• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL - CURSO DE MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL - CURSO DE MESTRADO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL - CURSO DE MESTRADO (Aprovado em reunião do Colegiado do PPGECAM, em 01/06/2016)

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental torna público o presente Edital no Boletim Oficial da UFPE e através do endereço eletrônico <http://www.ufpe.br/propesq>, as normas do Processo Seletivo para Admissão de Discentes – Ano Letivo 2016, segunda entrada ao corpo discente ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Mestrado Acadêmico:

1 – I

NSCRIÇÃO

1.1 – Para o Curso de Mestrado exige-se graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Engenharia Agrícola e Ambiental, Bacharelado em Administração, Bacharelado em Química, Bacharelado em Biologia, Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química ou Licenciatura em Biologia, realizados em instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

1.2 – Os candidatos devem ficar atentos ao preenchimento da Ficha de Inscrição, especialmente à seção da escolha da área de concentração na qual deseja se inscrever, visto que deverá selecionar apenas uma área de concentração. Os candidatos também devem ficar atentos ao preenchimento obrigatório da seção da escolha da linha de pesquisa na ficha de inscrição, visto que deverá selecionar obrigatoriamente a 1ª e 2ª opções.

1.3 – A inscrição será realizada na Secretaria da Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, situada no 2º Andar do Bloco K do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE – Rodovia BR 104, Km 59, s/n, Sítio Juriti, Zona Rural, CEP 55.014-900, Caruaru, Pernambuco, Telefone: (81) 2103-9179, no período de 20 a 28 de junho de 2016, das 9h às 12h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato.

1.4 - As informações e a documentação de inscrições realizadas na Secretaria da Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental serão conferidas pela secretaria do programa no ato da inscrição, estando sujeita a recusa, caso não atendam às exigidas neste edital.

1.5 – A inscrição poderá ser realizada por correspondência (via SEDEX), ficando condicionada a avaliação dos documentos ao recebimento dos mesmos no prazo limite de 28 de junho de 2016, não se responsabilizando o Programa por atrasos ocorridos na entrega postal.

1.6 – As inscrições por correspondência serão verificadas quando do seu recebimento pela Comissão de Seleção e Admissão no que se refere ao cumprimento dos requisitos para a sua aceitação, conforme Item 2 deste Edital. 1.7 – São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

(2)

2 – D

OCUMENTAÇÃO

PARA

A

I

NSCRIÇÃO

2.1 – Documentação exigível para a inscrição no Mestrado:

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada, na forma do Anexo I. O candidato deverá se inscrever em uma única linha de pesquisa que ofertar vagas neste edital. As linhas estão numeradas e identificadas com o nome da linha de pesquisa do programa (ver Anexo IV). O candidato deverá obrigatoriamente

informar na ficha de inscrição o número correspondente à linha de pesquisa de sua escolha.

b) Cópias autenticadas do RG (Carteira de Identidade), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor e comprovação da última votação (ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do TSE), ou passaporte no caso de candidato estrangeiro.

c) Cópia autenticada do comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar para os candidatos do gênero masculino.

d) 1 (uma) foto 3x4 recente.

e) Comprovante de pagamento original da taxa no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Os procedimentos para emissão do boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição encontram-se no Anexo II. Estão isentos da taxa de inscrição: Aluno regularmente matriculado na UFPE, que comprove ser concluinte de curso de graduação ou de mestrado; e Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto e candidatos inscritos no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrante de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007 e conforme Res. 3/2016 do Conselho de Administração da UFPE.

Consulta ao Cadastro pelo Programa:

http://aplicacoes.mds.gov.br/sistac/publico/jsp/login.jsf;jsessionid=D6B30807E2DCC3C7CB0 CB2F080D57479

Maiores Informações:

http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/bolsa-familia/cadastro-unico/beneficiario/isencao-de-taxa-de-concurso-publico-sistac

f) Curriculum vitae, no modelo do Currículo Lattes (conforme a Plataforma Lattes do site do CNPq: <http://www.cnpq.br>). Será obrigatória a comprovação apenas das atividades que se enquadram no Item 3.2.2 (anexar cópia dos documentos comprobatórios, não precisando autenticá-los), por exemplo: certificados, declarações, dentre outros.

2.1.1 – A autenticação dos documentos referidos na letra “b” e “c” de 2.1 poderá ser realizada mediante cotejo da cópia com o original pelo servidor encarregado do recebimento.

2.1.2 - O candidato inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, poderá requerer a dispensa do pagamento da taxa de inscrição até o quinto dia anterior ao do encerramento das inscrições, conforme modelo (Anexo V);

2.1.3 – No caso do item anterior, a decisão será comunicada ao candidato em data anterior ao encerramento das inscrições, preferencialmente por meio eletrônico, para o endereço indicado pelo candidato quando da inscrição; 2.1.4 – Em caso de indeferimento do pedido de dispensa da taxa de inscrição, é facultado ao candidato, em dois dias úteis, o pagamento da taxa ou a interposição de recurso, dotado de efeito suspensivo, endereçado à Coordenação do Programa.

(3)

2.2 – Além dos documentos indicados no Item 2.1, os candidatos ao Curso de Mestrado deverão instruir a ficha de inscrição com:

a) Cópia do diploma ou comprovante de conclusão do curso de Graduação. b) Cópia do histórico escolar do curso de Graduação.

2.3 – Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira.

2.4 – Admitir-se-á inscrição condicionada à seleção de Mestrado, de concluintes de Curso de Graduação, condicionada a matrícula à classificação e à conclusão da Graduação, com colação de grau realizada, até a data de realização da matrícula.

3 – E

XAME

DE

S

ELEÇÃO

E

A

DMISSÃO

O Concurso será procedido por uma Comissão de Seleção e Admissão para cada área de concentração do programa, formada cada comissão por 2 membros do seu corpo docente:

A seleção para o mestrado constará de duas etapas (Avaliação de Histórico + Avaliação do Currículo Lattes), conforme o cronograma a seguir:

Etapas da Seleção Datas e Horários

Período de inscrições presencial 20/06/2016 a 28/06/2016, de 9h às 12h Recebimento de inscrições via sedex Até 28/06/2016

Etapa 1 – Avaliação de Histórico 01/07/2016, de 14h às 17h

Resultado 05/07/2016, às 17h

Prazo recursal da Etapa 1 06 a 08/07/2016, de 13h às 17h no Protocolo do CAA ou recebimentode Sedex Resultado do julgamento dos recursos 11/07/2016, às 17h

Etapa 2 – Avaliação do Currículo Lattes 12/07/2016, de 14h às 17h

Resultado 13/07/2016, às 17h

Prazo recursal da Etapa 2 14/07/2016 a 18/07/2016, de 13h às 17h no Protocolo do CAA ourecebimento de Sedex Resultado do julgamento dos recursos 19/07/2016, às 16h

Resultado Final 20/07/2016, às 17h

Prazo recursal do Resultado Final 21 a 25/07/2016, de 13h às 17h no Protocolo do CAA ou recebimentode Sedex

Pré-matrícula 28 a 29/07/2016, de 9h às 12h

Matrícula Conforme calendário da PROPESQ

Início das aulas Conforme calendário da PROPESQ

3.1 – Etapa 1: Avaliação de Histórico

3.1.1 – A Etapa 1 será realizada através da análise do Histórico Escolar da graduação, com peso 6 (seis), e pontuação máxima 10,0, sendo de caráter eliminatório.

3.1.2 – A pontuação mínima para aprovação na Etapa Avaliação do Histórico Escolar é 5,0 (cinco). 3.1.3 – Na avaliação do Histórico Escolar da Graduação será obedecida a seguinte tabela de pontuação:

(4)

AVALIAÇÃO do Histórico Escolar (pontuação máxima: 10,0)

Atividade (os pontos dos itens abaixo serão somados) Peso Avaliação global do Histórico Escolar do curso de graduação (valor da média geral do aluno

no curso de graduação multiplicado pelo Fator CPC, ver Quadro I)

70% Avaliação do titulo de graduação (pontuação conforme Quadro II) 30%

Quadro I - Fatores equivalentes para Conceito Preliminar de Curso - CPC*

CPC Fator CPC

2 ou sem classificação 0,5

3 0,8

4 e 5 1,0

* O CPC está disponível no site do INEP (<www.inep.gov.br>) Quadro II – Pontuação por natureza do curso de graduação

Natureza do curso Nota

Engenharia Civil e/ou Ambiental 10,0

Demais engenharias 9,0

Bacharelados 9,0

Licenciaturas 8,0

3.2. – Etapa 2: Avaliação do Currículo Lattes

3.2.1 – A avaliação do Currículo Lattes, com peso 4 (quatro), é classificatória. 3.2.2 – A avaliação do Currículo Lattes obedecerá as seguintes tabelas: A - FORMAÇÃO ACADÊMICA COMPLEMENTAR (peso 3)

Atividade Pontuação

Máxima

Monitoria 2

Especialização na área de concentração (mínimo 180 horas, máximo de 360 horas) 7

Disciplinas em cursos de pós-graduação na área de concentração 5

B – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (peso 2)

Atividade (o candidato deve indicar período, local, função, atividades desenvolvidas) Pontuação Máxima

Estágio curricular na área de concentração 5

(5)

C – ATIVIDADES DE PESQUISA/EXTENSÃO (peso 3) Atividade de Pesquisa e Extensão

(o candidato deve indicar período, local, função, atividades desenvolvidas)

Pontuação Máxima

Atividade de Iniciação Científica na área de concentração 10

Atividade de Extensão ou similar na área de concentração 5

Atividade de Iniciação Científica em áreas afins 8

Atividade de Extensão ou similar em áreas afins 4

Participação em projeto de pesquisa na área de concentração aprovado por instâncias

pertinentes 5

Participação em projeto de pesquisa em áreas afins aprovado por instâncias pertinentes 4 D – PRODUÇÃO ACADÊMICA (peso 2)

Trabalho Produzido

(o candidato deve indicar periódico/evento, local, título, autores, número de páginas) PontuaçãoMáxima Autoria de trabalhos/resumos em congressos de alunos de iniciação científica 2 Autoria de trabalhos/resumos em congressos na área de concentração 3 Autoria em revista nacional/internacional inclusa no Qualis/CAPES na área de concentração 10 Autoria em revista nacional/internacional não inclusa no Qualis/CAPES na área de

concentração 4

Autoria de capítulos de livros na área de concentração e prêmios científicos 3

4 – R

ESULTADO

4.1 – O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média ponderada das pontuações atribuídas a cada uma das etapas, classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas em cada linha de pesquisa.

4.2 – Eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela maior pontuação na Avaliação do Histórico Escolar e na Avaliação do Currículo Lattes.

4.3 – A divulgação do resultado final ocorrerá em sessão pública e será objeto de publicação do Boletim Oficial da Universidade e no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa, e disponibilizado no site do Programa (<http://www.ufpe.br/ppgecam>).

5 – R

ECURSOS

5.1 – Dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo caberá recurso, de nulidade ou de recontagem,devidamente fundamentado, para o Colegiado do Programa, no prazo de até três dias de sua divulgação.

5.2 – Na hipótese do recurso não ser decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao recorrente dela participar,sob condição.

5.3 – As solicitações de recurso devem ser entregues para abertura de processo no Protocolo do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), localizado na sala da Administração do Centro, no Bloco G. Após aberto, o

(6)

processo será encaminhado à Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, que receberá os pareceres da Comissão de Seleção e Admissão, e poderá ser acompanhado através do sistema informatizado da UFPE no endereço eletrônico <www.siga.ufpe.br>, acessando o link “Acompanhamento de Processos”.

5.4 – As solicitações de recurso também podem ser enviadas por correspondência (via SEDEX), desde que a documentação chegue até o último dia do prazo recursal.

6 – V

AGAS

E

C

LASSIFICAÇÃO

6.1 –As vagas para o Curso de Mestrado, distribuídas nas Áreas de Concentração, estão indicadas no Anexo IV, as quais serão preenchidas por candidatos classificados, obedecidos o número de vagas, dentro da linha de pesquisa escolhida. Havendo desistência, o candidato classificado subsequente poderá ocupar a vaga (dentro da linha de pesquisa escolhida)”;.

6.2 - Uma vaga adicional é disponibilizada para servidores ativos e permanentes da UFPE (docentes ou técnicos). Para fazer jus à esta vaga, os servidores referidos no caput deste artigo devem obter aprovação no processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental.

6.3 –O preenchimento dessas vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, dentro da linha de pesquisa (Nº/orientador/linha) escolhida no ato da inscrição como 1ª opção. No caso do não preenchimento das vagas escolhidas como 1ª opção, estas serão preenchidas pela 2ª opção dos candidatos aprovados. A critério do colegiado, candidatos aprovados na seleção que não lograram classificação na linha de pesquisa escolhida no ato da inscrição, poderão solicitar ao coordenador do programa remanejamento para outra linha que não conseguiu preencher todas as vagas.

6.4 –Os candidatos aprovados no processo de seleção final com a melhor pontuação poderão receber bolsa de estudos, a depender da existência de quotas livres pelo programa.

6.5 – As Bolsas disponibilizadas por agências de fomento na forma de Editais (CNPq, CAPES, FACEPE, dentre outras) poderão ser oferecidas aos alunos, atendendo aos critérios fixados por estas instituições, não estando garantida a concessão de bolsas a todos os selecionados.

6.6 – A concessão da bolsa está condicionada à realização do curso, em tempo integral, não podendo o bolsista manter vínculo empregatício durante tal realização.

7 – P

-M

ATRÍCULA

E

M

ATRÍCULA

7.1 – Após a divulgação do resultado, dentro do período de pré-matrícula (ver cronograma – Item 3 deste edital), o aluno classificado no quadro de vagas deverá assinar um termo de pré-matrícula ou enviar um e-mail à secretaria do programa (ppgecam.caa@ufpe.br) manifestando interesse em efetuar matrícula.

7.2 – O aluno que não efetuar pré-matrícula no prazo estabelecido (ver cronograma – Item 3) será automaticamente desclassificado.

7.3 – A efetuação da matrícula dar-se-á nas datas estabelecidas no Item 3, de forma presencial, sendo o marco inicial das atividades do candidato no programa de pós-graduação.

7.4 – Caso o aluno efetue pré-matrícula e não efetue matrícula, ou no caso de desistência de aluno na fase de pré-matrícula, o próximo candidato da lista de classificados será convocado por e-mail, tendo prazo de 48 horas para manifestação de interesse por e-mail <ppgecam.caa@ufpe.br>.

(7)

8 – D

ISPOSIÇÕES

GERAIS

8.1 –Local de informações, inscrições e realização das etapas: sites<http://www.ufpe.br/ppgecam> e <http://www.propesq.ufpe.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125&Itemid=179>; e Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, no 1º Andar do Bloco K do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (Rodovia BR 104, Km 59, s/n, Sítio Juriti, Zona Rural, CEP 55.014-900, Caruaru, Pernambuco, Telefone: (81) 2103-9179, e-mail: ppgecam.caa@ufpe.br).

8.2 –Os candidatos que não obedecerem aos prazos estabelecidos neste Edital serão desclassificados do processo seletivo.

8.3 – As pontuações atribuídas aos candidatos, nas diversas etapas do processo seletivo, serão fundamentadas por cada membro da Comissão de Seleção e Admissão.

8.4 – Este edital é publicado no Boletim Oficial da UFPE, afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa e disponível no site do Programa (<http://www.ufpe.br/ppgecam>).

8.5 – Os candidatos não classificados deverão retirar os seus documentos, entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias da divulgação do Resultado Final, sob pena de sua reciclagem.

8.6 – A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente edital. 8.7 – A Comissão de Seleção e Admissão decidirá os casos omissos.

Caruaru, 01 de junho de 2016.

Professora Sávia Gavazza dos Santos Pêssoa

(8)

ANEXOS:

I – FICHA DE INSCRIÇÃO

II – PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DO BOLETO BANCÁRIO

III – ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA DOS DOCENTES IV – QUANTITATIVO DE VAGAS POR LINHA DE PESQUISA

(9)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO – MESTRADO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME:

NOME SOCIAL: (*)

DATA DE NASCIMENTO NATURALIDADE NACIONALIDADE

IDENTIDADE / ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA DE EXPEDIÇÃO

CPF ESTADO CIVIL

E-MAIL ENDEREÇO

BAIRRO CIDADE ESTADO CEP

FONE RESIDENCIAL FONE COMERCIAL FAX CELULAR

FILIAÇÃO PAI MÃE

CANDIDATO(A) COM DEFICIÊNCIA ( ) SIM ( ) NÃO

TIPO DE ATENDIMENTO NECESSÁRIO: _________________________________________ 2. FORMAÇÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO)

NOME DO CURSO INÍCIO (SEMESTRE/ANO) TÉRMINO (SEMESTRE/ANO)

INSTITUIÇÃO LOCAL DE REALIZAÇÃO

3. FORMAÇÃO ACADÊMICA (PÓS-GRADUAÇÃO)

NOME DO CURSO INÍCIO (ANO) TÉRMINO (ANO)

INSTITUIÇÃO LOCAL DE REALIZAÇÃO

4. BOLSA DE ESTUDOS

O CANDIDATO DESEJA CONCORRER A BOLSA DE ESTUDOS DISPONÍVEL PARA ALUNOS SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO? 1 NÃO 1SIM

5. INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS

VÍNCULO EMPREGATÍCIO 1 NÃO 1SIM

EMPREGO ATUAL (NOME DA INSTITUIÇÃO)

CARGO FUNÇÃO

TEMPO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (INFORME SE FOI NO SETOR PÚBLICO OU PRIVADO) INÍCIO (ANO)

6. LÍNGUA ESTRANGEIRA

INGLÊS: COMPREENDE ESCREVE FALA

1 BEM 1 BEM 1 BEM 1 BEM

1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL

1 POUCO 1 POUCO 1 POUCO 1 POUCO

OUTRA LÍNGUA: COMPREENDE ESCREVE FALA

QUAL? 1 BEM 1 BEM 1 BEM 1 BEM

1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL 1 RAZOÁVEL

1 POUCO 1 POUCO 1 POUCO 1 POUCO

7. ÁREA NA QUAL DESEJA SE INSCREVER

1 ESTRUTURAS E MATERIAIS 1 TECNOLOGIA AMBIENTAL

1ª opção Nº (linha de pesquisa):_________ * Preenchimento obrigatório. Ver Anexo IV 2ª opção Nº (linha de pesquisa):_________ * Preenchimento obrigatório. Ver Anexo IV

Declaro ter conhecimento das normas estabelecidas para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPE e aceito submeter-me a elas.

Caruaru, _____ de ____________de ____ Assinatura: _________________________________________ FOTO

3 X 4

(* ) A Portaria Normativa Nº 03, de 23/03/2015, da UFPE determina a inclusão do nome social das pessoas que se autodenominam travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais nos registros acadêmicos da graduação, pós-graduação e extensão na UFPE, entendendo

(10)

ANEXO II

PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DO BOLETO BANCÁRIO

• ACESSE O LINK: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

“siafi-sistema de administração financeira” / “Guia de recolhimento da União” / “impressão – GRU simples”

• PREENCHIMENTO CAMPOS (BARRAS AMARELAS) DO BOLETO BANCÁRIO: • UNIDADE FAVORECIDA = Código – 153098 Gestão 15233

• RECOLHIMENTO: Código 28832-2

• NÚMERO DE REFERÊNCIA da Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental = 3500 VALOR = R$ 50,00

• COMPETÊNCIA E VENCIMENTO = Não informar.

• CONTRIBUINTE DEPOSITANTE = preencher CPF e nome do candidato • Clicar em emitir Boleto Bancário.

(11)

ANEXO III

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA DOS DOCENTES

Área de Concentração: ESTRUTURAS E MATERIAIS

• Análise estrutural; • Simulação numérica; • Ciências dos materiais;

• Materiais e Componentes de Construção Civil. Área de Concentração: TECNOLOGIA AMBIENTAL • Desenvolvimento do semiárido;

• Tratamento de resíduos sólidos e líquidos;

(12)

ANEXO IV

QUANTITATIVO DE VAGAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

As ofertas de vagas, neste edital, estão distribuídas em linhas de pesquisa que correspondem às áreas de atuação dos docentes do programa. Os temas das pesquisas a serem desenvolvidos pelos alunos devem se enquadrar em uma destas linhas. A Tabela abaixo fornece as vagas disponíveis ofertadas pelos professores orientadores. O candidato deverá obrigatoriamente informar na ficha de inscrição o número correspondente à linha de pesquisa de sua escolha.

Área de Concentração: ESTRUTURAS E MATERIAIS

Nº de Vagas Linha de Pesquisa

1 3 Simulação numérica

Área de Concentração: TECNOLOGIA AMBIENTAL

Nº de Vagas Linha de Pesquisa

2 1 Desenvolvimento do semiárido;

3 3 Qualidade e quantidade de águas superficiais e subterrâneas

(13)

ANEXO V

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Conforme o disposto no Art. 1º do Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, a isenção de taxa de inscrição é possibilitada para candidato que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – e que seja membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Nome Completo:

Data de Nascimento:

____/____/_______

Sexo: ( ) F , ( ) M CPF:

RG: Sigla do Órgão Emissor: Data de Emissão: __/__/____

NIS*: Nome da Mãe:

Endereço: Bairro:

Cidade: CEP: Estado:

Telefone: E-mail:

* NIS – Número de Identificação Social (Cadastro Único).

Deverá ser anexada a este requerimento cópia legível do cartão e extrato de pagamentos de benefícios socioassistenciais federais, estaduais ou municipais (Exemplo: Bolsa Família).

Solicito a isenção da taxa de inscrição no referido Processo Seletivo e declaro que sou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007. Declaro também, sob as penas da Lei, a veracidade das informações aqui prestadas e que estou ciente e de acordo com todas as exigências especificadas neste Edital, notadamente aquelas que versam acerca das condições de isenção da taxa de inscrição.

Caruaru, _____ de _____________________ de _________.

_________________________________________ Assinatura do(a) candidato(a)

Referências

Documentos relacionados

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,

Mediante a realização do projeto de curso no MacVestinho, cursinho pré- vestibulinho de cunho popular na cidade de Lorena, São Paulo, verificou-se uma

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu (curso de mestrado); Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – PPGEng (cursos de mestrado e

Os objetivos do trabalho são analisar os resultados obtidos através do despacho ótimo de potência reativa baseado na minimização do custo de oportunidade e estudar o

Assim, o Núcleo de Controle Externo Meio Ambiente, Saneamento e Mobilidade Urbana - NASM elaborou a Manifestação Técnica de Cautelar 00021/2020-6 (evento 213), que

Na tabela 7.3 estão apresentados os valores lj_ mites de fluência obtidos pelo método de Ross, para os dois ensaios realizados... mecanismo de deformação re presenta a movimentação

621/2012 e nos artigos 314, § 3º, II e 358, inciso II do RITCEES, nos termos propostos pela área técnica, dirigida aos senhores Erick Cabral Musso, Presidente da

Para acompanhar o cumprimento da meta em 2020, ano de seu vencimento, o Representante apresenta os dados do Ministério da Educação no Painel de Indicadores