• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Araraquara EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015 INGRESSO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Araraquara EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015 INGRESSO 2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015 – INGRESSO 2016 1. PREÂMBULO

1.1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Câmpus de Araraquara, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do referido Programa.

1.2 O edital foi aprovado pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Câmpus de Araraquara, em reunião realizada em 21 de maio de 2015.

1.3. Informações sobre o Programa e Cursos podem ser obtidas na página eletrônica http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/sociologia/apresentacao/ 1.4. O Programa está estruturado nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: CULTURA, DEMOCRACIA E PENSAMENTO SOCIAL

Compreende pesquisas acerca dos processos sociais relativos à construção da democracia e da cidadania, especialmente voltadas para a reflexão da experiência política e intelectual em âmbitos nacional e internacional. Envolve análises de formas culturais nos campos erudito, tradicional, popular e de massas. Abrange as diversas dimensões da democracia e incorpora análises da cultura política e dos processos históricos, permeados pelas mudanças que alteram as relações entre Estado e sociedade civil. Inclui pesquisas interdisciplinares sobre o pensamento social em suas diferentes vertentes.

Docentes vinculados à Linha 1: Ana Lúcia de Castro, Carla Gandini Giani Martelli, Angelo Del Vecchio, Anita Simis, Carlos Henrique Gileno, Edgar Teodoro da Cunha, Eliana Maria de Melo Souza, João Carlos Soares Zuin, José Antonio Segatto, Leila de Menezes Stein, Maria Ribeiro do Valle, Milton Lahuerta

Linha 2: ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Agrega pesquisas sobre os diferentes padrões de relação entre Estado e sociedade no mundo contemporâneo e suas novas configurações institucionais. Desenvolve pesquisas sobre as práticas dos governos e instituições, dando destaque ao papel que desempenham na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas em seus desdobramentos subnacionais, nacionais e internacionais. Promove investigações sobre o relacionamento entre as instituições do Estado e deste com a sociedade civil.

Docentes vinculados à Linha 2: Anita Simis, Augusto Caccia-Bava Junior, Carla Gandini Giani Martelli, Enrique Amayo Zevallos, Karina Lilia Pasquariello Mariano, Marcelo Santos, Maria Jardim, Maria Teresa Miceli Kerbauy, Márcia Teixeira de Souza, Milton Lahuerta, Rafael Alves Orsi, Renata Medeiros Paoliello.

Linha 3: DIVERSIDADE, IDENTIDADES E DIREITOS

Aglutina pesquisas que têm como eixo as questões culturais, sociais, históricas, políticas e cosmológicas dos processos de construção de identidades e da afirmação de direitos gerais e específicos. Trabalha com as problemáticas de gênero, juventude, raça, etnias, classe social e suas intersecções. Inclui investigações sobre religião, famílias, tecnologias do corpo e da saúde, em suas manifestações materiais e simbólicas, relacionadas à dinâmica cultural de diferentes grupos e sociedades.

Docentes vinculados à Linha 3: Ana Lúcia de Castro, Augusto Caccia-Bava Junior, Dagoberto José Fonseca, Darlene Ap. de Oliveira Ferreira, Edgar Teodoro da Cunha, Edmundo Antonio Peggion, João Carlos Soares Zuin, Lucila Scavone, Marcelo Santos, Paulo Santilli, Renata Medeiros Paoliello

Linha 4: TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

pesquisas sobre as transformações ocorridas nas relações entre capital/trabalho e formas de objetivação/subjetivação constituídas pelas classes e por diferentes grupos sociais. Enfoca os novos sujeitos constituídos no processo das lutas em seus diversos aspectos, concretizados nos movimentos sociais.

Docentes vinculados à Linha 4: Dagoberto José Fonseca, Leila de Menezes Stein, Lucila Scavone, Maria Jardim, Maria Orlanda Pinassi, Maria Teresa Miceli Kerbauy, Paulo Santilli, Ricardo Luiz Sapia de Campos, Wagner de Melo Romão

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1. O número de vagas oferecidas está indicado abaixo: Mestrado Acadêmico: até 35 vagas

Doutorado: até 30 vagas

2.2. Não há nenhum compromisso, por parte do Programa, com o preenchimento total das vagas. 3. DA INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 20/07 a 21/08/2015. As inscrições serão

realizadas somente on-line, por meio do endereço eletrônico:

https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/

3.2. O portal acima mencionado estará aberto somente a partir da data inicial das inscrições. 3.3. Serão aceitas inscrições somente de portadores de diplomas ou certificados de conclusão da Graduação, reconhecidos pelo MEC, na categoria bacharel, licenciado ou equivalente. Para o Doutorado serão aceitas somente inscrições de portadores de diplomas de cursos (Mestrado) submetidos ao Sistema Nacional de Avaliação pela CAPES, com conceito mínimo de “3” (três). 3.4. Os diplomas e demais documentos de instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos.

3.5. No formulário de inscrição on-line, o candidato fará opção por uma das linhas de pesquisa do Programa e indicará até dois orientadores (conforme disponibilidade dos docentes – Quadro I) da linha de pesquisa escolhida, considerando sua área de formação e pesquisa, bem como o idioma para a prova de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).

3.6. Os inscritos deverão encaminhar à Seção Técnica de Pós-Graduação da FCL – Araraquara, através de protocolo ou correio, os seguintes documentos, conforme descrito abaixo.

Candidatos ao Mestrado:

1.Carta de intenções sucinta indicando obrigatoriamente a linha de pesquisa e um orientador com vaga disponível (conforme disponibilidade dos docentes – Quadro I). O candidato poderá indicar, opcionalmente, um segundo orientador.

2. Cópia do histórico escolar de Graduação em Ciências Sociais ou em áreas afins (Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas);

3. Cópia do diploma ou certificado de conclusão da graduação (não serão aceitos diplomas de licenciatura curta);

4. 05 cópias do Currículo Lattes atualizado; 5. 05 vias do projeto de pesquisa;

6. 1 CD com um único arquivo com o projeto de pesquisa em formato pdf;

6. Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Documento Militar;

7. Uma foto 3x4 recente;

8. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais), a ser depositado no:

BANCO DO BRASIL – Número do Banco: 001

Agência: 6933-7 - Conta Corrente: 130351-1 – CNPJ: 48.031.918/0026-82

Inscrição condicional para o Mestrado: o candidato que estiver em fase de conclusão do Curso de Graduação poderá inscrever-se condicionalmente, desde que apresente, até 18/12/2015, documento atestando estar apto a colar grau e a data da colação de grau.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

Candidatos ao Doutorado:

1. Carta de intenções sucinta indicando obrigatoriamente a linha de pesquisa e um orientador com vaga disponível (conforme disponibilidade dos docentes – Quadro I). O candidato poderá indicar, opcionalmente, um segundo orientador.

2. Cópia do diploma ou certificado de conclusão da graduação em Ciências Sociais ou em áreas afins (Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas);

3. Cópia do diploma ou certificado de conclusão de Curso de Mestrado, obtido em Programa de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecido pela CAPES;

4. Cópia do histórico escolar do Curso de Mestrado; 5. 05 cópias do Currículo Lattes atualizado;

6. 05 vias do projeto de pesquisa;

6. 1 CD com um único arquivo com o projeto de pesquisa em formato pdf;

7. Declaração do exame de proficiência em língua estrangeira já realizado no Mestrado (caso a informação conste no histórico escolar, este item pode ser desconsiderado);

8. Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Documento Militar;

9. Uma foto 3x4 recente;

10.Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais), a ser depositado no:

BANCO DO BRASIL – Número do Banco: 001

Agência: 6933-7 - Conta Corrente: 130351-1 – CNPJ: 48.031.918/0026-82

Inscrição condicional para o Doutorado: o candidato que estiver em fase de conclusão do Curso de Mestrado poderá inscrever-se condicionalmente, desde que apresente, até 18/12/2015, documento atestando a entrega da dissertação e a consequente data de defesa.

4. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições on-line: de 20/07 a 21/08/2015, na página eletrônica https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/

Divulgação da lista de inscrições deferidas: 14/09/2015, a partir das 16h

Prova Escrita de conhecimentos específicos: 25/09/2015, às 14h (apenas para Mestrado) Divulgação da lista dos candidatos aprovados para as arguições orais:16/10/2015, a partir das 16h Realização das arguições orais: 03, 04, 05 e 06/11/2015

Divulgação da lista dos aprovados nas argüições orais: 10/11/2015, a partir das 16h Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: 25/11/2015, às 14h

Divulgação do resultado das provas de proficiência: 04/12/2015 Divulgação resultado com classificação final: 14/12

Obs.: Todas as informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas na página eletrônica http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/sociologia/processo-seletivo/

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

5. ETAPAS DA SELEÇÃO E NATUREZA DAS PROVAS 5.1 MESTRADO

5.1.1 A seleção de candidatos ao Mestrado será realizada em três fases: A PRIMEIRA FASE, de caráter eliminatório, constará de:

a) Prova escrita dissertativa tendo por base a bibliografia sugerida (Anexo I).

Cada candidato terá 4 horas para realizar a prova, deverá demonstrar domínio do tema e redação apropriada à exposição científica.

b) Avaliação do projeto de pesquisa.

Serão aprovados na PRIMEIRA FASE os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 6,0 (seis) na Prova Escrita e nota maior ou igual a 7,0 (sete) na avaliação do projeto de pesquisa Na SEGUNDA FASE, de caráter eliminatório, cada candidato aprovado na primeira fase será submetido à entrevista, com banca designada pelo Conselho do Programa. Nas entrevistas os candidatos serão arguidos sobre o seu Curriculum Lattes e o projeto de pesquisa apresentados. Serão aprovados na SEGUNDA FASE os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 7,0 (sete) na entrevista.

Na TERCEIRA FASE, de caráter classificatório, cada candidato aprovado nas duas fases precedentes será submetido à Prova de Proficiência em Língua Estrangeira que consiste na tradução de um texto em francês, espanhol ou inglês (permitido o uso do dicionário). A duração da prova é de 4 horas. O candidato deverá demonstrar habilitação na língua de sua escolha para ler e compreender textos da área de Ciências Sociais utilizados no Curso.

Será considerado proficiente no idioma escolhido o candidato que obtiver nota maior ou igual a 5,0 (cinco) na Prova de Proficiência.

Candidatos com certificado de proficiência de instituição reconhecida poderão apresentá-lo no ato da inscrição e solicitar dispensa da prova de proficiência.

A classificação final do Mestrado será obtida utilizando a nota final de cada candidato. A Nota Final será obtida da seguinte forma:

NFM = (PEx4)+(PPx3)+(NEx2)+NP

10

Onde, PE= Nota da prova escrita; PP=Nota do projeto de pesquisa; NE= Nota da entrevista e NP= Nota da Prova de Proficiência

Nos casos dos candidatos dispensados da Prova de Proficiência a Nota Final será obtida da forma acima, excluindo-se a nota da prova de proficiência e dividindo o resultado por 9.

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

5.2 DOUTORADO

5.2.1 A seleção de candidatos ao Doutorado será realizada em três fases: A PRIMEIRA FASE, de caráter eliminatório, constará de:

a) Avaliação do projeto de pesquisa.

b) Avaliação do currículum Lattes, apresentados pelos candidatos.

Serão aprovados na PRIMEIRA FASE os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 7,0 (sete) na avaliação do projeto de pesquisa e nota maior ou igual a 7,0 (sete) na avaliação do Curriculum Lattes

Na SEGUNDA FASE, de caráter eliminatório, cada candidato aprovado na primeira fase será submetido a arguição oral, com banca designada pelo Conselho do Programa. Nas entrevistas os candidatos serão arguidos sobre o seu Curriculum Lattes e o projeto de pesquisa apresentados. Serão aprovados na SEGUNDA FASE os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 7,0 (sete) na argüição oral.

Na TERCEIRA FASE, de caráter classificatório, cada candidato aprovado nas duas fases precedentes será submetido à Prova de Proficiência em Língua Estrangeira que consiste na tradução de um texto em francês, espanhol ou inglês (permitido o uso do dicionário). A duração da prova é de 4 horas. O candidato deverá demonstrar habilitação na língua de sua escolha para ler e compreender textos da área de Ciências Sociais utilizados no curso.

Será considerado proficiente no idioma escolhido o candidato que obtiver nota maior ou igual a 5,0 (cinco) na Prova de Proficiência.

Candidatos com certificado de proficiência de instituição reconhecida poderão apresentá-lo no ato da inscrição e solicitar dispensa da prova de proficiência.

A classificação final do Doutorado será obtida utilizando a nota final de cada candidato. A Nota Final será obtida da seguinte forma:

NFD = (PPx4)+(CLx2)+(NAx3)+NP

10

Onde, PP= Nota do Projeto de Pesquisa; CL=Nota do Curriculum Lattes; NA= Nota da argüição oral e NP= Nota da Prova de Proficiência

Nos casos dos candidatos dispensados da Prova de Proficiência a Nota Final será obtida da forma acima, excluindo-se a nota da prova de proficiência e dividindo o resultado por 9.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os candidatos devem inscrever-se pela internet, no site http://www.fclar.unesp.br/#!/pos-graduacao/stricto-sensu/, e encaminhar toda a documentação exigida, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o Programa de Pós-Graduação em Cências Sociais, através de protocolo na Seção Técnica de Comunicações da FCL (Sala 08 – Prédio da Administração), mediante requerimento específico (Anexo II), ou via correio (SEDEX). Para o seguinte endereço:

UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Seção Técnica de Pós-Graduação – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01

Araraquara/SP 14800-901

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

6.2 Somente serão aceitas inscrições protocoladas ou postadas até a data limite de 21/08/2015. O deferimento das inscrições fica condicionado à análise técnica da documentação exigida.

6.3. O projeto de pesquisa (Mestrado e Doutorado) deve conter:

6.3.1 Folha de Rosto com título, resumo de no máximo 10 linhas, indicação da linha de pesquisa a que está vinculado e o nome dos orientadores indicados;

6.3.2 Introdução com justificativa e os principais marcos teóricos que orientam a discussão da problemática abordada.

6.3.3 Objetivos definidos com precisão e clareza.

6.3.4 Metodologia com a discussão dos procedimentos teórico-metodológicos que serão utilizados na realização da pesquisa; hipóteses ou pressupostos; procedimentos de coleta e de análise dos dados;

6.3.5 Cronograma

6.3.6 Bibliografia utilizada e consultada;

Observação: O projeto deverá conter no máximo 20 páginas, incluindo folha de rosto e bibliografia e deve ser identificado com o nome do candidato.

6.4. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários por meio de solicitação específica (Anexo III), que deverá ser encaminhado junto com a documentação referente à inscrição. A prova para o candidato com necessidades especiais seguirá as determinações promulgadas em legislação específica, desde que comunique sua condição especial na forma e prazo aqui estabelecidos.

6.5. Não serão encaminhadas mensagens eletrônicas confirmando o recebimento de inscrições ou de documentos, tampouco serão informados os resultados das provas por telefone ou mensagem eletrônica.

6.6. Quaisquer contatos com os candidatos que se fizerem necessários serão feitos por meio do endereço eletrônico informado na inscrição.

6.7. Os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção munidos de documento oficial com foto e caneta esferográfica preta ou azul.

6.8. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que: a) prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção; b) não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital,

c) não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos. 6.9. Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

6.10. Desde que devidamente justificados, pedidos de recurso às etapas desse processo seletivo, serão aceitos no prazo máximo de dois dias úteis, após divulgação do resultado de cada etapa. 6.10.1 Os pedidos de recursos devem ser feitos pelo próprio candidato (não há modelo específico para este pedido), endereçados ao Diretor da Unidade e protocolados na Seção de Comunicações da Faculdade de Ciências e Letras, ou enviados via SEDEX, com data de postagem limite no último dia para recursos.6.11.

6.11 Os candidatos não aprovados no Processo Seletivo poderão retirar a documentação apresentada no período de 04 a 29/01/2016 na Seção Técnica de Pós-Graduação da FCL, após este período a documentação será incinerada.

6.12 Uma vez aprovado o candidato, a atribuição de orientação ao orientador indicado está condicionada à concordância do mesmo, bem como à análise do Conselho, que considerará a relação vagas/orientações em andamento.

6.13 O candidato admitido no Programa com nota inferior a 5,0 (cinco) no Exame de Proficiência será convocado para realização de nova prova, no prazo máximo de 12 meses, a partir da data de seu ingresso.

6.14 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais desta Faculdade, baixado pela Resolução UNESP n.º 39, de 03/07/2013, sobre as quais não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

7. MATRÍCULA

7.1. Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo de seleção, classificado dentro do número de vagas oferecidas e aceito por um orientador. Os candidatos selecionados e formalmente aceitos por um orientador deverão matricular-se no período estabelecido no Calendário Escolar dos Programas de Pós-Graduação desta Faculdade para o ano letivo de 2016. Informações complementares serão fornecidas na época oportuna, via e-mail

8. INÍCIO DO CURSO

8.1. O período letivo terá início em data estabelecida no Calendário Escolar dos Programas de Pós-Graduação da FCL – UNESP/Araraquara para o ano letivo de 2016.

Informações e endereço para correspondências:

UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Seção Técnica de Pós-Graduação – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Fone: (16) 3334-6128

Home page: http://www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/ E-mail: spg@fclar.unesp.br

Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 Caixa Postal 174

(8)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

QUADRO I

DISPONIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO DOS DOCENTES

DOCENTE MESTRADO DOUTORADO

Ana Lúcia de Castro Sim Sim

Angelo Del Vecchio Sim Sim

Anita Simis Não Não

Augusto Caccia-Bava Junior Sim Sim

Carla Gandini Giani Martelli Sim Sim

Carlos Henrique Gileno Sim Sim

Dagoberto José Fonseca Não Não

Darlene Ap. de Oliveira Ferreira Sim Sim

Edgar Teodoro da Cunha Sim Não

Edmundo Antonio Peggion Sim Sim

Eliana Maria de Melo Souza Sim Sim

Enrique Amayo Zevallos Não Não

João Carlos Soares Zuin Sim Sim

José Antonio Segatto Não Sim

Karina Lilia Pasquariello Mariano Sim Sim

Leila de Menezes Stein Não Sim

Lucila Scavone Sim Sim

Marcelo Santos Sim Sim

Márcia Teixeira de Souza Sim Sim

Maria Ap. Chaves Jardim Sim Sim

Maria Orlanda Pinassi Não Não

Maria Ribeiro do Valle Sim Sim

Maria Teresa Miceli Kerbauy Sim Sim

Milton Lahuerta Sim Não

Paulo Santilli Sim Sim

Rafael Orsi Sim Não

Renata Medeiros Paoliello Sim Sim

Ricardo Luiz Sapia de Campos Sim Não

Wagner de Melo Romão Não Não

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

ANEXO I

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA PROVA ESCRITA

BOURDIEU, Pierre. 1989. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, capítulos 1 e 2: “Sobre o Poder Simbólico”; “Por uma sociologia reflexiva”.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. “Etnicidade: da cultura residual mas irredutível; Cultura e “cultura”’. In Cultura com Aspas. São Paulo: Cosac Naify.

DAHL, R. 1998. Poliarquia. São Paulo: Edusp, capítulos 1, 2 e 3.

DURKHEIM, Émile. 2007. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, Introdução, capítulos 1 e 2 e Conclusão

FERNANDES, Florestan . 1980. Fundamentos empíricos da explicação sociológica . São Paulo: T. A. Queiroz. Parte I

FOUCAULT, Michel. 2015. Microfísica do Poder. São Paulo: Ed. Paz e Terra.

HABERMAS, Jürgen. 1995.“Três Modelos Normativos da Democracia”. Lua Nova, n. 36, p. 39-53. LAMOUNIER. B. 1994.“ E no entanto se move: formação e evolução do Estado democrático no Brasil, 1930-1994” In: Lamounier,B, Carneiro, D.D e Abreu,P.M (orgs) 50 anos de Brasil-50 anos

de FGV. São Paulo: Ed FGV.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 2012. A Antropologia diante dos Problemas do Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras.

MARX, Karl. 1983. Introdução à crítica da economia política. In: Contribuição à crítica da

economia política. São Paulo: Martins Fontes, p. 199-231

SAHLINS, Marshall. 1997. “O pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (Parte I). Mana. Estudos de Antropologia Social. Vol. 3, nº 1. Rio de Janeiro: Museu Nacional/Contra Capa, pp: 41-73.

SAHLINS, Marshall. 1997. “O pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (Parte II). Mana. Estudos de Antropologia Social. Vol. 3, nº 2. Rio de Janeiro: Museu Nacional/Contra Capa, pp: 103-150.

TOCQUEVILLE, A. 1977. "Da influência que as ideias e os sentimentos

democráticos exercem sobre a sociedade política". In: A democracia na América. (Quarta parte) 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia/ São Paulo: EDUSP, p. 511-542.

WEBER, Max. 2004. “ A ciência como vocação”. In: Ciência e Política – duas vocações. São Paulo: Cultrix.

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

ANEXO II REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Araraquara, _____ de _________________ de 2015. Eu _____________________________________________________________________, RG ___________________________, requeiro o recebimento dos documentos referentes a inscrição do Processo Seletivo 2015/2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Declaro estar ciente que o deferimento da inscrição ficará condicionado à análise técnica da documentação exigida e que a conferência dos documentos anexos é de minha inteira responsabilidade.

Atenciosamente,

______________________ Assinatura do(a) Candidato

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Câmpus de Araraquara

unesp

ANEXO III

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Processo Seletivo 2015/2016 NOME:

RG: CPF:

TIPO DE NECESSIDADE: CID N°:

Para fins de realizar a prova escrita do Processo Seletivo 2015 do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, venho através deste, requerer junto a Comissão responsável pela realização do Processo Seletivo, o atendimento às seguintes condições especiais:

Nestes Termos, Pede Deferimento.

Araraquara, _______/_______/ 2015.

______________________ Assinatura do(a) Candidato

Referências

Documentos relacionados

7º-Ordenar o cancelamento de todos e quaisquer registos que a segunda ré-compradora, haja feito ou venha a fazer, em consequência da compra do supra referido prédio, designadamente,

Na prática, a companhia aérea volta ao status de empresa em recuperação judicial, pois o próprio tribunal já havia suspendido o encerramento da recuperação,

Serão aprovados no processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota na média final igual ou maior que 6,0 (seis pontos). O resultado da Entrevista Comportamental e Técnica

A hipótese publicada em 1972 ganha status de teoria nas décadas seguintes, com a incorporação de outras formulações feitas pelo próprio McCombs, em parceria com

A desnutrição geralmente é o resultado da combinação de uma dieta inadequada com infecções. As crian- ças desnutridas são mais baixas e/ou pesam menos do que deveriam para a

de um cronograma de execução do projeto, no qual constarão as diferentes atividades a serem desenvolvidas ao longo do tempo.. • Recursos – Trata-se, aqui, de indicar e justificar

1. Quais os resultados da aplicação desta metaheurística em problemas reais de conservação do cerrado e como estes resultados podem ser comparados com os obtidos previamente?

A lém de não garantir direitos, a direção da Caixa Econômica Federal apresentou minuta que ignora mais de 30 cláusulas do atual acordo coletivo específi co de trabalho, na