• Nenhum resultado encontrado

A Procura da Felicidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Procura da Felicidade"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Porto Alegre, 18 de março de 2016.

A Procura da Felicidade

“JESUS disse: Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham com abundância”.

João 10.10b.

Quando éramos crianças, ouvíamos as pessoas dizerem que, atrás de cada arco-íris, havia um pote de ouro. Você se lembra disso? Mas com o passar do tempo, des-cobrimos que isso não era verdade, pois o ouro só pode ser encontrado quando é ga-rimpado, ou seja, quando o procuramos, buscamos por ele.

Estamos vivendo em tempos difíceis, tempos de escassez de recursos e de bons sentimentos. O ser humano, em sua busca infinita pela felicidade, está se tornando cada vez mais bruto em seus sentimentos. Mas, por que então as pessoas estão tão infelizes?

Lamentavelmente, a maioria tem buscado o ouro – a felicidade - nos lugares erra-dos. Certa vez, JESUS disse aos seus discípulos aonde eles deveriam buscar a satis-fação pessoal: “Busquem em primeiro lugar o reino de DEUS e a sua justiça, e todas

essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mateus 6.33-34.

As “coisas” às quais Jesus estava se referindo são as que nos fazem sentir felizes e seguros como comer, beber, ter roupas e um abrigo para morar. Ele disse para não fazermos disso o principal objetivo de nossas vidas, mas para buscarmos o reino de DEUS em primeiro lugar e, então, todas essas necessidades seriam supridas como consequência. Então, o segredo da verdadeira felicidade, que preenche todo o vazio da nossa alma e sacia nossa sede, é nossa comunhão com DEUS, pois quando esta-mos junto a Ele, não viveesta-mos preocupados com o amanhã, pois Ele cuida de seus fi-lhos e filhas, como um bom Pai. “A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não

traz desgosto”. Provérbios 22.10

Que a Graça e a Paz de Cristo sejam com todo vocês, shalom!

(2)

Bazar de Páscoa colore espaço do colégio

Tradicionalmente organizado pelo Clube de Mães, o Bazar de Páscoa ocorreu entre os dias 15 e 17 e ofereceu belos produtos artesanais a todo público. No dia de seu encer-ramento, a organização do evento presentou as turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais com deliciosos pães de mel, como forma de desejar Feliz Páscoa aos alunos.

O Clube de Mães agradece o envolvimento de toda Comunidade Escolar durante os três dias de feira e deseja a todos um bom feriado.

(3)

Acampamento de Preparação para a Prova DSD I

Na última semana, alunos da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram de três dias de intensa preparação para a prova de proficiência Deutsches Sprachdiplom I (DSD I), que realizarão em agosto deste ano.

Em Gramado, juntamente com alunos de outras escolas do Rio Grande do Sul, partici-param de um trabalho focado nas quatro habilidades testadas na prova: a compreensão textual e auditiva e a produção textual e oral.

Para a professora que acompanhou o grupo, Frau Gebhardt, o Sprachcamp é uma boa extensão para o trabalho de preparação para a prova desenvolvido em sala de aula. Os Workshops abordaram de forma explícita cada habilidade, e o material entregue ao longo do programa auxilia os alunos na sua preparação individual e autônoma.

Os alunos, da mesma forma, trouxeram re-tornos bastante positivos. Segundo a aluna Flá-via Ruschel, da 3ª série, "o encontro serviu para dar uma acalmada e mostrar que a prova não é esse bicho de sete cabeças que estávamos ima-ginando. Também ajudou a ter uma ideia da sua dimensão e da quantidade de alunos participan-tes”.

Para Rodrigo Scherer, a participação no pro-grama foi bastante positiva, especialmente em decorrência das várias dicas recebidas, principalmente, para a produção textual. "Recebe-mos dicas de como criar outras palavras baseadas nas que nós já conhece"Recebe-mos".

Além disso, os alunos destacam que cria-ram uma nova imagem da produção oral, ge-ralmente a parte mais temida do DSD. De acordo com Matheus Prato, como a escolha do tema parte do próprio aluno e ele possui bastante tempo para se preparar, essa acaba sendo a parte mais fácil da prova. A aluna Vitória Mealho ainda ressalta que ajuda muito se cada um fizer sua parte em casa.

E, para concluir, a professora que acompanhou o grupo, ressaltou que "a atmosfera de trabalho, apesar de descontraída, foi de intensivo e concentrado trabalho".

(4)

Espanhol Nota 10

Um grupo de alunos do Ensino Médio do Dohms Higienópolis obteve o certificado DELE – diploma de língua espanhola concedido pelo Ministério da Educação e Cultura da Espanha – com reconhecimento internacional e validade vitalícia. O teste de proficiência foi aplicado em novembro do ano passado pelo Instituto Cervantes, que mantém parceria com o nosso Colégio.

Além de serem aprovados em 100% nos níveis A2 e B1, desta vez dois alunos que concluíram o Ensino Médio em 2015 testaram seus conhecimentos referente ao nível B2, conseguindo, também, aprovação total. Essa é uma conquista inédita para o Dohms, que legitima a sua qualidade no ensino de Língua Espanhola.

Grupo Sustentabilidade auxilia na separação do lixo

Para promover a conscientização do des-carte do lixo, o Grupo Sustentabilidade realiza mais uma ação na Escola. Adesivos com os exemplos mais comuns de lixos secos e orgâni-cos foram colocados próximos de cada lixeira da Unidade Higienópolis. A medida visa incenti-var a Comunidade Escolar a se conscientizar cada vez mais quanto ao descarte correto de resíduos, entendendo que essa postura colabo-ra pacolabo-ra reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente.

(5)

Eleições para Representantes de Turma

Há cartazes nas salas, alunos se preparam para debates e colegas se unem em cha-pas, a fim de exercitar o processo eleitoral e as regras da democracia. Esse é o cenário das eleições dos representantes de turma, que ocorrerão no dia 8 de abril. Os alunos que pretendem concorrer ao cargo e as respectivas chapas apresentaram-se na última terça-feira (15) à Equipe Pedagógica e, até o dia 22, deverão entregar a lista de propostas da campanha.

Os alunos podem se organizar em chapas de até quatro participantes, sendo um re-presentante, um vice e os demais, auxiliares. Os candidatos devem elaborar propostas com ênfase em questões culturais, de ajuda para a boa convivência na turma, participação no Grêmio Estudantil e de organização da sala de aula. Os pretendentes ao cargo também terão de ser aprovados pela Equipe Pedagógica, que verificará se os alunos têm “ficha limpa”, ou seja, se não possuem registros por postura inadequada. O planejamento das eleições também prevê a participação de outros alunos, além dos candidatos, que atuarão como responsáveis pelas regras de propaganda, pela pesquisa de intenção de votos e pe-la organização dos debates. As turmas também contarão com repórteres que escreverão pequenos textos sobre o andamento do processo eleitoral e poderão entrevistar os candi-datos e eleitores.

“É importante que os alunos já desenvolvam a necessidade de tomar decisões bem re-fletidas na escolha de lideranças e reconhecer as responsabilidades de um representante de turma”, afirma Márcia Oliveira, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental.

(6)

Celebrações de Páscoa

Páscoa é sinônimo da graça de Deus. Seu amor, perdão e doçura manifestam-se em cada atitude de nosso dia-a-dia e em diferentes situações de nossa vida. As turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio refletirão sobre o tema, participan-do das celebrações na Semana Santa.

Já os alunos das turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Funda-mental terão seu momento de celebração após a Páscoa, quando irão trazer uma doação de um chocolate para as crianças dos projetos sociais da Comunidade Evangélica de Porto Alegre. A tradição de compartilhar um doce do ninho também pode ser um desafio para os alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio, que participam de visitas a instituições infantis e asilos nos Projetos de Ação Comunitária e no trabalho do Voluntariado. Que possamos todos compartilhar a alegria da vida ofertada pela graça de Deus na ressurreição de seu filho, Jesus Cristo.

Confira a programação das celebrações que ocorrerão, na próxima semana, na Igreja.

Data Horário Turmas

21/03 (2ªfeira) 8h25min F6A/C/E

21/03 (2ªfeira) 9h20min M1A/C

22/03 (3ªfeira) 8h25min F7A/C/E

23/03 (4ªfeira) 9h20min F9A/C/E

23/03 (4ªfeira) 10h30min M2A/C/E

23/03 (4ªfeira) 11h30min M3A/C/E

(7)

Sensores de presença garantem economia de luz e sustentabilidade

Os alunos e funcionários do Colégio já perceberam que mudanças ocorreram nos ba-nheiros e vestiários da Instituição em função do desperdício de luzes acesas. A Escola te-ve a preocupação de buscar uma solução sustentáte-vel ao instalar sensores de presença nos banheiros.

A economia de energia é importante tanto na Escola quanto em casa, pois o consumo descuidado pode causar prejuízos ao meio ambiente. Lembre-se de que usar a energia elétrica com consciência também é uma forma de combater o desperdício de água.

Cartoons do Tema do Ano

A mostra traz o trabalho de alunos do sétimo e oitavo ano do ensino do ensino funda-mental, que desenvolveram, em aulas de Ensino Religioso, desenhos com mensagens re-lacionadas ao versículo que fundamenta o tema de estudo da IECLB para este ano: “Bus-cai o bem e não o mal” (Amós 5.14a). As mensagens lembram o perigo da língua e o cui-dado necessário com a fala, com o modo que nos relacionamos com o outro. A técnica usada foi de cartoon.

(8)

Segundo Projeto de Ação Comunitária

As inscrições para o segundo Projeto de Ação Comunitária estão abertas na secretaria acadêmica. O local a ser visitado será a Instituição Infantil Associação Nossa Senhora dos Anjos, na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre. As saídas estão agendadas para as sex-tas-feiras de abril, das 14h às 17h40min. Lembramos a importância de realizar o projeto durante a primeira e segunda série do ensino médio, pois não será mais previsto para a terceira série a partir do próximo ano.

29º Fórum da Liberdade

Informamos que recebemos convite da organização do Fórum da Liberdade, através de nosso ex-aluno Frederico Hilzendeger, atualmente presidente do Instituto de Estudos Empresariais, para participar do evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, no Cen-tro de Eventos da PUCRS. O convite é endereçado a alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e compreende a participação na manhã do dia 12 de abril, quando acontecerá pai-nel com o título Admirável Mundo Novo.

Os primeiros 24 alunos que realizarem sua inscrição, mediante entrega da autorização e pagamento do valor do transporte na Secretaria Acadêmica, poderão ser contemplados. As fichas de inscrição e autorização estão disponíveis na Secretaria Acadêmica.

Vagas na Oficina de Teatro

Ainda há vagas para as Oficinas de Teatro, com a professora Vera Potthoff, pela ma-nhã e à tarde, para alunos do 6º ao 9º ano. As aulas terão início no dia 1º de abril e as ins-crições ocorrem na Secretaria.

(9)

Reunião das Coordenações das Áreas

No dia 22 de março, terça-feira, haverá mais uma reunião com os Coordenadores das Áreas do Conhecimento do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.

Feriado Escolar

Lembramos a todos que no dia 24 de março, Quinta-feira Santa, será feriado escolar em todas as Unidades de Ensino.

Curso de Produção Textual

Nos dias 31 de março e 1º de abril, acontecerá o Curso de Produção Textual

Produ-ção textual na escola: percursos da intervenProdu-ção docente, no Instituto Superior de

Educa-ção Ivoti – ISEI, em Ivoti. O curso destina-se a professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Escolas da Rede Sinodal de Educação.

(10)

Culto de Gratidão

No dia 20 de março, domingo, às 9h30min, vamos lembrar com gratidão os 15 anos de ministério pastoral do P. Ricardo Nör, na Comunidade Martin Luther. Venha, participe!

Ensino Confirmatório da Comunidade Martin Luther

Estão abertas, na Secretaria da Comunidade, as inscrições para o Ensino Confirmató-rio 2016/2017.

Endereço: Rua Cel. Camisão, 30 - telefones: 3343.6834 / 3337.2026

Documentos requeridos: Fotocópia da identidade ou certidão de nascimento, fotocópia da certidão de batismo e uma foto 3X4.

Idade: 12 anos completos até 31/12/2016

Noite das Massas

Data: 2 de abril Horário: 20h30min

Cardápio: Lasanha, tortei, penne, spaghetti, talharim, molhos diversos, filézinho frango e costelinha suína, saladas verdes, radite com bacon e sobremesas.

Ingressos:

 Adulto: R$ 32,00 adiantado e R$ 35,00 no dia e  Infantil (7 a 12 anos): R$ 20,00

Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther – R. Cel. Camisão, 30

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

( X ) A mudança na estrutura do ensino funda- mental não deve se restringir ao que fazer exclusivamente nos primeiros anos: este é o momento para repensar todo o ensino funda-

Disponibilizar dados mais realistas quanto ao numero de produtores e quantidade de erva-mate produzida na região do Planalto Norte Catarinense, favorecendo a cadeia

no Calendário Oficial da Estancia Turísticas de Avaré a Semana Municipal da Língua Brasileira de. Sinais

Participação na sessão pública “Ambiente – Visão Histórica e Desafios de Futuro”, realizada no dia 5 de junho de 2019, Dia Mundial do Ambiente, na Comissão de Coordenação

A despeito de completar 12 anos de criação, e ser a maior iniciativa de educação continuada para profissionais de segurança pública em curso no país, pouco se

União de transição para a realização de uniões até 1,2 kV U máx de tensão, entre sistemas de quatro cabos unipolares tipo (XZ1 95/240), com um cabo tetrapolar (três

A expectativa de emprego aumentou 6 pontos percentuais no Estado de Minas Gerais em comparação ao mesmo período do ano anterior, ao passo que os empregadores na Cidade de