• Nenhum resultado encontrado

Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição nº 14 - Abril / 2011

Jornalista da Revista Época faz matéria

sobre o Mestrado Profi ssional

O

Jornalista Rafael Barifouse, repórter da re-vista Época São Paulo, esteve no CAES, em 07 de abril de 2011, às 14h00, para entrevistar o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel e conhe-cer melhor o que é e como funciona o Progra-ma de Mestrado Profi ssional em Ciências Poli-ciais de Segurança e Ordem Pública. Dentre as informações recebidas, conheceu um pouco de alguns trabalhos monográfi cos que ti veram reconhecimento no exterior, como a monogra-fi a do Maj PM Paulo Barthasar Jr, defendida no Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CSPI/10), que foi apresentada pelo seu orientador, Prof. João Chang Junior, da FEI, na Hong Kong University of Science and Technology.

Chegada de Ofi cial e Despedida de Soldado

Edi ã º 14 Ab il / 2010111

Por sua movimentação para a DP, o Sd PM Rodrigo Cardoso rece-beu elogios e agradecimentos por seu trabalho na Seção de Te-lemáti ca. Graças à sua colaboração efeti va, no primeiro trimestre de 2011 dedicou-se na implantação do SIAC – Sistema Integrado de Apoio ao CAES – trabalho que permiti u que toda a administra-ção dos cursos pudessem ser realizada de maneira práti ca, facili-tando acessos e consultas ao Corpo Discente e Efeti vo/CAES. Por conta de sua capacidade intelectual e profi ssional, o CAES deu um salto tecnológico num curto espaço de tempo, pois há menos de três anos, não havia sequer rede integrada de computadores.

E

m 07 de abril o 1° Ten PM Zebelina apresentou-se no CAES, oriunda da Diretoria de Pessoal. A formação acadêmica foi fator preponderante para sua efeti vação na Seção de Relações Públicas. O 1° Ten PM Zebelina é formado em Letras pela Universidade de Guarulhos.

(2)

Agradecimento

O

CAES como forma de agradecimento en-tregou aos funcionários da Empresa Work Slim, prestadora de serviços de limpeza, uma cesta básica. Por terem contribuído com os serviços prestados quando da chegada dos ofi ciais-alunos do Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pú-blica.

Visita Ilustre

N

a manhã ensolarada de 8 de abril, o CAES recebeu a visita ilustre do Exmo. Desembarga-dor Álvaro Lazzarini. O Cel PM Marco aproveitou a oportunidade e acompanhado do Maj PM Célio foram ver o andamento da reforma do prédio.

(3)

Participação no Campeonato Desportivo

Interno da Corporação - 2011

N

o dia 16 de abril na Escola de Educação Física da Polícia Militar aconteceu o Campeonato Desporti vo Interno da Corporação-2011, Modalidade Xadrez.

Parti ciparam as seguintes unidades: CBM, 29º BPM/M, EEF/PM, 4º BPM/M, CPA/M-5, CPRV, 13º BPM/M, 15º BPM/M, APMBB, CPA/M-9, CPA/M-6, CPTRAN, CPAmb, CPChq, CPD, CAES, 49º BPM/M, CRPM, 46º BPM/M, 51º BPM/M, 25º BPM/M, 3º BPM/M, CPI-7, 19º GB, Correg PM, CPA/M-5, APMTJ, 37º BPM/M, 11º GB, 14º BPM/I, 11º BPM/M, 2º GB, CPI-9, CPI-6. No total foram 71 parti cipantes. E o CAES foi representado pelo Cb PM Wanderley, que na classifi cação individual fi cou em 52° lugar.

Colaboradores recebem ovos de

Páscoa para seus fi lhos

E

m comemoração à Páscoa cristã, foram adquiridos ovos de páscoa pelo efeti vo do CAES com propósito de entregá-los aos fi lhos das funcionários da Empresa Work Slim, prestadora de serviços de limpeza. A iniciati va da 2° Sgt PM Lilian foi bem aceita por todos que colabo-raram e parti ciparam da entrega dos ovos. Em suas palavras, o Cel PM Marco relembrou o verdadeiro espírito da Páscoa: Celebração à Vida.

(4)

Polícia Militar terá óculos para

identifi cação de criminosos

O

governo brasileiro está investi ndo bastante em tecnologias para garanti r a segurança dos turistas que esti verem em terras brasileiras durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Em São Paulo, por exemplo, começaram a ser testados alguns óculos especiais, dotados de um sistema de varreduras faciais para identi fi car criminosos que possam estar infi ltrados em grandes aglomerações populacionais.

Fabricado por uma empresa de Israel, este sistema acopla câmeras e transmissores a óculos especiais. Com o sistema, até 400 rostos em um raio de distância de 50 metros podem ser verifi cados. Cada rosto é rastreado com cerca de 46 mil pontos da face (garanti ndo que até mesmo irmãos gêmeos sejam identi fi cados como pessoas diferentes).

Em tempo real, os pontos da face da pessoa rastreada são enviados para uma central de ban-co de dados onde as informações são cruzadas. A PM paulista afi rma que pretende adaptar o sistema para distâncias muito maiores e também que deve uti lizá-lo em outros eventos, como shows e reuniões religiosas. Além de São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Acre tam-bém testarão a Biometria Facial.

Fonte: htt p://www.tecmundo.com.br/9561-pm-paulista-tera-oculos-para-identi fi cacao-de-criminosos.htm

Cel PM Marco concede entrevista

O

Prof. Antonio Alberto Brunett a compareceu no dia 18 de abril ao CAES para entrevistar o Cel PM Mar-co em sua pesquisa de doutorado inti tulada “A Reforma Intelectual da Polícia Militar”.

A pesquisa tem por objeti vo contribuir com o debate acerca da parti -cipação da PMESP na consolidação democráti ca brasileira.

A pesquisa do Prof. Brunett a busca analisar os processos de formação do profi ssional de segurança públi-ca e o seu potencial de promoção de uma reforma intelectual, cujo resul-tado, após apresentação a banca correspondente, contribuirá também com as Ciências Poli-ciais de Segurança e Ordem Pública, na dinâmica de melhor desenvolver o ensino profi ssional pela demanda social contemporânea.

(5)

Na composição da mesa estavam presentes o Cel PM Cláudio Antonio Rissott o, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Al-ves Miguel, Comandante do CAES, o Cel PM Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, Coman-dante do CPRv, o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado representan-do torepresentan-dos os alunos presentes (CSP e CAO) e o Ten Cel Luiz Carlos Fernandes, Subcmt do CAES.

O CAES comemora 26 anos

C

omemoramos no dia 20 de abril o 26° aniversário do Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” CAES.

Impossibilitado de comparecer o Exmo Cel PM Álvaro Bati sta Camilo, Comandante-Geral en-viou-nos uma mensagem, a qual foi lida para todos os presentes.

Foram entregues ao efeti vo do CAES um diploma de agradecimento e Láureas de Mérito Pes-soal, pois estes policiais fazem a diferença!

O Cel PM Cláudio Antonio Rissott o, Diretor de Ensino e Cultura e o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES fi zeram a entrega de diplomas a equipe do P/4: Maj PM Célio, 2° Ten PM Boaz, 2° Sgt PM Meira e o Sd PM Temp Ariane.

(6)

O Cel PM Cláudio Antonio Rissott o, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado fi zeram a entrega de diplomas à equipe da seção de coordenação: Maj PM Edno, Cap PM Eliana, 1° Ten PM Gil, 3° Sgt PM Roque, Cb PM França, Sd PM Sesztak, Sd PM Machado e o Sd PM Temp Cristi na.

O Cel PM Cláudio Antonio Rissott o, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado fi zeram a entrega de diplomas aos Sd PM Temp Ana Barão e Sd PM Temp Jeanne ambas do P/5, juntamente com Neemias fun-cionário civil da seção de telemáti ca.

O Sd PM Rodrigo Cardoso recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 3° Grau das mãos do Cel PM Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, Comandante do CPRv.

O Cb PM França recebeu sua Láurea de Mé-rito Pessoal em 3° Grau das mãos do Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES.

(7)

Polícia e Sociedade

N

o dia 26 de abril de 2011 no auditório Desembargador Prof. Álvaro Lazzarini, na Base Ti-radentes, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi realizado um seminário/debate com o Tema: Polícia e Sociedade: Perspecti va do Sistema de Persecução.

O 1° Ten PM Aparecida recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 2° Grau das mãos do Cel PM Cláudio Antonio Rissott o, Diretor de Ensino e Cultura.

O Sd PM Elda recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 2° Grau das mãos do Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Douto-rado.

No fi nal do evento foi oferecido um coquetel a todos os presentes, onde também cantamos parabéns ao CAES.

Na composição da mesa estavam presentes o Exmo Sr. Ulysses de Oliveira Gonçalves Junior, Juiz da Vara de execuções criminais da Capital e Corregedor dos Presídios da Capital, o Cel PM Carlos Alberto de Camargo, o Sr. Lourival Gomes, Secretário de Estado de Administração Peni-tenciaria, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Deputado Estadual Maj PM Sergio Olimpio Gomes.

(8)

Comemorações do Mês de Abril

Acesse ao site do CAES na Internet -

htt p://www.policiamilitar.sp.gov.br/caes

Elaboração: Setor de Relações Públicas do CAES

Dúvidas, Críti cas e Sugestões: Email -

caesrelpublicas@policiamilitar.sp.gov.br

N

a manhã do dia 28 de abril, foi realizado o café para os aniversariantes. Foram homenage-ados os aniversariantes: Cel PM Marco, 1° Ten PM Aparecida, 2° Sgt PM Meira, Sd PM Temp Ana Barão.

O Sd PM DARIO Teixeira Vieira, da Seção de Material, foi eleito PM do mês, relati vo ao mês de Abril. É responsável pelo controle de materiais permanente / consumo. Desempe-nha cada etapa de seu trabalho com dedica-ção, presteza e esmero. É um policial inteli-gente e interessado, que busca conhecer e aprimorar-se dos assuntos ati nentes à Seção.

Também foram homenageados os policiais escolhidos como destaque do mês de Março: 3º Sgt PM Costa, do P/1, e do mês de Abril: Sd PM Dario, do P/4.

O 3º Sgt PM Rodrigo Padovani COSTA , do Setor de Apoio Administrati vo, foi eleito PM do mês, relati vo ao mês de Março. É possui-dor de vasto conhecimento em sua área de atuação, demonstrando comprometi men-to, fi delidade e respeito aos padrões de tra-balho e sempre apresentando excelentes resultados em todas as ações realizadas.

Referências

Documentos relacionados

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Após 90 dias da semeadura (primeiro subcultivo), protocormos com um par de folíolos foram selecionadas visualmente, mantendo um padrão de altura de cerca de dois milímetros

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Neste trânsito, objetivei também, tomando como refe- rência a observação da realidade: compreender as relações das comunidades do entorno da Ilha do Bananal, os moradores e

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..