• Nenhum resultado encontrado

FRUTIFICAÇÃO NO CAFEEIRO (*)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FRUTIFICAÇÃO NO CAFEEIRO (*)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

F R U T I F I C A Ç Ã O NO C A F E E I R O (*)

A . JUNQUEIRA REIS e HERMANO VAZ DE ARRUDA, engenheiros-agrônomos, Estação Experimental de Ribeirão Prêto, Instituto Agronômico

R E S U M O

Realizaramse contagens d e frutos n o v o s d e café logo após o florescimento, e m n o -v e m b r o , e de frutos completamente desen-vol-vidos, e m fe-vereiro d o ano seguinte, a fim de calcular as porcentagens d e " p e g a m e n t o " d o s frutos, em alguns canteiros de um. ensaio d e a d u b a ç ã o , q u e h a v i a m recebido c o m b i n a ç õ e s de a d u b o mineral e orgânico. A s determinações foram feitas para as posições alta, média e inferior de cada planta, e o resultado m é d i o foi correlacionado c o m os elementos usados na a d u b a ç ã o e t a m b é m c o m a p r o d u ç ã o das plantas.

Os resultados o b t i d o s indicaram que o fósforo, c o m b i n a d o c o m o estêrco, contri-buiu para aumentar 3 , 5 % à porcentagem d e p e g a m e n t o e m relação à a d u b a ç ã o sò-mente c o m estêrco, e que o potássio t a m b é m contribuiu c o m u m aumento de 8 , 1 % e m relação às plantas que não receberam êste elemento. O p e g a m e n t o d o s frutos na. par-te superior das plantas mostrou-se maior d o que nas parpar-tes média e inferior. Verifi¬ cou-se, ainda, que a p o r c e n t a g e m de p e g a m e n t o geral, a qual é de cerca de 5 0 % , é independente da produtividade das plantas.

(*) Recebido para publicação em 6 de dezembro de 1955.

Agradecemos ao Eng. Agr. Alcides Carvalho pelas sugestões apresentadas e revisão do presente tra-balho.

(2)

94 B R A G A . M I A V O L . 15. X . ° 'J

observou que após o florescimento muitas flores caem, e apenas 36% das flores de café c o m u m (Cojjea arábica L.) se desenvolvem em frutos. O b -servações realizadas na Índia indicaram que em ramos providos de todas as folhas a queda dos frutos n o v o s é menor do que nos ramos c o m igual número de internódios, porém c o m menor número de folhas (4).

U m p o n t o básico a investigar seria o da influência da adubação orgâ-nica o u mineral sobre a frutificação, o u melhor, sobre a porcentagem de ovários que se desenvolvem em frutos. Sabe-se que o cafeeiro reage bas-tante à adubação e talvez isso resulte da maior porcentagem de frutificação. O presente trabalho traz algumas informações sobre este aspecto do pro-blema, isto é, o da influência dos elementos minerais e da adubação or-gânica sobre o " p e g a m e n t o " dos frutos e também sobre a relação entre o "pegamento" e a produtividade dos cafeeiros.

A s observações foram realizadas no ensaio de adubação mineral e orgânica (projeto n.° 128 R P da Comissão de Café d o Instituto Agronô-mico de Campinas), tipo fatorial 24, c o m 4 repetições, canteiros c o m 9 covas, c o m 4 pés por cova, existente na Estação Experimental de Ribei-rão Preto, em terra roxa legítima. A variedade usada é Bourbon C 370. A adubação básica neste ensaio é a seguinte, havendo doses variáveis dos elementos e (esterco) e n p k.

Adubos Quantidade em gramas

E m 1953-1954 escolheram-se as 4 repetições dos tratamentos e, eu,

ep e ek e tomou-se uma planta em cada repetição, escolhida ao acaso.

A planta foi estratificada em três níveis, compreendendo a parte superior (alta), a parte média (média) e a parte inferior (baixa). Escolheram-se, ao acaso, dois ramos em cada u m desses níveis, em posição oposta. E m cada ramo contou-se o número de frutos a partir do mês de novembro até fe-vereiro, c o m intervalos de 15 dias. Achou-se melhor iniciar a contagem a partir de novembro, quando j á não existiam botões florais nos ramos. É certo, porém, que assim procedendo a porcentagem de frutificação obtida p o d e . ser maior d o que se fosse calculada a partir das flores abertas em u m a dada época, devido à queda de ovários que p o d e ocorrer.

E m 1954-1955 escolheram-se os canteiros np, en, enk e enpk. Esta mudança em relação ao ano anterior foi feita c o m o fim de investigar o efeito do potássio e d o esterco em presença de np, sobre o pegamento dos frutos, em vista de o fósforo ser considerado c o m o o principal elemento exi-gido na formação d o fruto d o cafeeiro.

A porcentagem de " p e g a m e n t o " dos frutos foi calculada tomando o número de frutos em fevereiro em relação ao número de frutos existentes e m novembro d o ano anterior.

2 — M A T E R I A L E M É T O D O Esterco 10.000 Sulfato de amónio Farinha de ossos Cloreto de potássio 200 200 100

(3)

MAIO, 1 9 5 6

3 R E S U L T A D O S O B T I D O S

Os dados obtidos para os anos 1 9 5 3 - 5 4 e 1 9 5 4 - 5 5 , acham-se nos qua-dros 1 e 2 , respectivamente. Para cada tratamento, correspondente a uma certa adubação e a uma dada posição do ramo, apresentam-se as porcen-tagens de "pegamento'' para as 4 plantas escolhidas. N o s quadros 1 e 2 são também indicadas as respectivas produções dos canteiros, dadas em quilogramas de cereja.

(4)

9 6 B R A G A N T I A VoL. 1 5 . N . ° 9

Para a análise estatística usaram-se os dados expressos diretamente em porcentagens, por estarem em volta de 5 0 % , podendo-se, assim, tomai-os errtomai-os de cada tratamento como independentes das respectivas médias, condição básica para se poder aplicar a análise da variância aos dados ex-pressos em porcentagens ( 3 ) .

A análise da variância correspondente ao ano 1953-54 acha-se no quadro 3. Vê-se que apenas é significativo o valor de F para o componente "adu-b a ç ã o " , indicando que houve influência do tipo de adu"adu-bo na porcentagem

de pegamento dos frutos. Fazendo-se uma decomposição da variação de-vida à adubação, pode-se concluir que as diferenças foram significativas apenas "entre" as adubações químicas, sendo a fosfatada a que deu maior porcentagem de pegamento dos frutos. A s diferenças entre as posições dos ramos não foram significativas, embora os ramos situados na posição "al-t a " "al-tivessem mos"al-trado maior porcen"al-tagem de pegamen"al-to em relação aos situados nas partes média e inferior.

Os cálculos referentes à análise de variância dos dados de 1954-55 acham-se no quadro 4. O componente E , esterco, mostrou u m valor de F significativo, indicando que este adubo aumentou a porcentagem de pe-gamento d o s frutos. O potássio K , b e m como a interação K E , não

(5)

m<»-MAIO. IV. >O 9 7

traram efeitos significativos. Entre as posições dos ramos nas plantas, as diferenças também foram altamente significativas e seguiram a tendência verificada no ano anterior, isto é, maior porcentagem de pegamento dos frutos nos ramos da parte superior da planta. Notou-se uma diferença significativa entre os ramos da parte superior e inferior, não sendo signi-ficativas as diferenças entre as posições média e inferior. Os dados médios, referentes aos dois anos seguidos, acham-se no quadro 5 .

Aproveitaram-se os dados da produção individual das plantas escolhi-das para pesquisar a correlação entre a porcentagem de pegamento dos frutos (variável X ) e a produção de plantas (variável Y ) . Os dados acham-áe no quadro 6. Verifica-se que não existe correlação entre essas variáveis, dispensando-se análise mais pormenorizada. O ano de 1953-54 foi em ge-ral de alta produção comparado c o m 1954-55 e, no entanto, a porcenta-gem média de pegamento manteve-se ao redor de 5 0 % , sendo de -50,8% para 1953-54 e de 4 7 , 6 % para 1954-55.

(6)

F R U I T S E T T I N G I N COFFEA ARABICA

S U M M A R Y

Determinations of fruit setting were m a d e in a fertilizer trial t h a t is being carried o u t at the Estação Experimental de Ribeirão Prêto. This experiment is a factorial 24 w i t h four replications, the basic treatments being 10 k g of " e s t ê r c o " (e), 0.2 k g

of a m m o n i u m sulphate (n), 0.2 k g of b o n e meal (p) and 0.1 k g of potassium c h l o -ride ( k ) .

Fruits were counted in N o v e m b e r of 1953 and 1954, soon after flowering, and also in February of the following years, w h e n the fruits w e r e already w e l l d e v e l o p e d . B y fruit setting it is meant the ratio b e t w e e n fruit numbers in N o v e m b e r and February, although counting w a s m a d e at 15-day intervals b e t w e e n these t w o dates.

I n 1953/54 the percentage of fruit setting w a s determined for one plant in each of the four replications of treatments e, en, ep and ek. One plant in each replication of treatments np, en, enk and enpk was studied in 1954/55. F o r each plant in b o t h seasons, six flowering branches w e r e used, t w o at the higher part of the coffee plant, t w o at the base and t w o in intermediate positions.

F r o m the results obtained it is c o n c l u d e d t h a t chemical fertilizers m a y contribute significantly t o increase the percentage of fruit setting. T o g e t h e r w i t h " e s t ê r c o " (stable manure), phosphorus s h o w e d a 3.5 per cent increase o v e r " e s t ê r c o " alone. C o m p a r i n g treatments w i t h and w i t h o u t potash an increase o f 8.1 per cent was f o u n d for plots receiving this fertilizer in 1954/55. I t is also c o n c l u d e d t h a t significant differences w e r e observed in fruit setting at different levels of the plant, in favor of the higher branches. Fruit setting s h o w e d n o correlation with total yield o f ripened fruits.

L I T E R A T U R A C I T A D A

1. E L G U E T A , M . U n programa de selección para Coffea arabica L . Turrialba

1:37-43. 1950.

2 . F E R W E R D A , F . P. A e v o l u ç ã o d o café e m J a v a . Fazenda 43(5):33. 1948

.3. M A T H E R , K . Statistical analysis in b i o l o g y . 3.ª ed. L o n d o n , M c t h u e n & C o . L t d . ,

1949. 267 p .

4 . R A O , H . H . & S E T L Y , H . T . R . Observational studies o n B l o s s o m - B e r r y

corre-lations. In Sixth annual report, 1952/53. Balehonnur, Indian Coffee B o a r d , 1953. p . 51-53.

Referências

Documentos relacionados

Depois, solte-o (a primeira ignição, normalmente demora mais tempo porque o circuito de gás está cheio de ar). Nota: O queimador pode ser barulhento inicialmente quando é ligado.

Nesse texto, destacamos apenas as informações referentes à quatro categorias (conceito, atribuições, instituição, palavras- chave) como critério de recorte para

Os índices reduzidos de capital social não favorecem programas institucionais eficazes para o desenvolvimento sustentável, e nem tampouco o envolvimento da comunidade em redes de

Se você parar de utilizar sua insulina, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar muito e levar à cetoacidose (é uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar

4.1 – Lentes esféricas convergentes: Quando os raios de luz Quando os raios de luz incidem paralelamente entre si em uma lente convergente, eles incidem paralelamente entre si em

Uma das mãos segura na corrediça com a parte inferior voltada para cima e, com os dedos da outra mão segura a haste-guia e respectiva mola, puxando na direcção da boca do cano

Assim, embora o crescimento econômico sempre seja desejável, ele ainda não contribuiu para minorar a gravidade da crise social Vera Garcia da Silva - O aumento do PIB não diminui

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.