• Nenhum resultado encontrado

2aLista-FisicaIII-2017-1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2aLista-FisicaIII-2017-1"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

2

a

LISTA - FISICA III

Instituto de F´ısica - UFRJ - Prof. C. Farina - 2017-1

1. Considere um par de cargas, q e −q, com q > 0, localizadas nas posic¸˜oes r+ = d2ˆz e

r = −d2ˆz, respectivamente, e um ponto gen´erico P , de vetor posic¸˜ao r, que se encontra

bem distante da origem, ou seja, d ≪ r, onde r = |r|, como ilustra a figura.

O Y X Z q

r

+ −q

r

P

r

(a) Mostre que o campo eletrost´atico no ponto P ´e dado pela express˜ao

E(r) = 1 4πϵ0 [ 3(p· ˆr)ˆr − p r3 ] , (d≪ r) , (1)

onde p = q(r+− r−) = q d ˆz ´e o momento de dipolo el´etrico do par de cargas.

Sugest˜ao: calcule a express˜ao exata para o campo eletrost´atico em qualquer ponto do espac¸o onde ele esteja definido e, em seguida, fac¸a as expanses apropriadas.

(b) A partir do resultado anterior, obtenha as respectivas expresses de E(P ) para P locali-zado no planoOX Y e no eixo OZ. Compare os resultados encontrados com os obtidos em c´alclos anteriores.

2. Considere uma distribuic¸˜ao est´atica de cargas constitu´ıda por N cargas puntiformes loca-lizadas em uma regi˜ao limitada do espac¸o. Mostre que o momento de dipolo el´etrico da distribuic¸˜ao relativo origem ´e dado por p =iqiri. Mostre ainda que, se a carga total da distribuic¸˜ao for nula, p n˜ao depende da origem escolhida.

3. Considere uma barra vertical de comprimento 2ℓ que tem sua metade superior carregada positivamente, com densidade linear de carga uniforme λ, e sua metade inferior carregada negativamente, com densidade linear de carga −λ. Escolha os eixos cartesianos de modo que a barra esteja ao longo do eixoOY e a origem coincida com o seu centro.

O

X

P

x

Y

−λ

λ

(a) Calcule o campo eletrost´atico em um ponto gen´erico P do semi-eixo positivoOX . (b) Obtenha uma express˜ao aproximada para o campo encontrado no item anterior no caso

(2)

4. Considere um anel de raio R situado no planoOX Y e cujo centro coincida com a origem. A distribuic¸˜ao de carga ao longo do anel ´e a seguinte: nos pontos (x, y) do anel tais que

y =√R2− x2, com−R ≤ x ≤ R, a densidade linear de carga do anel ´e positiva e uniforme, dada por λ, enquanto nos pontos (x, y) do anel tais que

y = −√R2− x2, com −R < x < R, a densidade linear de carga do anel ´e negativa e uniforme, dada por−λ, como ilustra a figura.

Y X

R

λ

metade positiva

−→

−λ

metade negativa

−→

(a) Responda com palavras qual ´e a direc¸˜ao e o sentido do campo eletrost´atico na origem (caso voc ache que o campo ´e nulo na origem, afirme isso explicitamente). Justifique a sua resposta.

(b) Calcule o campo eletrost´atico em um ponto gen´erico P (0, 0, z) do eixoOZ.

(c) Obtenha uma express˜ao aproximada para o campo eletrost´atico criado pelo anel v´alida para pontos do semi-eixo positivo OZ bem distantes do anel (z2 ≫ R2). A partir desse resultado, identifique o momento de dipolo el´etrico desse anel. Explique seu procedimento.

5. Uma haste de sec¸˜ao reta desprez´ıvel e comprimento 2ℓ est´a localizada sobre o eixo OX com seu centro coincidindo com a origem dos eixos cartesianos em uso, como indica a figura. Essa haste est´a carregada com uma distribuic¸˜ao linear de carga dada por λ = α|x| (−ℓ ≤ x ≤ ℓ), onde α ´e uma constante positiva.

X Y

O

−ℓ

P (0, y, 0)

(a) Calcule a carga el´etrica total da haste.

(b) Determine o campo eletrost´atico em um ponto gen´erico do semi-eixo positivoOY, isto ´e, em um ponto P (0, y, 0), com y > 0.

(c) Obtenha uma express˜ao aproximada para o campo encontrado no item anterior supondo que ℓ2 ≪ y2 e interprete o resultado.

(3)

6. Duas varetas de mesmo comprimento a, carregadas eletrica-mente com a mesma densidade linear uniforme λ, est˜ao dis-postas no plano OX Y, paralelamente e separadas por uma distˆancia 2b. Uma delas no eixo OX , de x = 0 a x = a, e a outra com extremidades nos pontos (0, 2b) e (a, 2b), con-forme indica a figura.

(a) Calcule o campo el´etrico E no ponto P de coorde-nadas (0, b).

(b) Determine o campo el´etrico E no ponto P de coor-denadas (a/2, b) e no ponto P′′de coordenadas (a, b).

O X Y

a

a

P b b

7. Considere uma carga puntiforme q localizada na origem dos eixos cartesianos e um disco de raio a, centrado em (0, 0, h) e cujo plano est´a paralelo ao planoOX Y. Utilize como unit´ario normal superf´ıcie ˆn = ˆz. Y X Z

h

a

ˆ n = ˆz q

(a) Calcule o ˆangulo s´olido Ω subentendido pelo disco a partir da origem dividindo a ´area da calota esf´erica centrada na origem e com a mesma borda que o disco pelo raio ao quadrado da calota.

(b) Calcule o fluxo do campo el´etrico da carga q atrav´es do disco efetuando explicita-mente a integral de superf´ıcie sobre o disco. Confira o resultado utilizando a f´ormula Φ = (q/4πϵ0)Ω e a express˜ao obtida no item anterior.

8. Um dipolo puntiforme p, de magnitude p, est´a localizado na origem dos eixos cartesianos e orientado de forma que p = p ˆz. Calcule o fluxo de seu campo el´etrico atrav´es de uma

superf´ıcie circular de raio a, centrada em (0, 0, h), orientada paralelamente ao planoOX Y e cujo vetor normal ´e escolhido como ˆn = ˆz (veja a figura).

Y Z

h

a

ˆ n = ˆz p

(4)

9. O objetivo deste problema ´e reobter o resultado do problema anterior mas utilizando, agora, um m´etodo baseado no conceito de ˆangulo s´olido e no fato de que um dipolo puntiforme pode ser pensado como um limite apropriado de duas cargas opostas cuja distˆancia tende a zero. Com esse objetivo, considere a carga negativa −q na origem e a carga positiva q na posic¸˜ao (0, 0, d). Denote por Ω+o ˆangulo s´olido subentendido pela superf´ıcie relativo carga

q e por Ω o ˆangulo s´olido subentendido pela superf´ıcie relativo carga −q, como ilustra a figura. Y X Z

h

a

ˆ n = ˆz q Ω+ −q d

(a) Escreva uma express˜ao para o fluxo Φ do campo eletrost´atico criado pelo par de cargas

q e−q em termos de dos ˆangulos s´olidos Ω+e Ω.

(b) Utilizando a express˜ao para Ω(h, a) obtida no item (a) do problema 2 na express˜ao encontrada no item anterior e tomando os limites apropriados para obter o fluxo do campo do dipolo puntiforme, reobtenha o resultado do problema anterior.

10. Considere uma carga puntiforme q e a superf´ıcie de um cubo orientada de modo que o vetor unit´ario normal superf´ıcie seja de dentro para fora, como de costume. Calcule o fluxo do campo eletrost´atico da carga atrav´es de cada uma das faces do cubo supondo que:

(a) a carga esteja no centro do cubo; (b) a carga esteja num dos v´ertices do cubo

(5)

11. As figuras desenhadas abaixo mostram superf´ıcies fechadas formadas pela uni˜ao de duas superf´ıcies abertas, designadas por S1 e S2 e uma carga puntiforme q localizada em seu interior. Por exemplo, a figura (a) mostra um plano, Σ, separando uma superf´ıcie esf´erica em duas calotas esf´ericas desiguais (sendo S1a calota menor e S2 a calota maior), e a carga

q situada num ponto do plano Σ no interior da superf´ıcie esf´erica.

P lano Σ

q

S

1

S

2

(a)

ˆ

n

1

ˆ

n

2

q

S

1

S

2

(b)

ˆ

n

1

ˆ

n

2

q

S

1

S

2

(c)

ˆ

n

2

ˆ

n

1

Sejam Φ1 e Φ2 os fluxos do campo eletrost´atico da carga q atrav´es das superf´ıcies (abertas)

S1 e S2, respectivamente. Usando os s´ımbolos de ordem, >, < e =, compare os fluxos Φ1 e Φ2 nas trs situac¸˜oes.

12. (Desafio 1) Considere uma carga puntiforme positiva q1 e uma outra, negativa, q2, e seja

r a reta que passa por elas. A figura mostra uma linha de campo, associada ao campo

eletrost´atico total gerado pelas duas cargas, cuja direc¸˜ao de sa´ıda da carga q1 forma um ˆangulo θ1 com a reta r.

Reta r

q

1

θ

1

q

2

θ

2

Conhecidos os valores de q1, q2 e θ1, determine o ˆangulo entre essa linha de campo e a reta

r na chegada carga q2, isto ´e, determine o ˆangulo θ2 indicado no figura.

13. Considere um fio retil´ıneo e extremamente longo (fio infinito, como se costuma dizer) uni-formemente carregado com densidade linear de carga λ. Embora n˜ao exista um fio infinito, em diversas situac¸˜oes fios muito extensos poder˜ao ser aproximados como tal.

(a) Calcule, por integrac¸˜ao direta, o campo eletrost´atico do fio em um ponto P qual-quer que n˜ao coincida com os pontos do fio. Sem perda de generalidade, escolha os eixos cartesianos de modo que o ponto P esteja no planoOX Y e utilize coordenadas cil´ındricas.

(6)

14. Considere um plano infinito uniformemente carregado com densidade superficial de carga

σ. Embora n˜ao se trate de uma situac¸˜ao realista, muitas distribuic¸˜oes superficiais de carga

podem ser consideradas, com boa aproximac¸˜ao, como planos infinitos uniformemente car-regados.

(a) Imagine que o plano seja formado por fios infinitos de espessura infinitesimal colocados lado a lado. Obtenha o campo eletrost´atico criado pelo plano num ponto qualquer do espac¸o (fora do plano) integrando sobre todos os fios que compem o plano.

(b) Reobtenha o resultado anterior mas, agora, utilizando apropriadamente a Lei de Gauss. 15. Considere uma casca esf´erica de raio a uniformemente carregada com densidade superficial de carga σ. Escolha os eixos cartesianos de forma que a origem coincida com o centro da casca.

(a) Calcule, por integrac¸˜ao direta, o campo eletrost´atico da casca esf´erica num ponto gen´erico P que n˜ao pertenc¸a casca. Sem perda de generalidade, escolha o ponto

P sobre o eixo OZ e n˜ao se esquec¸a de calcular o campo tanto dentro quanto fora da

casca esf´erica.

(b) Reobtenha o resultado anteiror mas, agora, utilizando apropriadamente a Lei de Gauss 16. Considere uma esfera de raio R uniformemente carregada com densidade volumar de carga

ρ. Calcule o campo eletrost´atico criado por essa esfera utilizando os seguintes

procedimen-tos:

(a) imagine que a esfera seja constitu´ıda pela superposic¸˜ao de cascas esf´ericas concntricas de espessura infinitesimal e, utilizando o resultado obtido no problema anterior, some (integre) as contribuic¸˜oes de todas as cascas;

(b) a partir da Lei de Gauss.

17. Considere uma lˆamina infinita de espessura L, carregada com uma densidade volumar de carga ρ constante. Escolha os eixos cartesianos como indica a figura.

ρ = const

̸= 0

ρ = 0

L/2

L/2

X

Z

Utilize a lei de Gauss apropriadamente e calcule o campo eletrost´atico criado pela lˆamina em qualquer ponto do espac¸o, ou seja, tanto na regi˜ao|z| < L/2, quanto na regi˜ao |z| > L/2..

(7)

18. Considere uma esfera de raio R carregada com uma densidade volumar de carga dada por

ρ(r) = ρ0r/R, onde ρ0 ´e uma constante positiva e r ´e a distˆancia de um ponto gen´erico da esfera ao centro da mesma.

(a) Determine a dimens˜ao da constante ρ0. Calcule a carga total da esfera.

(b) Utilizando a Lei de Gauss, calcule o campo eletrost´atico em um ponto gen´erico do espac¸o, ponto P , mas localizado fora da esfera.

(c) Utilizando novamente a Lei de Gauss, calcule o campo eletrost´atico em um ponto gen´erico do espac¸o, mas agora pertencente esfera. Esboce o gr´afico de |E(P )|

ver-sus r, onde r ´e a distˆancia do ponto P origem.

19. Uma casca esf´erica de espessura finita, cujo raio interno ´e a e o externo ´e b, est´a carregada eletricamente com uma distribuic¸˜ao volumar de cargas n˜ao uniforme, mas esfericamente sim´etrica, dada por ρ(r) = αr, com a < r < b, sendo α uma constante. Escolha a origem no centro da casca.

ρ(r) = α r

a

b

(a) Calcule a carga total da casca esf´erica.

(b) Utilizando apropriadamente a Lei de Gauss, calcule o campo eletrost´atico em um ponto qualquer do espac¸o. Justifique com palavras cada etapa de seu racioc´ınio.

20. (Desafio 2) Considere uma esfera de raio a uniformemente carregada com densidade volumar de carga ρ. Calcule a forc¸a que o hemisf´erio sul exerce sobre o hemisf´erio norte.

21. Retira-se de uma esfera uniformemente carregada com densidade volumar ρ uma outra, de raio menor, de modo que, agora, a esfera original possui em seu interior uma cavidade esf´erica. Seja d o vetor que vai do centro da esfera original ao centro da cavidade e suponha que a cavidade esf´erica esteja totalmente contida na esfera maior, como indica a figura.

ρ

d

(8)

22. Considere um disco de raio a uniformemente carregado com densidade superficial de carga

σ. Uma barra de comprimento a, uniformemente carregada e de densidade linear de carga λ, ´e colocada sobre o disco, perpendicularmente a ele e com uma de suas extremidades no

centro do disco, como mostra a figura.

λ

0

σ

a

a

(9)

RESPOSTAS DOS PROBLEMAS 1. (a) Demonstrac¸˜ao (b) E(0, 0, z) = 2πϵp 0 1 |z|3 ; E(x, y, 0) = p 4πϵ0 1 ρ3 ; (ρ =x2+ y2) 2. Demonstrac¸˜oes. 3. (a) E(P ) = λ 2πϵ0

[

1 x

1 x2+ℓ2

]

ˆ y (b) E(P ) ≈ − λℓ 2 4πϵ0 ˆ y

x3. Trata-se do campo de um dipolo p = Qℓ ˆy localizado na origem.

Como a carga total da barra ´e nula, o termo dominante para grandes distˆancias ´e o termo de dipolo. De fato, se utilizarmos a definic¸˜ao de momento de dipolo el´etrico de uma distribuic¸˜ao cont´ınua de carga, encontraremos precisamente p = Qℓ ˆy.

4. (a) Direc¸˜ao e sentido de−ˆy (b) E(0, 0, z) = λR 2ˆy πϵ0(z2+R2)3/2 . (c) E(0, 0, z)≈ − λR 2ˆy πϵ0|z|3; p = 4

π QRˆy, sendo Q = λπR a carga do semic´ırculo positivo. 5. (a) Q = αℓ2 (b) E(0, y, 0) = α 2πϵ0

[

1

y y2+ℓ2

]

ˆ y (c) E(0, y, 0) Q ˆy 4πϵ0y2 6. (a) E(0, b) = λ 2πϵ0

{

1 b

1 b2+a2

}

ˆ x (b) E(a/2, b) = 0; E(a, b) = λ 2πϵ0

{

1 b

1 b2+a2

}

ˆ x 7. (a) Ω = 2π ( 1−√ h a2+h2 ) (b) Φ = q 0 ( 1 h a2+h2 ) 8. Φ = p a 2 0

(

a2+h2

)

3/2 9. (a) 4πϵq 0(Ω+− Ω−) (b) Demonstrac¸˜ao 10. (a) Φ = q 0 (b) Φ = q

(10)

11. (a) Φ1 = Φ2 (b) ϕ1 > ϕ2 (c) Φ1 = Φ2 12. Desafio 1 13. (a) E(P ) = λ 2πϵ0 ˆ ρ ρ (b) Demonstrac¸˜ao 14. (a) E(P ) = σ 0 z ˆz |z| , paraz ̸= 0 (b) Demonstrac¸˜ao 15. (a) E(P ) = 4πϵQ 0 ˆr

r2, para r > a, onde Q = σ4πa

2 E(P ) = 0, para 0≤ r < a (b) Demonstrac¸˜ao 16. (a) E(P ) = ρ r 0 = Q 4πϵ0R2 r

R , se P for um ponto da esfera (0≤ r ≤ R),

e E(P ) = Q r

4πϵ0r3 , se P estiver fora da esfera (r > R), onde

r =|r| e Q = ρ(4/3)πR3. (b) Demonstrac¸˜ao 17. E(x, y, z) = ρz ϵ0 ˆz; para |z| ≤ L 2 e E(x, y, z) = ρL 0 ˆz z |z|; para |z| > L2.

18. (a) ρ0 tem dimens˜ao de carga el´etrica por comprimento ao cubo. Q = ρoπR3. (b) E(P ) = 4πϵQ 0 ˆr r2 (r > R), onde Q = ρ0πR 3. (c) E(P ) = ρor 2 0Rˆr (0≤ r ≤ R) 19. (a) Q = πα(b4− a4).

(b) E(P ) = 0, para 0 ≤ r < a; E(P ) = α

0 ( r2 a4 r2 ) ˆr, para a ≤ r ≤ b; E(P ) = 4πϵQ 0 ˆr r2 (r > b), onde Q = πα(b 4− a4). 20. Desafio 2 21. E(P ) = ρ d 0 22. Fbarra = (2−√2) QdQb 2πϵ0a2 ˆz , onde Qd= σπa 2 e Qb = λa.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Combinados, o rádio portátil APX 8000XE habilitado para todas bandas e o microfone falante remoto XE500 criam uma solução de missão crítica incomparável, projetada para o pessoal

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

(1976b) mostra que a luminosidade também estimula a exposição da massa cefalopodal do molusco no meio aquático, o que, sem dúvida, favoreceria o processo de infecção, já que