• Nenhum resultado encontrado

Passeios com o Guia Agenda Berlim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Passeios com o Guia Agenda Berlim"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

http://www.agendaberlim.com/

Passeios com o Guia Agenda Berlim

Passeio: “Conhecendo melhor a cidade: pontos importantes”

Tempo de duração: cerca de 4h

O guia Agenda Berlim irá buscá-los no hotel e irá com vocês até a área da

Alexanderplatz, de onde iniciaremos um passeio a pé, que passará pelos seguintes pontos: (1) A Alexanderplatz e a torre de TV; (2) Marienkirche – uma

das mais antigas igrejas da cidade e a área onde a Berlim medieval surgiu; (3) O prédio vermelho da prefeitura; (4) O Nikolaiviertel, antigo bairro medieval, onde iniciou parte da cidade de Berlim; (5) Ilha dos museus; (6) Catedral de Berlim; (7) O rio Spree; (8) O prédio da antiga guarda real; (9) Universidade Humboldt; (10) Bebelplatz e o memorial dos livros queimados; (11) Gendarmenmarkt e suas duas belas catedrais; (12) Friedrichstrasse e Unter den Linden; (13) Embaixada Russa; (14) Portão de Brandenburgo; (15) Pariser Platz; (16) O parque Tiergarten; e o (17) Parlamento Alemão.

(3)
(4)

http://www.agendaberlim.com/

Passeio “Guia histórico pela cidade – a trilha do muro de Berlim”

Tempo de duração: cerca de 5h

Esse passeio é especial para quem se interessa por história. Como a história da cidade está intrinsecamente ligada ao muro, seguiremos a trilha do muro de Berlim, visitaremos importantes pontos de fronteira, o muro com suas diversas formas, exposições fotográficas, etc. Tudo regado a muita curiosidade histórica, afinal, aqui ocorreram muitos fatos que marcaram a história mundial. O passeio histórico passará pelos seguintes pontos: (1) Memorial do Holocausto; (2) Local do antigo Bunker de Hitler; (3) O antigo prédio da força área nazista, a

Luftwaffe, exemplar da arquitetura nazista; (4) a Topografia do Terror com o

pedaço original do muro de Berlim, além do local da sede da SS e Gestapo com um museu sobre as atrocidades cometidas pela polícia nazista; (5) Checkpoint

Charlie; seguiremos de metrô para a (6) East Side Gallery, muro de Berlim transformado em galeria de arte; (7) Oberbaumbrücke, linda ponte e importante ponto de fronteira da cidade; e (8) Avenida Karl-Marx-Allee, pela qual caminharemos até o Café Sybille, importante café da época comunista que hoje possui uma exposição. Durante a caminhada, o guia passará mais detalhes sobre essa importante Avenida da Alemanha Oriental e falará sobre a história dessa época, além de conversar sobre sua arquitetura e outros fatos históricos da República Democrática Alemã (governo comunista). O passeio termina no Café Sybille, mas o guia Agenda Berlimpoderá levá-los de volta ao centro da cidade e indicá-los o caminho de volta ao hotel.

(5)
(6)

http://www.agendaberlim.com/ Visita ao Campo de Concentração Sachsenhausen

Tempo de duração: cerca de 5h

Este passeio é perfeito para os que se interessam pela história do nazismo e da perseguição dos judeus (entre outros) na segunda guerra. Ele consiste na ida ao campo de concentração na cidade de Oranienburg, nos arredores de Berlim. O guia Agenda Berlim acompanhará vocês durante todo o passeio, narrando fatos históricos relacionados ao campo, e fazendo um apanhado da história da segunda guerra mundial e do domínio nazista no poder, bem como da posterior tomada de poder pelos soviéticos. Explicações sobre o contexto histórico da visita ao campo já poderão ser passadas pelo guia durante o caminho de ida. Saiba mais sobre o campo clicando aqui.

(7)

http://www.agendaberlim.com/

Passeio “Conhecendo a Berlim dos berlinenses: passeio pelos bairros de Prenzlauer Berg e Kreuzberg”

Tempo de duração: cerca de 6h

Esse passeio é especial para quem se interessa pelo cotidiano e pela arquitetura da cidade. Conheceremos os dois bairros mais originais da cidade em que a arte efervesce.

O bairro de Kreuzberg possui a maior densidade populacional de Berlim. Lá estão os estudantes e artistas que inicialmente procuravam apartamentos baratos, e hoje em dia já tem que conviver com alguns apartamentos de luxo e preços bem mais altos, devido à fama de cool que eles conferiram ao bairro. Os melhores locais para sair à noite estão nesse bairro, bem como ótimos cafés e lanchonetes. Devido à alta taxa de imigrantes de origem turca, o bairro de Kreuzberg foi onde foi criado o famoso Döner Kebap (tipo de sanduíche de origem turca) e, é claro, é onde se encontra o melhor exemplar: o Mustafas Gemüsekebap. O bairro de Kreuzberg é também bastante conhecido pela sua arte de rua.

O bairro de Prenzlauer Berg é um bairro onde moram os novos casais da cidade de Berlim, sendo a área com a maior taxa de natalidade da Alemanha e cheio de cafés e lojinhas independentes. O bairro explode atividades em dia de sábado, quando as famílias vão passear com seus carrinhos de bebê, comprar alimentos orgânicos e sentar à esquina saboreando um café. O guia Agenda

(8)

http://www.agendaberlim.com/

Berlim levará vocês aos melhores locais e ruas do bairro e conversará sobre o cotidiano na cidade, além da linda arquitetura pré-segunda guerra do bairro. A programação envolve também a ida ao Mauerpark, que fica por lá. Leia mais sobre o bairro neste link.

(9)

http://www.agendaberlim.com/

Passeio turístico/histórico pelo Park Sanssouci em Potsdam

Tempo de duração: cerca de 5h

Pegaremos um trem de Berlim e sairemos para Potsdam, onde teremos a oportunidade de conhecer os seguintes pontos:

1. Palácio Sanssouci

(10)

http://www.agendaberlim.com/

3. New Chambers

4. Nordischer e Sizilianischer Garten

(11)

http://www.agendaberlim.com/

6. Dragon House e Belvedere

 7. New Palace

O passeio a pé pelos palácios e jardins é por dentro de um parque, o Park Sanssouci, e possui cerca de 5km. Na volta do parque, paramos no Portão de Brandenburgo (da cidade de Potsdam) e damos uma volta pelo centro da cidade.

(12)

http://www.agendaberlim.com/ Passeio turístico/histórico pela cidade de Dresden

Tempo de duração: cerca de 10h

Faremos uma excursão de um dia à cidade de Dresden, uma cidade que fica a quase 200km de Berlim. Dresden é uma pérola do leste alemão. A cidade foi completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída da forma como era antes da guerra.

A programação é de passeio pelo bairro velho e bairro. No bairro velho, visitaremos: (1) Augustusbrücke; (2) Residenzschloss; (3) Catedral; (4) Praça de teatros; (5) Ópera de Semper; (6) Palácio Taschenbergpalais; (7) Mercado velho; (8) Igreja Kreuzkirche; (9) Prefeitura; (10) Landhaus; (11) Mercado Novo; (12) Palácio Cosel; (13) Igreja de Nossa Senhora Frauenkirche; (14) Fürstenzug, estábulo real e painel com 24 mil azulejos de porcelana de Meissen; (15) a famosa varanda à beira-rio Brühlsche Terrasse; pegaremos um bonde ao bairro novo, onde visitaremos: (16) a estátua do cavaleiro dourado; (17) a

Hauptstrasse, rua de comércio; (18) a Kunsthofpassage, conjunto de pátios

pintados e organizados de forma criativa/artística; e (19) a loja de laticínios mais bonita do mundo, a Milchladen Pfundsmolkerei.

(13)
(14)

http://www.agendaberlim.com/

Passeio turístico/histórico pela cidade de Quedlinburg

Tempo de duração: cerca de 10h

Faremos uma excursão de um dia à cidade de Quedlinburg, uma cidade que fica a cerca de 240km de Berlim. A cidade de Quedlinburg é, desde 1994, Patrimônio Cultural da Unesco. Quedlinburg se situa no estado de Sachsen-Anhalt, que pertencia à Alemanha Oriental, e é uma cidade de importância histórica única. A partir do ano de 922 já há registros do nome da cidade. Todo o território pertencente à atual Quedlinburg já foi de Henrique I, o fundador da dinastia Ottoniana, que teve um importantíssimo papel na política europeia da época. A cidade é pequena, tem apenas 25.000 habitantes, então é possível visitarmos todos os pontos de interesse a pé (inclusive não há mesmo outro meio de transporte dentro da cidade). Visitaremos um dos principais pontos turísticos, que é (1) a colina do castelo, que abriga o convento Frauenstift. De lá poderemos ver a cidade de cima (clique aqui para ver um panorama). Dentro dele há também dois museus, um deles com os tesouros da monarquia. Caminharemos pelo (2) centro antigo da cidade, onde há cerca de 1.300 casas em estilo enxaimel (Fachwerkhaus), o que por si já encanta os passantes. Nele, veremos: (3) a Marktplatz; (4) o Kornmarkt; (5) as ingrejas St. Benediti, St.

Mathildis, St. Ägidii e St. Blasii; (6) o prédio da Prefeitura; (7) o Schuhhof, um

pátio interno onde se concentram as atividades artesenais da cidade. Depois seguiremos para uma área menos turística da cidade, onde encontramos o centro “novo”, que data do século XII, e visitaremos (8) a igreja St.

Nikolaikirche, com um lindo altar barroco, e (9) a fonte Mathildebrunnen. Há a

possibilidade de visitarmos o museu do estilo Fachwerkhaus, caso seja do interesse de vocês. Faremos também um tour pelas ruas onde estão as mais bonitas e mais antigas casas neste estilo arquitetônico típico alemão.

(15)
(16)
(17)

http://www.agendaberlim.com/ Passeio turístico/histórico pela cidade de Leipzig

Tempo de duração: cerca de 10h

Faremos uma excursão de um dia à cidade de Leipzig, uma cidade que fica a 190km de Berlim. A cidade de Leipzig é a mais tradicional do estado da Saxônia e mesmo com seu meio milhão de habitantes, é possível visitar os seus principais pontos turísticos e históricos a pé.

A programação é de passeio pelo centro antigo da cidade, em que conheceremos: (1) a igreja de St. Thomas, onde Bach tocou por 27 anos e onde estão enterrados seus restos mortais; (2) Augustusplatz; (3) a igreja de St.

Nikolai, ponto de partida da revolução pacífica de 1989 que culminou na queda

do muro de Berlim; (4) Monumento à batalha dos povos, símbolo da cidade; (5) Sala de Concertos Gewandhaus; (6) a Ópera; (6) o antigo prédio da Prefeitura, um dos mais belos prédios da Renascença alemã; (7) o novo prédio da Prefeitura; (8) o Auerbachskeller, porão que Goethe frequentava e hoje é o restaurante mais conhecido da cidade; (9) a Baumwollspinnerei, antiga fábrica de tecelagem que hoje é o maior centro artístico da cidade, com exposições e ateliês; (10) Universidade de Leipzig, a mais antiga do país; (11) a rua

Gottschedstrasse, com os prédios que sobreviveram à segunda guerra mundial;

(12) a Galeria Mädler; e temos a opção de visitar também (13) o Zoológico de Leipzig, possui cerca de 26 hectares e é um dos mais famosos Zoológicos da Europa, principalmente por seu pavilhão Gondwanland, onde é reproduzida a atmosfera das florestas tropicais da África, Ásia e América do Sul. Como alternativa, podemos visitar o (14) Museu de história da cidade, excelente e completo museu, com um capítulo especial para o comunismo na cidade.

(18)

http://www.agendaberlim.com/

(19)
(20)

http://www.agendaberlim.com/ Considerações finais

Gostaríamos de ressaltar que o nosso serviço é de guia personalizado, o que significa que o passeio é feito para vocês e somente com vocês. Dessa forma, podemos adaptar o roteiro da maneira que for mais adequada ao perfil do grupo.

Além dos passeios citados acima, fazemos também tour de compras, passeios para outras cidades vizinhas (como Hamburgo) e acompanhamento full-time. Caso vocês tenham interesse em nossos serviços, pedimos que respondam dois rápidos questionários virtuais:

1) Questionário de informações pessoais 2) Questionário sobre interesses na cidade

Por favor, avisem-nos por e-mail assim que responderem.

O que podemos garantir é que atenderemos vocês de maneira totalmente personalizada, e que faremos de tudo para superar suas expectativas em relação aos nossos serviços.

Atenciosamente,

Nicole Plauto Pacelli Luckwu

Seus guias Agenda Berlim

contato@agendaberlim.com

Referências

Documentos relacionados

Estes ovinos foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos (T1- albendazole, T2- ivermectin, T3- moxidectin e T4- controle), e monitorados pelo método de contagem de ovos por

Em jeito de conclus˜ ao pode perceber-se que os utilizadores v˜ ao utilizando o processo quando tˆ em amigos para referenciar, sendo motivados pelo prazer de ajudar os amigos e tamb´

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

O Tribunal caracteriza o crime de embriaguez ao volante em perigo abstrato, de forma que a compreensão da conduta contrária a lei se dá sem exigir um risco concreto ao

Os resultados obtidos reconhecem também boas práticas identificadas, as ferramentas que são possíveis de aplicar, o papel desempenhado pelas pessoas neste

O Colégio de Aplicação da UFSC é vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED), atende alunos de Ensino Fundamental e Médio e possui recursos que visam ao

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a