• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO. As informações importantes deste manual se encontram destacadas pelas seguintes indicações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTRODUÇÃO. As informações importantes deste manual se encontram destacadas pelas seguintes indicações:"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)
(2)

1

INTRODUÇÃO

Este manual tem como finalidade guiar o usuário na manutenção básica de garfos frontais Manitou. Para auxiliar na manutenção, encontram-se identificadas as peças e conjuntos comuns montados em Kits de Manutenção. O objetivo deste manual é apresentar situações em que a manutenção possa ser necessária e dar instruções de instalação dos kits.

Devido à natureza demorada da manutenção dos garfos de suspensão, nesse primeiro momento, nosso foco principal é oferecer kits de manutenção que minimizem o tempo ocioso do equipamento e o trabalho envolvido.

As informações importantes deste manual se encontram destacadas pelas seguintes indicações:

ADVERTÊNCIA

O não atendimento das instruções dadas nas ADVERTÊNCIAS pode resultar em lesões graves ou morte da pessoa que estiver efetuando a inspeção ou reparo do garfo de suspensão ou do usuário.

CUIDADO

O aviso de CUIDADO indica que devem ser tomadas precauções especiais para evitar danos ao produto.

OBSERVAÇÃO

A OBSERVAÇÃO apresenta informações importantes para facilitar ou esclarecer procedimentos

ADVERTÊNCIA GERAL Os garfos de suspensão, em virtude do próprio design, podem conter molas pré-carregadas, gases e fluidos com níveis extremos de pressão, sendo necessário atentar às advertências contidas neste manual para reduzir a possibilidade de lesões ou até mesmo morte. Essas instruções podem auxiliar na redução do risco de lesões. Quaisquer dúvidas a respeito das informações deste manual devem ser encaminhadas ao SAG ISAPA através do 0800 702 0801.

ADVERTÊNCIA: Os garfos de suspensão utilizam mola(s) pré-carregada(s) para dar resistência à mola de compressão. A pré-carga deve ser liberada desse sistema antes da manutenção. A não liberação da pressão pneumática pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

CUIDADO: Os garfos de suspensão utilizam partes de alumínio com usinagem precisa e outros componentes de ligas leves. O uso de torquímetro é essencial para evitar danos.

(3)

2

Este manual foi dividido em diferentes seções, cada uma delas referente a uma parte do processo de manutenção do garfo. Segue uma lista dos nossos modelos de garfos e das seções que devem ser usadas para a manutenção especificamente do seu garfo.

Garfos Circus Comp/Match/Tower Comp Garfos Minute Pro/Tower Pro

1. Seção 1 – Remoção da canela 1. Seção 1 – Remoção da Canela

2. Seção 3 – Substituição de Retentores 2. Seção 3 – Substituição de Retentores 3. Seção 4 – Manutenção da Mola Helicoidal 3. Seção 5 – Manutenção da Mola Pneumática

MARS

4. Seção 8 – Manutenção do Absolute+ 4. Seção 8 – Manutenção do Absolute+

5. Seção 10 – Instalação da Canela 5. Seção 10 – Instalação da Canela

Garfos Circus Expert/Minute Expert/Tower Expert Garfos R7

1. Seção 1 – Remoção da Canela 1. Seção 1 – Remoção da Canela

2. Seção 3 – Substituição de Retentores 2. Seção 3 – Substituição de Retentores 3. Seção 7 – Manutenção do Sistema

Pneumático ACT

3. Seção 6 – Manutenção do Sistema Pneumático TS

4. Seção 8 – Manutenção do Absolute+ 4. Seção 8 – Manutenção do Absolute+

5. Seção 10 – Instalação da Canela 5. Seção 10 – Instalação da Canela

Garfos R7 MRD Garfos Marvel Expert

1. Seção 2 – Remoção da Canela MRD 1. Seção 1 – Remoção da Canela

2. Seção 3 – Substituição de Retentores 2. Seção 3 – Substituição de Retentores 3. Seção 6 – Manutenção do Sistema

Pneumático TS

3. Seção 8 – Manutenção do Sistema Pneumático ISO

4. Seção 9 – Manutenção do Absolute+ MRD 4. Seção 8 – Manutenção do Absolute+ 5. Seção 11 – Instalação da Canela MRD 5. Seção 10 – Instalação da Canela Garfos Marvel Pro

1. Seção 2 – Remoção da Canela MRD 2. Seção 3 – Substituição de Retentores 3. Seção 8 – Manutenção do Sistema Pneumático ISO

4. Seção 9 – Manutenção do Absolute+ MRD 5. Seção 11 – Instalação da Canela MRD

(4)

3

Índice

Seção Número da Página

Seção 1 – Remoção da Canela 4

Seção 2 – Remoção da Canela MRD 5

Seção 3 – Substituição de Retentores 6

Seção 4 – Manutenção da Mola Helicoidal 7 - 8

Seção 5 – Manutenção da Mola Pneumática MARS 9 - 10

Seção 6 – Manutenção da Mola Pneumática TS 11 - 12

Seção 7 – Manutenção da Mola Pneumática ACT 13 - 14

Seção 8 – Manutenção da Mola Pneumática ISO 15 - 16

Seção 9 – Manutenção do Absolute+ 17 - 18

Seção 10 – Manutenção do Absolute+ MRD 19 - 20

Seção 11 – Instalação da Canela 21

Seção 12 – Instalação da Canela MRD 22

Tabela de Alturas do Óleo 23

Diagramas Explodidos dos Garfos 24 - 34

Dados para Contato

ISAPA Importação e Comércio Ltda. Canal Gratuito:0800 702 0801

FAX: (11) 2823-6511

E-mail: lwnascimento@isapa.com.br

(5)

4

Remoção da Canela

1. A partir do dropout da perna esquerda (esquerda da posição sentada na bicicleta), use uma chave inglesa de 10 ou 11 mm para remover o parafuso da haste de compressão. (Fig.1)

2. A partir do dropout da perna direita, caso o garfo possua retorno ajustável, será necessário remover o botão giratório. Aperte o retorno até o fim (em sentido horário) e remova o parafuso sextavado de 2 mm dentro do botão giratório, girando-o em sentido anti-horário. Remova o botão giratório puxando-o do garfo com cuidado. (Fig. 2)

3. Use uma chave sextavada de 8 mm para girar o amortecedor em sentido horário, até que seja possível empurrá-lo para dentro da canela. (Fig. 3)

4. Remova o conjunto de coroa/espiga/perna interna da canela da perna externa, puxando-o na canela com firmeza. Se o garfo utilizar o sistema de Lubrificação de Semi Banho, tenha cuidado, visto que o óleo de dentro da canela é liberado no momento da remoção dessa canela; o ideal é fazer isso sobre algum tipo de coletor.

FIG. 1

FIG. 2

(6)

5

Remoção da Canela MRD

1. A partir do dropout da perna esquerda (esquerda da posição sentada na bicicleta), use uma chave inglesa de 10 ou 11 mm para remover o parafuso da haste de compressão. (Fig. 1)

2. Remova o botão giratório de retorno azul na parte inferior da perna direita com uma chave Allen de 1,5 mm. Tenha cuidado com as esferas do retentor e com as molas embaixo do botão giratório, pois são muito pequenas e fáceis de se perder. (Fig. 2)

3. Remova as esferas do retentor e as molas do Invólucro do Retentor. (Fig. 3)

4. Remova o invólucro do Retentor, desparafusando-o em sentido anti-horário com o uso de uma chave de pino verde (ou ferramenta similar) inserida nos orifícios em que estão assentadas as molas e as esferas do retentor. (Fig. 4)

5. Utilizando uma chave Allen de 7 mm ou 8 mm, gire o conjunto de retorno em sentido horário até que seja possível empurrá-lo para dentro da canela. (Fig. 5) 6. Remova o conjunto de coroa/espiga/perna interna da canela da perna externa, puxando-o na canela com firmeza. O garfo utiliza o sistema de Lubrificação de Semi Banho, portanto, tenha cuidado, visto que o óleo de dentro da canela é liberado no momento da remoção dessa canela; o ideal é fazer isso sobre algum tipo de coletor.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(7)

6

Substituição dos Retentores

1. Antes de substituir os retentores, será necessário remover a canela inferior. Consulte as instruções das seções de Remoção da Canela ou Remoção da Canela MRD, dependendo do modelo do seu garfo.

2. Para remover os retentores, primeiro, retire as molas tensoras de vedação (para evitar danos a elas), pegue uma espátula ICE TOOLZ para Pneu downhill (40834), insira a ponta entre a parte inferior do retentor e a parte superior do limpador de espuma. (Fig. 1)

3. Empurre a chave de fenda para baixo. Essa ação extrai o retentor para fora da canela. Em seguida, retire o anel de lubrificação de espuma. (Fig. 2)

4. Lubrifique os anéis de espuma (novos ou após limpeza dos anéis antigos) com pequena quantidade de óleo semi-banho e os coloque em cima da canela, acima das Buchas Superiores. (Fig. 3)

5. Instale o retentor na perna: use um soquete grande ou um pedaço de tubo circular com diâmetro grande o suficiente para pressionar a ponta externa do retentor, em vez de aplicar pressão no lábio da vedação e na mola, evitando danos a estes. (Fig. 4) Repita os passos de 1 a 4 na outra perna da canela.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(8)

7

Manutenção da Mola Helicoidal

1. Com uma chave Allen de 2 mm, remova o botão giratório do ajustador de pré-carga. (Fig. 1)

2. Remova o ajustador de pré-carga do garfo utilizando um soquete de 20 mm. (Fig. 2)

3. Puxe a mola helicoidal para fora da perna de suporte vertical.

4. Remova o espaçador de curso e o para-choque inferior da extremidade do conjunto da haste de compressão. (Fig. 3)

5. Remova o conjunto da haste de compressão da perna de suporte vertical. A haste de compressão sai pela parte superior da perna de suporte vertical. Gire o garfo para o lado ou de cabeça para baixo para remover a haste de compressão da perna. (Fig. 4)

6. Verifique a haste de compressão e o para-choque superior. Se danificados, providencie a substituição. 7. Instale o conjunto da haste de compressão na perna de suporte vertical. Insira através da parte superior da perna de suporte vertical e conduza a haste até que ela atravesse o orifício na parte inferior dessa perna de suporte vertical.

8. Aplique um pouco de graxa na mola e instale na perna de suporte vertical.

9. Instale o ajustador de pré-carga na perna do garfo. Aperte usando um soquete de 20 mm a 5,1- 6,2 NM (45-55 em libras).

10. Com uma chave Allen de 2 mm, instale o botão giratório de pré-carga no ajustador. Aperte o botão giratório a 0,5- 0,7 NM (4-6 em libras).

11. Instale o para-choque inferior e o espaçador de curso na extremidade da haste de compressão.

FIG 1

FIG 2

FIG 3

(9)

8

12. É necessário remover a canela antes da manutenção da mola helicoidal. Consulte primeiro as Instruções de Remoção da Canela.

13. Gire o botão de pré-carga em sentido anti-horário até ele parar para liberar a pré-carga na mola.

CONVERSÃO DE CURSO NOS GARFOS

MATCH E CIRCUS COMP 80/100MM

1. É possível realizar a conversão dos garfos

Match/Circus Comp 80 e 100 mm para cada um dos cursos, pela movimentação de um espaçador na haste de compressão. Siga os passos de 1 a 7 para retirar a haste de compressão do garfo.

2. O curso do garfo é determinado por um espaçador plástico. Com o espaçador na parte superior do flange da haste de compressão, o curso do garfo será de 100 mm. (Fig. 5). Com o espaçador na parte inferior do flange, o curso do garfo será de 80 mm. (Fig. 6)

(10)

9

Manutenção da Mola Pneumática MARS

ADVERTÊNCIA Este garfo utiliza ar comprimido para dar resistência à mola, devendo a pressão ser liberada antes da manutenção. A não liberação da pressão pneumática pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

ADVERTÊNCIA Todas as tampas de cobertura dos sistemas do Amortecedor e da Mola devem ser devidamente apertadas antes do uso. O não atendimento desta instrução pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

1. Antes de proceder à manutenção do Sistema Pneumático Mars, será necessário remover a canela inferior. Consulte as instruções das seções de Remoção da Canela ou Remoção da Canela MRD, dependendo do modelo do seu garfo.

2. Libere o ar do garfo pressionando núcleo da válvula Schrader.

3. Remova o a tampa de ar do garfo utilizando um soquete de 20 mm. (Fig. 1)

4. Desrosqueie o conjunto da haste de compressão da parte inferior do suporte vertical com uma chave de 22 mm e remova o garfo. (Fig. 2)

5. Remova a mola do suporte vertical. (Fig. 3)

6. Retire a haste de comando pneumático do suporte vertical, puxando-a para fora com o auxílio de alicates de bico fino ou virando o garfo de ponta-cabeça para que ela caia. (Fig. 4)

7. O próximo passo é remover o pistão pneumático. Primeiro, observe a perna de suporte vertical a partir da parte inferior. Você verá uma prateleira de ar no garfo com um orifício no centro. É desejável empurrar o pistão pneumático para fora pela parte superior da perna de suporte vertical, com o uso de chave Allen longa ou ferramenta similar. Ao inserir a ferramenta na perna de suporte vertical, deve-se ter certeza de que ela passe pelo orifício central limitador do cartucho de ar para empurrar o pistão para fora. Não se deve nunca remover o limitador do cartucho de ar Essa remoção causa danos ao garfo, sendo necessária a troca do conjunto de coroa/espiga do garfo.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(11)

10

8. Aplique a graxa em torno do lado do pistão pneumático novo. Sugerimos o uso da graxa PM 600 (41796) .

9. Instale o pistão pneumático na parte superior da perna de suporte vertical, empurrando-o para além das roscas. (Fig. 6)

10. Injete 5 cm3 de óleo semi-banho na parte de cima do pistão pneumático.

(Fig. 7)

11. Instale a tampa de ar na perna de suporte vertical com o uso de um soquete de 20 mm, apertando a 6,8-8,0 Nm [60-80 em libras].

12. Deixa o garfo de ponta-cabeça e insira a haste de comando pneumático na parte inferior do suporte vertical. A extremidade longa da haste de comando vai em

direção à parte superior do garfo, devendo passar pelo orifício orifício central limitador do cartucho de ar discutida no Passo 7. Insira a haste de comando na perda de suporte vertical e vá guiando até ela passar pelo orifício central.

13. Aplique um pouco de graxa na mola e insira na perna de suporte vertical.

14. Instale o conjunto da haste de compressão na perna de suporte vertical com o uso de uma chave de 22 mm, apertando a 6,8-8,0 Nm [60-80 em libras].

FIG. 5

FIG. 6

(12)

11

MANUTENÇÃO DO

SISTEMA PNEUMÁTICO TS

ADVERTÊNCIA Este garfo utiliza ar comprimido para dar resistência à mola, devendo a pressão ser liberada antes da manutenção. A não liberação da pressão pneumática pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

1. Antes de proceder à manutenção do Sistema Pneumático TS, será necessário remover a canela inferior. Consulte as instruções das seções de Remoção da Canela ou Remoção da Canela MRD, dependendo do modelo do seu garfo.

2. Libere todo o ar do sistema pressionando o núcleo da válvula Schrader.

3. Com um soquete de 20 mm, remova a tampa de ar do garfo. (Fig. 1)

4. Remova o conjunto da haste de compressão da parte inferior do suporte vertical utilizando uma chave de 22 mm. (Fig. 2 e 3)

5. Com uma chave Allen longa ou ferramenta similar, empurre o pistão pneumático para baixo e para fora da parte inferior da perna de suporte vertical. (Fig. 4)

6. Aplique a graxa em torno do lado do pistão pneumático novo. Sugerimos o uso da graxa PM 600 (41796). (Fig. 5)

7. Instale o pistão pneumático no suporte vertical do garfo. Instale o pistão pela parte superior do suporte vertical, empurrando-o para além das roscas. (Fig. 6) 8. Instale o conjunto da haste de compressão na parte inferior do suporte vertical, apertando a tampa da extremidade com uma chave de 22 mm. Aperte a 9,0– 11,3 Nm [80-100 em libras].

9. Injete 5 cm3 de óleo semi-banho na parte de cima do pistão pneumático.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(13)

12

(14)

13

MANUTENÇÃO DO SISTEMA PNEUMÁTICO

ACT

ADVERTÊNCIA Este garfo utiliza ar comprimido para dar resistência à mola, devendo a pressão ser liberada antes da manutenção. A não liberação da pressão pneumática pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

1. É necessário remover a canela antes da manutenção do Sistema Pneumático ACT. Consulte a seção de Remoção da Canela para ler instruções sobre como proceder.

2. Libere todo o ar do sistema pressionando o núcleo da válvula Schrader.

3. Com um soquete ou chave de 20 mm, remova o conjunto da tampa de ar do garfo. (Fig. 1)

4. Remova a mola do garfo. (Fig.2)

5. Com o uso de uma chave de 22 mm, desrosqueie a tampa externa do conjunto da haste de compressão e remova o conjunto das partes superiores do garfo. (Fig. 3)

6. Substitua o anel de vedação do pistão pneumático no conjunto da haste de compressão. (Fig.4)

7. Aplique pequena quantidade de graxa no anel de vedação e coloque o conjunto da haste de compressão de volta na parte superior do garfo. Aperte a tampa externa a 9,0-11,3 Nm (80-100 em libras).

8. Aplique graxa na mola e insira nas partes superiores do garfo pela parte de cima.

9. Instale a tampa de ar. Aperte a 6,8-9,0 Nm (60-80 em libras).

10. Com uma bomba, calibre o garfo com a pressão desejada.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(15)

14

CONVERSÃO DE CURSO NOS GARFOS

DRAKE/CIRCUS EXPERT/MINUTE EXPERT 80

e 100mm

1. É possível realizar a conversão dos garfos Drake 80 e 100 mm para cada um dos percursos, pela

movimentação de um espaçador no conjunto da haste de compressão. Siga os passos de 1 a 5 para remover o conjunto da haste de compressão.

2. O curso do garfo é determinado por um espaçador plástico. Com o espaçador na parte inferior do pistão pneumático, o curso do garfo será de 80 mm. Com o espaçador na parte superior do pistão pneumático, o curso do garfo será de 100 mm.

A Fig. 5 desta página apresenta a colocação do

espaçador para o curso de 80 mm. A Fig. 6 desta página apresenta a colocação do espaçador para o curso de 100 mm.

(16)

15

Manutenção da Mola Pneumática ISO

ADVERTÊNCIA Este garfo utiliza ar comprimido para dar resistência à mola, devendo a pressão ser liberada antes da manutenção. A não liberação da pressão pneumática pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

ADVERTÊNCIA Todas as tampas de cobertura dos sistemas do Amortecedor e da Mola devem ser devidamente apertadas antes do uso. O não atendimento desta instrução pode resultar em lesões ou até mesmo em morte.

1. Antes de proceder à manutenção do Sistema Pneumático Mars, será necessário remover a canela inferior. Consulte as instruções das seções de Remoção da Canela ou Remoção da Canela MRD, dependendo do modelo do seu garfo.

2. Libere o ar do garfo pressionando núcleo da válvula Schrader.

3. Remova o a tampa de ar do garfo utilizando um soquete de 20 mm.(Fig. 1)

4. Desrosqueie o conjunto da haste de compressão da parte inferior do suporte vertical com uma chave de 22 mm e remova o garfo. (Fig. 2 e 3)

5. Remova o pistão pneumático da perna de suporte vertical. Você pode fazer isso de duas formas. A primeira opção é utilizar uma chave Allen longa ou haste guia para empurrar o pistão pneumático para baixo e para fora da parte inferior da perna de suporte vertical. (Fig. 4) A outra alternativa é pegar um parafuso de 6 mm, rosqueá-lo no centro do pistão e puxá-rosqueá-lo para fora pela parte de cima da perna do garfo. (Fig. 5) Esse segundo método vem a calhar em situações de simples manutenção do pistão pneumático, em que não se queira desmontar o garfo.

6. Aplique a graxa em torno do lado do pistão pneumático novo. Sugerimos o uso da graxa PM 600 (41796). (Fig. 6)

7. Instale o pistão pneumático na parte superior da perna de suporte vertical, empurrando-o para além das roscas. 8. Injete 5 cm3 de óleo semi-banho na parte de cima do pistão pneumático. (Fig. 7)

9. Instale a tampa de ar na perna de suporte vertical com o uso de um soquete de 20 mm, apertando a 6,8-8,0 Nm [60-80 em libras].

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(17)

16

FIG. 5 FIG. 6

(18)

17

Manutenção do Absolute+

Desmontagem

1. É necessário remover a canela antes da manutenção da lateral de amortecimento do garfo. Consulte as instruções de Remoção da Canela.

2. Com uma chave Allen de 2 mm, remova o botão giratório do ajustador pela parte de cima do garfo. (Fig. 1) Tenha cuidado ao remover o botão, visto que existem dois rolamentos de esferas de retenção embaixo dele. Remova os rolamentos e as molas.

3. Com um soquete de 24 mm, remove o amortecedor Absolute+ da perna de suporte vertical.

(Fig. 2)

4. Retire o óleo de amortecimento da perna de suporte vertical.

5. Deixe o garfo de ponta-cabeça e, com uma chave de boca de ponta fechada, retire o conjunto do amortecedor de retorno do suporte vertical. (Fig. 3)

6. Verifique os anéis de vedação dos conjuntos de retorno e compressão e troque os que estiverem gastos ou danificados.

Montagem

1. Instale o conjunto do amortecedor de retorno na parte de baixo da perna de suporte vertical. Com uma chave de boca de ponta fechada de 22 mm, aperte a 9,0-11,3 Nm [80-100 em libras].

2. O próximo passo é encher o garfo de óleo e instalar o amortecedor de compressão. Para garantir a devida altura do óleo, a canela deve ser instalada antes desse enchimento. Se houver alguma outra manutenção a ser realizada no garfo, vá para a seção correspondente e termine esse trabalho primeiro. Se não, consulte as instruções de Instalação da Canela para instalar a canela novamente no garfo.

FIG. 1

FIG. 2

(19)

18

3. Com a canela instalada, encha o garfo de óleo. Injete óleo na perna de suporte vertical até um quarto da altura. (Fig. 4) Cubra o orifício do suporte vertical com um pano, realizando de 7 a 10 vezes o ciclo de trabalho do garfo. Se esta instrução não for seguida, a altura do óleo ficará incorreta. Após a conclusão dos ciclos do garfo, continue a encher de óleo a perna de suporte vertical até a altura especificada na Tabela de Alturas de Óleo encontrada neste manual, de acordo com o modelo do seu garfo. 4. Instale o amortecedor Absolute+ no suporte vertical e, com o uso de um soquete de 24 mm, aperte a 6,8-9,0 Nm [60-80 em libras].

5. Instale as molas e os rolamentos de esferas de

retenção nos orifícios da tampa de cobertura. É desejável colocá-los nos orifícios de modo que fiquem um na

posição contrária do outro. (Fig. 5)

6. Instale o botão giratório do ajustador e, com uma

chave Allen de 2 mm, aperte a 0,5-0,7 Nm [4-6 em libras].

FIG. 4

(20)

19

Manutenção do Absolute+ MRD

Desmontagem

1. É necessário remover a canela antes da manutenção da lateral de amortecimento do garfo. Consulte as Instruções de Remoção da Canela MRD.

2. Com uma chave Allen de 2 mm, remova o botão giratório do ajustador pela parte de cima da perna do garfo. (Fig. 1) Tenha cuidado ao remover o botão, visto que existem dois rolamentos de esferas de retenção embaixo dele. Remova as amolas de retenção da tampa de cobertura.

3. Remove o amortecedor Absolute+ da perna de suporte vertical utilizando um soquete de 24 mm. (Fig. 2)

4. Retire o óleo de amortecimento da perna do garfo. 5. Deixe o garfo de ponta-cabeça e, com uma chave de boca com ponta fechada de 15 mm, desrosqueie o conjunto do amortecedor de retorno pela parte de baixo do suporte vertical. (Fig. 3) O conjunto do retorno sai da perna do garfo com o turbo cartucho preso nele. (Fig. 4) Se for substituir o tubo ou o amortecedor, retire o tubo do cartucho da tampa externa do amortecedor. O tubo fica bem preso na tampa do amortecedor, de modo que pode ser difícil retirá-lo.

6. Verifique os aneis de vedação da tampa externa do amortecedor de retorno e da tampa de cobertura do amortecedor de compressão ABS+, substituindo os que estiverem danificados ou gastos.

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(21)

20

Montagem

1. Se você tiver substituído o cartucho ou o tubo do amortecedor de retorno, será necessário empurrar o tubo de volta para a tampa externa do conjunto. Primeiro, deslize a tampa externa do amortecedor até a parte de cima do conjunto (a parte de cima fica de frente para a cabeça do pistão). Em seguida, deslize o tubo pela cabeça do pistão e empurre-o para a tampa externa. 2. Instale o conjunto do amortecedor de retorno/tubo do cartucho na parte de baixo da perna de suporte vertical. Com uma chave de boca de ponta aberta de 15 mm, aperte a tampa externa a 9,0-11,3 Nm [80-100 em libras]. 3. O próximo passo é encher o garfo de óleo e instalar o amortecedor de compressão. Para garantir a devida altura do óleo, a canela deve ser instalada antes desse enchimento. Se houver alguma outra manutenção a ser realizada no garfo, vá para a seção correspondente e termine esse trabalho primeiro. Se não, consulte as instruções de Instalação da Canela MRD para instalar a canela novamente no garfo.

4. Com a canela instalada, encha o garfo de óleo. Insira um pequeno funil ou dispositivo similar na parte de cima do tubo do cartucho. (Fig. 5) Injete uma pequena

quantidade de óleo (10 cm3) dentro do tubo do cartucho. Remova o funil e cubra a parte de cima do tubo com um pano. Realize de 7 a 10 vezes o ciclo de trabalho do garfo. O objetivo disto é garantir que haja óleo debaixo do pistão de retorno. Se não proceder desta maneira, o nível do óleo ficará abaixo do adequado. Após a

conclusão dos ciclos do garfo, insira o funil novamente no tubo do cartucho e encha o garfo de acordo com a altura de óleo especificada na Tabela de Alturas de Óleo deste manual.

5. Instale o amortecedor Absolute+ no tubo do cartucho e, usando um soquete de 24 mm, aperte a 6,8-9,0 Nm [60-80 em libras]. (Fig. 6)

6. Instale as molas e os rolamentos de esferas de

retenção nos orifícios da tampa de cobertura. É desejável colocá-los nos orifícios de modo que fiquem um na

posição contrária do outro. (Fig. 7)

7. Instale o botão giratório do ajustador na parte sextavada e, com uma chave Allen de 2 mm, aperte a 0,5-0,7 Nm [4-6 em libras].

FIG. 5

FIG. 6

(22)

21

Instalação da Canela

1. Deslize a canela inferior em direção aos suportes verticais superiores. O ideal é deslizá-la somente até cerca da metade deste ponto.

2. Aplique 16 ml de óleo semi-banho nas pernas

inferiores utilizando uma seringa ou ferramenta similar. (Fig. 1)

3. Deslize a canela até o fim em direção aos suportes verticais superiores.

4. Insira o parafuso na haste de compressão e aperte-o utilizando uma chave de 11 mm ou 12 mm, dependendo do modelo do garfo. Aperte a 5,1-6,2 Nm [45-55 em libras]. (Fig. 2)

5. Com uma chave Allen de 8 mm, rosqueie o conjunto do amortecedor de retorno na canela, girando-o em sentido anti-horário. Aperte a 3,4-4,5 Nm [30-40 em libras]. (Fig. 3)

6. Instale o botão giratório de retorno no eixo do retorno utilizando uma chave Allen de 2 mm. (Fig. 4)

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(23)

22

Instalação da Canela MRD

1. Deslize a canela inferior em direção aos suportes verticais superiores. O ideal é deslizá-la somente até cerca da metade deste ponto.

2. Aplique 16 cm3 de óleo semi-banho nas pernas inferiores utilizando uma seringa ou ferramenta similar. (Fig. 1)

3. Deslize a canela até o fim em direção aos suportes verticais superiores.

4. Insira o parafuso na haste de compressão e aperte-o utilizando uma chave de 11 mm ou 12 mm, dependendo do modelo do garfo. Aperte de acordo com o torque especificado na parte de trás do manual. (Fig. 2)

5. Com uma chave Allen de 8 mm, rosqueie o conjunto do amortecedor de retorno na canela, girando-o em sentido anti-horário. Aperte a 3,4-4,5 Nm [30-40 em libras]. (Fig. 3)

6. Rosqueie o invólucro do retentor nas roscas do

conjunto do amortecedor de retorno utilizando uma chave de pino verde ou ferramenta similar. (Fig. 4)

7. Coloque as molas e os rolamentos de esferas de retenção no invólucro do retentor. (Fig. 5)

8. Instale o botão giratório no eixo do retorno utilizando uma chave Allen de 1,5 mm. (Fig. 6)

FIG. 1

FIG. 2

FIG. 3

(24)

23

GARFO CURSO ALTURA DO ÓLEO (mm)

Nominal Faixa

Circus Comp/Match 80 /100 mm 83 80-85

Match 130 mm 83 80-85

Circus Expert/Minute

Expert 80 /100 mm 87 85-90

Circus Expert/ Minute

Expert 130 mm 87 85-90 R7 80 mm 83 80-85 R7 100 mm 83 80-85 Minute Pro 100 mm 87 85-90 Minute Pro 120 mm 87 85-90 Minute Pro 140 mm 87 85-90 Tower Expert 80 mm 87 85-90 Tower Expert 100 mm 87 85-90 Tower Expert 120 mm 87 85-90 Tower Pro 80 mm 87 85-90 Tower Pro 100 mm 87 85-90 Tower Pro 120 mm 87 85-90 R7 MRD 80 mm 103 100-105 R7 MRD 100 mm 108 105-110 Marvel Expert 80/100 mm 87 85-90 Marvel Pro 100 mm 108 105-110 Marvel Pro 120 mm 113 110-115

(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)

Referências

Documentos relacionados

Assim, concordamos com Bianchetti (2008), para quem.. Uma educação que forme para a mudança social não pode ser medida como sendo de ‘boa ou má qualidade’, já que a sua

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que