• Nenhum resultado encontrado

Modelo de Curriculum Vitae (CV) para um Posto de Quadro Superior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modelo de Curriculum Vitae (CV) para um Posto de Quadro Superior"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: Tel: +251-115- 517 700 Fax: +251-115- 517844 / 5182523

Website: www.au.int

LC37741 - 146/146/40/12

Modelo de Curriculum Vitae (CV) para um Posto de Quadro Superior

Cargo: (Indique o título do posto que pretende candidatar-se) PRESIDENTE DA COMISSÃO

Informações Pessoais:

Nome e Apelido: MOUSSA FAKI MAHAMAT

Endereço físico: AUC PO Box 43 Addis Ababa

Endereço electrónico: fakimoussa@gmail.com

Número de telefone: + 251 930 470 4515

Data de nascimento: 10.06.1960

Nacionalidade: CHADIANA

Cidadania: CHADIANA

Sexo: Masculino

Declaração de Visão (em não mais de mil (1.000) palavras, descreva como pretende

alcançar as aspirações estabelecidas na Agenda 2063 e aborde as questões mais prementes que África e a Comissão enfrentam neste papel)

A minha visão para o próximo mandato baseia-se na minha experiência de quatro anos na direcção da CUA, durante os quais aprendi imensamente sobre África, o mundo, a natureza e as exigências da missão e as minhas próprias capacidades para enfrentar os desafios.

A Agenda 2063, a África que Queremos, tem sido uma tentativa construtiva e inspiradora para tal visão. As Aspirações que encarna são uma síntese bem elaborada do sonho pan-africano nos tempos presentes e previsíveis. Isto não diminui o facto de, como concepção intelectual, poder ser sempre dotado de recursos, adaptado e enriquecido pelo património humano, que está constantemente a ser renovado.

(2)

2

A implementação da Agenda, considero antes de mais do ponto de vista da metodologia, programação e sua inserção no plano universal das transformações mundiais.

Finalmente, há necessidade de nos concentrarmos nas questões fundamentais, de que África e o seu instrumento de acção, a CUA, se defrontam.

- O Corno de África, os Grandes Lagos, o Sahel, o Lago Chade e a África

Central continuam a ser focos de alta tensão e de violência terrorista comunitária e irredentista de todos os tipos. A paz e a segurança em África e a sua subsequente contribuição para a luta universal contra o terrorismo continuarão, na minha visão, a ser uma prioridade;

- Estou particularmente consciente da necessidade de transformação

económica e social: a pobreza e a fome, cujas primeiras vítimas são mulheres e crianças, atingem níveis intoleráveis. Eu faria disto uma questão da maior preocupação;

- As infra-estruturas, a quarta revolução, a economia azul, a energia, a

inovação, a industrialização, as pequenas e médias empresas que criam empregos para as mulheres e os jovens merecem mais atenção na hierarquia de prioridades;

- As mulheres, essa metade do céu, permanecerão no centro do nosso projecto

para este segundo mandato e serão resolutamente apoiadas na sua inclusão financeira durante a presente década para estabelecer o seu empoderamento;

- A juventude, futuro do continente, será levada a cabo em todas as políticas

com vista a assegurar uma transição harmoniosa entre gerações;

- Apesar dos progressos significativos feitos no continente, o défice nestas

áreas é uma preocupação real de mobilização colectiva. Instrumentos africanos devem ser aqui aplicados com mais rigor. A reforma institucional em curso deve ser concluída para tornar mais eficaz e eficiente a nossa luta pela renovação do projecto democrático, que para mim é o coração pulsante do pan-africanismo de hoje;

- A intensificação da luta pela liderança internacional, falando a uma só voz,

para nos tornarmos num lugar digno no concerto das nações, completa o quadro destes desafios. As nossas parcerias, as nossas capacidades de negociação e o nosso amplo alcance para o resto das nações e agrupamentos do mundo devem servir melhor as nossas aspirações e a nossa própria agenda. Terá de ser levada a cabo uma revisão abrangente do nosso quadro estratégico.

(3)

3

Perfil do Executivo: (Em não mais de trezentas (300) palavras, forneça um resumo

e destaques das suas competências, experiência, objectivos e realizações relevantes)

A minha formação académica e responsabilidades profissionais em diferentes ministérios e instituições do Chade deram-me uma gama de competências que são tão diversas como enriquecedoras.

A minha carreira administrativa foi prolongada por uma carreira política onde esta soma de competências me foi de grande utilidade: Director do Gabinete do Presidente da República, Primeiro-Ministro e Chefe de Governo, Presidente do Conselho Económico e Social e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi especialmente nesta última posição, onde passei 9 anos, que adquiri a maior experiência em relações intra-africanas e internacionais. Estes anos familiarizaram-me com a complexidade das relações inter-estatais, as subtilezas da diplomacia internacional e o lugar que a África ocupa, a imprevisibilidade e por vezes o cinismo nas negociações e gestão de crises em que tenho estado envolvido (Darfur, conflito Chade/Sudão, RCA, crise Líbia e Sahel, Sul do Sudão, etc...).

Estas experiências facilitaram e reforçaram a minha compreensão do funcionamento da União Africana e da diplomacia africana em geral ao longo dos meus quatro anos ao leme da Comissão da União Africana. É por esta razão que não me abordo este segundo mandato como um fazedor de milagres.

Já ao assumir esta função a partir de 2017, o meu objectivo era romper com a imobilidade e os intermináveis debates teóricos que se ouviam na UA, e tomar medidas concretas através da valorização do considerável potencial humano e económico que o continente tem à sua disposição. Tinha concentrado os meus esforços em áreas que considerava fundamentais para a unidade e desenvolvimento do Continente: segurança, capital humano (mulheres e jovens), infra-estruturas e transportes, energia, comércio, livre circulação de pessoas e bens, participação efectiva das Comunidades Económicas Regionais, pilares da integração, e reforma institucional da União.

Claro que estava ciente de que estes objectivos não poderiam ser alcançados num ou dois mandatos. Mas o mais importante para mim era colocar as sementes. Muitos têm impulsionado coisas como a reforma, o financiamento da União (0,2% de imposto), a operacionalização do Fundo de Paz, o silenciamento das armas, o mercado único de transportes aéreos, a zona de comércio livre, o reforço das parcerias multilaterais e bilaterais, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura, a Saúde (CDC).

Um acontecimento imprevisível alterou o curso normal das actividades da União Africana no início de 2020. É a pandemia global de Coronavírus. A União Africana, através do seu Centro de Controlo de Doenças, demonstrou um admirável sentido de antecipação e grande eficácia na coordenação da luta continental contra a pandemia. Esta luta foi um verdadeiro teste à capacidade da União Africana de reunir os esforços e as possibilidades dos Estados para a realização de objectivos comuns.

(4)

4

Abordo este segundo e último mandato com a mesma paixão de servir África, com a mesma convicção de que África tem os trunfos para o seu desenvolvimento e a sua imposição na governação mundial, com o mesmo empenho em fazer avançar o ideal de unidade dos pais fundadores da OUA/UA, mas também com o mesmo realismo de que trata-se de um trabalho a longo prazo e que há muito resistência e por vezes perenes. Face a estes desafios, a minha abordagem passa por avançar sem confrontos, avançar sem desviar, construir sem destruir.

É esta filosofia que guiará a minha acção ao longo dos próximos 4 anos, se os Estados-Membros renovarem a sua confiança em mim.

Adesão em Sociedades Profissionais (Lista de entidades profissionais em que é membro, especificar o cargo, se aplicável)

Qualificações Académicas e Profissionais (Indicar as suas qualificações

académicas e profissionais, começando com as qualificações mais elevadas)

Nome da Instituição Endereço da instituição (Endereço Postal, Números de Telefone e sítio Web) Qualificações Obtidas Ano Obtido

Universidade Paris 13 Doutoramento Em curso

Universidade Marien NGOUABI Mestrado 1992 Universidade Marien NGOUABI Licenciatura 1986

Outras Formações Relevantes (Indicar outras formações/cursos certificados que frequentou que são relevantes para este papel)

Título da formação Organismo ou Instituição de Certificação Endereço da instituição (endereço postal, números de telefone e sítio Web) Ano Obtido

(5)

5

Experiência Profissional (Indique a sua experiência de trabalho começando com a

mais actual ou a mais anterior. Faça um histórico de trabalho abrangente e inclua/edite uma tabela em conformidade para captar a sua experiência de trabalho)

Nome da Organização/Empregador:

UNIÃO AFRICANA

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone

e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

PRESIDENTE DA COMISSÃO

Duração (Data de Início e Fim)

MARÇO DE 2017 até ao presente momento

Número de Pessoas Supervisionadas

1794

Responsabilidades Presidente Executivo, Representante legal da União e Gestor Orçamental da União

Realizações Reforma da União, implementação da Agenda 63 e dos seus projectos emblemáticos: Silenciar as Armas, operacionalização do Fundo para a Paz, a ZCLCA, o Mercado Único de Transportes Aéreos em África, o passaporte africano, a livre circulação de pessoas e bens, a agenda mulher e juventude, afirmação do lugar e papel da União no plano internacional

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone

e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Duração (Data de Início e Fim) 2008-2017 Número de Pessoas Supervisionadas 800

(6)

6

Realizações Posicionamento efectivo do Chade no plano internacional: presidência do Conselho Executivo da União Africana; adopção da Carta Marítima, Decisão de Kigali sobre o financiamento da União, presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, criação da FMM e do G5 Sahel, processo de paz (Darfur, Líbia, RCA, Mali), reforma da CEN-SAD

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

PRESIDENTE DO CONSELHO ECONÓMICO, SOCIAL E CULTURAL

Duração (Data de

Início e Fim) 2007-2008

Número de Pessoas Supervisionadas

Responsabilidades Definição e aplicação das políticas de desenvolvimento económico

Realizações Adopção de textos

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título

da Função) PRIMEIRO-MINISTRO, CHEFE DO GOVERNO Duração (Data de

Início e Fim) 2003-2005 Número de Pessoas

Supervisionadas

Responsabilidades Coordenação da acção governamental e execução da política de desenvolvimento do Chade

Realizações O Chade recuperou a estabilidade socioeconómica e política

(7)

7

Experiência Profissional (Indique a sua experiência de trabalho começando com

a mais actual ou a mais anterior. Faça um histórico de trabalho abrangente e inclua/edite uma tabela em conformidade para captar a sua experiência de trabalho)

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone

e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS E TRANSPORTES

Duração (Data de Início e Fim)

2002 - 2003

Número de Pessoas Supervisionadas

Responsabilidades Execução da política em matéria de infra-estruturas e transporte do Chade

Realizações Execução da política em matéria de infra-estruturas rodoviárias e aeroportuárias, estudos de projecto de acesso ferroviário

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone

e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

DIRECTOR DA CASA CIVIL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO CHADE Duração (Data de Início e Fim) 1999 - 2002 Número de Pessoas Supervisionadas

Responsabilidades Assessorar o Presidente da República na tomada de decisões estratégicas no plano nacional e internacional.

(8)

8

Nome da Organização/Empregador:

ESTADO DO CHADE

Endereço da Organização/Empregador (Endereço Postal, Números de Telefone

e sítio Web):

Cargo Ocupado (Título da Função)

RELATOR DO COMITÉ TÉCNICO INSTITUCIONAL criado pela Conferência Nacional Soberana (CNS)

Duração (Data de Início e Fim)

1993 - 1996

Número de Pessoas Supervisionadas

Responsabilidades Elaboração da Constituição da República do Chade de 1996, da Carta dos Partidos Políticos e do Código Eleitoral

Realizações As bases da democracia multipartidária e da governação da República do Chade foram lançadas

Aptidões e competências (Em não mais de quinhentas (500) palavras, demonstre

como a sua experiência e qualificações correspondem às aptidões e competências delineadas no perfil de funções do cargo a que se candidata)

Os meus estudos superiores na Universidade Marien NGouabi no Congo Brazzaville, que levaram a obtenção de um DESS (Diplôme d'Etudes Supérieures Spécialisées - Diploma de Estudos Superiores Especializados) em Direito Público, abriram as portas da função pública chadiana, que estava então em plena reabilitação após a agitação que se seguiu à mudança política que teve lugar no Chade no final dos anos 90.

Mais de trinta anos de experiência administrativa e política (funcionário público e posteriormente Director-Geral de um Ministério, membro de várias instituições como a Comissão Eleitoral Nacional Independente (Céni), a Comissão responsável pela redacção da Constituição de 1996, a Equipa de Negociação do Petróleo de Doba, Director do Gabinete do Presidente da República, Presidente de uma grande instituição, o Conselho Económico, Social e Cultural, várias vezes Ministro dos Negócios Estrangeiros e Primeiro Ministro), bem como os quatro anos como Presidente da Comissão da União Africana, familiarizaram-me com as realidades da função pública, da diplomacia africana e internacional.

A presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exerci em Dezembro de 2015, quando o Chade era um membro não permanente do Conselho de Segurança, construiu-me sobre a natureza das grandes questões internacionais e a preeminência dos interesses nacionais sobre as grandes questões globais comuns (clima, segurança, desenvolvimento, etc.).

Para além desta rica e diversificada experiência, o meu domínio de três (3) línguas faladas na União Africana, o francês, inglês e árabe, que são trunfos significativos

(9)

9 numa África multilingue e multicultural.

Por último, mas não menos importante, uma última vantagem é a idade. Com 60 anos de idade desde Junho passado, tenho todas as aptidões físicas, intelectuais e mentais para me dedicar às muitas tarefas e exigências, bem como aos muitos desafios que o Presidente da Comissão da União Africana enfrenta diariamente. De facto, a diversidade cultural e linguística do Continente, as muitas e por vezes divergentes expectativas dos Estados, as preocupações e mesmo as exigências das populações, exigem que o Presidente da Comissão preste muita atenção a todas as questões levantadas e dê respostas capazes de conciliar interesses por vezes conflituosos. Tudo isto se soma à governação diária da Instituição, que requer vigilância e mobilização constantes. Este exercício requer não só uma boa saúde física e mental, mas também uma verdadeira força de carácter e um forte sentido de compromisso.

Além disso, "para desempenhar um papel transformador de liderança, para orientar o desempenho da Comissão na realização da visão continental de uma África.... integrada próspera e pacífica, para estar comprometida com os valores e princípios orientadores pan-africanos da União Africana....” estas são, entre outras, acções que requerem a delicadeza e tacto do Presidente da Comissão, uma vez que cobrem realidades complexas e desafios ousados.

Acredito que tenho todas estas qualidades para presidir ao destino da Comissão da União Africana para um segundo mandato de quatro anos.

Realizações/Conquistas (Em não mais de quinhentas (500) palavras, indique

quaisquer outras realizações para além daquelas sob experiência de trabalho que gostaria de destacar)

A minha experiência profissional deriva dos cargos e funções que desempenhei, primeiro em diferentes níveis da administração chadiana e depois em Adis Abeba como Presidente da Comissão da União Africana.

Nesta última qualidade, desde o início do meu mandato, estabeleci uma série de prioridades: paz e segurança através da resolução de crises e conflitos, reforma institucional da União Africana, integração económica e política, livre circulação de pessoas e bens através da criação de uma zona continental de comércio livre, reforço da governação política e económica, envolvimento das mulheres e dos jovens no processo de desenvolvimento e de tomada de decisões, energia, infra-estruturas e industrialização, etc....

Em quatro anos, muitos destes projectos foram lançados. Alguns deles tomaram forma, tais como a reforma institucional, a integração com a zona de comércio livre continental, o financiamento da União e da paz, etc. Outros estão em processo de implementação e a sua conclusão leva certamente mais tempo do que a duração de um ou mesmo dois mandatos. Isto é:

(10)

10

- conflitos armados e crises políticas que ainda estão vivos em algumas partes

de África e que por vezes são alimentados por forças de fora do continente;

- uma governação política, socioeconómica e eleitoral ainda fraca, uma

fraqueza por vezes ligada à natureza imprópria das instituições africanas;

- integração política e económica, que ainda enfrenta obstáculos físicos e

resistência política;

- políticas de promoção das mulheres e dos jovens que ainda se encontram na

fase dos feitiços,

- de África, que ainda não ocupa o seu devido lugar na cena internacional,

apesar do seu potencial humano e económico;

- da cultura africana como um fermento de identidade africana que não é

suficientemente valorizado.

Durante o segundo mandato, será uma questão de trabalhar para alcançar todos estes projectos que eu considero fundadores e decisivos para o advento de uma África integrada, segura, pacífica e próspera. Não se trata para mim de multiplicar os projectos, de dispersar energias e recursos sem primeiro completar os projectos já em curso.

A prioridade do segundo mandato que procuro, portanto, será alcançar todos, ou pelo menos uma boa parte destes objectivos. Por esta razão, a urgência reside na finalização da reforma da Organização, que será um instrumento necessário e indispensável para a realização dos outros objectivos; pois só uma organização de alto desempenho, liderada por homens e mulheres competentes, dotada de recursos substanciais e de uma certa autonomia na tomada de decisões, operando com transparência e harmonia, é capaz de implementar eficazmente as prioridades estabelecidas.

É claro que apelarei ao pleno envolvimento dos Estados na implementação desta reforma e gostaria que eles dessem todo o crédito à Comissão para que esta possa responder às prementes expectativas dos africanos.

Publicações (se houver): (Fornece lista de publicações de autor ou co-autor,

(11)

11

Línguas de Trabalho (Indique abaixo os seus níveis de proficiência de fala, leitura

e escrita para as línguas da UA. Exemplos de níveis de proficiência: Excelente, Bom, Suficiente ou Medíocre)

Línguas de Trabalho

Falar Ler Escrever

Árabe Excelente Excelente Excelente Inglês Excelente Excelente Excelente Francês Excelente Excelente Excelente Português

Certificação

Eu, abaixo assinado, certifico que estas informações me descrevem correctamente, e descrevem as minhas qualificações e experiência.

Nome e Apelido Assinatura Data

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort

Considerando a existência (bastante plausível, senão generalizada, como visto introdutoriamente) de uma sequência temporal ou lógica entre as decisões a serem

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The