• Nenhum resultado encontrado

Cartão Unicred Visa Classic

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cartão Unicred Visa Classic"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO

Cartão Unicred Visa Classic

Central de Atendimento Unicred Visa Ligações de telefone fixo - 0800 7015528

4763 0000 0000 0000

NOME DO COOPERADO

0000 00000000-000/00

4763 0000 0000 0000

NOME DO COOPERADO

0000 00000000-000/00

(2)

Administradora de Cartões Sicredi Ltda., com sede, foro e admi-nistração em Brasília/DF, no SCS Qd. 06, BL. A, Nº. 141, Ed. Pre-sidente, inscrito no CNPJ sob nº. 03.106.213/0001-90, doravante designada ADMINISTRADORA, e a pessoa física integrante do Sistema de Cartão de Crédito UNICRED VISA, qualificada em termo de adesão próprio, doravante denominada simplesmente TITULAR, ajustam o presente Contrato de prestação de serviços de emissão, administração do Cartão UNICRED VISA e sua utili-zação, a reger-se pelas cláusulas e condições seguintes:

I - OBJETO

Este Contrato de Adesão regula as condições e relações en-tre a ADMINISTRADORA e o TITULAR do Cartão UNICRED VISA, bem como seu uso por esse TITULAR e terceiro(s) ex-pressamente autorizado(s).

II - DEFINIÇÕES

ADICIONAL(IS): pessoa(s) física(s) expressamente autorizada(s)

pelo TITULAR a portar CARTÃO(ÕES) emitido(s) em seu(s) próprio(s) nome(s). Os seus gastos serão lançados na CONTA do TITULAR, responsável pelos pagamentos de todas as despe-sas, e, posteriormente, informados via FATURA MENSAL. Reser-va-se a ADMINISTRADORA, juntamente com as COOPERATI-VAS, o direito de negar pedidos para inclusão de CARTÃO(ÕES) ADICIONAL(IS), de acordo com o processo de aprovação e ma-nutenção de crédito vigente com os requisitos necessários e de-mais condições mínimas para cada tipo de CARTÃO. Todas as disposições deste Contrato aplicam-se integralmente aos CAR-TÕES ADICIONAIS.

ADMINISTRADORA: Administradora de Cartões Sicredi Ltda.,

Sistema de Administração de Cartões de Crédito, Débito e

Múlti-CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO UNICRED VISA

(3)

plo, parte neste Contrato, e que administra o Cartão de UNICRED VISA, por solicitação das COOPERATIVAS.

BANCO PARTICIPANTE: BANCO COOPERATIVO Sicredi

S/A, CNPJ Nº. 01.181.521/0001-55, com sede na av. Assis Brasil, nº 3.940, 12º andar da torre C, bairro Jardim Lindóia, Porto Alegre/RS, CEP: 1.010-003, instituição financeira emis-sora do plástico do CARTÃO que mantém convênio com a AD-MINISTRADORA e com a VISA.

CARTÃO(ÕES): o Cartão UNICRED VISA é um CARTÃO

plástico que pode ser utilizado como meio de pagamento de bens e/ou serviços, e para a realização de outras operações previstas no presente Contrato, e pode cumular as seguintes modalidades e funcionalidades:

a) crédito: permite o pagamento de compras, contas (quando

disponível no CARTÃO) e/ou serviços junto aos ESTABE-LECIMENTOS que aceitam a Bandeira VISA, no Brasil e no exterior, SAQUE A CRÉDITO, e outras TRANSAÇÕES VISA decorrentes de convênios firmados com terceiros. b) débito: permite o saque na conta corrente, compras à vista

junto aos ESTABELECIMENTOS que aceitam a Bandeira VISA, pagamentos, depósitos, consultas de saldos, solicita-ção de extratos, e outros que venham a ser disponibilizados pela ADMINISTRADORA, COOPERATIVA(S) e pela VISA. Emitido em nome do TITULAR/ADICIONAL(IS), o plástico é de propriedade do BANCO PARTICIPANTE, com prazo de validade, pessoal e intransferível.

CARTÃO BÁSICO (ex. Classic ou Standard): É o CARTÃO

que não poderá ser vinculado a programa de benefícios ou recompensas.

CARTÃO DIFERENCIADO (ex. Gold, Platinum, Black ou In-finite): É o CARTÃO que poderá ser vinculado a programa de

benefícios ou recompensas ou cuja emissão decorra de acor-do com empresa comercial.

(4)

em que são lançadas todas as TRANSAÇÕES decorrentes deste Contrato e de interesse do TITULAR.

COOPERATIVA: cooperativa de crédito filiada ao SISTEMA

UNICRED, com a qual o TITULAR mantêm vínculo associati-vo, conhecendo e compactuando com as regras estabelecidas em seu estatuto social e demais normativos e que será res-ponsável pelo financiamento de valores decorrentes da utiliza-ção do CARTÃO, e que será, por direito, única proprietária da base de dados dos associados TITULARES e ADICIONAIS e da carteira de CARTÕES.

CUSTO EFETIVO TOTAL (CET): É o custo total de cada

ope-ração de crédito prevista neste Contrato, que será informado ao TITULAR pela ADMINISTRADORA e/ou COOPERATIVA mensal-mente na FATURA ou em outros meios de comunicação coloca-dos à disposição daquele, nos termos previstos na legislação de regência, na forma de taxa percentual anual.

ENCARGOS: são os juros e tributos devidos em caso de

financia-mento das despesas realizadas com o CARTÃO e/ou a contrata-ção de operações de crédito com o CARTÃO.

ESTABELECIMENTOS: pessoa física ou jurídica, filiada a VISA,

fornecedora(s) de bens e/ou serviços, nos quais o PORTADOR poderá realizar TRANSAÇÕES.

FATURA MENSAL/FATURA: documento de prestação de

con-tas enviado mensalmente ao TITULAR, relacionando todas as TRANSAÇÕES do CARTÃO na categoria crédito, efetua-das por ele e/ou pelo(s) ADICIONAL(IS), já processaefetua-das pela ADMINISTRADORA, contendo também outros registros e in-formações de interesse, tal como os ENCARGOS cobrados. Instrumento hábil para pagamento do(s) saldo(s) devedor(es) pelo TITULAR na data do vencimento.

LIMITE DE CRÉDITO: é o valor máximo permitido para a

utiliza-ção do CARTÃO pelo TITULAR e pelos ADICIONAIS, e informado na FATURA. A ADMINISTRADORA e a COOPERATIVA poderão alterar, a qualquer tempo e a seu critério, esse LIMITE DE

(5)

CRÉ-DITO mediante aviso prévio ao TITULAR, inclusive por intermédio da FATURA.

PAGAMENTO MÍNIMO: de acordo com a legislação vigente,

é o valor mínimo indicado na FATURA que o TITULAR deve pagar, até a data de vencimento da FATURA para não ficar inadimplente. Optando pelo PAGAMENTO MÍNIMO, o TITU-LAR financiará o saldo restante da FATURA. Sobre a diferença entre o saldo total da FATURA e o valor pago haverá a incidên-cia de ENCARGOS.

PENALIDADES: são os juros, multas e demais valores

devi-dos pelo TITULAR no caso de atraso ou não pagamento da FATURA ou das operações de crédito contratadas com o CAR-TÃO, inclusive relacionados à cobrança extrajudicial ou judicial dos valores devidos.

PORTADOR(ES): é a pessoa física aceita pela COOPERATIVA

e apta a possuir o CARTÃO, vinculada a CONTA do TITULAR, considerada TITULAR e/ou ADICIONAL(IS).

PROGRAMA DE RECOMPENSAS: programa destinado ao

CARTÃO DIFERENCIADO, que permite o acúmulo de pontos com a utilização do CARTÃO, os quais podem ser trocados por serviços, produtos ou descontos, junto às empresas ou ESTA-BELECIMENTOS parceiros. Esse programa será regulado e gerido nos termos previstos em Regulamento próprio enviado ao TITULAR do CARTÃO, e que integra o presente Contrato para todos os fins legais.

SAQUE A CRÉDITO: é a modalidade de empréstimo contratada

por meio de retiradas de dinheiro com o CARTÃO, nos canais dis-poníveis, seja no Brasil ou no exterior.

SISTEMA UNICRED: Compreende o conjunto de cooperativas

singulares de crédito, suas respectivas Centrais, a Confederação, e as empresas por estas controladas ou mantidas, que atuam no mercado sob a marca UNICRED.

TARIFAS: valores fixados e cobrados pela COOPERATIVA e/ ou

(6)

ou aos ADICIONAIS, nos termos de Tabela específica disponível nestas para todos os fins de direito. Seus valores podem ser alte-rados a critério da COOPERATIVA e/ou da ADMINISTRADORA a qualquer tempo, mediante aviso prévio ao TITULAR, inclusive por intermédio da FATURA.

TITULAR(ES): o aderente ao presente instrumento. PORTADOR

autorizado do CARTÃO e responsável pelas despesas e demais TRANSAÇÕES dele decorrentes.

TRANSAÇÃO(ÕES): toda a aquisição de bens e/ou serviços

efe-tuados com o CARTÃO, incluindo saques de dinheiro e outras operações oriundas deste Contrato (anuidades, ENCARGOS, pa-gamentos, etc.).

VISA: Sistema Internacional de Cartões, com o qual o BANCO

PARTICIPANTE mantém Contrato, permitindo a utilização do CARTÃO em ESTABELECIMENTOS que aceitam a Bandeira VISA, inclusive fora do país.

III - DO INGRESSO/ADESÃO AO CONTRATO

3.1 - O ingresso/adesão ao contrato do TITULAR no Sistema do CARTÃO se dá:

(i) pela sua assinatura em qualquer documento em que ma-nifeste, de modo inequívoco, seu interesse pela propos-ta de ingresso;

(ii) pela solicitação e aceitação de informações repassadas à COOPERATIVA através de acesso via web internet;

(iii) aquisição via telemarketing;

(iv) solicitação de desbloqueio do CARTÃO pela Central de Atendimento ou qualquer outro canal disponibilizado; ou (v) pela prática de qualquer ato ou fato relativo ao CARTÃO,

inclusive o pagamento de FATURA MENSAL, caracteri-zando a utilização do CARTÃO. Na prática de qualquer dos atos acima enumerados estará, também,

(7)

concomi-tantemente, aderindo ao presente Contrato nos termos e condições da modalidade aderida, do qual o TITULAR receberá uma cópia.

3.2 - O ingresso do(s) ADICIONAL(IS) se dará somente com a autorização expressa do TITULAR e a aceitação da COOPERATIVA, após o ingresso do TITULAR nos termos do item 3.1 acima.

IV - PREENCHIMENTO DA PROPOSTA

4.1 - O pedido do ingresso, mediante proposta, será feito pelo interessado ou a seu mando, conforme formulário próprio da COOPERATIVA, contendo seus dados cadastrais e o(s) do(s) ADICIONAL(IS), se houver.

4.1.1 - Ditos informes passam a compor o banco de dados da ADMINISTRADORA e por ela poderão ser utilizados, com a autorização prévia e expressa da COOPERATIVA, inclusive em operações de marketing direto e telemarketing, respeita-das as disposições legais vigentes. As informações carespeita-dastrais são sigilosas e não podem ser fornecidas pela ADMINISTRA-DORA a terceiros estranhos ao SISTEMA UNICRED. Ao TITU-LAR é facultado consultar os seus dados pessoais arquivados na ADMINISTRADORA.

4.2 - O TITULAR e os ADICIONAIS autorizam à ADMINISTRADO-RA e a COOPEADMINISTRADO-RATIVA a contatá-lo por qualquer meio, inclusive telefone, e-mail, SMS e correspondência, para enviar comunica-ções a respeito do seu CARTÃO, tais como operacomunica-ções realiza-das, LIMITE DE CRÉDITO disponível, bloqueio ou desbloqueio do CARTÃO e vencimento da FATURA.

4.3 - O TITULAR e os ADICIONAIS autorizam ainda o envio de mensagens via SMS, mala direta e e-mails, desde que isen-tos de qualquer cobrança, contendo informações relativas aos produtos, serviços, promoções e novidades da COOPERATI-VA e/ou de qualquer das demais entidades e empresas que integram o SISTEMA UNICRED. Essa autorização poderá ser

(8)

cancelada a qualquer momento pelo TITULAR, mediante so-licitação expressa à COOPERATIVA ou ADMINISTRADORA. 4.4 - A ADMINISTRADORA e/ou a COOPERATIVA comuni-cará(ão) ao Banco Central do Brasil, ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras ou outros órgãos que a legislação prever, as operações que possam estar configuradas na Lei nº. 9.613/98 (Lei que regula a Prevenção aos Crimes de La-vagem de Dinheiro), e demais disposições legais pertinentes a matéria. O TITULAR e os ADICIONAIS autorizam, ainda, a AD-MINISTRADORA e a COOPERATIVA a fornecerem às autori-dades monetárias e fiscais competentes qualquer informação relativa ao uso do CARTÃO, o LIMITE DE CRÉDITO que lhe foi disponibilizado, e quaisquer outras informações exigidas pela legislação de regência, inclusive em relação às opera-ções realizadas em moeda estrangeira.

4.5 - O TITULAR e os ADICIONAIS também autorizam, a qual-quer tempo, mesmo após o cancelamento do CARTÃO, a CO-OPERATIVA e as demais entidades e empresas integrantes do SISTEMA UNICRED a: (i) trocar entre si informações relativas aos mesmos constantes nos cadastros das referidas entida-des/empresas; (ii) fornecer ao Banco Central do Brasil, para integrar o Sistema de Informações de Crédito – SCR, infor-mações sobre o valor das dívidas a vencer e vencidas, bem como de coobrigações e garantias prestadas pelo TITULAR e os ADICIONAIS, entre outras exigidas pela legislação de re-gência; iii) consultar o SCR sobre eventuais informações nele existentes a respeito do TITULAR e os ADICIONAIS, nos ter-mos e para os fins previstos na legislação de regência. 4.6 - O TITULAR e os ADICIONAIS autorizam, ainda a COO-PERATIVA e a ADMINISTRADORA a realizarem a abertura de cadastro e a devida prestação de informações a banco(s) de dados (“Cadastro Positivo”) com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de ou-tras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro, nos termos e para os fins autorizados e previstos na

(9)

Lei nº. 12.414, de 09 de junho de 2011.

V - ANUIDADE/TARIFAS

5.1 - Pela sua adesão ao Sistema, o TITULAR pagará as TARI-FAS fixadas pela COOPERATIVA e/ou pela ADMINISTRADO-RA, além daquelas informadas em FATUADMINISTRADO-RA, incluindo a anui-dade, calculada por CARTÃO emitido, fornecimento de 2º via do CARTÃO, utilização para saques em dinheiro, pagamento de contas, pedido de urgência na análise necessária para au-mentar o LIMITE DE CRÉDITO, conforme tabela em vigor. A cada ano de permanência no Sistema lhe será cobrada, ante-cipadamente, nova anuidade. A ADMINISTRADORA poderá, a critério da COOPERATIVA, parcelar ou isentar a anuidade, podendo também reajustá-la.

VI - UTILIZAÇÃO DO CARTÃO

6.1 - O CARTÃO é de uso pessoal e intransferível. Na face e/ ou no verso do CARTÃO, entre outros dados, constará o nome do TITULAR, seu número de identificação, a data de validade, a mar-ca UNICRED, banda magnétimar-ca, faixa reservada para assinatura, holograma de segurança, chip eletrônico (opcional) e logomarca VISA.

6.2 - Ao receber o(s) CARTÃO(ÕES), o TITULAR e o(s) ADICIONAL(IS) deverão conferir os dados nele(s) cons-tantes, assinando-os imediatamente, sem o que o(s) mesmo(s) não poderá(ão) ser utilizado(s).

6.3 - O TITULAR se responsabilizará pela utilização do CARTÃO, inclusive do ADICIONAL(IS), na forma permitida por este Contra-to, bem como pelo sigilo e pelas consequências da divulgação das senhas.

6.4 - O CARTÃO será entregue ao PORTADOR bloqueado para qualquer utilização. No ato do recebimento o PORTADOR deverá apor-lhe a respectiva assinatura no local indicado, ficando, o

(10)

TI-TULAR, responsável por quaisquer prejuízos decorrentes da falta de assinatura no CARTÃO. O desbloqueio do CARTÃO deverá ser solicitado pelo TITULAR conforme instruções gravadas no do-cumento que acompanha o CARTÃO.

VII - MODALIDADES E FUNCIONALIDADES:

7.1 - Cada CARTÃO possui características próprias com modali-dades, funcionalidades e limitações específicas de acordo com o que dispõe os itens seguintes:

7.1.1 - O Cartão UNICRED VISA poderá englobar as seguintes categorias e funcionalidades:

• crédito: Rotativo, Saque, Prêmios de Seguros e Parcelado Lojista, entre outros;

• débito: Saque na Conta Corrente, Compra de Bens e Servi-ços - à vista débito da conta corrente, entre outros.

7.1.2 - A COOPERATIVA e ADMINISTRADORA reservam-se o direito de não fornecer todas as categorias e funcionalidades aqui descritas, desde que avisado o TITULAR com antecedên-cia. Poderão ainda ser autorizadas novas formas de utilização do CARTÃO e/ou novas funcionalidades/categorias, estando expressamente proibida, todavia, sua utilização por terceiros de maneira não prevista neste Contrato.

7.2 - A seguir estão definidas as categorias e funcionalidades exis-tentes:

7.3 - CATEGORIA CRÉDITO

7.3.1 - Nesta categoria será disponibilizado ao TITULAR um LI-MITE DE CRÉDITO, compartilhado com os seus dependentes, se houver, podendo ser disponibilizadas as funcionalidades logo abaixo descritas.

IMPORTANTE: a COOPERATIVA poderá, a seu exclusivo

(11)

median-te comunicado prévio exclusivo para esmedian-te fim, ou indicando o novo limite através da FATURA MENSAL ao TITULAR. Fica facultada, ao TITULAR, a aceitação ou não da alteração do limite, que poderá ser manifestada através de correspondên-cia enviada à COOPERATIVA ou através da Central de Aten-dimento, sendo que a não aceitação ensejará a rescisão ime-diata deste Contrato.

Rotativo

7.3.2 - O Crédito Rotativo refere-se à flexibilidade de pagamento parcial das compras e outras TRANSAÇÕES lançadas e discrimi-nadas na FATURA no dia do vencimento da mesma.

7.3.3 - Nesta função, o TITULAR pode optar no dia do vencimento da FATURA pelo pagamento parcial dos valores ali determinados, respeitando sempre o limite de PAGAMENTO MÍNIMO demons-trado na FATURA.

7.3.4 - Sobre o saldo remanescente (diferença entre o saldo total da FATURA e o valor pago), incidirão ENCARGOS conforme po-lítica de crédito vigente da COOPERATIVA de conhecimento do TITULAR atendendo ao discriminado na fatura do CARTÃO. OBS.: o Crédito Rotativo restringir-se-á ao limite concedido ao TITULAR.

Saque

7.3.6 - O PORTADOR poderá efetuar saques em dinheiro para pagamento único no dia do vencimento da fatura, atualizado com ENCARGOS financeiros proporcionais, respeitado o limite esta-belecido e informado na FATURA MENSAL. Haverá a incidência de juros de financiamento Pro Rata Die, de acordo com o informa-do na FATURA MENSAL.

7.3.7 - Os saques poderão ser realizados nos canais informados pela COOPERATIVA.

Parcelado Lojista

(12)

servi-ços, utilizando-se do parcelamento feito diretamente pelo lojista. Nesta modalidade o valor total da compra será dividido pelo nú-mero de parcelas acordado com o lojista.

7.3.9 - Para usufruir desta funcionalidade o PORTADOR deverá fazer opção por esta modalidade de pagamento e informar ao lojista no momento da compra e antes da realização da opera-ção. Após a realização da operação, o PORTADOR deverá fazer a conferência de valores, opção do número de parcelas e apor sua senha, ou o lojista fará a impressão dos recibos da operação, onde o PORTADOR deverá apor sua senha ou assinar e devolver uma das vias do recibo, conforme exigência do BANCO PARTICI-PANTE. O PORTADOR poderá exigir a entrega de uma via como comprovante da operação.

Utilização no Exterior

7.3.12 - O uso do(s) CARTÃO(ÕES) internacional(is) está sujeito a normas especiais emitidas periodicamente pelo Banco Central do Brasil a que o TITULAR e o(s) ADICIONAL(IS) deverão respeitar. As sanções civis daí decorrentes poderão, eventualmente, incluir multas que serão cobradas na própria FATURA ou cancelamento da autorização de uso internacional. No caso de perda, roubo ou furto, fora do Brasil, a comunicação deverá ser feita ao escritório local da VISA INTERNACIONAL.

7.3.13 - A ADMINISTRADORA possibilitará ao TITULAR realizar saques em dinheiro, para emergências, em locais especificamen-te designados, com ENCARGOS financeiros devidos desde o mo-mento do saque. Os saques realizados no exterior sujeitam-se às condições, normas e legislação de cada país.

7.3.14 - O CARTÃO poderá ser utilizado na realização de gastos com viagem ao exterior, respeitado o limite estabelecido pelo Ban-co Central do Brasil, entendendo-se esses gastos Ban-como aqueles necessários e suficientes à manutenção pessoal do viajante e pe-quenas despesas correlatas.

7.3.15 - Toda compra de bens que possam configurar inves-timento no exterior ou importação e que, como tal, estejam

(13)

sujeitos à regulamentação específica, é de inteira responsabi-lidade do TITULAR.

7.4 - CATEGORIA DÉBITO

7.4.1 - Nesta categoria, poderão ser disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

Saque na Conta Corrente

7.4.2 - Os PORTADORES poderão através desta funcionalidade efetuar saques em dinheiro com uso da senha pessoal atribuída, diretamente de sua conta corrente, mediante saldo disponível so-mado ao limite de cheque especial, se houver.

7.4.3 - Os saques poderão ser realizados nos canais informados pela COOPERATIVA.

OBS.: os saques em caixas automáticos de terceiros são passí-veis de cobrança de TARIFA conforme tabela divulgada pela CO-OPERATIVA.

Compra de Bens e Serviços – à vista débito em conta corrente 7.4.4 - Nesta funcionalidade os PORTADORES poderão efetuar

o pagamento de compras de bens e serviços com débito direto de sua conta corrente mediante saldo disponível somado ao seu limite de cheque especial, se houver. Para tanto será exigido o uso da senha pessoal atribuída.

IMPORTANTE: em todas as funcionalidades aqui descritas

obriga-se, o TITULAR, a responsabilizar-se por seu(s) ADICIONAL(IS), relativamente ao uso do CARTÃO e às cláusulas e condições aqui pactuadas.

7.4.5 - A COOPERATIVA e ADMINISTRADORA reservam-se o di-reito de não fornecer todas as categorias e funcionalidades aqui descritas, desde que avisado o TITULAR com antecedência. Po-derão ainda ser autorizadas novas formas de utilização do CAR-TÃO e/ou novas funcionalidades/CATEGORIAS, estando expres-samente proibida, todavia, sua utilização por terceiros de maneira

(14)

não prevista neste Contrato.

7.4.6 - Sem prejuízo da exigibilidade do pagamento de cada TRANSAÇÃO, poderá o TITULAR, mediante comunicação a COOPERATIVA ou a Central de Atendimento, contestar qual-quer valor debitado em sua conta corrente, no prazo de 10 (dez) dias da data do respectivo lançamento. O não exercício dessa faculdade implica o expresso reconhecimento da exati-dão do lançamento.

7.4.7 - Se o TITULAR contestar indevidamente qualquer lança-mento, a COOPERATIVA cobrará ENCARGOS, exigíveis jun-tamente com o valor original da TRANSAÇÃO, caso o valor em questão tenha retornado à conta corrente do TITULAR anterior-mente à solução final da contestação.

VIII - PARCERIAS

8.1 - Por força de relacionamentos mantidos pela COOPERATIVA ou pela ADMINISTRADORA com empresas parceiras, os POR-TADORES poderão obter benefícios, produtos e/ou facilidades concedidos pelo parceiro, os quais serão divulgados por intermé-dio dos meios de comunicação da COOPERATIVA.

8.1.1 - Por força da parceria descrita no item acima, o TITULAR autoriza expressamente a ADMINISTRADORA e a COOPERATI-VA a disponibilizar os seus dados cadastrais ao parceiro, incluin-do, mas não se limitando a nome, dados pessoais e de consumo, com o objetivo de viabilizar a concessão de produtos, benefícios e facilidades ao TITULAR.

8.2 - A ADMINISTRADORA e a COOPERATIVA não possuem qualquer responsabilidade pela concessão (ou negação), de facili-dades, produtos ou serviços pelo parceiro ao PORTADOR. 8.3 - Os benefícios, produtos e/ou facilidades concedidos pelo parceiro poderão ser descontinuados a qualquer tempo, me-diante aviso prévio.

(15)

pontu-ação para particippontu-ação em programas de fidelidade e/ou recom-pensas, desde que disponibilizados pela ADMINISTRADORA. Tais programas serão regrados por regulamento próprio a ser dis-ponibilizado no ato da contratação.

IX - RESPONSABILIDADES DO PORTADOR

9.1 - Caberá ao TITULAR e/ou ADICIONAL(IS) verificar a cor-reção dos dados lançados no comprovante de venda do ES-TABELECIMENTO, sendo certo que a aposição de assinatura nesse documento, o uso da senha eletrônica ou o fornecimen-to de dados (indicação do número do CARTÃO com código de segurança e data de validade), conforme o caso, caracteriza a inequívoca manifestação de vontade e concordância com as operações realizadas, obrigando-se por todos os ENCARGOS e responsabilidade delas decorrentes. Eventuais divergências nos preços, parcelas ou ocorrências de defeitos ou vícios, ain-da que ocultos, nas mercadorias e/ou serviços adquiridos pelo TITULAR e/ou ADICIONAL(IS) através do CARTÃO, não exi-mem o TITULAR da obrigação de pagamento no vencimen-to, pois à ADMINISTRADORA e à COOPERATIVA nenhuma responsabilidade caberá por tais anomalias. Ressalva-se, em tais circunstâncias, o direito do TITULAR de reclamar com o comerciante ou com o fornecedor, conforme o caso.

9.2 - O TITULAR deverá zelar pela segurança do seu CARTÃO e de CARTÃO(ÕES) ADICIONAL(IS) na qualidade de fiel depositá-rio, guardando-o(s) em lugar seguro, sendo também responsável pelo sigilo de sua(s) senha(s) eletrônica(s), mantendo-a(s) sempre separada(s) do(s) CARTÃO(ÕES).

9.3 - O fornecimento da senha eletrônica ao(s) ADICIONAL(IS) implica também autorização do TITULAR para que o(s) ADICIONAL(IS) movimente(m) as operações decorrentes do uso do CARTÃO.

9.4 - O TITULAR obriga-se a manter a ADMINISTRADORA e a COOPERATIVA sempre atualizadas acerca de seu endereço para

(16)

correspondência, telefone para contato e outros dados constantes de seu cadastro, sendo de sua exclusiva responsabilidade todas as consequências decorrentes da omissão dessa obrigação.

X - SEGURANÇA E FACILIDADES

10.1 - Nenhuma TRANSAÇÃO em ESTABELECIMENTOS será feita sem autorização do PORTADOR, que deverá assinar o com-provante respectivo. A assinatura poderá ser substituída:

• pelo uso de senha eletrônica, fornecida ao TITULAR e/ou ADICIONAL(IS), se houver;

• em caso de vendas por telefone e/ou internet, pela indica-ção do número do CARTÃO, data de validade e o código de segurança do CARTÃO – CSC, três últimos dígito do verso do CARTÃO.

10.2 - Nem todos os ESTABELECIMENTOS estão autorizados a efetuar TRANSAÇÕES por telefone ou internet.

10.3 - A ADMINISTRADORA colocará à disposição do PORTA-DOR sistema de atendimento telefônico (Central de Atendimento UNICRED VISA), visando esclarecer toda e qualquer dúvida rela-tiva ao(s) CARTÃO(ÕES).

10.4 - Em caso de perda, roubo, furto do(s) CARTÃO(ÕES), mes-mo que vencido(s) ou cancelado(s), o PORTADOR deverá comu-nicar imediatamente o fato a Central de Atendimento UNICRED VISA, fornecendo elementos esclarecedores, para que se possa tomar as medidas necessárias a fim de se evitar sua utilização por terceiros. É obrigação do TITULAR avisar a Central de Atendi-mento UNICRED VISA, caso suspeite que o mesmo esteja sendo usado indevidamente por terceiros.

10.5 - Caso sejam detectados pela ADMINISTRADORA e/ou pela COOPERATIVA indícios ou suspeitas de uso indevido do CARTÃO, a ADMINISTRADORA e/ou a COOPERATIVA pode-rão efetuar o bloqueio do CARTÃO até o encerramento das investigações.

(17)

10.5.1 - O bloqueio do CARTÃO será baseado no histórico de uso do CARTÃO pelo(s) PORTADOR(ES), podendo a ADMI-NISTRADORA, a COOPERATIVA ou ainda a Central de Aten-dimento UNICRED VISA, entrar em contato com o TITULAR a fim de solicitar a confirmação da operação. Caso não sejam satisfatórias as informações prestadas pelo TITULAR ou se este não for localizado, o CARTÃO permanecerá bloqueado como medida de segurança, até a realização de contato do TITULAR com a Central de Atendimento UNICRED VISA ou o seu comparecimento à COOPERATIVA, se necessário.

XI - FATURA MENSAL E PAGAMENTO

11.1 - Mensalmente, a ADMINISTRADORA prestará contas das TRANSAÇÕES havidas e já processadas, seja por meio dos ser-viços de Internet do emissor ou emitindo para o TITULAR a FATU-RA MENSAL de sua CONTA, hábil para pagamento junto à rede bancária e às COOPERATIVAS, contendo:

• nome do TITULAR;

• identificação discriminada das operações realizadas por CARTÃO, inclusive ADICIONAL;

• data do vencimento;

• data de cada TRANSAÇÃO, valor e identificação do ESTA-BELECIMENTO;

• valor mínimo a ser pago; • saldo devedor mensal total; • saques realizados;

• ENCARGOS do período;

• valor percentual máximo de ENCARGOS para o próximo pe-ríodo, quando alterado;

• LIMITE DE CRÉDITO;

(18)

• taxa de inscrição, anuidade e outras taxas/ TARIFAS, quando devidas;

11.2 - É obrigação do TITULAR, caso não receba a sua FA-TURA MENSAL até 2 (dois) dias antes da data do vencimen-to prevista, entrar em contavencimen-to com a Central de Atendimenvencimen-to UNICRED VISA, por telefone, para receber instruções para pagamento, não podendo se desobrigar, por esse motivo, do pagamento na data ajustada.

11.3 - Os pagamentos das FATURAS poderão ser feitos mediante débito automático em conta de depósito indicada na proposta de adesão pelo TITULAR, por meio de boleto bancário ou por outros canais disponibilizados, previamente informados pela ADMINIS-TRADORA ou pela COOPERATIVA.

11.4 - No caso de o TITULAR optar pelo pagamento das FATURAS através de débito automático, previsto na Cláusula acima, o mesmo deverá provisionar saldo sufi-ciente para a quitação integral da FATURA até a data do vencimento, caso contrário, será considerado em atraso e o valor total da FATURA será refinanciado.

11.5 - O TITULAR poderá, no prazo de 10 (dez) dias corridos após o vencimento da FATURA MENSAL, formular reclamação sobre qualquer irregularidade nela encontrada. Em não se ma-nifestando o TITULAR no prazo estabelecido, a prestação de contas será tida como aceita por ele, sendo os valores ali lan-çados admitidos como representativos da dívida certa, líquida e exigível, configurando-se, na hipótese, referido documento como confissão de obrigação de pagar a quantia certa. Poderá a ADMINISTRADORA, a seu exclusivo critério e sem que tal procedimento constitua assunção de uma dívida, admitir que as FATURAS sejam pagas deduzidas as parcelas contesta-das. Verificada a improcedência da reclamação, incidirão os ENCARGOS previstos na Cláusula XIII desde o vencimento da respectiva FATURA, além da possibilidade de cobrança de TARIFA por pesquisa junto à Bandeira.

(19)

11.6 - As quantias despendidas no exterior serão convertidas do seu valor apurado em dólar dos Estados Unidos da Amé-rica para moeda nacional, conforme informadas pela ADMI-NISTRADORA ou pela COOPERATIVA na FATURA, devendo ser quitadas de forma integral, sem a possibilidade de parce-lamento ou financiamento, salvo determinação expressa da ADMINISTRADORA e/ ou da COOPERATIVA em contrário. A eventual diferença apurada em virtude da variação cambial entre a data do processamento da FATURA e seu vencimento será compensada na FATURA seguinte, através de lançamen-to a débilançamen-to ou a crédilançamen-to do associado. Decorrido o prazo de vencimento da FATURA sem pagamento, o saldo devedor em dólares dos Estados Unidos da América será convertido auto-maticamente para moeda nacional, sofrendo então os acrésci-mos moratórios previstos no presente Contrato.

11.7 - O TITULAR reconhece que o valor das despesas em moeda estrangeira, constante do demonstrativo mensal, cons-titui obrigação nessa moeda, embora pagável em moeda cor-rente nacional por força da legislação brasileira, observando a cotação do dólar dos Estados Unidos da América no mercado de câmbio vigente no dia do vencimento, conforme prevê a Regulamentação do Banco Central do Brasil (Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais - MCCI).

11.8 - Cada TRANSAÇÃO realizada em moeda estrangeira, nas categorias crédito e débito, que não o dólar dos Estados Unidos da América, ficará sujeita ao pagamento de taxa de serviço cobrada pela VISA para a conversão ao dólar dos Es-tados Unidos da América.

11.9 - A taxa de serviço de conversão será lançada na FATURA MENSAL ou debitada da conta corrente do TITULAR, confor-me o caso.

11.10 - Nas TRANSAÇÕES havidas na categoria débito, o valor de referidas transações realizadas em moeda estrangeira, con-vertido para o dólar dos Estados Unidos da América, quando for o caso, será debitado pelo equivalente em moeda nacional, sendo

(20)

a conversão feita mediante utilização da taxa de venda do dólar turismo do dia da TRANSAÇÃO.

XII - LIMITE DE CRÉDITO E FINANCIAMENTO

12.1 - Com base nos dados cadastrais e outras informações do TITULAR, será concedido LIMITE DE CRÉDITO em sua CON-TA, para uso nacional e internacional. O(s) PORTADOR(ES) não poderá(ão), em hipótese alguma, ultrapassar esse limite, incluindo-se aí, mensalmente, o valor financiado e seus res-pectivos ENCARGOS, saque e aquisição de bens e serviços, de forma parcelada e à vista. O eventual excesso deverá ser obrigatoriamente pago, pelo TITULAR, na data do vencimen-to, compondo o PAGAMENTO MÍNIMO. A ADMINISTRADORA e/ou a COOPERATIVA poderá(ão) exigir que o excesso seja pago antecipadamente e/ou cobrada TARIFA sobre a adminis-tração do risco.

12.2 - O limite de crédito será comprometido pelo valor das TRANSAÇÕES realizadas com o CARTÃO. Esse limite será restabelecido automaticamente, na proporção do valor pago, em até 72 (setenta e duas) horas úteis após o respectivo paga-mento da FATURA. Nos casos de pagapaga-mento da FATURA com cheque, a liberação do limite está condicionada à respectiva compensação.

12.3 - A COOPERATIVA realizará avaliações de crédito e restri-ções cadastrais periodicamente, podendo, com base em tais in-formações restringir o LIMITE DE CRÉDITO concedido, negar autorização para utilização do CARTÃO, bloqueá-lo ou ainda não permitir o desbloqueio de CARTÕES por tempo indeterminado e/ ou até que o TITULAR esteja em conformidade com os critérios de risco de crédito estabelecidos pela COOPERATIVA.

12.4 - É concedido ao TITULAR o direito de financiar parte de seu saldo devedor, desde que pague pelo menos o valor mínimo devi-do descrito na FATURA.

(21)

pa-gamento do valor mínimo devido da FATURA, hipótese em que o crédito aberto englobará o total dos valores e ENCARGOS devi-dos na respectiva FATURA, inclusive PENALIDADES e TARIFAS de serviços de cobrança.

12.6 - Em caso de atraso, não pagamento ou pagamento me-nor que o mínimo devido, todo o saldo devedor será, a critério da ADMINISTRADORA ou da COOPERATIVA, financiado nos moldes acima. Contudo, sobre o valor em mora serão cobra-dos, além dos ENCARGOS as PENALIDADES decorrentes de infração contratual.

12.7 - Ao realizar compras pelo sistema parcelado na forma eleita no comprovante de venda (salvo na hipótese de par-celamento lojista), efetuar saques emergenciais, financiamen-to rotativo ou parcelamenfinanciamen-to da sua FATURA, o TITULAR fica ciente de que estará, automaticamente, realizando a contrata-ção de empréstimo/financiamento com a COOPERATIVA, de importância igual ao valor do débito decorrente da utilização do CARTÃO, ressalvadas as limitações ou contingências de crédito da COOPERATIVA que venham a ser impostas pelo Banco Central do Brasil.

12.8 - As modalidades de financiamento citadas no item acima poderão ser disponibilizadas ou não, a critério da COOPERATIVA, dependendo da modalidade de CARTÃO do TITULAR, avaliações de crédito e/ou restrições cadastrais.

12.9 - A ADMINISTRADORA fica responsável pelo comando dos lançamentos a débito e crédito na citada operação de crédito. 12.10 - A ADMINISTRADORA é responsável pela prestação de informação sobre os valores financiados, enquanto em situação de normalidade ou em atraso até 60 dias.

12.11 - Decorridos 60 dias de atraso, as operações de finan-ciamento passam a ser controladas diretamente pela COO-PERATIVA, cabendo a esta a prestação de informações sobre tais operações. Após o prazo de 60 dias de atraso o TITULAR perde a prerrogativa do PAGAMENTO MÍNIMO, devendo,

(22)

obri-gatoriamente, quitar a totalidade da FATURA.

12.12 - A ADMINISTRADORA informará mensalmente, através da FATURA, o valor percentual máximo dos ENCARGOS contratuais a serem cobrados do TITULAR pela utilização de crédito junto à COOPERATIVA os quais se compõem de parte fixa determinada pela COOPERATIVA (remuneração pela garantia prestada e pe-los serviços de administração do financiamento) e parte variável representada pelo custo do financiamento de acordo com as polí-ticas de crédito então vigentes.

12.13 - Fica esclarecido que não estão inclusos nos ENCARGOS contratuais informados na FATURA as despesas incorridas por co-brança extrajudicial e judicial, TARIFAS e registros.

IMPORTANTE: todo e qualquer tributo que seja ou que possa ser

exigido em razão da TRANSAÇÃO de financiamento, especial-mente o IOF, correrá por conta do associado. Ressalvada disposi-ção legal em contrário.

XIII - AS PENALIDADES EM CASO DE ATRASO OU FALTA DE PAGAMENTO

13.1 - O atraso e/ou a falta de pagamento das obrigações do TI-TULAR junto à COOPERATIVA, mesmo que em outras operações de crédito, conferem à ADMINISTRADORA e à COOPERATIVA o direito de, a qualquer tempo, reduzir o LIMITE DE CRÉDITO ante-riormente concedido e/ou considerar a qualquer tempo rescindido o Contrato, independentemente de aviso ou notificação judicial ou extrajudicial, ficando ainda os valores devidos sujeitos aos acrés-cimos das seguintes PENALIDADES, sem prejuízo da incidência dos demais ENCARGOS e do bloqueio do CARTÃO do TITULAR e dos ADICIONAIS:

• multa moratória de 2% (dois por cento) e juros de mora à ra-zão de 1% (um por cento) ao mês, sobre o valor total devido na FATURA;

(23)

judi-cial ou extrajudijudi-cial, serão suportadas pelo TITULAR, tal como, mas não se limitando à despesas com honorários advocatícios e custas processuais, além da possibilidade de inclusão do nome do titular nos órgãos de restrição de crédito (ex.: SPC/SERASA).

13.2 - Uma vez excluídos do sistema de financiamento, os valores devidos acrescidos dos ENCARGOS acima serão atualizados diariamente por índice a ser definido pelas COOPERATIVAS.

13.3 - Caso constatada pela ADMINISTRADORA ou pelo Banco Central do Brasil, a prática de atos do TITULAR, na utilização do CARTÃO no exterior, que possam vir a caracterizar infração às normas cambiais vigentes, além das PENALIDADES específicas aplicáveis ao caso con-creto, a ADMINISTRADORA poderá considerar imediata e automaticamente rescindido o presente Contrato, sem prejuízo da adoção de medidas judiciais tendentes à sa-tisfação de eventual saldo devedor do associado. 13.4 – As aquisições de bens e/ou serviços, bem como os sa-ques em dinheiro processados após a ocorrência do inadim-plemento, efetuados em qualquer data, terão vencimento imediato e incorporar-se-ão ao saldo devedor para efeito da apuração dos valores referentes às taxas de juros e demais ENCARGOS de financiamento devidos.

XIV - PRAZO E CAUSAS DE RESCISÃO

14.1 - O presente Contrato vigorará por prazo indeterminado e poderá ser rescindido, por qualquer das partes, inclusive pelas COOPERATIVAS, imotivadamente, mediante aviso prévio. Parágrafo 1 - Quando a iniciativa partir do TITULAR procederá este incontinente, à liquidação total do saldo devedor que à época se apurar.

Parágrafo 2 - Terá direito, o TITULAR, à devolução ou compen-sação da parcela da anuidade não incorrida, desde que solicite

(24)

expressamente à COOPERATIVA.

Parágrafo 3 - Uma vez rescindido imotivadamente o Contrato, deverá o TITULAR se abster de utilizar o(s) CARTÃO(ÕES) com a finalidade prevista neste Contrato, cabendo-lhe devolvê-lo(s) à COOPERATIVA ou destruí-lo(s).

Parágrafo 4 - Devolvendo o(s) CARTÃO(ÕES), o TITULAR permanecerá responsável pelos débitos/obrigações remanes-centes e derivados, a qualquer título do presente ajuste, que lhe serão apresentados pela ADMINISTRADORA logo que apurados, para pagamento de uma só vez.

14.2 - Além das hipóteses contempladas neste Contrato, consti-tuirão causa de rescisão, independentemente de notificação ou qualquer outra formalidade:

a) descumprimento de qualquer cláusula ou condição deste ins-trumento, por parte do TITULAR ou ADICIONAIS;

b) verificação pela ADMINISTRADORA de serem inverídicas as informações prestadas pelo TITULAR e/ou ADICIONAL(IS); c) prática dolosa de qualquer ação, ou deliberada omissão, do

TITULAR e/ou do(s) ADICIONAL(IS) visando à obtenção de vantagens oferecidas pelo CARTÃO;

d) situações que alterem negativamente o perfil de crédito veri-ficado na proposta de adesão do TITULAR;

e) a prática de ato ou fato, mesmo não expressamente previs-tos neste Contrato, que visem a prejudicar a parte contrária; f) inadimplência em qualquer operação de crédito que o asso-ciado mantenha com a COOPERATIVA ou outras restrições de crédito verificadas pela COOPERATIVA.

14.3 - Uma vez rescindido o Contrato, independentemente de sua causa, deverá o TITULAR quitar os valores devidos, abstendo-se de utilizar o(s) CARTÃO(ÕES), inclusive de seu(s) ADICIONAL(IS). 14.4 - Em qualquer hipótese de encerramento das relações contratuais, o(s) CARTÃO(ÕES) deverá(ão) ser imediatamente

(25)

destruído(s) ou devolvido(s) pelo TITULAR e, a partir daí, a sua utilização tornar-se-á fraudulenta, sujeitando-se o TITULAR às sanções cabíveis.

14.5 - A critério do SISTEMA UNICRED, o presente instrumento também poderá ser rescindido no caso de desligamento da CO-OPERATIVA deste Sistema, hipótese em que também deverá ser observado o disposto nos itens 14.3 e 14.4 anteriores.

XV - ALTERAÇÕES NAS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS

15.1 - A ADMINISTRADORA e/ou a COOPERATIVA poderão, a qualquer tempo, alterar as disposições contratuais, desde que muniquem ao TITULAR com a antecedência necessária. Tal co-municação poderá ser feita, inclusive, por mensagens lançadas na FATURA. Não serão abrangidas nessa hipótese as alterações ditadas por força de determinação legal ou de impactos econômi-cos que desequilibrem a relação contratual, que poderão ocorrer independentemente de qualquer comunicação prévia.

15.2 - Caso o TITULAR não concorde com as alterações de-verá, no prazo de 7 (sete) dias do recebimento da comuni-cação, rescindir o Contrato, comunicando à COOPERATIVA, abstendo-se do uso do CARTÃO desde a data do recebimento da comunicação. A ausência de manifestação do TITULAR, no prazo assinalado, ou o uso do CARTÃO, serão tidos como aceitação das alterações ocorridas.

XVI - CONDIÇÕES GERAIS

16.1 - O TITULAR, desde já, autoriza a ADMINISTRADORA e a COOPERATIVA, ou terceiros por eles nomeados, a averiguar a autenticidade dos dados cadastrais informados, bem como as informações relativas a perda, roubo ou extravio do CARTÃO. A constatação da inveracidade das alegações configurará infração contratual, facultando à ADMINISTRADORA e/ ou a COOPERA-TIVA, a rescisão do Contrato.

(26)

ao longo da vigência deste Contrato, inclusive e em especial junto a outras empresas do SISTEMA UNICRED, o presente Contrato poderá ser rescindido pela ADMINISTRADORA e/ou pela COOPERATIVA.

16.3 - A ADMINISTRADORA e a COOPERATIVA não se respon-sabilizam pela eventual restrição de ESTABELECIMENTOS à aceitação do CARTÃO.

16.4 - Não pagos pelo TITULAR quaisquer valores devidos à ADMINISTRADORA ou à COOPERATIVA, independentemen-te de notificação ou qualquer outra formalidade, poderá ser suspensa a utilização do(s) CARTÃO(ÕES) de crédito ou ser rescindido o Contrato, na forma do item 2, letra “a”, da Cláusu-la XIV deste instrumento.

16.5 - Verificada a inadimplência de que trata o item 16.4 retro desta Cláusula, o TITULAR, tanto quanto o(s) ADICIONAL(IS), abster-se-ão, obrigatoriamente, do uso do CARTÃO.

16.6 - O TITULAR ficará como único e exclusivo responsável pelo uso indevido do CARTÃO, inclusive do(s) ADICIONAL(IS), e que terceiros tenham ou venham a fazer, até o exato momento do re-cebimento de comunicação de furto, roubo, perda e/ou extravio à Central de Atendimento UNICRED VISA, comunicação esta a que se obriga o TITULAR do CARTÃO.

16.7 - Integram o presente Contrato as normas, critérios, limites e demais condições oriundas do Banco Central do Brasil relativas ao uso de cartões de crédito no Brasil e no exterior, que o TITU-LAR e o(s) ADICIONAL(IS) obrigam-se a observar.

16.8 - O presente Contrato obriga as partes, seus herdeiros e su-cessores.

16.9 - Em qualquer hipótese de rescisão do presente Contrato, as Cláusulas e condições contratuais relativas a pagamento, mora e financiamento, inclusive no que diz respeito ao mandato, permanecerão em vigor até a inte-gral liquidação das dívidas e obrigações contratuais, de-sobrigando-se, contudo, a ADMINISTRADORA e a

(27)

CO-OPERATIVA da emissão de FATURA(S) MENSAL(IS). 16.10 - Para dirimir toda e qualquer dúvida oriunda do pre-sente Contrato, fica eleito o foro da Sede da COOPERATIVA, ressalvando, sempre e em qualquer caso, à ADMINISTRADO-RA e a COOPEADMINISTRADO-RATIVA, quando autora, o direito de optar pelo domicílio do réu.

Este Contrato encontra-se registrado sob o n.º 3.481.878 no 2º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica - São Paulo, sito à Rua Senador Paulo Egídio, 72, Conjunto 110, Sé.

(28)

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO

Cartão Unicred Visa Classic

Central de Atendimento Unicred Visa Ligações de telefone fixo - 0800 7015528

4763 0000 0000 0000

NOME DO COOPERADO

0000 00000000-000/00

4763 0000 0000 0000

NOME DO COOPERADO

0000 00000000-000/00

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

1) O acionamento do botão no quadro de comando inicia o processo de esterilização acendendo a lâmpada piloto indicativa de operação normal e ligando a bomba de vácuo, desde que

O associado com empréstimo em atraso na cooperativa e que esteja classificado “em risco” nas letras “E, F, G, H e HH”, com dívidas de Cartão de Crédito, Crédito em

A deontologia do arquivista tem implicações muito importantes sobre o modo de exercer sua profissão. É-lhe proibida a censura por qualquer motivo que seja, como, por

mentos de ex-funcionários responsáveis pela produção da vacina antivarÍólica no Instituto, quais seja..'TI, os Doutores Murilo A. So- ares e José Amaral do Prado e os

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos