• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

O Programa de Monitoria Acadêmica da UFOPA é uma ação institucional direcionada ao fortalecimento dos cursos de graduação e incentivo ao desenvolvimento de metodologias, recursos didáticos, procedimentos, avaliações e tecnologias voltadas para o ensino e aprendizagem na graduação, envolvendo docentes e discentes, respectivamente, na condição de orientadores e monitores, a ser efetivado por meio de projetos de monitoria e projetos de ensino integrados, em conformidade com o respectivo Projeto Pedagógico de cada Curso.

Instituído pela UFOPA, o Programa de Monitoria Acadêmica (PMA) foi criado no 2º semestre de 2011 com o objetivo de possibilitar uma maior participação do aluno na realização de trabalhos práticos e experimentais, a partir de experiências auxiliando o professor na preparação de material didático e em participações de atividades de classe e/ou laboratório, colaborando ainda, na orientação de alunos, esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe e/ou laboratório e participando de atividades que propiciem o seu aprofundamento na disciplina e formação acadêmica. Na UFOPA o PMA é coordenado pela Pró-reitoria de Graduação (PROEN), por meio da Diretoria de Ensino/Coordenação de Projetos Educacionais (DEG/CPE).

É uma atividade que visa despertar o interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre alunos e professores, podendo ser desenvolvida em duas modalidades: bolsista e voluntária.

São objetivos do Programa de Monitoria:

· Contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através das práticas existentes e da implementação de novos instrumentos, novas práticas e experiências pedagógicas;

· Criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à atividade docente;

· Contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas;

· Promover maior interação entre os discentes e os docentes.

A Instrução Normativa nº001/2012 - PROEN referente ao Programa de Monitoria Acadêmica (PMA) normatiza que as bolsas devem atender aos professores, que lecionam disciplinas com baixo rendimento de aprovação e com carga horária elevada, justificadas e fundamentadas no Projeto de Monitoria da Unidade, devidamente aprovada e referendada

(2)

pela PROEN, por Edital do PMA, divulgado no site da UFOPA e meios eletrônicos. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação – PROEN, por meio da Coordenação de Projetos Educacionais, analisa os projetos e os aprova, posteriormente ocorre a seleção dos bolsistas, que acontece através de editais elaborados por cada Unidade Acadêmica contemplada. Em seguida, os cadastros são enviados à PROEN para efetivação do pagamento e acompanhamento do processo.

Em termos gerais, o projeto de monitoria justifica-se pela demanda de bolsa necessária para atendimento às disciplinas que apresentam índices de reprovação e evasão iguais ou Superiores Aos De Aprovação, tornando-se “alerta” às direções, professores e PROEN para devida intervenção pedagógica junto aos discentes com baixo aproveitamento acadêmico em disciplinas, no qual a Unidade e Universidade devem interver para incentivar e melhorar o ensino de graduação, sendo esta meta do Programa de Monitoria.

O Programa de Monitoria da UFOPA, além de ter caráter remunerado, deve ser considerado pelas oportunidades de melhoria do currículo acadêmico, tanto de monitores como alunos monitorados. É perceptível que o Programa vem atingindo um dos seus principais objetivos, o de contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas. Portanto, a monitoria se configura como programa institucional de incentivo à docência e que possibilita ampliação das relações sociais, pela aproximação, professores e alunos, bem como possibilidade de crescimento e amadurecimento pessoal e acadêmico.

ANO 2012

O Programa de Monitoria Acadêmica da PROEN, em 2012, sob gerência da Coordenação de Projetos Educacionais-DE/PROEN, lançou Editais para concessão de novas bolsas e de renovações de semestre para o atendimento de demanda de disciplinas, laboratórios de ensino e de informática, e para o desenvolvimento de atividades dos Projetos Integrados, como Prodocência, Clube de Ciências/CPADC: espaço de iniciação científica e prática docente e Museu de Zoologia: apoio ao ensino e pesquisa.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e Instituto de Ciências da Educação (ICED) desenvolvem ações no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA, com o Projeto Institucional Laboratório Educacional Interdisciplinar: um caminho de integração da formação ao trabalho docente. Destina-se aos graduandos das licenciaturas em Pedagogia, Geografia, Matemática, Letras, Biologia e Física Ambiental, vinculadas ao Instituto de Ciências da Educação (ICED).

(3)

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Diretoria de Educação Básica Presencial, do Ministério da Educação (MEC), o Prodocência visa a melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da Educação Básica.

Na UFOPA, o projeto visa a fomentar o desenvolvimento da formação teórico-prática inicial dos licenciandos, através de um conjunto de propostas e ações experimentais a serem realizadas em um laboratório educacional interdisciplinar e da articulação de alternativas entre a formação do licenciando e a realidade do trabalho docente nas escolas.

ANO 2013

O Programa de Monitoria Acadêmica da PROEN, em 2013, sob gerência da Coordenação de Projetos Educacionais-DE/PROEN, lançou Editais para concessão de novas bolsas e de renovações de semestre para o atendimento de demanda de disciplinas, laboratórios de ensino e de informática, e para o desenvolvimento de atividades dos Projetos Integrados, como Prodocência, Clube de Ciências/CPADC, Planetário/CPADC, Organização de Computadores e Softwares/IEG, Projeto LIFE/Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, Museu de Zoologia.

Nova demanda apresentada à PROEN, especificamente à Coordenação de Projetos Educacionais foram a implementação de novos programas de atendimento aos discentes, no que cerne ao processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, surgiu a Monitoria CEANAMA (palavra indígena que significa “parente”) para acompanhamento aos estudantes indígenas em Língua Portuguesa com concessão de 01 bolsa, no caso específico, dos matriculados no Centro de Formação Interdisciplinar, na FI1 de 2013, 1º semestre. No 2º semestre foi publicado novo Edital, para vigência do 2º semestre, ocorrendo à ampliação para 03 bolsas para atendimento de monitoria em Língua Portuguesa, Ensino de Informática e Matemática.

Outro demanda apresentada à Coordenação de Projetos Educacionais foi o Convênio nº 013/2013 entre Tribunal de Justiça do TJ PA e Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, para implementação do Programa de Restauração e Conservação de Documentos Históricos, sob Coordenação da Profa. Lademe Correa.

Inicialmente, foi lançado Edital para 03 bolsas de monitoria. Em termos gerais, nos dois anos de implementação do Programa avançamos para as seguintes modalidades de monitoria:

1. Monitoria Acadêmica para Disciplinas;

(4)

3. Monitoria Acadêmica para Projetos Integrados (Prodocência, Clube de Ciências/CPADC, Planetário/CPADC, Organização de Computadores e Softwares/IEG, Projeto LIFE, Museu de Zoologia);

4. Monitoria Acadêmica para Acompanhamento aos Estudantes Indígenas –CEANAMA; 5. Monitoria Acadêmica para atendimento a discente com necessidades educacionais especiais, baixa visão.

6. Monitoria Acadêmica ao Programa Institucional PET/IEG (contrapartida da PROEN); 7. Bolsas de Graduação para desenvolvimento de atividades do Programa de Restauração e Conservação de Documentos Históricos/ICED

ANO 2014

O Programa de Monitoria Acadêmica da PROEN, em 2014, sob gerência da Coordenação de Projetos Educacionais-DE/PROEN, lançou Edital para concessão de novas bolsas para o 1º semestre, respectiva ao atendimento de demanda de disciplinas, laboratórios de ensino e de informática, e para o desenvolvimento de atividades dos Projetos Integrados, como Clube de Ciências/CPADC: Espaço de Iniciação Científica e Prática Docente, Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para apoio às Atividades em disciplinas do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação, Ensino de Linguagem de Programação aos Alunos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, Projeto LIFE/Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, Projeto Novos Talentos - As expressões corporais e suas relações com a aprendizagem de manifestações artísticas e de esportes não convencionais e Projeto de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

No início do 1º semestre de 2014 foi dada continuidade à Monitoria CEANAMA, (palavra indígena que significa “parente”) com 03 discentes bolsistas para atendimento de monitoria em Língua Portuguesa, Ensino de Informática e Matemática a alunos indígenas, como forma de contribuir para a melhoria do aprendizado destes estudantes, através das práticas existentes e da implementação de novos instrumentos e experiências pedagógicas. Além disso, criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes indígenas a fim de garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a conclusão no Ensino Superior.

No início do 2º semestre de 2014 foi realizado novo Edital com a Concessão de mais bolsas para disciplinas, Laboratórios de Ensino e/ou de Informática e Projetos Integrados, entre eles: Laboratório de Sementes Florestais; Laboratório Integrado de Geoinformação e

(5)

Investigação Pesqueira; Componente Curricular Estatística e Componente Curricular Geoprocessamento; Iniciativas didático-pedagógicas para Mostras de Minerais e Rochas; Mediação e Prática Jurídica: construindo atitudes, competências e habilidades para o tratamento alternativo de conflitos; Laboratório Interdisciplinar em Física e Matemática no âmbito do LIFE; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Oeste do Pará entre outros.

Para fins de acompanhamento e assessoramento, os alunos devem enviar frequências mensais com a certificação de sua presença no Programa e do desenvolvimento de suas atividades. Além disso, devem entregar Relatório Parcial (para monitores de Laboratórios de Ensino e/ou Informática e Projetos Integrados), Relatório Final e Ficha de Avaliação (no término da bolsa) assinada pelo professor, na qual este atribui conceito ao discente, no que diz respeito ao desempenho do aluno.

Os monitores de Laboratórios de Ensino e/ou Informática e Projetos Integrados devem entregar Relatório Parcial, Relatório Final e Ficha de Avaliação, pois a vigência da monitoria é maior. Dura aproximadamente 9 meses. Enquanto que os monitores de disciplinas entregam o Relatório Final e Ficha de Avaliação, devido a vigência da monitoria ser aproximadamente 4 a 6 meses.

Ao concluir a participação no Programa, o aluno recebe certificado, desde que tenha entregado todas as frequências mensais, o Relatório Parcial, o Relatório Final e Ficha de Avaliação do Professor.

Referências

Documentos relacionados

Numa primeira fase é efectuada uma análise descritiva das variáveis relativas à incerteza da envolvente organizacional, utilidade da informação de extensão larga

Os BBL DMACA Indole Reagent Droppers (doseadores para reagentes de indol com DMACA) são utilizados num teste de mancha rápida para determinar a capacidade de produção de indol

Desta forma, este artigo tem como objetivo verificar a existência de associação entre os antecedentes das relações interorganizacionais, a partir da teoria da

Cirúrgico Cirurgia Torácica Procedimento menos invasivo que o convencional a céu aberto, que demanda a abertura da caixa

Foram escolhidas para a pesquisa exploratória sobre características e fatores influenciadores sobre marcas sinônimas, algumas marcas que

Segundo os dados apresentados no quadro acima, a respeito do que poderia ser feito para aumentar a satisfação ou motivação dos funcionários, as principais sugestões foram

passa a ser uma experiência, pois este ato vai além de adquirir um bem ou serviço. Com a globalização o mercado a cada dia está crescendo, gerando forte concorrência entre as

Para responder a esses questionamentos, estabeleceu-se o objetivo geral de “avaliar o posicionamento competitivo da empresa estudada pela ótica de seus clientes e