• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/ Poderão concorrer, às vagas, portadores de diploma de licenciatura em Normal Superior e cursos de áreas afins, a saber:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/ Poderão concorrer, às vagas, portadores de diploma de licenciatura em Normal Superior e cursos de áreas afins, a saber:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2011

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO ESPECIAL DE 2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA LICENCIADOS EM NORMAL SUPERIOR E

EM CURSOS DE ÁREAS AFINS.

O Presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins, com fundamento na legislação em vigor, torna público que a FECIPAR abrirá inscrições, para o 1º semestre de 2011, para o Curso Especial de 2ª Licenciatura em Pedagogia para licenciados em Normal Superior e em cursos afins, conforme disposições a seguir.

1 DA ORIGEM TURNO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

Curso / Origem Nº de Vagas Turno

Pedagogia – Licenciatura

Processo Sel. 2005/02 45 NOTURNO Processo Sel. 2006/01 45 NOTURNO Processo Sel. 2006/02 45 NOTURNO Processo Sel. 2007/01 19 NOTURNO Processo Sel. 2009/02 45 NOTURNO Processo Sel. 2010/01 05 NOTURNO Processo Sel. 2010/02 21 NOTURNO

TOTAL DE VAGAS 225 NOTURNO

2 DA HABILITAÇÃO PARA CONCORRER ÀS VAGAS

(2)

Áreas Cursos Ciências Humanas e

suas tecnologias

Antropologia Filosofia Pedagogia

Geografia História Sociologia

Outras Formações Análogas

Áreas Cursos

Linguagens e Códigos e

suas tecnologias

Arte Língua Portuguesa

Educação Física Língua Estrangeira Moderna Outras Formações Análogas

Áreas Cursos

Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias

Biologia Física Química

Ciências Matemática

Outras Formações Análogas

2.2 O candidato, diante da exposição das vagas, irá concorrer ao número de vagas disponibilizado para o enquadramento de sua formação básica, oferecido no sistema de módulos e não de períodos.

2.3 Situação Legal do Curso

CURSO SITUAÇÃO Decreto/Parecer

Pedagogia – Licenciatura Reconhecimento Par. CEE/TO nº 3.773/2009 de 21/09/09 Credenciamento da FECIPAR

Dec. nº 2.625 – 01/01/2006 – Por 5 anos.

SUSTENTAÇÃO LEGAL Resolução CNE/CP nº 01,

de 11 de fevereiro de 2009.

Estabelece as Diretrizes Operacionais para a implantação do Programa Emergencial de Segunda Licenciatura.

(3)

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Serão oferecidas, para o primeiro semestre de 2011, 225 vagas, subdivididas em 5 (cinco) turmas de 45 (quarenta e cinco) aluno, atendendo à distribuição em dois grupos:

Grupo de Candidatos 01 Grupo de Candidatos 02

Licenciados em Normal Superior Licenciados em áreas afins Nº de turmas: 03 Nº de Vagas: 135 Nº de turmas: 02 Nº de Vagas: 90

3.1 Na hipótese de não ser suficiente a quantidade de candidatos classificados para as vagas destinadas a determinado grupo de licenciados, a Faculdade convocará, para o preenchimento destas vagas, candidatos concorrentes ao grupo de maior demanda, respeitada a ordem de classificação.

4 DAS DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DE INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão efetuadas no período 26/01 a 17/02/2011 exceto aos sábados, domingos e feriados, das 08h às11h30 e das 14h às 18h, na sede da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins – FECIPAR.

4.1.1 A inscrição para o processo seletivo deverá ser requerida através de ficha de inscrição (disponível na Secretaria da Fecipar), acompanhada dos documentos relacionados no item 5.

4.2 Recolhimento das taxas

4.2.1 O valor da taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) mais 1kg de alimento não perecível.

(4)

5 DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

5.1 A documentação abaixo deverá ser entregue à Secretaria Acadêmica da FECIPAR.

5.1.1 Documentos a Serem Apresentados no ato da Inscrição: a) Requerimento de Inscrição (disponível na secretaria);

b) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição acompanhado de 1kg de alimento não perecível;

c) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF;

d) Histórico escolar, devidamente autenticado e assinado pela Instituição de origem, no qual conste carga horária, número de créditos das disciplinas cursadas e descrição dos símbolos dos conceitos obtidos, com os valores correspondentes;

e) Fotocópia autenticada do diploma. Sendo obrigada a apresentação do original.

6 DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

O aluno será selecionado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins, atendendo ao seguinte:

I – 1ª Fase

a) análise do Diploma do candidato;

b) análise do Histórico Escolar do candidato.

Após seleção será publicada lista, homologada pelo Diretor Pedagógico da FECIPAR, convocando os classificados para os procedimentos seguintes.

(5)

II – 2ª Fase

Será realizada prova de Seleção, caso o número de candidatos aprovados na 1ª Fase seja superior ao número de vagas disponível em conformidade com cada grupo e sua formação básica.

Caso o número de candidatos aprovados na 1ª Fase seja igual ou inferior ao número de vagas disponíveis, será dispensada a prova e serão convocados para a realização de matrícula todos os candidatos relacionados na listagem publicada pela Comissão Permanente do Processo Seletivo / Direção da FECIPAR.

6.1 Serão indeferidas as inscrições dos candidatos que não satisfaçam todas as condições especificadas neste Edital e no Regimento Interno da FECIPAR.

6.2 Dos Classificados para o Processo Seletivo

6.2.1 No dia 18/02/2011, a Comissão Permanente do Processo Seletivo, após análise da documentação, publicará, nos murais da FEPAR-FECIPAR e no endereço eletrônico http://www.fecipar.edu.br., relação de candidatos classificados para a realização da prova de seleção para Vagas disponíveis do Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia da FECIPAR.

6.2.2 A documentação dos candidatos que foram indeferidos deverá ser retirada no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o dia 18/02/2011.

7 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

(6)

de Educação, Ciências e Letras de Paraíso – FECIPAR, localizado na rua L20, s/n, Setor Interlagos, Paraíso do Tocantins.

7.2 Para participar da seleção, o candidato deverá comparecer ao local de realização da prova munido do cartão de inscrição, acompanhado do documento de identificação.

7.3 Para fazer a prova o candidato deverá levar apenas caneta esferográfica azul ou preta. Poderá levar também, para rascunho, lápis e borracha.

7.4 Durante a realização da prova não será permitido o uso de corretivos líquidos ou qualquer espécie de consulta referente ao conteúdo da prova.

7.5 Os telefones celulares deverão ser entregues desligados, aos fiscais da sala.

7.6 O candidato somente aporá seu nome (em letras de forma), assinatura nos locais indicados na prova. Qualquer desenho, recado, orações ou mensagens inclusive religiosas ou pseudônimos colocados na redação, serão considerados elementos de identificação do candidato.

7.7 Apresentado qualquer um dos elementos anteriores mencionados, a prova será desconsiderada, não corrigida, sendo o candidato desclassificado do processo seletivo.

7.8 Uma vez iniciada a prova, não será permitida a entrada de qualquer candidato, ficando eliminado o que chegar atrasado.

8 DA AVALIAÇÃO

8.1 Será considerado reprovado o candidato que:

a. Obtiver resultado inferior a 20%(vinte por cento) do valor da prova de redação; b. Deixar de fazer a redação.

(7)

9 DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

9.1 A prova de Redação verificará:

Capacidade de compor um texto coeso e coerente, em que se evidenciem as relações lógico-semânticas entre as frases e os parágrafos, pelo uso de recursos linguísticos corretos e adequados, de modo a deixar clara e definida a intenção do candidato.

9.1.1 A prova de Redação, de caráter dissertativo, deverá ser feita à mão, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Caso opte por fazer sua redação em letra de forma, o candidato deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

10 RESULTADO DA SELEÇÃO

10.1 O preenchimento das vagas oferecidas será feito pelos candidatos não eliminados em ordem decrescente de sua classificação, até o limite das vagas fixadas.

10.2 Em caso de empate será classificado, em cada grupo:

a) O candidato com menor número de adaptações a cumprir; b) O candidato de maior idade.

10.3 Após homologação pelo Diretor da FECIPAR, a lista dos candidatos aprovados no Processo Seletivo para Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia da FECIPAR será divulgada no dia 23/02/2011.

10.4 Os resultados serão publicados nos murais da FECIPAR e no seu endereço eletrônico http://www.fecipar.edu.br.

(8)

11 MATRÍCULA

11.1 A matrícula dos aprovados será efetivada, no período de 24 a 28/02/2011, exceto aos sábados, domingos e feriados.

11.2 O candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar-se, conforme datas acima, na Secretaria da FECIPAR, Rua L 20, Setor Interlagos, no horário das 8h às 11h30 ou das 14h às 18h, munido dos seguintes documentos:

a) Comprovante de pagamento da taxa de matrícula, a ser paga no Banco do Brasil S/A, agência 0804-4, Conta 25034-1, no valor de R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais);

b) Fotocópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento;

e) Fotocópia do documento de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso; f) 2 (duas) fotografias 3X4 recentes;

g) Contrato de prestação de serviços educacionais (Fornecido pela instituição).

11.3 Perderá o direito de matrícula na FECIPAR o candidato que não comparecer no dia marcado neste Edital para matrícula e cujos documentos naquela data não estejam completos.

11.4 A matrícula poderá ser efetivada pelo próprio candidato ou por procurador devidamente constituído.

(9)

12 VALOR DA SEMESTRALIDADE

12.1 Para o curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia

O valor da mensalidade do curso 2ª Licenciatura em Pedagogia é de 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais), reajustável de acordo com a legislação vigente (Res. 22, art. 4º., item 8º. do CEE-TO).

13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 É considerada parte integrante deste Edital, no que couber, o Regimento Interno da FECIPAR.

13.2 A Fecipar reserva-se o direito de não realizar a prova de Seleção para Vagas do Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia, caso o número de candidatos seja igual ou inferior ao número de vagas disponíveis.

13.2.1 Para fins do subitem 13.2, serão convocados para a realização de matrícula todos os candidatos relacionados na listagem publicada em conformidade com o item 6.

13.3 Em hipótese alguma haverá devolução do valor da taxa de inscrição.

13.4 A inscrição do candidato implica a aceitação de todos os termos deste Edital.

13.5 As aulas para os aprovados terão início no dia 01 de março de 2011.

13.6 É de inteira responsabilidade do procurador, quando houver, prestar todas as informações ao candidato/outorgante.

(10)

13.8 Visando o melhor desenvolvimento do processo, a Comissão Permanente do Processo Seletivo poderá modificar o presente Edital. Quaisquer modificações, se necessárias, serão amplamente divulgadas e se farão de acordo com a legislação vigente.

Paraíso do Tocantins, 17 de fevereiro de 2011.

FACULDADE DE EDUCACAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS Comissão Permanente do Processo Seletivo - COMPESE

De acordo:

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PARAÍSO DO TOCANTINS – FEPAR Sônia Maria França

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus