• Nenhum resultado encontrado

Usando ferramentas já conhecidas integradas ao Visual Studio Team System 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Usando ferramentas já conhecidas integradas ao Visual Studio Team System 2008"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Usando ferramentas já conhecidas

integradas ao Visual Studio Team

System 2008

White Paper

Maio de 2008

(2)

As informações contidas neste documento representam a visão atual da Microsoft Corporation sobre os temas discutidos na data da publicação. Como a Microsoft deve responder às mudanças das condições de mercado, este documento não deve ser interpretado como um compromisso da parte da Microsoft, e a Microsoft não pode assegurar a exatidão de qualquer informação apresentada após a data da publicação.

Este white paper destina-se a fins informativos apenas. A MICROSOFT NÃO FORNECE NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA, IMPLÍCITA ou ESTATUTÁRIA, QUANTO ÀS INFORMAÇÕES NESTE DOCUMENTO.

O cumprimento de todas as leis pertinentes de direitos autorais é de responsabilidade do usuário. Sem limitar os direitos sob o direito autoral, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada em, ou inserida em um sistema de recuperação de dados, ou transmitido de qualquer forma ou por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou outro) ou para qualquer fim, sem a permissão expressa por escrito da Microsoft Corporation.

A Microsoft pode deter as patentes, as solicitações de patentes, as marcas comerciais, os direitos autorais ou outras propriedades intelectuais pertinentes ao objeto deste documento. Salvo expressamente disposto em qualquer contrato de licença escrito da Microsoft, o fornecimento deste documento não confere a você qualquer licença em relação a essas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outras propriedades intelectuais.

© 2008 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Visual Studio e SharePoint são marcas registradas do grupo de empresas da Microsoft

Todas as outras marcas registradas são propriedade de seus respectivos proprietários.

(3)

Introdução... 1

Trabalhe do seu jeito ... 2

Usando a Web ... 6

Conclusão ... 10

Sobre o autor ... 11

(4)

O Microsoft® Visual Studio® Team System 2008 reúne as equipes de desenvolvimento de forma nunca feita antes—ele permite que equipes inteiras de desenvolvimento, incluindo gerentes de projeto, analistas e participantes, interajam compartilhando informações armazenadas em um repositório central, o Team Foundation Server. Devido ao Team Foundation Server, cada membro de uma equipe de desenvolvimento de software pode usar as ferramentas com as quais está mais familiarizado, ainda assim interagindo continuamente com outros membros, usando ferramentas diferentes. Por exemplo, os desenvolvedores geralmente trabalham no Visual Studio, um ambiente de desenvolvimento de software feito para aprimorar a produtividade do desenvolvedor. Por outro lado, os gerentes de projeto usam o Microsoft Project® ou o Microsoft Excel® para seus trabalhos. E outros participantes ainda podem usar um portal do SharePoint®, ou ainda o Team System Web Access para contribuir com o sucesso do projeto. Como um dos objetivos do Team System é de que os não-desenvolvedores usem a ferramenta com pouco ou nenhum treinamento, ele inclui suplementos para o Excel e o Project. Uma vez que essas ferramentas são familiares aos gerentes de projeto e aos participantes, elas podem, rapidamente, atingir a competência no trabalho com o Team System—sem a necessidade de experiência com códigos!

No auge da integração com o Excel e o Project, o Team System também utiliza um site do SharePoint de projeto em equipe que permite a você armazenar documentos e visualizar relatórios. Esses documentos podem ser vinculados aos itens de trabalho no Team System. Portanto, enquanto a agenda dos gerentes de projeto está vinculada aos itens de trabalho no Team System, os participantes podem visualizar a agenda sem precisar saber nada sobre o Team System!

Outro novo recurso do Team System 2008 é a inclusão do Team System Web Access. Ele é um site repleto de recursos que imita a funcionalidade do Team Explorer, mas que não requer componentes do lado cliente. Usando essa ferramenta, os usuários podem trabalhar com o Team Foundation Server com pouco ou nenhum treinamento. Por exemplo, os usuários podem criar e acompanhar bugs de forma rápida e fácil, tudo dentro de um navegador da Web!

(5)

White Paper: Use ferramentas familiares com o Visual Studio Team System 2008 2

Diferente de muitas ferramentas com uma curva de aprendizagem gradual, o Team System permite que as pessoas trabalhem com ferramentas com as quais já estão familiarizadas. O Team System apresenta diversas partes, mas, como gerente de projetos ou outra pessoa interessada, você geralmente não precisa aprender ferramentas que não deseja usar. Quase todos sabem como se usa o Excel e a maioria dos gerentes de projetos tem familiaridade com o Project. O SharePoint tornou-se, rapidamente, a ferramenta de colaboração escolhida pelas equipes, portanto, ela também é familiar aos usuários. Navegar pela Web é algo intuitivo a quase todos na organização. Saber que você não precisa usar o Visual Studio torna a aceitação do Team System muito mais fácil.

Usando o Microsoft Excel

O Microsoft Excel é uma das ferramentas de entrada e análise de dados mais poderosas no mercado. O Team System inclui um suplemento do Excel que torna simples trabalhar com itens armazenados no Team Foundation Server para qualquer pessoa que seja familiarizada com o Excel.

Para demonstrar a integração do Team System com o Excel, pegue um exemplo simples de querer ver o status de uma série de itens de trabalho atribuídos à sua equipe de desenvolvimento. Em um ambiente normal, você precisa procurar relatórios de status em seus emails, ou interromper os membros da sua equipe para que eles gerem relatórios naquele momento. Com o Team System e o Excel, você apenas abre o Excel e pesquisa os itens que deseja verificar. A Figura 1 mostra uma lista de itens de trabalho ativos, classificados pela iteração em que estão atribuídos.

Figura 1. Microsoft Excel com itens de trabalho ativos

Por meio do Excel você é capaz de adicionar novos itens de trabalho, atualizar itens existentes ou criar gráficos a partir dos itens existentes! Isso torna a criação de relatórios e gráficos personalizados mais simples e fácil.

(6)

Além de fornecer um status básico dos itens de trabalho atuais, o Excel ainda fornece uma interface bem simples para editar ou criar uma grande quantidade de itens de trabalho. Uma das utilizações mais poderosas do Excel é a reatribuição de itens de trabalho a outra pessoa. Após recuperar uma série de itens de trabalho, você pode usar os recursos potentes de filtro e classificação do Excel para agrupar todos os itens atribuídos a uma única pessoa em um único local. Você pode mudar o campo ‘Atribuído a’, de uma das linhas, usando a lista de seleção conveniente de todos os usuários do Team System, e depois usar o recurso de copiar do Excel para copiar rapidamente o valor a todos os itens de trabalho desejados. Use o botão Publicar e, assim, terá reatribuído todo o trabalho de uma pessoa a outra em apenas alguns segundos.

Além da integração básica de gerenciar tarefas e outros itens de trabalho, o Excel ainda fornece acesso a funcionalidades avançadas e instantâneas de relatório, por meio do suporte da tabela dinâmica. Como o Team Foundation Server contém um armazém de dados robustos e cubos multidimensionais associados, você pode usar, rápida e facilmente, o Excel para obter os dados e inserir os dados desejados em uma tabela dinâmica.

Figura 2. Relatório de tabela dinâmica no Excel

A Figura 2 mostra uma tabela dinâmica e um gráfico dinâmico exibindo dados associados aos itens de trabalho atuais armazenados no Team Foundation Server. Para criar este relatório, tudo o que você precisa fazer é

(7)

White Paper: Use ferramentas familiares com o Visual Studio Team System 2008 4

conectar-se ao cubo do Team Foundation Server, selecionar os dados desejados a partir da Lista de Campo da Tabela Dinâmica e organizá-los de acordo com as linhas, colunas e campos de dados. Na Figura 2, você pode ver a Contagem Cumulativa dos itens de trabalho atuais em cada Estado, que, neste caso, apresenta apenas Requisitos e Tarefas. Além disso, cada valor de Estado é separado em Área na qual está contido. Por fim, olhando mais atentamente, você vê que a tabela dinâmica é filtrada no nome de Projeto de Equipe e apenas os itens de trabalho para o projeto White Paper aparecem.

Como você pode ver, o Excel é uma ferramenta excelente e familiar para se trabalhar com o Team System. Ela funciona facilmente na interação com os itens de trabalho e com a busca imediata avançada.

Usando o Microsoft Project

O Microsoft Project fornece a mesma simplicidade do Excel, mas para os gerentes de projeto. Você pode importar, categorizar, alocar recursos, agendar e desempenhar outras funções típicas de gerenciamento diretamente de dentro de uma ferramenta familiar. A Figura 3 mostra os mesmos itens de trabalho que a Figura 1, mas com precedentes e durações para fornecer uma visualização precisa do projeto.

Figura 3. Microsoft Project com itens de trabalho ativos

O Team System fornece diversas ferramentas e relatórios poderosos para gerenciar um projeto; no entanto, ele não tenta replicar as funcionalidades encontradas em outras ferramentas. Uma vez que o Microsoft Project já é uma ferramenta para o gerenciamento de projetos, com recursos que você espera de uma ferramenta empresarial, o Team System potencializa esses recursos, fornecendo links para o Project. Por exemplo, no gráfico de Gantt apresentado na Figura 2, você vê, graficamente, as datas de início e término das tarefas individuais. Usando o mouse, você pode mover ou estender as barras no gráfico de Gantt, alterando automaticamente as datas de início e término. Como esses dados são armazenados diretamente no Team Foundation Server, as alterações dessas datas são refletidas na visualização da tarefa que os desenvolvedores vêem dentro do Visual Studio. Na medida em que eles continuam a trabalhar com as tarefas e a

(8)

atualizar o campo de trabalho remanescente (novamente dentro do Visual Studio, portanto ele é feito sem que os desenvolvedores aprendam uma nova ferramenta), o progresso dessas tarefas torna-se visualizável a partir do Microsoft Project, diretamente pelo gerente de projetos.

Assim como o Excel, o Microsoft Project é uma ferramenta familiar que fornece uma interface poderosa com o Team System.

(9)

White Paper: Use ferramentas familiares com o Visual Studio Team System 2008 6

A impressão que temos é de que quase tudo está na Web hoje em dia. Por isso, os usuários são muito familiares com os navegadores, como o Internet Explorer, e com o comportamento das aplicações dentro de um navegador. Os navegadores permitem que os usuários executem aplicações sem nada instalado na máquina local, o que aumenta o número de pessoas com acesso aos dados do Team System. O Team System fornece acesso geral pelo Windows SharePoint Services 3.0 (WSS) e pelo Team System Web Access.

Partindo de uma perspectiva de equipe, esse acesso não isola os desenvolvedores dessas alterações. Ou seja, as alterações feitas em qualquer um dos ambientes são refletidas dentro do Visual Studio para que os desenvolvedores nunca trabalhem com informações antigas. Da mesma forma, quaisquer dados que os desenvolvedores insiram ficam disponíveis nessas interfaces da Web, aumentando a comunicação entre todos os membros da equipe.

Windows SharePoint Services

Quando se fala em ferramentas de colaboração, o SharePoint é padrão. Ele permite um fácil gerenciamento de documentos, compartilhamento e colaboração em tempo real. Os usuários são familiares com ele e nenhum treinamento é necessário para carregar, visualizar e editar documentos armazenados no SharePoint. O Team System 2008 também permite que você use o Microsoft Office SharePoint Server 2007 (MOSS), que fornece recursos avançados.

Além do gerenciamento de documentos, o SharePoint ainda é vinculado ao SQL Server Reporting Services (SSRS), permitindo que os usuários visualizem os relatórios do Team System sem precisar usar o SSRS! A Figura 4 mostra a página principal do site de equipe do SharePoint.

(10)

Figura 4 – Site de equipe do SharePoint

Além da integração com o Team Foundation Server, os usuários ainda adquirem os benefícios dos recursos nativos do SharePoint. Os usuários podem ser alertados quando os documentos são alterados (como os requisitos e as agendas do projeto) e depois podem criar fluxos de trabalho de aprovação para os documentos, como os requisitos, as especificações funcionais e casos de teste! Os desenvolvedores podem criar fluxos de trabalho personalizados usando o Visual Studio, que fornece muita flexibilidade no trabalho com requisitos, notas de usuários e outros itens que podem ser externos ao Team System. Isso garante que os membros da equipe sempre saibam quando os documentos são alterados, tendo sempre a versão mais recentes deles.

Team System Web Access

O Team System Web Access fornece benefícios para toda a equipe. O Team System Web Access permite que você visualize, edite e crie itens de trabalho, visualize relatórios e documentos armazenados no site do SharePoint, analisando ainda o código-fonte. Essa ferramenta imita a funcionalidade do Team Explorer, com a diferença de não precisar do Visual Studio. A Figura 5 mostra o administrador navegando pela busca do Todos os Itens de Trabalho Ativos.

(11)

White Paper: Use ferramentas familiares com o Visual Studio Team System 2008 8

Figura 5. Team System Web Access

Essa interface fornece uma visualização fácil de usar da equipe de um projeto, incluindo todos os itens de trabalho, os relatórios e os documentos. Como exemplo, os usuários podem facilmente acessar o Team System Web Access para criar um novo bug com base em um problema encontrado ao usar a aplicação em produção. A Figura 6 mostra um usuário adicionando um item

(12)

Figura 6. Inserindo um bug via Team System Web Access

Isso é principalmente vantajoso devido a uma mudança no licenciamento, introduzida no Team Foundation Server 2008. Agora qualquer pessoa pode inserir um bug e acompanhar o item até sua resolução, sem ter a licença para o Team Foundation Server! Isso faz com que os usuários tenham mais interação com a equipe de desenvolvimento, recebendo dela maior feedback.

(13)

White Paper: Use ferramentas familiares com o Visual Studio Team System 2008 10

O Team System é uma ferramenta poderosa que fornece percepções quanto ao processo de desenvolvimento, permitindo uma comunicação rápida e eficiente. No entanto, por toda a sua capacidade, ele fornece um nível de flexibilidade que nem sempre é percebido em muitas ferramentas empresariais. Para quem não é desenvolvedor, aprender como potencializar o Team System a ponto de fornecer informações importantes é tão fácil quanto usar ferramentas já conhecidas. Ele permite uma rápida implementação, adoção e benefícios visíveis no menor período possível.

(14)

Jeff Levinson é o Lead de Prática de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Aplicação na Northwest Cadence e é especializado no Team System e na melhoria de processos. Você pode entrar em contato com ele pelo e-mail Jeff.Levinson@nwcadence.com.

Este documento foi desenvolvido em parceria com a A23 Consulting.

Referências

Documentos relacionados

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

presa prestadora do serviço no local onde se encontra o beneficiário, a sua equipe médica constatar que as condições clínicas/cirúrgicas do beneficiário não correspondem

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A retinite pelo citomegalovírus (CMV) é a infeção ocular mais comum nos pacientes com AIDS , acometendo, de acordo com a literatura, 15 a 25% dos pacientes 1 •.. A

Alterações como dilatações veno­ sas, embainhamento nas artérias peri­ papilares e veias periféricas da retina, aumento da tortuosidade vascular e pe­ quenas