• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA OUVIDORIA 2 SEMESTRE DE 2017 Em atendimento a Resolução 4433/2015 Conselho Monetário Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DA OUVIDORIA 2 SEMESTRE DE 2017 Em atendimento a Resolução 4433/2015 Conselho Monetário Nacional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 2/9

INDÍCE

1 BANCO RENNER: UM BREVE HISTÓRICO ... 3

2 CONTEXTO OPERACIONAL ... 4 3 FILOSOFIA EMPRESARIAL ... 5 3.1 Missão e Visão ... 5 3.2 Valores ... 5 4 OUVIDORIA ... 6 4.1 Ouvidoria em números ... 7 4.2 Canais de acesso ... 9

(3)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 3/9

1 BANCO RENNER: UM BREVE HISTÓRICO

A história do Banco Renner começou no sul do Brasil, em 1981, quando as Lojas Renner decidiu adquirir a carta patente de uma financeira. Foi naquele ano que o então Banco A. J. Renner S.A. iniciou sua história como Renner Financiadora S.A., com o objetivo principal de financiar as vendas a prazo das Lojas Renner, sua controladora. É também nessa época que nasce a Renner Promotora de Vendas e Serviços, hoje controlada pelo Banco Renner. O principal objetivo da promotora era captar negócios de crédito pessoal utilizando-se do cadastro da sua controladora.

Em 1987, quando o Brasil vivia uma série de transformações políticas e econômicas, surgiu a necessidade de buscar novas opções, visando a diversificação das suas operações, e resolveu, então, focar seus negócios no financiamento de automóveis, caminhões e motos, que segue até hoje sendo seu principal segmento de atuação.

Quatro anos depois, em 1991, a Renner Financiadora transformou-se num banco múltiplo, Banco A. J. Renner S.A., com as carteiras de crédito direto ao consumidor e comercial, tendo sua sede localizada em Porto Alegre. O nome foi em homenagem ao fundador do Grupo Renner, Antônio Jacob Renner.

No ano seguinte, o Banco Renner assumiu o controle da Renner Promotora, que passou a ser seu braço operacional para fins de originação e cobrança de créditos de financiamento a veículos, atuando por meio desta subsidiária, além da sua matriz em Porto Alegre, em cidades da região metropolitana e outras localizadas no interior do RS.

Um outro passo importante na trajetória do Banco Renner, foi em 2009, a associação com o Grupo Record, oportunizando a atuação com novos produtos, tais como: capital de giro, desconto de títulos, crédito consignado privado, etc. Com isso, foi possível expandir a

(4)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 4/9

atuação para vários Estados, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, e oferecer diversas soluções para os clientes.

Com a capacidade de adaptação que lhe caracteriza, o Banco Renner chega aos seus 35 anos de história, sempre atento às transformações do mercado e acompanhando com atenção o aumento do consumo de bens duráveis e a procura crescente ao crédito universalizado, a Instituição entra em uma nova forma organizacional e segue sua busca constante pela satisfação e fidelização de seus clientes.

2 CONTEXTO OPERACIONAL

O Banco Renner é uma sociedade por ações de capital fechado com sede em Porto Alegre e, atualmente possui uma agência em São Paulo. O Banco está autorizado pelo BACEN a atuar sob a forma de banco múltiplo operando as carteiras comercial, de crédito, financiamento e investimento.

O Banco Renner é controlado pela Renner Participações, “holding” de capital fechado, cujo controle acionário pertence a membros da família Renner e a B.A. Empreendimentos e Participações, “holding” do Grupo Record.

O foco de atuação são as operações de financiamento de veículos usados no RS, o qual representa cerca de 85% do negócio do Banco, realizadas em conjunto a sua controlada Renner Promotora com sede em Porto Alegre e filiais em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Criciúma, sendo cada base responsável por um raio de atuação de aproximadamente 100 quilômetros, atuando em parceria com lojistas/revendedores de veículos na originação das operações de CDC. O Banco também atua em operações de crédito de capital de giro, desconto de títulos, crédito consignado privado, entre outros, frutos da sociedade com o Grupo Record.

(5)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 5/9

Adicionalmente, o “funding” para as operações de crédito decorre basicamente da captação de depósitos a prazo (CDB, RDB e DPGE).

3 FILOSOFIA EMPRESARIAL

3.1 Missão e Visão

MISSÃO

Possibilitar ao cliente a condição e a satisfação em ter as suas expectativas atendidas, proporcionando atendimento diferenciado e proximidade, garantindo segurança, credibilidade e liquidez.

VISÃO

Ser reconhecido pelo cliente como o melhor e mais eficiente banco nos nichos de mercado em que atua.

3.2 Valores

• Segurança: conceder créditos respeitando regras pré-estabelecidas, garantindo liquidez, transparência e rentabilidade.

• Imagem: atuar com honestidade e transparência em todas as relações, sendo referência no atendimento aos clientes internos e externos.

• Obstinação: obstinação por crescimento e rentabilidade.

• Valorização de Pessoas: promover estratégias na gestão de pessoas capazes de atrair, desenvolver e comprometer nossa equipe.

• Atendimento: empenhar esforços para superar as expectativas dos clientes.

• Profissionalismo: ser dedicado e ter excelência em tudo que realiza, buscando melhorar e inovar continuamente.

(6)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 6/9

• Austeridade: atuar com eficiência na gestão e controle de custos.

• Integridade: ser percebido e reconhecido pela ética, respeitando às leis do País e às normas que regem as atividades do nosso setor, em concordância com nossos valores.

4 OUVIDORIA

A Ouvidoria do Banco Renner foi implementada em 2007, com a missão atuar como um canal de comunicação, de última instância, para atender os clientes e usuários que não obtiveram suas questões resolvidas nos canais habituais de atendimento. Além disso, a Ouvidoria atua na busca de resoluções definitivas, identificando necessidades de melhorias e aprimoramento dos processos internos da Instituição.

Os colaboradores que fazem parte da Ouvidoria possuem aprovação em exame de certificação e a instituição investe, periodicamente, na capacitação da equipe, objetivando o atendimento personalizado aos demandantes.

Além das demandas registradas diretamente nos canais de atendimento da Ouvidoria, o departamento também atendeu as reclamações de clientes e usuários que registraram as suas demandas por meio do Banco central.

As atribuições da Ouvidoria são:

a) atender, registrar, instruir, analisar e dar tratamento formal e adequado às demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços, que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da Instituição;

b) prestar esclarecimentos aos demandantes acerca do andamento das demandas, informando o prazo previsto para resposta;

(7)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 7/9

d) informar à Diretoria da instituição a respeito das atividades da Ouvidoria;

e) manter a diretoria da Instituição informada sobre os problemas e deficiências detectados no cumprimento de suas atribuições e sobre o resultado das medidas adotadas pelos administradores da instituição para solucioná-los; e

f) elaborar e encaminhar à auditoria interna e à Diretoria da instituição, ao final de cada semestre, relatório quantitativo e qualitativo acerca das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria no cumprimento de suas obrigações.

4.1 Ouvidoria em números

(8)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 8/9

Por meio do Banco Central, foram 25 demandas registradas:

(9)

Relatório da Ouvidoria 2° Semestre de 2017 9/9

Atuamos em todo Brasil. Contudo, em razão da concentração maior de clientes, as reclamações de maior volume foram oriundas dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

4.2 Canais de acesso

 A Ouvidoria poderá ser acessada por meio do telefone gratuito 0800-646-7600, das 10h às 16h, em dias úteis.

 Também estamos disponíveis pelo site do Banco:

https://www.bancorenner.com.br/ouvidoria/formulario-ouvidoria/

 Pelo endereço eletrônico: ouvidoria@bancorenner.com.br

 Por carta, para o endereço Av. Carlos Gomes, n°300, 13° andar, Boa Vista, Porto Alegre/RS, CEP. 90480-000.

Referências

Documentos relacionados

Processos sócio educativos dos animencontros: a relação de grupos juvenis com elementos da cultura midiática japonesa / Carlos Alberto Machado ; orientadora:

especiais nos servidores do sexo feminino, menores, idosos ou portadores de subnormalidades, fazendo anamnese, exame clínico e/ou interpretando os resultados dos

próprio, da prestação de informação aos utentes no ato de pedido ou marcação de consulta, tratamento ou exame, sobre os Tempos de Resposta Garantidos para prestação

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Dentre as principais ações estratégicas do Instituto Brasileiro de Museus, no ano de 2010, destaca-se o concurso público realizado em março/10, que ainda encontra-se

preservação da musculatura abdominal e extensora de tronco em indivíduos com lesão da medula espinhal provê maior vantagem no controle do movimento de alcance

Foi realizado um levantamento florístico de Epithemia (Bacillariophyceae) na área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, SP, Brasil, com o objetivo de conhecer