• Nenhum resultado encontrado

Sistema de consulta de medicamentos quimioterápicos para auditores em saúde Chemotherapy drugs application system for healthcare auditors

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de consulta de medicamentos quimioterápicos para auditores em saúde Chemotherapy drugs application system for healthcare auditors"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sistema de consulta de medicamentos quimioterápicos para auditores em

saúde

Chemotherapy drugs application system for healthcare auditors

Luciane Mandia Grossi1,Ivan Torres Pisa2,Heimar de Fátima Marin3

1.Enfermeira Auditora, aluna do Programa de Pós Graduação em Gestão e Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

2.Professor Adjunto. Departamento de informática em Saúde. Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil. 3.Professora Titular, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Informática em Saúde. Universidade Federal de São

Paulo-UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

Resumo- Objetivo: Desenvolver um software para consulta de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos

para enfermeiros auditores que integre as informações necessárias de forma ágil e completa auxiliando a prática da auditoria. Método: Foi criado um banco de dados com 178 medicações quimioterápicas antineoplásicas dividido por itens e informações relevantes para a prática da auditoria disponibilizada em ambiente web (open source) e em aplicativo móvel para que possa ser usado em vários ambientes de auditoria.

Resultado: Desenvolvida a base do banco de dados, o website e a aplicação móvel. Conclusão: Com o

desenvolvimento desse software e futura análise e avaliação, pretende-se disponibilizar as informações necessárias para a prática da auditoria de forma que o profissional não necessite consultar outro meio eletrônico ou físico, tornando a prática da auditoria mais ágil e efetiva.

Palavra chave: Oncologia, Preparações farmacêuticas, Auditoria de Enfermagem, Informática em Enfermagem.

Abstract- Objective: Developing a software for searching antineoplastic chemotherapy drugs to be used by

nurses auditors that links the necessary information by fast and complete way helping the practice of auditing.

Method: The database was created with 178 antineoplastic chemotherapy drugs divided by items and other

relevant information for the practice of auditing available by web environment (open source) and by mobile application in order to be used on many environments audit. Result: Developing the basis of the database, website and mobile application Conclusion: The development of this software, further analysis and evaluation is intended to provide the necessary information for the practice of the audit in order to the practitioner does not need to make the search by another electronic or physical way, becoming the practice of auditing more responsive and effective.

Keywords: Medical Oncology, Pharmaceutical Preparations, Nursing Audit, Nursing Informatics.

Autor Correspondente: Luciane Mandia Grossi e-mail: luciane_mandia@hotmail.com

(2)

1. Introdução

O avanço da utilização de recursos tecnológicos na área da saúde está proporcionando agilidade e facilidade na elaboração e realização de processos e eventos na prestação da assistência ao paciente. Um exemplo disso é o uso de notebooks ou dispositivos móveis como

tablets e smartphones em auditorias, para coletar os dados gerar as informações e leva-las à

organização, ou disponibilizar por meio da internet, enviando dados rapidamente para que sejam processados (1). Assim, todos os setores de atividade começaram a utilizar estes recursos e obter suas vantagens para desenvolver facilidades e incrementar eficiência. O caso a ser estudado e aplicado neste estudo esta direcionado para a área de auditorias em saúde.

A prática da auditoria na área hospitalar foi introduzida nos Estados Unidos, em 1918, por George Gray Word, médico ginecologista que apresentou em seu trabalho a verificação da qualidade da assistência prestada ao paciente por meio da análise dos registros nos prontuários (2).

Na enfermagem, a auditoria compreende a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente, feita pela análise dos prontuários, pelo acompanhamento do cliente “in loco” e pela verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõem a conta hospitalar cobrada, garantindo assim um pagamento justo e adequado. (3)

Uma das atividades desempenhadas pelo enfermeiro auditor é a verificação das medicações cobradas na conta hospitalar do paciente, sendo que os medicamentos devem ser compatíveis com a prescrição médica. Na prática, durante a análise na auditoria de medicações utilizam-se rotineiramente referências de medicamentos (bulas) para conhecer principalmente a indicação, posologia, estabilidade, modo de administração e as orientações do fabricante sobre cada produto.

Uma das principais referências é o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF) que possui mais de 8.000 medicações contendo informações sobre a composição, estrutura química e indicação terapêutica. Além da consulta ao DEF, o website da indústria farmacêutica ou em websites especializados em bulas, tal como o bulário eletrônico da Anvisa fornecem informações.

Os bulários em formatos eletrônicos, de modo geral apresentam toda a informação da bula no aplicativo, podendo tornar a prática da auditoria menos ágil, aumentando o tempo para encontrar a informação necessária. Além disso, alguns bulários precisam ser comprados para ter acesso via internet ou, como no caso do DEF eletrônico, o interessado deve realizar a compra do CD-ROM. Ainda existe a possibilidade das medicações pesquisadas nesses bulários não serem encontradas, exigindo que o enfermeiro auditor tenha que recorrer a outros bulários ou contatar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da indústria farmacêutica para conseguir completar ou mesmo obter a informação necessária.

Em geral, não há um instrumento integrado e completo que permita acessar todas as informações necessárias em uma única consulta, de forma prática e rápida para otimizar o processo de análise. Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho foi desenvolver um software que facilitasse este processo, tornando-o mais dinâmico e eficiente.

2. Métodos

Este estudo caracteriza-se como pesquisa aplicada de produção tecnológica, cujo desenvolvimento foi dividido em três etapas, descritas a seguir.

(3)

A primeira etapa consistiu no levantamento do banco de dados de medicações quimioterápicas antineoplásicas administradas por via endovenosa. Esta escolha se deu pelo fato destas possuírem informações diferenciadas quanto à forma de administrar e a estabilidade, sendo medicamentos de alto custo com especificações diferenciadas.

Os dados foram inseridos em um banco de dados MySQL(4), contendo: Nome

comercial; nome farmacológico; apresentação; indicação; posologia; compatibilidade com frascos e equipos; estabilidade da solução diluída; diluente, volume final e tempo de infusão; incompatibilidade com soluções, via de administração, referências web(URL), código brasíndice; consultas realizadas; fabricante; grupo farmacológico; data do cadastro e data da atualização.

O conteúdo teve como base principal a bula da indústria farmacêutica. Como informação complementar também foi consultado o Manual de Oncologia Clínica do Brasil (MOC); Guia farmacêutico 2011-2012 de uma instituição particular do município de São Paulo; Revista Brasíndice; DEF, Bulário eletrônico da Anvisa, livros e contato ativo com a indústria por meio do SAC.

Para o desenvolvimento da interface e usabilidade, alguns modelos de bulários eletrônicos disponíveis no mercado serviram de recurso, tais como: Índice Brasileiro de Fármacos (IBF); DEF eletrônico; Manual de oncologia clínica do Brasil (MOC); Bulário

eletrônico da Anvisa e Epocrates(5). No processo de elaboração do software houve

participação de uma equipe multidisciplinar formada pelos autores da pesquisa, por analista de sistema e programador.

A segunda etapa contou com o desenvolvimento de um website para expor as informações coletadas, amparado pela plataforma de gerenciamento de conteúdo de código

aberto denominada Drupal (6) Esta plataforma é codificada por meio da linguagem PHP (7) e

utiliza como sistema gerenciador de banco de dados o software MySQL(4).

A terceira etapa consistiu no desenvolvimento da aplicação móvel para a plataforma

Android (8) principalmente para a utilização em tablets. O desenvolvimento de aplicativos para

Android é facilitado por uma biblioteca Java disponibilizada pelo Google, a Android

Development Kit (ADK). A ADK contém diversos componentes prontos que agilizam o

desenvolvimento de aplicativos para essa plataforma. Ainda, por ter licença de uso livre, o sistema operacional Android está presente em grande parte dos tablets, inclusive nos de baixo custo, o que pode facilitar na aceitação do uso do aplicativo móvel. A aplicação móvel do bulário de medicamento será baseada em aplicações já existentes, como o Epocrates(5).

Um dos parâmetros pré-determinado foi à utilização de software livre (open source), disponíveis na internet, de forma que o fator custo não interferisse na construção do sistema e pudesse ser acessado em qualquer lugar para facilitar a análise da auditoria com o uso de

desktop ou com dispositivos móveis. Para tanto, foram utilizadas as tecnologias PHP, HTML e Javascript devido a facilidade de portabilidade, uso, segurança, escalabilidade e

possibilidade de criação de componentes compatíveis com o ambiente web. Ainda, por serem portáveis, podem ser utilizadas em qualquer plataforma -Windows, Linux e Unix, entre outras. As exigências de hardware constam de um computador desktop ou dispositivo móvel conectado a internet e um servidor, em que os dados são armazenados para fins de codificação do sistema. Para utilização do software são necessários apenas computadores desktop e dispositivos móveis conectados à internet, com velocidade usual de conexão.

Também foi desenvolvido um modelo simplificado de construção de base de conhecimento, onde o enfermeiro auditor possa trocar experiências com outros enfermeiros auditores por meio de campos de observações criados para que os mesmos possam registrar dificuldades ou qualquer informação sobre as medicações apresentadas, de modo a compartilhar com todos os usuários do sistema.

(4)

3. Resultados e discussão

Como resultado houve a criação do banco de dados (178 medicações) com informações relevantes para a prática da auditoria, o desenvolvimento do website e a criação do aplicativo para uso em tablets com a plataforma Android.

O processo de busca de todas as bulas foi árduo, já que a bula nem sempre constava no site da indústria. Muitas vezes foi necessário realizar o cadastro do pesquisador no website para se ter acesso as bulas. Tais dificuldades permitiram constatar, como já inferido, a importância de desenvolver esse aplicativo, pois na prática da auditoria, este é um fator que ocasiona grande demora, com potencial prejuízo na análise.

Com o ambiente web, para manter a segurança das informações a ferramenta necessita de um cadastro para o acesso às informações dos medicamentos. Inicialmente somente médicos, enfermeiros e farmacêuticos poderão se cadastrar, os demais profissionais interessados deverão obter a autorização com o administrador do sistema. Futuramente o perfil deste usuário poderá ser traçado, além de observar o comportamento de acesso do usuário. Tais aspectos serão usados para avaliar o sistema aqui proposto.

O sistema conta com filtros por “Nome comercial” e/ou “Nome farmacológico” para que agilize o acesso à informação, uma vez que podem ser combinados ou utilizados com o nome parcial do medicamento. Conta ainda com informações disponibilizadas de forma objetiva (estabilidade da solução diluída, compatibilidade com frascos e equipos; diluente, volume final e tempo de infusão; incompatibilidade com soluções etc) para facilitar e agilizar o processo de busca da informação pelos auditores.

Existe também um formulário para registro de comentários, cujo objetivo é acompanhar a opinião dos usuários em relação as informações disponibilizadas.

Com a elaboração do banco de dados incluindo a informação da bula de cada medicação por itens (por exemplo, compatibilidade com frascos e equipos, estabilidade da solução diluída) espera-se que o tempo de busca seja otimizado e que as informações sejam mais completas e integradas para a prática sem precisar consultar outro meio físico ou eletrônico.

Este estudo terá outra etapa futura que consistirá na avaliação por especialistas quanto à completude e agilidade e também testes em tablets para avaliar usabilidade.

4. Conclusão

Espera-se que este protótipo desenvolvido em ambiente web e móvel disponibilize as informações necessárias para a prática da auditoria sem que o profissional precise consultar outro meio eletrônico ou físico.

Infere-se que as informações possam ser encontradas de forma mais rápida do que se fosse utilizado outra forma de pesquisa e que o desenho do aplicativo possa atender às necessidades dos enfermeiros auditores.

5. Agradecimentos

À Fernando Sequeira Sousa e Fabio Oliveira Teixeira desenvolvedores do aplicativo em ambiente web e móvel .

Projeto CNPq n 477394/2011-6 (Heimar de F. Marin) e NIH/BRIGHT program- TW007015-06 (Lucila O. Machado e Heimar F. Marin).

(5)

Referências

[1] Motta ALC, Leão E, Zagatto JR. Auditoria médica no sistema privado: abordagem prática para organizações de saúde. São Paulo: Iátria; 2009.

[2] Buzatti CV, Chianca TC. Auditoria em enfermagem: erros e custos envolvidos nas anotações. Rev Nursing (São Paulo). 2005;8(90):518-522.

[3] Motta ALC. Auditoria de enfermagem nos hospitais e operadoras de planos de saúde. 4a ed. São Paulo: Iátria; 2008.

[4] MySQL: The world’s most popular open source database [Internet]. c2012 [cited 2012 May 19]. Available from: http://www.mysql.com/

[5] Epocrates [Internet]. c2012 [cited 2012 May 19]. Available from:

http://www.epocrates.com/

[6] Drupal: Open Source CMS [internet]. [cited 2012 may 28]. Available from: http://drupal.org/

[7] Php: Hypertext Preprocessor [internet]. [cited 2012 may 28]. Available from: http://php.net/

[8] Licenses. Android Open Source [Internet]. [cited 2012 May 19]. Available from: http://source.android.com/source/licenses.html

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são