• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

O presente memorial trata de uma Edificação para uso Residencial, de propriedade de NOZARI & GOMES CONSTRUÇÕES LTDA CNPJ: 00.220.583/0001-66, a ser construída no lote 05, da quadra 5920, loteamento denominado Monte Bello, Bairro São Luiz nesta cidade e aborda os principais pontos que devem ser seguidos na execução da obra em questão e detalhamentos quanto à forma de execução dos trabalhos.

Para esta obra serão seguidas as seguintes especificações técnicas:

01 PROJETO:

1.1 DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO ARQUITETÔNICO:

A edificação será constituída de um prédio residencial com dezesseis unidades individuais: - Unidades com metragens diferenciadas seguindo a mesma tipologia e plantas variadas. - Térreo: estacionamento e acesso principal aos apartamentos.

- Primeiro, segundo e terceiro pavimento(s): Planta tipo com quatro apartamentos. - Quarto pavimento: Dois apartamentos com planta tipo e dois duplex.

1.2 CARACTERIZAÇÃO DA EDIFICAÇÃO

- Térreo: Pilotis com vagas para carros e acesso aos apartamentos.

- Primeiro, segundo e terceiro pavimento(s): planta tipo, com 4 unidades individuais. Cada unidade apresenta: Cozinha/Serviço integrada a Jantar/Estar, e sacada com churrasqueira. Dois dormitórios e um banho social.

- Quarto pavimento: planta com 2 unidades individuais e dois duplex. Cada unidade individual possui: Cozinha/Serviço integrada a Jantar/Estar, sacada com churrasqueira, dois dormitórios e um banho social. Já nos aptos duplex, cada unidade apresenta: área social no primeiro

(2)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

pavimento com Cozinha/Serviço integrada a Jantar/Estar e lavabo, terraço com churrasqueira e acesso ao segundo pavimento (quinto andar) por uma escada em madeira, que apresenta dois dormitórios e banho social.

1.3 CARACTERIZAÇÕES DAS ÁREAS EXTERNAS

As divisas entre os terrenos vizinhos serão murados e a frente com tela, tendo acesso de pedestres e veículos separados (um portão para pedestres, um portão para garagem principal e portões individuais para as vagas 01 / 02 / 03 / 04, que tem acesso direto da rua).

1.4) AUTORIA DOS PROJETOS:

Os projetos arquitetônico, hidrossanitário, elétrico e telefônico serão de autoria e responsabilidade da arquiteta Patrícia Ruzzarin CAU 34440-0 e do Arquiteto Alexandro Nozari CAU – 53830-2.

Os projetos estruturais serão de autoria e responsabilidade do Engenheiro civil Samuel Ruzzarin Crea 133891.

02 SERVIÇOS PRELIMINARES

Será efetuada a limpeza do terreno, assim como a retirada de qualquer obstáculo que impossibilite a perfeita locação da obra. Estes serviços serão realizados de forma deixar completamente livres os espaços tanto da obra, como os acessos necessários à locomoção, transporte e depósito dos materiais da construção.

A instalação da obra consistirá, após a demarcação dos limites do lote, na execução de tapume a 0,80m do alinhamento, junto ao passeio público, com 2,20m de altura, composto por chapas de compensado estruturadas por caibros e guias, onde serão fixadas as placas dos profissionais com responsabilidade técnica dos projetos, execução e fiscalização.

Complementando as instalações provisórias, será construído um barracão de obra, o qual será composto por depósito, executado com paredes e assoalho de compensado estruturado por caibros e guias, e sanitários, que serão de alvenaria até 2,00m e piso de concreto alisado. O telhado

(3)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

03 MOVIMENTAÇÕES DE TERRA

Os serviços de terraplanagem, aterro e re-aterro serão executados dentro das Normas Técnicas Brasileiras a fim de estabelecer as cotas de níveis previstas no projeto para construção da obra.

04 LOCAÇÃO DA OBRA:

A locação consistirá em definir a exata posição da obra dentro do terreno, de acordo com as plantas de situação e de localização, observando-se os níveis e cotas do projeto arquitetônico.

05 FUNDAÇÕES - INFRAESTRUTURA:

Serão executadas conforme NBR 6118.

As fundações serão do tipo diretas (sapatas isoladas) com resistência de 25 Mpa e executadas de acordo com o projeto estrutural, podendo sofrer alteração em função da resistência do solo.

06 SUPRA ESTRUTURA:

Serão executadas conforme NBR 6118.

A edificação será executada em alvenaria estrutural, com lajes apoiadas em paredes de blocos cerâmicos da Pauluzzi (família 30) e compostas por elementos estruturais criando a devida estabilidade global da edificação seguindo plantas baixas e projeto estrutural definido.

A verga é um elemento estrutural sujeito aos esforços de flexão, tendo como finalidade absorver as reações das lajes e as cargas distribuídas geradas pelas paredes. Serão executadas com transpasse de 30 cm de cada lado do vão das aberturas absorvendo as tensões geradas neste local e com 10cm de altura no mínimo.

As contra vergas serão executadas sob as aberturas das janelas com a finalidade de absorver tensões de tração que ocorrem nesta região evitando futuras patologias. Serão executadas com transpasse de 30 cm de cada lado do vão das aberturas.

(4)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

07 PAREDES:

As paredes serão assentadas com argamassas de cimento, areia e cal, com em traço de acordo com especificação do fabricante do bloco cerâmico, observando níveis, prumos e amarrações (traço assentamento: 1cimento/2cal/5g1f).

Todas as alvenarias de apartamentos serão executadas em bloco cerâmico.

Os muros das divisas, as alvenarias das garagens e do pavimento de cobertura, incluindo as platibandas serão executados com tijolos furados (viga coroamento).

Serão executados pilaretes de concreto armado e vigas de respaldo sobre todas as paredes do último pavimento, inclusive platibandas e volume da cobertura.

08 ESCADAS

Na escada principal os degraus e patamares serão em concreto e terão Fck 25 Mpa, recobrimento 3 cm (Conforme NBR 6118), executados nas dimensões indicadas no projeto, e receberão revestimento cerâmico da Marca Cecrisa.

- iluminação: um ponto de iluminação segundo especificações do projeto elétrico.

As Escadas internas dos apartamentos tipo duplex serão em madeira com acabamento adequado, seguindo projeto arquitetônico.

- iluminação: um ponto de iluminação segundo especificações do projeto elétrico.

09 COBERTURA:

De acordo com o projeto arquitetônico, o telhado será executado com telha de fibrocimento 6 mm, apoiado sobre tesouras de eucalipto imunizado (utilizando JIMO CUPIM), contra ventadas e fixadas ao corpo do prédio, da seguinte maneira: será deixada uma espera metálica na laje a qual, posteriormente à concretagem, será amarrada à tesoura, sendo que cada tesoura terá a sua espera (diâmetro 4.2mm) para evitar a perda da estabilidade da estrutura do telhado. Serão utilizadas calhas, rufos e algerosas de aluzinco onde houver necessidade.

(5)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

10 IMPERMEABILIZAÇÃO:

Sobre a viga de fundação e de baldrame, antes de iniciar as alvenarias, será aplicado cristalizante, conforme especificação do fabricante, no topo e em ambos os lados até uma altura de 20 cm.

As sacadas, áreas de serviço e banheiros serão impermeabilizados com argamassa e cristalizante aplicado sobre contra piso de regularização com inclinações de 1% para os ralos; os cantos, em todo o perímetro do banheiro - rodapé de 25 cm de altura e ralos receberão reforço com tela poliéster para promover melhor estruturação. Os terraços dos duplex receberão manta asfáltica.

11 ACABAMENTOS:

11.1 REVESTIMENTO DE PAREDES EXTERNAS:

As paredes externas serão revestidas com chapisco e emboço com espessura mínima de 2,5 cm e pintura acrílica, Kiling.

11.2 SALA DE ESTAR / JANTAR / SACADA

Salas de estar e Jantar: Contra piso com argamassa de cimento e areia (traço 4:1) e espessura 5 cm. Será colocado piso laminado da marca Eucaflor.

Paredes revestidas com chapisco (traço 1:4), emboço (traço 1:2:6) com espessura mínima de 2 cm, reboco fino (traço 1:3:5) com espessura 0,3 cm e pintura PVA, Kiling.

Teto com reboco e pintura PVA, Kiling.

Instalações elétricas (tomadas), sendo duas tomadas de uso geral, uma de TV, uma de telefone e ponto para interfone. Para a TV e o telefone serão consideradas apenas as tubulações secas.

Instalações elétricas (iluminação): dois pontos no teto.

Sacada: Piso com revestimento cerâmico,marca Cecrisa, resistência PEI 3 assentado com cimento cola tipo AC-1, sem rodapé.

Teto com reboco e pintura PVA, Kiling.

(6)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

11.3 COZINHA

A parede das áreas úmidas contra pia será revestida com azulejo, com coeficiente de absorção de água variando entre 10% a 20% (dimensão 20x20) até o teto, marca Cecrisa. No restante contará com revestimento de chapisco (traço 1:4), emboço (traço 1:2:6) com espessura mínima de 2 cm, reboco fino (traço 1:3:5) com espessura 0,3 cm e pintura PVA, Kiling.

Piso com revestimento cerâmico , marca Cecrisa,com resistência PEI 3 assentado com cimento cola tipo AC-1, sem rodapé.

Teto com reboco e pintura PVA, Kiling.

Instalações elétricas (tomadas), sendo no mínimo quatro tomadas de uso geral.Marca Pezzi.

Instalações elétricas (iluminação): um ponto no teto.Marca Pezzi. Instalações hidráulicas de água fria para uma pia, tubulação Krona.

11.4 SERVIÇO

Parede da área úmida contra o tanque, após receber chapisco (traço 1:4), emboço (traço 1:2:6) com espessura mínima de 2 cm, será revestido com azulejo, Cecrisa, com coeficiente de absorção de água variando entre 10% a 20% (dimensão 20x20) até o teto.

Piso com revestimento cerâmico, Cecrisa, esmaltado resistência PEI 3 assentado com cimento cola

tipo AC-1, sem rodapé

Teto com reboco e pintura PVA, KIling.

Instalações elétricas (tomadas), sendo no mínimo uma tomada de uso geral.Marca Pezzi. Instalações elétricas (iluminação): um ponto no teto.Marca Pezzi.

Instalações hidráulicas de água fria para um tanque e máquina de lavar-roupa, Krona. Não serão instalados tanques nem torneiras.

11.5 DORMITÓRIOS

Contra piso com argamassa de cimento e areia (traço 4:1) e espessura 5 cm. Será colocado piso laminado, Eucaflor.

(7)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

Tetos com reboco e pintura PVA, KIling.

Instalações elétricas (tomadas), sendo no mínimo duas de uso geral.Marca Pezzi Instalações elétricas (iluminação): um ponto no teto.Marca Pezzi.

11.6 BANHEIRO

Parede com azulejo,Cecrisa, com coeficiente de absorção de água variando entre 10 a 20% (medida 20x20cm) até o teto assentado com cimento cola tipo AC-1.

Teto com reboco e pintura PVA, Kiling.

Piso com revestimento cerâmico, Cecrisa, PEI 3 assentado com cimento cola tipo AC-1, sem rodapé, seguindo projetos.

Louças sanitárias: lavatório de coluna e vaso sanitário com caixa acoplada, Deca.

Três pontos hidráulicos, Krona, de água fria, sendo um para o lavatório de coluna, um para o vaso sanitário e um para o chuveiro.

Instalações elétricas (tomadas): duas de uso geral (uma para o lavatório e outra para o chuveiro). Marca Pezzi

Instalações elétricas (iluminação): um ponto, no teto.Marca Pezzi.

11.7 ÁREAS DE USO COMUM (Referente a escadas e circulações)

Pisos com revestimento cerâmico, Cecrisa, exceção os espelhos das escadas que serão requadrados e pintados com pintura acrílica. Circulação do pavimento tipo com rodapé cerâmico da mesma marca.

Paredes revestidas com chapisco, emboço, reboco fino e pintura acrílica. O teto receberá nateamento de cimento e areia fina (traço 3:1) e pintura acrílica, KIling.

11.8 VAGAS DE GARAGEM (TERREO)

Cada unidade terá uma vaga de garagem, estabelecidas em normas municipais vigentes, com piso de pavers, sobre pilotis. Pilares, teto e paredes receberão nateamento de cimento e areia fina (traço 3:1) e acabamento com pintura acrílica, Kiling.

(8)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

Acessos de pedestres com piso do tipo pavers com fck 25/35 mpa espessura de 6 cm, assentado sobre solo compactado e base de pó de brita com 8 cm. Em alguns casos, o acesso de

veículos será com trilhos de concregrama(60cmx45cm).

Meio-fio, guias e sarjetas em concreto pré-moldado nos locais indicados no projeto. Passeio público será de pavers.

Os Muros de Divisa que não estiverem no recuo frontal obrigatório do empreendimento terão altura de 1,80m serão compostos por tijolos seis furos assentadas com argamassas de cimento, areia e cal, com, traço 1cimento/2cal/5g1f, revestidos com chapisco e emboço, observando níveis, prumos e amarrações.

No recuo frontal será usado tela metálica com entradas individualizadas para veículos e pedestres.

Os muros serão elevados sob viga de baldrame de 15 cm de espessura, devidamente impermeabilizada, com 4 demãos cruzadas de hidroasfalto no topo e laterais (20 cm altura), com pilaretes a cada 5m e amarrados com cinta de 15 cm de espessura receberão pintura acrílica, Kiling.

12 ESQUADRIAS E FERRAGENS:

As janelas dos apartamentos residenciais serão de alumínio, Alpa, com persianas de PVC nas janelas dos dormitórios. As portas internas serão do tipo semi-oca, de madeira laminada pintadas com tinta esmalte sintética, com dimensões de 0,80m nos dormitórios e 0,60m nos banheiros. As fechaduras serão metálicas, Imab. As dobradiças serão cromadas. Haverá peitoril em basalto em todas as janelas.

Portas de entrada do prédio em madeira maciça pintadas com tinta esmalte sintética, com dimensão de 1,10m, de acordo com projeto específico. Demais portas de acesso as unidades individuais em madeira maciça, com dimensão de 0,90m pintadas com tinta esmalte sintética, Kiling.

14 VIDROS:

(9)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

esquadria.

15 PINTURA:

As paredes internas com argamassa e os tetos serão pintados com selador e 2 demãos de tinta tipo PVA, Kiling. As paredes externas serão revestidas com selador acrílico e após 2 demãos de pintura acrílica. Antes da 1° demão serão removidas todas as manchas de óleo, graxa ou qualquer agente contaminador que possam prejudicar o perfeito acabamento.

16 REDE DE ÁGUA

A rede de entrada de água será executada com tubulação de PVC, Krona, atendendo as normas da SAMAE (Sistema Municipal de Água e Esgoto).

O hidrômetro de entrada será instalado pela SAMAE a pedido do construtor, com capacidade para atender a demanda necessária e de acordo com o estabelecido no projeto específico. Os apartamentos terão espera para hidrômetros individuais, sendo a compra e a instalação dos mesmos a cargo do proprietário.

O dimensionamento da tubulação terá projeto específico e obedecerão as Normas estabelecidas pela ABNT e órgãos competentes.

17 REDE DE ENERGIA

A rede de entrada de energia será executada dentro das normas e exigências da RGE (Rio Grande Energia), atendendo ao projeto especifico e às necessidades da obra.

18 REDE DE ESGOTO

A rede de esgoto será executada com tubulação de PVC, Krona, atendendo as normas do SAMAE.

Serão instaladas caixas de inspeção com capacidade para atender a demanda necessária e de acordo com o estabelecido no projeto especifico.

O dimensionamento da tubulação obedecerá rigorosamente às normas estabelecidas pelo órgão competente. As tubulações serão fixadas com cinta perfurada de inox.

(10)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

19 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS:

Todas as áreas úmidas serão servidas por tubulações para água fria. As tubulações de água serão de PVC, Krona, totalmente embutidas e executadas de acordo com os projetos específicos.

Os vasos sanitários serão do tipo WC com caixa acoplada e pia com pedestal na cor branca, da marca Deca, e obedecerão à posição indicada em projeto.

Os tampos dos lavatórios de banheiros e cozinhas indicados em projeto e material publicitário são meramente ilustrativos, sendo fornecidos somente a pia com pedestal especificado.

Os reservatórios serão em fibra tipo fiberglass, conforme projeto específico.

20 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A rede elétrica será embutida. Cada unidade terá um medidor de consumo de energia elétrica protegidos por disjuntores da marca SOPRANO.

No interior de cada unidade haverá um centro de distribuição (CD), dotado de disjuntores marca SOPRANO para proteção dos circuitos internos. Os interruptores e tomadas terão acabamento em plástico da marca PEZZI modelo 10.000 linha cinza. Os pontos de luz e disposição de tomadas, campainhas, telefone e porteiro eletrônico obedecerão às indicações dos projetos elétrico e telefônico.

Não serão instalados artefatos de iluminação.

Os fios utilizados serão da marca Corfio, com dimensões e cores especificadas no projeto elétrico, em conformidade com Normas da ABNT.

21 INSTALAÇÕES DE GÁS- CENTRAL

Será entregue para cada unidade a instalação de gás para o fogão. A instalação será composta pelos medidores individuais e tubulação. A central de gás estará localizada no térreo, fundos da edificação, com medidas que atendam o público estimado para o prédio. Será executada em alvenaria com espaço útil de 1.80x1.50, porta em veneziana metálica e cobertura com laje impermeabilizada.

(11)

Rua Prof. Jerônimo Ferreira Porto, 237 – Lourdes – Caxias do Sul – RS – CEP: 95072-210 Fone: ( 54 ) 3212 2290 – projetos@earqui.com.br

Os corrimões serão conforme determina o projeto, contínuos na extensão da escada. O acabamento será com 2 demãos de tinta esmalte, aplicado sobre fundo tipo zarcão.

23 INSTALAÇÔES DE INCÊNDIO

A instalação de extintores, sinalização e iluminação de emergência contra incêndio será executada conforme normas técnicas do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul.

24 AJARDINAMENTO E LIMPEZA:

A obra deverá ser entregue limpa, livre de entulhos, com todos os seus equipamentos testados e funcionando conforme determinação. Os jardins serão entregues gramados.

__________________________ NOZARI & GOMES CONSTRUÇÕES LTDA.

CNPJ: 00.220.583/0001-66

Proprietário

______________________ ______________________ ______________________

Arq. Alexandro Nozari Arq. Patrícia Ruzzarin Eng. Civil Samuel Ruzzarin

CAU – 53.830-2 CAU 34.440-0 Crea 133891 Responsável Técnico Responsável Técnico Responsável Técnico

Referências

Documentos relacionados

Helaclean é um fluído próprio para limpeza de placas de circuito impresso e contatos elétricos em geral. Devido sua alta evaporação, sua ação não deixa resíduo na

A presente memória descritiva e justificativa refere-se à análise do cumprimento do projeto de instalações elétricas relativo às obras de construção de Legalização de

The distribution of 'Alfrocheiro' and its offspring, as well as of its two main co-parents ('Cayetana Blanca' and 'Hebén'), point to a geographic origin around the

Paredes : azulejo ou cerâmica esmaltada até o teto Teto : pintura PVA, sobre reboco ou gesso.. Cuba :

Informação, instruções e sensibilização das partes interessadas (vizinhança, operacional e usuários) durante atividades de reforma e rotinas de manutenção (treinamento operários,

O Índice de Preços ao Consumidor de Caxias do Sul (IPC-IPES) é calculado e divulgado mensalmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul,

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, conduzida a partir de artigos publicados nos períodos de 2010 a 2020, sob os temas: câncer de mama,

No exercício fiscal de 2017, o Comitê Executivo do Grupo era formado por 12 membros, inalterado em re- lação ao ano anterior (Diretor-Presidente, Diretor Financeiro, Diretor