• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE ASSIS GURGACZ REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE ASSIS GURGACZ REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE ASSIS GURGACZ

REGULAMENTO DE

TRABALHO DE CURSO

Cascavel

2015

(2)

APRESENTAÇÃO

Este Regulamento de Trabalho de Curso está pautado nas Diretrizes Curriculares do curso de Administração e abrange o incentivo à pesquisa como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.

O Trabalho de Curso é uma atividade curricular do 8º Período do Curso de Administração da Faculdade Assis Gurgacz. Este é extensão do Estágio Supervisionado do 7º Período do Curso de Administração da Faculdade Assis Gurgacz, definido no Projeto Pedagógico do Curso.

O Trabalho de Curso do Curso de Administração constitui-se em trabalho de natureza investigativa e/ou experimental, resultante do Projeto de Estágio Supervisionado do 7º Período do Curso de Administração da Faculdade Assis Gurgacz, definido no Projeto Pedagógico do Curso, relacionadas às áreas do conhecimento desenvolvidas no curso.

(3)

DA DEFINIÇÃO

Art. 1º- Entende-se por Trabalho de Curso as atividades de pesquisa realizadas no 8º Período do Curso de Administração, tendo como característica principal a elaboração de um trabalho escrito com base no Projeto de Estágio Supervisionado desenvolvido no 7º Período do Curso de Administração. Defendido oralmente perante Banca Avaliadora.

DA MATRÍCULA E DOCUMENTAÇÃO

Art. 2º- A matrícula no Trabalho de Curso do 8º Período só será aceita após a conclusão e na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do 7º período.

§ 1º- Acadêmicos em adaptação terão sua grade curricular analisada pela Coordenação de Curso, a qual, poderá realizar o aproveitamento do Projeto de Pesquisa, desde que em consonância com as normas da IES e do Regulamento de Estágio Supervisionado em Administração.

§ 2º- Acadêmicos em dependência, quando aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso do 7º Período na forma de execução em grupo só poderá ser matriculado no Trabalho de Curso se:

Parágrafo Único - O não atendimento dos incisos § 1º ou § 2º do Art. 2º implica automaticamente na não aceitação da matrícula do acadêmico no Trabalho de Curso do 8º

Período.

Art. 3º- Os formulários1 do Trabalho de Curso II em Administração, são:

I – FORMULÁRIO INICIAL DE PROJETO DE PESQUISA DA COOPEX - que representa o aceite do professor quanto à orientação. o conteúdo do projeto.

II – FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO À BANCA – que representa o aceite do professor orientador quanto o conteúdo do artigo concluído.

II – FORMULÁRIO FINAL DE PROJETO DE PESQUISA DA COOPEX - que representa a aprovação do artigo concluído, pela banca avaliadora.

II - FICHA DE CADASTRO DO ACADÊMICO - que servirá para controle da coordenação quanto aos trabalhos/ artigos desenvolvidos.

DAS LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA

Art. 4º - O Trabalho de Conclusão de Curso em Administração deve, obrigatoriamente, estar relacionado com um dos grupos das Linhas de Pesquisa do Curso de Administração.

1

Os formulários em anexo a este regulamento, também disponíveis no endereço da web

(4)

Art. 5º- O Trabalho de Curso em Administração deve, obrigatoriamente, estar vinculado a um Grupo de Pesquisa do Curso de Administração, registrado no COOPEX.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO DE CURSO

Art. 6º- O Trabalho de Curso será realizado com base no Projeto de Estágio. A estrutura do Trabalho de Curso deverá conter os seguintes itens:

 Capa;  Folha de Rosto  Resumo;  Palavras-chave;  Abstract;  Introdução;  Fundamentação Teórica;  Metodologia;

 Análise e discussão dos resultados;

 Referências.

Art. 7º- Para a elaboração do Trabalho de Curso deverão ser seguidas as instruções contidas no Manual de Normas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Faculdade Assis Gurgacz.

DA FORMA DE EXECUÇÃO DO TRABALHO DE CURSO

Art. 8º- O Trabalho de Curso ocorre na forma individualizada ou em duplas, a fim de permitir os acadêmicos possam integrar conhecimentos e habilidades para desenvolvimento dos trabalhos, complementando os estudos e permitindo que o conhecimento no processo possa ser enriquecido com a contemplação de outros estudos.

DO CONTROLE DAS ATIVIDADES

Art. 9º – Os Controles de freqüência e atividade do Trabalho de Curso serão desenvolvidos sob supervisão do Professor Orientador, o qual fará o preenchimento da Ficha de Acompanhamento das Atividades de Trabalho de Curso.

§ 1º- Os registros deverão conter o visto do Professor Orientador, a descrição da tarefa solicitada, sua realização ou não e a assinatura do Acadêmico.

(5)

§ 2º- É de responsabilidade do Professor Orientador o preenchimento e a posse da Ficha de Acompanhamento das atividades de Trabalho de Curso, o qual deverá entregá-la à Coordenação de TCC no final do semestre ou quando por esta solicitado.

DO TERMO DE ENCAMINHAMENTO PARA A BANCA AVALIADORA

Art. 10º – É de responsabilidade do acadêmico, depois de cumpridas todas as exigências do Trabalho de Curso, emitir, preencher e encaminhar o Termo de Encaminhamento para Banca Avaliadora ao Professor Orientador.

Art. 11º– O Professor Orientador deverá analisar o Trabalho de Curso para assinar o Termo de Encaminhamento para Banca Avaliadora e entregar ao acadêmico para que seja protocolado seu trabalho final.

§ 1º– Caso o Professor Orientador verifique que o Trabalho de Curso apresentado pelo acadêmico não atinge os requisitos necessários à sua defesa em banca, este poderá se abdicar de assinar o Termo de Encaminhamento para Banca Avaliadora.

Parágrafo Único – A não assinatura pelo Professor Orientador do Termo de Encaminhamento para Banca Avaliadora não impede ao acadêmico que protocole seu Trabalho de Curso para sua defesa em banca.

DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO

Art. 12º – A Avaliação do Trabalho de Curso consiste do trabalho escrito e da comunicação oral.

Art. 13º– Na defesa do Trabalho de Curso o acadêmico terá 20 minutos para sua apresentação e a Banca Avaliadora terá 20 minutos para suas argüições.

Art. 14º- O resultado final da avaliação pela banca avaliadora é expresso por meio de notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal.

Art. 15º– É considerado aprovado no Trabalho de Curso o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% do total de horas previstas para o desenvolvimento das atividades, em cada uma de suas áreas.

Art. 16º– A avaliação do Trabalho de Curso será apurada pela Banca Avaliadora, composta pelo Professor Orientador e por dois outros professores definidos pela Coordenação TCC.

Parágrafo Único – Casos em que se julgarem procedentes ou necessários, a Banca Avaliadora poderá ser composta pelo Professor Orientador e um professor avaliador. Estes casos deverão ser autorizados pela Coordenação do Curso de Administração ou pela Coordenação de TCC.

Art. 17º – O acadêmico apresentará a versão final de seu trabalho para a banca avaliadora, caso não obtenha a nota igual ou superior a 7,0 (sete) será disponibilizado uma data para nova apresentação, oral e escrita.

(6)

DA APRESENTAÇÃO ORAL – DEFESA

Art. 18º– A comunicação oral do Trabalho de Curso será pública na forma de defesa perante a Banca Avaliadora.

Art. 19º - Na comunicação oral poderão ser utilizados recursos audiovisuais como Data-show ou Retro-projetor, de acordo com a disponibilidade da IES.

DAS FRAUDES NO TRABALHO DE CURSO

Art. 20º – Nos casos de constatação de Plágio ou quando comprovado que o trabalho apresentado não foi elaborado pelo acadêmico, será atribuída nota 0 (zero), o que acarretará na reprovação do acadêmico.

DA REPROVAÇÃO

Art. 21º – Será considerado reprovado no Trabalho de Conclusão Curso o acadêmico que:

I - não cumprir 75% do total de horas em cada umas as áreas do Trabalho de Curso previstas neste regulamento;

II - obtiver média inferior a 7,0 (sete) pontos em sua segunda apresentação;

III - Utilizar-se de quaisquer métodos fraudulentos na elaboração, levantamento, coleta e análise de dados, assim como na apresentação.

IV – Não protocolar o trabalho escrito nas datas pré-determinadas.

DOS CASOS OMISSOS

Art. 22º – Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral, ouvido o Coordenador do Curso.

(7)

ANEXO I

FICHA RESUMO DO PROJETO DE ESTÁGIO

NOME do ACADÊMICO:

E-mail.:

Fone: Res.: Cel.: Coml.:

ÁREA PRINCIPAL ESCOLHIDA: TEMA: JUSTIFICATIVA: PROBLEMA DA PESQUISA: OBJETIVO GERAL: OBJETIVO ESPECÍFICOS: ORIENTADOR ASSINATURA OBSERVAÇÕES/COMENTÁRIOS:

(8)

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO DO TRABALHO DE CURSO

__________________________________________, abaixo assinado, aluno

regularmente matriculado no Curso de Administração da FAG

comprometo-me a participar das atividades específicas do Trabalho de Curso de acordo

com o previsto no Projeto Pedagógico e no Regulamento de Trabalho de

Curso, sem qualquer vínculo empregatício e remuneração.

_________________________________

(9)

ANEXO III

FICHA DE CADASTRO DO ACADÊMICO

( PARA O TERMO DE CONVÊNIO)

Acadêmico:_______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

E-mail:___________________________________________________ Fones: Res. Coml. Cel.

Período/Curso:

Razão Social da Empresa em que realizará Estágio: CNPJ: Fone: Inscrição Estadual/Municipal: Cidade: E-mail: Endereço:

Nome Fantasia da Empresa:

Supervisor da Empresa (pessoa que assina pela empresa) CPF:

RG: e-mail :

__________________________________ Coordenação de Estágio e TCC

Obs.: Esta ficha deverá ser encaminhada à Coordenação de Estágio (para a secretária) para a emissão do Termo de Convênio.

(10)

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CURSO Acadêmico(s): Título do Trabalho:__________________________________________________ Profº. Orientador:____________________________________________________ Data Orientação

Descrição das Atividades Atividade Atendida

Sim/Não/Parcial

Assinatura

Orientador Acadêmico

Obs.: Este relatório deverá ser encaminhado Semestralmente à Coordenação de Estágio.

Data da Entrega ____/____/____

_____________________________________ Coordenação de Estágio

(11)

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES TRABALHO DE CURSO

(IES ou Empresa)

Avaliação das Atividades do Estagiário

Nomes dos Estagiários:________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Área em que estagiou: Período:

Nome do Supervisor: Total de Horas: e-mail para contato: Fones:

Pontuação: 5–Ótimo 4–Bom 3–Regular 2–Fraco 1–Insuficiente

5 4 3 2 1

01. Conhecimento teórico demonstrado no desenvolvimento de suas atividades.

02. Conhecimento prático demonstrado no desempenho de suas atividades.

03. Demonstrou interesse durante o aprendizado. 04. Demonstrou iniciativa durante o aprendizado. 05. Realiza as tarefas nos prazos determinados. 07. Reage de forma pró-ativa.

08. Observância das normas e regulamentos internos da empresa.

09. Assiduidade. 10. Pontualidade.

11. Discrição demonstrada quanto a sigilo sobre atividades e informações a si confiadas.

12. Cuidado no uso de instalações, materiais, equipamentos e no cumprimento de tarefas.

13. Espírito de equipe.

14. Grau de maturidade demonstrada no exercício de suas funções.

15. Cuidado com a apresentação pessoal.

Obs.: Este relatório deverá ser encaminhado Semestralmente à Coordenação de Estágio.

Observações:_______________________________________________

__________________________________________________________

Assinatura do Supervisor Responsável Carimbo da Empresa CPF ou RG:

(12)

TERMO DE ENCAMINHAMENTO PARA BANCA

AVALIADORA

Declaro, para os devidos fins, que o presente Projeto de

Estágio com o título: ________________________________________

__________________________________________________________

do(a) acadêmico(a) _______________________________________, do

Curso de Administração, está apto para a publicação da data de defesa,

o que não garante a sua prévia aprovação, cabendo à banca

examinadora definir a nota final, conforme o Regulamento do Trabalho

de Curso.

Cascavel, ____ de ______________ de 200__.

______________________

____________________

Acadêmico Prof. Orientador

______________________

Acadêmico

______________________

Acadêmico

______________________

Acadêmico

Referências

Documentos relacionados

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades