• Nenhum resultado encontrado

Características pós-colheita de rúcula em cultivo consorciado com coentro e alface.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Características pós-colheita de rúcula em cultivo consorciado com coentro e alface."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

28: S4019-S4023.

Características pós-colheita de rúcula em cultivo consorciado com coentro e alface.

Elizangela Cabral dos Santos1; Ana Patrícia Oliveira de Queiroz2; Flávia Nairla Bar-bosa de Melo2; Francisco Sidene Oliveira2; Jailma Suerda Souza de Lima1; Lindomar Maria da Silveira 1

1

UFERSA, Pós-graduação em Fitotecnia; km 37 BR 110, Costa e Silva, Mossoró-roRN, e-mail: elizangelacabral@ufersa.edu.br, jailma@ufersa.edu.br; lindomarmaria@yahoo.com.br; 2 Estudante de Graduação em Agronomia, UFERSA, email: patricia328@hotmail.com; flanabarby@hotmail.com; f_sidene@hotmail.com

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi a avaliação das qualidades da rúcula consorciada com o coentro e alface. O experimento foi conduzido na horta do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA, Mossoró-RN no período de setembro a dezembro de 2009. Os tratamentos foram constituídos pelos arranjos espaciais entre as fileiras de plantio das culturas componentes (1:1,2:2,3:3,4:4),que corresponde às fileiras de alface alternadas com as fileiras de coentro e rúcula. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo cada repetição formada por vinte plantas. As características observadas foram: peso, altura, diâmetro, aparência, pH; conteúdo de sólidos solúveis e acidez titulável. Para todas as características avaliadas não houve diferença significativa com relação ao arranjo.

Palavras-chave: caracterização, consórcio,

Eruca sativa L.

ABSTRACT

Pos-harvest characteristics of rúcula in intercropping with coriander and

lettuce.

The aim of this study was to evaluate the qualities of the rocket intercropped with cilantro and lettuce. The experiment was carried out in the garden of the Department of Plant Sciences, Rural Federal University of Semiarid-UFERSA, Mossoró-RN in the period September to December 2009. The treatments consisted of the spatial arrangements between the rows of crops planting components (1:1,2:2,3:3,4:4), which corresponds to the rows of lettuce alternated with rows of cilantro and arugula. The experimental design was randomized blocks with five treatments and four replicates, each replicate consisting of twenty plants. The features were: weight, height, appearance, pH, soluble solids and acidity. For all traits there was no significant difference with respect to the arrangement.

Key words: characterization, consortium, e

Eruca sativa L.

A rúcula é uma herbácea anual de porte baixo, possuindo normalmente altura de 15 a 20 cm, com folhas verdes e recortadas. A espécie é rica em proteínas, vitaminas A e C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro, além de ser um excelente estimulante de apetite, e ter efeitos anti-inflamatório e desintoxicante para o organismo. No Brasil é consumida na forma de salada crua e pizzas, sendo que nos últimos anos teve aumento na sua popularidade e consumo (PORQUERIO, 2005).

(2)

Hoje vem sendo cultivada no sistema de cultivo consorciado que é utilizado pelos agricultores há séculos, sendo praticado amplamente nas regiões tropicais, sobretudo por pequenos produtores, os quais desenvolveram com pouco embasamento científico, na tentativa de obter o máximo de benefícios dos recursos disponíveis (MÜELLER et al., 1998). O consórcio de olericultura, em moldes agroecológicos, com inúmeras vantagens no aspecto ambiental, produtivo e econômico.(SOUZA & REZENDE,2003).

Entre os estercos utilizados para a produção de composto, o esterco de bovino é bastante utilizado devido a maior disponibilidade e além de vários estudos constatarem que os estercos podem suprir parcial ou integralmente as exigências nutricionais de algumas culturas, além de aumentar a produtividade e qualidade de diversas hortaliças (SILVA JÚNIOR & VIZZOTO, 1990; ESPÍNOLA, 1998). A rúcula (Eruca sativa L.) uma hortaliça rica em K, S, Fe e vitaminas A e C é apreciada pelo sabor picante e cheiro agradável e acentuado, entretanto ainda são escassos estudos a respeito dessa espécie nas condições brasileiras. A cultura da rúcula preenche requisitos importantes

para ser aceita no cultivo regional; seu ciclo e a forma de condução assemelham-se muito aos de espécies como alface e coentro, amplamente cultivadas na região. No município de Mossoró (RN), em decorrência das elevadas temperaturas e luminosidade, o ciclo da rúcula, o rendimento e a qualidade são reduzidos em relação às outras regiões produtoras. O mercado consumidor também é pequeno, mas com potencial de crescimento, a partir de ofertas mais regulares e preços mais baixos. Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar as características pós-colheita da rúcula em consórcio com coentro e alface.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na horta do departamento de Ciências Vegetais pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA, no período de setembro a novembro de 2009.

O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo cada repetição formada por vinte plantas. Os tratamentos foram constituídos pelos arranjos espaciais entre as fileiras de plantio das culturas componentes (1:1, 2:2, 3:3, 4:4), que corresponde às fileiras de alface alternadas com as fileiras de coentro e rúcula. Cada parcela consorciada terá uma área total de acordo com o arranjo estudado. As variedades utilizadas foram Folha Larga, Tainá e Verdão, respectivamente para rúcula, alface e coentro. As características físicas avaliadas da rúcula foram: altura da planta, medida realizada em uma amostra de vinte plantas retiradas aleatoriamente na área útil, obtida através de uma régua a partir do nível do solo até a extremidade das folhas mais altas e expressa em centímetro; Diâmetro de folhas, realizado em uma amostra de vinte plantas escolhidas aleatoriamente na parcela útil, medindo-se a distância entre as margens opostas do disco foliar, por ocasião da colheita e expressa em centímetros. Em seguida as amostras foram transportadas para o Laboratório de Agricultura Irrigada do campus da UFERSA, onde realizou-se as análises químicas: pH, foi realizado no suco,utilizando-se um potenciômetro digital,calibrado com soluções tampão de ph 4,0 e 7,0 (AOAC, 2002) Teor de sólidos solúveis (SS), foi determinado em refratômetro digital de modelo PR-100(Attago Co.Ltd,Japão), com correção automática de temperatura e os resultados foram expressos em porcentagem (%);

(3)

Acidez titulável, seguiu-se à metodologia do Instituto Adolfo Lutz (1985) e relação SS/AT, através da divisão do teor de SS pela acidez titulável. As análises de variância para as características avaliadas foram realizadas através do aplicativo software SISVAR 3.01 (Ferreira, 2000). As médias foram comparadas entre si pelo teste Tukey.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para as características sólidas solúveis; acidez titulável e pH não houve efeito significativo na qualidade da rúcula nos diferentes arranjos estudados (Tabela 1). Segundo Sigrist (2002), avaliando teores de acidez titulável e sólidos solúveis totais, em rúcula variedade “Folha Larga” minimamente processada e armazenada em diferentes tipos de embalagens, obteve os seguintes resultados: Para acidez titulável os valores variaram de 0,07 a 0,11(g de ácido málico/ 100 g de folhas), para sólidos solúveis totais os valores variaram de 3,3 a 3,7 ºBrix. Os valores encontrados foram nesse trabalho tiveram as seguintes variações para acidez de 0,24 a 0,31 (g de ácido citrico/100 g de folhas)e os valores de ºBrix tiveram valores variando de 4,16 a 5,15 para os arranjos 4:4 e 1:1, respectivamente, valores mais altos dos encontrados por Fabri et al., (2010) analisando variedade de rúcula constatou teores de sólidos solúveis para a variedade da folha larga de 3,8ºBrix valor inferior ao encontrado nesse trabalho. Com relação a altura de plantas não observou-se diferença significativa com valores médios variando de 22,41 cm a 24,84 cm para o arranjo 1:1 e 3:3, respectivamente (Tabela 2). Hader et al., (2005), em experimento consorciado com cebolinha obtiveram valores médios de 26, 98cm.

REFERÊNCIAS

ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTRY. Official methods of analysis of

the Association of Official Analytical Chemistry. 17. ed. Washington: AOAC, 2002, 1115p.

ESPÍNOLA, J.E.F. Produção e Qualidade de raízes de Cenoura (Daucus carota L.) cultivada com húmus de minhoca e adubação mineral. Areia: UFPB, 1998. 61 p. (Tese mestrado). FABRI, E.G.;SALA, F.C; RONDINO, MINAMI, K.; COSTA, C.P da; JACOMINO. A.P. Avaliação da Qualidade Variedades de Rúcula< http://www.abhorticultura.com.br/biblioteca/arquivos/ Download/Biblioteca/44_427.pdf> Acesso em: 03/5/2010

FERREIRA, D. F. 2000. Sistema SISVAR para análises estatísticas: Manual de orientação. Lavras: Universidade Federal de Lavras/Departamento de Ciências Exatas, 37p.

HARDER, W.C; ZÁRATE, N.A.H. Produção e renda bruta de rúcula (eruca sativa mill.) cultivada e de almeirão (cichorium intybus l.) amarelo em cultivo solteiro e consorciado. Ciência. agrotecnica., Lavras, v. 29, n. 4, p. 775-785, 2005.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. 3.ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 1985. v.1, 533p.

MÜLLER, S.; DURIGAN, J.C.; BANZATTO, D.A.; KREUZ, C.L. Épocas de consórcio de alho com beterraba (Beta vulgais L.) perante três manejos do mato sobre a produtividade e o lucro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 33, n. 8, p. 1361-1373, 1998.

(4)

PURQUERIO, L.F.V. Crescimento, produção e qualidade de rúcula (Eruca sativa Miller) em função do nitrogênio e da densidade de plantio. 2005. 119f. Tese (Doutorado em Agronomia-Horticultura) – Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2005.

SIGRIST, J.M.M. Estudos fisiológicos e tecnológicos de couve-flor e rúcula minimamente

processadas. 2002. 112p. (Tese doutorado) –USP, ESALQ, Piracicaba.

SILVA JÚNIOR, A.A; VIZZOTTO, V.J. Efeito da adubação mineral e orgânica sobre a produtividade e tamanho de fruto de tomate (Lycopersicum esculentum Mill.). Horticultura Brasileira, Brasília, v. 8, n. 1, p. 17-19, 1990.

Tabela 1. Valores dos quadrados médios dos tratamentos provenientes dos arranjos nas características de sólidos solúveis (SS), acidez titulavel (AT), pH e peso da parte área de rúcula (Average values of the treatments proceeding from the soluble solid factorial (SS), acidity titulavel (AT), pH and weight of the aerial part of rúcula). Mossoró, RN, UFERSA, 2009.

Fonte de variação Peso (g) SS (°Brix) pH AT (% Ac. Cítrico)

Tratamento 232,22ns 0,068ns 1.745NS 0,003ns

Repetição 361,32 0,1725 1.495 0,0261

Erro 175,14 0,333 1,654 0,002

CV (%) 28,70 11,50 17,21 17,78

*Valores seguidos das mesmas letras, não diferem entre si pelo teste tukey, a 5% de probabilidade

Tabela 2.Valores médios dos tratamentos provenientes dos sólidos solúveis (SS), acidez titulavel (AT), pH e peso da parte área de rúcula (Average values of the treatments proceeding from the soluble solid factorial (SS), acidity titulavel (AT), pH and weight of the aerial part of rúcula). Mossoró, RN, UFERSA, 2009.

Tipos de arranjos* Peso (g) SS (°Brix) pH AT (% Ac. Cítrico)

Arranjo 1:1 (T1) 43,33a 5,15a 5,69a 0,305a

Arranjo 2:2 (T2) 42,00a 4,95a 5,74a 0,312a

Arranjo 3:3 (T3) 51,33a 5,10a 5,69a 0,272a

Arranjo 4:4 (T4) 37,49a 4,86a 5,65a 0,285a

Solteiro (T5) 56,41a 4,95a 5,64a 0,240a

(5)

Figura 1. Ilustração da aparência geral da plantas de rúcula no dia da colheita e processamento (illustration

Referências

Documentos relacionados

Portanto para compreender o conceito de questão ambiental, que são associados a outros como, meio ambiente, ecologia, gestão ambiental e política ambiental e

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

- descreve situações, narra acontecimentos e expõe com clareza informações, opiniões e argumentos sobre assuntos do seu interesse e temas da atualidade; - mobiliza

MAXILLA (Fig. 4-g): scaphognathite with 14 marginal plumose setae, distal portion with 5 plumose process; endopod with same setae number as in zoea II; basal endit bilobed with 5 +

Em um estudo feito por Feijó et al (2006), que teve como objetivo identificar a gravidade dos pacientes idosos atendidos na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital

O fígado produz um número de proteínas do complemento envolvidas na resposta imune inata e adquirida. Aqui, a cadeia de eventos é ativada pela invasão

3 Nas tabelas dinâmicas, não podemos utilizar segmentação de dados e nem o recurso Linha

Nesta perspectiva e considerando os adolescentes como indivíduos em situação de risco para as DCNT, especialmente pelo estilo deste grupo viver, este estudo apresenta resultados