• Nenhum resultado encontrado

Isto inclui o desenvolvimento de processos condizentes com a elaboração e a obtenção de produtos de interesse para as seguintes áreas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Isto inclui o desenvolvimento de processos condizentes com a elaboração e a obtenção de produtos de interesse para as seguintes áreas:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

39

4 - Seu Curso

4 - Seu Curso

4 - Seu Curso

4 - Seu Curso

4 - Seu Curso

4.1 - Informações Específicas sobre o Curso

4.1 - Informações Específicas sobre o Curso

4.1 - Informações Específicas sobre o Curso

4.1 - Informações Específicas sobre o Curso

4.1 - Informações Específicas sobre o Curso

É apresentada a importância crescente da Biotecnologia e os reflexos no campo de atuação de seus profissionais, em áreas como engenharia genética, bioinformática, biossegurança, biorremediação e biocombustíveis.

Segundo o projeto, o Biotecnólogo reconhece como áreas naturais de incumbência o trabalho com organismos ou partes deles, como tecidos, células, estruturas sub-celulares, biomoléculas.

Isto inclui o desenvolvimento de processos condizentes com a elaboração e a obtenção de produtos de interesse para as seguintes áreas:

- Biomédica (vacinas, novos métodos de diagnóstico) - Indústria farmacêutica - Indústria alimentícia - Meio ambiente - Agroindústria - Nanobiotecnologia.

4.1.1 - Caracterização do Egresso

4.1.1 - Caracterização do Egresso

4.1.1 - Caracterização do Egresso

4.1.1 - Caracterização do Egresso

4.1.1 - Caracterização do Egresso

O Curso de Bacharelado em Biotecnologia propõe a preparar profissionais com formação científica, capacitados para desenvolver atividades em projetos de desenvolvimento industrial, pesquisa e docência de nível superior, nas diferentes áreas da Biotecnologia. Os profissionais graduados nessa área devem desempenhar atividades nas diferentes especialidades da biotecnologia, exercendo atividades profissionais na Indústria, Comércio (vendas), Instituições Universitárias e Institutos de Pesquisa. Para desenvolver essas atividades, é fundamental que ao final do curso o aluno tenha:

• domínio dos conteúdos das disciplinas do Núcleo de Formação Básica,

• domínio dos conteúdos das disciplinas do Núcleo de Formação Específica (biotecnologia básica e aplicada),

• espírito crítico e criatividade,

• conhecimento dos métodos tecnológicos para fins industriais e científicos,

• capacidade de formular e desenvolver um projeto industrial e científico, inovador e viável, o que inclui efetuar pesquisas bibliográficas adequadas e capacidade de ordenação de idéias,

• conhecimento dos principais agentes e entidades financiadoras de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, incluindo a regulamentação das questões que envolvem a propriedade industrial,

• capacidade de apresentar as suas idéias e o conhecimento adquirido com clareza e adequação, tanto na forma escrita (relatórios e trabalhos), como na forma oral (palestras e seminários).

Espera-se assim, que no final do período de graduação, tenha ocorrido um processo de amadurecimento pessoal do aluno que se concretize na formação de um profissional capacitado, responsável e ético nas suas atividades: um profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, que lhe permita alterar, sintetizar e produzir materiais (bioconversões – biossíntese) a partir da matéria viva (moléculas ou células de natureza microbiana, animal ou vegetal) na perspectiva de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia, competitividade e adaptabilidade para seu uso final, quer em atividades agrícolas, agroindustriais e ambientais.

Com a compreensão dos aspectos históricos, políticos, sociais e ambientais afetos a sua área de atuação, estará preparado para ser um agente de modificação da realidade presente, por meio do exercício reflexivo e criativo de sua atividade profissional, que contribuirá para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como para a conservação ambiental.

(3)

Estará habilitado a diagnosticar, analisar e solucionar problemas, aplicando conhecimentos já existentes ou produzindo novos, contribuindo para a formulação de políticas que permitam a melhoria da qualidade de vida. Será capaz, também, de coordenar e atuar inter e multidisciplinarmente em equipes de trabalho, sempre que a complexidade dos problemas o exigir; embasar seus julgamentos e decisões técnico-cientificas e administrativas em critérios humanísticos e de rigor cientifico, bem como em referenciais éticos e legais; expressar-se de forma adequada ao exercício profissional; manter-se atualizado continuamente; desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar seu campo de atuação.

4.1.2 -

4.1.2 -

4.1.2 -

4.1.2 -

4.1.2 - Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho compreende o desenvolvimento de pesquisa, conforme projeto aprovado; o processamento e análise de dados; a interpretação de resultados obtidos; a elaboração da monografia e a sua apresentação. O objetivo desse trabalho é propiciar ao aluno o contato direto com atividades de pesquisa, conhecendo os métodos, procedimentos e atitudes necessários para desenvolver uma pesquisa científica, procurando despertar o interesse e desenvolver a criatividade, capacitando o aluno que eventualmente tenha interesse em prosseguir desenvolvendo atividades de pesquisa.

Considerando a importância da pesquisa no desenvolvimento de um país, é importante estimular e recrutar recursos humanos que se mostrem interessados e tenham competência para tal atividade. Deverá ser, oportunamente, formada uma comissão para a regulamentação e o acompanhamento do trabalho de conclusão de curso. Esse trabalho será uma atividade acadêmica obrigatória a ser desenvolvida sob orientação de um docente da Universidade Federal de Uberlândia. Nas situações em que o desenvolvimento do tema exigir a colaboração de professores de diferentes áreas do conhecimento, o Professor Orientador poderá solicitar a participação de profissionais que tenham pelo menos o título de Mestrado em Biotecnologia ou áreas afins e que atuarão como Co-orientadores. Os Professores Co-orientadores devem auxiliar o Professor Orientador no planejamento, desenvolvimento, redação dos relatórios semestrais e do relatório final do TCC de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão.

O trabalho será elaborado e apresentado na forma de monografia e/ou artigo científico, de acordo com as normas da ABNT e/ou das revistas científicas. A redação do projeto de pesquisa será feita através da coleta e análise de dados bibliográficos relacionados a um tema da área de Biotecnologia, sendo o trabalho desenvolvido através de pesquisa experimental, com registro, tabulação, análise dos dados, discussão e conclusões. Além do trabalho escrito, será avaliada também a apresentação pública do trabalho, com divulgação prévia do evento a toda Comunidade Universitária como forma de valorização do conhecimento produzido pelo aluno, como também para possibilitar aos demais discentes um papel ativo nesta atividade didática e científica. Será incentivada a participação dos discentes nessa apresentação.

As bancas de avaliação do trabalho serão nomeadas pelo Coordenador do Curso de Biotecnologia. A composição da banca deverá obrigatoriamente seguir os seguintes critérios: Professor Orientador e dois profissionais qualificados no mínimo com o título de Mestre em Biotecnologia ou áreas afins. O aluno será reprovado caso não desenvolva o Trabalho de Conclusão de Curso ou obtenha nota inferior a sessenta por cento (60,0%).

4.1.3 -

4.1.3 -

4.1.3 -

4.1.3 -

4.1.3 - Atividades Complementares

Atividades Complementares

Atividades Complementares

Atividades Complementares

Atividades Complementares

Observadas as disposições legais da UFU, os alunos poderão participar de atividades complementares, que podem ser reconhecidas como atividades acadêmicas válidas em termos de integralização curricular, como disciplinas e/ou cursos ministrados na área de biotecnologia no campus da ufu. ou em outras ies. essas atividades serão pontuadas até 60 horas-aula e serão submetidas à avaliação da “comissão de estágio e atividades complementares”.

As atividades complementares deverão ser incrementadas durante todo o Curso de Graduação, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância.

(4)

41

Pontuação das Atividades Acadêmico-científico-complementares Pontuação das Atividades Acadêmico-científico-complementaresPontuação das Atividades Acadêmico-científico-complementares Pontuação das Atividades Acadêmico-científico-complementaresPontuação das Atividades Acadêmico-científico-complementares A t i v i d a d e

A t i v i d a d e A t i v i d a d e A t i v i d a d e

A t i v i d a d e Pontuação (h/a)Pontuação (h/a)Pontuação (h/a)Pontuação (h/a)Pontuação (h/a) Projetos e/ou atividades de ensino (PIBEG, , etc.) 40

Projetos de pesquisa (PIBIC, estágio voluntário extracurricular) 40 Projeto de extensão (organização de eventos, cursos, palestras, etc.) 40 Apresentação de trabalho em evento científico-cultural local 10 Apresentação de trabalho em evento científico-cultural nacional 15 Apresentação de trabalho em evento científico-cultural internacional 20 Participação em evento científico-cultural local 05 Participação em evento científico-cultural nacional 10 Participação em evento científico-cultural internacional 15 Visitas técnicas orientadas a centros de excelência 20

Monitoria 20

Representação estudantil 10

Disciplinas facultativas 10

Prêmios recebidos 20

Publicação de artigo científico 40

O aluno deverá entregar uma cópia do comprovante de cada atividade realizada no setor de atendimento ao aluno, para que a coordenação possa proceder à contagem e validação da carga horária.

Obs.: Obs.:Obs.:

Obs.:Obs.: O colegiado terá autonomia para pontuar e validar atividades não mencionadas na tabela acima.

4.1.4 -

4.1.4 -

4.1.4 -

4.1.4 -

4.1.4 - Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

No último período letivo do curso (8º) será realizado o estágio curricular supervisionado em período integral numa Indústria, Instituto ou Laboratório de Pesquisa, com duração de 240 horas, em instituição/empresa credenciada, com orientação docente e supervisão local, devendo apresentar programação previamente definida em razão do processo de formação. Ao final desse período de estágio será elaborado um relatório a ser avaliado por uma Comissão de Atividades Complementares nomeada para este fim, comissão responsável também pela regulamentação e acompanhamento das atividades de estágio.

O Estágio Curricular tem como objetivo possibilitar o contato direto com a dinâmica de trabalho exercido pelos profissionais em suas diferentes áreas de atuação, seja em laboratórios, universidades, centros de pesquisa ou indústrias. Dessa maneira, os acadêmicos terão a oportunidade de se familiarizar com técnicas e procedimentos exercitados nestes locais. O conjunto de atividades vivenciadas pelos acadêmicos possibilitará a elaboração de relatório de atividades baseadas em um projeto de estágio, de maneira a abordar de uma forma integrada os conhecimentos adquiridos.

(5)

42

4.2 - 4.2 - 4.2 - 4.2 - 4.2 -

Matriz CurricularMatriz CurricularMatriz CurricularMatriz CurricularMatriz Curricular

Distribuição dos componentes curriculares

5 º p e r í o d o 5 º p e r í o d o5 º p e r í o d o 5 º p e r í o d o5 º p e r í o d o Biotecnologia de Produtos Naturais 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Engenharia Genética 60h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Nanobiotecnologia e Biosensores 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Produt. Nutricionais 60h F A M E D F A M E DF A M E D F A M E DF A M E D Enzimologia 60h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Administração 60h F A G E N F A G E NF A G E N F A G E NF A G E N Farmacologia 60h I C B I M I C B I MI C B I M I C B I MI C B I M Higiene e Segurança do Trabalho 30h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Op. Op. Op.

Op. Op. Ecotoxicologia 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Op. Op. Op.

Op. Op. Tecnol.de Prod. de Biocombustíveis 45h F E Q U I F E Q U IF E Q U I F E Q U IF E Q U I 6 º p e r í o d o 6 º p e r í o d o6 º p e r í o d o 6 º p e r í o d o6 º p e r í o d o Empreendedorismo 30h F A G E N F A G E NF A G E N F A G E NF A G E N Biotecnologia Farmacêutica 60h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Biotecnologia Aplicada à Produção de Vacinas 60h I N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I MI N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I MI N G E B - I C B I M Tecnol. e Aplicações em Eng. Biomédica 45h F E E L T F E E L TF E E L T F E E L TF E E L T Tecnologia de Proces. Fermentativos 75h F E Q U I F E Q U IF E Q U I F E Q U IF E Q U I Tecnol. de Alimentos 60h F E Q U I F E Q U IF E Q U I F E Q U IF E Q U I Metodol. Científica 30h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Biorreatores e Bioprocessos 45h F E Q U I F E Q U IF E Q U I F E Q U IF E Q U I Op. Op. Op.

Op. Op. Adtivos e Promo-tores de Cresmento 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Op. Op. Op.

Op. Op. Micologia 45h I C B I M I C B I MI C B I M I C B I MI C B I M 7 º p e r í o d o 7 º p e r í o d o7 º p e r í o d o 7 º p e r í o d o 7 º p e r í o d o Op. Op. Op. Op. Op. Desenvolvimento Sustentado 45h I Q U F U I Q U F UI Q U F U I Q U F U I Q U F U Op. Op. Op. Op. Op. Biotecnologia de Resíduos 45h F E Q U I F E Q U IF E Q U I F E Q U I F E Q U I Op. Op. Op. Op.

Op. Educ. Ambiental 45h I G U F U I G U F UI G U F U I G U F U I G U F U Op. Op. Op. Op. Op. Poluição e Impactos Ambientais 45h I G U F U I G U F UI G U F U I G U F U I G U F U Op. Op. Op. Op. Op. Biorremediação e Biossolubilização 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E B I N G E B Estágio Supervision. em Prát.de Laboratór. 400h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E B I N G E B 8 º p e r í o d o 8 º p e r í o d o 8 º p e r í o d o 8 º p e r í o d o 8 º p e r í o d o Estágio Profissional 240h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Trabalho Conclusão de Curso 200h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B 1º período 1º período 1º período 1º período 1º período Bioestatística 60h F A M A T F A M A T F A M A T F A M A T F A M A T Matemática 60h F A M A T F A M A T F A M A T F A M A T F A M A T Química 60h I Q U F U I Q U F U I Q U F U I Q U F U I Q U F U Biologia Celular 60h I C B I M I C B I M I C B I M I C B I M I C B I M Genética 1 45h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Ecologia e Biodiversidade 60h I N B I O I N B I O I N B I O I N B I O I N B I O Física 1 60h I N F I S I N F I S I N F I S I N F I S I N F I S Introdução à Biotecnologia 30h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Biossegurança 30h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B 2 º p e r í o d o 2 º p e r í o d o2 º p e r í o d o 2 º p e r í o d o2 º p e r í o d o Química Orgânica 60h I Q U F U I Q U F UI Q U F U I Q U F UI Q U F U Biologia Animal 60h I N B I O I N B I OI N B I O I N B I OI N B I O Genética 2 45h I N G E B I N G E BI N G E B I N G E BI N G E B Química Analítica 60h I Q U F U I Q U F UI Q U F U I Q U F UI Q U F U Física 2 60h I N F I S I N F I SI N F I S I N F I SI N F I S Microbiologia 60h I C B I M I C B I MI C B I M I C B I MI C B I M Virologia 45h I C B I M I C B I MI C B I M I C B I MI C B I M Informática para Biotecnologia 60h F A C O M F A C O MF A C O M F A C O MF A C O M 3 º p e r í o d o 3 º p e r í o d o 3 º p e r í o d o 3 º p e r í o d o 3 º p e r í o d o Genética Quântica 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Cultura de Células e Tecidos 60h I N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I M I N G E B - I C B I M Análise Biomolecular 30h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Bioquímica 1 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Morfologia e Fisiologia Vegetal 60h I N B I O I N B I O I N B I O I N B I O I N B I O Controle de Qualidade de Produtos e Proces. 45h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Imunologia 60h I C B I M I C B I M I C B I M I C B I M I C B I M Físico-Química 60h I Q U F U I Q U F U I Q U F U I Q U F U I Q U F U Inovação e Proprie-dade Industrial 30h F A D I R F A D I R F A D I R F A D I R F A D I R 4º período 4º período 4º período 4º período 4º período Métodos Analíticos em Biotecnologia 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Bromatologia 45h I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D Melhoramento Genético Animal 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Biotecnologia do Ambiente 45h I N G E B - I C I A G I N G E B - I C I A G I N G E B - I C I A G I N G E B - I C I A G I N G E B - I C I A G Microbiologia de Alimentos 45h I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D I N G E B - F A M E D Melhoramento Genético Vegetal 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Modelag.Molecular 30h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Bioquímica 2 60h I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B I N G E B Bioética 60h F A F C S F A F C S F A F C S F A F C S F A F C S

√√√√√ O aluno deverá optar por uma das disciplinas optativas oferecidas no período.

√√√√√ Total de 3770 horas3770 horas3770 horas3770 horas3770 horas (incluindo 80 horas de atividades complementares).

(6)

43

Fonte: Prefeitura Universitária Fone: (34) 3239-4358

(7)

Fonte: Prefeitura Universitária Fone: (34) 3239-4358

(8)

45

Fonte: Prefeitura Universitária Fone: (34) 3239-4358

(9)

Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2009 Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2009 Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2009 Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2009 Calendário Acadêmico da Graduação para o ano letivo de 2009

Aprovado pelo Conselho de Graduação - RESOLUÇÕES N Aprovado pelo Conselho de Graduação - RESOLUÇÕES N Aprovado pelo Conselho de Graduação - RESOLUÇÕES N Aprovado pelo Conselho de Graduação - RESOLUÇÕES N

Aprovado pelo Conselho de Graduação - RESOLUÇÕES Nososososos 09 e 10/2008, de 21/11/2008. 09 e 10/2008, de 21/11/2008. 09 e 10/2008, de 21/11/2008. 09 e 10/2008, de 21/11/2008. 09 e 10/2008, de 21/11/2008.

JANEIRO/09 JANEIRO/09 JANEIRO/09 JANEIRO/09

JANEIRO/09 FEVEREIRO/09FEVEREIRO/09FEVEREIRO/09FEVEREIRO/09FEVEREIRO/09 M A R Ç O / 0 9M A R Ç O / 0 9M A R Ç O / 0 9M A R Ç O / 0 9M A R Ç O / 0 9 D o m D o m D o m D o m D o m S e gS e g T e rS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u i S e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u iQ u iQ u i S e xS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e g T e rS e gS e gT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u iS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b 1 2 3 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 5 6 7 4 5 6 7 8 9 10 8 9 10 11 12 13 14 8 9 10 11 12 13 14 11 12 13 14 15 16 17 15 16 17 18 19 20 21 15 16 17 18 19 20 21 18 19 20 21 22 23 24 22 23 24 25 26 27 28 22 23 24 25 26 27 28 25 26 27 28 29 30 31 29 30 31

01 – Feriado 10 a 13 – Matríc. Ingres.Proc.Selet 02 – Início do Semestre 26 a 30 – Matrícula Veteranos via internet Campi Uberlândia 02 a 06 – Ajuste de Matrícula

11 e 12 – Matrícula Ingres.Proc. Selet. 05 e 06 – Matrícula de Transferência Campus Pontal 09 e10 – Matrícula Alunos Convênio, Ouvinte 24 – Recesso e Especial

12 –Término prazo Solic. Matrícula Extemporânea 23 – Térm. prazo Sol. Retif.Notas/Faltas 08/2 27 – Colação de Grau Especial

30 – Término prazo Solicitação Exame de Suficiência A B R I L / 0 9 A B R I L / 0 9 A B R I L / 0 9 A B R I L / 0 9 A B R I L / 0 9 M A I O / 0 9M A I O / 0 9M A I O / 0 9M A I O / 0 9M A I O / 0 9 J U N H O / 0 9J U N H O / 0 9J U N H O / 0 9J U N H O / 0 9J U N H O / 0 9 D o m D o m D o m D o m

D o m S e gS e gS e gS e g T e rS e g T e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u i S e x S á bS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á b D o mD o m S e gD o mD o mD o mS e gS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u iQ u iQ u i S e xS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e g T e rS e gS e gT e rT e rT e rT e r Q u aQ u a Q u iQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u iQ u i Sex SábSex SábSex SábSex SábSex Sáb 1 2 3 4 1 2 1 2 3 4 5 6 5 6 7 8 9 10 11 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 16 14 15 16 17 18 19 20 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 23 21 22 23 24 25 26 27 26 27 28 29 30 24 25 26 27 28 29 30 28 29 30 31

10 – Feriado 01 – Feriado 09 – Trancamento Geral Semestral

14 – Trancamento Parcial Semestral 11 – Término prazo Solicitação de Dilação de Prazo 10 – Término prazo Entrega Horários na DIRAC 21 – Feriado 27 – Término prazo para Solicitação de Opção de 11 – Recesso

24 – Colação de Grau Especial Curso, Reopção Curso, Mudança Turno e 26 – Colação de Grau Especial Permanência Vínculo

28 – Trancamento Parcial Anual 29 – Colação de Grau Especial

JULHO/09 JULHO/09 JULHO/09 JULHO/09

JULHO/09 A G O S T O / 2 0 0 9A G O S T O / 2 0 0 9A G O S T O / 2 0 0 9A G O S T O / 2 0 0 9A G O S T O / 2 0 0 9 SETEMBRO/09SETEMBRO/09SETEMBRO/09SETEMBRO/09SETEMBRO/09 D o m D o m D o m D o m D o m S e gS e g T e rS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u i S e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u iQ u iQ u i S e xS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e g T e rS e gS e gT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u iS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b 1 2 3 4 1 1 2 3 4 5 5 6 7 8 9 10 11 2 3 4 5 6 7 8 6 7 8 9 10 11 12 12 13 14 15 16 17 18 9 10 11 12 13 14 15 13 14 15 16 17 18 19 19 20 21 22 23 24 25 16 17 18 19 20 21 22 20 21 22 23 24 25 26 26 27 28 29 30 31 23 24 25 26 27 28 29 27 28 29 30 30 31

10 – Colação de Grau Especial 10 – Início do Semestre 07 – Feriado

11 – Reposição de sexta-feira 10 a 14 – Ajuste de Matrícula 10 – Término prazo Solicitação Exame de 11 – Término do Semestre 13 e 14 – Matr.Alunos Conv.,Ouvinte e Especial Suficiência

17 – Prazo Limite Envio do Formulário de 15 – Feriado 16 – Feriado (Somente em Ituiutaba) Registro Resultados à DIRAC via internet 21 – Término prazo Solic.Matríc. Extemporânea 24 – Trancamento Parcial Semestral 24 a 28 – Matrícula Veteranos via internet 28 – Colação de Grau Especial 25 – Colação de Grau Especial 30/31– Matrícula Ingres.Proc.Selet.Campus 31 – Feriado (Somente em Uberlândia)

Uberlândia O U T U B R O / 0 9 O U T U B R O / 0 9 O U T U B R O / 0 9 O U T U B R O / 0 9 O U T U B R O / 0 9 N O V E M B R O / 0 9N O V E M B R O / 0 9N O V E M B R O / 0 9N O V E M B R O / 0 9N O V E M B R O / 0 9 D E Z E M B R O / 0 9D E Z E M B R O / 0 9D E Z E M B R O / 0 9D E Z E M B R O / 0 9D E Z E M B R O / 0 9 D o m D o m D o m D o m D o m S e gS e g T e rS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u i S e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e gS e gS e g T e rT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u iQ u iQ u i S e xS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b D o mD o mD o mD o mD o m S e gS e gS e g T e rS e gS e gT e rT e rT e rT e r Q u aQ u aQ u aQ u aQ u a Q u iQ u iQ u i S e xQ u iQ u iS e xS e xS e xS e x S á bS á bS á bS á bS á b 1 2 3 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 5 4 5 6 7 8 9 10 8 9 10 11 12 13 14 6 7 8 9 10 11 12 11 12 13 14 15 16 17 15 16 17 18 19 20 21 13 14 15 16 17 18 19 18 19 20 21 22 23 24 22 23 24 25 26 27 28 20 21 22 23 24 25 26 25 26 27 28 29 30 31 29 30 27 28 29 30 31

03 - Aula de Sábado e Reposição de 2a.feira 02 – Feriado 05 – Aula de sábado e Reposição de 05 a 09 - Semana Acadêmica 04 – Término prazo para Solicitação de Opção 2a.feira

12 - feriado de Curso, Reopção Curso, Mudança de 18 – Colação de Grau Especial 13 - Término prazo Solic.Ret.Notas/Faltas/09-1 Turno e Permanência Vínculo 19 – Término do Semestre 16 - Trancamento Geral Anual 07 – Aula de Sábado e Reposição de 2a.Feira 25 – Feriado

19 - Término prazo Solic. Dilação Prazo 19 – Término prazo Entrega Horários na DIRAC 30 – Prazo Limite para Envio do 28 – Recesso 20 – Recesso Formulário de Registro de 30 – Colação de Grau Especial 23 – Trancamento Geral Semestral Resultados à DIRAC via internet

27 – Colação de Grau Especial

1 1 1 1

1ooooo Semestre - 110 dias letivos - Semestre - 110 dias letivos - Semestre - 110 dias letivos - Semestre - 110 dias letivos - Semestre - 110 dias letivos - Segunda 19; Terça 18; Quarta 19; Quinta 18; Sexta 18; Sábado 18 2

2 2 2

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá