• Nenhum resultado encontrado

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES

PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA

PRODUÇÃO

Instruções para realização da prova

1. Este caderno contém 20 questões objetivas.

2. Para cada questão só há UMA ALTERNATIVA CORRETA. 3. A folha de resposta definitiva (gabarito) encontra-se na última página deste caderno de questões e não poderá ser rasurada, apagada por borracha ou corretivo, ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas, pois existindo qualquer das situações especificadas acima tornará nula a questão.

4. Utilize apenas caneta esferográfica azul ou preta para preenchimento da folha de respostas (gabarito), a utilização de lápis implicará na anulação da prova e eliminação do candidato. 5. A duração da prova é de 1 (uma) hora.

6. Escreva somente o número de seu CPF em cada uma das páginas. Não escreva seu nome, nem faça qualquer identificação.

7. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação da

prova após 30 (trinta) minutos de seu início, levando consigo

apenas esta página na qual se encontra a tira de gabarito ao lado para futura conferência.

8. É permitido o uso de calculadora para esta prova, exceto do modelo HP 48GX ou similares e calculadora de celular.

Instruções de conduta durante a prova

1. Não faça perguntas durante a prova, caso necessite de esclarecimento, levante o braço e aguarde ser atendido.

2. Não será permitido o uso de qualquer material de consulta. 3. O candidato NÃO poderá levar este caderno que será usado para correção da prova.

4. O candidato deverá entregar o caderno de prova até o término do horário permitido. Após este limite, todas as questões do candidato serão anuladas.

Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno. Boa prova!

VERSÃO

1

RESPOSTAS

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

(2)

____________________________________________________________________________________ PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

01. Observe as afirmações:

I. A administração de produção é, acima de tudo, um assunto prático que trata de problemas reais.

II. A função de produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços.

III. Qualquer operação produz bens ou serviços ou um misto do dois e faz isso por um processo de transformação.

IV. Não existem oportunidades de melhoria nas fronteiras justapostas entre as funções da organização. Está correto o que se afirma em:

a) Somente as afirmações I e IV estão corretas. b) Somente as afirmações I e II estão corretas. c) Somente as afirmações I e III estão corretas. d) Somente as afirmações I, II e III estão corretas. e) todas as afirmações estão corretas.

02. Observe as frases:

I. Existem três razões principais para a ocorrência de falhas em operações: problemas nos bens e serviços que são fornecidos a produção, algo que acontece dentro da operação em razão de falha do projeto ou falha humana ou ainda por quebra de equipamentos e problemas com os consumidores que manuseiam de forma inadequada o bem ou serviço.

II. Existem três maneiras de se medir as falhas: confiabilidade, disponibilidade e taxas de falhas.

III. Introduzir redundância em uma produção significa ter sistemas ou componentes de reserva em caso de falhas.

IV. O conceito de prevenção de falhas surgiu com a introdução dos métodos japoneses de melhoramento de produção e recentemente esse conceito passou a ser utilizado em aplicações de serviços.

Está correto o que se afirma em: a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmações I e II estão corretas c) Somente a afirmações I e III estão corretas d) Somente as afirmações I e IV estão corretas e) todas as afirmações estão corretas

03. Observe as frases:

I. Diagrama de causa-efeito é um método particularmente efetivo para ajudar a identificar as raízes de problemas utilizando as seguintes questões: o que, onde, como e por que.

II. Os conceitos just in time, os fluxogramas de processos, o exame crítico no estudo de método, o gerenciamento de rede de operações e as operações focalizadas no consumidor, todos contribuem para o conceito de BPR (Business process re-engineering).

III. Um dos principais princípios do BPR é buscar melhorias de desempenho drástico por meio de repensar radicalmente e reprojetar o processo.

Está correto o que se afirma em: a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmação II está correta. c) Somente a afirmações I e III estão corretas. d) Somente a afirmações I e II estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas.

(3)

04. Assinale a alternativa correta:

Embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços, apresentam diferenças importantes em quatro aspectos importantes exceto em:

a) volume do output. b) variedade do output.

c) variação da demanda do output.

d) grau de “visibilidade” envolvido na produção do output. e) dimensão tempo.

05. Observe as frases:

I. Para as empresas que concorrem diretamente em preço, o custo será seu principal objetivo de produção. II. As empresas que concorrem em outros aspectos que não preço não estarão interessadas em manter seus custos baixos.

III. Internamente, o desempenho de custo é auxiliado pelo bom desempenho de outros objetivos de desempenho.

Está correto apenas o que se afirma em: a) Somente as afirmações I e III estão corretas. b) Somente as afirmações II e III estão corretas. c) Somente as afirmações I e III estão corretas. d) Somente as afirmações I e II estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas

06. Assinale a alternativa incorreta:

Com os temas de proteção ambiental tornando-se cada vez mais importantes, os projetistas devem considerar cada vez mais as questões “verdes” em seu trabalho. Esse interesse focalizou alguns aspectos fundamentais: a) As fontes de materiais usadas em um produto não devem usar trabalho infantil, minerais escassos e madeira ilegal.

b) Quantidades e fontes de energia consumida no processo devem ser consideradas no projeto de processo. c) A quantidade e o tipo de material rejeitado que é gerado nos processos de manufatura.

d) O tempo de vida do próprio produto. Argumenta-se que um produto de vida curta consumirá menos recursos e energia.

e) O descarte do produto após sua vida útil deve ser de forma ecológica.

07. Observe as afirmações:

I. Um bom projeto de produto ou serviço traduz as necessidades dos consumidores na forma de configuração do produto ou serviço e, assim, especifica as capacitações exigidas pela operação produtiva.

II. O processo de tradução das necessidades do cliente inclui a formalização das seguintes questões: o conceito, o pacote e os relacionamentos envolvidos no projeto.

III. A geração de um conceito identifica todas as peças, componentes do produto ou serviço e a forma como elas se encaixam.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta. b) Somente a afirmação II é correta. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta. e) Todas as afirmações são corretas.

08. Observe as afirmações:

I. O método Taguchi tem como principal objetivo testar a robustez de um projeto para saber se o produto ou serviço consegue manter seu desempenho em condições adversas extremas.

II. De acordo com o método Taguchi, os projetistas de produtos e serviços precisam identificar todas as situações possíveis e verificar se o produto e o serviço são capazes de lidar com aquelas que são consideradas necessárias a custos adequados.

(4)

III. O método de Taguchi utiliza procedimentos estatísticos para realizar relativamente poucos experimentos e, ao mesmo tempo, ser capaz de determinar a melhor combinação de fatores de projeto.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta. b) Somente a afirmação II é correta. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta. e) Todas as afirmações são corretas

09. Considere as afirmações:

I. A etapa de avaliação e melhoria do projeto tem o objetivo de considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes que o produto ou serviço seja testado no mercado.

II. A etapa de avaliação e melhoria pode ser desenvolvida por meio de diversas técnicas tais como: QFD (Quality Function Deployment), engenharia de valor e Método Taguchi.

III. O QFD tem o objetivo principal do desdobramento da função qualidade para assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes.

IV. A matriz QFD é uma articulação formal de como a empresa vê o relacionamento do fornecedor (o quê) e as características de projeto do novo produto (como).

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta.

b) Somente as afirmações I e II são corretas. c) Somente as afirmações I, II e III são corretas. d) Somente as afirmações I e III são corretas. e) Todas as afirmações são corretas.

10. Qual das alternativas abaixo não é correta.

A maioria dos arranjos físicos, na prática, deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjo físico: a) Arranjo físico posicional;

b) Arranjo físico por processo; c) Arranjo físico celular; d) Arranjo físico por produto; e) Arranjo físico em massa

11. Considere as seguintes afirmações:

I. O arranjo físico por processo é assim chamado porque as necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo na operação dominam a decisão sobre o arranjo físico.

II. No arranjo por processos, processos similares (ou processos com necessidades similares) são localizados juntos uns dos outros.

III. Alterando-se a localização dos vários processos produtivos alterar-se-á o padrão de fluxo de tráfego na organização.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta. b) Somente a afirmação II é correta. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta. e) Todas as afirmações são corretas

12. Considere as seguintes afirmações:

I. Tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a transformar seus materiais, informações ou consumidores.

II. Todos os processos produtivos utilizam tecnologia, desde o telefone barato e flexível até máquinas mais caras e especializadas.

(5)

III. Os gerentes de produção não se envolvem com a escolha da tecnologia e sim no gerenciamento, instalação e integração com outras tecnologias.

IV. Algumas tecnologias são periféricas para a criação de bens e serviços, mas desempenham papel central, facilitando o processo.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta. b) Somente a afirmação II é correta. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmações I, II e IV são corretas. e) Todas as afirmações são corretas

13. Considere as seguintes afirmações:

I. Os gerentes de produção fazem considerável uso de um Sistema de Informação Gerencial nas suas atividades de planejamento e controle.

II. Uma transação feita em um sistema de suporte a decisão desencadeia outra, como a emissão de uma nota fiscal que por sua vez gera um lançamento no estoque e outro no módulo de contas a receber.

III. Uma típica aplicação de um sistema de suporte a decisão seria ter a sua disposição os custos de produção associados com a fabricação de cada produto em todas as unidades alternativas da empresa, os custos envolvidos com transporte de produtos nos mercados mundiais, os custos e os lead-times envolvidos na construção e conversão de capacidade, e assim por diante.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta. b) Somente a afirmação II é correta.

c) Somente a afirmações I e III são corretas d) As afirmações I, II e III são incorretas. e) Todas as afirmações são corretas

14. Considere as seguintes afirmações:

I. Planejamento e controle é a conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores.

II. Planejamento ou plano é a formalização do que é pretendido que aconteça em algum momento e controle é o processo de lidar com mudanças no plano de operação a ela relacionada.

III. O planejamento usualmente opera dentro das limitações de recursos da operação mas faz intervenções na operação para corresponder às mudanças em circunstâncias de curto prazo.

IV. Quanto maior a incerteza mais ênfase será dada ao planejamento e menos ênfase ao controle. Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmação I é correta.

b) Somente as afirmações I e II são corretas. c) Somente a afirmações I, II e IV são corretas d) As afirmações I, II e III são corretas.

e) Todas as afirmações são corretas

15. Suponha que uma fábrica de aparelhos condicionadores de ar produza três modelos diferentes: o de luxo,

o padrão e econômico. O modelo de luxo pode ser montado em 1,5 hora, o padrão em uma hora e o econômico, em 0,75 hora. A área de montagem da fábrica tem disponibilidade de 800 horas de pessoal de montagem por semana.

Se a demanda para unidades de luxo, padrão e econômica estiver na proporção 2:3:2, o tempo necessário para montar 2+3+2=7 unidades será:

a) 7,6 horas b) 7 horas c) 3,25 horas d) 4 horas

(6)

16. Se uma máquina opera 80 ciclos por minuto, mas possui uma velocidade projetada de 100 ciclos por

minuto, sua taxa de desempenho é de 80%. Da mesma forma, se produz 90 peças boas de um total de 100 fabricadas possui uma taxa de qualidade de 90%. Se planejarmos fazer rodar o equipamento por 8 horas, mas ele para 2 horas (quebrado), sua disponibilidade é de 75%. A eficácia geral do equipamento é igual a: a) 54%

b) 72% c) 67% d) 60%

e) nenhuma das alternativas

17. Um banco deseja decidir quantas pessoas deve programar atender durante o período movimentado do

horário do almoço. Suas investigações revelaram que durante esse período, os clientes chegam a uma taxa de nove por hora, e que as perguntas que fazem durante esse período (verificação de contas, abertura de novas contas, solicitação de empréstimos etc.) demoram, em média, 15 minutos. O gerente do banco sente que quatro pessoas deveriam trabalhar durante esse período, mas quer assegurar de que os clientes não esperem mais do que três minutos em média antes de serem atendidos. Qual o tempo médio em minutos que cada cliente esperará se manter a capacidade de quatro pessoas para o atendimento?

λ = taxa de chegada

µ = taxa de atendimentos

η = número de atendentes

Ls = número médio de clientes no sistema

Lq = número médio de clientes em fila = Ls - ρ

Wq = tempo médio que o cliente gasta na fila = Lq/ λ

a) 2, 07 b) 2,94 c) 0,049 d) 0,034

e) Nenhuma das anteriores

18. Considere as seguintes afirmações:

I. Planejamento e controle de capacidade é a forma como as operações organizam o nível de atividade de agregação de valor que elas podem alcançar em condições normais de produção em um período.

II. Decisões tomadas em planejamento e controle da capacidade afetam a habilidade de gerar receitas e o volume de capital de giro empregado pela organização, assim como os objetivos de produção normais, como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos.

III. A capacidade é medida pela disponibilidade de seus recursos de entrada ou pelos recursos de saída que são produzidos.

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta.

b) Somente as afirmações I e II são corretas. c) Somente a afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e III são corretas. e) Todas as afirmações são corretas

19. Considere as seguintes afirmações:

I. Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito amplo que inclui a gestão de toda a cadeia de suprimentos desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final.

II. Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito estratégico que inclui amplas considerações de longo prazo da posição da empresa na rede de suprimentos, como também o controle do fluxo de curto prazo através da cadeia de suprimentos.

III. A gestão de materiais é um conceito que trata unicamente o lado da demanda da distribuição física de bens, geralmente, além dos consumidores imediatos através da cadeia de suprimentos até o consumidor final.

(7)

Assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmação I é correta.

b) Somente as afirmações I e II são corretas. c) Somente a afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e III são corretas. e) Todas as afirmações são corretas

20. Considere as seguintes afirmações:

I. Just in time é uma abordagem de operações que tenta atender à demanda instantaneamente, com a qualidade perfeita e nenhum desperdício.

II. Just in time é uma abordagem que difere das práticas de operações tradicionais à medida que enfatiza a eliminação de desperdícios e tempo de atravessamento rápido contribuindo para estoques baixos.

III. Os princípios e técnicas do Just in time são aplicáveis somente no contexto de manufatura.

IV. Uma característica importante do Just in Time é que o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “empurrado” pela demanda do estágio posterior.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmação I, II e IV são corretas. b) Somente as afirmações I e II são corretas. c) Somente as afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e IV são corretas. e) Somente as afirmações I, II e III são corretas.

(8)

__________________________________________________________________________________

FOLHA DE RESPOSTAS DEFINITIVA

PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Instruções de preenchimento: assinale com caneta esferográfica azul ou preta um X na alternativa que considere correta para cada questão conforme exemplo abaixo.

Exemplo: A B C D E 01 X 02 X 03 X 04 X 05 X

VERSÃO

1

RESPOSTAS

A B C D E

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

VERSÃO

1

RESPOSTAS

A B C D E

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Referências

Documentos relacionados

PRESIDENTE (Deputado Ricardo Izar) – Eu peço silêncio, por favor. DEPUTADO ROBERTO JEFFERSON – Olhe para mim, olhe para mim, por favor. DEPUTADO CHICO ALENCAR – Estou

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Os resultados se mostraram positivos, pois o burnout, a área superficial BET e a reatividade ao CO 2 dos oxi-chars foram semelhantes ou mais altos do que tais

[r]