• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Índice ... 2

Introdução ... 3

Corpo de Trabalho ... 4

Saúde Mental... 4

Medicina Geral e Familiar ... 4

Pediatria ... 5

Ginecologia e Obstetrícia ... 6

Cirurgia Geral ... 6

Medicina Interna ... 7

Estágio Clínico Opcional – Cirurgia Pediátrica ... 8

Reflexão Crítica Final ... 8

(3)

Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) pretende dar uma formação médica pré-graduada de qualidade, tendo em vista a aquisição de um vasto conjunto de conhecimentos científicos, de técnicas imprescindíveis à prática clínica, e à maturação de valores e princípios éticos e morais que permitam o exercício correto e autónomo de uma profissão e arte nobres. O estágio profissionalizante do 6º ano assume assim um papel fundamental neste longo caminho. Permitiu-me consolidar todas as aprendizagens teóricas dos 5 anos anteriores e conjugá-las num exercício prático e supervisionado.

Defini alguns objetivos pessoais para o ano letivo em vigor. Em primeiro lugar, pretendi que deveria identificar quais as minhas lacunas do ponto de vista teórico, nomeadamente na integração dos dados da anamnese e na construção de um raciocínio clínico; e do ponto de vista prático, tanto na utilização correta dos métodos complementares de diagnóstico, como na escolha de armas terapêuticas, visto que só assim é possível evoluir e aprender. Em segundo lugar, propus-me a redobrar os meus esforços para colmatar essas mesmas dificuldades que surgiram ao longo dos estágios. Em terceiro lugar, propus-me a melhorar a minha capacidade de integração numa equipa de trabalho, de forma a ganhar confiança na realização das tarefas propostas e também para melhorar a capacidade comunicativa e organizativa com os demais profissionais das várias equipas de saúde. Por fim, paralelamente ao desenvolvimento de atividades clínicas, interessei-me fortemente pelas áreas de gestão e governação clínica, capacidades que todos os clínicos devem ter de modo a fomentar uma prática mais sustentada e focada no paciente.

Neste relatório irei descrever de forma resumida a minha vivência em cada um dos estágios profissionalizantes deste ano curricular, com principal enfoque nas atividades desenvolvidas e experiências clínicas adquiridas e diferenciadoras entre os diferentes estágios. Está assim dividido numa primeira parte introdutória, onde apresento os meus objetivos pessoais

(4)

e linhas gerais do relatório; uma segunda parte correspondente à síntese de atividades desenvolvidas dos diversos estágios; uma terceira parte constituída pela reflexão crítica global do ano profissionalizante e com um foco particular sobre cada estágio; e por fim uma secção final dedicada aos anexos extracurriculares que desenvolvi no presente ano e anos anteriores.

Corpo de Trabalho

O estágio profissionalizante decorreu entre 11 de setembro de 2017 e 18 de maio de 2018, num total de 32 semanas de estágio clínico tutorado. Nesta secção irei descrever sumariamente as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios.

Saúde Mental

O estágio decorreu sobre a regência do Professor Doutor Miguel Talina, no Hospital Fernando da Fonseca (HFF), mais concretamente na equipa comunitária da Amadora sob a tutoria da Drª Raquel Ribeiro, no período compreendido entre 11/09/2017 e 6/10/2017. Para além dos objetivos transversais a todos os estágios, pretendi no estágio de Saúde Mental observar técnicas de comunicação com os pacientes que visem diminuir o estigma associado à doença mental. Acompanhei a minha tutora diariamente em consultas comunitárias, tendo a oportunidade de observar e praticar a aquisição de técnicas de anamnese, aprimorar a identificação das principais perturbações de personalidade e síndromes psiquiátricos e realizar discussão terapêutica dos diversos casos clínicos. Semanalmente, participei em reuniões multidisciplinares no HFF sobre várias temáticas da Saúde Mental. Acompanhei também o serviço de urgência de psiquiatria e realizei também, conjuntamente com a minha tutora e com o apoio da assistente social da equipa, uma visita domiciliária para aferir as condições sociais de uma paciente.

Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu sobre a regência da Professora Doutora Isabel Santos, na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Feijó, sob a tutoria da Drª Cátia Cerqueira, no período compreendido

(5)

entre 9/10/2017 e 3/11/2017. Como objetivos para este estágio destaco a apreensão de uma abordagem sistemática centrada no doente, tendo em consideração a sua profissão, estatuto socioeconómico e cultura, na forma como vão influenciar o acesso aos cuidados de saúde, a educação para a saúde, mas também a gestão da própria doença. Pretendi também desenvolver técnicas de entrevista clínica necessárias a uma relação médico-doente de confiança.

Para além de assistir a consultas de saúde do adulto, saúde materna, planeamento familiar, saúde infanto-juvenil e consulta aberta, tive também oportunidade de conduzir várias consultas de forma autónoma, sob a supervisão da minha tutora. Fiz também visitas domiciliárias juntamente com a equipa de enfermagem da USF em utentes que estavam impossibilitados de se deslocar ao mesmo e que necessitavam de cuidados no domicílio. Redigi também diversos documentos de referenciação a especialidades hospitalares, bem como a realização de exame para atestado da carta de condução. Tive ainda a oportunidade de criar um desdobrável informativo subordinado ao tema “Acesso aos Cuidados de Saúde”, tendo em vista um acesso mais fluido e organizado aos utentes desta USF.

Pediatria

O estágio decorreu sobre a regência do Professor Doutor Luís Varandas, no serviço 5.1 de Pediatria do Hospital Dona Estefânia, sob a tutoria do Dr. António Bessa Almeida, no período compreendido entre 6/11/2017 e 1/12/2017. Neste estágio, os principais objetivos focaram-se na sedimentação de conhecimentos de anamnese pediátrica, aplicando a marcha diagnóstica e terapêutica adequadas às principais patologias pediátricas de utentes da primeira infância.

No decorrer do estágio participei nas várias atividades da enfermaria, tendo observado crianças doentes, maioritariamente com idades até aos 3 anos de idade, e redigido diários clínicos e notas de alta. Tive também oportunidade de assistir a consultas de pediatria geral e de participar semanalmente no serviço de urgência, sob a supervisão do meu tutor e outros médicos

(6)

de pediatria a realizar urgência. Assisti e participei em reuniões de serviço e apresentei um caso clínico de Nefronoptise juntamente com dois colegas.

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu sobre a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, no Hospital Fernando da Fonseca (HFF), sob a tutoria da Drª Ana Teresa Costa na área da ginecologia e sob a tutoria da Drª Elsa Landim na área de obstetrícia, no período compreendido entre 4/12/2017 e 12/1/2018. Os objetivos principais deste estágio consistiram na sensibilização relativamente a prevenção e diagnóstico atempado das patologias únicas da mulher em cada fase da sua vida, e também adquirir autonomia na avaliação semiológica e aplicação da correta marcha diagnóstica e terapêutica das patologias ginecológicas e obstétricas, bem como avaliar a mulher grávida nos vários trimestres da gestação e, por último, intervir em contexto cirúrgico tanto em partos como em cirurgia ginecológica.

Ao longo do estágio participei nas várias vertentes que compõem a especialidade: consulta externa de ginecologia e obstetrícia, serviço de urgência, internamento de obstetrícia, histeroscopias, colposcopias e ecografias ginecológicas e obstétricas. Destaco a realização autónoma de exame objetivo ginecológico e realização de citologia esfoliativas sob a supervisão das minhas tutoras, maioritariamente em contexto de consulta e no serviço de urgência. Participei também como 3º ajudante no bloco operatório de ginecologia e também no bloco de partos. Do ponto de vista formativo, assisti a reuniões multidisciplinares e apresentei individualmente o artigo “Tumor anexial da gravidez – como abordar?”

Cirurgia Geral

O estágio decorreu sobre a regência do Professor Doutor Rui Maio, no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a tutoria da Drª Mónica Oliveira, no período compreendido entre 22/1/2018 e 16/3/2018. Os objetivos principais deste estágio focaram-se no reconhecimento das principais patologias cirúrgicas e a forma correta de as diagnosticar e tratar, bem como adotar os

(7)

comportamentos corretos em contexto de bloco operatório. Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso TEAM; uma semana no Serviço de Urgência, do qual destaco a participação no serviço de pequena cirurgia; duas semanas de estágio opcional em Gastroenterologia, com um carácter mais observacional, onde destaco a observação de exames diagnósticos invasivos e sua interpretação; e as restantes quatro semanas em Cirurgia Geral, tendo realizado atividades na enfermaria, consulta, pequena cirurgia e bloco operatório. No término do estágio participei num mini-congresso com os meus colegas, onde foram apresentados casos clínicos ocorridos ao longo do estágio. Juntamente com mais dois colegas elaborei e apresentei um trabalho subordinado ao tema “Uma complicação inédita de oclusão intestinal”.

Medicina Interna

O estágio decorreu sobre a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, no Hospital das Forças Armadas (HFAR), sob a tutoria da Drª Ascencion Lopez, no período compreendido entre 19/3/2018 e 18/5/2018. Os objetivos principais deste estágio a meu ver prenderam-se com a integração eficaz dos conhecimentos adquiridos nos estágios anteriores, pela capacitação e autonomia em criar uma boa relação de trabalho com as várias equipas de saúde, nomeadamente equipa de enfermagem, fisioterapia, assistente social e administrativa e nutrição e pelo treino de procedimentos técnicos comuns numa enfermaria de Medicina Interna.

Uma das semanas de estágio foi passada no serviço de Cardiologia do HFAR onde tive oportunidade de assistir a várias consultas e realização de exames cardiovasculares invasivos e não invasivos sob a tutoria do Dr. Hélder Dores. As restantes 7 semanas de estágio foram passada na enfermaria de Medicina Interna, onde me senti como membro integrante da equipa médica, tendo sido responsável pela avaliação diária dos doentes afetos a minha tutora, realização de procedimentos técnicos como gasimetria, paracentese e punções venosas; redigi

(8)

diários clínicos, notas de alta, notas de admissão e relatórios de parecer para a assistente social. Semanalmente, dirigi-me ao serviço de urgência do Hospital de São José para, sob a tutoria da Drª Ruth Correia, avaliar e triar os motivos de vinda à urgência, redigir as notas de urgências e discutir planos de atuação diagnóstica e terapêutica. Acrescento ainda que o HFAR dispõe de um centro de medicina hiperbárica e de um centro de medicina aeronáutica que tive oportunidade de visitar durante o estágio. Do ponto de vista formativo, participei num jornal-club do serviço, tendo apresentado individualmente um artigo intitulado “Gene Therapy in Patients with Transfusion-Dependent β-Thalassemia”. Apresentei ainda um caso clínico juntamente com dois colegas de um doente com Síndrome de Budd-Chiari, Doença de Crohn e Trombofilias.

Estágio Clínico Opcional – Cirurgia Pediátrica

Escolhi este estágio opcional de forma a complementar o meu conhecimento cirúrgico em idade pediátrica. O estágio decorreu no período compreendido entre 21/5/2018 e 1/6/2018. Não tendo tido nenhum tutor assignado durante este estágio, foi-me permitido circular entre as diversas valências e subespecialidades cirúrgicas, a saber, urologia, cirurgia geral e cirurgia plástica. Neste período de tempo tive a oportunidade de assistir a consultas das 3 subespecialidades, participar em atividades no bloco operatório.

Reflexão Crítica Final

O programa curricular do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas prima pelo contacto precoce com a vivência hospitalar, raciocínio clínico e visa a aquisição progressiva de competências interpessoais e comunicativas. O estágio profissionalizante deste ano surge com o objetivo primordial de lapidar esses conhecimentos e integrá-los não só no plano teórico, mas fundamentalmente no conjunto de atitudes e comportamentos a seguir na vida profissional futura. Tendo isto como base, parti com elevadas expectativas para este ano letivo, com o desejo de identificar todas as minhas falhas e poder colmatá-las sob a supervisão dos diversos tutores que me acompanharam.

(9)

Relativamente aos objetivos pessoais transversais a todos os estágios, sinto que os cumpri na sua totalidade, tendo-me dedicado neste ano letivo a aprimorar a minha postura enquanto médico, adquirindo as bases necessárias para poder decidir e atuar de forma correta como clínico na minha vida profissional. Consegui melhorar a minha capacidade de recolha de dados da anamnese e realização de exame objetivo, delineei um processo de decisão relativamente à utilização dos meios complementares de diagnóstico para cada caso clínico e melhorei o meu conhecimento das diversas terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas, reconhecendo, no entanto, que será este último ponto aquele onde terei de investir mais tempo de estudo, visando uma prática clínica mais sustentável. Consegui integrar-me nas diversas equipas ao longo do ano e manter uma relação com a cordialidade e humildade que o trabalho em equipa pedem.

Dissecando mais pormenorizadamente cada estágio, tenho a referir que o estágio de Saúde Mental me foi extremamente proveitoso para melhorar a capacidade de integrar as queixas e condições socioeconómicas do paciente e saber ter a sensibilidade correta para as encaixar no diagnóstico mais apropriado face à sua evolução ao longo do tempo. O facto de ter feito estágio num ambiente que favorece a multidisciplinariedade e o trabalho em rede foi favorável para reduzir o estigma associado à doença mental na região da Amadora. O estágio de Medicina Geral e Familiar foi onde mais aprimorei as minhas capacidades comunicativas com o doente. Aperfeiçoei igualmente o meu conhecimento acerca das atividades burocráticas necessárias ao bom funcionamento da qualquer USF. Sinto que foi um estágio completo e abrangente do ponto de vista técnico e humano, pautado pela abordagem holística de cada caso como sendo único e integrado numa realidade populacional particular. No estágio de Pediatria sinto que cumpri os meus objetivos, tendo melhorado a minha capacidade de comunicação com os cuidadores das crianças e treinei a capacidade de observar e identificar situações potencialmente graves numa população tão particular como a pediátrica. O meu estágio de

(10)

ativamente nas atividades de bloco operatório, superou as minhas expectativas para o mesmo. É uma área transversal a todas as restantes especialidades, pelo que este contacto próximo me irá ser útil no futuro para uma melhor capacidade de identificação e referenciação aquando de suspeita da patologia ginecológica. Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral, melhorei a minha capacidade de identificação de casos que necessitam de intervenção cirúrgica, bem como a avaliação pós-operatória dos mesmos. No entanto, sinto que o rácio de tutor aluno de 3:1 e o excessivo número de alunos presentes simultaneamente no bloco operatório impediu que pudesse participar nas atividades cirúrgicas como idealizei à priori, tendo sido o estágio parcelar que ficou mais aquém das minhas expectativas. Por outro lado, no estágio de Medicina Interna, tendo sido o último, foi o culminar de toda a experiência pré-graduada e onde senti uma autonomia progressiva na realização de diversas atividades clínicas, apar de um desenvolvimento apreciável de raciocínio clínico e comunicação entre as várias equipas do hospital. Por fim, o estágio opcional de Cirurgia Pediátrica foi proveitoso pela forma como interligou duas realidades médicas importantes, a população pediátrica por um lado, e a abordagem cirúrgica da patologia que maioritariamente as afeta, por outro.

Para terminar quero referir que faço um balanço extremamente positivo do ano profissionalizante que agora finda. Tenho a noção de que o percurso pré-graduado termina agora, sem que isso signifique que deixe de manter a curiosidade necessária à formulação de questões, nem a energia de procurar uma resposta a adequada às mesmas. Consegui dedicar-me em cada estágio e ser proativo na realização das minhas atividades diárias, sabendo equilibrá-las com o estudo necessário para a PNS, e com a restante vida extracurricular e pessoal, fundamental para me sentir completo no exercício da minha futura profissão. Resta-me engrandecer e gratificar as qualidades e condições que a NOVA Medical School me ofereceram enquanto entidade formadora, e agradecer a todos os professores, assistentes, tutores, colegas, amigos e familiares por terem sido um pilar essencial nesta jornada que termino agora como Mestre em Medicina.

(11)

Anexos

1. Estágio clínico de Otorrinolaringologia; 2. Monitor da UC Anatomia

3. Colaborador na organização da I NMS JobShop 4. Curso TEAM

5. Participação da Convenção Nacional da Saúde 6. Jornadas do Sono

7. 10ªJornadas da Primavera do Hospital CUF Cascais 8. Workshop - Young Leaders

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

Anexo 8 – Workshop - Young Leaders

Referências

Documentos relacionados

Assim, pretende-se uma maior compreensão do conceito, das causas e consequências da institucionalização, sendo que de acordo com Zimmerman (2000), as instituições da

Conforme nos habituou em ou- tras obras quase sempre dedicadas à arquitectura gótica, seja ela religiosa 5 ou civil, 6 também aqui neste estudo sobre o panteão alcobacense encon-

THE REPUBLICAN PROJECT FOR THE CONSTRUCTION OF TEACHER TRAINING COLONIAL EDUCATION It was, undoubtedly, concern regarding the quality of teacher service in the schools of

Como podemos verificar pelos dados anteriormente já apresentados (Nielsen, 2012), cerca de 70% dos consumidores confiam no comentários publicados por

Hoje em dia podemos observar que a procura pela manutenção da vida de pacientes graves nas Unidades de Terapia Intensiva são grandes dificuldades enfrentadas devido as

de las grandes constituciones aprobadas en el Concilio Vaticano II: la Lumen gentium (nn. 39-41), con la proclamación de la llamada de todo cristiano, sea cual sea su condición,

(2012), the correlation between the number of independent directors appointed by minority lists of shareholders and the presence of at least one in the remuneration committee led

Este microrganismo isolado, de acordo com suas características de resistência e formador de biofilme teria potencial para ser utilizado no processo de biorremediação de