• Nenhum resultado encontrado

O VISUAL DO SEU DESIGN FUNCIONA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O VISUAL DO SEU DESIGN FUNCIONA?"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

ARLEY RONAN SOARES

SENSAÇÕES E ADEQUAÇÕES

VISUAIS PARA UM DESIGN ATRATIVO.

CONTEÚDO PARA EMPREENDEDORES,

PROJETOS COMERCIAIS E PESSOAIS.

VOCÊ PODERÁ AUMENTAR A PERCEPÇÃO

DO SEU DESIGN EM ATÉ 100%.

O VISUAL

DO SEU

DESIGN

(2)

Você pode ter o melhor design, o ideal para você e mais bonito na sua opinião, mas se ele não for adequado aos seus ideais e não transmitir no visual o que seu público deseja, seu design não vai servir de nada! Duro, né?

Muito prazer, meu nome é Arley Ronan, CEO do projeto Design pra valer.

Eu atuo na área de design há muitos anos, já fui muito crítico com relação a perfeição visual e ainda tenho minhas preferências. Ao longo do tempo fui entendendo que o design, quando se trata de negócio, é muito mais do que uma peça bonita. Ele precisa ser funcional e persuasivo!

As afirmações e métodos que apresento não são errados ou certos, apenas resumem anos de estudos, trabalhos e experiências que vivenciei na minha carreira, além de pesquisas na história de centenas de negócios, produtos e projetos que obtiveram sucesso utilizando o visual adequado aos seus interesses. Acredito que aplicando as técnicas que mostro aqui ajudará você a transformar o seu design em um visual mais atrativo ao que deseja para conquistar bons resultados e valorizar seus negócios ou projetos. E não é preciso ser profissional na área do design para compreender o que pode ser melhor para você. Portanto, é importante que leve a sério os métodos e faça suas próprias experiências. Me dediquei bastante nesse projeto desvendando todos os segredos visuais mais escondidos e estudando técnicas pouco faladas no design para te colocar cara a cara com os reais sentidos que o poder visual pode te oferecer, na

intenção que você tenha um desempenho melhor. Use o que mais for útil e sinta-se à vontade para descartar o que não achar necessário. Mas saiba que todo o ensinamento é importante e os métodos que apresento podem conter o que faltavam no seu visual para torná-lo mais atrativo aos olhares do seu público. Bom aprendizado!

Depois de ler esse artigo, você nunca mais vai perceber o design como era antes. Prepare-se para evoluir o seu olhar.

(3)

Apresentação / introdução ... 01

É o futuro da comunicação... 03

Fundamentos ... 04

Importância de satisfazer ... 06

”A magia visual” ... 10

Padronização e organização ... 17

Como utilizar o design adequado? ... 23

Cuidados com o design ( + 8 dicas essenciais ) ... 27

Mudanças e atualizações no design ... 30

O design também é sobre você ... 33

Sobre o autor ... 34

Sumário

Clique em cima dos títulos para ir direto à página.

(4)

O design é um recurso que vai além.

Existem vários métodos de persuasão, e alguns deles estão ficando obsoletos e

repetitivos. Não estou dizendo que não são bons, mas já estão “batidos”, e precisam de uma força maior para se sobressair. Isso porque estamos vivendo em uma era que a comunicação que está cada dia mais visual. A velocidade das imagens que passam diante de nossos olhos ( ações rápidas para buscar algo do nosso interesse ) faz com que percebamos primeiramente o design. Sim, somos todos visuais!

Portanto, a melhor estratégia é captar a atenção do público na chamada visual, como se diz, “bater o olho e se apaixonar”, ou seja, utililizar-se de um design adequado e atrativo aos interesses tanto do seu público como do seu negócio. Além disso, a transformação da mídia está tendenciando para que usem mais o visual. Todos os meios de

comunicação estão diminuindo a quantidade de informações de texto em posts patrocinados, dando prioridade ao design. A famosa regra 80% imagem e 20% texto.

O visual é algo poderoso! A evolução do design está crescendo a cada dia e todas as marcas/projetos estão sujeitos a se aperfeiçoarem, se quiserem manter-se no mercado.

É o futuro da comunicação.

Chegue primeiro!

(5)

Por que somos tão visuais? E como isso vai funcionar pra mim?

Desde os primórdios, nós os humanos, nos comunicamos com meio de imagens e símbolos. Ainda assim, a comunicação continua a se desenvolver e aperfeiçoar ao longo do tempo. Atualmente, os símbolos e padrões visuais identificam empresas, instituições, obras e serviços ( identidade visual ). Mas com o crescimento da comunicação visual, atualmente existe uma sobrecarga de informação visual enorme, e muitas vezes, o design utilizado não conversa com o propósito do negócio, confundindo a percepção do público. Por outro lado, no meio dessa sobrecarga, aqueles que usam o design de maneira correta e acertam no visual, têm uma diferenciação positiva entre os demais. São aquelas

empresas e serviços que se sobressaem e continuam fazendo sucesso até hoje, depois que descobriram o poder que visual fornece de forma bem simples: comunicando e aplicando o design adequado ao seus interesses. Vamos entender mais profundamente. Existem duas formas mais usadas para se comunicar: a forma verbal e não verbal:

Fundamentos. A base teórica de tudo!

Verbais:

São aquelas que comunicamos por meio escrito ou falado.

Não verbais:

São aquelas que

comunicamos por meio de som e imagem.

(6)

A forma verbal é mais direta, o cérebro já lê e associa a ação, promovendo um raciocínio lógico. Já as não verbais, utilizam-se de imagens e símbolos gráficos constituídos de figuras, cores, letras e texturas e requerem uma compreensão visual do espectador, por isso deve ser tratada com um cuidado maior. Também existe a comunicação que une as 2 formas: verbais e não verbais, que é usado na maioria das comunicações de hoje. Nosso foco maior será a linguagem não verbal. Ela atua na cognição humana, mais conhecida como ergonomia sensorial gráfica ( psicologia do design ). São estudos de processos mentais humanos na interação com a imagem, que ativam os sentidos de pensar, memorizar, compreender, sentir, comparar e tomar decisões. Pois é aqui que vamos trabalhar no seu visual, aproximando seus ideais nas representações sensoriais gráficas e também satisfazendo a percepção do seu público. Esses estudos estão na evolução dos fundamentos do design, tendo como base a psicologia das cores, psicologia das formas (Gestalt) e semiótica.

Mas calma, você não precisa saber tudo isso! Só estou explicando a base teórica e como a linguagem não verbal pode ser aplicada em logomarcas, símbolos, arquitetura,

decoração, comunicação, vestuário, sinalizações e tudo que se constitui de formas visuais que você possa melhorar. De agora em diante, eu vou te ajudar com exemplos e dicas simples, a conhecer e melhorar o seu design para deixar seu projeto/negócio mais atrativo. Vou revelar tudo que o design pode oferecer além do que você conhece.

Nota do autor:Os exemplos que descrevo não têm intenção de engrandecer ou diminuir ninguém, mesmo aqueles que não se

preocupam com o tipo de design que acredito que poderiam ajudá-los melhor. Os modelos citados servem apenas de base de aprendizado para uma compreensão melhor sobre tudo que já presenciei em meus 20 anos de experiência profissional e estudos em meio ao design.

(7)

Design não é só para sua satisfação, é para o seu negócio.

Quando criamos algo para satisfação pessoal, vale todo tipo de formas, letras, cores e aspectos que gostamos para nos encantar. Porém, quando fazemos algo que envolva as percepções de outras pessoas, devemos construir um design que converse diretamente com esse propósito, que atraia a atenção dos clientes com aspectos coerentes aos seus interesses.

O que funciona para alguns, pode não funcionar para você.

Já presenciei inúmeros erros de pessoas que ao criarem seus negócios, seja pessoal ou comercial, usam o gosto pessoal, ou usam referências visuais de algo que acham legal. Por exemplo: um dentista me procurou uma vez, frustrado porque os clientes não estavam retornando à sua clínica. Quando pedi fotos e imagens do local, percebi que a parede do fundo do consultório era pintada na cor vermelha, e além disso, tinham detalhes pontiagudos em sua logomarca. Era aterrorizante. Então, perguntei: - Por que usou essa cor? Primeiramente, ele me contou que tinha feito tudo por conta própria, bem no início da sua carreira, que o uso da cor vermelha trazia sorte para seu signo e, além disso, gostava da marca Ferrari de carros e queria essa lembrança na cor consultório.

A importância de satisfazer!

(8)

Analisando o caso:

Eu sei que a cor vermelha pode remeter a vários sentidos. No caso da Ferrari, essa cor deixa a marca mais sensual e atrativa. Já no caso da clínica dentária, as sensações que os pacientes vão sentir com a cor vermelha é agitação do corpo e lembrança de sangue, o contrário do que a clínica gostaria de transmitir em seus ideais, pois cuidavam de pacientes com traumas. Além disso, aspectos na decoração do ambiente e o

acabamento pontiagudo das formas da logomarca não contribuíam para amenizar a angústia dos clientes que estavam lá para fazer o tratamento dentário.

Após uma análise visual e percebendo todos esses desafios, a solução foi simples. Eu orientei a melhorar o aspecto de sua logomarca, além de mudar a decoração no interior de sua clínica, utilizando formas, cores e estilos mais adequados ao bem-estar dos

pacientes. Depois de aplicar as orientações, ele pôde perceber que os clientes se sentiam mais seguros e confortáveis ao entrar em seu consultório.

É gratificande ver o final feliz das pessoas, por isso que o Design pra valer existe.

Para finalizar a história, o dentista me agradece até hoje pelo sucesso que vem conquistando. Posso dizer que foram medidas simples, mas fizeram uma diferença enorme na vida profissional e financeira dele. Tudo isso poderia ter sido evitado lá no início, se ele tivesse adquirido essas orientações ou um conhecimento básico sobre o tipo de visual mais adequado para usar em sua clínica.

Histórias como essas acontecem frequentemente com todo tipo de pessoas que contratam um profissional inexperiente, que usam o gosto pessoal ou pedem opiniões de familiares, amigos e pessoas mais próximas que dizem o tempo todo que “tudo está maravilhoso” para te incentivar. Afinal, esse é o papel deles, ninguém vai querer te deixar pra baixo, concorda?

Por isso, ouvir várias opiniões de bons profissionais e entender melhor sobre o seu design, pode te ajudar muito. Boas dicas, aliadas ao seu conhecimento, são

(9)

Portanto, comece da maneira correta.

Na prática: Sempre invista em bons profissionais e entenda um pouco do que eles estão fazendo para você. Não estou dizendo para você se tornar um especialista, mas te oriento a pesquisar e ter em mãos algo que te dê um norte sobre os serviços visuais que eles estão te apresentando. Dessa forma, você poderá discutir melhor sobre suas propostas e desconfiar de quem pode te apresentar algo que não seja legal para você.

Não aceite qualquer coisa.

Cada profissional, seja designer, arquiteto ou outro profissional da área, tem um estilo diferente, uma formação mais especifica, um gosto mais apurado para alguma área de sua profissão, um estilo de vida que induz em suas criações, entre outras inspirações. Por isso, conceitos e técnicas aplicados no desenvolvimento de cada projeto, podem mudar de profissional para profissional. Portanto, o que pode parecer bom pra um, pode ser ruim pra outro e assim por diante.

Na prática: A solução é você buscar o profissional que mais tem a ver com suas preferências. Mesmo assim, na apresentação, não dá pra dizer de cara “que tá tudo ótimo” sem analisar mais profundamente. Então, na aprovação dos projetos, respire fundo, pesquise, ouça boas opiniões, namore com seu design por alguns dias e busque entender cada detalhe sobre o seu visual. Após a análise, e, se necessário, ajuste tudo da melhor maneira para seu sucesso.

(10)

E se eu quiser fazer tudo sozinho?

Tudo bem, não tem nada errado nisso! Já vi vários negócios dando certo dessa forma, até de empresas que acertaram em todo o seu visual sem saber. Foi coincidência? Com certeza! Por isso, não conte com a sorte, busque recursos para te ajudar a criar um bom design com segurança.

Hoje em dia, sempre que vamos aprender a cozinhar, criar ou construir algo importante, pesquisamos a melhor maneira, certo? E com o design, não é diferente. Existem boas orientações para construir o design que você busca. Por isso, não faça qualquer coisa “só pra começar”. Você pode se dedicar um pouco mais, aprendendo sobre o que precisa para fazer sucesso no seu visual.

Design não é arte! Isso mesmo! Já presenciei muitas pessoas confundindo o sentido real do design. Eles pensam que uma arte bonita aos seus olhos ou um aspecto diferente “já é um design”. Infelizmente, no final, acabam usando “esse design” só como decoração em seu negócio. Pois bem, design é mais do que isso. É o ato de projetar com propósitos e objetivos. É claro que a beleza faz parte, mas a funcionalidade é o fator mais importante.

Na prática: Se pretende criar algo sozinho, seja usando algum site, programas gráficos, aplicativos ou outros recursos, comece planejando! Busque

compreender primeiro o que seu design precisa para ser o seu aliado na conquista de seus objetivos. Portanto, entenda sobre o seu visual antes de colocar a mão na massa, analise e selecione todas as formas, cores, letras e estilos que estão mais adequados ao que deseja transmitir e construa um design certeiro e eficaz. Existe aquela velha frase: “é errando que se aprende” mas, se você errar menos, planejando, com certeza vai ser melhor e vai ter menos dor de cabeça no futuro.

Cada dia que passa, estão sendo desenvolvidos inúmeros apps, sites, programas e máquinas que vão te ajudar a construir o seu próprio design. Ok, existem as ferramentas! Mas, o bom mesmo é entender os recursos para construir um design certeiro e eficaz! Os próximos capítulos vão te explicar tudo.

(11)

Pois bem, aqui está um dos assuntos principais: Entender seu propósito no visual para transmitir as características adequadas ao que precisa de acordo com o seu público.

Vamos lá, que a conversa é boa!

Percepção visual atrativa. Conhece-te a ti mesmo e a teu público.

Quantas vezes você já presenciou empresas, ambientes e produtos que tem uma ótima comunicação, mercadorias de primeira qualidade, tudo parece perfeito pela publicidade. Contudo, parece faltar algo, e você não se sente 100% confortável em comprar. Acredito que o sentimento que falta é a “magia visual”, pois ela é a peça que faltava para você se sentir completo e interagir com mais confiança. Inclusive tem pessoas que mesmo sentido essa falta, até compram, se deixando levar pelo marketing, mas nunca usam o que comprou, se arrependem e acabam dando o produto para quem “tem mais a cara dele”. Conhece alguém assim?

(12)

Aposto também que você já presenciou discordâncias entre o que o design diz ser e o visual que ele transmite! Estou falando daqueles negócios que dizem ser “seguros e confiáveis” no que fornecem, mas não parecem demonstrar isso de cara. Podem até ser, mas como dizem: “a primeira impressão é a que fica”. Se não transmitiu isso

imediatamente, fica difícil de acreditar.

Não posso deixar de dizer que muitos visuais inadequados até dão certo depois de um longo tempo de batalha. Nessa luta, eles precisam se esforçar bastante com técnicas de persuasão e gastar além do que podem em divulgação e métodos de venda. E o pior, na minha opinião, passarem pelo cansaço de viver testando todo tipo design e dizendo desesperadamente o tempo todo: “agora vai!”, como se estivessem esperando por um milagre. Por fim, depois de tanto suor, até conseguem alguma coisa, mas poderiam ter sido mais eficientes somando o visual adequado desde de o início, sem passar pelo desgaste físico, financeiro e emocional.

Algumas pessoas mais visionárias, em meio a sua trajetória para o sucesso, até sentem que não estão satisfeitas com o design de seu negócio ou projeto, percebem que existe alguma coisa errada, algo que poderia ser melhor no visual. Pensam em contratar um redesign, mas tem medo de errar novamente, pagar caro e jogar dinheiro fora. Imagino que essa situação esteja acontecendo com centenas de pessoas nesse momento, que têm tudo pra fazer sucesso, mas não sabem como agir. No entanto, fique tranquilo(a), sempre tem uma luz no fim do túnel para todos.

Chegando até a luz e transformando seu design em uma máquina atrativa.

Tenho orgulho de dizer o quanto é bom perceber a reação das pessoas ao entrar em um ambiente onde a decoração e o design dos móveis parecem abraçá-las, onde as

sensações visuais da marca e dos produtos da empresa parecem fazer parte delas, sem nenhum esforço, só pelo olhar. Você já sentiu isso? De gostar de uma marca “de graça, por nada”, comprar e usar seus produtos e ainda falar bem dela pra todo mundo. Isso sim é uma sensação plena de bem-estar e sucesso. Portanto, agora é hora de

(13)

Hora da descoberta transformadora!

Você já compreendeu que existe um visual atrativo e ele funciona de fato, certo? Então, a partir desse momento, você precisa aprender como usá-lo na prática. Nesse caso, a forma mais simples de fazer é respondendo essa pergunta:

Como representar MEUS IDEAIS NO DESIGN e demonstrá-los corretamente para o MEU PÚBLICO?

Tá aí algo que precisa ser muito bem definido. Parece difícil, mas não é! A resposta está em conhecer “o perfil visual adequado entre seu design e seu público” e ajustá-lo para que essa relação dê certo. Sim, igual toda relação afetuosa, afinal, estamos falando de perfis que envolvam personalidades.

Devemos tratar nosso design como uma pessoa e toda pessoa tem sua personalidade.

Isso mesmo! Que nesse caso, a personalidade (e seus ideais), será percebida no visual do design. Agora, imagine você conhecendo uma pessoa que tem o perfil que você busca, que demostra exatamente o que você precisa sentir para ter mais confiança. Tenho certeza que vai ser mais fácil você ser amigo dessa pessoa, de acreditar em seus potenciais e apresentá-los a todos.

Seja amigo do design e construa mais relações.

Na prática: Como eu disse acima, o método é conhecer o seu perfil e o perfil do seu público e transforma-los em uma relação única, ou seja, meios visuais que se adaptam melhor nessa ligação. “Quando falo seu perfil” eu digo as atitudes, conceitos e ideais que desejam transmitir, por exemplo: ( Força, Seguraça

Dinamismo, Imponêcia, etc ). Já para o público em potencial, precisamos definir o seu perfil pelas características e comportamentos, por exemplo: ( Homens,

Adultos, Inovadores, classe A, etc ) Sabendo todos esses parâmetros, a prioridade agora é usar o design como ligação dessa relação de amizade e confiança. Vou exemplificar isso melhor no próximo tópico.

(14)

Não dá pra puxar a corda só para um lado dessa relação, tudo precisa ser equilibrado.

Uma boa amizade é construída dos mesmos gostos, certo? De um ajudar o outro, de ser fiel nas atitudes e ideais. Portanto, vamos supor que temos um negócio na área de seguraça que se chama “Segur”. Lembre-se que serve para qualquer negócio/projeto. Quero transmitir nos ideais da Segur: Força, Segurança, Dinamismo, Solidez…

Por outro lado, meu público são: Homens, Adultos, Inovadores, classe A (sofisticação)….

Então, para que tudo dê certo nessa relação de impacto visual, eu preciso mostrar um design com formas que exibem força ( Formas quadradas, retangulares ), espessuras que demostram segurança ( Grossas ), letras que remetem a solidez ( Fontes Slab ) e tons de cores que transmitem seriedade, dinamismo e sofisticação ( Cinza, Laranja, Preto ). Tudo isso, aplicado em detalhes promovendo um envolvimento de semelhança visual entre os dois. Viu como dá pra fazer uma relação dar certo, só com o olhar?

Incrível! Mas como isso acontece?

No negócio acima, além da adequação visual aos nossos ideais, o nosso público também se sentirá mais confortável com o design porque conseguimos interagir visualmente com algo que eles buscam naquela situação, seja de maneira sensorial ou representativa. Isso acontece porque associamos psicologicamente os formatos dos elementos gráficos em representações pré-definidas em nossa mente, onde cada aspecto visual demostra um significado apropriado a ele. Vou voltar na teoria, e usar uma metáfora simples de ser compreendida.

Quadrados

Força Letras SlabSolidez

Segurança Simulação de logotipo Esp. Grossa Dinamico / Sofisticado Cores S E G U R A N Ç A

(15)

Suponhamos que você vá ao mercado comprar laranjas. Mesmo se não houvesse uma sinalização escrita “laranjas” acima do espaço onde elas se encontram, sua mente

saberia identificar uma laranja, pois, entre as outras frutas, você buscaria uma de aspecto redondo, cor laranja e textura um pouco macia, certo? Agora, imagine você chegando ao mesmo mercado e encontra uma fruta de formato comprido na cor azul com uma sinalização em cima escrito “laranjas”! Você desconfiaria, né? Mesmo fazendo uma publicidade enorme, pedindo para que você levasse “aquela laranja”, você ficaria com “com o pé atrás” para comprar, porque não parece com o que você deseja, concorda? É exatamente isso que ocorre em nossa mente quando ao invés de laranjas ( como no exemplo acima ) buscamos algo que se pareça com união, força, conforto, rigidez, esperança, sofisticação, calor, ação, limpeza, velocidade, fome, entre muitas outras sensações, conceitos e ideais. Por isso, graças à psicologia gráfica, existem formas, cores, aspectos e texturas que se associam a eles e nos ajudam a transmiti-los de maneira visual, deixando seu design mais atrativo e coerente ao que deseja.

Voltando ao exemplo do nosso negócio na área de seguraça ( Segur ). Na sua opinião, qual o design melhor representa os ideais de Força, Segurança, Dinamismo e Solidez, para o público de Homens, Adultos, Inovadores e sofisticados? Opção 01 ou 02 ?

É claro que é a opção 01. Não digo que a 02 é ruim, tem um design bonito, porém, não representa um visual adequado para os ideais de nosso negócio e não fornece um aspecto seguro para o público dele. Se fosse aprovada, como muitas vezes acontece, estaria no lugar errado, atrapalhando o desempenho e sucesso da empresa.

Sério

01) 02)

S E G U R A N Ç A

(16)

As pessoas “julgam o livro pela capa”, não tenha dúvida disso. Então, porque não melhorar a “a capa de seu negócio” de uma forma mais atrativa?

O design atrativo esclarece o motivo do pelo qual algumas vezes você gosta de alguma marca ou produto que pareça melhor que outros do mesmo segmento. O motivo pra você dizer “sim”! Por isso que um visual adequado é tão eficaz. Peço, inclusive, que com esse conhecimento, você use com integridade, pois são armas poderosas e persuasivas.

Mas e agora? Como eu faço para descobrir dentro de meu perfil os elementos visuais atrativos para aplicar no meu design?

Bom, temos duas maneiras de descobrir: Uma bem fácil e eficiente e outra que exige um pouco mais de esforço. No entanto, só faz sentido se você estiver realmente

comprometido em melhorar seu negócio com um visual adequado. Portanto, é importante que faça, mesmo que seja só por aprendizado ou curiosidade.

1) A primeira maneira, e mais fácil, é acessar o site https://designpravaler.com, entre na plataforma de Análise Visual e em 2 minutos você tem o resultado, veja:

Você vai descobrir o seu perfil visual e a formação gráfica que mais te representa. Só com esses 2 itens LIBERADOS, você vai conseguir entender, avaliar ou aplicar seu design mais adequado e atrativo ao que deseja. Confere lá! Não custa nada!

Obs: Aconselho usar a Plataforma de Análise Visual, pois ela é bem precisa, segura e completa e vai te fornecer opções exatas do visual que precisa.

Acesse a plataforma de análise, faça o login ou um cadastro simples no site. Digite um nome e responda algumas perguntas sobre o seu

projeto/negocio.

A análise visual será processada de acordo

com o design que deseja transmitir.

PRONTO! O Resultado é imediato, você pode visualizar, enviar ou salvar (pdf). 04 03 02 01 ( Link )

(17)

2) A segunda opção é preencher uma tabela que desenvolvi. Vou fazer um modelo usando o exemplo do negócio na área de seguraça que citamos acima (Segur). Na tabela você vai preencher seus ideais em uma coluna.

E as formas, letras e cores que representam esses ideais nas outras colunas.

Dá mesma forma você vai fazer com as características de seu público.

A parte dura é pesquisar sobre as representação visuais de cada elemento, mas não se preocupe: no nosso site tem muito conteúdo sobre as sensações visuais gráficas. https://designpravaler.com/conhecimento,dê uma conferida!

Feito isso, agora é só unir os sentidos visuais mais próximos ( parecidos ) entre vocês e criarem um perfil que converse visualmente com essa relação.

Fiz uma tabela mais completa, você pode baixar em https://designpravaler.com/ebook

SEUS IDEAIS FORMAS CORES

FORÇA Quadrado / horizontal

Quadrado/chanfro

Quadrado, grossa, horizontal Losango/quadrado Hexágono

Esp. grossa / horizontal

Espessura grossa Sentido diagonal

Vertical / Esp. grossa Caixa-alta

Sem Serifa

Serifadas Slab

Slab, Sem serifa Preto, cinza, laranja

Script Sem serifa Slab Slab Preto/laranja Azul SEGURANÇA DINAMISMO IMPONÊNCIA LETRAS HOMENS ADULTOS CLASSE A Preto/Ouro Tons fortes Prata/Cinza Laranja Preto/prata INOVADORES

SEU PÚBLICO FORMAS LETRAS CORES

FORMAS

CORES LETRAS

(18)

Agora que já sabe sobre o seu visual adequado e já conhece suas formas, precisamos fortalecer ainda mais a sua boa imagem com um design totalmente envolvente. Para isso, é necessário que você mantenha uma organização em todo o visual. A melhor forma de fazer isso é colocando regras visuais no seu design. Para isso, vou te mostrar a importância de manter seu design unificado e como padronizá-lo.

Por que devo manter um padrão visual?

Você já entrou em uma empresa ou recebeu um projeto onde todo o visual segue um padrão visual? Onde as formas da logomarca e todos os formatos dos móveis, decoração, cores e estilos parecem conversar entre eles? Se sim, qual foi a sensação que sentiu? Bom, eu já presenciei várias empresas, negócios e projetos que agem dessa forma e sempre que pergunto aos clientes como eles se sentem após a experiência a maioria da resposta é a mesma: Segurança e confiança.

Padronização

e organização

FORMAS LETRAS COR ESTILO

(19)

Depois de analisar a resposta do público, descobri porque a segurança e a confiança estão atreladas à organização.

Quando existe organização no design, automaticamente nossa mente remete a algo seguro. Isso acontece porque associamos o padrão organizado a grandes empresas ou companhias que impõem respeito. O visual bem pensado e estruturado nos negócios transmite a sensação de estabilidade, gerando mais segurança! Inclusive, já presenciei pequenas empresas que, por serem tão organizadas visualmente em seus negócios, os clientes pensaram que eram grandes franquias e sentiam mais segurança em comprar. Já o sentimento de confiança que a organização fornece vem do cuidado. Isso acontece porque a dedicação colocada em cada detalhe visual é repassada nas qualidades dos produtos/serviços. Ou seja, a gente se sente mais confiante em adquirir algo cujo o ambiente em volta dele foi tratado com muita atenção e comprometimento. Vários negócios utilizam desse método para dar mais valor aos seus produtos. Com certeza os clientes pagam mais por algo bem cuidado e padronizado visualmente.

Vamos colocar ordem na casa!

Na prática: Após ter pesquisado sobre o seu perfil visual, é preciso organizá-lo. Por isso, é importante que você defina regras no seu design. Para isso, o ideal é que você construa um documento, um guia de aplicação visual. Nesse

documento, você vai padronizar as formas gráficas, cores, fontes, estilos, entre outros. Com isso, sempre que precisar adquirir ou criar algo que envolva o design, você deve consultar as suas normas.

O guia de aplicação visual também serve para que os fornecedores respeitem suas normas na hora de produzir algo que envolva o design do seu negócio. Além disso, as normas minimizam os erros que geram custos e retrabalho.

Vou continuar o exemplo do nosso negócio ( Segur ) para te ajudar a entender e definir suas normas visuais e construir o guia de aplicação visual para organizar seu design. Esse modelo se aplica para qualquer tipo de negócio/projeto!

(20)

Formas:

Para começar o seu guia, você deve criar seu perfil de formas. Esse item é muito importante, porque será a formação gráfica que vai evolver todo seu aspecto visual. Esses elementos gráficos, como quadrados, espessura grossa, direção horizontal, etc, devem ser usados no seu design como base padrão de criação.

Além de ser usado na construção de sua logomarca, você poderá usar nos elementos gráficos, nos formatos da mobília, na decoração, na arquitetura, nos produtos, entre outros. O que faz a diferença são esses detalhes que se conectam um ao outro

visualmente, deixando o design mais organizado e abraçando o público por inteiro em todo aspecto.

Existem marcas que conseguem padronizar tão bem seu negócio que só de olhar o formato já associamos à marca.

Vamos começar compreendendo a função de cada item para montar nosso guia.

GUIA DE ADEQUAÇÃO VISUAL.

Quadrados Espessura grossa Sentido horizontal FORMAS

CORES LETRAS

(21)

Cores:

Após você ter definido a paleta de cores mais apropriadas para seu design, o ideal é sempre usar o mesmo tom. Ou seja, se o tom escolhido for cinza claro, então todas as peças devem manter esse mesmo cinza. Para isso, existem referências nas cores que nos ajudam a padronizar melhor como o pantone, hex, cmyk ou rgb. Por exemplo, vamos considerar que suas cores ideais são: cinza, laranja e preto. Então, além do uso na

marca, devemos manter os móveis, espaço e a comunicação com as mesmas cores.

Alguns negócios que só de mostrarem suas cores, já sabemos quem são. Por isso, é importante que use suas cores padronizadas em tudo, para fixar na mente dos clientes.

O guia vai sendo montado de acordo com seu perfil visual adequado, colocando todos os itens que serão usados para criar e padronizar seu design. Vamos continuar que tem mais itens para serem adicionados.

Cor preta Cor laranja Cor cinza

FORMAS

CORES LETRAS

ESTILO

Espessura grossa Sentido horizontal Quadrados

Cor preta Cor laranja Cor cinza

#000000 #FF7C24 #C6D2DB

(22)

Letras:

Do mesmo modo são as fontes. Após você saber qual é o seu tipo de letra ideal, é

interessante que além do uso no logotipo, você tenha outras opções do mesmo tipo para manter como padrão de sua marca.

Suponhamos que as fontes ideais para o seu perfil são as letras slab e sem serifa. Então, tudo que for usado para comunicar de maneira escrita na papelaria, avisos, entre outros, deve ser usada esse tipo de letra. Portanto, o nome da fonte deve constar no seu guia.

As letras podem ser adaptadas aos seus elementos de gráficos ( perfil de formas). Muitas empresas fazem isso para personalizar ainda mais seu visual.

Estilo:

É importante mantermos um estilo visual para ser aplicado em todo o design. Isso ajuda a padronizar a apresentação gráfica do seu negócio ou projeto.

Vamos supor que seus estilos serão Flat ( uso de cores e formas chapadas ) e

Geométrico. Então, no grafismo da marca é fundamental que você use esse estilo. Por exemplo, você pode compor o seu design com cores e formas chapadas em toda marca, na embalagem, nas illustrações, na decoração, nos uniformes, entre outros.

É claro que algumas vezes você pode variar usando outros estilos. Porém, o uso da mesma técnica de design reforça ainda mais a identidade.

Letra Slab Letra Sem serifa

Letra Slab Letra Sem serifa Estilo flat Estilo geométrico

(23)

Importante: Todas as dicas de organização citadas não são regras rigorosas. Em um perfil visual podem existir outras formas visuais, cores, fontes e estilos que se misturam dentro de um projeto de design. Não há problema nisso! Porém, aconselho que a maioria do design que esteja construindo tenha uma ligação visual maior entre eles, para manter uma padronização e reforçar a imagem que seu projeto deseja transmitir.

Espero que esteja tudo bem até aqui!

Se está achando um pouco difícil, não se preocupe. O importante mesmo é que você entenda a existência desse método e como os negócios de sucesso usam o design para se aproximarem melhor de seu público. Só de saber que isso existe, você já está a vários passos na frente de muitas pessoas normais e dos seus concorrentes. Além disso, no nosso site https://designpravaler.com temos a Análise Visual completa para te ajudar. Vamos seguindo que tem mais informações importantes para você conhecer.

Pronto! Agora você tem uma base visual com regras organizadas, adequadas e atrativas para avaliar, criar, padronizar ou adquirir qualquer coisa que envolva o visual do design do seu negócio pessoal ou comercial. É hora de colocar em prática.

Fiz essa tabela completa e em branco para baixar no https://designpravaler.com/ebook

GUIA DE ADEQUAÇÃO VISUAL.

FORMAS

CORES LETRAS

ESTILO

Espessura grossa Sentido horizontal Quadrados

Cor preta Cor laranja Cor cinza

#000000 #FF7C24 #C6D2DB

Letra Slab Letra Sem serifa

(24)

Essa parte é simples! Você só precisa educar o seu olhar, nada mais que isso. Ou seja, observar todas as melhorias visuais que podem ser feitas no seu design de acordo com o guia de sua análise visual.

Lembra que falei lá no início do artigo que você nunca mais veria o design da mesma forma? Tenho certeza que você já está começando a observar os detalhes no design de algumas marcas, produtos, arquiteturas e os sentidos visuais que eles demonstram. Inclusive analisar o visual dos concorrentes. Prepare-se, pois com esse poder de percepção que está adquirindo, você vai saber avaliar as empresas que poderiam ser melhores no visual, ou aquelas que já usam o design de forma correta e fazem sucesso. E o melhor! Ter esse conhecimento ao seu favor!

Colocando a mão na massa!

Na prática: No exemplo modelo de empresa (Segur), fizemos a Análise Visual adequada, descobrimos o seu perfil de formas e organizamos em um guia. Portanto, já temos a ferramenta em mãos para avaliar, criar e aperfeiçoar o design da melhor maneira. Observando nosso guia, adequamos o formato da logomarca ( ou outro item principal ) e vamos elaborando uma linha visual para aplicar no restante do design. Exemplo prático na próxima página.

(25)

Aplicação do guia da análise visual:

FORMAS

CORES LETRAS

ESTILO

Espessura grossa Sentido horizontal Quadrados

Cor preta Cor laranja Cor cinza

#000000 #FF7C24 #C6D2DB

Letra Slab Letra Sem serifa

Estilo flat Estilo geométrico

(26)

O design deve ser ajustado precisamente em tudo que envolva o visual do negócio, além de adequar corretamente, vai criando uma identidade organizada. Dessa forma, observe se a linha visual está sendo bem aplicada, seguindo os aspectos dos itens do guia da análise visual do négocio.

A adequação visual pode ser feita de uma forma mais intensa, criando tudo do zero (como no exemplo acima), ou apenas corrigindo detalhes simples de formas, letras, estilos ou tons de cores.

Fique atento(a) em cada detalhe que possa ser melhorado. Cada formato atrativo do guia aplicado no design do seu negócio/projeto vai fornecer um sentido maior nos ideais que precisa transmitr.

(27)

Exemplos reais de sucesso para te inspirar.

O Exemplo da empresa (Segur) foi uma simulação que criamos juntos para te ajudar a entender como o visual aplicado de maneira atrativa, correta e organizada é capaz de melhorar o desempenho do seu design. Ainda assim, te convido também a ver alguns estudos de Análises Visuais de empresas reais que conquistaram o sucesso e usam o design de maneira adequada para seus negócios. Você vai se surpreeder!

Acesse: https://designpravaler.com/segredosvisuais

São dicas importantes para que você tenha mais referências explicativas de como

funciona o real sentido do visual no mundo dos negócios. Você vai perceber que pessoas como você também podem melhorar o seu design somente compreendendo como ele funciona.

Se prepare que o próximo tópico é essencial!

Você encontra essa tabela para baixar no https://designpravaler.com/ebook

O conjunto de formas do guia da análise visual pode ser utilizado em qualquer elemento do negócio que envolva design. Não é uma regra, mas a tabela abaixo vai te ajudar a identificar os locais mais usados.

FORMAS APLICAÇÕES

Logomarca / grafismo Arquitetura / ambientes Decoração / utensílios Móveis fixos e planejados Produtos / embalagens Marketing / publicidade / Web Papelaria / Contratos

Comunicação visual / sinalizações

(28)

Falamos muito sobre deixar seu design adequado e atrativo, como organizá-lo para torná-lo envolvente, como aplicá-lo e transformá-lo em um projeto funcional. Agora é hora de enobrecer, refinar e polir o seu negócio para deixá-lo brilhando. Por esse motivo, vou te mostrar +8 dicas essenciais para deixar o seu design ainda mais eficiente.

1) Conceitue-se

Além dos sentidos que as formas do visual fornecem, é interessante que seu design também tenha um conceito. Portanto, procure uma caracterização para o seu negócio, anote ou desenhe todas as ideias conceituais que tenha a ver com o seu projeto

(animais, objetos, simbolos, elementos, entre outros) não se preocupe com as ideias que vão aparecer. Em seguida, elimine as que achar mais fracas e concentre nas mais fortes. Após ter definido, aplique o seu perfil de formas, letras, cores e estilo!

2) Menos é mais

Simplicidade é tudo, portanto, pense em seu visual com um aspecto mais eficiente e inteligente, sem muitos detalhes ou difícil de ser compreendido de primeira. O Aspecto descomplicado também ajuda a fixar seu design mais rápido na mente do seu público.

(29)

3) Tipos de logo

Esse assunto é importante porque pode envolver o trabalho de uma vida toda. O logo, logomarca ou logotipo na maioria das vezes é a porta de entrada para seu visual, por isso, ele precisa ser muito bem pensado antes de construí-lo. Além de usar os conceitos, formas, fontes, cores e estilo adequadas para criar sua logomarca, existem tipos de logo com formatos e particularidades e se adaptam melhor para determinados ramos,

serviços, produtos ou mídias. Portanto, antes de construir algo para representar o visual do seu negócio ou projeto, busque o tipo certo, para não sofrer com adaptações ou aplicações futuras. Além disso, é algo que vai andar junto com você por muito tempo, então, merece uma atenção especial na hora de criar ou aprovar.

4) Tom de voz

O tom de voz tem a ver com o visual? Tem, e muito! A forma que você se apresenta no modo de comunicar, pode reforçar a aparência que deseja transmitir. Por exemplo, sabe aquela pessoa que aparentemente apresenta uma timidez, mas depois que você

conhece, percebe que de tímida(o) não tem nada? Ou vice e versa? É mais ou menos isso que acontece quando você não demonstra seus ideais nas palavras, gestos e atitudes. Portanto, busque um tom de voz que que tenha a ver com o que deseja transmitir,

reforçando ainda mais o seu visual. Sua voz não precisa ser a mesma de seu perfil visual, mas tem que fazer sentido com o que pretende demonstrar.

5) Peixe “dentro” d’água

Tenha um padrão de design adequado à categoria e serviços que está inserido. Se não for um visual temático, feito proporcionalmente como tema, não force o seu design com aspectos que não tem nada a ver com seu negócio ou projeto. A melhor forma de manter sua categoria de produtos ou serviços mais próximo do seu público é usando padrões visuais que eles estão habituados.

(30)

6) Compreensão / leitura

O design não pode parecer um enigma com um emaranhado de formas para ser descoberto, a não ser que seja proposital. O entendimento como um todo é

extremamente essencial. Imagine só você ter todo o seu design atrativo mas difícil de ser compreendido. Não dá, né? Por isso, observe se suas formas estão transmitindo realmente o aspecto que deseja, principalmente no conceito. Da mesma maneira é a escrita do seu design, na adequação das formas com as letras e é importante que em primeiro lugar tenha leitura de fácil percepção.

Design é feito para facilitar a sua vida, explicar demais o que está querendo transmitir no visual, significa que não está sendo eficiente. Portanto, deixe seu projeto mais

compreensivo que puder!

7) Slogan

Ter um slogan é opcional. No entanto, é um recurso atrativo para fortalecer os seus ideais junto com o visual. Por exemplo, a Mc Donald’s com seus formatos circulares, cores vermelha e amarela (que remetem a perfeição, fome e relação emocional positiva), tem no seu slogan “Amo muito tudo isso”. Ou seja, a positividade é fortalecida nas

palavras que andam com o visual em todo o marketing. Um bom slogan é composto de frases curtas e surpreendentes e você pode usar como parte de sua identidade visual, seguindo a sua marca e mudando sempre que necessário.

8) Não tenha só um bom design.

Se você já tem o seu design perfeito em todos os aspectos, então você está no caminho certo. Parabéns! Ainda sim, ter um branding bem definido, uma divulgação planejada e persuasiva, entre outras técnicas, também ajudam muito a conquistar seu público! Portanto, alie seu design atrativo com outros conhecimentos ou vice e versa. Boas técnicas trabalhadas em conjunto vão ajudar a ter um melhor desempenho em seus projetos.

(31)

Todo o design sofre atualizações. Não tenha medo de mudar!

Tudo que vem pra melhorar é bem vindo. Por isso, é normal reformar sua marca, seu ambiente, sua empresa, uma decoração, entre outros. Contudo, o mais importante é fazer de maneira correta. Grandes marcas e empresas, para conseguirem mais visibilidade, alteram o visual sempre que precisam. Isso acontece porque eles entenderam como o poder do design funciona. Enquanto outras empresas só se preocupam em atualizar seus produtos, serviços ou marketing.

Quer uma prova? Basta digitar “redesign” no Google, depois em imagens que você vai presenciar a quantidade de marcas e empresas de sucesso que fizeram e fazem isso em seu visual, inclusive a própria google.

Evolua e fique sempre à frente.

A mudança também te coloca na frente da fila da novidade. É uma das estratégias que as grandes empresas fazem no visual para se sobressaírem. Elas usam o marketing da evolução e transformam o resultado em “algo novo”. De fato é, mas na verdade estão se adequando ao público ou as novas tecnologias para ficarem acima da concorrência.

Mudanças e atualizações

no design.

(32)

Um exemplo do efeito de evolução visual das empresas:

Imagine que você deseja adquirir um produto X. Na hora da compra, você se depara com uma quantidade enorme do mesmo produto com marcas diferentes, tendo o mesmo valor e qualidade, lado a lado. E todos usam a mesma estratégia de marketing e

persuasão. Qual o você compraria? Certamente vai escolher o que pareça “mais bonito aos seus olhos”. Quando digo “mais bonito” não estou falando somente de beleza, estou falando de transmitir visuais adequados ao que você deseja.

Na prática: Deixe os concorrentes para trás, evolua sempre se sobressaindo dos demais que ficaram parado no tempo batendo na mesma tecla ou utilizando somente um método de crescimento, “seguindo a manada”. Fuja disso! Se diferencie, só os melhores se preocupam com um visual adequado aos seus interesses. Portanto, aproveite essa oportunidade para também usar o design atrativo ao seu favor. Tenha mais essa ferramenta para alavancar os seus projetos e deixar a concorrência comendo poeira.

Mas tenho que mudar meu design o tempo todo?

Não é isso! A mudança vem da necessidade. O maior problema é ficar parado, deixar o tempo passar e não fazer nenhum ajuste ou aprender sobre o que pode ser atualizado em seus projetos. Ou seja, melhorar aquelas formas visuais que você usa desde que começou, pode ser o “upgrade” que esteja lhe faltando neste momento.

Na prática: Melhore AGORA, e sempre que puder, “sem medo de ser feliz”.

Reserve tempo e investimento para aperfeiçoar o visual do seu negócio pessoal ou profissional de forma correta. Continue evoluindo, expandindo e absorvendo tudo que faça melhorar o seu design de hoje e amanhã. Toda transformação começa com pequenos passos que vão se acelerando para uma evolução cada vez maior. A sua mudança não precisa ser “da moda” ou “ gigantesca”, basta ser certeira e adequada ao seu perfil que já está de bom tamanho. Dessa forma, terá um design mais durável e eficiente. Vamos ver um exemplo?

(33)

Resultado

Vamos supor que a empresa (Segur) tem um design que precisa ser melhorado. Depois de fazer a análise visual, você percebeu claramente que é fundamental evoluir o design para deixar mais atrativo e adequado aos seus ideais e características do seu público. Nesse caso, a Segur pode simplismente ajustar o visual fazendo um redesign.

Como você pôde observar, acertar o design de maneira mais adequada, mesmo sendo mudanças simples, vai ser como transformar “água em vinho” fazendo uma grande diferença para o desempenho de seus negócios comerciais ou pessoais.

Obs: O redesign não precisa ser total, fazer ajustes leves mudando só as formas e mantendo as cores ou vice-versa, podem ser o suficiente. O importante é identificar e ajustar o que precisa ser melhorado.

Na prática: Após saber qual é o perfil visual mais adequado para o seu negócio, você poderá comparar os aspectos do design existente ( formas, tipo de letra, cores e estilo ) e adequar ao novo visual referente ao guia da análise. Dessa forma, você vai melhorando o aspecto do design e aperfeiçoando todo o visual para conquistar ainda mais seu público.

forma,letra, cor e estilo

Exemplo de adequação visual ( redesign )

Design atual 01 02 03 04 05 Guia da Análise Visual. Pag.22

(34)

Como diz aquela frase “Os detalhes fazem toda a diferença”. Com certeza faz! Já presenciei muitas pessoas transformando suas vidas por causa de mudanças simples no design do seu negócio pessoal ou profissional. Sabe por que isso acontece? Porque a mudança não vem só na parte externa, o interior da gente muda também. Talvez a descoberta visual seja mais um ingrediente para te estimular ainda mais a crescer. Pense bem! Você vive o seu design 24h por dia, seja em um ambiente, olhando sua logomarca, construindo seus produtos ou fazendo sua comunicação. Por isso, ele precisa ser algo prazeroso que te encha os olhos, que te estimule a crescer e

proporcione realização pessoal todos os dias. Espero de verdade que esse método de conhecimento visual te ajude a conquistar mais do que você espera.

Por isso, sigo acreditando que o visual do design pode melhorar o desempenho de qualquer coisa, principalmente dentro de nós mesmos.

Tomara que tudo isso tenha te ajudado! Boa sorte!

Arley Ronan I @arleyronan

O design também é sobre você

(35)

Não hesite em enviar perguntas, comentários e sugestões. Nós aqui do DPV lemos todos os e-mails e vamos adorar saber quais são suas opiniões.

Assuntos gerais: contato@designpravaler.com

Dúvidas: suporte@designpravaler.com

Depoimentos: eutenho@designpravaler.com

Veja mais dicas e serviços em nosso site:

https://www.designpravaler.com

Siga-nos também nas redes sociais.

@designpravaler

Olá, sou o designer Arley Ronan, CEO do projeto DPV. Atuo no mercado de design há 20 anos, sou graduado em design gráfico/interiores e me

especializei no desenvolvimento de marcas. Já estive ligado diretamente na criação de mais de dezenas de negócios.

Apaixonado pela psicologia do design e pelo poder de persuasão que o visual fornece, desenvolvi o Design pra valer para compartilhar técnicas exclusivas e levar o conhecimento do design de forma prática para todos.

Sobre o autor

(36)

Referências

Documentos relacionados

onde não há restrições quanto aos comandos que aparecem entre as palavras reservadas DO;

Os objetivos específicos foram: medir o consumo de água e a produção de dejetos em função de diferentes tipos de equipamentos para a dessedentação (bite ball, chupeta

Os Recursos elaborados pelos candidatos não prosperam pelos motivos de fato e de direito abaixo declinados: 1- o Edital foi elaborado e publicado no dia 09/07/2012 após

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

Uma das áreas abrangidas por ela e abordada neste artigo é o marketing de serviços, onde o “produto” vendido é a prestação de um determinado

A política externa de um Estado não está desconectada da sua política doméstica; em determinadas conjunturas aque- la está vinculada à política econômica do Estado, uma vez

Para estudar esta temática, realizou-se um levantamento da produção do conhecimento da pós-graduação em enfermagem a partir do catálogo do Centro de Pesquisa

As alterações observadas clinicamente e confirmadas pela retinografia vem de encontro aos achados do isolamento do parasito em todos os tecidos pesquisados e na retina,