas quando fui “testar” o programa Microsoft Word, programa que eu desejava usar na edição do produto, para meu trabalho. Acabei, depois de muito tempo, por descobrir que o programa mais adequado seria o

(5)

programa escolhido devido à minha falta de experiência pra com ele. Portanto, meu tempo destinado a essa atividade acabou ultrapassando os limites.

Um problema que também encontrei foi o preço da tiragem do produto ser muito alto, como já havia dito. Devido a esse problema acabei realizando a tiragem de apenas um folder, fugindo, portanto, do que eu havia planejado. Consequentemente a esse fato, acabei não distribuindo folders da festa pelo campus da Unicamp, como era meu objetivo escrito no meu projeto.

Além desses objetivos específicos não concluídos, acabei por realizar toda a elaboração do folder num só dia, ou seja, fugi totalmente do cronograma proposto no projeto de

desenvolvimento, realizando tudo em apenas uma tarde. Isso ocorreu devido à minha falta de tempo provocada pela grande quantidade de trabalhos finais exigidos pelos professores do curso e pela falta de planejamento do meu tempo.

POSITIVOS:

Os pontos positivos apesar de serem em menor quantidade que os pontos negativos, foram

de grande utilidade. Gostei muito de realizar a confecção do produto, mesmo gastando bastante tempo com isso, foi um trabalho prazeroso.

Aprendi mais como realizar a produção de folders, pois tinha pouca experiência nessa área e conheci outros programas (Microsoft Publisher) os quais não possuía experiência e que podem facilitar muito meus futuros trabalhos. Conheci onde fica uma gráfica próxima para quando eu precisar fazer trabalhos desse tipo ou outros trabalhos que precisem ser impressos em uma qualidade mais alta.

Apesar dos pontos negativos na execução do trabalho gostei muito dos meus resultados e

consegui alcançar meu objetivo.

CONCLUSÃO:

Tirando o fato da minha falta de tempo, que foi a minha maior dificuldade, gostei bastante do resultado final do meu trabalho. Meu objetivo de fazer um folder de uma festa foi

realizado e além dele consegui aprender muita coisa que não sabia, seja manusear programas novos ou ganhar mais experiência nessa área.

A criação de folder é encarada por muitos como uma atividade fácil e simples, que qualquer pessoa pode fazer, o que é um pensamento muito preconceituoso para com os profissionais dessa área. Porém, para se fazer um folder bem feito é preciso muito trabalho. Mesmo sabendo desde o início que não era uma atividade fácil, percebi que era ainda mais difícil do que eu imaginava.

REFERÊNCIAS:

FCL - FACULDADE CÁSPER LÍBERO. História da Publicidade. Disponível em: http://www.facasper.com.br/pp/site/historia/index.php . Acesso em: 22 de Maio de 2009. MUNIZ, Eloá. Publicidade e Propaganda, origens históricas. Disponível em:

http://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188171156.pdf . Acesso em: 22 de Maio de 2009. WIKIPEDIA, A enciclopédia livre. Publicidade. Disponível em:

(6)

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais