• Nenhum resultado encontrado

SOBRE O PROGRAMA QUEM PODE PARTICIPAR?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOBRE O PROGRAMA QUEM PODE PARTICIPAR?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

SOBRE O PROGRAMA

O Conexão de Impacto é um programa do Instituto Nexxera realizado com o apoio do Sebrae Santa Catarina que tem como objetivo fortalecer ideias e negócios com soluções inovadoras focadas na promoção do desenvolvimento sustentável.

O programa visa à evolução do estágio de maturidade dos negócios, bem como a criação e conexão de uma rede de empreendedores de impacto e também dar acesso a metodologias de ponta para prepará-los para receber investimentos externos.

Serão escolhidos até 20 negócios/ ideias de impacto social, prioritariamente de base tecnológica, que participarão de 05 meses de capacitação com foco no fortalecimento dos modelos de negócios e refinamento do seu impacto social.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Empreendedores (as) de Santa Catarina com negócios inovadores, prioritariamente de base tecnológica, com foco em soluções para promoção do desenvolvimento sustentável, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 4º - Educação, 8º - Trabalho decente e crescimento econômico, 9º - Indústria, inovação e infraestrutura e 11º- Cidades e comunidades sustentáveis.

Cada negócio poderá participar com até dois empreendedores do programa de capacitação. Com exceção do EMPRETEC que será 01vaga para cada negócio.

Conheça os critérios de seleção: • Impacto social

O conceito para definição de negócios de impacto utilizado é de: iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o

desenvolvimento da economia nacional.

A seleção dos participantes observará negócios/ ideias que atendam aos seguintes critérios: 1. Têm a intencionalidade de causar um impacto socioambiental positivo

2. Realizam esse impacto através da sua atividade principal 3. Constroem modelos de receita superavitários

4. Buscam modelos de crescimento escaláveis • Perfil do empreendedor e equipe

Empreendedores que queiram promover negócios de impacto social, com capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe engajada

.

(3)

QUERO MUITO PARTICIPAR, QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Os(as) empreendedores(as) selecionados(as) terão acesso a metodologias inovadoras, conexão com uma rede de empreendedores de impacto e mentorias com especialistas de negócio. Para que ao final do programa os negócios/ ideias incrementem o nível de maturidade da gestão e estejam

preparados para receber investimentos externos e gerar mais impacto social na sociedade. Principais benefícios do programa:

• Evolução do estágio de maturidade dos negócios/ideias

• Criação e conexão de uma rede de empreendedores de impacto • Acesso a metodologias de ponta

• Preparação para receber investimentos externos • Gratuidade para os negócios selecionados

CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES - 19 de junho até 28 de julho de 2017 BANCA DE AVALIAÇÃO- 03 e 04 de agosto de 2017 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO - até 07 de agosto de 2017 WORKSHOPS PRESENCIAIS

29 de agosto de 2017 – 14h às 18h – O mercado de negócios de impacto 11 a 16 de setembro – 8h às 18h – EMPRETEC

26 de setembro de 2017 – 9h às 18h – Modelagem de negócios e Testes de Mercado 31 de outubro de 2017 – 9h às 18h – Vendas e Teses de Impacto

09 de novembro de 2017 - 09h às 18h – Compras Governamentais 10 de novembro de 2017 – 9h às 13h – Compras Governamentais

10 de novembro de 2017 – 14h às 18h – Abertura e Formalização - MEI na Prática 28 de novembro de 2017 – 14h às 18h – Oficina de Pitch

(4)

MENTORIAS INDIVIDUAIS 30 de agosto – 13h às 18h 31 de agosto – 13h às 18h 27 de setembro – 13h às 18h 28 de setembro – 13h às 18h 06 de novembro – 13h às 18h 07 de novembro – 13h às 18h 29 de novembro – 13h às 18h 30 de novembro – 13h às 18h Os workshops serão no Sebrae SC: 29 de agosto de 2017 – 14h às 18h

Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Av. Rio Branco, 611, Centro, Florianópolis

11 a 16 de setembro – 8h às 18h Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

26 de setembro de 2017 – 9h às 18h Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

31 de outubro de 2017 – 9h às 18h Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

09 de novembro de 2017 - 09h às 18h Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

10 de novembro de 2017 – 9h às 18h Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

28 de novembro de 2017 – 14h às 18h

Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Av. Rio Branco, 611, Centro, Florianópolis

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA: DEMO DAY até 15 de dezembro de 2017

(5)

Desafios da Educação de Qualidade:

• Superar as desigualdades educacionais e ampliar a acessibilidade, a inclusão e a garantia de qualidade da educação, em especial da educação básica. • Reconhecer o direito à educação com base na igualdade de oportunidade e na não discriminação, tornando a educação básica obrigatória, inclusiva e acessível para todas as crianças, e respeitando as identidades culturais e tradicionais.

• Reconhecer o direito à educação diferenciada e bilíngue para os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

• Valorizar os profissionais de educação e difundir os princípios da equidade e do respeito à diversidade. • Ampliar o acesso e valorizar o ensino

profissionalizante, buscando incentivar a melhoria e expansão do ensino técnico e de serviços de assistência técnica e extensão rural.

• Ampliar a cobertura de atendimento em creches e de escolas em período integral.

• Alcançar indicadores elevados de formação completa e de resultados eficazes de aprendizagem em todos os níveis de educação.

• Adotar, até 2020, o consumo sustentável como tema transversal na educação básica, para promover a conscientização infantil e combater o consumismo.

• Reconhecer a educação ambiental como processo continuado, permanente, formal e não formal, crítico, participativo e focado na formação de uma cidadania ativa em favor da sustentabilidade e da justiça social.

• Promover políticas ativas de erradicação do analfabetismo entre as mulheres e os homens idosos.

• Promover a universalização do direito à educação, respeitadas as especificidades de povos indígenas e comunidades tradicionais e itinerantes.

• Garantir a educação de qualidade em áreas rurais, adaptando os currículos e métodos às necessidades e aspirações locais.

• Promover a educação das relações etnicorraciais, por meio da valorização da diversidade etnicorracial e cultural.

• Ampliar o capital humano capacitado para atender às demandas por pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas para o

desenvolvimento sustentável.

• Assegurar a inclusão de conteúdos relativos à contribuição dos afrodescendentes e dos povos indígenas ao desenvolvimento das nações, valorizando a diversidade em todas as suas dimensões.

CONHEÇA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL QUE SERÃO FOCO NO PROGRAMA

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

(6)

Desafios do Emprego Digno e Crescimento Econômico

• Promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo e a estabilidade macroeconômica e financeira.

• Até 2030, atingir emprego decente e produtivo para todos, incluindo os jovens, os

afrodescendentes, as mulheres, as pessoas com deficiência e os migrantes, respeitando padrões mínimos de remuneração.

• Garantir a igualdade de salários e de condições de trabalho entre homens e mulheres que ocupam posições de trabalho iguais.

• Até 2020, reduzir pela metade a proporção de jovens que não trabalham nem estudam.

• Apoiar o microempreendedor individual e as micro e pequenas empresas, incluindo o jovem

empreendedor, e criar condições que permitam o aumento da produtividade das empresas de micro, pequeno e médio porte (PME).

• Promover o fortalecimento e expansão do

cooperativismo e das demais iniciativas econômicas baseadas nos princípios da economia social e solidária de cooperação, autogestão, solidariedade e sustentabilidade.

• Até 2016, erradicar as piores formas de trabalho infantil e, até 2020, erradicar todas as formas de trabalho infantil.

• Até 2030, erradicar o trabalho em condições análogas à escravidão.

• Fomentar o desenvolvimento econômico com equidade e sustentabilidade, promover o investimento e a geração de emprego, o empreendedorismo e as iniciativas econômicas solidárias em todos os setores, a fim de propiciar a distribuição da renda, com critérios inclusivos. • Proteger e garantir os direitos trabalhistas contra a precarização das condições e das relações de trabalho, assegurando ambientes de trabalho seguros e com acessibilidade para todos os

trabalhadores, inclusive os trabalhadores migrantes, reconhecendo sua contribuição ao desenvolvimento sustentável e promovendo o combate à xenofobia. • Promover maior eficiência dos recursos nas atividades econômicas, inclusive por meio de cadeias de abastecimento sustentáveis, de acordo com as circunstâncias e as capacidades nacionais. • Implementar políticas que promovam o acesso à capacitação e à reinserção de trabalhadores maiores de 40 anos e idosos no mercado de trabalho, bem como incentivá-los a continuar usando os

conhecimentos e as técnicas adquiridas após a aposentadoria e facilitar o crédito para o empreendedorismo de pessoas idosas.

• Promover a inclusão financeira, com particular atenção aos grupos vulneráveis. - Implementar políticas que promovam a formalização de atividades do setor informal.

• Implementar políticas que promovam a transição da educação para o trabalho.

• Até 2030, desenvolver, no âmbito do Sistema ONU, modelos mais amplos de mensuração do capital, que vão além do PIB e incorporem o capital social, humano e ambiental.

• Ampliar as políticas de formação profissional, com especial atenção a grupos vulneráveis e

afrodescendentes, inclusive por meio de reserva de vagas.

EMPREGO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO

(7)

Desafios da Indústria, Inovação e Infraestrutura

• Promover novas indústrias de bens e serviços para os consumidores de baixa renda, bem como os produtos e serviços ambientalmente sustentáveis. • Fortalecer as instituições e os mecanismos de apoio à produção industrial, atualização tecnológica e agregação de valor.

• Promover o desenvolvimento industrial sustentável, baseado na energia e em recursos eficientes e processos industriais ambientalmente corretos, incluindo eliminação progressiva dos produtos químicos prejudiciais, resíduos e poluição, minimizando o uso de materiais e maximizando a recuperação de material, com a cooperação e transferência de tecnologia para apoiar esse desenvolvimento.

• Apoiar a inovação nas empresas, com vistas à criação e à incorporação de tecnologias de produção sustentável.

Desafios das cidades e comunidades sustentáveis

• Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas

• Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as

necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos

• Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países • Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo

• Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catás-trofes e substancialmente diminuir as perdas econô-micas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade • Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros

• Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência

INDÚSTRIA INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

• Ampliar a contribuição da agricultura familiar na geração de emprego e renda e na dinamização dos territórios e regiões.

• Melhorar a regulamentação e monitoramento dos mercados e instituições financeiras globais, e fortalecer a implementação de tais

regulamentações.

• Assegurar uma representação e voz mais forte dos países em desenvolvimento em tomadas de decisão nas instituições econômicas e financeiras

internacionais globais, a fim de produzir instituições mais eficazes, críveis, responsáveis e legítimas.

• Assegurar instrumentos financeiros que favoreçam a alocação de recursos em investimentos produtivos sustentáveis de longo prazo e em infraestrutura. • Promover a integração física regional e global e garantir a eficiência dos transportes (aquaviário, terrestre e aéreo), fomentando a multimodalidade. • Aumentar a eficiência das comunicações (por cabos submarinos e por satélite), com acessibilidade universal.

• Apoiar o desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, com acessibilidade, sustentável e resiliente para os setores de transporte, energia, água e comunicações, sobretudo nos países em desenvolvimento, com foco nos grupos mais vulneráveis.

• Encorajar a construção de parcerias

público-privadas nos territórios com mineração e incentivar a participação das comunidades locais na construção dos projetos de fechamento de mina, como forma de maximizar os benefícios do desenvolvimento sustentável nessas regiões.

• Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento

• Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis

• Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais

(8)

Desafios das cidades e comunidades sustentáveis

• Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas

• Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as

necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos

• Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países • Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo

• Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catás-trofes e substancialmente diminuir as perdas econô-micas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade • Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros

• Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência

• Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento

• Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis

• Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais

(9)

O Instituto Nexxera é fruto do compromisso do Grupo Nexxera com a responsabilidade

socioambiental e da crença dos fundadores de que a empresa deve se integrar com a comunidade de seu entorno gerando oportunidades.

Fundado em 2003, o Instituto Nexxera se mantém através de investimento social privado

proveniente do Grupo Nexxera para desenvolver programas sociais de maneira planejada e continuada direcionados a população em vulnerabilidade social, ou não, da Grande Florianópolis. Além do

atendimento ao público externo, desenvolve programas para os colaboradores do Grupo, como o Programa de Voluntariado, Voluntários Nexx.

Nossa VISÃO ser referência na comunidade e demais públicos de relacionamento do Grupo Nexxera na execução dos projetos, promovendo o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Nossa MISSÃO promover à comunidade e demais públicos de relacionamento do Grupo Nexxera projetos que viabilizem a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Nossos VALORES são: Relações éticas e igualitárias Diálogo e Transparência Credibilidade

Responsabilidade e Comprometimento Respeito

Sustentabilidade

Nosso OBJETIVO é promover projetos socioambientais, educacionais e culturais à comunidade e os demais públicos de relacionamento do Grupo Nexxera oportunizando o exercício da cidadania e a

melhoria da qualidade de vida, contribuindo para um mundo socialmente mais inclusivo e sustentável. O Instituto Nexxera planeja e executa seus programas e projetos com imparcialidade política e religiosa não apoiando nenhum partido político ou instituição religiosa.

Saiba mais em:

http://www.institutonexxera.org.br

(10)

O QUE É O CONEXÃO DE IMPACTO?

Programa do Instituto Nexxera realizado com o Apoio do Sebrae Santa Catarina que tem como objetivo, fortalecer ideias e negócios com soluções inovadoras focadas na promoção do desenvolvi-mento sustentável.

O programa visa a evolução do estágio de maturida-de dos negócios, bem como a criação e conexão maturida-de uma rede de empreendedores de impacto, e também dar acesso a metodologias de ponta para prepará-los para receber investimentos externos.

QUANDO E ONDE OCORRERÃO OS WORKSHOPS?

Os workshops ocorrerão nas seguintes datas e horários: 29 de agosto de 2017 – 14h às 18h 11 a 16 de setembro – 8h às 18h 26 de setembro de 2017 – 9h às 18h 31 de outubro de 2017 – 9h às 18h 9 de novembro de 2017 - 09h às 18h 10 de novembro de 2017 – 9h às 18h 28 de novembro de 2017 – 14h às 18h

Os workshops serão no Sebrae SC:

Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Av. Rio Branco, 611, Centro, Florianópolis

Sebrae Sede

SC 401, Km 01, Parque Tech Alpha, João Paulo, Florianópolis

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

As inscrições podem ser realizadas até dia 28 de julho através do seguinte link:

http://bit.ly/conexaodeimpacto

EU PRECISO SER DE FLORIANÓPOLIS PARA PARTICIPAR?

Não é necessário residir em Florianópolis, mas pelo menos 1 dos participantes deve residir em Santa Catarina.

QUAL O VALOR PARA PARTICIPAR DO CONEXÃO DE IMPACTO?

A participação no Conexão de Impacto é gratuita. Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes, caso possua.

Apoio:

(11)

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

b.1) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO, conforme a NR-7, deve ser estabelecido pelos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados,

- Síntese de azidas aromáticas e sua derivatização partir da reação de cicloadição azida-acetileno com alcinos derivados de carboidratos para a obtenção de

Results suggest that the anthocyanin-based PSP extract is nutritious besides serving as a natural colorant, which is a positive implication for the wide use of purple sweet potato