• Nenhum resultado encontrado

(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.) Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.) Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Embora a seleção esteja ainda nos primeis estágios, quem deseja uma vaga no MP-SP já deve começar os estudos. Pensando nisso, FOLHA DIRIGIDA traz mais um simulado especial. Nessa semana, o professor Sérgio Reis, do Estratégia Concursos, disponibiliza um teste de História, que costuma ser cobrada dentro do tópico de conhecimentos Gerais. Ao final, veja o gabarito comentado pelo docente.

1.(VUNESP) Em 1977, o Regime Militar, por meio da Agência Nacional de Comunicação, lançou uma propaganda que ensinava a população a fazer um cata-vento verde-amarelo e convocava-a a sair às ruas com esses brinquedos para comemorar a Semana da Pátria. Por meio de uma charge, o cartunista Henfil ironizou essa iniciativa do governo, sublinhando um outro problema enfrentado pelo país nessa época.

(2)

Considerando o contexto histórico no qual a charge se insere, é correto afirmar que o cartunista chamava a atenção para

a) a alienação social frente à falta de planejamento econômico. b) o gasto excessivo do governo no setor da energia eólica. c) a falta de investimento público no setor de transporte. d) os impactos ambientais em decorrência da mecanização. e) a abertura econômica do país ao capital estrangeiro.

Resposta: [E]

2. (Vunesp 2016) Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos

empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.

(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)

Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam a) o direito de greve e a valorização da luta de classes.

(3)

b) a unicidade sindical por categoria e o corporativismo.

c) a liberdade de organização sindical e a conscientização política dos trabalhadores.

d) o predomínio de lideranças de esquerda e a autonomia de atuação dos sindicatos.

e) o controle governamental e a sindicalização obrigatória dos trabalhadores.

Resposta: [B]

3. (VUNESP)Observe o cartaz, relativo ao plebiscito realizado em janeiro de 1963.

O cartaz alude à situação histórica brasileira marcada por

a) estabilidade política, crescimento da economia agroindustrial e baixas taxas de inflação.

b) renúncia presidencial, debates sobre sistema de governo e projetos de reforma social.

(4)

c) ascensão de governos conservadores, despolitização da sociedade e abolição de leis trabalhistas.

d) deposição do presidente da República, privatizações de empresas estatais e adoção do neoliberalismo.

e) autoritarismos governamentais, restrições à liberdade de expressão e cassações de mandatos de parlamentares.

Resposta: [B]

4. (VUNESP)Em março de 1988, o modelo sindical levado por Lindolfo Collor para o Ministério do Trabalho completou 57 anos de idade. Em todos estes anos foi olhado com suspeita pelos empresários e com bastante desconfiança pelos grupos socialistas, comunistas e pela esquerda em geral. Atribuía-se sua criação, na década de 30, à influência das doutrinas autoritárias e fascistas então na moda.

(Letícia Bicalho Canêdo. A classe operária vai ao sindicato, 1988.)

Entre as características do modelo citado no texto, sobressaíam a) o direito de greve e a valorização da luta de classes.

b) a unicidade sindical por categoria e o corporativismo.

c) a liberdade de organização sindical e a conscientização política dos trabalhadores.

d) o predomínio de lideranças de esquerda e a autonomia de atuação dos sindicatos.

(5)

e) o controle governamental e a sindicalização obrigatória dos trabalhadores. Resposta: [B] 5. (VUNESP)

Esses cartazes, divulgados durante o regime militar brasileiro, buscavam

a) estimular o nacionalismo e o ufanismo, para ampliar o apoio político ao governo.

b) repudiar o passado nacional de subdesenvolvimento e incentivar o empreendedorismo dos jovens empresários.

c) contestar a oposição que, através da imprensa, afirmava que o país enfrentava uma crise financeira.

d) valorizar as conquistas obtidas no setor esportivo, apesar de o país atravessar período de alta inflacionária.

e) mostrar à população que o país se tornara a principal potência militar do planeta.

(6)

Resposta: [A]

6. (VUNESP MPE-SP 2014) A partir dessa época, a tortura passou a ser amplamente empregada, especialmente para obter informações de pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a “assessoria técnica” de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho. A coisa piorava nas delegacias de polícia e em quartéis, onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos. (Roberto Navarro – http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 24.03.2014) Os aspectos citados no texto permitem identificar a época a que ele se refere como sendo a da

(A) democracia populista, que durou de 1946 a 1964. (B) ditadura militar, iniciada com o golpe de 1964. (C) repressão à Revolução Constitucionalista de 1932.

(D) Nova República, cujo primeiro presidente foi José Sarney. (E) Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

7. (VUNESP) Examine a charge do cartunista Théo, publicada na revista Careta em 27.12.1952.

(7)

O apelido de “pai dos pobres”, dado a Getúlio Vargas, pode ser associado

a) ao autoritarismo do presidente diante dos movimentos sociais, manifesto na repressão às associações de operários e camponeses. b) aos esforços de negociação com a oposição, com a decorrente

distribuição de cargos administrativos e funções políticas.

c) ao caráter popular do regime, originário de uma revolução social e empenhado no combate à burguesia industrial brasileira.

d) à política de concessões desenvolvida junto a sindicatos, como contrapartida do apoio político dos trabalhadores.

e) à supressão de legislação trabalhista no país, que obrigava o governo a agir de forma assistencialista.

Resposta: [D]

(8)

A charge caracteriza o Ato Institucional n.º 5, de dezembro de 1968, como

a) uma forma de estimular o aumento dos protestos da classe média contra o regime militar.

b) uma medida dura, mas necessária para o restabelecimento da ordem e da tranquilidade no país.

c) um instrumento de coersão, que limitava os direitos e a capacidade de defesa dos cidadãos.

d) uma tentativa de frear o avanço dos militares, que haviam assumido o controle do governo federal.

e) um esforço de democratização e reformas sociais, num momento de crise e instabilidade econômica.

Resposta: [C]

9. (VUNESP) Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:

a) fim do intervencionismo estatal na economia, ampliação da autonomia dos estados e controle militar do sistema de informações.

b) ampliação dos programas sociais voltados à saúde e à educação, crescimento industrial e saneamento completo das contas públicas. c) limitação dos investimentos estrangeiros no país, erradicação da

inflação e pagamento da dívida externa brasileira.

d) fortalecimento do poder executivo, relativo esvaziamento do legislativo e do judiciário e aumento da participação estatal na economia.

(9)

e) modernização tecnológica nas comunicações, incremento dos transportes aéreo e ferroviário e maior equilíbrio na distribuição de renda.

Resposta: [D]

10. (VUNESP) Eu acho que a anistia foi a solução, mas ela não foi completa. Quer dizer, não podiam ser anistiados aqueles que mataram torturando, porque esse é um crime inafiançável. Quem mata calmamente, friamente, tem de sofrer um processo e tem de sofrer também as consequências do seu ato. Isso nunca foi executado no Brasil como foi executado na Argentina com todos os generais. O Brasil fez uma anistia pela metade, mas nós ficamos contentes porque não houve derramamento de sangue.

(D. Paulo Evaristo Arns. Cult, março de 2004.)

Segundo a declaração de D. Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998, a Lei da Anistia no Brasil, de 1979,

a) perdoou opositores e defensores do regime militar e, a despeito de suas imperfeições, impediu confrontos e mortes entre setores políticos rivais.

b) inspirou-se na lei de anistia argentina, que julgou e condenou militares que mataram e torturaram durante o regime militar. c) foi inútil, uma vez que não puniu aqueles que atuaram, durante o

(10)

d) foi equivocada, pois determinou o posterior levantamento, análise e julgamento dos crimes cometidos durante o período do regime militar.

e) beneficiou os opositores do regime militar e condenou aqueles que os reprimiram por meio da violência e da tortura.

Resposta: [A]

11. (VUNESP MPE-SP 2014) O Arcebispo de São Paulo faz críticas ao processo de Anistia, considerando-o imperfeito, pois tratou torturadores e torturados da mesma maneira, fazendo ainda uma comparação com situação semelhante na Argentina, mas que teve desfecho diferente, uma vez que no país vizinho os responsáveis pela tortura em nome do Estado foram punidos. No entanto, o religioso vê um elemento positivo nesse desfecho, que foi o de evitar novos conflitos.

(11)

A imagem a seguir refere-se a um movimento da década de 1980 que contou com grande participação popular em várias cidades do Brasil. (http://www.oabsp.org.br/portaldamemoria/historia-da-oab/ a-redemocratizacao-e-o-processo-constituinte) Assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo deste movimento.

(A) Anistiar os presos políticos e permitir o retorno dos exilados ao Brasil.

(B) Autorizar a justiça comum a punir políticos envolvidos em crimes de corrupção.

(C) Permitir que leis propostas pela população fossem discutidas no Congresso Nacional.

(D) Reajustar o salário-mínimo de acordo com os índices reais de inflação.

(E) Devolver à população o direito de votar nos candidatos à presidência do país.

Resposta: [E]

12. (Unesp 2011) A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada “Diretas Já!”,

a) tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral.

b) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros.

c) foi a primeira mobilização pública de membros da sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964.

d) reuniu diferentes partidos políticos em torno da aprovação de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para presidente.

(12)

e) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja Católica, dos sindicatos, das forças armadas e do partido situacionista.

Resposta: [D]

13. (VUNESP MPE-SP 2014) Em relação à participação do Brasil na 2.ª Guerra Mundial, é correto afirmar que o país (

A) enviou apenas um corpo médico para o conflito, e não soldados. (B) participou do conflito, do início ao fim da guerra (1939- 1945). (C) lutou ao lado do Eixo: Itália, Alemanha e Japão.

(D) lutou ao lado dos Aliados: Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.

(E) manteve neutralidade política, não participando do conflito. [D]

14. (VUNESP MPE-SP 2014) A partir dessa época, a tortura passou a ser amplamente empregada, especialmente para obter informações de pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a “assessoria técnica” de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho. A coisa piorava nas delegacias de polícia e em quartéis, onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos. (Roberto Navarro – http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 24.03.2014) Os

(13)

aspectos citados no texto permitem identificar a época a que ele se refere como sendo a da

(A) democracia populista, que durou de 1946 a 1964. (B) ditadura militar, iniciada com o golpe de 1964. (C) repressão à Revolução Constitucionalista de 1932.

(D) Nova República, cujo primeiro presidente foi José Sarney. (E) Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder Resposta:

[b]

15. (VUNESP MPE-SP 2014) O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Porém, esta fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. O custo social e econômico para o país foi altíssimo. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período. (Renato Cancian, http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ governo-medici-1969-1974. Acesso em 24.03.2014. Adaptado) Os acontecimentos descritos no texto ficaram conhecidos pelo nome de

(A) política das salvações. (B) plano de metas.

(C) milagre econômico brasileiro. (D) doutrina da segurança nacional.

(14)

(E) reformas de base. Resposta:

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito