• Nenhum resultado encontrado

ANEXOS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXOS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ANEXOS A

(2)

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO DISCIPLINA – ARTE

PROFESSORA – NAIDI OLIVEIRA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Quem sou eu? Objetivos

 Discutir identidade

 Promover a aprendizagem da arte teatral

 Levar o educando a entender que a construção da identidade é permeada pelas relações de poder.

 Problematizar a construção das identidades dos educandos através do uso do teatro Conteúdos  Identidade  Jogos teatrais  Expressão corporal  Expressão oral  Integração Anos

Primeiro ano do Ensino Médio

Tempo estimado

8 aulas

Material Necessário

 Sala sem móveis

 Vídeos: Pro Infirmis - because who is perfect? E o clipe da música The Wall da banda Pink Floyd

 Data show

Desenvolvimento Introdução

Segundo Hall (2009) a partir do final do século XX um tipo diferente de mudança estrutural passou a modificar as sociedades modernas, tornando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade

(3)

mais fragmentadas o que nos levou também a mudanças em nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de nós mesmos como seres integrados e gerando o que poderíamos chamar de “crise de identidade”, pois diferentemente do que ocorria em tempos remotos, não temos mais papéis fixos e lugares estáveis na sociedade.

Diante de questões fundamentais da construção das identidades busca-se o entendimento da necessidade da problematização de tal tema na escola devido ao fato de que neste espaço, as pessoas passam boa parte da vida e estão imersas num universo que tem uma grande parcela de responsabilidade na sua formação.

O entendimento da cultura como fator determinante na construção das identidades nos leva a questionar a importância da discussão em torno da formação cultural, como também, a respeito do multiculturalismo, ou seja, é necessário entender e aprender a conviver com a múltiplas culturas, sobretudo num mundo globalizado, respeitando as formas de vida dos grupos ou dos indivíduos, porém, sem nunca perder de vista que a construção da identidade está sempre permeada por relações de poder.

As identificações e ideias que temos a respeito da sexualidade, de gênero, raça, etnia e nacionalidade são mediadas, permeadas por relações de poder. Aquilo que é considerado norma, normal, bom ou ruim, é determinado pelas classes dominantes, que criam a ideia de que determinadas culturas, modos de vida e de ser são os melhores. Assim, as pessoas que estão fora daquilo considerado padrão, fora das normas, são consideradas inadequadas, erradas.

Essa noção deve ser questionada e problematizada, sobretudo na escola, na busca por uma construção mais crítica e consciente da identidade do educando.

É na perspectiva da formação pautada na identidade e na diferença que proponho o desenvolvimento dessa sequencia didática, na busca por discutir e problematizar a construção das identidades através do ensino do teatro.

Duração: 8 aulas 1ª Etapa

Levarei o aluno a refletir sobre si mesmo, seus gostos e suas tendências utilizando como ponto de partida, a dinâmica de apresentação através do espelho e da escrita de um texto com o título: quem sou eu? Nesta etapa, serão exibidos os vídeos: Pro Infirmis - because who is perfect? E o clipe da música The Wall da banda Pink Floyd com o intuito de iniciar as discussões a respeito do tema identidade.

2ª Etapa

Através dos jogos teatrais e improvisação, levarei os educandos a refletir e discutir a respeito da construção das identidades.

(4)

3ª Etapa

Os educandos devem criar um contorno do próprio corpo no papel metro, deverão preencher esse contorno artisticamente, colocando ali suas identificações pessoais e apresentar aos colegas, juntamente com um poema de escolha de cada um.

Avaliação

A avaliação será processual, sendo observado o desenvolvimento do aluno nas atividades, a apreensão dos conteúdos através da criação de cenas, das discussões e da expressão em cena (a expressão corporal, vocal, utilização do espaço) bem como, cada aluno manterá um diário de bordo, anotando os conteúdos da aula, sua opinião sobre aula, seus ganhos e dificuldades.

Referências bibliográficas

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as

tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. Abr

2008, vol.13, no.37, p.45-56. Disponível em:

http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_interculturalidad e.html. Acesso em: 25/01/2016 às 22:21.

______. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos

humanos. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250,

jan.-mar. 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 16/01/16 11:00.

PINK Floyd: the wall. Direção: Alan Parker. Produção: Alan Marshall. 6:21m. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w. Acesso em: março de 2015.

PRO infirmis: because who is perfect? Direção: Alain Gsponer. Produção: Caro Büchel, Michael Kindermann/Pumpkin film. 4:28m. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E8umFV69fNg . Acesso em: março de 2015.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.

(5)

ANEXOS B

(6)

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 1 Tema: apresentação e dinâmica de grupo Turma: 1° ano do ensino médio

OBJETIVOS

 Levar os educandos a refletirem sobre si mesmos e se expressarem verbalmente, interagindo com a professora e os colegas ao se apresentarem através da dinâmica do espelho.

 Observar os conceitos que os alunos têm de si mesmos e suas identificações.

 Levar o educando a refletir sobre suas identidades a partir da escrita de um texto intitulado: quem sou eu?

MATERIAIS

Uma caixa de papelão (pequena) Um espelho, pequeno

DESENVOLVIMENTO

1- Em círculo, a professora convoca cada aluno a se apresentar a turma falando sobre a pessoa que veem na caixa, sem que saibam que lá tem um espelho.

2- Falar do tema do projeto: identidade e passar atividade para casa: cada educando deve escrever um texto com o título: quem sou eu? E entregar na próxima aula.

(7)

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 2 Tema: Expressão corporal e improvisação Turma: 1° ano do ensino médio

OBJETIVOS

 Promover a integração da turma  Promover a expressão corporal

 Desenvolver atenção, prontidão corporal através dos exercícios de improvisação

 Promover a discussão em torno das identidades  Trabalhar com improvisação

 Trabalhar o QUE, QUEM e ONDE MATERIAIS

Corpo do educando DESENVOLVIMENTO

1- Em círculo a professora explica os comandos que serão dados na aula. 2- Os educandos devem andar pela sala em linha reta, a professora vai dando os comandos: quando falar a palavra CONGELA (os educandos devem parar como estiverem). A professora pede para que se distribuam bem no espaço, sem deixar espaços vazios, a fim de entenderem o espaço como elemento fundamental do teatro.

3- Os educandos formam duplas e, após determinar quem será o escultor e quem será a escultura, os colegas fazem esculturas com o corpo do outro, revezando.

4- Os educandos voltam a andar pela sala, a professora dá o comando para formarem grupos de cinco pessoas.

5- Cada grupo receberá um tema, e deverá preparar uma cena em cinco minutos com o tema recebido, definindo o QUE, QUEM e ONDE.

Os temas podem ser: família, casamento, religião, adolescência, classe social, escola, sexualidade ...

(8)

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 3 Tema: homogeneidade x individualidade Turma: 1° ano do ensino médio

OBJETIVOS

 Promover discussão em torno da construção da identidade MATERIAIS

Data show

Videos: Pro Infirmis - because who is perfect? E o clipe da música The Wall da banda Pink Floyd

DESENVOLVIMENTO

1- Após a exibição dos vídeos, a professora incentiva os educandos a refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre os dois vídeos.

2 - promover a discussão em torno da padronização/homogeneização, da globalização e do respeito às individualidades, as diferentes culturas, formas de ser e pensar.

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 4 Tema: Eu e o outro

Turma: 1° ano do ensino médio OBJETIVOS

(9)

 Promover a discussão em torno das identidades  Desenvolver concentração, atenção

 Desenvolver percepção corporal  Trabalhar o QUE, QUEM e ONDE

 Desenvolver a confiança nos colegas, no grupo MATERIAIS

Corpo do educando DESENVOLVIMENTO

1- Os educandos devem sentar-se nas cadeiras, em círculo.

2- A professora pede que os educandos fechem os olhos e procurem ouvir os barulhos da sala, dos mais altos aos mais baixos, assim como os barulhos de fora da sala, dos mais longe aos mais perto.

3- A professora orienta os educandos a se concentrarem em seus corpos, observando e procurando perceber como está cada parte do corpo (pés, canela, joelhos, coxas, órgãos sexuais, barriga, peito, braços, pescoço, rosto, cabelos).

4- Os educandos são instigados a pensar nas seguintes questões: qual o lugar que ocupo hoje no mundo? É este o lugar que quero ocupar? O que devo fazer para tornar o mundo um lugar melhor para se viver?

5- Ainda de olhos fechados, os alunos devem levantar-se lentamente procurando sentir a presença dos outros, sem tocar. Após se misturarem pela sala, podem abrir os olhos, cada um a seu tempo.

6- Os educandos devem formas duplas em que um fará papel de cego e o outro de guia, revezando posteriormente.

7- Avaliação do exercício guia e cego (os educandos devem falar sobre a experiência de ser cego e guia).

8- Os educandos devem formar grupos de seis pessoas, cada grupo receberá um papel com um tema (sexualidade, Gênero, Raça, Classe social, Mundo dos jovens, adolescência, machismo).

9- Os grupos serão instruídos a apresentar uma cena na próxima aula com os temas previamente escolhidos, trabalhando o QUE, QUEM e ONDE. Os grupos devem usar figurino, cenário e elementos de cena.

(10)

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 5 Tema: Teatro e identidade

Turma: 1° ano do ensino médio OBJETIVOS

 Promover a discussão em torno das identidades

 Desenvolver noções a respeito da arte do ator, do figurino, dos elementos de cena, do cenário e do espaço teatral.

MATERIAIS

Corpo do educando Cenário

Figurino

DESENVOLVIMENTO

1- Os educandos devem apresentar as cenas com os temas previamente escolhidos na aula anterior

Obs: após cada cena deve ser discutido a escolha do cenário, figurino, bem como a distribuição espacial da cena.

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

(11)

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 6 Tema: Teatro e identidade

Turma: 1° ano do ensino médio OBJETIVOS

 Promover a discussão em torno das identidades

 Desenvolver noções a respeito da arte do ator, do figurino, dos elementos de cena, do cenário e do espaço teatral.

MATERIAIS

Corpo do educando Cenário

Figurino

DESENVOLVIMENTO

1- Os educandos devem apresentar as cenas com os temas previamente escolhidos na aula anterior

Obs: após a apresentação de cada cena deve ser discutida a escolha do cenário, figurino, bem como, a distribuição espacial da cena.

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 7 Tema: Minhas identidades

Turma: 1° ano do ensino médio OBJETIVOS

(12)

 Incentivar os educandos a pensarem sobre suas identidades a partir do desenho e preenchimento do desenho do contorno do corpo.

 Buscar a integração entre o desenvolvimento corporal/emocional/afetivo, do aluno consigo mesmo e com os colegas.

MATERIAIS

Corpo do educando Papel metro

Materiais diversos (cola, lápis, caneta, hidrocor, tesoura, revistas velhas, miçangas, tinta guache, etc.) Esse material dever ser trazido pelo educando. DESENVOLVIMENTO

1- Os educandos devem formar duplas. Um se deita em cima do papel metro e o outro desenha o contorno do seu corpo.

2- Cada educando deve preencher o contorno do corpo com os materiais e formas que julgarem necessários.

3- Os educandos devem escolher poesias que de alguma forma os definem e devem declama-las ao apresentarem o corno do seu corpo preenchido na próxima aula.

COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO PLANO DE AULA

Disciplina – Artes

Professora – Naidi Oliveira

Aula 8

Tema: Minhas identidades Turma: 1° ano do ensino médio OBJETIVOS

 Promover a discussão em torno das identidades pessoais  Desenvolver a expressão pessoal oral e corporal.

MATERIAIS

Desenho do contorno do corpo do educando e poesia previamente escolhida ou criada por ele.

(13)

DESENVOLVIMENTO

1- Cada educando deve mostrar o contorno do seu corpo, falar sobre as escolhas para seu preenchimento, assim como, deve declamar a poesia e falar sobre a escolha da mesma.

(14)

ANEXOS C

(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença