• Nenhum resultado encontrado

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Congresso Transformação Digital 2019

Projeto ou Pesquisa em Andamento

Raphael Donaire Albino Cesar Alexandre de Souza

FEA – USP FEA – USP

raphaelalbino@usp.br calesou@usp.br

Resumo

Com o surgimento e a maturidade das tecnologias digitais (ex: redes sociais, telefonia móvel, big data, inteligência artificial etc.), as empresas em praticamente todos os segmentos estão buscando iniciativas para se beneficiarem do meio digital.

Dada a crescente concorrência da globalização e uma maior importância do foco no cliente, as empresas estão sendo pressionadas a se tornarem digitais para sobreviverem e obterem vantagem competitiva. Passar por tais mudanças exige transformar a maneira como a empresa vê sua proposta de valor, seus processos, o perfil de seus clientes e sua sustentabilidade econômica. Além disso, as funções do departamento de Tecnologia da Informação e sua liderança passam a ser repensados.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta que relaciona os recursos de TI e o fenômeno da transformação digital.

Abstract

With the emergence and maturity of digital technologies (e.g., social networks, mobile telephony, big data, artificial intelligence), companies in virtually every segment are pursuing a range of initiatives to leverage their benefits.

Given the increased competition from globalization and the greater importance of customer focus, companies are being pressured to become digital ahead of others to survive and gain a competitive advantage.

Going through such a change requires transforming the way the company sees its value proposition, its processes, the profile of its clients, and its economic sustainability. Moreover, the functions of the information technology department and its leadership are being questioned.

This research project aims to present a proposal that relates IT resources and the phenomenon of digital transformation.

(2)

Congresso Transformação Digital 2019 2

1 Introdução

Devido a complexidade e a rigidez na infraestrutura de TI e aos silos organizacionais existentes, as empresas não conseguem atingir a agilidade necessária para conduzir a transformação digital (Vial, 2019; Chanias, Myers & Hess, 2018; Gimpel, Hosseini, Huber, Probst, Röglinger & Faisst, 2018; Haffke, Kalgovas, & Benlian, 2017; Hess, Matt, Benlian & Wiesboeck, 2016).

Diante de tal circunstância, se faz necessária a aproximação entre a área de Tecnologia da Informação e a estratégia do negócio (Bharadwaj, Sawy, Pavlou & Venkatraman, 2013; Henderson & Venkatraman, 1993) para que a mesma seja uma habilitadora do processo de transformação digital (Haffke et al., 2017). Empresas com recursos de TI superiores conduzirão um processo de transformação digital redesenhando e repensando os processos de negócios existentes e mudando ofertas tradicionais de produtos, serviços e clientes em ofertas digitais (Nwankpa & Datta, 2017).

Embora a transformação digital tenha se tornado uma questão de pesquisa relevante em trabalhos acadêmicos focados em aspectos como estratégias de negócios digitais (Bharadwaj et al., 2013) ou pesquisa baseada em casos (Gimpel et al., 2018), ainda há espaço para investigações que demonstrem os benefícios que a tecnologia proporciona para os negócios e para os governos (Yeow, Soh, & Hansen, 2017).

No que tange aos frameworks e modelos sobre transformação digital, Hess et al. (2016) argumentam que a quantidade existente é escassa e demanda maior desenvolvimento. Além do mais, a realização de estudos empíricos é capaz de ajudar a obter esclarecimentos sobre como a transformação digital opera na prática (Hess et al., 2016).

Para contribuir com o campo de pesquisa, este trabalho se propõe responder a seguinte pergunta-problema: como os recursos de TI (Tecnologia da Informação) suportam as organizações pré-digitais no processo de transformação digital?

Um recurso de TI refere-se à capacidade da empresa de criar valor e gerar vantagem competitiva a partir da combinação da TI com outros recursos e competências (Drnevich e Croson, 2013).

Organizações pré-digitais são empresas estabelecidas pertencentes a setores tradicionais como varejo, automotivo ou serviços financeiros, que foram bem-sucedidas financeiramente na economia pré-digital, mas às quais a economia digital representa uma ameaça existencial (Chanias, Myers & Hess, 2018). A fim de responder a pergunta-problema, foram definidos os seguintes objetivos de pesquisa: (i) revelar os impactos dos recursos de TI no processo de transformação digital; (ii) identificar os principais fatores que direcionam o processo de transformação digital nas empresas.

Este trabalho visa explicar como uma combinação de determinados mecanismos com o suporte da área de TI pode levar as organizações a embarcarem na transformação digital sustentável de seus negócios (Haffke et al., 2017; Nwankpa e Datta, 2017; Hess et al., 2016; Bharadwaj et al., 2013).

Como contribuição para a comunidade de Sistemas de Informação, este trabalho fornecerá novas descobertas de pesquisa em duas áreas interligadas: transformação de negócios habilitada por TI e o campo emergente de transformação digital.

2 Referencial teórico

A revisão de literatura conterá os seguintes tópicos: (1) definições de transformação digital; (2) o papel da área de TI na transformação digital; (3) teorias da visão baseada em recursos (RBV); (4) recursos de TI e sua importância para a transformação digital; (5) a relação entre a transformação digital e a RBV. A Tabela 1 apresenta os principais artigos que sustentam os tópicos citados previamente e que são a base do referencial teórico do projeto de pesquisa.

(3)

Congresso Transformação Digital 2019 3

Tema Artigo Periódico Ano Autores

Transformação

digital Understanding digital transformation: A review and a research agenda The Journal of Strategic Information Systems 2019 Vial, G.

Digital transformation strategy making in pre-digital

organizations: The case of a financial services provider

The Journal of Strategic Information Systems 2018 Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. Structuring Digital Transformation – A Framework of Action Fields and its

Application at ZEISS Journal of Information Technology Theory and Application 2018 Gimpel, H., Hosseini, S., Huber, R., Probst, L., Röglinger, M., & Faisst, U.

Options for Formulating a

Digital Transformation Strategy MIS Quarterly Executive 2016 Hess, T.; Matt C.; Benlian, A.; Wiesboeck, F. O papel da área de

TI na

transformação digital

Options for Transforming the IT

Function Using Bimodal IT MIS Quarterly Executive 2017 Haffke, I., Kalgovas, B. & Benlian A. Digital Business Transformation

and the Changing Role of the IT Function

MIS Quarterly

Executive 2017 Urbach, N., Drews, P., Ross, J. Increasing the agility of IT

delivery: five types of bimodal IT organization

MIS Quarterly

Executive 2017 Horlach, B., Drews, P., Schirme, I., Bohmann, T. Digital Business Strategy:

Toward a Next Generation of Insights

MIS Quarterly 2013 Bharadwaj, A., Sawy, O., Pavlou, P. & Venkatraman, N. Strategic Alignment:

Leveraging Information Technology for Transforming Organizations

IBM Systems

Journal 1993 Henderson, J. C., & Venkatraman, N.

Teoria da visão baseada em recursos (RBV)

The foundations of enterprise performance: dynamic and ordinary capabilities in an (economic) theory of firms

Academic

Management 2014 Teece, D.J.

Recursos de TI e transformação digital

Balancing exploration and exploitation of IT resources: the influence of Digital Business Intensity on perceived organizational performance European Journal of Information Systems 2017 Nwankpa, J. P & Datta, P.

Information Technology and business-level strategy: toward an integrated theoretical perspective

MIS Quarterly 2013 Drnevich, P.L. & Croson, D.C.

Transformação

digital e RBV Aligning with new digital strategy: A dynamic capabilities approach

Journal of Strategic Information Systems

2017 Yeow, A., Soh, C., & Hansen, R.

(4)

Congresso Transformação Digital 2019 4

Conforme representado na Figura 1, este estudo desenvolve o pressuposto básico de que os recursos de TI impactam o processo de transformação de digital, além de apoiarem as empresas a superarem os desafios de tal mudança.

Figura 1 - Modelo conceitual

Utilizando o modelo de Nwankpa e Datta (2017) como referência de medidas para recursos de

TI, os modelos de organização da área de TI apresentados por Haffke et al. (2017) e os desafios

e o processo de transformação digital apresentados por diferentes fontes, a Tabela 2 apresenta

a primeira proposta de constructos do modelo de pesquisa.

Constructo Descrição Recursos

de TI

Infraestrutura Capacidade da empresa de gerenciar seu portfólio de aplicativos (por exemplo, ERP, CRM, plataformas de processos de negócios), serviços de comunicação de rede, arquitetura de sistema e dados (Nwankpa & Datta, 2017).

Abrangência de

negócio Capacidade da empresa de lidar com seus recursos de TI para apoiar e aprimorar os objetivos de negócios, por meio do planejamento, coordenação e tomada de decisões de investimento em departamentos de negócios e TI (Nwankpa & Datta, 2017).

Postura proativa Capacidade da empresa em procurar novas maneiras de explorar seus recursos de TI para criar e alavancar inovações através de um aprendizado contínuo (Nwankpa & Datta, 2017).

Organização Capacidade da TI em se organizar para conduzir inovações e a manutenção de sistemas de missão crítica (Haffke et al., 2017).

Processo de transformação digital

O processo de transformação digital exige que as empresas saibam como usar as tecnologias (Rojers, 2018; Kane et al., 2015; Hess et al., 2016; Westerman et al., 2011), mudem a forma como elas criam valor para os clientes (Vial, 2019; Hess et al., 2016; Westerman et al., 2011), revisem seu modelo de negócio (Vial, 2019), repensem sua estrutura (Hess et al., 2016), e projetem novos modelos de receita (Wade, 2015; Westerman et al., 2011).

Desafios da transformação digital

Os principais desafios para a implementação da transformação digital são: estrutura organizacional (Vial, 2019; Gimpel et al., 2018; Westerman et al., 2011); liderança (Vial, 2019; Gimpel et al., 2018); falta de alinhamento (Vial, 2019; Heavin & Power, 2018; Westerman et al., 2011); questões culturais (Vial, 2019; Gimpel, 2018; Westerman et al., 2011); integração de dados e privacidade

(5)

Congresso Transformação Digital 2019 5 (Julia et al., 2018; Gimpel et al., 2018; Heavin & Power, 2018; Westerman et al., 2011); arquitetura de TI (Vial, 2019; Gimpel et al., 2018; Heavin & Power, 2018; Westerman et al., 2011); pessoas e habilidades (Vial, 2019; Souza & Rocha, 2019; Gimpel, 2018; Westerman et al., 2011).

Tabela 2 – Constructos do modelo de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa

O método de pesquisa proposto será o estudo do caso (Yin, 2015). Múltiplos casos serão realizados, tendo como unidade de análise os departamentos de Tecnologia da Informação.

Múltiplos casos permitem comparações que esclarecem se uma descoberta é válida para uma única instância ou se existe um padrão consistente em casos diferentes.

Este método também fornece um trabalho mais robusto, uma vez que evidências empíricas variadas geram diferentes perspectivas e proposições. A escolha é baseada menos na singularidade de um dado caso, e mais na contribuição para o desenvolvimento da teoria dentro do conjunto de circunstâncias (Eisenhardt & Graebner, 2007; Yin, 2015).

Serão eleitos quatro casos de empresas dos segmentos de varejo, seguros, gás e serviços financeiros que possuem uma base de produção no Brasil e estão em processo de transformação digital.

Os tópicos previstos para serem investigados estão dispostos na Tabela 3.

Constructos Questões

Recursos de TI Como está organizada a estrutura de Tecnologia da Informação da empresa (áreas, departamentos, responsabilidades e processo)?

Como a empresa lida com evoluções nos sistemas atuais e demandas de novas soluções inovadoras?

Como é feita a gestão da infraestrutura (rede, sistemas de gestão) de Tecnologia da Informação da organização?

Como a área de Tecnologia tem contribuído para a criação de valor para o negócio?

Quão ágil tem sido o planejamento da área de Tecnologia da Informação? Por quê?

Como a área de Tecnologia da Informação tem contribuído para a inovação do negócio?

Quanto a área de Tecnologia da Informação é estimulada a inovar? Por quê? Como?

Transformação digital Como o uso de tecnologias digitais tem impactado a forma como a empresa entrega valor para as pessoas clientes?

Como a forma de entregar para as pessoas clientes tem influenciado o uso de tecnologias digitais?

Como o uso de tecnologias digitais tem afetado o modelo de negócio da empresa?

Como as mudanças no modelo de negócio têm direcionado o uso de tecnologias digitais da empresa?

Como as mudanças no modelo de negócios têm influenciado mudanças na estrutura da empresa?

Como as estruturas da empresa têm influenciado as mudanças no modelo de negócio?

Desafios da transformação

digital Quais foram ou estão sendo os principais desafios da transformação digital? Por quê? Tabela 3 - Tópicos que serão investigados nas entrevistas

(6)

Congresso Transformação Digital 2019 6

As técnicas de coleta de dados utilizadas serão análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental visa coletar dados sobre a organização (exemplo: histórico descrito no site da empresa, entrevistas na mídia e vídeos disponíveis nas redes sociais).

As entrevistas serão conduzidas com CIOs (Chief Information Officer), CDOs (Chief Digital Officer) ou executivos de TI, pessoas gestoras que representem a camada média da empresa e equipe de analistas. Para cada perfil é esperado um total de no mínimo três (3) pessoas respondentes.

A partir dos dados coletados na etapa anterior, a análise de dados será realizada da seguinte forma: 1. Análise intra-caso: uma análise descritiva de cada caso para entender em detalhes a história

por trás do processo analisado. Esta etapa explicará a história e o contexto da organização; a configuração da área de Tecnologia da Informação; as motivações e os desafios do processo de transformação digital e o papel da TI.

2. Codificação: classificação dos dados em temas ou ideias que tenham significado para a pesquisa. Os códigos serão inicialmente definidos de acordo com o modelo conceitual, mas estarão sujeitos a mudanças no desenvolvimento do estudo.

3. Busca de padrões de casos cruzados: identificação e compreensão de padrões que emergirão dos casos a partir dos construtos iniciais para modificar e melhorar o modelo conceitual inicialmente proposto.

Por fim, para garantir a qualidade e a confiabilidade do estudo, todos os procedimentos, técnicas e diretrizes que direcionarão a elaboração do protocolo de pesquisa serão detalhadas na apresentação dos resultados.

Além do mais, com o intuito de propiciar generalização nos achados da pesquisa, a escolha dos casos se dará por uma amostragem teórica que permitirá definir casos que preencham as categorias conceituais que levam em consideração analisar o fenômeno a partir da diversidade nos segmentos de negócio.

Referências

Bharadwaj, A., Sawy, O., Pavlou, P. & Venkatraman, N. (2013). “Digital Business Strategy: Toward a Next Generation of Insights “. MIS Quarterly: Management Information Systems. 37. 471-482. 10.25300/MISQ/2013/37:2.3.

Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. (2018). Digital transformation strategy making in pre-digital organizations: The case of a financial services provider. The Journal of Strategic Information Systems.

Drnevich, P.L. and Croson, D.C. (2013). “Information Technology and business-level strategy: toward an integrated theoretical perspective “. MIS Quarterly, 37(2), 483–509.

Eisenhardt, K. M., Graebner, M. E. (2007). Theory building from cases: Opportunities and challenges. Academy of Management Journal, 50: 25-32.

Gimpel, H., Hosseini, S., Huber, R., Probst, L., Röglinger, M., & Faisst, U. (2018). “Structuring Digital Transformation – A Framework of Action Fields and its Application at ZEISS “. Journal of Information Technology Theory and Application, 19(1), 1-23.

Haffke, I., Kalgovas, B. & Benlian A. (2017). “Options for Transforming the IT Function Using Bimodal IT”. MIS Quarterly Executive. 16, 101–120.

Heavin, C. & Power, D. J. (2018). “Challenges for digital transformation - towards a conceptual decision support guide for managers “. Journal of Decision Systems, 27, 38- 45.

Henderson, J. C., and Venkatraman, N. (1993). “Strategic Alignment: Leveraging Information Technology for Transforming Organizations,” IBM Systems Journal (32:1), pp. 4-16.

Hess, T.; Matt C.; Benlian, A.; Wiesboeck, F. (2016). Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quart. Execut., 15 (2), pp. 123-139

Horlach, B., Drews, P., Schirme, I., Bohmann, T. (2017). “Increasing the agility of IT delivery: five types of bimodal IT organization “. MIS Quarterly Executive, 16, 101-120.

(7)

Congresso Transformação Digital 2019 7

Kane, G.C., Palmer, D., Phillips, A.N., Kiron, D. and Buckley, N. (2015). “Strategy, not Technology, Drives Digital Transformation: Becoming a Digitally Mature Enterprise “. http://sloanreview.mit.edu/projects/strategy-drives-digital-transformation/

Nwankpa, J., & Nappa, Y. (2017). Balancing exploration and exploitation of IT resources: the influence of Digital Business Intensity on perceived organizational performance. European Journal of Information Systems. 26 (6): 469-488.

Rojers, J. P. (2018). “Digital Transformation, Business Model Innovation and Efficiency in Content Industries: A Review “. International Journal of Computational Intelligence Systems, 7, 59-70. Teece, D.J. (2014). “The foundations of enterprise performance: dynamic and ordinary capabilities in

an (economic) theory of firms “. Acad. Management. Perspect. 24 (4), 328–352.

Urbach, N., Drews, P., Ross, J. (2017). “Digital Business Transformation and the Changing Role of the IT Function “. MIS Quarterly Executive. 16. 2-4.

Vial G (2019) Understanding digital transformation: a review and a research agenda. J Strateg Inf Syst 28:118–144

Westerman, G, Calméjane, C, Bonnet, D, Ferraris, P & McAfee, A. (2011). “DIGITAL TRANSFORMATION: A ROADMAP FOR BILLION-DOLLAR ORGANIZATIONS“, Research report, Center For Digital Business, MIT Sloan School of Management; CapGemini Consulting, MIT Sloan Management Review, Cambridge, MA.

Yeow, A., Soh, C., & Hansen, R. (2017). “Aligning with new digital strategy: A dynamic capabilities approach “. Journal of Strategic Information Systems, (September), 0–1.

https://doi.org/10.1016/j.jsis.2017.09.001

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

emphasis) The parts that deny that the embryo is a person are the ones who have been promoting that the laws should not be restrictive in terms of legal abortion so that women

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of