• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE ABRIL/2015 VALOR: 10,0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE ABRIL/2015 VALOR: 10,0"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO – 1º BIMESTRE – ABRIL/2015 – VALOR: 10,0

“Lenda é uma história que busca explicar fenômenos da natureza ou fatos históricos de um povo. Todos os povos do mundo têm suas lendas, que são frequentemente povoadas por seres heroicos e encantados. Transmitidas oralmente de geração a geração, a maioria delas só muito mais tarde é que ganhou registro escrito.

É o caso da lenda que você vai ler: Odisseu e o cavalo de Troia.

Odisseu é personagem da famosa Ilíada, obra escrita pelo poeta grego Homero há mais de dois mil e quinhentos anos.” Fonte: Projeto Ápis – Língua Portuguesa Vol 4 Editora Ática

Odisseu e o Cavalo de Troia

Há muito, muito tempo, vivia na Grécia uma rainha de imensa beleza. Seu nome era Helena, e o rei Menelau, seu esposo, a amava muito.

Um dia, o belo príncipe Páris, da cidade de Troia, apaixonou-se por Helena e decidiu levá-la a força para a sua cidade. Dito e feito.

Indignado, o rei Menelau convocou o corajoso Odisseu para liderar um grande exército com a missão de resgatar a rainha.

— Tragam Helena de volta! — ordenou o rei. — Não poupem esforços!

Foram nove anos de batalhas em vão: os gregos não conseguiam vencer os troianos e invadir a cidade, pois Troia era cercada por imensos muros. Desanimados, os soldados gregos já queriam voltar para casa quando Odisseu elaborou um novo plano para invadir Troia.

O plano era o seguinte: construir um enorme cavalo de madeira sobre rodas, oco (sem nada dentro), no qual haveria espaço para esconder inúmeros soldados. Odisseu contava com a curiosidade dos troianos: o corajoso e esperto guerreiro imaginou que os inimigos levariam o cavalo para dentro da cidade de Troia sem saber que dentro do gigantesco cavalo estariam escondidos os cinquenta melhores soldados gregos.

Atenção!

Erros ortográficos serão descontados. Confira sua avaliação antes de entregá-la e não se esqueça de dar respostas completas. Boa avaliação!

Professora responsável pela elaboração da avaliação: Gina Reis

(2)

Apesar de ser um plano arriscado, os soldados começaram a construir o cavalo, que em poucos dias ficou pronto.

Numa noite sem luar, os soldados empurraram o cavalo, com Odisseu e seus cinquenta melhores homens escondidos dentro, até os portões de Troia. Durante essa noite eles ficaram em silêncio dentro do cavalo.

Quando amanheceu, os troianos viram que os gregos haviam desaparecido e viram então um imenso cavalo de madeira. Pensaram, então, que seus inimigos haviam desistido de resgatar a rainha Helena e ido embora. Quanto ao cavalo, imaginaram que se tratava de um presente e colocaram o imenso

animal dentro da cidade de Troia.

As horas foram passando, o barulho foi pouco a pouco diminuindo até que tudo ficou em silêncio. Por uma fresta do cavalo, Odisseu viu que ao redor vários troianos estavam adormecidos pelo chão.

Era chegado o momento de agir.

Odisseu e seus soldados desceram do cavalo e dirigiram-se aos portões da cidade e tiraram as

enormes trancas. Ao fazer isso, centenas de guerreiros gregos, que aguardavam do lado de fora, puderam invadir a cidade de Troia.

A luta foi imensa, mas os troianos, pegos de surpresa, foram vencidos: Troia foi conquistada e a rainha Helena, resgatada e levada de volta para a Grécia.

E dessa aventura, por sua coragem e astúcia, Odisseu saiu consagrado como um grande herói grego.

(Fonte: Projeto Ápis – Língua Portuguesa Vol 4 Editora Ática – versão das autoras) Responda as perguntas de acordo com o que narra a lenda.

1 – Preencha corretamente com os nomes das personagens da lenda. (0,4)

Rei da Grécia: __________________________________________________________ Príncipe de Troia: ________________________________________________________ Nome da rainha da Grécia: ________________________________________________ Líder da missão que deveria resgatar a rainha da Grécia: ________________________

2 – Por que o rei da Grécia declarou guerra à cidade de Troia? (0,5)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(3)

3 – Que providências o rei tomou para se vingar do príncipe de Troia? Explique. (0,5) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

4 – Por que os gregos não conseguiam vencer os troianos? (0,5)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

5 – Quantos anos durou a luta dos gregos contra a cidade de Troia? (0,35)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6 – Assinale a alternativa correta. (0,5)

 Após muitos anos de lutas, os gregos decidiram vencer os troianos: ( ) por meio de um plano muito esperto do corajoso Odisseu.

( ) por meio de um plano muito esperto do corajoso Páris.

( ) por meio de um plano muito esperto da corajosa rainha Helena.

a) Portando, o herói dessa lenda é _____________________________________. (0,35)

7 - Numere de 1 a 5, de acordo com a sequência dos acontecimentos da história. (0,5) ( ) Helena é levada a força para Troia.

( ) Os gregos, liderados por Odisseu, conquistam Troia.

( ) Os troianos pensam que os gregos desistiram de resgatar a rainha Helena. ( ) Os gregos constroem um imenso cavalo de madeira.

Saiba mais:

Réplica do cavalo de Troia, localizada na Turquia. Turistas podem entrar no enorme engenho.

(4)

8 - Se você tivesse que procurar no dicionário as palavras CASA, CHÃO, CAVALO e

CAVALETE, que começam com a mesma letra, qual delas apareceria em primeiro,

segundo, terceiro e quarto lugares?(0,4) 1º_________________________________ 2º_________________________________ 3º_________________________________ 4º_________________________________ 9 - Leia com atenção as palavras abaixo.

I – sala – salada – saleiro – salmão II – Barbara – Beatriz – Bianca – Bruna III – certeza – certo - cercado – cera IV – celeste – cela – celebrar – céu V – doce – doceira – dobrar – dobrado

A ordem alfabética está correta nas alternativas: (1,0) a) ( ) I, II e V

b) ( ) I e II c) ( ) I, II e IV d) ( ) I e IV

10 – Leia com atenção as palavras a seguir e depois escreva SINÔNIMO e ANTÔNIMO nos quadros certos. (0,5)

chorando – rindo

terminar - finalizar

lento – rápido

próximo – perto

próximo - distante

saltar - pular

(5)

11 – Complete as frases com antônimos das palavras sublinhadas, usando o DES, IN ou IM. (0,5)

a) Aquele que não é prudente é ____________________________________________. b) Aquilo que não está enrolado está ________________________________________. c) Aquele que não é feliz é ________________________________________________. d) Aquele que não é organizado é __________________________________________. e) Aquele que não é capaz é ______________________________________________.

12 – Leia os trechos as seguir.

O meu beija-flor dourado, As formigas responderam: Dos matos e das campinas, - Mas enquanto era verão Leva um punhado de beijos, nós ficamos trabalhando. Para as mais belas meninas. O que fez você, então?

Papagaio pena verde, E a cigarra respondeu: Toda a pena no jardim, - Eu fiquei só na cantoria As penas todas se acabam, das mais belas melodias, Só as minhas não têm fim. dia e noite, noite e dia.

Assinale a classificação correta do encontro vocálico de cada palavra. (0,8) a) ( ) meu – hiato e) ( ) mais - hiato

( ) meu – ditongo ( ) mais – ditongo

b) ( ) não – hiato f) ( ) verão – hiato ( ) não - ditongo ( ) verão – ditongo

c) ( ) dourado – hiato g) ( ) dia – hiato ( ) dourado - ditongo ( ) dia – ditongo

d) ( ) beijos – hiato h) ( ) noite – hiato ( ) beijos – ditongo ( ) noite – ditongo

(6)

13 – Complete corretamente com DITONGO, TRITONGO ou HIATO. (0,3)

 O encontro de duas vogais na mesma sílaba recebe o nome de _____________________________. Exemplo: li-mão

 O encontro de duas vogais em sílabas separadas recebe o nome de ______________________________. Exemplo: sa-bi-á

 O encontro de três vogais na mesma sílaba recebe o nome de _____________________________. Exemplo: en-xa-guei

14 – Classifique os encontros vocálicos marcando um x na coluna correspondente. (1,20)

PALAVRA DITONGO HIATO TRITONGO

M Ã E P A D A R I A P E I X E M O Í D A P A R A G U A I S A Ú D E P A I P E R U A P E R F E I T A N A S C I A M U I T O U R U G U A I

(7)

15 – Leia os ditados populares e sublinhe apenas as palavras com dígrafos.(0,7)

16 – Ortografia do e/o final.

Nos trechos da música “Água do meu Filtro”, da Palavra Cantada, dez palavras foram escritas com erro. Leia com atenção e grife estas palavras.

Sucu de uva

De qualquer fruta

Mas tem um líquidu perfeitu e bem melhor

Não tem gostu e não tem cheiru

Não se compra com dinheiru

O meu líquido favoritu

É a água do meu filtru!

(...)

Café com leiti

Chimarrão

A vitamina

Todo líquido mata a sedi

Mas não me anima

Agora que você localizou as palavras, escreva-as corretamente a seguir. (1,0)

_____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________

Confira com atenção todas as respostas antes de entregar sua avaliação. a) Papagaio come milho, periquito leva a fama.

b) A pressa é inimiga da perfeição.

c) Não adianta chorar pelo leite derramado.

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A férfi kinyitotta az ajtót, Mary Mallory pedig beszállt és úgy érezte magát, mint egy hercegnő.. A férfi megnyomott egy gombot, a te- tő

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

2º - roativo a 1 inete da P MÁR EST MUNIC GABIN 2019 AL DE SA cordo com 63 e nos cipal nº 21 mais legisla Fica nomea Professo NA CAROL F sob o nº 0 Este Dec 18 de feve refeita de