• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA Leopoldo Fulgencio Coordenador Ana Maria Loffredo Suplente do Coordenador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA Leopoldo Fulgencio Coordenador Ana Maria Loffredo Suplente do Coordenador"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

A Diretora do Instituto de Psicologia da USP, ouvida a Comissão de Pós-Graduação, TORNA PUBLICA AS INSCRIÇÕES ON LINE PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – PPG/PSA NO PERÍODO DE 12 A 14 DE ABRIL DE 2021.

Este concurso de ingresso, visa o preenchimento de:

1 vaga para o mestrado e 2 para o doutorado junto a linha de pesquisa “Desenvolvimento Humano e Avaliação Psicológica”;

10 vagas para o mestrado e 6 para o doutorado junto a linha de pesquisa “Desenvolvimento e Aprendizagem”;

2 vagas para o mestrado e 1 vaga para o doutorado junto a linha de pesquisa “Psicologia, Instituições e Sociedade: Mediações do Desenvolvimento Humano”;

5 vagas para o mestrado e 4 para o doutorado junto a linha de pesquisa “Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas”;

4 vagas para o mestrado e 8 para o doutorado junto a linha de pesquisa “Psicanálise e política: cultura e desenvolvimento humano”.

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

Leopoldo Fulgencio – Coordenador Ana Maria Loffredo – Suplente do Coordenador

Luciana Maria Caetano – Vice Coordenadora Henriette T. P. Morato – Suplente do Vice Coordenador

Maria Isabel Leme – Membro Efetivo Fraulein Vidigal de Paula – Membro Suplente

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada exclusivamente no site http://www.ip.usp.br/site/edital-de-selecao-da- pos-graduacao/, no período de 12/04/21 a partir das 8h00 até às 17h00 de 14/04/21.

O(a) candidato(a) deverá: Preencher a Ficha de Inscrição para a Seleção disponível no site: http://www.ip.usp.br/site/edital-de-selecao-da-pos-graduacao/.

No campo Linha de Pesquisa, o candidato deverá escrever em qual linha de pesquisa do Programa fara sua inscrição.

Considerando a situação social e economica causada pela Pandemia do Covid-19, a CPG-IP autorizou a suspensão do pagamento da taxa de inscrição para este concurso de ingresso.

(2)

FASES DA SELEÇÃO

Data Horário

7/04 16h Divulgação da lista que obtiveram conceito “Suficiente” na Prova realizada pela FFLCH/USP, no site do Instituto de Psicologia para Mestrado e Doutorado.

26/04 10 às 12h Prova de Conhecimentos para Mestrado e Doutorado.

21/05 16h Divulgação dos resultados da 1ª etapa (Internet) Prova de Conhecimentos para Mestrado.

18/06 17h Divulgação dos resultados da 1ª etapa (Internet) prova de conhecimentos e Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo para Doutorado.

18/06 16h Divulgação dos resultados da 2ª etapa (internet) para Mestrado Avaliação do Plano de Trabalho e do Currículo. 16/06 Confecção da grade.

24/6 Divulgação dos horários para arguição (3ª etapa) na Internet para Mestrado e Doutorado. 5 a 9/07 Arguição.

26/7 16h Divulgação dos resultados finais (Internet). A divulgar Matrícula na SPG.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. Se, após a recepção dos documentos, for notada alguma irregularidade, a CCP poderá indeferir a inscrição. Será desclassificado o candidato que não atender a exigências documentais constantes nesse Edital.

(3)

TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS PARA INSCRIÇÃO DEVEM SER ANEXADOS EM FORMATO PDF

1. Uma via do Formulário de Avaliação Acadêmica

O candidato deverá preencher o Formulário de Avaliação Acadêmica (documento Google Doc, acessado no endereço

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsg49hddW1cjJsmlLHmZKNGPalCtcS7wmdVu5Ca LDqZi0jhQ/viewform

Nesse Formulário de Avaliação Acadêmica constarão as indicações do que os candidatos devem apresentar e computar para a avaliação de seus currículos, bem como os pesos dados a cada atividade ou produção do candidato. Caberá ao próprio candidato pontuar (no Formulário de Avaliação Acadêmica) suas informações, para que os avaliadores possam, então, averiguar a pontuação visando estabelecer a pontuação final e a nota desse quesito.

Cada informação preenchida deverá ser acompanhada de documento comprovatório, devidamente identificados e rigorosamente ordenados (seguindo-se a sequência do Formulário de Avaliação Acadêmica), para conferência dos avaliadores.

A pontuação informada pelo candidato será conferida pelos avaliadores que, ao final desta conferência, indicarão a pontuação do currículo a ser efetivamente considerada para o processo seletivo.

OBS.: INFORMAÇÕES SEM DOCUMENTAÇÃO COMPROVATÓRIA NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

2. 01 foto 3x4

3. Uma via do currículo atualizado emitido pela Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br).

4. Cópia de um documento com foto recente do CPF, RG, RNE (caso de estrangeiros). Não será aceito CRP ou CNH.

5. Título de eleitor; Documento militar (para candidatos do gênero masculino);

6. Certificado de proficiência em língua estrangeira, tal como especificado como documentos validos neste edital e somente estes especificados.

Para o Mestrado TODOS DEVEM ESTAR EM PDF

Diploma de Graduação (cópia frente e verso) ou certificado com a data de conclusão de curso de Graduação, constando a data de colação de grau obtido em curso oficialmente reconhecido, não se

(4)

aceitando para esse fim diploma obtido em licenciatura curta. Caso o candidato a Mestrado ainda esteja cursando a graduação, deverá comprovar, por meio de documento oficial da Instituição Superior de Ensino, que sua colação de grau poderá ocorrer até o dia 31 de julho de 2021. Histórico Escolar da Graduação.

Plano de Trabalho (veja no item “Informações Complementares”, as orientações para a elaboração do Plano de trabalho).

Para o Doutorado TODOS DEVEM ESTAR EM PDF

Poderão inscrever-se no Doutorado candidatos que depositem seu trabalho de Mestrado até a data de inscrição. Para isso, deverão apresentar declaração oficial do Programa de Pós-Graduação em que estejam inseridos atestando tal condição.

Diploma de Graduação (cópia frente e verso) ou certificado com a data de conclusão de curso de Graduação, constando a data de colação de grau obtido em curso oficialmente reconhecido, não se aceitando para esse fim diploma obtido em licenciatura curta.

Histórico Escolar da Graduação.

Diploma de Mestrado (cópia frente e verso) ou ata de defesa homologada. Caso o candidato a Doutorado ainda esteja cursando o Mestrado, deverá comprovar, por meio de documento oficial da Instituição Superior de Ensino, que sua defesa poderá ocorrer até o dia 31 de julho de 2021. Histórico escolar do Mestrado.

Projeto de Pesquisa (veja no item “Informações Complementares”, as orientações para a elaboração do Projeto de Pesquisa)

Exemplar da Dissertação de Mestrado, já depositado em seu programa de pós-graduação.

Para o Doutorado Direto (sem obtenção do Título de Mestre) TODOS DEVEM ESTAR EM PDF

Diploma de Graduação (cópia frente e verso) ou certificado com a data de conclusão de curso de Graduação, constando a data de colação de grau obtido em curso oficialmente reconhecido, não se aceitando para esse fim diploma obtido em licenciatura curta.

Histórico Escolar da Graduação.

Projeto de Pesquisa (veja no item “Informações Complementares”, as orientações para a elaboração do Projeto de Pesquisa).

(5)

internacional, com corpo editorial reconhecido e relacionado à área de investigação do Programa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os documentos enviados devem conter o carimbo da Instituição, quando for o caso.

Caso o curso de Mestrado não seja credenciado e o título não seja reconhecido como equivalente ao da USP, o aluno, se aprovado, estará sujeito às Normas do Curso de Doutorado Direto.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A apresentação de documento que comprove proficiência em língua estrangeira (tal como descrito neste edital) é condição necessária, insubstituível e improrrogável, para realização da inscrição.

O candidato ao Mestrado, ao Doutorado ou Doutorado Direto, deverá comprovar proficiência em inglês, francês ou espanhol. Serão aceitos certificados emitidos no período de 2016 a 2020. O Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL- FFLCH-USP) elaborará, realizará e corrigirá a prova de proficiência de língua estrangeira emitindo, ao final da correção, uma lista com os resultados das provas. Esta lista será enviada ao Programa Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano que, por sua vez, a publicará, no site do Instituto de Psicologia. Aqueles que obtiverem conceito “suficiente”. O programa também fará a inserção da declaração de proficiência no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/, para que o candidato possa estar em posse deste documento comprovando proficiência em língua estrangeira, necessário para que possa fazer sua inscrição.

INGLÊS

Os certificados de proficiência em inglês (e seus escores mínimos) aceitos pelo Programa e somente estes:

Paper Based Test (PBT) com o resultado mínimo de 450 pontos – TOEFL; Internet Based Test (IBT) com o resultado mínimo de 60 pontos – TOEFL;

Institutional Testing Program (ITP) com resultado mínimo de 470 pontos – TOEFL; Test of English for International Communication –TOEIC (mínimo de 450 pontos);

(6)

International English Language Test – IELTS (mínimo de 5,5 pontos);

Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL- FFLCH-USP) nível “suficiente”. Edital da prova no endereço http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles

Inscrições: 25/01 a 24/02/2021 Prova: 10/03/2021

FRANCÊS

Os certificados de proficiência em francês (e seus escores mínimos) aceitos pelo Programa e somente estes:

Diploma DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) ou DELF (Diplôme d'Études en Langue Française) – nível B1 (com uma nota de 80/100) ;

TCF - TP (tout public) (Test de Connaissance du Français) somente as provas obrigatórias - (score de 380 pontos) ;

Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL- FFLCH-USP) nível “suficiente”. Edital da prova no endereço http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-em-frances

Inscrição: 18/12/2020 a 18/01/2021 Prova: 03/02/21

ESPANHOL

Os certificados de proficiência em espanhol (e seus escores mínimos) aceitos pelo Programa e somente estes:

DELE – Nível Intermediário, emitido pelo Instituto Cervantes;

Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL- FFLCH-USP) nível “suficiente”. Edital da prova no endereço a ser informado em janeiro Inscrições 15/02 a 19/03/21 Prova 30/03/21

Aos alunos estrangeiros, cuja língua nativa é o Inglês, Francês ou Espanhol, não será́ exigido o documento de proficiência na sua língua nativa tal como acima indicado, mas será́ exigido documento que comprove natividade e moradia pregressa no país de origem (tal como diploma de formação escolar básica ou superior, passaporte comprovando nacionalidade específica correspondente, atestado de moradia por mais de dois anos).

(7)

O processo seletivo será realizado no formato não presencial, conforme descrito abaixo

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS NA LINHA DE PESQUISA ESCOLHIDA, PARA MESTRADO E DOUTORADO:

O candidato responderá questões sobre conhecimentos na Linha de Pesquisa escolhida (bibliografia básica, diferenciada por linha de pesquisa e orientação).

O programa optará por fazer a prova em formato online ou presencial, dependendo das condições sanitárias estabelecidas pela Universidade de São Paulo, como também por sua decisão autônoma para escolher o formato que considerar mais adequado.

A consulta de material bibliográfico será autorizada.

1. Formato OnLine.

9h45 - Hora máxima para entrada no ambiente on-line - NÃO SERÁ ADMITIDO O CANDIDATO QUE SE APRESENTAR APÓS O HORÁRIO ESTABELECIDO.

A prova de conhecimento sera realizado com o uso de ferramentas da Gsuite Google: Meets, Forms,Classroom.

Os detalhes de acesso serão divulgados aos candidatos aprovados na véspera da aplicação da prova, no site https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/ depois de deferida a inscrição. O candidato deve ter acesso ao material informático conectado com câmera e microfone.

2. Formato Presencial.

Em caso presencial, será divulgado no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/, a sala onde será efetuado a prova, o candidato deverá estar na sala entre 9h40 e 9h55.

(8)

Bibliografia Básica da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Avaliação Psicológica BLEGER, J. Temas em Psicologia. Buenos Aires: Nueva Vision. 1980.

TRINCA, W. (org.) Diagnóstico Psicológico: a prática clínica. São Paulo: EPU. 1984.

Ambiel, R. A. M., Rabelo, I. S.A., Pacanaro, S. V., Alves, G. A. S. & Leme, I. F. A. S. (2011).

Avaliação Psicológica. Guia de consulta para estudantes de Psicologia. São Paulo: Casa do

Psicólogo.

Bibliografia Básica da Linha de Pesquisa Desenvolvimento e Aprendizagem PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1976.

COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIO, J. Psicologia Evolutiva e Educação. Vol. 1. Porto Alegre: Editora Penso. 2004.

MOREIRA, M. A. (2011). Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU.

WINNICOTT, D. W. (1988). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

GAY, P. (1990). Freud. Uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras.

FUENTES, D., MALLOY-DINIZ, L. CAMARGO, C. H. P., CONSENZA, R. M. Neuropsicologia: teoria e prática. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Bibliografia Básica da Linha de Pesquisa Psicologia, Instituições e Sociedade: Mediações do Desenvolvimento Humano.

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In:. __________ Educação e emancipação. Trad. Wolfgang. Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.119-138.

CABRAL, B.E.B.; BARRETO, C.L.B.T.; KOVACS, M.J.; SCHIMIDT, M.L.S. Prática

Psicológica em instituições- clinica, saúde e educação. Curitiba: Ed. CRV, 2017

FOUCAULT, M. Método. In: __________História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1976/1985.

GUIRADO, M. Psicologia Institucional. Em: GUIRADO, M. A Análise Institucional do Discurso

como Analítica da Subjetividade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

Schmidt, M.L.S. Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, v.17, p. 11-41, 2006.

Bibliografia Básica da Linha de Pesquisa Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 4a. Edição, 2015.

(9)

Bibliografia Básica da Linha de Pesquisa Psicanálise e política: cultura e desenvolvimento humano

Endo, P.C. (2017). O sonhar, o mal sonhar e o sonambulismo no horizonte da experiência do desaparecimento forçado no Brasil. Revista Literatura e Sociedade, 21(3), 212-229.

Freud, S. (2010). Além do princípio do prazer. In S. Freud, Obras completas (P.C.Souza, trad.,Vol.14, pp.161-239). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1920)

Freud, S. (2016). Além do princípio do prazer (R.Zwick, trad.). Porto Alegre: LPM (Trabalho original publicado em 1920)

Freud, S. (2010). Novas conferências introdutórias à psicanálise. 34ª Esclarecimentos, explicações, orientações. In S.Freud, Obras completas (P.C.Souza, trad.,Vol.18, pp.394-321). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1933[1932])

Freud, S. (2018). Compêndio de psicanálise. In S. Freud, Obras completas (P.C.Souza, trad.,Vol.19, pp.189-273). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1940[1938])

Kupfer, M.C. (2000). Educação para o futuro. Psicanálise e Educação. São Paulo, SP: Escuta. Lacan, J. (1996). O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (M.M.Dias, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar (Trabalho original publicado em 1964)

Loffredo, A. M. (2014). Figuras da sublimação na metapsicologia freudiana. São Paulo, SP: Escuta/Fapesp.

Rosa, M.D. (2016). Clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo, SP: Escuta.

Obs.: A Bibliografia apresentada acima é um guia básico de estudo e o candidato poderá complementá-la com outras referências bibliográficas que julgar pertinentes para responder às questões da Prova de Conhecimentos Básicos.

FASES DO

PROCESSO Mestrado

O Processo Seletivo para o Mestrado será composto de 3 (três) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o (a) candidato (a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). Cada uma das 3 (três) etapas eliminatórias será avaliada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo

(10)

candidato.

O Processo Seletivo para o Mestrado será organizado nas três seguintes etapas eliminatórias: Prova de Conhecimentos;

Avaliação do Plano de Trabalho e do Currículo;

Arguição do candidato no que se refere ao seu Plano de Trabalho e Currículo.

Etapa I. Prova de Conhecimentos

Sobre a Prova de Conhecimentos

A Prova de Conhecimentos terá uma bibliografia básica específica, indicada por linha de pesquisa. 1.2. Cada candidato deve optar por uma única linha de pesquisa no momento da inscrição e também quando iniciar sua Prova de Conhecimentos, assinalando-a no início da folha de prova, em campo específico para isto.

1.3 A Prova de Conhecimentos será composta por duas questões: uma geral, relativa à área de Concentração do Programa; e uma específica, pertinente à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

1.4. Os critérios para avaliação da Prova de Conhecimentos são:

apresentação de texto claro, com boa articulação de ideias e argumentos;

emprego, de forma correta e adequada, de conceitos de acordo com o enfoque teórico adotado na resposta;

coerência entre a questão e a resposta desenvolvida, em termos de conteúdos e organização racional dos argumentos apresentados;

presença, no texto, de alguma reflexão pessoal na resposta formulada. 1.5 A cada prova será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Etapa II. Avaliação do Plano de Trabalho e do Currículo

Avaliação do Plano de trabalho

Veja no item “Informações Complementares” orientações para a elaboração do Plano de Trabalho Cada Plano de Trabalho receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez)

(11)

2.1 O Currículo do candidato será avaliado conforme 3 (três) documentos entregues no momento da inscrição para o processo seletivo:

o Currículo Lattes;

um Formulário de Avaliação Curricular preenchido e pontuado pelo próprio candidato, seguido dos documentos comprovatórios anexados ao Formulário de Avaliação Curricular de forma ordenada, nos respectivos campos. INFORMAÇÕES NÃO ACOMPANHADAS DE DOCUMENTOS COMPROVATÓRIOS NÃO SERÃO CONSIDERADAS PARA PONTUAÇÃO.

2.2 Os aspectos a serem considerados na avaliação do Currículo são: experiência em pesquisa/iniciação científica;

participação em eventos científicos;

apresentação de trabalho em reunião científica; publicações;

experiência em docência e/ou monitoria.

2.3 Cada Currículo receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e sugestão de possíveis orientadores para o candidato.

Nota Final da Etapa 2

A nota final da Etapa 2 do processo seletivo será calculada como uma média ponderada das notas dadas ao Plano de trabalho e ao Currículo, da seguinte maneira:

o Currículo terá peso 1 (C = nota dada ao Currículo)

o Plano de Trabalho terá peso 2 (P = nota dada ao Plano de Trabalho) A média será feita pela seguinte fórmula = (C + 2P) divido por 3

3.2. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa (2) estarão aprovados para a próxima etapa (3) do processo seletivo.

O material apresentado para a seleção dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores ficará disponível para consulta dos orientadores, por no mínimo 3 (três) dias.

Etapa III. Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo

(12)

Trabalho e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa.

Esta Arguição será realizada por uma Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Fica facultada à CCP a possibilidade de compor a Comissão Examinadora com apenas 2 (dois) orientadores de duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

A Comissão Examinadora deverá:

Apreciar o potencial do candidato para a atividade acadêmica;

Analisar a coerência entre o Plano de Trabalho e o Currículo do candidato com a Linha de Pesquisa dos orientadores do Programa, para a definição de um orientador adequado para a pesquisa do candidato;

Atribuir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e de sugestões de possíveis orientadores para o candidato, caso este tenha nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) estarão aprovados nessa terceira etapa, dependendo, no entanto, para sua aprovação final no processo seletivo, da disponibilidade de orientador com vaga.

O programa optará por fazer a “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo” em formato online ou presencial, dependendo das condições sanitárias estabelecidas pela Universidade de São Paulo, como também por sua decisão autônoma para escolher o formato que considerar mais adequado.

1. Formato online:

O agendamento da “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo” será feito OnLine,

Os detalhes de acesso serão divulgados aos candidatos no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/. pela CCP, informando data, horário e o link para reunião online de arguição.

2. Formato presencial

(13)

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/ , pela CCP, informando data, horário, local e sala para reunião de arguição.

DOUTORADO

O Processo Seletivo para o Doutorado será composto de 2 (duas) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o (a) candidato (a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). Cada uma das 2 (três) etapas eliminatórias será avaliada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

O Processo Seletivo para o Doutorado será organizado na consideração dos seguintes itens de avaliação:

Prova de Conhecimentos;

Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo;

Arguição do candidato no que se refere ao seu Projeto de Pesquisa e do Currículo.

A Etapa I é composta pela realização da Prova de Conhecimentos e pela Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo. A Etapa II é composta pela Arguição do candidato no que se refere ao seu Projeto de Pesquisa e do Currículo.

Etapa I. Prova de Conhecimentos Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo

Sobre a Prova de Conhecimentos

A Prova de Conhecimentos terá uma bibliografia básica específica, indicada por linha de pesquisa. 1.2. Cada candidato deve optar por uma única linha de pesquisa no momento da inscrição e também quando iniciar sua Prova de Conhecimentos Específicos, assinalando-a no início da folha de prova, em campo específico para isto.

1.3 A Prova de Conhecimentos será composta por duas questões: uma, dedicada à exposição, pelo candidato de seu percurso intelectual; e outra, dedicada à análise critico-argumentativa de um tema sugerido pela Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

Os critérios para avaliação da Prova de Conhecimentos são:

apresentação de texto claro, com boa articulação de ideias e argumentos;

(14)

resposta;

coerência entre a questão e a resposta desenvolvida, em termos de conteúdos e organização racional dos argumentos apresentados;

presença, no texto, de alguma reflexão pessoal na resposta formulada. 1.4 A cada prova será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo.

Avaliação do Projeto de Pesquisa

Veja no item “Informações Complementares” orientações para a elaboração do Projeto de Pesquisa Cada Projeto de Pesquisa receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez)

Avaliação do Currículo

O Currículo do candidato será avaliado conforme 3 (três) documentos entregues no momento da inscrição para o processo seletivo:

o Curriculum Lattes;

um Formulário de Avaliação Curricular preenchido e pontuado pelo próprio candidato, seguido dos documentos comprovatórios anexados ao Formulário de Avaliação Curricular de forma ordenada, nos respectivos campos. INFORMAÇÕES NÃO ACOMPANHADAS DE DOCUMENTOS COMPROVATÓRIOS NÃO SERÃO CONSIDERADAS PARA PONTUAÇÃO.

Os aspectos a serem considerados na avaliação do Currículo são: experiência em pesquisa/iniciação científica;

participação em eventos científicos;

apresentação de trabalho em reunião científica; publicações;

experiência em docência e/ou monitoria.

Cada Currículo receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e sugestão de possíveis orientadores para o candidato.

(15)

Nota Final da Etapa I

A nota final da Etapa I do processo seletivo será calculada como uma média ponderada das notas dadas ao Projeto de Pesquisa, ao Currículo, da seguinte maneira:

a Prova terá peso 1 (P = média das notas das dadas à avaliação das questões 1 e 2) o Currículo terá peso 1 (C = nota dada ao Currículo)

o Plano de Trabalho terá peso 1 (PT = nota dada ao Plano de Trabalho) A média será feita pela seguinte fórmula = (P + C + PT) divido por 3

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa (2) estarão aprovados para a próxima etapa do processo seletivo.

O material apresentado para a seleção dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores ficará disponível para consulta dos orientadores, por no mínimo 3 (três) dias.

Etapa II. Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo. Em atividade realizada ONLINE

Na terceira etapa do Processo Seletivo, a Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa.

Esta Arguição será realizada por uma Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Fica facultada à CCP a possibilidade de compor a Comissão Examinadora com apenas 2 (dois) orientadores de duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

A Comissão Examinadora deverá:

Apreciar o potencial do candidato para a atividade acadêmica, docência e pesquisa;

Analisar a coerência entre o Projeto de Pesquisa e do Currículo com a Linha de Pesquisa dos orientadores do Programa, para a definição de um orientador adequado para a pesquisa do candidato.

analisar o domínio do candidato em relação ao Projeto de Pesquisa apresentado

(16)

orientadores para o candidato, caso este tenha nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) estarão aprovados nessa terceira etapa, dependendo, no entanto, para sua aprovação final no processo seletivo, da disponibilidade de orientador com vaga.

O programa optará por fazer a “Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo” em formato online ou presencial, dependendo das condições sanitárias estabelecidas pela Universidade de São Paulo, como também por sua decisão autônoma para escolher o formato que considerar mais adequado.

1. Formato online:

O agendamento da “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo” será feito OnLine,

Os detalhes de acesso serão divulgados aos candidatos no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/. pela CCP, informando data, horário e o link para reunião online de arguição.

1. Formato presencial

O agendamento da “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo”, no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/ , pela CCP, informando data, horário, local e sala para reunião de arguição.

DOUTORADO DIRETO

O Processo Seletivo para o Doutorado Direto será composto de 3 (três) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o (a) candidato (a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Cada prova que compõe cada uma das 3 (três) etapas eliminatórias será avaliada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

(17)

Prova de Conhecimentos Específicos;

Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo;

Arguição do candidato no que se refere ao seu Projeto de Pesquisa e do Currículo.

Etapa I. Prova de Conhecimentos

A Prova de Conhecimentos terá uma bibliografia básica indicada por linha de pesquisa.

Cada candidato deve optar por uma única linha de pesquisa no momento da inscrição e também quando iniciar sua Prova de Conhecimentos, assinalando-a no início da folha de prova, em campo específico para isto.

A Prova de Conhecimentos será escrita. Ela é composta por duas questões: uma geral, relativa à área de Concentração do Programa; e uma específica, pertinente à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

Os critérios para avaliação da Prova de Conhecimentos são:

apresentação de texto claro, com boa articulação de ideias e argumentos;

emprego, de forma correta e adequada, de conceitos de acordo com o enfoque teórico adotado na resposta;

coerência entre a questão e a resposta desenvolvida, em termos de conteúdos e organização racional dos argumentos apresentados;

presença, no texto, de alguma reflexão pessoal na resposta formulada.

A cada prova será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Etapa II. Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Currículo.

Avaliação do Projeto de Pesquisa

Veja no item “Informações Complementares” orientações para a elaboração do Projeto de Pesquisa Cada Projeto de Pesquisa receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez)

(18)

O Currículo do candidato será avaliado conforme 3 (três) documentos entregues no momento da inscrição para o processo seletivo:

1. Curriculum Lattes;

2. um Formulário de Avaliação Curricular preenchido e pontuado pelo próprio candidato, seguido dos documentos comprovatórios anexados ao Formulário de Avaliação Curricular de forma ordenada, nos respectivos campos. INFORMAÇÕES NÃO ACOMPANHADAS DE DOCUMENTOS COMPROVATÓRIOS NÃO SERÃO CONSIDERADAS PARA PONTUAÇÃO.

Os aspectos a serem considerados na avaliação do Currículo são: experiência em pesquisa/iniciação científica;

participação em eventos científicos;

apresentação de trabalho em reunião científica; publicações;

experiência em docência e/ou monitoria.

Cada Currículo receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e sugestão de possíveis orientadores para o candidato.

Nota Final da Etapa 2

A nota final da Etapa 2 do processo seletivo será calculada como uma média ponderada das notas dadas ao Projeto de Pesquisa, ao Currículo, da seguinte maneira:

o Currículo terá peso 1 (C = nota dada ao Currículo)

o Plano de Trabalho terá peso 2 (PT = nota dada ao Plano de Trabalho) A média será feita pela seguinte fórmula = (C + 2*PT) divido por 3

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa (2) estarão aprovados para a próxima etapa (3) do processo seletivo.

(19)

O material apresentado para a seleção dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores ficará disponível para consulta dos orientadores, por no mínimo 3 (três) dias.

Etapa III. Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo.

Na terceira etapa do Processo Seletivo, a Arguição do candidato no que se refere ao seu Projeto de Pesquisa e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa.

Esta Arguição será realizada por uma Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Fica facultada à CCP a possibilidade de compor a Comissão Examinadora com apenas 2 (dois) orientadores de duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

A Comissão Examinadora deverá:

apreciar o potencial do candidato para a atividade acadêmica, docência e pesquisa;

analisar a coerência entre o Projeto de Pesquisa e o Currículo do candidato com a Linha de Pesquisa dos orientadores do Programa, para a definição de um orientador adequado para a pesquisa do candidato;

analisar o domínio do candidato em relação ao Projeto de Pesquisa apresentado;

atribuir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e de sugestões de possíveis orientadores para o candidato, caso este tenha nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) estarão aprovados nessa terceira etapa, dependendo, no entanto, para sua aprovação final no processo seletivo, da disponibilidade de orientador com vaga.

(20)

online ou presencial, dependendo das condições sanitárias estabelecidas pela Universidade de São Paulo, como também por sua decisão autônoma para escolher o formato que considerar mais adequado (avisando os candidatos com antecedência de, no mínimo, um mês).

1. Formato online:

O agendamento da “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo” será feito OnLine,

Os detalhes de acesso serão divulgados aos candidatos no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/. pela CCP, informando data, horário e o link para reunião online de arguição.

1. Formato presencial

O agendamento da “Arguição do Plano de Trabalho e do Currículo”, no site

https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/ , pela CCP, informando data, horário, local e sala para reunião de arguição.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Roteiro para o Plano de Trabalho

O texto deve ter, no máximo 10 páginas; ser escrito em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 entre as linhas.

O texto deverá conter:

a. Nome do candidato, Linha de Pesquisa do Programa escolhida, na qual o projeto se enquadra (ver Linhas de Pesquisa e Orientadores);

b. Os Motivos para cursar a Pós-Graduação neste Programa e disponibilidade do candidato para estudo e pesquisa;

c. Plano de Trabalho deverá constar:

aspectos formais tais como: boa redação, clareza de ideias e organização da exposição; problema de pesquisa/pergunta;

os objetivos a serem atingidos;

os elementos norteadores do referencial teórico que sustenta a pergunta; um esboço do método;

(21)

e as referências bibliográficas.

Observação: Aspectos formais, tais como redação, clareza de ideias e organização da exposição serão levados em conta.

Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa

O texto deve ter, no máximo 20 páginas; ser escrito em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 entre as linhas.

O projeto deverá apresentar:

Nome do candidato, Linha de Pesquisa do Programa escolhida, na qual o projeto se enquadra (ver Linhas de Pesquisa e Orientadores);

Qual é o problema/pergunta da pesquisa; Qual é o objetivo a ser alcançado;

Qual é a fundamentação teórica que sustenta a pergunta ou a enunciação do problema de pesquisa do candidato;

Qual é o Método a ser utilizado para chegar aos objetivos propostos, articulando-os à fundamentação teórica e ao problema de pesquisa;

As referências bibliográficas.

Observação: Aspectos formais, tais como redação, clareza de ideias e organização da exposição serão levados em conta.

7. LINHAS DE PESQUISA, ORIENTADORES QUE OFERECEM VAGAS PARA ESTE PROCESSO SELETIVO.

Os nomes dos orientadores que estiverem em negrito indicam que estarão oferecendo vagas (

nM, para mestrado, sendo n o número de vagas oferecido; e nD, para doutorado, sendo n o

número de vagas oferecido).

Tendo chegado à fase final do processo seletivo, os candidatos que obtiveram médias maior ou igual a 7, dependerão, ainda, de serem aceitos pelos orientadores (em função das vagas disponibilizadas e da adequação do candidato e seu projeto de pesquisa à linha de pesquisa e especificidades do orientador).

Não é obrigatório que as vagas inicialmente disponibilizadas por um orientador, sejam, necessariamente, preenchidas (dado que este preenchimento depende da adequação do

(22)

candidato e seu projeto de pesquisa à linha de pesquisa e especificidades do orientador).

Desde que não ultrapasse o número de vagas limite de um orientador, este poderá admitir uma ou mais vagas para orientação de alunos que tenham obtido médias maior ou igual a 7 até a fase final do processo seletivo e que tenham um currículo, perfil e projeto de pesquisa adequados à linha de pesquisa e especificidades do orientador

Desenvolvimento Humano e Avaliação Psicológica

Para o estudo do desenvolvimento humano em seus diversos aspectos (intelectual, emocional, psicomotor etc.) é importante que o psicólogo disponha de formas de avaliação que conjuntamente com as teorias de desenvolvimento fornecerão parâmetros norteadores. Abrange estudos sobre as várias técnicas e procedimentos de avaliação psicológica. Inclui a utilização de instrumentos de exame psicológico com o objetivo de proceder a uma análise diagnóstica reflexiva, compreensiva e interventiva nas várias áreas do desenvolvimento humano. São ainda realizadas pesquisas de elaboração de novas técnicas bem como adaptação, revisão e aperfeiçoamento das já existentes, com estudos de fidedignidade, validação e aferição. Docentes: Helena R. Rosa (1M; 1D), Iraí Cristina B. Alves (1D)

Desenvolvimento e Aprendizagem

Estudos de aspectos teóricos e empíricos dos processos ou mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento psicológico humano. Os campos investigados são: desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral, processos cognitivos, aprendizagem da linguagem escrita, jogos e brinquedo. Docentes: Fraulein V. de Paula (2M; 1D), Luciana Maria Caetano (1M; 1D), Maria Isabel da Silva Leme (1M; 1D), Maria. Thereza C. C. de Souza (2M), Leopoldo Fulgencio (1M; 1D), Rogério Lerner (1M; 1D), Betania Dell´Agli (2M; 1D), Daniel Fuentes.

Psicologia, Instituições e Sociedade: Mediações do Desenvolvimento Humano

Estudo da constituição do indivíduo mediada por instituições educacionais como a família, a escola e os meios de comunicação. Englobam pesquisas sobre a formação da consciência, modos de subjetivação, determinações ideológicas e memória institucional. Docentes: Marlene Guirado (2M; 1D), Henriette T. P. Morato, Laura Villares de Freitas, Lineu Norio Kohatsu, Maria Julia Kovács, Maria Luisa Sandoval Schmidt, Pedro Fernando da Silva.

Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas

(23)

medicalização e patologização bem como à formação de profissionais nos campos da educação, saúde e assistência e à análise e intervenção no âmbito das políticas públicas. Docentes: Adriana M. Machado (2M; 1D), Marcia Helena da S. Mello Bertola (1M; 1D), Marilene Proença (1M; 1D), Marie Claire Sekkel (1M;1D)

Psicanálise e política: cultura e desenvolvimento humano

Estudos inseridos no campo das diversas modalidades de elementos que compõem a dinâmica do “desenvolvimento humano”, na perspectiva teórico-metodológica da psicanálise, no âmbito da interface educação-psicanálise; da história e epistemologia da psicanálise; dos desdobramentos da clínica e dos dispositivos assim nomeados como clínica extensa, social ou ampliada; da articulação da psicanálise com outras áreas do conhecimento e outros saberes, no sentido de aprofundar o alcance político dos instrumentos conceituais da psicanálise. Tais investigações visam a tematizar as peculiaridades da construção dos laços sociais na contemporaneidade, a exacerbação das expressões da violência, em seus aspectos sociais e subjetivos, e as modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos, em função das dimensões coletivas do traumático, do desamparo e da violação de direitos. O que se pretende demonstrar é que o repertório conceitual em que se funda a ética da psicanálise viabiliza o acesso à heterogeneidade do campo social e cultural, cuja mobilização ao tensionamento dos laços sociais permite recortar como objeto de investigação a dinâmica de contraposição entre razão e crença, entre saber e verdade, subjacentes às diferentes formações culturais e religiosas, que nos conduzem aos meandros da necessidade de saber e da necessidade de crer. Docentes: Ana Maria Loffredo (2M; 4D), Maria Cristina M. Kupfer (2M; 1D), Mirian Rosa (2D), Paulo César Endo (1D).

Observações finais, no que se refere ao número de vagas disponibilizadas:

Não é obrigatório que as vagas inicialmente disponibilizadas por uma linha de pesquisa (e por um orientador), sejam, necessariamente, preenchidas (dado que este preenchimento depende da adequação do candidato e seu projeto de pesquisa à linha de pesquisa e especificidades do orientador).

Desde que não ultrapasse o número de vagas limite de um orientador, este poderá admitir uma ou mais vagas para orientação de alunos que tenham obtido médias maior ou igual a 7 até a fase final do processo seletivo e que tenham um currículo, perfil e projeto de pesquisa adequados à linha de pesquisa e especificidades do orientador)

(24)

Observações:

Todas as fases da seleção são eliminatórias, em cada uma o candidato deverá ter média igual ou maior que 7.

Sob nenhuma hipótese haverá dispensa do exame de língua estrangeira.

Não serão aceitos pedidos de revisão de quaisquer procedimentos integrantes do processo seletivo.

REQUISITOS PARA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS: Formulário de matrícula assinado pelo Orientador.

Apresentação do Diploma/Certificado de Graduação e/ou Ata de defesa do Mestrado até a data da matrícula, nos casos que na inscrição apresentaram declaração de que estaria concluindo o curso. O não cumprimento desses requisitos pelo candidato implicará em não homologação de sua matrícula e perda da vaga.

Matrícula por procuração: Os formulários deverão ser obrigatoriamente assinados pelo candidato ou por seu procurador. A procuração não precisa ser reconhecida em cartório, desde que o procurador apresente o RG original no ato da inscrição e a documentação completa solicitada.

Referências

Documentos relacionados

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

tecla home mais de 3 segundos e usem a voz para ordenar acções no leitor de música ou para.

Notamos, portanto, que desde cedo Eça de Queirós já desenvolvia suas aptidões jornalísticas (apenas com 21 anos, no Distrito de Évora). Em maio de 1870 iniciou a

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã