• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES REFERENTES AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSIDERAÇÕES REFERENTES AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Eunice Piccin2 Fabiano Bolzan Scherer²

Fernanda Dalosto Moraes² Marcos Vinicius Conceição3

Resumo

Neste trabalho o objetivo é realizar uma análise do PPP de uma Escola da rede Municipal de Santa Maria nos seus aspectos pedagógicos e administrativos, relacionando-o à comunidade escolar. Considerou-se para a realização deste trabalho um estudo de caso. Inicialmente, consultaram-se bibliografias pertinentes ao trabalho em questão, estas serviram como base teórico-metodológica da pesquisa, aliada à vivência escolar. Posteriormente, visitou-se a escola com o ímpeto de conhecer a realidade escolar e sua comunidade envolvida. A partir desse contexto, fez-se a análise do PPP da referida escola, utilizando concomitantemente o suporte teórico. Com base no PPP, observaram-se cuidadosamente vários aspectos, entre eles, objetivo, filosofia, metas, parcerias, entre outros. Desse modo, constatou-se que o Projeto Político Pedagógico é bem estruturado e a escola é aberta para todos os tipos de projetos escolares e parcerias que acrescentem e levem uma melhor informação e conhecimento para o desenvolvimento de alunos cidadãos, além de valorizar o cotidiano dos alunos e ser aberta à comunidade em geral. Também apresenta uma educação voltada para a interdisciplinaridade e para a construção do senso crítico dos alunos. O PPP analisado idealiza as formas de como acontecer o processo de ensino, a busca por uma escola ideal (democrática e humana), porém as dificuldades encontradas são várias, o que acaba por destruir o ideal utópico encontrado no PPP. Também se ressalta que a comunidade escolar é bastante diversificada e isso impede o atendimento a todos os interesses.

Palavras-Chave: Educação, Projeto Político Pedagógico, Santa Maria.

INTRODUÇÃO

A análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) foi realizada em uma escola da rede Municipal de Santa Maria. A escola possui o ensino fundamental completo e à noite oferece o EJA. A escola também oferece uma boa infra-estrutura aos alunos, professores e funcionários. Na escola, há um bom auditório com televisão, aparelho de som, vídeo e também retroprojetor; quadra de esportes, equipada biblioteca, classes conservadas, laboratório de informática, amplo espaço aos alunos, mesas de jogos, sala dos professores entre outros.

1 Trabalho realizado na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (ADE- 103) do departamento de Administração Escolar/CE/UFSM.

2 Autores: Acadêmicos do curso de Geografia Licenciatura – Plena/CCNE/UFSM.

(2)

Quanto ao quadro de professores, a escola possui uma boa equipe, em torno de 80, englobando os três turnos.

O objetivo, neste trabalho, foi realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico de uma Escola da rede Municipal de Santa Maria nos seus aspectos pedagógicos e administrativos, relacionando-o à comunidade escolar.

METODOLOGIA

Buscou-se para a realização deste trabalho um estudo de caso, em que se analisou o PPP de escola da rede municipal de Santa Maria. Inicialmente, consultaram-se bibliografias pertinentes ao trabalho em questão, essas serviram como base teórico-metodológica da pesquisa, bem como a vivência escolar.

Posteriormente, visitou-se a escola para conhecer a sua realidade e a comunidade envolvida. A partir desse contexto, fêz-se a análise do PPP da referida escola, utilizando concomitantemente o suporte teórico.

Com base no PPP, observaram-se, cuidadosamente, vários aspectos: objetivo, filosofia, metas, parcerias, entre outros.

(3)

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Com a análise do PPP, constatou-se que a escola tem como objetivo proporcionar a construção do conhecimento e a vivência de valores, usando uma metodologia dinâmica, crítica e desafiadora, desenvolvendo na educação a capacidade criadora, o senso crítico e a consciência de sua função, tornando o processo educativo um meio de reflexão e transformação de seu contexto social.

Portanto, através dessa análise, pode-se perceber que esta escola está realmente preocupada com a formação de alunos - cidadãos e conscientes de seus deveres e direitos perante a sociedade.

Com relação à filosofia, a escola cultiva valores e a cidadania, esta inserida na realidade universal, atenta às transformações sociais, num ambiente acolhedor que oferece espaço para o crescimento, para a promoção da vida e para a dignidade voltada para a formação integral do ser humano.

Durante a análise do PPP, pode-se verificar que a escola ressalta a importância da democracia contida tanto na filosofia quanto em outros pontos, segundo Rays (2001), a necessidade dessa na escola é imprescindível ao ambiente escolar. Desse modo, o planejamento das atividades deve estar assentado na realidade social e cultural em que a comunidade escolar está inserida, então o projeto deve conter além da realidade, utopias que deverão ser alcançadas.

(4)

A construção do projeto político pedagógico é a forma subjetiva de a escola dar sentido ao seu saber fazer enquanto instituição escolar: é a realização concreta de seus sonhos, onde ações são desconstruídas e reconstruídas de forma dinâmica e histórica; é a revelação de seus compromissos, sua intencionalidade e principalmente a identidade de seus membros.

Como objetivo do ensino fundamental, séries finais, 5° a 8° série, a escola se propõe a: Oportunizar condições para que o aluno torne-se objeto do seu conhecimento e desenvolvimento, sendo capaz de observar, analisar, criticar, comprovar e apontar caminhos de transformação da realidade.

Além desse objetivo, o PPP da escola também apresenta os objetivos do ensino fundamental que são os mesmos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no qual os alunos devem ser capazes de:

• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitar o outro e exigir para si o mesmo respeito;

• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir, progressivamente, a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificar seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

(5)

• conhecer e cuidar do próprio corpo, ao valorizar e adotar hábitos saudáveis com um dos aspectos básicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde coletiva;

• utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

• questionar a realidade, formular problemas e resolvê-los, utilizar para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, ao selecionar procedimentos e verificar sua adequação.

Para isso é necessário que os docentes também cumpram seus deveres, pois o corpo docente compõe-se de profissionais habilitados, regidos pela legislação trabalhista e pelo regimento.

De acordo com o PPP, o professor na escola Duque de Caxias deverá: • participar da elaboração da proposta pedagógica;

• elaborar e cumprir plano de trabalhos, segundo a proposta pedagógica; • zelar pela aprendizagem dos alunos;

• estabelecer estágios de recuperação para os alunos de menor rendimento;

• ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

• colaborar com atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade. As metas que a escola também se propõe a alcançar baseiam-se nos seguintes princípios:

• Inclusão

• Acesso à permanência

• Construção do conhecimento e interdisciplinaridade • Avaliação emancipatória

• Gestão democrática e autonomia • Exercício da cidadania e solidariedade

(6)

• Formação de professores • Reestruturação curricular

A escola é aberta para todos os tipos de projetos escolares e parcerias para acrescentar e levar os alunos a uma melhor informação e conhecimento para o desenvolvimento de cidadãos. Há alguns projetos e parcerias como:

• Projeto da saúde bucal

• Projeto “banco de dados” UNIFRA • Projeto de informática;

• Projeto de dança • Projeto de música

• Parceria UFSM – UNIFRA – EEEB Olavo Bilac.

Desse modo, pode-se perceber que os projetos de cunho social com temas atuais, polêmicos e ambientais promovem a criatividade e esforço dos alunos e a interdisciplinaridade.

O corpo discente é constituído pelo alunado da escola e os direitos e deveres constarão no plano global da escola.

Por isso, o aluno deve ser crítico e criativo, buscar no processo ensino-aprendizagem, o caminho para o crescimento e a valorização das diferenças individuais, respeitando o seu próximo e, com união e solidariedade, vencer os obstáculos sociais.

Quanto à gestão, a escola organiza-se a partir de uma equipe coordenadora do processo pedagógico, sendo que o diretor e o vice-diretor são eleitos pela comunidade escolar: pais, alunos, professores e funcionários, a cada três anos, podendo ser reconduzido a mais um mandato por reeleição. A coordenação pedagógica é exercida por professores com formação adequada a sua função, escolhido pelo grupo ou indicados pela direção.

Assim, essa comunidade escolar tem o direito de reinvidicar quando lhe for necessário, pois a diretoria escolar foi eleita com seu voto, podendo até mesmo protestar.

A orientação educacional é exercida pelos profissionais com formação adequada e por concurso público municipal. Os integrantes da assistência ao aluno e professores são também, professores da escola escolhidos ou indicados pela direção.

Também se faz importante destacar alguns conceitos que fazem parte do cotidiano escolar que são muito usados por todos e devem ter um melhor entendimento.

(7)

No PPP da escola, encontram-se também alguns conceitos que se tornam de fundamental importância para o processo educacional. São eles:

Educação: é um processo inerente ao ser humano e um direito essencial para sua realização e felicidade. Ela é um fator determinante da socialização, da integração das pessoas em seus mundos de vida social cotidiana.

Conhecimento e aprendizagem:

Aprendizagem deve ser significativa e depende de uma motivação, isto é, o ser humano precisa tornar para si a necessidade e a vontade de aprender.

O conhecimento é um processo que se constrói e reconstrói permanentemente, fruto da ação individual e coletiva do sujeito. Essa concepção contrapõe-se, portanto, à concepção de conhecimento pronto e acabado.

No que se refere à metodologia, esta escola tem como base: • Desafiar

• Provocar • Contagiar • Despertar

• Orientar o aluno na busca do conhecimento. • Manter o processo ativo.

• Avaliar no sentido de ajuda, acompanhando o processo. • Intervir no momento oportuno. Problematizar se necessário. • Garantir o conhecimento construído exigindo a síntese.

Pode-se dizer que o PPP da escola em análise é bem completo e de fácil entendimento, pois, na sua grande maioria, parte da realidade diária da escola e busca uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem e integração com a comunidade escolar, para trabalhar com o cotidiano dos alunos.

(8)

CONCLUSÃO

A Escola analisada apresenta um Projeto Político Pedagógico muito bem estruturado, pois esta é aberta para a comunidade e valoriza os valores e conhecimentos dos alunos. Também apresenta uma educação voltada para a interdisciplinaridade e para a construção do senso crítico dos alunos.

Um outro aspecto positivo a ser ressaltado diz respeito aos projetos e parcerias que a escola possui. Isso contribui para uma maior abertura da escola com a comunidade e uma maior quantidade e qualidade de informações que os alunos poderão receber.

No entanto, pode-se observar que os objetivos do ensino fundamental são os mesmos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o que leva à reflexão. Será que realmente a escola busca esses objetivos? Ou estão no PPP apenas para bonito?

Considera-se de fundamental importância a análise e compreensão do PPP da escola. Outro aspecto a ser ressaltado diz respeito à qualidade de ensino nas escolas, que pode ser verificado e comentado com os demais colegas, através dos diferentes objetivos, filosofias, metas a serem cumpridas e a integração que a escola faz com a comunidade.

O PPP analisado idealiza as formas de como acontecer o processo de ensino, a busca por uma escola ideal (democrática e humana), porém sabemos que as dificuldades encontradas são várias, o que acaba por destruir o ideal utópico encontrado no PPP. Também

(9)

se ressalta que a comunidade escolar é bastante diversificada o que acaba por impedir o atendimento a todos os interesses.

BIBLIOGRAFIA

GONÇALVES, G. S. Q.; ABULMASSIH, M. B. F. O projeto político: algumas considerações. Revista profissão docente (online), v.1, n.1, fev 2001.p 1 – 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais- Geografia. Brasília, Secretaria da educação -SEF, 1997.

RAYS, O. A. T. Trabalho pedagógico: hipótese de ação didática. Passo Fundo. Editora da UPF. 2001. p 13-31.

Referências

Documentos relacionados

In the present study, screening trials showed that the leaf and stem extracts possessed greater antifungal activity than the inflorescence extract; therefore, the leaf + stem

Chronic pain-related disability (Graded Chronic Pain Scale, GCPS), depression [Symptoms Checklist-90 (SCL-90) scale for depression, DEP] and somatization levels (SCL-90 scale

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001 com o objetivo de prevenir agravos à saúde da população pela exposição

With respect to sunlight exposure at work, the effect of higher achieved schooling and per capita monthly family income were the opposite of that observed at leisure time.. This

O objetivo da presente investigação foi investigar os efeitos da CAF (3 mg/kg) no desempenho de jogadores profissionais de Voleibol durante competição oficial.

- Documentos usados como ilustração: refere-se aos documentos históricos que aparecem nos manuais didáticos somente como ilustrações, ou seja, não é sugerida

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo