• Nenhum resultado encontrado

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Excelência da Indústria

Minero-metalúrgica Brasileira

13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas -

Belo Horizonte (MG)

Tel. (11) 3895-8590

premiodeexcelencia@revistaminerios.com.br / eventos@revistaminerios.com.br

www.revistaminerios.com.br

(2)

Programa “Anjo da Guarda”

ArcelorMittal Mineração Brasil

29 de Janeiro de 2014

Inscrição no 16º Prêmio de Excelência da Indústria

Minero-Metalúrgica Brasileira – Revista Minérios &

Minerales

Empresa: ArcelorMittal Mineração Serra Azul SA

Trabalho premiado: Anjo da Guarda

Categoria: Segurança do Trabalho

Autores:

Sebastião Costa Filho – Diretor-Presidente – ArcelorMittal Mineração Brasil; Gerson da Costa Alecrim – Gerente Global de Saúde e Segurança do Trabalho – ArcelorMittal Mineração Brasil e Leonardo Reis – Técnico em Segurança do

(3)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. DESCRITIVO TÉCNICO ... 4

3. CONCLUSÃO ... 7

4. ANEXO ...9

2

(4)

Programa “Anjo da Guarda”

1. INTRODUÇÃO

O Programa Anjo da Guarda foi concebido em 2010 e lançado em 2011, visando os primeiros passos em direção a implementação de mudanças de comportamento e atitudes relacionadas à segurança, com vistas ao comportamento seguro.

A principal proposta é proporcionar o diálogo entre as pessoas e criar um ciclo de relacionamento fortalecendo o respeito e a amizade, contribuindo para a melhoria de um clima organizacional favorável a Segurança, que favoreça o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Empregados próprios e contratados foram treinados para avaliar atos incorretos, portanto, assumindo um papel agentes de mudança em temas relacionados à saúde e à segurança em toda a unidade.

As pessoas selecionadas têm como função observar e dar sugestões, não somente quanto ao comportamento dos colegas, mas também sobre situações que ofereçam riscos exercendo o papel de aliado ao cumprimento dos programas de segurança. Sua principal função é ficar sempre alerta ao comportamento inseguro.

A observação ao comportamento de “risco” não implica em punição, mas sim, em orientar os colaboradores quanto ao risco advindo de um comportamento inseguro e a maneira mais adequada ao desenvolvimento de suas tarefas para que os acidentes não ocorram.

(5)

2. DESCRITIVO TÉCNICO

A principal meta é manter o foco diário na preservação da vida de nossos colaboradores, prestadores de serviços e, ao mesmo tempo, a garantia das operações com rentabilidade.

Entendemos que o fator comportamento seguro pode e deve ser trabalhado pela observação das atitudes de risco antes, durante e após a execução das tarefas diárias.

A abordagem principal é mudar a mentalidade dos empregados próprios e prestadores de serviço, no que tange a Saúde e Segurança do Trabalho.

Vários esforços têm sido feito, como discussão entre as equipes, sobre a consciência de segurança, normas de saúde e segurança, riscos e treinamentos.

Todas as ações mencionadas anteriormente foram focadas em permitir que empregados próprios e contratados voltem para suas casas em segurança, logo após um dia de trabalho trabalho seguro em nossas Minas.

A abordagem básica, que tem sido destaque, foi a de tornar os empregados e prestadores de serviços aptos a avaliarem, após treinamento, atos e condições inseguras, auditorias comprtamentais, portanto, assumindo um papel de orientadores em temas de saúde e segurança em nossas Minas.

Todas as atividades diárias e tarefas são avaliadas antes da execução e todos os colaboradores são estimulados a cuidar de si mesmo e de seus colegas. O foco é a orientação para agir de forma segura, e não na punição.

Cada setor da ArcelorMittal Mineração Brasil e empresas contratadas, disponibilizam dois colaboradores que irão atuar como Anjo da Guarda durante os meses do ano. Após o treinamento, os mesmos são orientados a gerarem evidências dessas orientações e auditorias realizadas nas áreas de trabalho.

A partir dessas evidências, é eleito o destaque do Anjo da Guarda do mês e, como incentivo o colaborador recebe uma palavra de motivação por algum gerente de área

(6)

e tem sua foto divulgada em quadros aviso, que ficam expostos em vários pontos da empresa.

Fig. 1: Turma de Anjos da Guarda 2013

O ANJO DA GUARDA: Colaborador treinado, designado, a quem compete a função de observar e dar sugestões, não somente quanto ao comportamento dos colegas, mas também sobre situações que ofereçam risco, exercendo o papel de aliado ao cumprimento dos programas de segurança. Sua principal função e ficar sempre alerta ao comportamento inseguro.

ATRIBUIÇÕES: colaborar para a implementação de mudanças de comportamento e atitudes relativas a segurança, com foco nos seguintes aspectos:

 Desenvolver a conscientização e sensibilização individual e coletiva para as questões de segurança;

 Realizar auditorias da área operacional (Auditoria Comportamental);  Incentivar ações e atitudes pró-ativas de segurança;

 Contribuir para o desenvolvimento da percepção dos riscos na execução de tarefas diárias;

 Contribuir para o desenvolvimento de mudanças comportamentais;

(7)

 Fazer com que a Vigilância Compartilhada seja parte intrínseca da rotina de trabalho de todos os empregados.

RESPONSABILIDADES:

 Participar das analises de Incidentes/Quase Acidentes durante o período de sua atuação;

 Auditar as APT´s (Analise Preliminar de Tarefa), PTE´s (Permissão de Trabalho Especial) e autorização de trabalho;

 Participar ativamente do DDS (Diálogo Diário de Segurança);  Acompanhar o desenvolvimento de ações de segurança;

 Dedicar pelo menos 01 hora diária para as atividades relativas ao projeto;  Cumprir e fazer cumprir os Padrões de Prevenção da Fatalidade (Padrões

ArcelorMittal);

 Elaborar relatório específico de sua atuação diária.

Fig. 2: Anjos da Guarda em ação - 2013

(8)

3. CONCLUSÃO

Anos sem Fatalidades e Acidentes CPT ( com perda de tempo).

Mina do Andrade :

- 65 anos zero fatalidades e de zero Acidentes CPT, desde setembro de 1992 (21 anos);

Mina Serra Azul :

- Nenhuma ocorrencia de fatalidade (start up 1976) e zero Acidentes CPT desde fevereiro de 2009 ;

ArcelorMittal Mineração Brasil deu início ao seu Sistema Integrado de Gestão de Segurança e Saúde em maio de 2009, na Mina Serra Azul e desde maio de 2010, na Mina do Andrade.

O Programa Anjo da Guarda foi implementado em 60 dias. Este prazo rápido foi possível graças ao empenho de toda a equipa de gestão desde o início do projeto. As principais etapas de implementação foram ações internas de comunicação, identificação e seleção de anjo da guarda.

Desde abril de 2010, todos os procedimentos de saúde e segurança foram desenvolvidos para ambas as minas, de forma padronizada.

O Sistema Integrado de Gestão de Saúde e Segurança tem tido, desde o início, a missão de definir as regras, ferramentas e procedimentos para eliminar, mitigar ou reduzir os danos relacionados com o ambiente operacional.

Totalmente alinhado ao sistema, o programa está sendo focado nas atividades diárias da ArcelorMittal Mineração Brasil, ajudando os esforços no sentido de manter zero fatalidades e zero acidentes CPT dentro da organização.

No início, foram implementadas ações básicas e objetivas, tais como rotinas de trabalho, normas de funcionamento, avaliação dos principais riscos, treinar os funcionários a trabalhar em espaço confinado e altura, reuniões diárias, entre outros.

(9)

Esta abordagem direta ajudou a acelerar a integração harmoniosa da gestão de saúde e segurança e os esforços anteriores de segurança.

O programa foi partilhado com outras empresas do Grupo, localizadas na Libéria e Ucrânia, através do nosso Gerente de Sáude e Segurança Gerson Alecrim .

Eram esperados resultados a médio prazo, mas logo nos primeiros meses vieram os resultados. Um deles foi à atitude dos empregados em recusar a execução de atividades de risco.

Ainda como resultado, a taxa de frequência SPT (acidentes sem perda de tempo) foi reduzida anualmente após a implementação do Programa Anjo da Guarda, podendo-se constatar que o Programa também está ajudando a apoiar o zero acidente

(10)

4. ANEXO

(11)

Mini-Curriculos: Autores do Programa Anjo da Guarda – ArcelorMittal Mineração

Brasil

Sebastião Costa Filho

Diretor-Presidente da ArcelorMittal Mineração Brasil

Graduado em Engenharia Mecânica (1981) na PUC-MG, possui MBA em Administração de Empresas (2008) pela FDC no Brasil, GEP no Insead - França (2010) e um Pos MBA em Kellogg FDC (2011) e PGA FDC Brasil e Fountainebleu - França (2013). Já atuou em empresas como Vale, Mineração Ferteco SA, Terex GM,

Fiat Allis, IESA Internacional de Engenharia e Cobrapi.

(12)

Gerson da Costa Alecrim

Gerente Global de Segurança

Ocupa o cargo de Gerente Global de Segurança na ArcelorMittal Mining, tendo atuação nos países onde há unidas do Grupo ArcelorMittal, no segmento de mineração. Possui formação em Técnico de Segurança do Trabalho, concluído no CENTEC – Centro Tecnológico de Contagem – MG (1990), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Federal de Minas Gerais

(2006).

(13)

Leonardo Silva dos Reis

Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil.

Atua como Coordenador do Plano de Atendimento à Emergência da ArcelorMittal Mineração Brasil – unidade Serra Azul, Coordenador do Projeto Anjo da Guarda,

Auditor interno OHSAS 18001-2007, Gestor do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – SGSST, Coordenador de Investigação de Incidentes, Gestor de inspeções técnicas na área operacional, Graduando em Engenharia de

Produção.

Referências

Documentos relacionados

Gráfico 10 – Volume total de cristalóides infundido em cada paciente no período intra-operatório, nos dois grupos

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

(In Reale, Miguel. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 1989, p.. à Ontologia de Hartmann e à Ética material dos valores de Scheler, acrescentaríamos aqui também a

Signates (2013) diz que a religião constitui um dos espaços mais inte- ressantes que existem nas sociedades contemporâneas, para o estudo da comunicabilidade humana. A religião

Finalmente se puede interpretar que Aristóteles admite la música como una eficiente herramienta para el desarrollo de la educación de los jóvenes y también de los adultos. Fue

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS

Para responder a essa questão está sendo feita a análise de documentos oficias da legislação escolar brasileira a partir da década de 50, tendo como ponto de partida as

Na psoríase em placas, três estudos de fase III controlados por placebo foram integrados com o fim de avaliar a segurança de Taltz em comparação com placebo até 12 semanas após