• Nenhum resultado encontrado

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE DESIGN DE INTERIORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE DESIGN DE INTERIORES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO SUPERIOR EM

TECNOLOGIA DE DESIGN DE INTERIORES

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS

Instituto de Ciências Sociais

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Coordenação: Prof. Dr. Leandro Letti S. Araújo

WhatsApp: 3729-9214

E-mail: designpocos.virtual@pucminas.br

Proposta do curso:

▪ Formato híbrido: 80% virtual, 20% presencial

▪ Tempo de integralização: 02 anos distribuídos em 4 eixos temáticos semestrais ▪ Carga horária total do curso: 1600 horas

▪ Carga horária presencial:

60 horas da disciplina de Projeto para cada eixo temático, distribuídas em 10 sábados letivos conforme Calendário PUC MINAS 1sem2021

20 horas da disciplina Seminários (eventos, palestras, viagens técnicas, visitas de campo) ▪ Carga horária de mentoring virtual:

60 horas de assessoria síncrona virtual para cada eixo temático com o professor da disciplina de Projeto

▪ Conteúdo virtual distribuído por Microfundamentos:

7 Microfundamentos específicos para cada eixo temático, onde a(o) estudante realiza leituras e pesquisas para aplicação na disciplina de Projeto.

Eixos Temáticos e Ementas

Eixo 01 – Habitação

Disciplinas:

▪ Projeto: Design de Ambientes Habitacionais – Presencial e Mentoring Virtual

Desenvolvimento de projeto de interiores de ambiente habitacional, incluindo projeto de mobiliário; Análise física do espaço interno, iluminação, fluxos, usos, ergonomia; Discussão da percepção do espaço a partir das características culturais e psicológicas dos habitantes; Prática projetual; Suporte às práticas presenciais por meio de assessorias e fóruns em ambiente virtual (mentoring).

▪ Seminários

(2)

Microfundamentos:

▪ Conceitos para Design de Interiores em Espaços Habitacionais

Panorama da evolução histórica da habitação e de seu interior como reflexo cultural; Análise do design internacional e brasileiro relacionado ao espaço habitável; Leitura, partido, programa de necessidades e matriz de conflitos; Princípios do conforto ambiental.

▪ Métodos e processos de criação

Teorias de composição formal, cromática e Gestalt; Interrelação entre elementos constituintes dos ambientes habitacionais; Composição e configuração espacial; Etapas metodológicas da criação e desenvolvimento de projeto; Briefing e Design Thinking; Projeto de lay-out e o comportamento social.

▪ Técnicas Construtivas, Materiais e Acabamentos em Construção Civil Habitacional

Introdução às técnicas de construção em concreto armado, madeira e aço/steelframing; Materiais de vedação, alvenarias, drywall, gesso, tipos de lajes; Materiais de acabamento, pedras, azulejos, ladrilhos, cerâmicas; Argamassas, rejuntamento e impermeabilização; Instalações prediais básicas, conceituação de instalações de água fria, quente, esgotamento sanitários e coleta de águas pluviais em residências; Elementos de cobertura, estrutura de telhados e impermeabilização.

▪ Antropometria, Acessibilidade e Mobiliário

Conceitos de antropometria e ergonomia aplicado ao design de mobiliários; Norma de acessibilidade e desenho universal; Geração de parâmetros para projeto de design de mobiliário residencial; Etapas metodológicas para concepção de mobiliário residencial.

▪ Geometria e Desenho de Apresentação

Perspectiva cônica e axonométrica; Construção de polígonos e cálculo de áreas; Planos de visualização, cortes e elevações; Desenho de observação e técnicas de traçado a mão livre; Técnicas de representação de texturas, superfícies, luz, sombra e volumetria.

▪ Desenho Assistido por Computador

Normas técnicas e convenções da ABNT; Interface de ambiente CAD, formatos de arquivos e interoperabilidade entre sistemas; Ferramentas de desenho, visualização, edição, anotação, edição de camadas, escalas e ambiente de impressão.

▪ Filosofia e ética

O ser humano como ser no mundo e sua dimensão simbólico-cultural; A condição ética da ação humana; Questões éticas fundamentais e atuais, sociedade de consumo, diversidade étnica e desafios ecológicos.

Eixo 02 – Público

Disciplinas:

▪ Projeto: Projeto: Design de Ambientes Comerciais e de Consumo – Presencial e Mentoring Virtual

Desenvolvimento de projeto de interiores de ambiente público (comércio varejista e alimentício), incluindo projeto de mobiliário e vitrinismo; Análise física do espaço interno, iluminação, fluxos, usos, ergonomia e saúde do trabalhador; Discussão da percepção do espaço a partir da características culturais e psicológicas

(3)

do público alvo e do lugar de implantação; Prática projetual; Suporte às práticas presenciais por meio de assessorias e fóruns em ambiente virtual (mentoring).

▪ Seminários

Apoio às atividades do curso por meio de palestras, oficinas, eventos e visitas técnicas. Microfundamentos:

▪ Conceitos para Design de Interiores em Ambientes Públicos, Comerciais e de Consumo

Fundamentos do design como estratégia de venda e consumo; Ambientação, cores e texturas; Definições de ambientes de baixa e alta complexidade; Normas de acessibilidade e segurança; Parâmetros básicos para ambientes públicos, comerciais e de consumo (briefing); Levantamento de dados, variáveis ambientais, caracterização do público-alvo; Setorização, fluxos e conflitos.

▪ Design, Sociedade e Cultura

Significados dos arranjos espaciais e dos objetos em interiores; O design como reflexo das alterações socioeconômicas e culturais; A intensificação da circulação de objetos e do consumo; O significado dos objetos para as gerações: memória, comunicação e status

▪ Técnicas Construtivas, Materiais e Acabamentos para Espaços Comerciais

Revestimentos e materiais para ambientes internos e externos em espaços públicos; Materiais para fachadas, placas e sinais; Instalações prediais santárias e elétricas, tipos de forros, pisos elevados; Levantamento de dados, As-Built e parâmetros de readaptação de espaços para estabelecimentos públicos. ▪ Ergonomia, Acessibilidade e Lay-Out em Espaços Comerciais

Ergonomia e funcionalidade em espaços comerciais e de consumo; Definição de parâmetros para projeto de design de mobiliário comercial; Normas técnicas e sanitárias para espaços comerciais e de consumo; Projeto de lay-out e comportamento do trabalhador e usuários.

▪ Visual Merchandising

Fundamentos das relações entre a identidade, o produto, a vitrine, a marca e o consumidor-alvo; Tipologias de lojas: varejo, shopping, ruas comerciais; Imagem dos produtos e marcas; Introdução ao vitrinismo. ▪ Design Luminotécnico para Ambientes Comerciais

Conceitos básicos de iluminação e grandezas fotométricas; Fontes luminosas artificiais e técnicas de iluminação; Normas técnicas de iluminação aplicada a espaços interiores; Métodos de cálculo de iluminância em software; Iluminação para destaque de objetos; Representação gráfica e projeto básico de iluminação de interiores.

▪ Modelagem 3D e Fabricação Digital

Introdução ao sistema BIM (Building Information Modelling) e estudos de caso; Interface de ambiente do software, formatos de arquivos e interoperabilidade entre sistemas; Parâmetros e ferramentas de modelagem paramétrica digital; Métodos de criação e estruturação de modelos paramétricos de mobiliários e objetos.

(4)

Eixo 03 – Cultura

Disciplinas:

▪ Projeto: Projeto: Design de Ambientes Cênicos e Exposições - Presencial e Mentoring Virtual

Desenvolvimento de projeto cenográfico ou espaço de exposições, incluindo proposta de estruturas, objetos e mobiliários associados ao tema; Análise física do espaço interno, iluminação, fluxos, usos, segurança e gestão; Discussão da percepção e configuração espacial a partir da característica do tema e interpretação cultural; Prática projetual; Suporte às práticas presenciais por meio de assessorias e fóruns em ambiente virtual (mentoring).

▪ Seminários

Apoio às atividades do curso por meio de palestras, oficinas, eventos e visitas técnicas. Microfundamentos:

▪ Métodos de Análise e Interpretação Cultural para Criação Cenográfica

Discussão sobre valores e crenças e sua manifestação por meio da linguagem e da imagem; Metodologia de pesquisa; Introdução o Projeto de Caracterização Visual do Intérprete como agente de significados e emoções.

▪ Técnicas construtivas, Materiais e Acabamentos para Espaços de Exibições Culturais

Estruturas temporárias, materiais de vedação e montagem; Fluxograma, funcionalidade e visibilidade em espaços de exibição; Fundamentos de projeto de layout, segurança e pânico.

▪ Produção de Maquetes e Protótipos

Importância da maquete física e do protótipo como método de criação e compreensão espacial; Materiais de maquetaria e representação; Técnicas de maquetaria para maquetes volumétricas em escala reduzida. ▪ Design Luminotécnico para Cenografia e Exposições

Fundamentos da iluminação teatral em relação à expressividade dramática; Fenômenos da luz, cor e percepção visual como perspectiva estético-conceitual; Infraestrutura de apoio técnico para realização de espetáculo cênico; Sistematização de processos no design da luz cênica e de expografia.

▪ Composição Digital de Cenários, Objetos Cênicos e Personagens

Conceitos de design visual e estudo de formas em ambiente digital; Dimensionamento e proporção de ambientes para projeto de cenários virtuais; Fundamentos de áudio digital para criação de efeitos sonoros. ▪ Portfólio e Técnicas de Apresentação Digital

Diagramação e harmonização de informações gráficas e textuais em documentos, relatórios e pranchas; Apresentações em multimídia, realidade aumentada e realidade virtual; Parâmetros de renderização e aplicativos.

▪ Cultura Religiosa: pessoa e sociedade

Fundamentos para a práxis cristã com referência no Ensino Social da Igreja; categoria Pessoa em diálogo com as categorias antropológicas contemporâneas; Temas atuais à luz do Ensino Social: a família e a

(5)

dimensão afetivo-sexual, o mundo do trabalho e a situação da propriedade; a ordem social e política; cidadania, o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e a ecologia e as perspectivas de construção de uma nova ordem mundial centrada na sustentabilidade, no Amor e na Paz.

Eixo 04 – Sustentabilidade

Disciplinas:

▪ Projeto: Projeto: Design de Ambientes Ecoeficientes – Presencial e Mentoring Virtual

Desenvolvimento de projeto temático com foco em estratégias de eficiência energética e ecodesign, incluindo objetos e mobiliários associados ao tema; Análise física do espaço interno e externo, iluminação, fluxos, usos, análise de ciclo de vida; Discussão sobre redução de impactos, certificação e etiquetagem ambiental de produtos e tecnologias limpas; Prática projetual; Suporte às práticas presenciais por meio de assessorias e fóruns em ambiente virtual (mentoring).

▪ Seminários

Apoio às atividades do curso por meio de palestras, oficinas, eventos e visitas técnicas. Microfundamentos:

▪ Ecodesign e Eficiência Energética

Fundamentos do design sustentável e suas implicações sociais, econômicas, culturais e tecnológicos; Processos, aspectos, impactos e implicações energéticas de produtos; Regionalização, Produção mais Limpa (P+L), Economia verde; Síndrome do Edifício Doente (SED); Princípios de conforto ambiental e eficiência energética, estratégias passivas.

▪ Técnicas Construtivas, Materiais e Acabamentos Mais Sustentáveis

Fundamentos do design vernacular e contemporâneo baseados em sustentabilidade ambiental; Materiais e sustentabilidade high tech e low tech; Técnicas construtivas baseadas em fibras, bambu e madeira e estruturas portantes.

▪ Ambientação de Jardins

Importância das plantas em ambientação de espaços; Fisiologia e morfologia vegetal; Adaptação das plantas ao local, tipos de solo, substratos umidade e insolação; Representação gráfica e projeto de jardins; Equipamentos de plantio e manutenção de jardins.

▪ Ética profissional, gestão e valoração de projetos

Gerência de obras de design de interiores; Interdisciplinaridade entre os agentes que atuam em obras civis; Custo, prazo, escopo de obra, memorial descritivo; Tabela de composição de custos; Planejamento e cronograma físico financeiro.

▪ Empreendedorismo e Inovação

Fundamentos da Administração; Noções de Direito empresarial, trabalhista e previdenciário; Fatores contemporâneos qie incidem sobre formação de preço; Modelo de negócios; Start-ups, ecossistema de interdisciplinaridades e comportamento inovador.

(6)

Histórico e evolução do design compartilhado; Comunidades Wiki, DIY (Do It Yourself) e P2P ( Peer-to-Peer); Parâmetros para compartilhamento de ideias e projetos em Open Design.

▪ Inteligência Artificial e Internet das Coisas - AI e IOT

Fundamentos da AI e IOT; Interações Espaço x IOT: cases e possibilidades; Design paramétrico conduzido por AI.

Prof. Dr. Leandro Letti S. Araújo Coordenação Arquitetura e Urbanismo - bacharelado Coordenação Design de Interiores - tecnólogo

Referências

Documentos relacionados

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

O Brasil, maior produtor mundial, possui um número considerável de patentes nessa área, entretanto, novos investimentos devem ser feitos na cadeia produtiva do sisal para

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e