• Nenhum resultado encontrado

Apresentacao BNP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentacao BNP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Apresentação do “Portal: O Barroco Musical Francês” José Carlos Bento de Carvalho

BNP, 17 de Março de 2004 jcbc@netcabo.pt

1 Introdução

O portal aqui apresentado, com ligações a sites da World Wide Web, é dedi-cado à música barroca francesa - incidindo particularmente nos compositores eruditos mais representativos dessa época, na tentativa de reunir links de es-pecial interesse nesta matéria que potenciem uma "visita" do utilizador não só à História e obras que a integram, mas igualmente ao imaginário que lhe está inerente e que sobrevive no nosso quotidiano através das recriações não só ao nível musical, mas igualmente noutras áreas artísticas, suscitando o inte-resse de muitas pessoas, tendo mesmo dado início a um movimento denomi-nado "Nova Música Antiga".

2 O Barroco Musical Francês 2.1 A escolha do tema

Além do interesse pessoal pelo tema, impôs-se a noção da importância deci-siva que a época barroca proporcionou a todas as vertentes artísticas, entre as quais a música, emergindo assim a vontade de construir um portal que su-porte esta temática.

A razão do portal se cingir ao Barroco musical Francês é justificada pelo facto de este ter influenciado de forma decisiva - a par do barroco italiano - a músi-ca que se fazia nos restantes países europeus, tendo marmúsi-cado de forma inde-lével toda uma época da História da Europa, e sendo hoje apreciada devido a características de riqueza de conteúdo, ornamentação virtuosa, e pompa exuberante aliada a uma beleza nostálgica intemporal.

Alguns dos nomes mais sonantes da composição musical ocidental viveram nessa época - podemos citar vultos sobejamente célebres como Bach, Han-del, e Vivaldi. Outros, tais como Lully, Rameau, ou Marais, têm sido "redes-cobertos" nas últimas décadas pelo movimento da "Nova Música Antiga", composto por intérpretes musicais de elevado mérito artístico, que têm vindo a recriar e a dar a conhecer ao público marcos musicais que se encontravam encerrados e esquecidos na imensidão de antigas bibliotecas que começam a ser devidamente organizadas.

A dificuldade em encontrar informação sobre autores pouco difundidos nos

sites da Web, proporcionou um desafio. A isto, acresceu a tentação de

publi-citar os esforços das pessoas individuais e colectivas que constroem tais

(2)

O portal pretende, através de uma estrutura organizativa tendencialmente simples, atingir não só o público curioso e pouco conhecedor da temática - nomeadamente possibilitando-lhe a audição de excertos sonoros das obras, mas também o melómano que deseja aprofundar os conhecimentos - através de biografias e críticas musicológica, e o público mais esclarecido, que aqui será direccionado para sites que contêm diversos documentos, entre os quais poderão ser contempladas pautas - disponibilizadas na íntegra - provenientes da digitalização de manuscritos originais dos compositores focados.

2.2 Metodologia adoptada

Foram diversos os critérios de pesquisa adoptados.

Como primeiro procedimento de pesquisa na Internet, utilizou-se um motor de busca dos mais reconhecidos - o Google - que permitiu através da digitação de palavras-chave, que se assemelhavam como as mais óbvias, encontrar desde a partida sites relacionados com o tema.

A partir deste momento a busca foi conduzida não só recorrendo a combina-ções de palavras em português (como "música+barroco+França"), mas tam-bém em inglês ("french baroque music", etc.) bem como se tornou óbvio que seriam encontrados em maior número sites de origem francesa sobre o as-sunto.

Desde o momento da leitura dos primeiros sites encontrados, começou-se a proceder a uma selecção daqueles que pareciam ser mais interessantes e que igualmente detivessem legitimidade nas informações fornecidas - recor-rendo-se a sites institucionais, como é o caso de universidades, etc., embora reconhecendo que a problemática relativa à legitimidade dos recursos na

In-ternet é bastante complexa, partindo do pressuposto que qualquer pessoa

poderá publicar informações neste suporte sem que se preocupe com a re-presentatividade e fidelidade daquilo que aí expõe.

Além da sites pessoais encontrados ao longo da busca efectuada, surgiram outros da autoria de instituições de ensino - como acima já foi referido -, mu-sicólogos, e inclusivamente revistas on-line. Muito particularmente a revista "Goldberg" tornou-se um recurso e motor de busca essencial para capturar informações sobre compositores menos conhecidos em abordagens mais ou menos extensas e elucidativas.

Assim, a partir de motores de busca internacionais, passou-se sucessivamen-te a outros mais especializados que permitiram encontrar sisucessivamen-tes de insucessivamen-teresse nesta temática, operando-se a partir daqui uma selecção dos mais represen-tativos.

Além dos textos, a surpresa de encontrar inclusivamente partituras originais digitalizadas revelou-se uma experiência bastante agradável e enriquecedora. Houve o cuidado de procurar exemplos musicais que pudessem ser escuta-dos pelo utilizador - já que afinal é de Música que o portal trata.

O interesse pessoal pelo tema e algum conhecimento anteriormente adquiri-do - por pouco que seja - auxiliou na triagem das informações mais relevan-tes que obrigatoriamente deveriam constar na lista de sirelevan-tes apresentada no portal.

(3)

2.3 Organização do portal

À busca e recolha exaustiva de ligações de interesse ao nível da música bar-roca francesa, juntou-se a preocupação de capturar essencialmente os ele-mentos de informação mais significativos sobre os compositores, contexto histórico e social em que estiveram integrados, exemplos sonoros das suas obras, etc., pelo que a quantidade de links não é extensa, mas visa ser po-tencialmente demonstrativa da variedade e qualidade artística musical que preside a esta época da História musical francesa - que todavia apresenta delimitações temporais vagas e discutíveis - como é demonstrado em alguns sites aí referenciados.

Dentro das possibilidades apresentadas, imperou a tentativa de integrar sites em língua inglesa ou francesa, mais vulgarizadas e acessíveis ao universo português. Algumas páginas são bilingues, pelo que representam uma mais-valia. Nenhum dos sites é em Português, já que a selecção visou uma infor-mação o mais completa possível - o que raramente sucede nos sites portu-gueses relativos à temática, devido à fraca tradição de apreciação de Música Antiga em Portugal e evidente escassez de informações sobre o tema.

O portal inicia-se com uma breve apresentação dos conteúdos, ao que se se-gue um mapa que visa orientar o utilizador na sua pesquisa de informação, apresentando links para cada um dos assuntos nele existentes. Este mapa de navegação é acessível a partir das diversas páginas que compõem o portal, de forma a que o utilizador possa regressar a este sempre que necessite de efectuar uma localização imediata daquilo que deseja consultar.

Na sequência do mapa de navegação, é apresentada a primeira elencagem de links para sites, neste caso com informações genéricas sobre particulari-dades do Período musical Barroco.

O próximo componente já se direcciona para a música barroca francesa, ex-plicitando a sua ligação ao monarca Luís XIV, ao que se segue uma elenca-gem de compositores representados no portal. São aqui exibidos os nomes de alguns dos compositores mais significativos do Período Barroco em Fran-ça.

É notória a escassez de informações sobre a maioria dos compositores. Ape-sar de alguns mencionados no portal, a informação encontrada revelou-se de tal modo irrisória que tornar-se-ia contraproducente ligar os seus nomes a

si-tes que nem sequer contêm uma biografia acerca dessi-tes. De qualquer forma,

os exemplos apresentados pretendem ser esclarecedores das características composicionais do Barroco francês e servem os propósitos de um portal que não pretende ser exaustivo. É igualmente apresentado um esquema cronoló-gico com compositores franceses (não só do Barroco) de forma a orientar melhor o leitor na localização temporal dos autores aqui referidos. Esta pági-na contém ainda uma ligação para a componente relativa a cada um dos compositores tratados no portal. Estes, caso assim se deseje, podem ser consultados sequencialmente (ordenados alfabeticamente) através de botões virtuais que aparecem no ecrã e que permitem transitar de uma página para outra, ou mesmo recuar. Existe igualmente um link que permite regressar à lista de compositores sempre que necessário, bem como um link para a pági-na inicial do portal e outro para o mapa de pági-navegação - como já foi anterior-mente referido.

(4)

O facto de alguns compositores serem contemplados, por exemplo, com mais do que uma referência a um mesmo item, tem não só a ver com o facto de este poder apresentar-se em mais do que um idioma, mas igualmente porque se considerou que os dados proporcionados por determinado site sobre certo assunto iriam complementar de forma essencial a informação fornecida por outro. Foi, contudo, evitado este tipo de situações pela simples razão de não sobrecarregar cada uma das divisões do portal.

De qualquer forma, é notória a discrepância da quantidade de informação de compositor para compositor, devido exactamente à escassez de recursos existentes na Web.

Quando o site subjacente a determinado link necessita de determinado

soft-ware para ser visualizado (tal como o Real Player ou o Adobe Acrobat), é

disponibilizada uma ligação para facilitar o download e posterior instalação da aplicação.

Considerou-se de igual interesse a inclusão de exemplos ilustrativos da influ-ência da música barroca francesa na actualidade - tanto no próprio domínio musical, como noutras vertentes artísticas como o cinema.

A última parte do portal, que convém referir, diz respeito à listagem dos re-cursos utilizados na construção dos links, bem como outras consultas e que foram importantes para a feitura do portal, sendo aqui expostas as informa-ções de indexação referente a cada um dos links (indicando nomeadamente o ano de realização do site, ou quando inexistente, a data de acesso a este). As opções estéticas para a apresentação do portal foram pensadas não só para uma melhor visualização do mesmo (optando-se pelo tipo de letra Arial, conveniente para os textos em formato electrónico), mas também estão as-sociadas um tratamento simbólico, embora simples, da época retratada, com o amarelo sombreado a recordar a talha dourada referente à ostentação de Versalhes, e o negro como fundo numa alusão à tonalidade utilizada na roupa dos artistas da época - pelo menos pelos mais privilegiados, já que nem to-dos compositores referito-dos no portal partilharam da vida exuberante vivida na corte de Luís XIV.

Como última informação, refira-se que o portal será muito brevemente dispo-nibilizado na Internet, sendo inclusivamente operada a inscrição em diversos motores de busca nacionais e internacionais.

O portal, ao ser colocado na Internet, será frequentemente actualizado nos seus conteúdos, com vista à sua constante melhoria e enriquecimento.

3 Conclusões

O portal surge assim com o objectivo de dar a possibilidade e estimular o uti-lizador a descobrir mais acerca do Barroco Musical Francês, através de um instrumento que se pretendeu de simples utilização.

(5)

4 Bibliografia

ACU Abilene Christian University - Music. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://music.acu.edu/www/iawm/pages/

Alapage.com. [Em linha]. 1996-2004. [Consult. 4 de Março de 2004].

Disponí-vel em: http://www.alapage.com/

AMARCORDES - Versailles. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Dis-ponível em: http://www.amarcordes.ch/compositeurs/versailles.htm

ArkivMusic.com - Jacques Champion de Chambonnières. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.arkivmusic.com/classical/Namedrill?&name_id=2115&name_role= 1

Castleclassics. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://shop.castleclassics.co.uk/acatalog/

Chateâu de Versailles - Site officiel du Château de Versailles. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.chateauversailles.fr/

Cinergie.be, nº46 Films en Salle. [Em linha]. 2001. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://www.cinergie.be/cinergie/revue46/filmmois.html DUNFORD, Jonathan; ABRAMOWICZ, Sylvia; BEAUSSANT, Philippe; PARDOE, Mary - Musicolog.com. [Em linha]. 2003. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.musicolog.com/

Duphly, Jaques. Partition Gratuites. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://jacques.duphly.free.fr/biographie.html

Estvideo.com - Jean-Baptiste Lully, Musicien du Roy. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://sites.estvideo.net/arp/.htm

France Diplomatie - Une Galerie de Compositeurs. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.france.diplomatie.fr/culture/galerie_composit/

Gaming Nation - Michel-Richard Delalande. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.gaming-nation.com/cgi-bin/shop-

mode-classical-search_type-ArtistSearch-input_string-Michel-Richard+Delalande-locale-us.html

Goldberg: The Early Music and Baroque Music Portal [Em linha]. 2003.

[Con-sult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.goldbergweb.com/en/magazine/

(6)

Google. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.google.com

GREGORY, Laura - Lully's Ballets and Opera. [Em linha].1997. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.vanderbilt.edu/htdocs/Blair/Courses/MUSL243/lullyop.htm

HOASM: Here of a Sunday Morning. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://www.hoasm.org/

Jean-Philippe Rameau - Le Site. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://jp.rameau.free.fr/

Johnston, James - Lully's Instrumental Practices. [Em linha].1997. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.vanderbilt.edu/htdocs/Blair/Courses/MUSL243/lullyins.htm

KEYSER, Dorothy, et al.; University of North Texas - UNT Libraries: Music

Li-brary, The Jean Baptiste Lully Colection. 2000. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://www.unt.edu/lully/Reference/

KISSEL, Bethany - Sacred Music. [Em linha].1997. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.vanderbilt.edu/htdocs/Blair/Courses/MUSL243/lullysac.htm

LAURET, Hervé - Parcours dans la Musique Baroque. [Em linha]. 1997, actu-al. 2003. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://musique.baroque.free.fr/

Le Roi Danse. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://membres.lycos.fr/tinaroll/newpage5.html

Les Arts Florissants - William Christie. [Consult. 4 de Março de 2004].

Dispo-nível em: http://www.arts-florissants.com/site/pop_index.htm

Les Musiciens du Louvre Grenouble. [Consult. 4 de Março de 2004].

Disponí-vel em: http://www.musiciens-du-louvre-grenoble.com/

Les Talents Lyriques - Christophe Rousset. [Consult. 4 de Março de 2004].

Disponível em: http://www.lestalenslyriques.com/welcome.htm

MICHALOWSKI, Manuel; THOMPSON, Clyde H.; UNC School of Information and Library Science - Marin Marais. 1997. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.ils.unc.edu/~michm/

Ministère de la culture et de la communication - Marc-Antoine Charpentier,

Musicien du Barroque. [Em linha]. 2003. [Consult. 4 de Março de 2004].

(7)

MONTAGNE, D. A. de la - Musica et Memoria. [Em linha]. [Consult. 4 de Mar-ço de 2004]. Disponível em: http://www.musimem.com/

Muze, Inc. - ArkivMusic.com. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.arkivmusic.com/classical/

PERREAU, Stéphan - Chez.com. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.chez.com/minhson/eventail/boismortier_us.html SARTORIUS, Michael - The Baroque Era [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.newww.com/org/nco/baroquemusic.htm STEINGRAD, Elena - Louis XIV. 2000. [Em linha]. 2000-2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em: http://www.louis-xiv.de/

THOMPSON, Clyde H.; UNC, School of Information and Library Science -

Marin Marais. 1997. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.ils.unc.edu/~michm/Discography.html

WARSZAWSKI, Jean-Marc - Musicologie.org. [Em linha]. [Consult. 4 de Mar-ço de 2004]. Disponível em: http://www.musicologie.org/

WENKEL, Christian - Louis XIV et le Concept d'Absolutisme. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.uni-mainz.de/~dijon/bilingue/cwenk1.htm#lec4

Werner Icking Music Archive. [Em linha]. 2001-2003. [Consult. 4 de Março de

2004]. Disponível em: http://icking-music-archive.org/

WOOLEY, Bonnie - Compositeurs Français. [Em linha]. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.bwoolley.claranet.fr/musiqueinfos/compositeurs.htm

WRIGHT, David C. F. - Jean Marie Leclair by David Wright. [Em linha]. [Con-sult. 4 de Março de 2004]. Disponível em:

http://www.musicweb.uk.net/classrev/2002/Oct02/Leclair.htm

Yahoo!Shopping. [Em linha]. 2004. [Consult. 4 de Março de 2004]. Disponível

Referências

Documentos relacionados

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Por último, la Convención Americana sobre Derechos Humanos (en adelante CADH) en el art. Toda persona tiene derecho a la libertad de pensamiento y de expresión. Este

No exercício das suas funções diárias, o farmacêutico no HMB é responsável pela validação diária da prescrição médica dos pacientes internados no hospital, pela

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Na figura seguinte apresenta-se o aspecto de uma folha de cálculo com esta informação, mais texto adicional que apenas serve para nos ajudar a compreender o que está em cada sítio